You are on page 1of 34

03/04/2013

O MUNDO DO TRABALHO: CENRIOS E PERSPECTIVAS

Prof. Andra Cogan

O NOVO CENRIO MUNDIAL

um processo de transformaes aceleradas, como a interdependncia dos mercados; a inovao tecnolgica; a reduo do ciclo de vida dos produtos; as redes globais de comunicao e o crescente conhecimento agregado dos funcionrios.

O QUE SE OBSERVA HOJE?

03/04/2013

organizaes mais enxutas ou as chamadas empresas light, com um forte incremento da terceirizao de servios e do trabalho autnomo.

As organizaes preferem perfis polivalentes e multifuncionais. Desta forma, a escolarizao clssica do trabalhador amplia-se para a qualificao contnua, enquanto a ultraespecializao evolui para a multiespecializao

O QUE SE ESPERA?
A ideologia da economia espera que o novo trabalhador mantenha-se atualizado, maneje equipamentos altamente tecnolgicos, relacionese socialmente e lide com problemas menos estruturados, alm de trabalhar em equipe.

O MUNDO DO TRABALHO DE HOJE


O mundo do Trabalho hoje esta na "fase da incerteza". Temos um processo de produo onde a padronizao cede lugar a uma grande variedade de produtos cujo a atrao est no diferente; o controle de qualidade est presente em cada ritmo e seqncia do processo, pois com a ampliao da concorrncia ganha quem conquista o ISO (certificado de qualidade) e, os grandes estoques deixam de existir (a cada dia a mdia gera novas necessidades de consumo).

O MUNDO DO TRABALHO DE HOJE


O mundo do trabalho de hoje, exige a figura do multiprofissional que aquele que ocupa o lugar daquele que domina apenas uma tarefa, e aquele que no tem hora fixa e que esta disponvel pra vrias tarefas em qualquer hora.

O MUNDO DO TRABALHO DE HOJE


A estrutura do mercado de trabalho est se adaptando ao novo paradigma produtivo e tecnolgico, cujas palavras de ordem so: produtividade, competitividade e lucratividade. Porm esta adaptao est sendo feita com um custo social bastante elevado e conseqncias imprevisveis para as prximas dcadas, pois traz consigo um mercado no qual o emprego regular (ou de "tempo integral"), com segurana, salrios reais, vantagens sociais, comea a se tornar escasso para a maioria; em seu lugar surge o emprego temporrio, parcial, casual, e outras modalidades.

03/04/2013

MERCADO DE TRABALHO

o fenmeno que acontece quando a oferta e a demanda de emprego se encontram. Por exemplo, quando dizemos ou afirmamos que o mercado de trabalho em determinado estado, municpio ou cidade est em baixa, estamos dizendo ou fazendo uma afirmao errada. Na verdade, o que est em baixa a oferta de emprego, devido falta de mo-deobra qualificada.

ANTIGAMENTE....
Antigamente, quando se procurava uma colocao no mercado de trabalho, a rea ou setor era especfico, ou seja, se fosse auxiliar de escritrio, s desempenhava aquela atividade; se fosse futurista, idem; se fosse no Setor de Pessoal, a mesma coisa; igual acontecia no setor de contabilidade, credirio, etc.

ATUALMENTE...
Atualmente, o que o empregador quer um funcionrio, ou candidato polivalente,isto , na falta de algum outro, do ensino ou de outro setor, que ele esteja pronto a suprir aquela lacuna. Por isso, recomendvel fazer vrios cursos em entidades srias e complementares, para alcanar essa polivalncia.

Costuma-se ouvir quando algum bem sucedido que uma pessoa de sorte. Mas o que ela tem preparo, freqenta bons cursos e, portanto, o seu potencial melhor. Isso deve ser aplicado a todos aqueles cuja disposio encarar e vencer. Os empresrios hoje esto com a viso mais aberta, buscando o melhor para a sua empresa. Efetivamente no basta s ser bom, tem que ser o melhor.

No podemos mais ter uma viso simplificada do Mercado de Trabalho. Temos que olhar o ano em que estamos comeando ou trabalhando, como se olhssemos para o prximo sculo. Se agirmos assim, no mais poderemos dizer que o Mercado de Trabalho est em baixa, pois isso s acontece com quem no est preparado ou est acomodado.

03/04/2013

A EVOLUO DAS ORGANIZAES


MERCADO DE TRABALHO E PERSPECTIVAS PARA A CARREIRA PROFISSIONAL
Orientadas para o mercado em vez de orientadas para o produto (Foco do Cliente) Organizadas em Redes globais (Partes de um produto podem ser produzidas em diferentes pases) Rpidas e flexveis CLIENTE COMANDA O MUNDO DE NEGCIOS E O MUNDO DE NEGCIOS COMANDA O MUNDO DO TRABALHO

O AVANO DO TRABALHO
DEIXANDO DE SER FISICO PARA SER INTANGVEL MAIS TECNOLGICO e INTELECTUALIZADO MENOS DEPENDENTE DE HIERARQUIAS EXIGNCIA DE ALTO GRAU DE PREPARAO/EDUCAO MAIS DOENTIO

Cada vez mais focado em SERVIOS! Altamente dependente de conhecimento.

DOMINADO PELA CLASSE CRIATIVA

O AVANO DO TRABALHO Novos vnculos e formas


DESAPARECIMENTO DO EMPREGO AUMENTO DO TRABALHO COM NOVOS VNCULOS MAIS TRABALHO JUST IN TIME (Temporrios) MAIS TRABALHO POR PROJETOS JORNADAS IRREGULARES e PART TIME
AUMENTO DO TRABALHO DISTNCIA (Mais de 90% dos trabalhadores dos pases desenvolvidos estaro online) NO ELIMINAO TOTAL DO TRABALHO PRESENCIAL FIM DOS CARGOS E DO JOB (Valorizao da misso e objetivos) DESCRIPTION

03/04/2013

Todas as profisses tm espao. Mudou a forma de desenvolv-las.


OS NOVOS CAMINHOS PROFISSIONAIS

COMO OBTER RESULTADOS

FOCO NO NEGCIO INVESTIMENTO EM QUALIFICAO PROFISSIONAL E APARATO TECNOLGICO GERAO E MANUTENO DE CLIMA DE COMPROMETIMENTO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

DE QUE FORMA?

RECICLAGEM CONSTANTE RESULTADOS: DECOLAGEM NA EMPRESA E NA CARREIRA

EQUIPES ALTAMENTE EFETIVAS

CARACTERSTICAS DE UMA EQUIPE EFICAZ:


1. Propsito claro: a viso, misso, objetivo ou tarefa da equipe foi definida e agora aceita por todos. Existe um plano de ao.

So compostas de grupos de indivduos comprometidos que confiam uns nos outros, possuem um claro senso de propsito do seu trabalho, so efetivos comunicadores dentro e fora da equipe, certificam-se de que todos na equipe esto envolvidos nas decises que afetam o grupo e seguem um processo que lhes ajuda a planejar todas as decises e garantir qualidade do trabalho.

2. Informalidade: o clima tende a ser informal, confortvel e relaxado. No existem tenses obvias ou sinais de aborrecimento.

3. Participao: existe muita discusso e todos so encorajados a participar

4. Escuta: os membros utilizam efetivas tcnicas de escuta como questionamento, parfrases (repetir o que foi dito com outras palavras) e resumo para expor idias.

03/04/2013

CARACTERSTICAS DE UMA EQUIPE EFICAZ:


5. Discordncia civilizada: existe discordncia, mas a equipe esta confortvel com isso e no mostra sinais de evitar, encobrir ou omitir conflitos.

CARACTERSTICAS DE UMA EQUIPE EFICAZ:


9.Liderana dividida: a equipe possui um lder, as funes da liderana mudam de hora em hora, dependendo das necessidades do grupo e das habilidades do grupo. O lder formal modela o comportamento apropriado e ajuda a estabelecer normas positivas.

6.Decises de consenso: para decises importantes o objetivo substancial, mas so necessariamente concordncia, atravs da discusso aberta das idias de todos evitando a votao formal

10.Relaes externas: a equipe gasta seu tempo desenvolvendo relaes externas, mobilizando recursos e criando credibilidade com importantes contribuies de outras partes da organizao.

7.Comunicao aberta: os membros da equipe se sentem livres para expressar seus sentimentos sobre as tarefas, bem como na operao do grupo. A comunicao acontece fora das reunies.

11.Diversidade de estilo: a equipe possui uma ampla gama de tipos de membros, incluindo aqueles que enfatizem a ateno tarefa, estabelecimento de objetivos, foco no processo e perguntas sobre como a equipe est funcionando.

8.Funes claras e atribuies de trabalho: existem expectativas claras sobre as funes exercidas por cada membro da equipe. Quando a ao tomada , aes claras so passadas, aceitas e executadas. O trabalho justamente distribudo entre os membros da equipe.

12.Auto-avaliao: periodicamente a equipe para e analisa como est seu funcionamento e o que pode estar interferindo em sua eficcia.

ESCOLHA PROFISSIONAL, DILEMA CONTEMPORNEO

A escolha profissional um processo para o qual, se procurarmos, encontraremos razes as mais diversas. Influncias como a famlia, a escola, as relaes sociais, os amigos e, ainda, aquelas recebidas dos meios de comunicao, alm das reflexes e snteses pessoais compem esse processo.

Em funo da grande expectativa e de toda tenso emocional que envolve o processo da escolha profissional, principalmente quando a via de ingresso se d pelo vestibular, que se torna importante o apoio que consiste na disponibilizao de meios que busquem a clareza racional e o equilbrio emocional.

A escola se prope a oferecer conhecimentos tcnicos e formao moral; a famlia pode oferecer apoio, mesmo assim, o sujeito v-se s, sem caminho, frente ao desafio da escolha indelegvel, do desafio ao. Mesmo que, em ltima instncia, a escolha final seja apenas sua, ele pode encontrar, na Orientao Profissional, ajuda no sentido de desenvolver meios para que suas escolhas sejam gratificantes e compatveis com a realidade.

03/04/2013

Alm disso, sabemos que o perodo conhecido por adolescncia encerra importantes questes com as quais a pessoa desafiada e que dizem respeito passagem de um mundo infantil para o mundo das responsabilidades e da identidade adulta.

Ningum pra de crescer com o fim da adolescncia, mesmo sendo um perodo difcil de precisar quanto a seus limites exatos. Todos aprendemos e nos modificamos at o fim da vida. Essa passagem para o mundo adulto, no entanto de especial importncia para o indivduo e para a sociedade, povos antigos e as sociedades primitivas possuam o que chamamos de rituais de passagem, cerimnias nas quais os jovens eram iniciados no mundo adulto.

Temos em nossa sociedade correlatos desses rituais: o vestibular, a formatura, o casamento, o sucesso profissional etc. Mas mesmo com a existncia desses correlatos, em nossa cultura, nem sempre, para ns, clara a passagem para o mundo adulto.

Nossa sociedade contempornea, ocidental, exige mais do indivduo no que se refere a colocar-se enquanto sujeito adulto. Neste outro sentido que se torna relevante o processo de Orientao Profissional.

Outra questo que justifica a existncia e a importncia de um espao para escolha profissional que essa atividade algo que nos acompanha por toda a vida, mais presente, talvez, que o parceiro escolhido.

Uma pessoa satisfeita com seu trabalho, em uma ocupao associada a sua personalidade e a seus anseios, algum que tende realizao e a uma capacidade produtiva maior.

03/04/2013

H EXIGNCIAS....
Atualmente, com a globalizao da economia, h exigncias crescentes no mundo profissional, frente s quais so necessrias posturas flexveis que respondam s demandas do mercado de trabalho. O ritmo das mudanas pede ao indivduo uma postura ativa, de participante da realidade, capaz de se posicionar e de exercer escolhas constantemente.

POSTURA PASSIVA... No mais...


parece no serem teis processos de Orientao Profissional que reforcem uma postura passiva do sujeito e que partam do pressuposto de que este no tem capacidade de auferir conhecimento sobre si mesmo e sobre suas possibilidades, necessitando, portanto, de uma resposta pronta por parte do Orientador Profissional. Processos de Orientao Profissional baseados exclusivamente em resultados de testes psicolgicos, que consagraram a prtica de orientao como escolha profissional em seus primrdios, aparecem frente s exigncias do mundo moderno como prticas ultrapassadas.

Apesar da descontextualizaro desse tipo de prtica, muitos profissionais ainda a utilizam e sua aceitao, por parte das instituies escolares e do prprio pblico, grande, uma vez que tais instrumentos so como um talism, capaz de fornecer respostas rpidas, sem exigncia de esforo e de envolvimento pessoal maior s dvidas apresentadas pelas pessoas que procuram a Orientao Profissional.

A NOVA REALIDADE DO PROCESSO DE ORIENTAO PROFISSIONAL Um processo de Orientao Profissional adaptado a esta nova realidade deve:

no se prender apenas a resultados de testes e busca de informaes profissionais, mas deve visar o momento de escolha enquanto um processo de aprendizado; tem muito a contribuir na formao de pessoas capazes de estarem constantemente se adaptando a mudanas e de posicionarem-se frente realidade que se apresenta.

Visar a busca informaes que lhes faltam no conhecimento de si e do meio social, chegando a escolhas profissionais conscientes, tornadas realidade por caminhos viveis.

03/04/2013

Outro aspecto relevante que nenhuma escolha final ou definitiva: mesmo em um campo profissional especfico, situaes novas se apresentaro diariamente, exigindo posicionamento, escolha e ao.

A ORIENTAO PROFISSIONAL DEVE OFERECER:


condies para a busca de informaes sobre carreiras profissionais; tem um papel relevante enquanto espao para autoconhecimento; apoio e busca de posicionamento crtico do sujeito frente ao processo de ingresso no mundo profissional; facilitar ainda a troca de experincias entre os envolvidos.

APTIDO

Todo mundo tem capacidade para desenvolver todas as inteligncias, mas, obviamente, cada pessoa tem mais facilidade com uma ou outra aptido. No basta, porm, se acomodar com os conhecimentos bsicos. Voc precisa exercitar as habilidades de forma prtica, de acordo com a necessidade de cada uma - ler, escrever, fazer contas, atividades fsicas, ouvir msica, fazer terapias, etc.

UM EXEMPLO....
o caso do curso de Arquitetura - o aluno nem sempre sabe desenhar muito bem, mas dentro do curso haver disciplinas para ensin-lo. Utilizar seu hobbies tambm uma tima ferramenta para exercitar as aptides. Descobrir as inteligncias no til somente na fase universitria. O mercado de trabalho est comeando a valorizar profissionais com aptides diferenciadas e que se conheam o suficiente para saber desenvolv-las.

03/04/2013

O importante ter inteligncia emocional para avaliar o ambiente de trabalho e saber reagir de forma que o profissional consiga se relacionar com todo mundo.

QUAL A SUA INTELIGNCIA??

A Teoria das inteligncias mltiplas de Howard Gardner foi primeiro publicada no livro de Howard Gardner, Frames Of Mind (Armaes da Mente, numa traduo livre) de 1983, e rapidamente ficou estabelecida como um modelo clssico de como entender e ensinar muitos aspectos da inteligncia humana, estilos de aprendizagem, personalidade e comportamento na educao e na indstria.

OS 7 TIPOS DE INTELIGNCIA

1. Inteligncia Linguistica
As pessoas que possuem este tipo de inteligncia tem grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Elas alm de terem uma grande expressividade, tambm tem um alto grau de ateno e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. uma inteligncia fortemente relacionada ao lado esquerdo do crebro uma das inteligncias mais comuns.

2.

Inteligncia Lgica

Pessoas com esse perfil de inteligncia tem uma alta capacidade de memria e um grande talento para lidar com matemtica e lgica em geral. Elas tem facilidade para encontrar soluo de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo at chegar a resposta final. So pessoas organizadas e disciplinadas. uma inteligncia fortemente relacionada ao lado direito do crebro.

10

03/04/2013

3. Inteligncia Motora
Pessoas com este tipos de inteligncia possuem um grande talento em expresso corporal e tem uma noo espantosa de espao, distancia e profundidade. Tem um controle sobre o corpo maior que o normal, sendo capazes de realizar movimentos complexos, graciosos ou ento fortes com enorme preciso e facilidade. uma inteligncia relacionada ao cerebelo que a poro do crebro que controla os movimentos voluntrios do corpo. Presente em esportistas olmpicos e de alta performance. um dos tipos de inteligncia diretamente relacionado a coordenao e capacidade motora.

4. Inteligncia Espacial
Pessoas com este perfil de inteligncia, tem uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Elas tem uma grande capacidade de criao em geral mas principalmente tem um enorme talento para a arte grfica. Pessoas com este perfil de inteligncia tem como principais caractersticas a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem no tem este tipo de inteligncia desenvolvido, em geral, no consegue.

5. Inteligncia Musical
um dos tipo raros de inteligncia. Pessoas com este perfil tem uma grande facilidade para escutar msicas ou sons em geral e identificar diferentes padres e notas musicais. Eles conseguem ouvir e processar sons alm do que a maioria das pessoas consegue, sendo capazes tambm de criar novas msicas e harmonias inditas. Pessoas com este perfil como se conseguissem "enxergar" atravs dos sons. Algumas pessoas tem esta inteligncia to evoluda que so capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas. Assim como a inteligncia espacial, este um dos tipos de inteligncia fortemente relacionados a criatividade.

6. Inteligncia Interpessoal
Inteligncia interpessoal um tipo de inteligncia ligada a capacidade natural de liderana. Pessoas com este perfil de inteligncia so extremamente ativas e em geral causam uma grande admirao nas outras pessoas. So os lideres prticos, aqueles que chamam a responsabilidade para si. Eles so calmos, diretos e tem uma enorme capacidade para convencer as pessoas a fazer tudo o que ele achar conveniente. So capazes tambm de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto

7. Inteligncia Intrapessoal
um tipo raro de inteligncia, tambm relacionado a liderana. Quem desenvolve a inteligncia interpessoal tem uma enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Ao contrrio dos lideres interpessoais que so ativos, os lideres intrapessoais so mais reservados, exercendo a liderana de um modo mais indireto, atravs do carisma e influenciando as pessoas atravs de idias e no de aes. Entre os tipos de inteligncia, este considerado o mais raro.

A IMPORTNCIA DA ORIENTAO PROFISSIONAL

11

03/04/2013

h sete chaves principais para uma boa escolha profissional. deve-se saber exatamente o que se far no dia-a-dia, com o que ir trabalhar, com quem trabalhar (quais reas e profissionais trabalharo com ele), onde ir trabalhar (em casa, num grande escritrio, na rua), o que ir estudar, como ser seu estilo de vida e, a pea fundamental para a satisfao profissional, qual o significado do que ele far;

Para responder a essas perguntas, os deve-se visitar locais de trabalho, conversar com profissionais dessas reas, investigar a fundo a profisso que se quer seguir.

7 chaves para uma boa escolha profissional


1- O QUE farei no dia-a-dia 2- COM O QUE vou trabalhar 3- COM QUEM vou trabalhar 4- ONDE irei trabalhar 5- O QUE irei estudar 6- COMO o estilo de vida 7- QUAL O SIGNIFICADO do que eu farei

A IMPORTNCIA DA ESCOLHA PROFISSIONAL

rumo que cada pessoa d para sua vida tem um impacto significativo sobre os demais. Cada mdico satisfeito com sua profisso atende melhor a seus pacientes, assim como um arquiteto consciente cuida melhor do meio ambiente, o porteiro recebe os moradores com mais satisfao, e o jardineiro cuidas das plantas com mais afinco. Cada pessoa feliz com seu trabalho irradia positividade em seu lar e em todos os demais.

Mas a realidade atual bem diferente desta teoria.Hoje, a grande maioria dos profissionais no est satisfeito com seu trabalho, e tampouco com sua profisso. Mas o mais preocupante que os estudantes de hoje no tm certeza da profisso que querem seguir em suas vidas, o que certamente os far profissionais insatisfeitos no futuro.

12

03/04/2013

Pesquisas mostram que apenas cerca de 5% dos jovens tm certeza do que pretendem prestar no vestibular. Alm disso, o ndice de evaso das universidades chega a mais de 50% em alguns cursos e cerca de 53% dos formados no atuam nas reas em que estudaram. Soma-se a isto a informao de que 75% dos brasileiros sonham em mudar de profisso e apenas menos de 40% dos jovens formados a cada ano so absorvidos pelo mercado de trabalho formal.

Acredita-se que todas as profisses so igualmente importantes e todo cidado brasileiro tem o direito a uma escolha consciente. Uma sociedade se faz com homens de bem, que voltem seu olhar para as oportunidades e empreendam rumo ao novo. O passado nos transmite lies, mas no presente que se constri a histria. O futuro obra de corajosos, de quem se assume e define seu destino alinhando sonhos com projetos.

A IMPORTNCIA DE REFLETIR NA HORA DA ESCOLHA PROFISSIONAL

No nada fcil fazer escolhas, e isto no novidade para ningum. Agora, imagine precisar escolher algo que lhe acompanhar teoricamente - a sua vida toda. Se voc j optou por uma profisso, sabe o quanto a questo delicada, se ainda no, est sentindo na pele o quo complicado pode ser esta tarefa.

Primeiramente, cabe lembrar que a definio profissional ocorre - para a maioria das pessoas - em um momento da vida repleto de conflitos, questes e descobertas. A adolescncia costuma ser uma fase complicada, onde no s o adolescente, mas sua famlia, amigos e professores so afetados pelos acontecimentos inerentes a esta fase.

Descobrir do que gosta e o porqu algo de extrema importncia para o desenvolvimento do sujeito, no apenas no que se refere vida profissional, mas tambm pessoal e afetiva.

13

03/04/2013

Sendo assim, faz sentido procurar as reas de interesse para auxiliar na escolha profissional. Que matria voc tem mais facilidade? O que gosta de fazer com seu tempo livre? Qual sua relao com o dinheiro e com os demais valores da sociedade? Enfim, explorar este universo torna-se uma experincia rica rumo ao autoconhecimento e, consequentemente, auxilia nas decises que precisam ser tomadas.

Podemos, por exemplo, nos deparar com pessoas cuja profisso escolhida semelhante - se no igual - a de algum membro de sua famlia. Ou ento, encontramos pessoas que declaram no saber que carreira seguir, mas que com certeza no a dos pais. Essas influncias precisam ser levadas em conta na hora da deciso de uma profisso, ou a pessoa corre o risco de pautar sua deciso na experincia do outro e se decepcionar mais tarde.

As figuras parentais possuem importante papel nesta fase da vida. Os filhos tendem a perceber os estados afetivos e os valores de seus pais. E em suas escolhas possvel encontrar algum nvel de influncia destas figuras.

A identidade infantil j no serve mais, porm, a identidade adulta ainda no est formada, de modo que dvidas acerca de que postura tomar, de como agir e sobre como se colocar nas diversas situaes so acompanhadas de uma tenso a mais. Alm disso, esta fase da vida apresenta questes "mais urgentes" do que a profisso a ser escolhida; relaes, amores, decepes, inseguranas e descobertas aparecem simultaneamente, exigindo do adolescente atitudes e estratgias para se adaptar

Alm da influncia dos familiares, os amigos e as experincias com o grupo tambm contribuem para a escolha profissional.

Outro aspecto que no pode ser desprezado as idias que temos a respeito do mercado de trabalho, da economia e suas perspectivas de futuro. Muitas destas idias encontram-se muitas vezes - baseadas mais em fantasias e idealizaes do que em dados da realidade.

14

03/04/2013

Optar pautado em aspectos que no condizem com a realidade compromete no s o processo de escolha, mas tambm o que vem depois dela. No difcil encontrar universitrios que relatam estarem descontentes com o curso, afirmando que no bem aquilo que eles esperavam. Alm disso, muitos estudantes chegam a freqentar o primeiro ano de mais de um curso at conseguirem encontrar o curso certo e se formarem. O nmero de desistentes nos mais diversos cursos prova de que, em algum momento, o processo de escolha falhou.

necessrio ter em mente que, apesar da escolha da profisso no ser algo irrevogvel, existe um custo - financeiro e psicolgico envolvido nessas trocas. Portanto, quanto mais dados a pessoa tem sobre suas opes e mais tempo de reflexo dedica na anlise destas opes, menor o risco de que ela precise abandonar uma graduao ou outra atividade para iniciar todo o processo novamente.

Nada to simples que possa ser resolvido em uma matria. O processo de escolha profissional algo complexo, no qual os pais, os educadores e, principalmente, a prpria pessoa, precisam se engajar para compreender os aspectos envolvidos nesta importante deciso.

A orientao vocacional uma rea da psicologia que tem como foco possibilitar o acesso do adolescente s variveis envolvidas nesta escolha e fazer com que ele reflita sobre elas.

CONSTRUO DA IDENTIDADE PESSOAL E SOCIAL


Todas as vivncias que vo marcando todo o percurso de vida, desde a infncia at idade adulta, memrias de todas aquelas pessoas e situaes que, quer de uma forma positiva ou negativa, se tornaram significativas e significantes, no se vo simplesmente acumulando, nem so sintetizadas de forma simples e elementar. E sem se ir ao extremo de se falar em descontinuidade absoluta, poderse- considerar que os sujeitos saltam de um grupo social para outro, de uma situao para outra, at de uma sociedade para outra (rural para urbana) de um "domnio de existncia para outro" sem que tenha forosamente de haver continuidade, homogeneidade e compatibilidade entre essas experincias.

A construo da identidade pessoal e social um processo complexo e intrnseco a cada indivduo;

15

03/04/2013

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO

Para se tornar um bom profissional, no basta apenas ser bom naquilo que escolheu ou foi promovido, ter uma boa relao com as outras pessoas no ambiente de trabalho fundamental para se tornar um profissional admirado e querido.

Conflitos so comuns, muitos fatores envolvem para que as pessoas criem algum tipo de transtorno entre os colegas, desde controvrsias feitas por alguma pauta na reunio e at por problemas pessoais ou de sade. O que sabemos que a convivncia diria difcil at com quem amamos, imagina com algum que voc nunca viu e no escolheu pra estar ali, resumindo no escolhemos com quem vamos trabalhar ento o melhor a fazer respeitar as diferenas e agir sempre pensando no grupo.

preciso que cada um deixe de agir com individualidade e passe a agir cooperativamente um com o outro, para que no surjam atritos e motivos de desentendimentos, isso s possvel se cada um fizer sua parte, o patro exerce a funo de administrar e passar as regras, os funcionrios tm funo mais importante que mant-las de forma amigvel.

A harmonia do ambiente essencial para o bom desempenho, em uma empresa onde tem mais de trs funcionrios o principal objetivo o trabalho em equipe, um depende do outro para que tudo flua conforme o desejado existe uma necessidade na empresa de troca de informaes, e quando no existe relao interpessoal, impossvel dialogar e trocar informaes.

Um trabalho harmonioso em equipe torna tudo mais fcil e as metas cumpridas, e acredite na hora de uma entrevista isso conta muito, com certeza em seu histrico profissional ter registrado como voc se comportou em atividades conjuntas, uma famlia profissional criada, e o patro como se fosse o pai, que quer ver crescimento, sucesso, lucros sem ter que ficar cobrando a civilizao entre seus filhos, no caso funcionrios.

16

03/04/2013

Ele deve ser


ELABORAO DE CURRCULO
O currculo a carta de apresentao de vocs. breve, limpo, estruturado, mostrando claramente a que vocs se propem, quais as experincias anteriores (colocar as que esto relacionadas com a funo); Objetivo direto.

Deve conter:
Nome: Data de Nascimento: Endereo completo: Telefone : Endereo eletrnico (e-mail): Conhecimento de idiomas: Estado Civil : Escolaridade
Formal: Especializao:

EXPERINCIA PROFISSIONAL
Listar o Resumo de suas qualificaes Fazer uma lista de todos os seus empregos, iniciando com o atual ou ltimo -Nome da empresa: -Data Admisso: -Localizao : -Tipo Empresa: Descrio Servios/Atividade Principal:
DETALHAMENTO DO(s) CARGO (s): Cargo: Perodo: Responsabilidades/Realizaes: Resultados atingidos
Ex.: 1) Descreva as atividades sob sua responsabilidade; 2) Procure examinar todos os projetos realizados (trabalhos em que esteve envolvido, relatando os principais, em tpicos/objetivos de cada um). 3) Principais resultados atingidos.

17

03/04/2013

CURSOS DE APERFEIOAMENTO Relacionar os cursos mais importantes de aperfeioamento profissional realizados. Listar nome e entidade/empresa realizado.

Voc j discutiu com algum colega de trabalho? Teve vontade de pedir demisso por causa de problemas internos com outros funcionrios? Acha que seu chefe no gosta de voc? Pensa que ele faz de tudo contra voc?

VAMOS S DICAS:
Separei aqui algumas dicas que considero importantes para o bom relacionamento interpessoal, afinal de contas voc passa mais tempo na empresa que em qualquer outro lugar. Precisar evitar alguns conflitos.

1 Tenha seu prprio material de expediente caneta, lpis, borracha etc. isso evitar que voc pea emprestado aos seus colegas.

2 Caso voc no tenha seu prprio material, aprenda a devolver o que voc pegou emprestado e usou.

3 As pessoas so diferentes umas das outras, se sua mesa de trabalho desorganizada, as dos outros podem no ser, portanto, respeite o espao alheio.

18

03/04/2013

4 Evite ficar cochichando pelos cantos da empresa. Voc pode at no estar falando mal de algum, mas a cena no agradvel aos olhos de quem passa.

5 Respeite sempre os seus colegas, o modo de agir, vestir e se comportar podem ser diferentes do seu, o que no significa que ele esteja errado.

6 Seja tico! No fique comentando o servio dos seus colegas, principalmente se o trabalho feito ficou ruim.

7 Esteja sempre disposto a ajudar. No passe ao lado do seu colega que est abarrotado de servios, fingindo no v-lo. Hoje ele, amanh pode ser voc.

8 Procure sempre dar feedbacks aos seus colegas e chefes. O seu servio e relacionamento certamente sero melhores.

9 Aprenda a escutar e, principalmente, receber crticas. Quando construtivas, elas te ajudam profissionalmente. Cuidado com as crticas que voc faz, no confunda um colega bom de servio com um colega puxa-saco.

19

03/04/2013

10 Esta a ltima e quem sabe a mais relevante. Aprenda sempre a se colocar no lugar dos outros. Isso vale para os clientes que voc atende e tambm para os seus colegas de trabalho. Trate os outros da forma que voc gostaria de ser tratado.

10 PRINCIPAIS ERROS NO TRABALHO EM EQUIPE

Fazer fofoca de colegas ausentes.

"Falar dos outros sempre delicado. Portanto, se voc tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentrio seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionrios. Ao fazer uma crtica diretamente ao colega em questo voc evita que seu comentrio chegue distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Alm disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia uma atitude mal vista".

Rejeitar o trabalho em equipe.

"Hoje, independentemente de seu cargo, preciso saber trabalhar em equipe, j que bons resultados dificilmente nascem de aes individuais. No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionrio no estiver disposto a colaborar com os colegas, certamente ser um elo quebrado. Com isso, o grupo/equipe no chegar ao resultado desejado. Ser resistente ao trabalho em equipe um revs grave. Sem essa abertura, dificilmente o colaborador conseguir obter sucesso".

20

03/04/2013

Ser antiptico (a)

"A empatia muito til no ambiente de trabalho. Voc deve ser leal, corts, amigo e humilde. Falar bom dia e cumprimentar os outros so atitudes que demonstram educao e respeito pelos demais. O fato do trabalho exigir concentrao do colaborador no significa que ele no possa ser cordial e abrir um espao na agenda para ajudar os companheiros de equipe".

Deixar conflitos pendentes

"Conflitos acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dvida sobre decises, responsabilidades que no foram bem entendidas, algum que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discrdia no ambiente. O funcionrio deve conversar para resolver o assunto, caso contrrio, isso poder gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima pssimo para toda a equipe".

Ficar de cara fechada

"Ter um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho, enquanto que topar um colega mal-humorado causa desconforto do incio ao fim do expediente. Esta postura gera desgastes desnecessrios, pois alm de deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade. Pessoas malhumoradas geralmente no toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente so excludas da equipe, o que no saudvel. Por essa razo, manter o bom humor no trabalho fundamental para cultivar bons relacionamentos

21

03/04/2013

Deixar de cultivar relacionamentos

"Os melhores empregos no esto nos jornais e nem nos classificados. A partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho que conseguir construir uma rede de contatos (networking) que servir, no futuro, para encaminh-lo s melhores oportunidades. importante mostrar dinamismo, ser cooperativo no trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar".

No ouvir os colegas

" importante escutar a todos, mesmo aqueles que tm menos experincia. Isso estimula a participao e a receptividade de novas idias e solues. Questionar com um ar de superioridade as opinies colocadas numa reunio no s intimida quem est expondo a idia, como passa uma imagem de que voc hostil. necessrio refletir sobre o que est sendo dito, no apenas ouvir e descartar a idia de antemo por consider-la intil".

No respeitar a diversidade

"Todas as diferenas devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. No aceitvel na nossa sociedade algum que no queira contato com outro indivduo apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionrio aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de atuao, seja dentro da organizao ou com um novo cliente. Alm disso, o respeito e o tratamento justo so valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento das equipes, invade limites dos colegas e a natureza do outro".

22

03/04/2013

Apontar o erro do outro

"A perfeio no virtude de ningum. Antes de apontar o erro do outro, deve-se analisar a sua prpria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto. melhor ajudar a solucionar um problema do que criar outro maior em cima de algo que j deu errado. Lembre-se: errar humano e o julgamento no cabe no ambiente de trabalho. No futuro, o erro apontado pode ser o seu".

Ficar nervoso (a) com a equipe

"Atritos so inevitveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser colocada em prtica nos momentos de tenso entre a equipe para evitar que o problema chegue ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um tipo de aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que no quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo. Equilbrio emocional e uma conduta educada so importantes tanto para a empresa como para o profissional".

DICAS PARA SE DESTACAR NO TRABALHO

marketing pessoal tem sido um dos aliados do sucesso profissional: pequenas diferenas no comportamento podem trazer timos resultados. Alm disso, j sabemos que no basta ser bom, preciso que os outros saibam do nosso potencial.

23

03/04/2013

Mas a essncia de uma mudana dentro do ambiente de trabalho comea com o autoconhecimento.

importante que voc saiba quais so seus defeitos e suas qualidades, como voc encara o outro e assim por diante. A partir do momento em que voc percebe que pode controlar os seus sentimentos e alcanar o gerenciamento intrapessoal, voc ir descobrir quais caractersticas desenvolver para se destacar. E o mais importante: dessa forma voc ser capaz de desenvolver tambm o bom relacionamento interpessoal.

Tenha marca e estilo pessoal: ressalte qualidades que s voc tem.

Cuidado com a aparncia: a roupa diz o personagem que voc quer ser.

No queira aparecer demais: o destaque e o reconhecimento sero consequncias do desenvolvimento do seu trabalho com a aplicao de todos os conhecimentos.

Estude sempre: no seja um profissional ultrapassado. s vezes, basta ler revistas do seu segmento.

24

03/04/2013

Tenha desempenho nas suas tarefas: foco em resultados e no cliente so caractersticas que as empresas buscam nos profissionais.

Direcione a propaganda: ao obter bons resultados, divulgue-os s pessoas certas.

No faa propaganda enganosa sobre si mesmo: vender habilidades que voc no tem pode ser uma armadilha.

Cuide da comunicao: fale e escreva corretamente. E ateno com o portugus nos e-mails.

Tenha uma boa rede de contatos e de amigos.

10 ERROS COMUNS, QUE DEVEMOS EVITAR QUANDO PARTICIPAMOS DE UMA SELEO PARA EMPREGO

25

03/04/2013

Entrar mudo e sair calado.

No conhecer sobre a empresa.

Vesturio inadequado.

Falar mal da empresa ou chefe anterior.

Fingir comportamentos.

Supervalorizao de si.

26

03/04/2013

Currculo com informaes mentirosas.

Falta de postura.

Conversas paralelas.

No dar importncia ao trabalho da equipe.

DEFINIO DE EMPREGO:
EMPREGABILIDADE: OS DESAFIOS DE CONQUISTAR E MANTER UMA POSIO NO MERCADO DE TRABALHO

Substantivo masculino: ato ou efeito de empregar(-se) Ocupao em servio pblico ou privado; cargo, funo, colocao; trabalho.
Fonte: Dicionrio Houassis da Lngua Portuguesa

27

03/04/2013

DEFINIO DE EMPREGABILIDADE:
Substantivo feminino: qualidade do que ou de quem empregvel; possibilidade de ser empregado

Emprego e Empregabilidade
A empregabilidade est baseada em: Competncias Conhecimento e Rede de relacionamentos. Somos responsveis por cuidar das trs partes com inteligncia e intensidade.

Emprego e Empregabilidade
As empresas buscam um novo tipo de profissional: O empregvel. O empregvel aquele que se preocupa em acumular e manter atualizadas suas competncias, o conhecimento e a rede de relacionamentos.

Competncias o que isso ?


E ento, voc chegou l! E agora ? Habilidades (copa): aes de entrega Conhecimentos (tronco): informaes, procedimentos. Atitudes (raiz): sustenta a competncia. Sinaliza o nvel de motivao, comprometimento e interesse.

Competncias o que isso ?


Conhecimento
SABER: engloba os saberes aprendidos na faculdade, nos cursos, nas leituras, no trabalho e na escola da vida. Ex. conhecer os tipos de nado

Competncias em Negcios no Brasil


1. Capacidade de adaptao e flexibilidade (resilincia) 2. Capacidade de trabalhar sob presso (resilincia) 3. Capacidade empreendedora 4. Capacidade de negociao 5. Comunicao 6. Criatividade e Inovao 7. Cultura da qualidade 8. Gerenciamento de talentos 9. Iniciativa e dinamismo 10. Liderana
Em destaque, as competncias mais apreciadas pelos empregadores (Pesquisa da DBM, 2006)

Atitude
QUERER FAZER: a predisposio pessoal em fazer ou no alguma ao. o que nos leva a pr em prtica os conhecimentos e habilidades Ex. disciplina e persistncia em aprender e treinar o nado.

11. Motivao e energia 12. Organizao 13. Orientao para resultados 14. Planejamento 15. Relacionamento interpessoal 16. Tomada de deciso 17. Trabalho em equipe 18. Viso sistmica 19. Viso do negcio 20. Pensamento estratgico

Habilidade
SABER FAZER: a dimenso prtica que desenvolvemos na medida em que empregamos o conhecimento adquirido. Ex. exercitar-se na piscina, nadando, capacitando-se na habilidade de nadar

Entrega
FAZER: executar efetivamente. Pr em prtica. Ex. nadar efetivamente

Fonte: As Competncias das Pessoas, Cludio Queiroz, 2008

28

03/04/2013

Valores, Caractersticas & Atitudes


Integridade Dinamismo tica Diversidade Trabalho em equipe Conquista Profissionalismo Exigncia Respeito Coeso Humanidade Criatividade Transparncia Equilbrio Formao slida Liderana Capacidade intelectual Orientao para o negcio Criatividade e empreendedorismo Iniciativa e energia para o trabalho Viso da empresa como seu negcio prprio Capacidade de Negociao Abertura a outras culturas e valores Flexibilidade e praticidade Boa comunicao Capacide de influcenciar pessoas Ausncia de preconceitos Jovialidade

Sete Hbitos de Pessoas Altamente Eficazes


...e das Ineficazes
1. 2. 3. 4. 5. proativa Comea o trabalho com objetivo na mente Faz primeiro as primeiras coisas Pensa no ganha/ganha Busca primeiro entender e depois ser entendida 1. 2. 3. 4. 5. 6. reativa (pe a culpa nos outros) Trabalha sem objetivo claro na mente Faz primeiro as coisas urgentes Pensa no ganha/perde Busca primeiro ser entendida Se no pode ganhar, faz concesses

6.
7.

Procura a sinergia
Afina o instrumento

7.

Teme mudanas e no se esfora em melhorar

Fonte: Virando Gente Grande, Sofia do Amaral, 2004

Fonte: Stephen Covey. Sete Habitos de Pessoas Altamente Eficazes

Empreender ou Intra-Empreender
Ter um emprego, ou ser dono do prprio nariz ? Por mais diplomas que algum possa acumular, continuar sendo a

Rede de Relacionamentos (networking)


Definio: o conjunto de pessoas que voc conhece 10 dicas: 1. Encare como um negcio 2. Invista em seu capital social 3. Rena seus contatos 4. Tenha foco 5. Registre e Classifique seus contatos 6. Converse com seus contatos 7. Troque cartes no final da conversa 8. Anote dados sobre a outra pessoa 9. Mantenha seus contatos 10.Utilize a Internet (Linkedin.com; Plaxo.com)

combinao de teoria e prtica que vai garantir os melhores


empregos Uma tendncia que vem crescendo nos ltimos anos, a dos prestadores de servios autnomos, provavelmente ser a tnica das empresas em 2018. Para cada funcionrio contratado pela CLT, existiro dois ou trs PJ. Para quem est se preparando para uma carreira no sculo XXI, a primeira coisa a ter em conta que um emprego no ser mais a primeira opo. Ser exceo

A empregabilidade est baseada em:


Competncias, Conhecimento e Rede de relacionamentos.

Somos responsveis por cuidar das trs partes com inteligncia e intensidade.

O QUE FAZ O AUXILIAR ADMINISTRATIVO

29

03/04/2013

A profisso de assistente administrativo focada em realizar atividades fundamentais em empresas pblicas e privadas.

SUAS PRINCIPAIS FUNES ESTO RELACIONADAS COM O TRABALHO DE ESCRITRIO, SENDO ESTAS:

Tramitar entrada e sada de correspondncia.

Recepo de documentos

Atender chamadas telefnicas.

Atender ao pblico.

30

03/04/2013

Arquivar documentos.

Manter atualizada a agenda, tanto telefnica como de pendncias.

Ter conhecimento de uso de mquinas de escritrio, de calculadoras a fotocopiadoras, computadores e os programas usados.

Um assistente administrativo pode trabalhar em qualquer lugar que necessite de uma pessoa que tenha a capacidade suficiente, podendo ser uma empresa privada, uma administrao pblica ou qualquer outro lugar que precise de algum para fazer as funes descritas.

SALRIO DO AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Existem diferentes salrios, pois nem todas as empresas operam a mesma forma de pagamento e valores iguais. H 3 valores de salrios diferentes dentre o menor ao maior e tambm um intermedirio, porm no significa que as empresas paguem os funcionrios desta forma, os valores variam entre R$816,00 R$2.075,00 reais, que podem ser pagos de acordo com a preferncia da empresa e as qualificaes do funcionrio.

31

03/04/2013

AUXILIAR ADMINISTRATIVO CURSOS

Para exercer a funo de auxiliar administrativo preciso que o funcionrio tenha o ensino mdio completo, alm de noes bsicas de internet, Excel, Word entre outras ferramentas que ser preciso manusear para que exera com sucesso a sua funo.

QUAIS SO AS TAREFAS E RESPONSABILIDADES DE UM ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ESPECIFICAMENTE?

Digitar cartas, relatrios, memorandos, atas de reunio e outros documentos; Preparar apresentaes e planilhas; Organizar reunies, apresentaes, jantares e outros eventos; Elaborar atas nas reunies; Organizar viagens; Manter organizado os arquivos da empresa ou setor; Solicitar mveis, papis, formulrios e outros materiais usados no escritrio; Ajudar na recepo se necessrio; Elaborar oramentos e relao de estoque; Pagar contas, faturas bancrias e fazer faturamento; Manter organizado o escritrio e com bom layout; Sugerir e implementar novos mtodos de trabalho; Contratar e treinar novos auxiliares de escritrio; Conscientizar os funcionrios para os procedimentos de segurana.

HABILIDADES NECESSRIAS
Boa habilidade de comunicao escrita e oral; Boa habilidade em usar computadores, processadores de textos e planilhas eletrnicas; Boa habilidade em resoluo de problemas, planejamento e organizao; Firme em clculos; Saber trabalhar sob presso, priorizar tarefas e honrar compromissos de datas trmino de servios; Saber manter informaes confidenciais.

QUAIS SO OS REQUISITOS PARA SER UM ASSISTENTE ADMINISTRATIVO?

32

03/04/2013

CONHECIMENTOS NECESSRIOS
Conhecer mtodos, sistemas, procedimentos, equipamentos de trabalho em um escritrio; Deve saber o que cada pessoa da empresa faz Deve saber elaborar oramentos e elaborar relatrios Deve saber manter registros e controles

QUALIDADES PESSOAIS
Ter iniciativa; Bem organizados; Pacientes; Diplomticos; Habilidade de relacionar-se com pessoas diferentes; Saber adaptar-se a novas tarefas.

COMO O LOCAL DE TRABALHO DO ASSISTENTE ADMINISRATIVO?


Normalmente trabalham em escritrios de empresas; Utilizam computadores, telefones, faxes, calculadoras, copiadoras, telefones celulares e carros; Normalmente trabalham no horrio normal das empresas; Relaciona-se com gerentes, supervisores, pblico, fornecedores e clientes.

QUAL O FUTURO DA PROFISSO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO?


Boas perspectivas para o futuro desta profisso; A demanda destes profissionais depende da situao da economia do pas, da reestruturao das empresas, do tamanho das empresas e sua carga de trabalho; Encontram trabalho em vrios tipos de empresas; Muitas tarefas do auxiliar de escritrio foram absorvidas por outros profissionais; Novas tarefas esto sendo executadas: gerenciamento de projeto, editorao eletrnica, assistncia e treinamento a computadores e desenvolvimento de sites na internet.

FORMAO NECESSRIA PARA SER AUXILIAR ADMINISTRATIVO


A maioria dos Auxiliares Administrativos est, no mnimo, cursando graduao em Administrao de Empresas.

FORMAO BSICA
Em geral, para o cargo de Auxiliar Administrativo necessrio ter Ensino Mdio completo. Em algumas empresas necessrio que os profissionais dessa rea estejam cursando nvel superior ou que tenham diploma na rea de Administrao de Empresas.

33

03/04/2013

FORMAO ADICIONAL
Conhecimentos em outros informtica so desejveis. idiomas e

MERCADO DE TRABALHO AQUECIDO


Apenas em novembro de 2010, o setor administrativo abriu mais de 4.480 vagas.

FALTAM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS


Com um salrio mdio nacional de R$1.023,30, no faltam profissionais nesta rea. No entanto, h uma grande dificuldade das empresas em encontrarem bons profissionais para exercer a funo.

CRESCEM AS OPORTUNIDADES
Com a falta de bons profissionais na rea, os melhores se destacam.

Por isso, essencial investir emsuacarreira, realizando cursos e se atualizando constantemente. Assim, as chances de se destacar somuito maiores.

E voc? Tem aproveitado essa oportunidade e investido em sua carreira?

34

You might also like