You are on page 1of 3

DELEGAO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE VORA

Reflexo
UFCD 0776 Sistema de informao da empresa. Competncias atingidas: Enunciar os princpios de organizao e as tarefas administrativas da empresa; Reconhecer o circuito de informao da empresa.

UFCD 0780 Aplicaes de gesto administrativa. Competncias atingidas: Definir o plano de instalaes, de requisitos funcionais, de acessos e segurana de aplicaes informticas de gesto administrativa; Instalar, parametrizar administrativa. e configurar aplicaes informticas de gesto

UFCD 0781 Anlise de sistemas de informao. Competncias atingidas: Reconhecer e utilizar as diferentes metodologias de anlise de sistemas de informao, no mbito do processo de informatizao de uma organizao.

UFCD 0786 Instalao e configurao de sistemas de gesto de bases de dados. Competncias atingidas: Reconhecer as reas de interveno de um administrador de bases de dados; Definir e implementar um plano de instalao de um sistema de bases de dados; Proceder gesto e instalao de base de dados.

DELEGAO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE VORA

UFCD 0787 Administrao de base de dados. Competncias atingidas: Proceder replicao de base de dados e execuo e gesto de cpias de segurana e reposies; Executar a gesto de transaes e a importao e exportao de dados.

Durante a realizao destes cinco mdulos escolhi os testes de todas as UFCD`s presentes nesta reflexo para estarem presentes no meu porteflio. Selecionei os testes uma vez que refletem melhor a minha aprendizagem e aquisio de competncias. Em relao ao mdulo 0776, o que gostei mais foi o facto de ter aprendido a realizar modelos Entidade-Relao que so fundamentais para qualquer base de dados uma vez que a partir destes modelos que se constri toda a base de dados, falou-se tambm um pouco sobre como constituda uma empresa, no senti grandes dificuldades em realizar este mdulo, apesar de se tratar de um assunto em que no possua conhecimentos. Penso que a qualidade do trabalho produzido foi boa uma vez que no senti dificuldades em realiz-lo e todas as atividades propostas consegui realizar com empenho e com relativa facilidade. No mdulo 0780, aprendi a funcionar com o programa Primavera que til para realizar faturas, aprendi a configurar o programa para que o mesmo imprimisse faturas, oramentos e recibos de um ou vrios produtos, foi interessante uma vez que no tinha conhecimentos nesta rea, apesar disso no senti grandes dificuldades, pode-se tornar til uma vez que pode ser necessrio realizar faturas ou oramentos no futuro. No mdulo 0781, aprendi como transformar o modelo Entidade-Relao num modelo relacional e posteriormente num modelo relacional simplificado, para alem disso aprendi tambm lgebra relacional que tem como objetivo ligar elementos do modelo relacional, este foi talvez o modulo mais difcil at ao momento mas consegui atingir os objetivos pretendidos com alguma facilidade e essencial para o bom funcionamento de uma base de dados.

DELEGAO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE VORA

No mdulo 0786, aprendi a trabalhar com o Microsoft Access como fazer modelos relacionais no mesmo, e configurar as tabelas deste, como fazer formulrios no mesmo e dentro dos formulrios caixas de combinao, botes para aceder a determinado contedo e um menu iniciar para que quando se abra o Access este v diretamente para esse menu. No tive grandes dificuldades em atingir os objetivos pretendidos com este mdulo e no geral o trabalho produzido foi positivo. No mdulo 0787, aprendi SQL que uma linguagem de base de dados, este bastante til quando queremos criar pesquisas no Microsoft Access, para alm das pesquisas em SQL aprendi tambm a adicionar aos formulrios, subformulrios, e como tirar os menus destes para que este fique formatado para que o utilizador somente necessite de inserir os dados, por fim aprendi como inserir mensagens quando o utilizador abre determinado relatrio. No obtive grandes dificuldades na realizao deste mdulo, e completei assim a minha aprendizagem sobre base de dados, sabendo assim criar as mesmas. Considero que ao fim da frequncia destas cinco UFCDs melhorei as minhas competncias e adquiri novas, sendo uma mais-valia para o meu desempenho na referida ao de formao. 8 de Abril de 2013 | Rui Bilro

You might also like