You are on page 1of 74

OS QUARENTA DITOS AN NAWAWI

4 Bimestre

Instituto Latino - Americano de Estudos Islmicos

DEDICATRIA
Excepcionalmente, nas disciplinas do 4 bimestre do Curso de Divulgador do ILAEI, a formatao segundo as normas tcnicas internacionais exigidas para a redao de material didtico e obras literrias (ABNT) no foram observadas, preservando os trechos em lngua rabe que teriam seu contedo modificado. Alm disso, recebendo contribuio que s enriquece nossos estudos e aprendizado, foi preservado, na digitalizao, o formato dos originais redigidos para a gravao das aulas ministradas pelo nosso querido irmo e amigo do ILAEI Prof. Samir El-Hayek, para quem registramos nosso agradecimento. Sua contribuio ao Isl, dentre tantas outras, certamente lhe retornaro em bnos concedidas por Allah.

OS QUARENTA DITOS AN NAWAWI 4 Bimestre NDICE

Lista de abreviaturas...................................................................................................................04 Introduo.......................................................................................................................................05 Primeira aula 1 Tradio......................................................................................................07 Segunda aula 3 Tradio.......................................................................................................14 Terceira aula 6 Tradio.......................................................................................................18 Quarta aula 8 Tradio..........................................................................................................22 Quinta aula 10 Tradio........................................................................................................26 Sexta aula 13 Tradio...........................................................................................................30 Stima aula 17 Tradio........................................................................................................33 Oitava aula 20 Tradio.........................................................................................................39 Nona aula 23 Tradio............................................................................................................42 Dcima aula 25 Tradio.......................................................................................................46 Dcima primeira aula 27 Tradio....................................................................................49 Dcima segunda aula 29 Tradio.....................................................................................53 Dcima terceira aula 30 Tradio......................................................................................55 Dcima quarta aula 33 Tradio.........................................................................................59 Dcima quinta aula 36 Tradio.........................................................................................64 Dcima sexta aula 40 Tradio............................................................................................70

LISTA DE ABREVIATURA

(S) - Salla Allahu Alaihi Wa Sallam- Que Deus o abenoe e lhe d paz. Expresso usada aps a meno do nome do Profeta Muhammad.

(SWT) Subhnahu Wa Tala Glorificado e Exaltado seja. usada aps a meno do nome de Deus.

(R) -Radhi Allahu Anhu (Anha) Que Deus esteja satisfeito com ele (ela). usada aps a meno do nome de um companheiro ou uma companheira.

(A.S) Alaihi Salam Que a paz esteja com ele. Expresso usada aps a meno do nome de qualquer profeta ou anjo.

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

Louvado seja Allah, Senhor do Universo, que a Sua paz e graa estejam com o fiel Mensageiro, com seus familiares e seus bondosos companheiros.

INTRODUO Disciplina: Hadice (Tradio) do quarto bimestre dos alunos do Instituto Latino-Americano de Estudos Islmicos. OS QUARENTA NAWAWITAS
As quarenta tradies nawawitas um livreto que inclui quarenta e dois ahdice (plural de hadice ou tradio proftica) compilados pelo Imam Abu Zakariya Yahia Ibn Charaf An Nawawi.

O livreto apresenta os mais importantes ditos e atos do Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz). um mero mtodo da sabedoria do Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) que nos foi transmitido atravs dos sculos para nos orientar para uma srie de aspectos que devem nortear a vida do muulmano. necessrio que cada um interessado nesta vida e na outra conhecer essas tradies, pelo que incluem do que foi perguntado a respeito de sua compilao aos quarenta ahdice. Quando foi perguntado respondeu An Nawawi: "H telogos que

reuniram quarenta tradies a respeito dos fundamentos da religio. Outros compilaram nos ramos e outros ainda a respeito do Jihad. Outros mais, compilaram a respeito do ascetismo, outros a respeito dos sermes. Todas as intenes foram excelentes, que Allah esteja satisfeito com todos eles. Conclu que reunir quarenta tradies mais importantes de tudo isso, que abrangem tudo que os outros compilaram. Que cada tradio seja uma importante base dos fundamentos da religio. Os telogos opinaram que abrangem todo o Islam, ou descrevem o Islam ou um tero dele. Tomou-se o cuidado que os quarenta ahdice sejam autnticos, com sua maioria constando das compilaes de Bukhri e Musslim.

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


PRIMEIRA AULA

: ": " . * . * " " . * : .

PRIMEIRA TRADIO
mar Ibn Al Khattab (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que ouvira o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) dizer: As obras so avaliadas de acordo com as intenes. Assim, cada pessoa alcanar o que busca, de acordo com suas intenes. Desse modo, aquele cuja emigrao acontecer pela causa de Allah e do Seu Mensageiro, essa emigrao ser considerada como sendo pela causa de Allah e do Seu Mensageiro. Porm, aquele que emigrar em busca de algum benefcio material, ou para desposar uma mulher, sem dvida a )sua emigrao ser para aquilo para o qu emigrou. (Bukhri

Observaes: mar Ibn Al Khattab quem primeiro foi denominado de Emir dos Crentes. As palavras do Profeta: "As obras so avaliadas de acordo com as intenes", significam que os atos s tm considerao se forem acompanhados pela inteno. Esta constitui no segredo dos atos. A sua afirmao: "essa emigrao ser considerada como sendo pela causa de Allah e do Seu Mensageiro" significa que aceita.

Explicao da tradio
Essa tradio constitui em importante base nos atos dos coraes, porque as intenes fazem parte dos atos dos coraes. Os telogos disseram: "Essa tradio inclui metade dos cultos", porque a balana dos atos ntimos. A tradio de Aicha (R): "Quem introduzir algo novo na nossa religio, que no lhe pertence, rejeitado." Outro texto diz: "Quem praticar algo que no faz parte da nossa religio, ser rejeitado." Constitui na metade da religio, porque o avaliador dos atos manifestos. Por isso se deduz das palavras do Profeta (S): "Os atos so avaliados conforme a inteno", que todo ato deve ser acompanhado de inteno, porque impossvel que o ser humano equilibrado faa algo sem inteno. Dentro os benefcios desta tradio que o ser humano recompensado ou castigado conforme sua inteno devido s palavras do Profeta (S): "Aquele cuja emigrao acontecer pela causa de Allah e do Seu Mensageiro, essa emigrao ser considerada como sendo pela causa de Allah e do Seu Mensageiro. Deduz-se deste hdice tambm que os atos so avaliados de acordo com o meio de sua prtica. Uma coisa pode ser lcita na raiz e ser considerada obedincia se a pessoa intencionar o bem com a sua prtica, como quando intenciona comer e beber seguindo a obedincia de Allah. Por isso, o Profeta (S) disse: "Sirvam-se da consoada porque constitui em bno.

A Hgira (Imigrao) a mudana do pas de guerra e do politesmo para ao pas do Islam e da segurana. Foi explicado que a hgira, como ato, pode proporcionar pessoa recompensa ou castigo. Aquele que imigra para Allah e Seu Mensageiro, recompensado e atinge o seu objetivo. Quem imigra por causa de um objetivo terreno ou por causa de uma mulher com quem deseja casar, privado dessa recompensa. Essa tradio entra no captulo dos cultos e nos captulos das relaes, no captulo dos casamentos, e em todos os captulos da jurisprudncia.

: . : " : ! : " " : . : " : . : . : " " : . : " " : . : " " : ." " : . :" . "

SEGUNDA TRADIO mar Ibn al Khattab (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que:
Num dia em que ele e outras pessoas estavam sentados em companhia do Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz), aproximou-se dele um homem com roupa de resplandecente brancura, e tinha cabelos intensamente pretos. No se lhe notavam sinais de que tivesse viajado, nem tampouco o conhecia nenhum de ns. Sentou-se em frente ao Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz), apoiando os joelhos contra os do

10

Profeta; e, pondo as mos sobre as coxas dele, disse: Mohammad, fala-me acerca do Islam!O Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) lhe respondeu: O Islam exige que prestes testemunho de que no h outra divindade alm de Allah, e de que Mohammad o Seu Mensageiro; que observes a orao e que pagues o zacat; que jejues durante o ms de Ramadan, e que realizes a peregrinao Caaba, se tens meios para isso. O homem disse: Disseste a verdade. A ns surpreendeu-nos que lhe perguntasse, e que logo confirmasse a verdade. O homem voltou a perguntar: Fala-me sobre a f!E o Profeta lhe respondeu: Que creias e tenhas f em Allah, em Seus anjos, em Seus Livros, em Seus mensageiros e no Dia do Juzo. E que creias e tenhas f no destino, tanto no bom como no mau. E o homem disse: Falaste a verdade! Fala-me agora sobre o ihsan (o devido cumprimento das obrigaes ou da benevolncia). O Mensageiro de Allah respondeu: Que adores a Allah como se O visses, pois se no O vs, Ele te v. O homem disse: Fala-me acerca da Hora (do Juzo). Disse o Profeta: Quem est sendo interrogado disso no tem melhor conhecimento do que quem est fazendo a pergunta. O homem insistiu: Fala-me, ento, dos sinais dela!Disse o Mensageiro: Ser quando a escrava der luz a sua prpria senhora, e quando vires os descamisados e desamparados pastores de ovelhas competindo nas construes dos altos edifcios. Aquele homem se foi. Fiquei pensativo por um bom tempo. O Profeta (S) me perguntou: mar, sabes quem era aquele que me perguntava?Eu disse: Allah e o Seu Mensageiro tm melhor conhecimento!Disse o Profeta: Era o Arcanjo Gabriel, que veio ensinar-vos a essncia da vossa religio. (Musslim). As palavras do Profeta (S): "E que creias e tenhas f no destino, tanto no bom como no mau. Significam que deve crer que Allah, Exaltado seja, estabeleceu o bem e o mau antes da criao das criaturas. Que todas as criaturas esto sujeitas determinao de Allah, Altssimo.

11

Suas palavras: "Ser quando a escrava der luz a sua prpria senhora" significam que o concubinato crescer tanto que a escrava concubina dar luz uma filha para o seu senhor. Concluses tiradas da tradio (hadice): 1 Faz parte da orientao do Profeta (S), o reunir-se com seus companheiros e essa virtude indica a sua excelente conduta. 2 Que os anjos (A.S.) podem aparecer para as pessoas em forma humana, como o anjo Gabriel apareceu para o Mensageiro (S). 3 A boa educao do aprendiz perante o mestre, pois Gabriel sentou-se perante o Profeta (S) de tal forma que indica educao, ateno e preparao para ouvir o que se lhe diz. 4 A possibilidade de denominar o Profeta com o nome, ao dizer: " Mohammad". Isso, talvez seja antes de Allah proibir isso com o versculo: "No julgueis que a convocao do Mensageiro, entre vs, igual convocao mtua entre vs." (24:63). Por ser que isso aconteceu de acordo com o costume dos bedunos que iam ter com o Profeta (S) e o chamavam pelo nome. Isto mais razovel, porque a primeira possibilidade necessitaria de data de acontecimento. 5 Explicao de que o Islam possui cinco pilares. Que o Profeta (S) respondeu a isso, dizendo: "O Islam o testemunho de que no h outra divindade alm de Allah e que Mohammad o Mensageiro de Allah, a prtica da orao, a paga do Zakat, o jejum durante o ms de Ramadan e a peregrinao Casa para quem tem posses para isso. 6 preciso que o indivduo testemunhe oralmente, ciente pelo corao de que no h outra divindade alm de Allah, nem adorado entre as criaturas, os profetas e as pessoas escolhidas, ou rvores, ou pedras, ou outra coisa por causa das palavras de Allah, Altssimo: "Isto porque Allah a Verdade; e o que invocam, em vez d'Ele, a falsidade. Sabei que Ele Grandioso, Altssimo." (22:62).

12

7 Esta religio s completa com o testemunho de que Mohammad o Mensageiro de Allah. 8 O Mensageiro de Allah (S) reuniu os dois testemunhos num s pilar, porque a adorao s se completa com as duas questes, a sinceridade para com Allah, o que o primeiro testemunho rene, e em seguida o Profeta (S), o que o segundo testemunho rene. Por isso o Profeta reuniu em um s pilar, como vemos no hdice de mar. 9 A religio do muulmano s se completa com a prtica dos cinco pilares, tendo-se poder para isso. "No h obrigao na impossibilidade, nem ilcito na necessidade." Allah no nos encarrega com algo superior nossas foras. 10 - O anjo Gabriel descreveu o Profeta (S) como veraz. E Gabriel foi veraz nisso, pois o Profeta (S) a mais veraz das criaturas. 11 A f rene seis aspectos: A crena em Allah, em Seus anjos, em Seus Livros, em Seus mensageiros, no Dia do Juzo Final e na predestinao. 12 A diferena entre o Islam e a F (Iman): O Islam significa a prtica e a f significa os atos do corao. Porm, cada um o complemento do outro. 13 A crena em Allah o pilar mais importante da f. Por isso o Profeta (S) deu prioridade a ele, dizendo: "Que creia em Allah." 14 Esclarecimento de que o Ihsan (a benevolncia) que o ser humano adore a seu Senhor de forma como se O tivesse vendo e deseja chegar a Ele. Este grau de benevolncia o mais completo. Se no chegar a esta situao, que se situe no segundo grau: Que adore a Allah por temor de Seu castigo. Por isso, o Profeta (S) disse: "Se voc no O v, Ele estar lhe vendo" , ou seja, se voc no O adorar como se O tivesse vendo, Ele o v. 15 O conhecimento da Hora oculto e s Allah o tem. Quem alegar que conhece estar mentindo. 16 O acontecimento da Hora tem condies, ou seja, indcios. Allah, o Altssimo, diz: "Porventura, aguardam (os incrdulos) algo, a no ser a

13

Hora, que os aoitar subitamente? J lhes chegaram os indcios." (Mohammad, 47:18), ou seja, seus sinais. Os telogos dividiram os sinais da Hora em trs partes: Uma parte que j passou, uma parte que se renova e uma parte que s acontecer prximo da Hora. So as grandes e importantes condies, como o retorno de Jesus, filho de Maria (A.S.), o Anti-Cristo, o Gog e Magog, o nascimento do sol no seu ocaso. O Profeta (S) citou um dos sinais "o de a escrava der luz a senhora, e quando os descamisados e desamparados pastores de ovelhas competindo nas construes dos altos edifcios. 17 A excelente forma de o Profeta ensinar seus companheiros perguntando-lhes se sabiam a resposta ou no, para instru-los. Este um timo mtodo de ensino porque ao perguntar e dar a resposta faz com que retenham a resposta.

14

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


SEGUNDA AULA

: " : . "

TERCEIRA TRADIO
Abdullah Ibn mar (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: O Islam fundamentado em cinco pilares: 1) o prestar testemunho de que no h outra divindade alm de Allah, e de que Mohammad o Seu Mensageiro; 2) o cumprimento da orao; 3) o pagamento do zakat; 4) a peregrinao Casa de Allah (em Makka); e 5) a observao do jejum, no ms de Ramadan. (Bukhri e Musslim)

Explicao da tradio
Nesta tradio o Profeta (S) esclarece que o Islam parecido com um edifcio que o proprietrio conserva e protege interna e externamente. Explica, tambm, que o Islam foi edificado sobre cinco pilares: O testemunho de que no h outra divindade alm de Allah e que Mohammad Seu Mensageiro, a prtica da orao, o pagamento do zakat, a peregrinao Casa e o jejum durante o ms de Ramadan. Isto j foi tratado atrs na tradio de mar Ibn Al Khattab que pode ser consultado.

15

: ": . "

QUARTA TRADIO
Abdullah Ibn Massud (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz), o mais veraz dos verazes, disse: Cada um de vs permanece na forma de esperma, no ventre da me, por quarenta dias, ento se transforma em cogulo pelos prximos quarenta dias e, ento, se transforma num embrio pelos prximos quarenta dias, e ento, um anjo enviado que insuflar a alma no feto, estando instrudo a lhe registrar quatro coisas que governaro o seu destino neste mundo, isto , sua subsistncia, a extenso de sua vida, suas atividades, e se ser feliz ou infeliz. Por Aquele alm do Qual no h outra divindade, se um de vs atuar como os habitantes do Paraso, at que no haja entre eles a distncia de um brao e o que lhe foi destinado prevalecer, e ele ento passar a agir de acordo com os habitantes do inferno, nele entrar. E se, por outro lado, algum atuar de acordo com os habitantes do inferno at que no haja entre eles a distncia de um brao e o que lhe foi destinado prevalecer, e passar a agir de acordo com os habitantes do Paraso, nele entrar. (Bukhri e Musslim)

Explicao da tradio
Este o quarto hadice das tradies nawawitas que mostra o desenvolvimento do feto no tero da me, o seu nascimento, sua morte, sua subsistncia, etc.

16

Esclarece que o feto, antes de quatro meses no considerado de formao completa. Por isso, se for abortado naturalmente antes dos quatro meses, no h necessidade de ser lavado, nem amortalhado, nem se faz a orao fnebre por ele, porque no atingiu completa formao humana. Esclarece, tambm, que aps quatro meses recebe o sopro divino e passa a ser considerado um ser completo. Se for abortado naturalmente, depois disso, ter de ser lavado e amortalhado e ser feita a orao fnebre sobre ele, como se tivesse nove meses. Explica, tambm, que os fetos tm anjos responsveis de acordo com as palavras: "-lhe enviado um anjo", ou seja, o anjo encarregado dos fetos. Que as situaes do ser humano lhes so registradas enquanto no ventre da me: Subsistncia, extenso da vida, suas atividades e se ser feliz ou infeliz. H, ainda o esclarecimento da prudncia de Allah, Altssimo, que tudo est predestinado e tem trmino pr-determinado que no adianta nem atrasa. Mostra, ainda, que o ser humano deve temer a Allah sempre, porque o Mensageiro (S) informou: "se um de vs atuar como os habitantes do Paraso, at que no haja entre eles a distncia de um brao e o que lhe foi destinado prevalecer, e ele ento passar a agir de acordo com os habitantes do inferno, nele entrar." Esclarece, ainda, que no se deve perder a esperana. A pessoa pode estar agindo em desobedincia por muito tempo e, ento Allah o agracia com a orientao, orienta-se no final de sua vida. Se algum disser: "Onde est a prudncia de constranger algum que atua como os habitantes do Paraso, at que no haja entre eles a distncia de um brao e o que lhe foi destinado prevalecer, e ele ento passar a agir de acordo com os habitantes do inferno?" Respondemos: "A prudncia nisso que a pessoa atua como os habitantes do Paraso sob o ponto de vista das pessoas. Mas ele, na realidade, est dissimulando e com outra inteno. Esta supera a outra e ele termina a sua vida com um final infeliz. Com base nisso, as palavras "at que no haja

17

entre eles a distncia de um brao" uma aproximao de sua morte e no do Paraso com seus atos.

: : ": ." " ".

QUINTA TRADIO
Aicha (Que Allah esteja satisfeito com ela) relatou que o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: Aquele que tentar introduzir em nossa religio algo que no faa parte dela ser rechaado. (Bukhri e Musslim)

Explicao da tradio
Os telogos muulmanos disseram que esta tradio a balana das obras aparentes e o hdice de mar, no incio do livro: As obras so avaliadas de acordo com as intenes" a balana das obras ntimas, porque a obra possui inteno e tem um aspecto. O aspecto a evidncia dela e a inteno a parte ntima dela. Concluses tiradas da tradio (hdice): "Aquele que tentar introduzir em nossa religio (o Islam) algo que no faa parte dela ser rechaado, mesmo que seja com boa inteno. Deduz-se desta base que todas as inovaes so rechaadas, mesmo que o autor tenha boa inteno.

18

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


TERCEIRA AULA

: ": " .

SEXTA TRADIO
Al Numan Ibn Bachir (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que ouviu o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) dizer: O que lcito claro, e o que ilcito claro; entre eles h algumas coisas ambguas que as pessoas no conhecem. Aquele que evita as coisas duvidosas salvaguarda a sua f e sua honra; aquele que se envolve com as coisas duvidosas cai em atividades ilcitas. O seu caso como o do pastor que pastoreia seu rebanho nas vizinhanas de uma reserva exclusiva de pastagens, mas est sempre apreensivo de que algum dos animais possa invadir a pastagem. Sabei que cada rei tem uma demarcao exclusiva e proibida, e a demarcao proibida de Allah so as coisas ilcitas. Sabei tambm que h no corpo humano um pedao de carne; quando este est saudvel, todo o corpo fica saudvel, e quando est doente, todo o corpo fica doente. o corao. (Bukhri e Musslim)

19

Explicao da tradio
O Profeta (S) dividiu as questes em trs partes? Uma parte evidentemente lcita, sem dvida, uma parte evidentemente ilcita, sem dvida. Estas so claras. O lcito lcito, e a pessoa no comete pecado com ele. O ilcito ilcito e a pessoa comete pecado com ele. O primeiro exemplo: A permisso de se comer gado. O segundo exemplo a proibio das bebidas inebriantes. Quanto terceira parte a questo ambgua que se tem dvida se lcita ou ilcita. Muitas pessoas no sabem classificar, porm outras consegue. A respeito disso, o Profeta (S) disse: "Aquele que evita as coisas duvidosas salvaguarda a sua f e sua honra." (salvaguarda a sua f no que h entre ele e Allah. e salvaguarda a sua honra no que h entre ele e as pessoas, para que no digam: fulano cometeu o ilcito, mesmo sabendo que duvidoso. Ento o Profeta (S) deu um exemplo quanto a isso, citando o caso do pastor que pastoreia seu rebanho nas vizinhanas de uma reserva exclusiva de pastagens, mas est sempre apreensivo de que algum dos animais possa invadir a pastagem. Ento, o Profeta (S) disse: "Sabei que cada rei tem uma demarcao exclusiva e proibida (no sentido de que os reis acostumaram demarcar uma parte de pastagens e plantaes), e a demarcao proibida de Allah so as coisas ilcitas (ou seja, o que Ele proibiu aos Seus servos)". Em seguida, o Profeta (S) disse: "Sabei que h no corpo humano um pedao de carne; quando este est saudvel, todo o corpo fica saudvel, e quando est doente, todo o corpo fica doente. o corao. uma indicao de que o homem deve cuidar do que possui no corao de desejos que o tenta a cair no ilcito e nas questes duvidosas.

Concluses tiradas da tradio (hadice): 1 - Na lei islmica o que lcito evidente e o que ilcito evidente. As coisas duvidosas so conhecidas por algumas pessoas.

20

2 O indivduo que tiver dvidas a respeito de algo se lcito ou ilcito, deve evit-lo at descobrir que lcito.

": ." " : :"

STIMA TRADIO
Tamim Ibn Aus (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) disse a ele e a outras pessoas: A religio constitui conselho sincero. Ento lhe perguntamos: A quem? Disse: A Allah, a Seu Livro, a Seu Mensageiro, aos lderes muulmanos, e aos muulmanos em geral. (Musslim)

Explicao da tradio
O aconselhar a Allah aconselhar seguir a Sua religio, obedecer os Seus mandamentos, evitar Suas proibies, confirmar a Sua Mensagem, arrepender-se a Ele, confiar n'Ele, e outros preceitos e leis islmicos. O aconselhar a Seu Livro crer que constitudo pelas palavras de Allah, abrange as informaes verdicas, os preceitos justos, as parbolas benficas. Que se deve adot-lo como rbitro em todas as nossas questes. O aconselhar a Seu Mensageiro crer nele, que o Mensageiro de Allah para todas as criaturas, am-lo, seguir o seu exemplo, confirmar a sua mensagem, obedecer as suas ordens, evitar as suas proibies e defender a sua religio. O aconselhar aos lderes muulmanos, mostrando-lhes a verdade, sem perturb-los, ter pacincia ao que podem causar de prejuzos,

21

alm de outros direitos conhecidos, ajud-los em que se deve ajudar como enfrentar os inimigos, etc. O aconselhar a todos os muulmanos, ou seja, aconselh-los a praticarem o bem, coibirem o ilcito, ensin-los a prtica do bem. Por isso, a religio passou a constituir conselho. A prioridade nisso a prpria pessoa que deve se aconselhar.

Concluses tiradas da tradio (hadice): 1 A restrio da religio no conselho por causa das palavras do Profeta (S): "A religio aconselhar." 2 Os objetivos do conselho so cinco: Allah, Seu Livro, Seu Mensageiro, os lderes muulmanos e os muulmanos em geral.

22

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


QUARTA AULA

" : " .

OITAVA TRADIO
Ibn mar (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: Fui ordenado a lutar contra as pessoas (os rabes politestas) at testemunharem que no h outra divindade alm de Allah e que Mohammad o Mensageiro de Allah, pratiquem a orao, paguem o zakat. Se fizerem isso, seu sangue e seus bens estaro salvo de mim, a no ser pela conta do Islam. A Allah, o Altssimo, iro prestar contas. (Bukhri e Musslim)

Explicao da tradio
"Fui ordenado" Ou seja, Allah o ordenou, "a combater os politestas (de Makka) at testemunharem". Esta tradio geral, porm, foi especificado pelas palavras de Allah: "Combatei aqueles que no creem em Allah e no Dia do Juzo Final, nem se abstm do que Allah e Seu Mensageiro proibiram, e nem professam a verdadeira religio daqueles que receberam o Livro, at que paguem de bom grado a Jizya e se sintam submissos" (9:29).

23

Da mesma forma, a Sunna cita "pessoas" como sendo os rabes, porque eram os que combatiam os muulmanos. Dos benefcios desta tradio a obrigao de combater os rabes politestas, na Pennsula Arbica, porque o Profeta (S) disse: "No haver na Pennsula Arbica duas religies", ou seja, o Islam e outra religio. Por isso, no se aceita do rabe, na Pennsula a no ser o Islam. A tradio, visa especificamente os rabes, porque do no rabe se aceita a jizya, de acordo com o Alcoro, a Sunna e outras provas que citamos. Os telogos muulmanos esto em consenso de que a tradio no geral, mas particular. Que esta tradio no incentiva a luta, mas a paralizao da luta. Os muulmanos no combatem at eliminar todo o exrcito inimigo, mas a luta cessa partir do momento que o inimigo ingressa no Islam, ou com o pagamento da Jizya, como h em outros textos indicativos. Os nomuulmanos, porm, combatiam at eliminar totalmente o outro exrcito ou escraviz-lo. O Alcoro critica a violncia dos incrdulos que proibiam as pessoas simples de ingressarem no Islam, convocando-os para o dilogo. Prega a tolerncia, permitindo que as pessoas expressem a sua opinio num clima totalmente livre. A tradio no disse: Fui ordenado para eliminar os politestas, mas diz: Fui ordenado combater os rebeldes, que no honram seus compromissos, at ingressarem no Islam. Se ingressarem, o Islam apaga o que aconteceu antes dele. Esclarecemos que o hadice no fonte de consolidao das prescries, mas fonte para detalhar os preceitos sintetizados no Alcoro Sagrado. Deve-se, tambm, chamar a ateno do perigo de se narrar a tradio sem citar o contexto e a oportunidade em que foi dito. Deve-se sempre, ao se citar uma tradio, citar o contexto e a causa com base no Alcoro para dar a sua sentena a respeito. Conclui-se da tradio, tambm, que, quem deixar de pagar o zakat deve ser combatido. Por isso, Abu Bakr (R) combateu quem deixou de pagar o zakat.

24

Conclui-se, tambm, que se a pessoa demonstrar superficialmente o Islam, o seu ntimo deixado cargo de Allah. Por isso, disse: "Se fizerem isso, seu sangue e seus bens estaro salvo de mim a no ser pela conta do Islam. A Allah, o Altssimo, iro prestar contas.

: " : . "

NONA TRADIO
Abu Huraira (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: Abstende-vos do que vos proibi e pratiquei o que puderdes do que vos permiti. O que levou os povos que vos precederam para a perdio foi a sua insistncia em fazerem perguntas sobre questes desnecessrias, alm de manterem divergncias com os seus profetas. (Bukhri e Musslim)

Explicao da tradio
"Abstende-vos do que proibi" e "pratiquei o que puderdes do que permiti" so duas condies que significam primeiro a se afastarem de tudo que foi proibido, porque o afastamento mais fcil do que o ato e todos podem faz-lo. Quanto ao ordenado, ele disse para praticarem o que puderem, porque o ato de fazer algo difcil para as pessoas. Por isso, a ordem foi acompanhada para fazerem o que podem.

25

Concluses tiradas da tradio (hadice): 1 A obrigao do afastamento do que foi proibido pelo Profeta (S), por ser, primeiro, o que Allah ordenou. Isso no indica que a proibio para a averso. 2 A advertncia quanto aos muitos questionamentos e muitas divergncias, porque isto causou a perdio dos povos anteriores. Se o fizermos, pode ser que nos perdemos como se perderam.

26

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


QUINTA AULA

}: { }: { . "

DCIMA TRADIO
Abu Huraira (Que Allah esteja satisfeito com ele) relata que o Profeta disse: gente, Allah o mais puro e o mais organizado, e Ele nada aceita que no seja lcito e puro. Allah ordenou aos muulmanos o mesmo que ordenara para os Seus mensageiros. Assim sendo, o Altssimo Allah disse: mensageiros, desfrutai de todas as ddivas e fazei o bem (Alcoro Sagrado, 23:51). E disse Mais: Comei de todo o bem com que vos temos agraciado (Alcoro Sagrado, 7:160). Ento ele relatou o caso de um homem que empreendeu uma longa viagem. Este fica desfigurado, fraco, coberto de poeira; ergue as mos para o cu, e ora: meu Senhor, meu Senhor, uma vez que a pessoa come coisas ilcitas, e bebe coisas ilcitas, veste coisas ilicitamente (ganhas), seu alimento ilicitamente obtido, como ento poder a sua orao ser aceita? (Musslim)

27

Explicao da tradio
Allah Puro e s aceita o que puro. Aquele que puro por si, puro por seus atributos e por seus atos, e s aceita o que puro em si e seus ganhos so puros. O impuro por si como o inebriante, ou cujos ganhos provm dos juros. Allah, Exaltado seja, no o aceita. Ele ordenou os crentes como ordenou os mensageiros: "Desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos." (2:172). Allah ordenou aos mensageiros e aos crentes uma s coisa: que desfrutem de tudo o que puro. Quanto s coisas impuras, so proibidas por causa da prescrio de Allah, Exaltado seja: "Prescreve-lhes todo o bem e vedalhes o imundo." (7:157). O Mensageiro de Allah (S) citou a pessoa que consome o ilcito, Allah no lhe atende as splicas, mesmo que haja motivo para ser atendido: viaja por longo tempo, fica fatigado e coberto de poeira, ergue as mos para o cu, e ora: meu Senhor, meu Senhor, porm, come coisas ilcitas, bebe coisas ilcitas, veste coisas ilicitamente (ganhas), seu alimento ilicitamente obtido, como ento poder a sua orao ser atendida?

Concluses tiradas da tradio (hadice): Que Allah, Exaltado seja, ordenou Seus servos, mensageiros e quem recebeu a mensagem que desfrutem das coisas puras e agradecerem a Allah, Glorificado e Exaltado seja. Que o ser humano deve praticar o que lhe pedido e se vede do que lhe exigido.

28

" : : " . :

DCIMA PRIMEIRA TRADIO


Al Hassan Ibn li Ibn Abi Tlib (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que aprendeu de memria umas palavras do Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz); foram estas: Abandona o que te deixa em dvida, pelo que no te deixa em dvida, pois, a veracidade o sossego, e a mentira o tormento dalma. (Tirmizi)

Explicao da tradio
Abu Mohammad Al Hassan Ibn Ali (R), neto do Mensageiro de Allah (S), baseado em seu pai e sua me, filha do Mensageiro de Allah relatou que o Profeta (S) disse: "Abandona o que te deixa em dvida, pelo que no te deixa em dvida", quer dizer que voc deve abandonar aquilo que duvidoso por coisas que no so duvidosas. Isso parece com o hdice anterior de que o Profeta (S) disse: "... h entre eles algumas coisas ambguas que as pessoas no conhecem. Aquele que evita as coisas duvidosas salvaguarda a sua f e sua honra". O que lhe perturba e tem dvidas dele, que seja nas questes terrenas ou da Outra Vida. O melhor se livrar dele para que no se perturbe e intranquilidade no que faz.

Concluses tiradas da tradio (hadice): O seu texto que indica que o ser humano deve abandonar o que duvidoso pelo que no duvidoso. Que o ser humano ordenado a evitar o que perturba a sua conscincia.

29

" : : . "

DCIMA SEGUNDA TRADIO


Abu Huraira (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: um sinal das excelncias do Islam, em algum, o fato de ele no se imiscuir com o que no lhe diz respeito. (Tirmizi)

Explicao da tradio
Esta tradio representa o fundamento da educao e da boa orientao que o ser humano deixe o que no lhe diz respeito, que no tem relao com ele. Isto indica a sua boa religiosidade e ser tambm um sossego para ele. Concluses tiradas da tradio (hadice): 1 - Que o Islam tem coisas excelentes e coisas no excelentes por causa das palavras: " um sinal das excelncias do Islam". 2 - Que a pessoa no perca o que lhe interessa das coisas terrenas e religiosas, mas se preocupa e age de acordo com ele para alcanar o seu objetivo.

30

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


SEXTA AULA

" . " : .

DCIMA TERCEIRA TRADIO


Anas (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: Nenhum de vs chegar a ser um verdadeiro crente, at que deseje para o seu irmo o que deseja para si mesmo. (Bukhri e Musslim)

Explicao da tradio
Nenhum de vs chegar a ser um verdadeiro crente, at que deseje para o seu irmo (ou seja, o irmo muulmano) o que deseja para si mesmo (de coisas terrenas e religiosas, porque este o objetivo da irmandade religiosa, que goste para o irmo o que gosta para si mesmo.

.... DCIMA QUARTA TRADIO - REMOVIDA

31

" : . "

DCIMA QUINTA TRADIO


Aquele que cr em Allah e no Dia do Juzo Final no deve causar nenhuma inconvenincia ao seu vizinho; aquele que cr em Allah e no Dia do Juzo Final deve respeitar o hspede; aquele que cr em Allah e no Dia do Juzo Final deve falar bem, ou se calar. (Bukhri e Musslim).

Explicao da tradio
Esta tradio faz parte das ticas obrigatrias islmicas: Primeiro: ser generoso com o vizinho, pois este tem direitos. Os telogos disseram: "Se o vizinho muulmano parente, possui trs direitos: o direito de vizinho, do Islam e de parentesco. Se for muulmano e no for parente, possui dois direitos: O de vizinho e o do Islam. Se no for muulmano nem parente, tem um direito: o de vizinho. Segundo: Quanto ao hspede, quem passa por seu pas, estando em viagem. Ele estranho, necessitado. Quanto ao que dito pela lngua uma das mais perigosas coisas. Portanto, deve-se tomar cuidado com que se fala. Que fale o bem ou se cale.

Concluses tiradas da tradio (hadice): A obrigao de se ser generoso com o vizinho. No deve prejudic-lo, tratlo bem. Quem no se restringe de fazer o mal ao vizinho no crente por causa das palavras do Profeta (S) Por Allah, nunca chegar a ser um verdadeiro crente, repetindo a frase por trs vezes. Foi-lhe perguntado: Mensageiro de Allah, quem esse? Disse: aquele cujo vizinho no se encontra a salvo das suas ms aes.

32

:" . : . " " : "

DCIMA SEXTA TRADIO


Abu Huraira (R) relatou que, em certa ocasio, um homem se aproximou do Profeta (S), e lhe disse: Aconselha-me! Disse: No te enfureas! Porm, aquele homem insistiu em sua petio, e o Profeta repetiu: No te enfureas! (Bukhri)

Explicao da tradio
O conselho o compromisso de seguir uma ordem importante. Aquele homem queria que o Profeta (S) lhe desse um conselho. Disse-lhe: "No te enfureas." O Profeta (S) deixou de aconselhar com o temor a Allah que foi aconselhada pelo Altssimo nossa comunidade e aconselhou os povos que receberam o Livro antes de ns, dizendo-lhe para no se enfurecer, porque conhecia a situao daquele homem de que se irritava facilmente. Da o conselho de no se irritar. A inteno aqui no proibir o enfurecimento que uma das naturezas humanas. Mas ter domnio sobre ele prprio na hora da irritao, porque a irritao uma brasa que Satans coloca no corao do filho de Ado. Por isso voc o v com os olhos vermelhos, com as veias inchadas, sem sentimentos por causa da clera. Por isso faz coisas desaconselhveis, arrependendo-se, depois, pelo que aconteceu. Por isso, o Profeta (S) lhe deu este conselho que serve a ele e a quem tiver a mesma situao. O que se conclui da tradio que dever do mestre ou o instrutor que leve em considerao a situao do questionador e do aluno, que fale com ele de acordo com a sua situao. Se o perguntador for outro, deve falar-lhe de outra forma.

33

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


STIMA AULA

: { .} .

DCIMA STIMA TRADIO


Chadad Ibn Aus (R) relatou que o Mensageiro de Allah (S) disse: Allah prescreveu a benevolncia quanto a todos os assuntos, inclusive quando tiverdes de aplicar a pena de morte. Do mesmo modo, se tiverdes de sacrificar algum animal, fazei-o com benevolncia, afiando bem o cutelo, desejando que o animal descanse, e que no sofra. (Musslim)

Explicao da tradio
A benevolncia, o oposto de maldade, uma boa ao que est prescrita sobre todas as coisas. No exclusiva para com o ser humano, mas em tudo. Se vocs tiverem de sacrificar algum animal, como gado ou caa, fazem-no bem feito, com benevolncia, afiando bem a faca, para que o animal descanse e no sofra. Ao dizer: "Se tiverem de aplicar a pena de morte", quer dizer em ser humano ou no que permitido matar de animais ou feras.

34

Ao dizer: "fazei-o com benevolncia", que utilize o melhor meio para atingir o objetivo sem judiar. Ao dizer: "Sacrifiquem com benevolncia" visa o animal que permitido sacrificar, como gado e caa. Que a pessoa utilize o melhor mtodo para atingir o seu objetivo legal. Por isso, disse: "Que amole bem a sua faca, e tranquilize o animal a ser sacrificado. Entre os benefcios desta tradio est o fato de que Allah, Glorificado e Exaltado seja, estabeleceu a benevolncia em tudo, mesmo na hora de matar, utilizando-se o melhor meio para tirar a vida.

" : : . : "

DCIMA OITAVA TRADIO


Abu Zar, Jundub Ibn Junda e Abu Abdel Rahman, Moaz Ibn Jabal (R) relatou que o Mensageiro de Allah (S) disse: Teme a Allah onde estiver. Segue o mal ato com um bom ato que o apagar. O Criador das pessoas as criou com bom carter. (Tirmizi)

Explicao da tradio
Ao dizer: "Teme a Allah", representa uma ordem para se precaver do castigo de Allah com a obedincia s Suas ordens e para evitar as Suas proibies. Este o temor e o melhor limite que se disse a seu respeito. Ao dizer: "Teme a Allah onde estiver", ou seja, em qualquer lugar que estiver. No para temer a Allah apenas no local em que visto pelas pessoas, nem num local onde ningum o v, pois Allah, o Altssimo, o v onde estiver. Por isso, deve tem-Lo onde estiver.

35

Ao dizer: "Segue o mal ato com um bom ato", quer dizer que a boa ao segue a m. Se cometer um mau ato, faa-o ser seguido por um bom ato, arrependendo-se do mau ato, pois o arrependimento constitui em bom ato. Ao dizer: "que o apagar", que dizer que o bom ato em seguida ao mau ato, apagar este. Isto comprovado pelas palavras de Allah: "... porque as boas aes anulam as ms." (11:114).

Concluses tiradas da tradio (hadice): A preocupao do Profeta (S) para com a sua comunidade, orientando-a para o bem e a reforma. Indica, tambm, a obrigao de se temer a Allah, em qualquer lugar que estiver, em segredo ou manifestamente.

" : : . : " " : ".

DCIMA NONA TRADIO


Ibn Abbs (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: Estava eu, um dia, atrs do Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz), quando ele me disse: jovem, ensinar-te-ei algumas palavras: Resguarda a Allah e Ele te resguardar. Recorda a Allah, e O encontrars sempre tua frente. Se implorares por algo, implora Allah. E se pedires ajuda, pede Allah. E tem certeza de que ainda que se rena todo o povo para beneficiar-te em algo, no conseguiro faz-lo, a no ser naquilo que Allah houver disposto para ti. E se se reunirem para prejudicar-te em algo, no o

36

conseguiro, a no ser naquilo que Allah houver determinado para ti. Assim, as penas (das canetas) ficam retiradas, e as folhas (dos livros do destino) secas. (Tirmizi)

Explicao da tradio
Ao dizer: "Estava atrs do Profeta", deduz-se que estava montado com ele. Pode ser tambm que estava andando atrs dele. O importante so os conselhos que lhe deu. Disse: "Vou ensinar-te algumas palavras". Disse isso para que preste ateno no que iria dizer. A primeira frase: "Resguarda a Allah e Ele te resguardar." (isto significa resguardar os limites e a lei, acatando Suas ordens e evitando Suas proibies, Ele ir resguardar a sua religio, sua famlia, seus bens e a si mesmo, porque Allah, Glorificado seja, recompensa os benfeitores.) Sabe-se disso que quem no resguarda a Allah no merece ser resguardado por Ele. Com isso se estimula a resguarda de Allah. A segunda frase: "Resguarda a Allah, e O encontrars sempre tua frente." Ele indica todo o bem e o aproxima d'Ele. Terceira frase: "Se implorares por algo, implora Allah". Quando pedir, faa-o Allah e no qualquer criatura. Se voc pedir algo criatura, fica sabendo que ela uma das causas e que o Causador Allah, Exaltado seja. Quarta frase: "E se pedires ajuda, pede Allah." Se voc precisar de ajuda, pea Allah, porque Ele Que possui o poder sobre os cus e a terra e ir ajud-lo se quiser. Se voc for sincero no pedido de ajuda, e confiar n'Ele, Ele o ajudar. Fica sabendo que, se pedir ajuda s pessoas, elas sero as intermedirias e foi Allah que proporcionou a ajuda. Quinta frase: "E tem certeza de que ainda que se rena todo o povo para beneficiar-te em algo, no conseguiro faz-lo, a no ser naquilo que Allah houver disposto para ti." Certamente, o benefcio das pessoas provm de Allah, na realidade, porque Ele Quem lhe destinou o benefcio.

37

Isto nos estimula a confiarmos em Allah e que todo o povo no nos beneficiar a no ser com a anuncia de Allah. Sexta Frase: "E se se reunirem para prejudicar-te em algo, no o conseguiro, a no ser naquilo que Allah houver determinado para ti." Com base nisso, se lhe acontecer um malefcio, fica sabendo que Allah o determinou. Portanto, aceite a Sua predestinao. No inconveniente querer se livrar do malefcio, porque Allah, Exaltado seja, diz: "E o delito ser expiado com o talio." (42:40). Stima frase: "Assim, as penas (das canetas) ficam retiradas, e as folhas (dos livros do destino) secas." Querendo dizer que no h mudana nas palavras de Allah. Hdice compilado pelo Tirmizi e cotado como excelente, autntico. Outra narrativa diz: "Resguarde Allah que O encontrar sua frente. Conhea Allah na prosperidade, que ir conhec-lo na dificuldade." Quer dizer: respeite o direito de Allah em poca de prosperidade, quando est com sade e quando est rico, Allah ir proteg-lo em tempo de dificuldade. Se voc perder a sade e a riqueza, e precisar de Allah, Ele ir reconhec-lo pelo o que fez antes de bons atos. "Fique sabendo que o que Allah lhe predestinou ir acontecer porque o decreto de Allah." O que Allah lhe decretou e em seguida suspendeu no ir lhe acontecer. Tudo est nas Mos de Allah. Isso mostra que o ser humano deve sempre confiar completamente em seu Senhor. Em seguida, disse: "Fica sabendo que a vitria vir com a pacincia." Esta frase estimula a pacincia, porque se a vitria est com a pacincia, o ser humano tem pacincia para alcanar a vitria. Ao dizer: "A facilidade est com a adversidade." Allah, Exaltado seja, diz: "Em verdade, com a adversidade est a facilidade! Certamente, com a adversidade est a facilidade!" (94:5-6).

38

Concluses tiradas da tradio (hadice): A boa-nova de que o ser humano se for acometido pela adversidade, deve esperar a facilidade. Allah, Exaltado seja, citou isto no Alcoro: "Em verdade, com a adversidade est a facilidade! Certamente, com a adversidade est a facilidade!" (94:5-6).

39

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


OITAVA AULA : " ": . VIGSIMA TRADIO
Ucba Ibn Amru (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: O que as pessoas alcanaram das primeiras palavras da profecia foram: 'Se no tiver vergonha, faz o que quiser.' (Bukhri)

Explicao da tradio
O Mensageiro de Allah (S) disse: "O que as pessoas alcanaram das primeiras palavras da profecia foram: 'Se no tiver vergonha, faz o que quiser.'" Isto quer dizer que provm das primeiras profecias dos povos anteriores, e foi adotada pela Chari'a (Lei Islmica). Se voc no tiver vergonha, faz o que quiser. Quer dizer que se fizer algo do qual no vai se envergonhar, pode faz-lo. Este um dos significados. O outro : Se a pessoa no tiver vergonha, faz o que quer e no se importa. Ambos os significados esto corretos.

40

Concluses tiradas da tradio (hadice): A vergonha um das coisas tratadas pelas leis anteriores. Que o ser humano deve ser sincero. Se ele no ir sentir vergonha do que faz, que o faa. Esta liberdade est vinculada ao fato de que o seu ato no cause corrupo. Se isto acontecer, deve se negar a praticar o ato.

: " " : . . VIGSIMA PRIMEIRA TRADIO


Sufian Ibn Abdullah (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que em certa ocasio perguntou: Mensageiro de Allah, fala-me algo definitivo acerca do Islam, para que eu no tenha que perguntar a ningum mais. Ele disse: Dize: creio em Allah; e ento, age com firmeza! (Musslim)

Explicao da tradio
Pedi: " Mensageiro de Allah, fala-me algo definitivo acerca do Islam, para que eu no tenha que perguntar a ningum mais. Ele disse: Dize: creio em Allah; e ento, age com firmeza!'" Quer dizer, palavras abrangentes, claras, evidentes, no preciso perguntar a ningum mais. O Profeta (S) lhe disse: "Diz: creio em Allah; e ento, age com firmeza!" (ou seja, cr em Allah com o corao e age conforme isso.) O Profeta (S) lhe deu duas frases que abrangem toda a religio. A crena em Allah abrange a crena em tudo que Allah informou a respeito d'Ele, a respeito do ltimo Dia, a respeito de Seus mensageiros e o que enviou por eles. Abrange, tambm, a constncia. Por isso, disse: "Ento, age com firmeza." Isto est edificado sobre a crena e ento disse: "Ento" que indica a organizao e da retido, o dever de seguir a senda reta, a senda dos que foram agraciados

41

por Allah dos profetas, sinceros, mrtires e benfeitores. Se o ser humano construir a sua vida com base nas duas frases ser feliz neste mundo e no Outro.

Os benefcios deste hadice: Que a crena em Allah no suficiente se no houver constncia e retido.

: . "" :

VIGSIMA SEGUNDA TRADIO


Abdullah Ibn Jber Ibn Abdullah al Ansri (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que um homem perguntou ao Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz): Se eu praticasse as oraes prescritas, jejuar durante o ms de Ramadan, considerar lcito o que lcito, ilcito o que ilcito, sem acrescentar nada a isso, irei para o Paraso? Respondeu-lhe: Sim! (Musslim)

Explicao da tradio
"Se eu praticar as oraes prescritas, que so as cinco dirias, a orao de sexta-feira, jejuar durante o ms de Ramadan, o ms entre Cha'ban e Chauwal, praticar o lcito e evitar o ilcito, sem nada acrescentar a isso, irei ingressar no Paraso?" Respondeu-lhe: "Sim." A tradio no cita o zakat nem o hajj. Pode-se dizer que isto est includo no dizer: "evitar o ilcito", porque deixar de pagar o zakat e praticar o hajj ilcito.

42

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


NONA AULA

: ": . " VIGSIMA TERCEIRA TRADIO


Abu Mlik al Achari (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: A purificao a metade da f, e a frase: Louvado seja Allah Enche a balana; e a splica: Glorificado e louvado seja Allah faz encher sobejamente o espao entre os cus e a terra. A orao luz, a caridade prova, a pacincia iluminao, o Alcoro argumento a seu favor ou contra voc. Cada pessoa sai vendendo-se, ou a liberta ou a perde. (Musslim)

Explicao da tradio
O dizer: A purificao" quer dizer a abluo. Quanto f, quer dizer "a orao". Quanto a ser a metade da f, significa que a f abandonar e enfeitar. abandonar o politesmo e este impureza, como Allah diz: "Em verdade os idlatras so impuros. Que depois deste seu ano no se aproximem da Sagrada Mesquita!" (8:28). Quanto frase: "Louvado seja Allah" enche a balana, ou seja, a sua recompensa.

43

O dizer: "A orao luz", ou seja, veda a prtica das desobedincias, probe o ilcito e orienta para a retido. Ao dizer a caridade prova Ou seja, um argumento para o doador de pagar o direito do dinheiro. Diz-se tambm, argumento na crena do doador, porque o hipcrita, na maioria das vezes, no doa." Quanto ao "a pacincia iluminao" quer dizer a pacincia na obedincia a Allah e se afastar das desobedincias. Significa que o paciente continua iluminado e constante na retido. O dizer: "Cada pessoa sai vendendo-se", quer dizer que cada um se empenha, alguns se vendem a Allah obedecendo-O e se libertam do castigo. Outros se vendem para Satans e se perde.

44

": . " . * " " : . : . * *" " : : .

VIGSIMA QUARTA TRADIO


Abu Zar Jundob (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz), transmitiu palavras de Allah, Altssimo, que diziam: servos Meus, eis que proibi a injustia a Mim Mesmo, e a declarei proibida para vs e entre vs; portanto, no cometais injustia uns com os outros! servos Meus, todos vs encontrais desencaminhados, exceto aquele a quem Eu guio. Assim, implorai por Minha diretriz, e Eu vos guiarei. servos Meus, todos vs estais famintos, exceto a quem Eu alimento. Assim, implorai para que Eu vos alimente, e vos alimentarei. servos Meus, todos vos encontrareis despidos, exceto a quem Eu visto. Assim, implorai para que vos vista, e vos vestirei. servos Meus, cometeis faltas, noites e dias seguidos, e Eu vos perdo todos os pecados. Assim, implorai o perdo, e vos perdoarei. servos Meus, jamais lograreis prejudicar-Me, por assim dizer, nem tampouco beneficiar-Me, por assim dizer. servos Meus, se o primeiro e o ltimo de vs, gnios e humanos, tivessem o

45

corao mais devoto, isso em nada aumentaria o Meu Reino. servos Meus, ainda que o primeiro e o ltimo de vs, humanos e gnios, se reunissem num mesmo lugar, e Me pedissem, e Eu concedesse a cada um o seu anseio, isso no diminuiria o que tenho mais do que uma agulha diminuiria a gua do mar se nele fosse introduzida. servos Meus, so as vossas obras que computo, e logo vos compensarei por elas! Aquele que achar boa a recompensa, que louve a Allah. Porm, aquele que achar o contrrio, que no culpe a ningum, mas a si mesmo. (Musslim)

Explicao da tradio
Este hadice e seus similares so denominados de hdice cudsi por ser narrativa do Profeta (S) s palavras de Allah, Exaltado seja. Disse: " servos Meus, eis que proibi a injustia a Mim Mesmo, e a declarei proibida para vs e entre vs" (Allah mostra neste hdice que proibiu a injustia a Si Mesmo, no injusto com ningum, nem aumentando o pecado ou reduzindo o bom ato, como disse: "E quem tiver praticado o bem e for, ademais, crente, no ter que temer injustia, nem frustrao." (20:112).

Concluses tiradas da tradio (hadice): Que a injustia entre ns proibida. O Mensageiro de Allah esclareceu que quanto ao sangue, os bens, as honras. Ele disse, em Arafa: "Vosso sangue, vossos bens e vossas honras so sagrados como sagrado este vosso dia, este vosso ms e esta vossa cidade."

46

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


DCIMA AULA

: " : . " " : . "

VIGSIMA QUINTA TRADIO


Abu Zar (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que alguns homens se dirigiram ao Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) e lhe disseram: Mensageiro de Allah, os ricos levam todas as recompensas; eles rezam tal como rezamos; jejuam como jejuamos, e, quanto caridade, eles do o que lhes sobra de seus bens. Disse o Profeta: Acaso no vos deixou Allah nada que possais oferecer como caridade? Pois sabei que o pronunciardes Glorificado seja Allah! uma caridade; e a proclamao de Allah o Maior! uma caridade; e a pronncia de Louvado seja Allah! tambm uma caridade; e a proclamao de No h outra divindade alm de Allah! uma caridade. A recomendao do bem uma caridade, e o opr-se ao que mal uma caridade; inclusive, a relao sexual do indivduo uma caridade tambm. Disseram-lhe: Mensageiro de Allah, o fato de que um satisfaa o seu desejo, isso tambm merecedor de recompensa? Respondeu o Profeta:

47

Porventura, se o tivesse satisfeito de modo ilcito, no teria cometido uma falta? Desse mesmo modo, ser recompensado quando o satisfizer de modo lcito. (Musslim)

Explicao da tradio
Quando os pobres se queixaram ao Profeta (S) que os ricos levam todas as recompensas; eles rezam tal como rezamos; jejuam como jejuamos, e, quanto caridade, eles do o que lhes sobra de seus bens, querendo dizer que os pobres no so em caridade, o Profeta (S) lhes mostrou a caridade que eles podem doar. Disse-lhes: "Acaso no vos deixou Allah nada que possais oferecer como caridade? Pois sabei que o pronunciardes Glorificado seja Allah! uma caridade; e a proclamao de Allah o Maior! uma caridade; e a pronncia de Louvado seja Allah! tambm uma caridade; e a proclamao de No h outra divindade alm de Allah! uma caridade. A recomendao do bem uma caridade, e o opr-se ao que mal uma caridade; inclusive, a relao sexual do indivduo (com a esposa) uma caridade tambm. Disseram-lhe: Mensageiro de Allah, o fato de que um satisfaa o seu desejo, isso tambm merecedor de recompensa? Respondeu o Profeta: Porventura, se o tivesse satisfeito de modo ilcito, no teria cometido uma falta? Desse mesmo modo, ser recompensado quando o satisfizer de modo lcito.

Concluses tiradas da tradio (hadice): A forma correta de o Profeta ensinar as pessoas de forma interrogativa para tranquilizar o corao do ouvinte. a sua forma de ensinar quando perguntou a respeito da venda da tmara mida: "Diminui o seu peso ao secar?" Disseram que sim. Ento ele proibiu aquilo.

48

": : . "

VIGSIMA SEXTA TRADIO


Abu Huraira (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: Em todos os dias da vida, as falanges (articulaes) do ser humano devem proceder a uma caridade. A cada dia em que o sol nasa, o estabelecer a justia entre duas pessoas uma caridade. Ajudarmos algum a subir em sua montaria ou colocarmos a carga nela tambm uma caridade, cada passo que dermos para irmos para a orao uma caridade; mais ainda, o retirar-se o empecilho do caminho tambm uma caridade. (Bukhri e Musslim)

Explicao da tradio Abu Huraira (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Allah
o abenoe e lhe d paz) disse: Em todos os dias da vida, as falanges (articulaes) do ser humano devem proceder a uma caridade, em agradecimento s ddivas de Allah em sade, bem-estar. Em cada dia em que o sol nasce, o estabelecer a justia entre duas pessoas uma caridade.

As utilidades desta tradio:


Que cada pessoa deve fazer caridade em cada dia que o sol nasce em nmero de suas articulaes. Diz-se que as articulaes so 360. E Allah sabe mais.

49

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


DCIMA PRIMEIRA AULA

": ." ": : " : . : " .

VIGSIMA STIMA TRADIO


Al Nawas Ibn Saman (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: Perguntei ao Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) acerca da bondade e da malcia. Disse ele: A bondade o excelente carter, e a malcia o que se passa no teu interior, e que detestas que seja descoberto pelos demais. (Musslim) Wbisa Ibn Mabad (R) relatou: Uma vez fui ter com o Profeta (S), e ele me perguntou: Vieste perguntar sobre a virtude? Respondi: Sim! Ele disse: Pergunta ao teu corao a respeito dela. A virtude a coisa que satisfaz a tua alma e sossega o teu corao; e o pecado a coisa que perturba a tua alma e desassossega o teu corao. Deves seguir isso, mesmo que as pessoas te forneam pareceres constantemente a respeito desse pecado. (Ahmad e Drimi)

50

Explicao da tradio
O hadice de Wbisa Ibn Mabad (R) relata: Uma vez fui ter com o Profeta (S), e ele me perguntou: Vieste perguntar sobre a virtude? Respondi: Sim! Ele disse: Pergunta ao teu corao a respeito dela", ou seja, no pergunte a ningum mas pergunte ao seu corao para lhe orientar. "A virtude a coisa que satisfaz a tua alma e sossega o teu corao." Quando voc percebe que est tranquilo e seu corao sossegado com algo, isto virtuoso e voc deve faz-lo. Quanto ao pecado a coisa que perturba a tua alma e desassossega o teu corao. Mesmo que as pessoas te forneam reiteradamente pareceres favorveis de que tal e tal coisa lcita, mas a coisa continua perturbando a sua alma e desassossega o seu corao, deve evit-la.

Concluses tiradas da tradio (hadice) e da anterior: 1 - A virtude do bom carter uma vez que o Profeta (S) disse que a boa conduta a virtude. 2 Que o ser humano deve olhar para a sua conscincia e no ir atrs dos pareceres das pessoas que nada conhecem. Portanto, a pessoa deve seguir a sua intuio.

51

: : " : . : " .

VIGSIMA OITAVA TRADIO


Al Irbadh Ibn Sria (Que Allah esteja satisfeito com ele) narrou: Certa ocasio, o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) nos exortou com umas palavras que sobrecarregavam os nossos coraes, e fizeram com que derramssemos lgrimas. Dissemos-lhe que parecia ser a sua ltima admoestao. Ele ento nos dirigiu algo mais como admoestao. Disse: Admoesto-vos a temerdes Allah (por causa das vossas obrigaes para com Ele) e ouvirdes e obedecerdes mesmo um escravo que poderia ser designado como autoridade sobre vs. Aqueles que sobreviverem depois de mim vero muitas diferenas. Deveis seguir a minha sunna (prticas) e as prticas de meus bem orientados sucessores. Apegai-vos a esses preceitos e tradies e afastai-vos das inovaes na religio, porque cada inovao um extravio. (Abu Daoud)

Explicao da tradio
Ao dizer: nos exortou", significa que nos lembrou com estmulos e ameaas. O Profeta (S) costumava exortar seus companheiros sem muita ameaa. Ao dizer: "com umas palavras que sobrecarregavam os nossos coraes", ou seja, ficaram com medo, "e fizeram com que derramssemos lgrimas. Dissemos-lhe que parecia ser a sua ltima admoestao.", porque a admoestao do viajante muito forte. Dissenos: Admoesto-vos a temerdes a Allah". Aquilo era costume dos

52

companheiros

que

aproveitavam

oportunidade

para

que

fossem

aconselhados pelo Profeta (S) para o que bom. Ele os aconselhou a temerem a Allah, e isto significa tomar precaues contra Seu castigo, acatando Suas ordens e evitando Suas proibies devido s obrigaes para com Ele e ouvirem e obedecerem mesmo um escravo que poderia ser designado como autoridade sobre eles. Este o significado geral do versculo: " crentes, obedecei a Allah, ao Mensageiro e s autoridades, dentre vs!" (4:59). Ao dizer: "Aqueles que sobreviverem depois de mim vero muitas diferenas." Isto aconteceu na poca dos companheiros. Ento, o Profeta (S) ordenou que se seguissem a sunna (prticas) dele e as prticas dos orientados sucessores. Os sucessores do Profeta (S) que governaram a comunidade seguindo os seus preceitos e tradies, foram Abu Bakr, mar, Othman e li (que Allah esteja satisfeito com eles). Aconselhou-os a se apegarem firmemente a eles. Em seguida, o Profeta (S) advertiu contra as inovaes na religio, sem provas nem indicaes legais. Disse: "porque cada inovao um extravio. (Abu Daoud e Tirmizi)

53

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


DCIMA SEGUNDA AULA

: " : . ": " " : {} { }: " " : . : " " : " : ": : " " " ! :" . : "

VIGSIMA NONA TRADIO


Moaz (Que Allah esteja satisfeito com ele) contou que perguntou ao Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) que lhe dissesse qual a ao que o ajudaria a entrar no Paraso e o manteria afastado do Inferno. O Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) respondeu: Ests inquirindo sobre uma questo de grande importncia, porm, isso fcil para quem Allah lhe facilita. Adora a Allah, e no lhe associes nada nem ningum; pratica a orao (salat), paga o zacat (tributo social), observa o jejum de Ramadan, e faze a peregrinao Casa de Allah. Depois o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) acrescentou: Acaso no desejas que te indique as portas da excelncia e da virtude? O jejum um escudo (contra as tentaes), a caridade (em nome de Allah) apaga os

54

pecados como a gua apaga o fogo. Similarmente, a orao noturna (tambm apaga os pecados). E, em seguida, recitou: Cujos corpos no relutam em se afastar dos leitos para invocarem ao seu Senhor com temor e esperana, e fazem caridade daquilo com que lhes agraciamos. Nenhuma alma sabe que deleite para os olhos lhes estaro reservados em recompensa de quanto fizeram. (32:16-17). Ento o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) acrescentou: Acaso no desejas que te fale acerca da cabea da religio, do seu pilar, e do seu pice? Disse Moaz: Claro que sim, Mensageiro de Allah! O Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: A cabea da f o Islam; seu pilar a orao (salat); e o seu pice o Jihad (a luta e o esforo pela causa de Allah). Ato contnuo, voltou a perguntar: Acaso no desejas que te diga quem o controlador de tudo isto? Respondeu: Certamente que sim, Mensageiro de Allah!Nesse momento, estirou a lngua, e disse: Mantm-na sob controle!Perguntou Moaz: Mensageiro de Allah, seremos chamados a prestar contas pelo que dizemos?O Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) respondeu: Preste ateno! As pessoas sero arrastadas ao Inferno, to-somente em virtude do resultado das suas lnguas (isto , do que falam). (Tirmizi)

Explicao da tradio
Nesta tradio o Profeta (S) citou a expresso "Sacalatuka Ummuk (ou seja, perdeu-o). No se visou com esta expresso o seu significado literal, mas o chamar a ateno para se compreender o que seria dito. Quando o Profeta (S) disse: "As pessoas sero arrastadas ao Inferno, to-somente em virtude do resultado das suas lnguas." (isto , o que falam ser o motivo de serem arrojados no Inferno) que Allah nos livre disso.

55

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


DCIMA TERCEIRA AULA

": " . TRIGSIMA TRADIO


Abu Salaba al Khuchani Jursum bin Nachir (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: Allah, o Exaltado, prescreveu certas obrigaes que no devereis ignorar; do mesmo modo, fixou certos limites que no devereis transgredir, proibiu certas coisas que no devereis fazer; contudo calou-Se quanto a certas questes, simplesmente por misericrdia para convosco, e no por esquecimento. Assim sendo, no devereis ser inquisitivos quanto a essas coisas! (Essa uma boa tradio, a qual o Darqutni e outros relataram.)

Explicao da tradio
Ao dizer: "Allah prescreveu certas obrigaes que no devereis ignorar", ou seja, estabeleceu obrigaes conhecidas como as cinco oraes, o zakat, o jejum, a peregrinao, o respeito aos pais, o estreitamento dos laos do parentesco, etc.

56

Ao dizer: Fixou certos limites que no devereis transgredir, proibiu certas coisas que no devereis fazer (ou seja, proibiu coisas como o politesmo, o desrespeito aos pais, o matar pessoas, a no ser por merecimento, as bebidas inebriantes, o roubo e muitas outras coisas). Contudo calou-Se quanto a certas questes (ou seja, no preceituou, no tornou obrigatrias nem proibiu) simplesmente por misericrdia para convosco, e no por esquecimento (pois Allah no esquece, como Moiss, a paz esteja com ele, disse: "Meu Senhor jamais Se equivoca, nem Se esquece de coisa alguma." (20:52). Assim sendo, no devereis ser inquisitivos quanto a essas coisas!

: : " : " .

TRIGSIMA PRIMEIRA TRADIO


Sahl Ibn Saad al Sidi (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: Um homem foi ter com o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz), e disse: Mensageiro de Allah, indica-me uma ao que, se eu praticar, Allah e as pessoas me amaro. Disse-lhe: No d maior importncia a este mundo, que Allah te amar. No cobices o que as pessoas tm, que elas te amaro. (Ibn Mja)

Explicao da tradio
Sahl Ibn Saad al Sidi (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: Um homem foi ter com o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz)" (sem citar o nome do homem, porque no havia necessidade de conhec-lo, pois o

57

objetivo conhecer o preceito e a questo), e disse: Mensageiro de Allah, indica-me uma ao que, se eu praticar, Allah e as pessoas me amaro. (Este pedido, certamente um pedido muito importante em que a pessoa pede o que atrai o amor de Allah e o amor das pessoas). Disse-lhe: No d maior importncia a este mundo (seja asctico), (ou seja, deixe o que h no mundo que no lhe ser de algum proveito na Outra Vida. Isto estimula o amor Outra Vida, porque esta vida e a Outra so antagnicas, se desprezar uma est desejando a outra. Isto abrange que o ser humano deve se preocupar em agir para obter a Outra Vida, deixando o que no lhe ser proveitoso na Outra Vida, perdendo tempo e no aproveitando. Quanto ao que atrai o amor das pessoas, o Profeta (S) disse: No cobices o que as pessoas tm, que elas te amaro. No deve pedir nem cobiar as coisas dos outros afastando-se completamente delas. Assim, as pessoas iro am-lo. Se ele pedir s pessoas o que elas possuem, iro ach-lo inconveniente e iro odi-lo.

" " : . TRIGSIMA SEGUNDA TRADIO


Abu Said, Saad Ibn Mlik Ibn Sinan al Khudri (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: Ningum pode se prejudicar nem prejudicar aos outros. (Ibn Mja)

Explicao da tradio
O exemplo disso o de um vizinho que possui uma rvore e ele a irriga, deixando a gua infiltrar na casa do vizinho, sem inteno. Pode ser que no

58

saiba daquilo. O seu dever parar este prejuzo quando souber de sua ocorrncia, mesmo que o dono da rvore no tenha a inteno de prejudicar. Dizemos a ele: "Mesmo que no tenha a inteno de prejudicar, isto rejeitado. Os telogos, baseados nesta tradio, fizeram analogias de muitas coisas que dizem respeito ao vizinho.

59

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


DCIMA QUARTA AULA

" : " . TRIGSIMA TERCEIRA TRADIO


Ibn Abbs (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah disse: Se fosse dado s pessoas o que elas alegam, reclamariam as propriedades e o sangue dos outros. Porm, a prova deve ser apresentada pelo acusador e o juramento de quem nega. (Baihaqui)

Explicao da tradio
Concluses tiradas da tradio (hadice): 1 - Que a lei islmica se preocupa em proteger as propriedades e as vidas das pessoas ao dizer: "Se fosse dado s pessoas o que elas alegam, reclamariam as propriedades e o sangue dos outros. 2 Que o alegado, se apresentar provas, ser beneficiado com a sentena a seu favor, por causa das palavras do Profeta (S): "Porm, a prova deve ser apresentada pelo acusador." (a prova tudo que mostra a verdade e no

60

se restringe s testemunhas. Tudo que demonstra a verdade constitui em prova.) 3 - E o juramento de quem nega a acusao. 4 Se quem nega deixar de prestar juramento, ser condenado.

:" : . "

TRIGSIMA QUARTA TRADIO


Abu Sad al Khudri (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que ouvira o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) dizer: Quem dentre vs presenciar uma ao condenvel, que se oponha a ela com suas mos; se no puder, que o faa com suas palavras; se tambm no puder, que o faa com o corao, sendo que isto o mnimo que se espera da sua f. (Musslim)

Explicao da tradio
Concluses tiradas da tradio (hadice): A obrigao de se mudar o condenvel nos graus apresentados, primeiro com a mo, e isto s pode ser feito pela autoridade. Se no houver autoridade, que seja com palavras, e isto o papel dos orientadores que mostram as coisas condenveis para as pessoas.

61

" : : " : " . " .* " " .* " " * " " .

TRIGSIMA QUINTA TRADIO


Abu Huraira (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: No tenhais inveja, nem manipuleis os preos das coisas. No vos odieis, nem vos deis as costas. No vos rivalizeis, prejudicando, uns, as vendas dos outros. servos de Allah, sede como irmos! O muulmano irmo do muulmano, no injusto para com ele, no o abandona sua sorte, no o engana, nem o menospreza. A piedade se encontra aqui mesmo (demonstrou, indicando o peito trs vezes); demasiada maldade demonstraria uma pessoa que menosprezasse o seu irmo muulmano! Tudo o que possui um muulmano inviolvel: seu sangue, seus bens, sua honra. (Musslim).

Explicao da tradio
As suas palavras: No tenhais inveja" indicam a proibio da inveja que denota o desagrado quanto s ddivas que Allah concede ao irmo, quer seja religiosas ou terrenas, quer desejando que cessem ou no. Quando a voc desagrada o que Allah concedeu ao seu irmo, isto inveja.

62

"nem manipuleis os preos das coisas." Os telogos explicaram que a manipulao dos preos algum puxar os preos no leilo, no desejando comprar, mas beneficiar o vendedor ou prejudicar o comprador. "No vos odieis", ou seja, no devem odiar uns aos outros. "Nem vos deis as costas", ou seja, no devem divergir nas direes. "No vos rivalizeis, prejudicando, uns, as vendas dos outros. servos de Allah, sede como irmos!Sejam irmos na amizade, na lealdade. Ento, o Profeta (S) confirmou essa fraternidade, dizendo: "O muulmano irmo do muulmano." O que os irmana o Islam, a maior relao entre os muulmanos. "No injusto para com ele" (no o agride). "No o abandona sua sorte, no o engana, nem o menospreza." A piedade se encontra aqui mesmo, quer dizer que o temor a Allah se encontra no corao. Se o corao possui temor, todo o resto do corpo o segue (demonstrou, indicando o peito trs vezes). Ento, disse: "demasiada maldade demonstraria uma pessoa que menosprezasse o seu irmo muulmano! Tudo o que possui um muulmano inviolvel: seu sangue, seus bens, sua honra. Quanto aos bens, no podem ser infringidos com roubos e usurpaes, ou por qualquer outro meio. Quanto sua honra no pode ser caluniado, difamando a sua honra.

Concluses tiradas da tradio (hadice): 1 - A proibio da inveja. A inveja causa muitos malefcios: o desgostar quanto ao decreto de Allah. A inimizade ao irmo. A existncia de rancor no corao do invejoso toda vez que as ddivas o rancor aumenta e desagradece a sua sobrevivncia. 2 a proibio de manipulao dos preos pelo prejuzo que pode causar aos outros. Por ser a causa de inimizade. No permitido que o muulmano odeie ao seu irmo ou cause algo que gere dio.

63

3 A proibio de darem as costas uns aos outros, deixando de se consultarem, porque isso contra a fraternidade religiosa. 4 A proibio de se rivalizarem, aumentando o preo das coisas para prejudicarem uns aos outros, ou pedir a mo de alguma moa, mesmo estando ela comprometida com outro, etc. 5 A obrigao do desenvolvimento da fraternidade religiosa devido s suas palavras: servos de Allah, sede como irmos! O muulmano irmo do muulmano, no injusto para com ele, no o abandona sua sorte, no o engana, nem o menospreza, porque isto o contrrio irmandade religiosa.

64

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


DCIMA QUINTA AULA

": ."

TRIGSIMA SEXTA TRADIO


Abu Huraira (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: quele que aliviar, de um crente, uma angstia, das angstias desta vida, Allah aliviar algumas das angstias no Dia do Juzo; e quele que resolver a dificuldade de um necessitado, Allah resolver as dificuldades, tanto nesta, como na Outra Vida; e pessoa que for discreta para com as faltas de um muulmano Allah ser discreto com as faltas dela, nesta e na Outra, e Allah estar ajudando o servo enquanto este estiver ajudando o seu irmo; e quele que empreender um caminho na busca do conhecimento, Allah facilitar, por isso, um caminho para o Paraso. Sempre que se reunir um grupo de indivduos para recitar e estudar o Livro de Allah, fazendoo em uma das Casas do Senhor, o sossego descer sobre eles, e a misericrdia de Allah (louvado seja) os cobrir; os anjos os rodearo, e sero mencionados por Allah, ante aqueles que se encontram na Sua

65

presena. Aquele cujas obras tenham sido rebaixadas no ser dignificado, por sua linhagem. (Musslim)

Explicao da tradio
Quem atrasar o seu trabalho, no adiantar a sua ascendncia. Ou seja, quem se atrasar por causa de seus maus atos, a sua ascendncia de nada lhe valer; no o elevar nem no o adiantar. A ascendncia pertencer a uma tribo ou coisa similar.

Concluses tiradas da tradio (hadice): O incentivo quanto facilitar as coisas para quem est em dificuldade, ao dizer: "quele que aliviar, de um crente, uma angstia, das angstias desta vida, Allah aliviar algumas das angstias no Dia do Juzo". O alvio ser de acordo com a dificuldade. O devedor, por exemplo, que no tem possibilidade de pagar a sua dvida dar-lhe prazo, ou perdoando-o que melhor do que dar-lhe prazo. O ajudar quem for acometido por uma desgraa. O que importa aliviar conforme a dificuldade.

": . "

TRIGSIMA STIMA TRADIO


Abdullah Ibn Abbs Ibn Abdel Muttalib (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) transmitiu de seu Senhor (louvado e exaltado seja), dizendo: Allah tem

66

descrito tanto as boas como as ms obras, e as tem detalhado. Para quem teve a inteno de realizar uma boa obra, e no chegou a cumprila, Allah a anotar como se a tivesse realizado integralmente. E se teve inteno de realiz-la e a realizou, Allah lhe anotar o mrito de dez boas obras, que podero ser multiplicadas em at setecentas vezes, ou muito mais. E se a pessoa teve a inteno de realizar uma m obra, sem chegar a faz-lo, Allah a anotar como se tivesse realizado uma boa obra, integralmente; porm se o fizer, Allah anotar como se cometesse apenas uma m obra. (Bukhri e Musslim)

Explicao da Tradio
Observe, caro aluno, que Allah nos concede o sucesso, a enorme bondade de Allah, Exaltado seja, e analise as palavras: "a anotar", indicando a considerao por ela. As palavras: "integralmente uma boa obra" para confirmar a forte considerao por ela. No que diz respeito s ms aes que quis praticar e deixou de faz-lo, "Allah a anotar como se tivesse realizado uma boa obra, integralmente", confirmando-a com integralmente. "Porm se o fizer, Allah anotar como se cometesse apenas uma m obra", e no a confirmou como por inteiro. Louvado seja Allah, Glorificado seja, no se consegue enumerar o louvor a Ele.

Concluses tiradas da tradio (hadice): A inteno se divide em trs partes: 1 Que tente fazer e no consegue realizar para ser-lhe escrito como mau ato por inteiro. 2 Teve a inteno de fazer e deixou de faz-lo, no por temor a Allah, mas por ele mesmo. Isto ser escrito a seu favor e no contra ele. 3 Deixar de faz-lo por temor a Allah. Isto o que esta tradio diz, Allah a anotar integralmente como boa obra.

67

: ": : . " TRIGSIMA OITAVA TRADIO


Abu Huraira (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) afirmou que Allah (louvado seja) disse: Aquele que hostiliza um dos Meus servos mais devotos, est em guerra coMigo. Jamais o Meu servo se aproximar de Mim com algo que Eu goste mais do que lhe prescrevi como obrigatrio. Que Meu servo continue se aproximando de Mim atravs dos atos opcionais (oraes, jejum, caridades), at que Eu venha a am-lo. E, ao am-lo, serei seus ouvidos com os quais ouve, suas vistas com as quais v, suas mos com as quais opera, e suas pernas com as quais anda. Se Me pedir algo, dar-lhe-ei; e se em Mim buscar refgio, conceder-lho-ei. (Bukhri)

Explicao da tradio
As suas palavras: Allah (louvado seja) disse: Aquele que hostiliza um dos Meus servos mais devotos," (Esta tradio um Hdice Cudsi, porque o Profeta a narrou repetindo as palavras de seu Senhor. Todo hdice narrado repetindo as palavras de seu Senhor chamado de Hadice Cudsi. A hostilidade o oposto da amizade e o amigo o oposto do inimigo. Os diletos de Allah so os crentes e tementes. A prova disso so as palavras de Allah, Exaltado seja: "No , acaso, certo que os diletos de Allah jamais sero presas do temor, nem se angustiaro? Estes so os crentes, e so tementes." (10:62-63). As palavras: "est em guerra comigo". Ou seja, declarei guerra contra ele e ser o inimigo de um dos diletos de Allah. Por isso, Allah permitiu que seja combatido. Ento, Allah, Bendito seja, citou as causas da amizade, dizendo:

68

"jamais o Meu servo se aproximar de Mim com algo que Eu goste mais do que lhe prescrevi como obrigatrio", porque o culto aproxima de Allah, Exaltado e Altssimo seja. Por exemplo, duas unidades de orao obrigatria so mais queridas por Allah do que duas unidades voluntrias. Um dirham de zakat mais agradvel para Allah do que um dirham de caridade. Uma peregrinao obrigatria agrada mais a Allah do que uma peregrinao voluntria. O jejum durante o ms de Ramadan mais agradvel para Allah do que o jejum voluntrio, etc. Por isso, Allah tornou os preceitos obrigatrios no culto o que indica a sua preferncia. "Que Meu servo continue se aproximando de Mim atravs dos atos (oraes, jejum, caridades), at que Eu venha a am-lo". possvel que este seja o objetivo ou o pretexto. Primeiro, a aproximao de Allah lhe acarreta o amor d'Ele. Segundo: Continua se aproximando de Allah com os atos voluntrias at ser amado. O objetivo o mesmo. "E, ao am-lo, serei seus ouvidos com os quais ouve", (ou seja, irei fazlo ouvir apenas o que lhe benfico. O significado no que Allah seja a audio, porque a audio um dos atributos do ser humano. O mesmo se aplica s palavras: suas vistas com as quais v, suas mos com as quais opera. Se Me pedir algo, dar-lhe-ei; e se em Mim buscar refgio, conceder-lho-ei.

69

": . " " * " .

TRIGSIMA NONA TRADIO


Ibn Abbs (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: Allah no leva em conta o que minha comunidade comete por erro, ou por esquecimento ou pelo que foi obrigada a cometer. (Ibn Mja e Baihaqui)

Explicao da tradio
As palavras: Allah no leva em conta o que minha comunidade comete por erro", ou seja, cometido sem inteno, "por esquecimento", ou seja, aturdimento do corao quanto coisa conhecida e a obrigao da pessoa a fazer algo. So trs coisas que o Profeta (S) esclareceu de que Allah no leva em considerao. O Alcoro indica isso, dizendo: " Senhor nosso, no nos condenes, se nos esquecermos ou nos equivocarmos!" (2:286).

Concluses tiradas da tradio (hadice): 1 A extenso da misericrdia de Allah, e que a Sua misericrdia antecede a Sua clera. 2 Que se a pessoa fizer algo por erro, no ser censurado por isso. Se for coisa ilcita, no lhe contado como pecado, no ter de pagar expiao, nem pela maldade que ele cometeu. Se deixar de praticar uma obrigao, no ser considerada pecado, mas deve cumpr-la.

70

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso


DCIMA SEXTA AULA

:" : ." " . :"* " . QUADRAGSIMA TRADIO


Ibn mar (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que uma vez o Profeta (Allah o abenoe e lhe d paz) o segurou pelos ombros e disse: Vive neste mundo como se fosses um estranho ou viajante. Ibn mar costumava dizer: Quando entardecer, no esperem que amanhea, e quando amanhecer, no esperem que entardea. Aproveitai a vossa sade para a vossa doena e preparai-vos para a morte enquanto estiverdes vivos. (Bukhri)

Explicao da tradio
Concluses tiradas da tradio (hadice): dever da pessoa racional, enquanto viver e com sade, continuar a agir antes que morra e seus atos cessarem. dever do mestre adotar os meios

71

para chamar a ateno do ouvinte, porque o Profeta (S) segurou os ombros de Abdullah Ibn mar (R).

: ." " :

QUADRAGSIMA PRIMEIRA TRADIO


Abu Mohammad, Abdullah Ibn Amru Ibn al As (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) disse: Ningum ser verdadeiramente crente at que seu desejo esteja de acordo com o que eu trouxe. (Ibn Abi ssim)

Explicao da tradio
As palavras: Ningum ser verdadeiramente crente". A inteno aqui no eliminar totalmente a crena. "At que seu desejo" (ou seja, sua tendncia e vontade), "esteja de acordo com o que eu trouxe. Tradio autntica que foi compilada no livro: "Al Hijja".

Concluses tiradas da tradio (hadice): 1 que a crena tirada de quem deixa de praticar algumas de suas obrigaes. As palavras: Ningum ser verdadeiramente crente at que seu desejo esteja de acordo com o que eu trouxe, isto de acordo com a lei islmica. Ningum pode excluir a crena de algum por t-lo visto cometendo uma desobedincia, sem que haja uma prova legal para isso. 2 O dever de se seguir o que o Profeta (S) legou.

72

3 Que a pessoa deve abandonar seus desejos contrrios lei islmica. 4 A crena aumenta e diminui, como conhecido no Islam.

. :" : : . : " : :*" " . :. * " " .

QUADRAGSIMA SEGUNDA TRADIO


Anas (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou ter ouvido o Mensageiro de Allah (Allah o abenoe e lhe d paz) dizer: Allah, louvado seja, disse: filho de Ado, sempre que Me implorares e Me suplicares, Eu te perdoarei o que houveres feito, sem que nada Me importe! filho de Ado, ainda se tuas faltas alcanarem os horizontes do cu, e Me pedires perdo, perdoar-te-ei! filho de Ado, ainda se vieres a Mim, depois de haveres cometido tantas faltas que dessem para encher a terra, e te encontrasses coNosco sem nada nem ningum associares a Ns, conceder-te-amos um perdo que cobriria toda a terra. (Tirmizi)

Concluses tiradas da tradio (hadice): 1 A evidncia da extenso das ddivas de Allah. 2 Os pecados, por maiores que sejam, se a pessoa pedir perdo a Allah, Ele o perdoar.

73

3 A virtude da sinceridade. Ela causa de perdo dos pecados. Allah, Exaltado seja, diz: "Allah jamais perdoar a quem Lhe atribuir parceiros; porm, fora disso, perdoa a quem Lhe apraz." (4:48).

.
Concluses tiradas da tradio (hadice): Pedimos a Allah, o Altssimo, que nos abranja na Sua indulgncia e satisfao, que nos conceda a misericrdia, pois Ele o Generoso.

. . . . . Concluso da disciplina
Isto que desejei mostrar das tradies que reuniu as bases do Islam e inumerveis tipos de ensinamentos nas bases e nos ramos, de ticas e outros tipos de regras, transformando-o no Quarto Bimestre para os alunos do Instituto. O aluno deve decorar e compreender bem o que puder, pois abrange o crculo do Islam. Deve se empenhar em praticar os seus ensinamentos. Louvamos a Allah no incio e no fim, em segredo e em manifesto. Final das palavras do Nawawi (que Allah tenha misericrdia dele).

74

. .

Cheikh Dr. Mohammad Kassem Al Ruhaidi Diretor Acadmico do Instituto.

Cheikh Professor Hussni Abdel Hamid Mohammad Youssef Professor da Disciplina.

You might also like