You are on page 1of 25

Universidade Estadual do Oeste do Paran Centro de Engenharias e Cincias Exatas Engenharia Qumica 2a Srie Trabalho de Eletrotcnica Prof.

. Ana Paula de Oliveira

CONTROLE DE VELOCIDADE DE MOTORES DE INDUO E REBONINAGEM DE MOTORES DE INDUO

Danielle Lagni Gabriel Anghinoni Guilherme Adamo Iasmin Nogueira Isabella Dall Oglio Marco Reginato Susana Suttor

Toledo PR 2013

SUMRIO

1. Introduo 2. Controle de velocidade de motores de induo 2.1. Mudana no nmero de polo 2.2. Controle de resistncia secundrio 2.3. Controle de voltagem de linha 2.4. Controle de frequncia de linha 2.5. Controle de velocidade mediante relao voltagem/frequncia 2.6. Tcnicas de controle para motores de induo trifsicos 2.6.1. Concatenao 2.6.2. Sistema de Leblanc 2.6.3. Sistema de controle de Kramer 2.6.4. Sistema de Scherbius 2.7. Controle de velocidade por procedimentos mecnicos 2.8. Controle de velocidade de motores monofsicos c.a. 2.8.1. Enrolamento em partes e reatncia em srie 2.8.2. Reator saturado e amplificador magntico 3. Rebobinagem de motores de induo 4. Concluso 5. Referncias Bibliogrficas

1.

INTRODUO

Um motor de induo um tipo de motor eltrico. Ele funciona normalmente com uma velocidade constante que varia ligeiramente com a carga mecnica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de mquinas acionadas, encontradas na prtica. muito importante controlar a velocidade dos motores de induo em aplicaes industriais e de engenharia. Estratgias eficientes de controle so usadas para reduzir o custo de operao. Tcnicas de controle velocidade de motores de induo podem ser classificadas em dois tipos: de controle escalar e controle vetorial. Controle escalar envolve controlar a magnitude da tenso ou da frequncia do motor de induo. (1) Uma mquina de induo, durante o funcionamento da rede de alimentao essencialmente uma mquina de velocidade constante. Muitas unidades industriais, tipicamente de ventilador ou bomba de aplicaes, tm como requisito velocidade geralmente constante e, consequentemente, a mquina de induo ideal para estes. No entanto, o motor de induo, especialmente do tipo gaiola de esquilo, muito robusto e tem uma construo simples. Por isso, bom candidato para acelerar variveis de aplicaes. (2) Entre os mtodos mais utilizados no controle de velocidade esto a variao da velocidade sincrnica e a variao do deslizamento do motor para determinada carga. Quando um motor falha preciso analisar as opes de reparo e em muitos casos utiliza-se a rebobinagem.

2. CONTROLE DE VELOCIDADE DE MOTORES DE INDUO

At a chegada dos controladores modernos de estado slido, motores de induo no eram as mquinas mais apropriadas para aplicaes que exigem substancial controle de velocidade. A gama de funcionamento normal de um motor de induo tpico confinada a menos de 5% de deslizamento e a variao de velocidade nesta mais ou menos diretamente proporcional carga no eixo do motor. Mesmo se o deslizamento fosse maior, a eficincia do motor seria muito ruim j que as perdas no cobre do motor so diretamente proporcionais ao deslizamento do motor. Existem duas tcnicas para controlar a velocidade de um motor de induo, uma delas consiste em variar a velocidade sincrnica (velocidade dos campos magnticos do rotor e do estator) j que a velocidade do rotor sempre permanece perto da velocidade sincrnica do motor de induo. A outra tcnica consiste em variar o deslizamento do motor para uma carga dada. A velocidade sincrnica do motor pode ser calculo por:

Eq. 01 Onde n
sinc

a velocidade sincrnica de um motor de induo, fe a frequncia

de linha e P o nmero de polos. Portanto as nicas formas em que se pode variar a velocidade sincrnica da mquina so: 1) mudando a frequncia eltrica 2) mudando o nmero de polos da mquina. O controle de deslizamento pode ser executado variando a resistncia do motor ou variando a voltagem nos terminais do motor.

2.1.

Mudana no nmero de polos

Existem dois mtodos importantes para mudar o nmero de polos de um motor de induo: - Mtodo dos polos consecutivos - Enrolamento de estatores mltiplos O primeiro mtodo antigo (1897) e se baseia no fato de que o nmero de polos nos enrolamentos de um motor de induo pode ser mudado com facilidade na relao 2:1 apenas efetuando simples mudanas na conexo das bobinas. Na figura 2.1 mostramos o estator de um motor de dois polos adequado a este mtodo.

Ao variar os polos tem-se um funcionamento relativamente satisfatrio j que estamos variando o nmero de polos tanto do estator quanto do rotor. Motores polifsicos de gaiola e monofsicos se denominam motores de velocidade mltipla. Estes motores possuem enrolamentos estatricos especificamente desenhados para a variao de polos mediante os mtodos de comutao manual e/ou automtica, em que os diversos enrolamentos estatricos primrios se conectam em combinao srie-paralelo. Os motores de induo de velocidade mltipla so acessveis em combinaes de velocidade dobrada ou quadriplicada, mediante a variao dos polos.

Figura 2.1 Enrolamentos estatrico de dois polos para mudana de polos

A variao polar como mtodo de controle de velocidade tem as seguintes vantagens: - Elevado rendimento a qualquer ajuste de velocidade; - Boa regulagem de velocidade para qualquer ajuste da mesma; - Simplicidade de controle na obteno de qualquer velocidade determinada mediante comutao manual ou automtica; - Reguladores de velocidade auxiliares associados ao motor relativamente baratos. Como mtodo de controle de velocidade s pode ser utilizado para produzir velocidades relativamente fixas (600, 900, 1200 ou 1800 r.p.m) para um motor de induo cuja velocidade s varia ligeiramente (de 2 a 8 %) desde vazio a carga plena. A variao polar se emprega, primordialmente, onde se deseja obter a versatilidade de duas ou quatro velocidades relativamente constantes que estejam

amplamente separadas. Por exemplo, em furadeiras para perfurar materiais de diferentes durezas e espessuras. Um inconveniente do mtodo de polos consecutivos que as velocidades obtidas esto relacionadas em 2:1, e no se podem conseguir velocidades intermedirias mediante os procedimentos de comutao. Este inconveniente se supera mediante a utilizao de dois enrolamentos independentes, cada qual criando um campo e um nmero de polos totais independentes. A figura 2.2 abaixo mostra a aparncia de um rotor e um estator.

Figura 2.2 Representao de um estator e de um rotor

2.2.

Controle de resistncia secundrio

A insero de uma resistncia retorica suplementar produz um incremento no deslizamento do rotor. Este mtodo apresenta as seguintes vantagens: - Variao da velocidade sobre uma ampla gama por baixa da velocidade sncrona do motor; - Simplicidade de funcionamento, tanto desde o ponto de vista manual quanto automtico; - Custos iniciais e de manuteno baixos para os reguladores manuais e automticos. Porm, tambm apresenta os inconvenientes de: - Baixo rendimento, devido ao aumento das perdas da resistncia do rotor (a grandes valores de deslizamento, estas perdas so quase totais, ver figura 2.3); - Pobre regulagem da velocidade.

Figura 2.3 Controle de velocidade mediante variao da resistncia do rotor

O motor de induo de rotor bobinado se emprega muito com controle da resistncia secundaria para cargas de natureza intermitente, requerendo arranque elevado e acelerao e desacelerao relativamente rpidas, tais como, gras de fundio, siderrgicas. J que a velocidade e o deslizamento de um motor de induo de rotor bobinado so proporcionais resistncia do rotor, o mtodo de controle de velocidade mediante a variao de resistncia secundaria do rotor se denomina s vezes, controle de deslizamento.

2.3.

Controle de voltagem de linha

O torque do motor de induo, sob condies de arranque e de marcha varia com o quadrado da voltagem aplicada ao primeiro estator. Para uma carga determinada, reduzindo a voltagem de linha se reduzira o torque com o quadrado da reduo de voltagem de linha, e a reduo do torque produzira um incremento do deslizamento. Apesar de que reduzir a voltagem de linha e o torque como mtodo de incremento

do deslizamento servir para controlar a velocidade at certo grau em motores monofsicos, particularmente, e em motores de induo pequenos, em geral, resulta em um mtodo menos satisfatrio de controle de velocidade para motores polifsicos, j que o torque mximo na metade da voltagem nominal um quarto do mesmo a tal tenso nominal. Portanto, no possvel obter o torque nominal, nem sequer a metade do mesmo, porque a velocidade do motor diminui rapidamente e este para antes que possa desenvolver o torque nominal. Ento, para que este mtodo funcione, necessrio que o torque de carga seja reduzido

consideravelmente a medida que se reduz a voltagem e a velocidade do estator; pelo que funcionara de forma aceitvel em um motor parcialmente carregado. Se uma carga tem uma caracterstica torque-velocidade como a mostrada na figura 2.4, a velocidade do motor pode ser controlada em um grau limitado, variando a voltagem de linha. Este mtodo de controle de velocidade utilizado s vezes para operar pequenos motores de ventilao.

Figura 2.4 Controle de velocidade pela relao de voltagem de linha

2.4.

Controle da frequncia de linha

Se mudarmos a frequncia eltrica aplicada ao estator de um motor de induo, a velocidade de rotao de seus campos magnticos nsinc mudar em proporo direta de frequncia eltrica, e o ponto de vazio sobre a curva caracterstica torque-

velocidade mudar com ela. A velocidade sncrona do motor em condies nominais conhecida como velocidade base. Utilizando controle de frequncia varivel, possvel ajustar a velocidade do motor pra cima ou por baixa da velocidade base, tal como mostra a figura 2.5, na qual a velocidade base de 1800 r.p.m.

Figura 2.5 Curvas caractersticas torque-velocidade para todas as frequncias

2.5.

Controle de velocidade mediante relao voltagem/frequncia

Quando se opera em velocidades inferiores a velocidade base do motor, necessrio diminuir a voltagem aplicada nos terminais do estator para obter uma operao adequada. A voltagem aplicada nos terminais do estator devera diminuir linearmente com a diminuio da frequncia nele. Este processo se chama degradao (derating). Se isso no se faz, se saturar o ao do ncleo do motor de induo e fluiro correntes de magnetizao excessivas na mquina. Por exemplo: se a frequncia eltrica aplicada ao estator diminui em 10 %, enquanto a magnitude da voltagem aplicada ao estator permanece constante, o fluxo no ncleo do motor aumentara cerca de 10 %, assim como a corrente de magnetizao.

Figura 2.6 - Curvas torque-velocidade para velocidades abaixo da velocidade base, supondo que a voltagem de linha diminui linearmente com a frequncia.

Quando a voltagem aplicada em um motor de induo varia linearmente com a frequncia abaixo da velocidade base, o fluxo do motor permanece aproximadamente constante. A figura 2.6 mostra uma famlia de curvas caractersticas torque-velocidade do motor de induo para velocidade menores que a velocidade base, supondo que a magnitude da voltagem do estator mantida constante no valor nominal.

Figura 2.7 - Famlia de curvas caractersticas torque-velocidade para acima da velocidade base e voltagens constantes.

A figura 2.7 mostra uma famlia de curvas caractersticas torque-velocidade do motor de induo a velocidades acima da nominal, se a voltagem do estator se mantem constante.

2.6.

Tcnicas de controle para motores de induo trifsicos

2.6.1. Concatenao

Um motor de induo de rotor bobinado e um em forma de gaiola so acoplados mecanicamente ao mesmo eixo e mesma carga, e se conectam eletricamente de forma que o segundo elemento receba entrada da excitao do estator desde o rotor em circuito aberto do primeiro. Se o primeiro motor tem P1 polos, e o seguindo tem P2, a velocidade sncrona dos dois motores frequncia f1 : e Eq. 02

E a velocidade para os dois motores concatenados em cascada direta: Eq. 03 A concatenao, como mtodo de controle de velocidade, possui a vantagem de variaes de velocidade mais amplas e suaves dos motores de induo acima e abaixo das velocidades sncronas, em comparao com a variao polar e o controle da resistncia secundria. Porm, h inconvenientes, tais como: baixo rendimento durante o funcionamento em cascata, pobre regulao de velocidade com resistncia adicionada ao rotor e baixo torque de arranque e de vazio.

2.6.2. Sistema de Leblanc

Este sistema anlogo concatenao de motores de rotor bobinado em cascada dual, com a substituio de um motor de rotor bobinado por um conversor de frequncia de induo e do controle de resistncia secundria varivel por um transformador regulvel trifsico. Quando o motor de induo de rotor bobinado atinge uma velocidade sncrona (zero de deslizamento), o rotor do conversor de frequncia se conduz a velocidade sncrona em um sentido de rotao oposto ao seu campo magntico giratrio.

Analogamente, quando o rotor atinge m valor inferior de velocidade sncrona, se produz um campo magntico que gira a uma velocidade que a diferena entre a velocidade sncrona, S, e a velocidade do motor de rotor bobinado, S(1-s). Desta forma, a um deslizamento s, a frequncia do motor f2 se iguala a sf1 e frequncia do campo giratrio do conversor de frequncia a este deslizamento s a diferena entre a frequncia de linha f1 e a frequncia do induzido f1(1-s) ou ( ) Eq. 04

O significado desta equao que a frequncia do conversor de frequncia sempre a mesma que a frequncia do rotor bobinado. No sistema Leblanc a velocidade do motor proporcional voltagem exterior secundria (ajustado pelo autotransformador varivel que alimenta o conversor de frequncia por meio de dois anis coletores) e a posio da escova que controla a fase da voltagem secundria com respeito voltagem induzida no rotor bobinado mediante seu fluxo de excitao primrio. O sistema Leblanc, portanto, um mtodo de controle de voltagem exterior muito mais eficiente para motores de elevados valores nominais de potncia.

2.6.3. Sistema de controle de Kramer

Baseado no princpio de Leblanc, este mtodo difere em que o transformador varivel conectado aos anis coletores do motor bobinado em vez de em linha. Como no caso do sistema Leblanc, a frequncia do rotor bobinado f2 tambm a frequncia da voltagem do comutador. Intercalando a posio de fase das escovas se alterar o fator de potncia do motor de rotor bobinado, e incrementado a voltagem aplicada ao rotor do conversor se incrementar a velocidade. Podem-se atingir velocidades superiores e inferiores velocidade sncrona. Alm disso, o conversor de frequncia tambm atua como motor ao converter a potncia que alimentada atravs do autotransformador em potncia mecnica disponvel no eixo. As maiores aplicaes dos sistemas Leblanc e Kramer so para grandes motores de rotor bobinado de 500 CV at 3000 CV. As vantagens de devolver a energia ao sistema, alm das baixas perdas na linha do conversor e o autotransformador (o aparelho eltrico de maior rendimento desenvolvido at o momento), combinado com a vantagem de correo do fator de potncia, faz com que o sistema de Kramer

seja particularmente til em aplicaes de controle da velocidade de elevada potncia. Seu maior inconveniente reside em seu elevado custo inicial.

2.6.4. Sistema de Scherbius

Este sistema, fruto do sistema Leblanc, e anlogo ao de Kramer, totalmente de CA e emprega um conversor de frequncia varivel diretamente acoplado ao motor de rotor bobinado. A sada das trs escovas do conversor de frequncia varivel vai a um conversor de regulagem de frequncia acoplado a um motor de induo de gaiola cujo estator se conecta fonte de alimentao de CA polifsica. As escovas do conversor de regulao de frequncia (sf1) esto conectadas diretamente ao anis coletores da mquina de rotor bobinado (f2=sf1) e tambm excitao do transformador de controle de velocidade. Os inconvenientes so: que no h ajuste do fator de potncia e requer mquinas especiais no comerciais. Como nos sistemas anteriores de controle de deslizamento de tenso exterior a energia se devolve linha (regenerao).

2.7. Controle de velocidade por procedimentos mecnicos

Estes motores se constroem em grupos montados que acionam dispositivos mecnicos variadores de velocidade, de engrenagens, polias cilndricas e cnicas e inclusive bombas hidrulicas para produzir uma sada de velocidade varivel.

2.8. Controle de velocidade de motores monofsicos c.a.

O mtodo principal de controle de velocidade empregado para motores monofsicos de induo o controle de voltagem de linha. Este mtodo mais utilizado em motores monofsicos devido forma que o rotor de um motor de induo monofsico desenvolve o torque em comparao com o motor de induo assncrono polifsico. Este ltimo tende a manter a excitao do rotor medida que diminui a voltagem no estator. O resultado que a voltagem no estator deve ser reduzida consideravelmente antes se efetuar mudanas no deslizamento. Isto, por sua vez, reduz o torque ainda mais consideravelmente (j que o torque proporcional ao quadrado da voltagem aplicada no estator) e reduz em tal grau o

valor da potencia eficaz do motor de induo polifsico de rotor enrolado, ou de gaiola de esquilo. J que o torque desenvolvido pelo motor de induo monofsico originado mediante dois campos magnticos em oposio, o deslizamento rotrico de um motor monofsico mais sensvel a variao de excitao que em um polifsico.

2.8.1. Enrolamento em partes e reatncia em srie

Existem alguns mtodos para controlar a velocidade de motores monofsicos mediante a reduo da voltagem em linha, seja por comutao manual ou automtica. Por exemplo, o mtodo de enrolamento em partes indica que a velocidade mais elevada se obtm quando a voltagem de alimentao fica aplicada na menor seo do enrolamento original. A velocidade mais baixa se obtm quando a voltagem de alimentao aplicada ao enrolamento completo. Portanto, para uma carga determinada produz-se mais torque e menos deslizamento com uma maior relao de volt por espira. A velocidade , portanto maior quando se emprega o menor numero de espiras para uma tenso determinada aplicada ao estator de c.a. Na figura 2.9, quando est acerto o contato H e se fecham os contatos M (velocidade media) ou L (baixa velocidade), a velocidade do motor diminui proporcionalmente com a diminuio do torque desenvolvido. O enrolamento principal em partes se bobina de tal forma que inclusive a seo pequena (de elevada velocidade) fica uniformemente distribuda ao redor do estator e o enrolamento se projeta para suportar a voltagem nominal sem superaquecimento.

Figura 2.9 Enrolamento principal em partes

O mtodo de utilizar uma bobina de reatncia externa em partes, em serie, possibilita uma queda na voltagem tal que, para uma carga determinada, toda a bobina produzir uma queda maior de voltagem (figura 2.10).

Figura 2.10 Controle por reatncia em srie

A velocidade mais elevada, obtida pelo fechamento dos contatos H, conseguida sem o emprego de bobina e a velocidade mais baixa conseguida com o emprego total de bobina. Este mtodo apresenta vantagem de ser adaptvel a qualquer motor monofsico, no entanto, apresenta o inconveniente de ter uma pobre regulagem de velocidade, j que ao aumentar a carga, aumenta a corrente de carga e diminuem a queda de voltagem na bobina e a velocidade do motor.

2.8.2. Reator saturado e amplificador magntico

Ao interpretar um incremento da velocidade em um aumento de voltagem de linha, a sada c.a. dos reatores saturados e amplificadores magnticos podem ser usados efetivamente como dispositivo de controle de velocidade. Os enrolamentos de reatncia, encaixados nos ramais exteriores do ncleo, podem se conectar um com o outro em serie ou em paralelo e enrolamento de controle de c.d. de saturao tem excitao independente. Quando a voltagem de controle de c.d. nula, o ncleo de ferro no esta saturado e o reator se comporta como uma bobina de reatncia ordinria que tem uma elevada indutncia prpria e uma queda de voltagem de grande impedncia.

Figura 2.11 Relaes de fluxo instantneas entre os enrolamentos de controle e de reatncia

A voltagem de c.a. do motor , portanto, pequena quando a voltagem de controle de c.d. pequena ou nula. Quando a voltagem de controle aumenta nos terminais da bobina de controle altamente indutiva, saturando o ncleo, a reatncia indutiva e a impedncia do estator diminuem produzindo maior tenso de sada de c.a. no motor. Ao aumento da excitao de c.d. do enrolamento de controle corresponde um aumento de sada de c.a. do reator. (3)

3.

REBOBINAGEM DE MOTORES DE INDUO

preciso cautela na hora de trocar um motor que apresentou defeito. Quando um motor falha, a deciso entre a troca e o rebobinamento dever estar baseada em qual das duas opes trar para a empresa o retorno em menor tempo. No entanto, se o tempo no for crtico, ento a poltica de gerenciamento de motores dever orientar sobre a reposio ou o reparo do motor, com base no custo mnimo durante o ciclo de vida. (4) Processo para rebobinar um motor eltrico de induo: Anotar dados:

Ao rebobinar um motor eltrico, so de interesse os seguintes dados: - Dados da placa caracterstica do motor; - Nmero de ranhuras; - Nmero de bobinas por grupo; - Passagem dos enrolamentos; - Nmero de espiras por bobina;

- Nmero de polos; - Tipo e tamanho do isolamento (papel especial que deve ser colocado nas ranhuras do estator para evitar que as bobinas entrem em contato com elas e se produza um curto circuito); - Calibre do condutor; - Conexo dos grupos de bobina; - Conexo. Os dados acima descritos so obtidos medida que o processo de rebobinado do motor eltrico vai avanando e que no podem ser estimados, com o propsito de que o motor a ser consertado atinja o mesmo rendimento ou at um rendimento melhor. Destampar o motor:

Antes se deve marcar a posio relativa do estator, e ambas tampas com um marcador, fazendo em uma extremidade uma marca e na outra extremidade duas marcas. Realizar o molde da nova bobina:

Antes de tirar as bobinas do estator, necessrio fazer o molde para as novas bobinas. Esse novo molde feito aproveitando as bobinas queimadas que esto feitas e dentro das ranhuras. Para este processo se utiliza um pedao de arame e, pondo este encima de uma bobina, fazendo-o adquirir o formato de uma bobina, como mostrado na figura 3.1.

Figura 3.1 Pedao de arame em formato de bobina Deve ser feito um molde para cada bobina do grupo, j que estas no sero do mesmo tamanho. Retirada das bobinas queimadas:

Realiza-se este processo cortando o arame com um cinzel, tendo o cuidado para no danificar as chapas do estator (figura 3.2).

Figura 3.2 Corte de bobina

Uma vez retirada a bobina, pode-se anotar o calibre do arame medido com um calibrador e o nmero de espiras por bobina. Limpeza das ranhuras do estator:

Deve-se retirar o isolamento queimado e pedaos de arame com uma escova de ao ou uma lmina de serra (figura 3.3).

Figura 3.3 Limpeza do motor Isolar as ranhuras estatricas:

Para tal, utiliza-se um papel isolante e mede-se a altura e o comprimento, acrescendo dois centmetros a este ltimo para que os condutores no toquem o ncleo. O isolamento de um motor esta representado na figura 3.4.

Figura 3.4 Isolamento do motor Confeco das novas bobinas:

Para isto, utiliza-se uma bobinadora manual ajustando a distncia das garras correspondentes a cada caso. A figura 3.5 ilustra as novas bobinas.

Figura 3.5 Novas bobinas Introduzir as bobinas nas ranhuras:

Quando se coloca uma bobina ou um grupo destas em um estator, deve-se levar em conta a posio do incio e fim das bobinas; primeiramente se desata o lado da bobina que vai ser introduzida, posicionando em seguida as espiras nas ranhuras de uma em uma ou em pequenos grupos de espiras. Uma vez posicionado o lado da bobina, esta pressionada para evitar que escape. A seguir, se introduz o outro lado da bobina, e igualmente aperta-se esta. O processo repetido para as demais bobinas (figura 3.6).

Figura 3.6 Insero das novas bobinas Isolar as bobinas ou grupo de bobinas:

Quando todas as bobinas j estiverem em seus devidos lugares, devem-se separar estas para evitar curtos. Para efetuar esta separao/isolao utiliza-se o mesmo papel dieltrico com o que se isolam as ranhuras do estator. necessrio atar as bobinas na parede que sobressai das ranhuras para facilitar insero do papel isolante entre as bobinas e para evitar que arames fiquem por fora que possam entrar em contato com outra bobina. Conectar as bobinas:

Para a conexo das bobinas deve-se levar em conta os dados coletados ao incio da rebobinagem, tais como o nmero de bobinas por grupo, grupos de bobinas, nmero de polos, conexo dos grupos de bobinas e a conexo. J com estes dados pode-se conectar os inccios e fins dos grupos de bobinas e decidir quais condutores formaro a conexo trifsica ou ficaro como as fases. Atar as bobinas:

Depois de haver separado as bobinas prossegue-se em atar todo o bobinado. Primeiramente se amarra a parte onde h junes e logo se amarra o lado das bobinas por onde saem os cabos das fases. Este processo realizado para que as bobinas fiquem firmes e compactas. Vernizar:

Esta a etapa final do processo. Deve-se vernizar todas as bobinas em todas as partes, inclusive os lados da bobina que esto por dentro das ranhuras. Deixa-se o verniz secar e se procede com a colocao das tampas ou carcaas, levando em considerao as marcas feitas nas mesmas antes de abrir o motor. Por ltimo, apertam-se os parafusos em formato de cruz para que a tampa do motor se ajuste igualmente em todas as partes, evitando que um lado fique mais firme do que outro. (5) Alguns ensaios devem ser efetuados antes da liberao do motor. Basicamente dever ser feito: - Ensaio a vazio: medio da corrente nas trs fases e da potncia absorvida com tenso nominal;

- Medio da rotao a vazio em r.p.m. Outros ensaios podero ser efetuados de acordo com a solicitao do cliente. Os dados originais de tenso, corrente e consumo a vazio do motor devem ser arquivados e comparados aps cada reparo. Observaes: - Existem casos em que o motor apresenta apenas reduo na resistncia de isolamento. Devero ser providenciadas sua secagem e uma nova impregnao para recuperar os valores mnimos de isolamento. - O emprego da suco para remoo de impurezas nos enrolamentos prefervel ao sistema de sopro. Existe a possibilidade de danificar as bobinas. Aplique a extremidade da mangueira de um aspirador nas partes expostas dos enrolamentos. - Para lavagem dos enrolamentos utilize produtos desengordurantes apropriados que no agridam o pacote de chapas metlicas nem o bobinado. Impurezas muito aderentes podem ser escovadas com suavidade (no use escova de ao). Aps a limpeza, seque o estator usando estufa com temperatura controlada. Proceda posteriormente a impregnao usando algum dos mtodos j citados anteriormente. - Quando um motor fica fora de servio por perodos prolongados, geralmente absorve umidade suficiente para reduzir a resistncia de isolamento a um valor abaixo do limite recomendado pelo fabricante. A aplicao de uma temperatura com cerca de 5C acima da ambiente o suficiente para prevenir contra a absoro de umidade. Comumente isto feito com o uso de resistores de aquecimento. (4)

4.

CONCLUSO

Como os motores de induo so muito importantes na indstria, o controle de velocidade destes fundamental j que ir influenciar diretamente no rendimento das operaes da indstria e da engenharia em geral, exercendo um importante papel no quesito econmico. H diversos mtodos empregados no controle de velocidade, podendo estes ir de uma simples mudana no numero de polos at dispositivos conectados ao motor para modificar tenses/voltagens. Dada importncia dos motores de induo, muito importante que estes tenham um tempo de vida til extenso, o que pode se concretizar mediante a rebobinagem destes motores.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1- Kumar, J., Basumatary, K. P. Speed control of induction motor using V/F technique (Phase I). Tese. Via: http://academia.edu/1106464/Speed_Control_of_Induction_Motors. Acesso em 25 de junho de 2013. 2 - Vasudevan, K., Rao, G. S., Rao, P.S. Electrical Machines II. Via: http://www.nptel.iitm.ac.in/courses/IIT-

MADRAS/Electrical_Machines_II/pdf/1_8.pdf Acesso em 25 de junho de 2013. 3http://catarina.udlap.mx/u_dl_a/tales/documentos/lep/salvatori_a_m/capitulo3.pdf. Acesso em 27 de junho de 2013. 4 - http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATL8AC/rebobinagem-motoreseletricos. Acesso em 26 de junho de 2013. 5 - http://sites.google.com/site/399montajebobinados/proceso-para-rebobinarun-motor-electrico-de-induccion. Acesso em 27 de junho de 2013.

You might also like