You are on page 1of 4

Fundao Centro de Cincias e Educao Superior a Distncia do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educao Superior a Distncia do Estado do Rio

de Janeiro

Avaliao Presencial AP2 Perodo - 2008/1 Disciplina: Economia Brasileira Contempornea Coordenador da Disciplina: Maxwel Moreira Aluno (a): .......................................................................................................................... Plo: ................................................................................................................................... Nas questes abaixo, para cada uma das afirmativas, primeiro identifique se ela FALSA ou VERDADEIRA e depois justifique por qu. Questo 1: Com relao s contribuies da Terceira Revoluo Industrial e do Neoliberalismo para as polticas econmicas adotadas para a superao da crise, pela qual passou o mundo na dcada de 1970, correto afirmar que: 1. A Terceira Revoluo Industrial ajudou a aumentar os nveis de produtividade, importantes diante dos aumentos dos custos de produo. 2. O neoliberalismo, que passou a influenciar a poltica econmica de superao dos efeitos da crise em muitos pases, propunha dentro outras coisas, o afastamento do Estado da produo por ele ser ineficiente, o aumento da receita e a diminuio das despesas para gerar supervit primrio e a reduo dos juros para estimular o mercado interno. Questo 2: Com relao ao Plano Cruzado (1986) correto afirmar que: 1. O Plano apoiava-se no entendimento de que o processo inflacionrio no Brasil era impulsionado apenas pelas expectativas dos agentes econmicos com relao inflao futura. 2. Embora o Plano tenha fracassado, o entendimento de que a inflao brasileira continha uma dimenso inercial foi encampada por todos os planos de estabilizao que se seguiram, inclusive pelo Plano Real. Questo 3: Durante o perodo de 1986 a 1991 foram implementados vrios planos de estabilizao (Cruzado, Bresser, Vero e Collor). 1. Todos fracassaram em virtude do crescimento excessivo da demanda que prontamente se seguiu estabilizao dos preos. 2. Todos envolviam algum congelamento temporrio de preos e foram lanados de surpresa.

Questo 4: Admitindo-se que a polticas econmicas adotadas pelos Governos Sarney, Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso foram gradativamente sofrendo influncias, cada vez mais fortes, do pensamento neoliberal, correto afirmar que: 1. Em todos os planos houve uma forte preocupao com o aumento das receitas e diminuio das despesas, como uma forma de gerar os supervits primrios recomendados pelo pensamento neoliberal. 2. Em todos os planos a questo da privatizao foi considerada como importante para a gerao de receita que ajudariam na formao dos supervits primrios recomendados pelo pensamento neoliberal, mas foi no Plano do Governo Collor que as privatizaes foram realizadas mais intensamente. Questo 5: No mbito da transio demogrfica pela qual vem passando o Brasil, provocando mudanas na sua dinmica demogrfica, correto afirmar que: 1. O envelhecimento da populao brasileira explicado principalmente pela queda da mortalidade (aumento da esperana de vida) que tem feito com que as pessoas vivam mais no Brasil. 2. A razo de dependncia da populao total est declinando e continuar a declinar nos prximos anos.

Gabarito
Questo 1: 1.1. VERDADEIRA A 3 Revoluo Industrial, que se caracterizou pelo desenvolvimento no campo da microeletrnica e da informtica, permitiu robotizao, automao dos processos produtivos e o desenvolvimento de novos materiais, contribuindo assim para aumentar os nveis de produtividade e reduzir os custos unitrios que tinham sido aumentados em funo dos aumentos de custo provocados pela crise da dcada de 1970. 1.2. FALSA O neoliberalismo propunha o afastamento do Estado, o aumento da receita e a diminuio das despesas, mas no propunha a reduo das taxas de juros, muito pelo contrrio, propunha a prtica de taxas de juros elevadas para remunerar bem o capital externo, para desestimular o consumo interno permitindo aumentar os excedentes para exportao e assim gerar divisas para amortizar as dvidas (honrar os compromissos em dlares).

Questo 2: 2.1. FALSA. O Plano Cruzado apoiava-se no entendimento de que o processo inflacionrio no Brasil tinha um forte componente inercial, o que significava dizer que os formadores de preos tomavam as suas decises de reajustar os seus preos com base na memria inflacionria (inflao passada) e nas expectativas (inflao futura) que eles criavam a partir da memria inflacionria, portanto, no era impulsionado apenas pelas expectativas. 2.2. VERDADEIRA. Todos os planos seguintes usaram algum instrumento para combater a inflao inercial. O Planos Bresser, Vero e Collor repetiram o mecanismo do tabelamento e o Plano Real usou o mecanismo da URV. Questo 3: 3.1. FALSA Apenas no Plano Cruzado houve crescimento excessivo da demanda aps a estabilidade dos preos, gerando desequilbrios tais como: desabastecimento, gio e saldos negativos na balana comercial. Nos Planos Bresser e Vero houve realinhamento prvio dos preos, os tabelamentos foram por tempo limitado e no chegou a haver desabastecimento e gio. No Plano Collor, alm do tabelamento ter sido por tempo determinado e por pouco tempo, o confisco dos ativos financeiros provocaram uma fortssima reduo na liquidez, no permitindo que a demanda tivesse um crescimento excessivo. 3.2. VERDADEIRA Todos os planos continham algum tipo de tabelamento temporrio (por tempo determinado ou no) e todos foram lanados de surpresa com decreto-lei ou medida provisria. No Plano Cruzado o tabelamento foi rgido por tempo indeterminado a partir do dia 28/fev/1986 (Decreto Lei n 2.283 de 27 de fevereiro de 1986). No Plano Bresser houve aumentos prvios e tabelamento por trs meses, com base nos preos praticados em 12/junho (Decreto Lei n 2335) republicado no dia 16/06/1988. No Plano Vero houve aumentos prvios e tabelamento por tempo indeterminado (Lei n 7.730 de 31 de janeiro de 1989), mas com previso de flexibilizao gradual. No Plano Collor o tabelamento foi por apenas 1 ms (Medida Provisria n 168 de 15 de maro de 1990). Questo 4: 4.1. FALSA No Plano Cruzado estas preocupaes no estiveram fortemente presentes, at porque houve aumentos importantes das despesas em funo dos aumentos de salrios (funcionrios pblicos), das importaes para complementar a oferta interna, dos subsdios para manter o tabelamento e da criao do seguro desemprego.

4.2. FALSA A privatizao passou a ser considerada como importante apenas para a gerao dos supervits primrios (via aumento da receita) a partir do Plano Collor, entretanto foi no Governo FHC que as privatizaes foram realizadas mais intensamente.

Questo 5: 5.1. FALSA. Est havendo queda da mortalidade (aumento da esperana de vida) e por isso as pessoas esto vivendo mais. No entanto, esta no a principal causa do envelhecimento da populao brasileira. No caso brasileiro, esse envelhecimento tem como principal explicao a queda da fecundidade e como causa secundria a queda da mortalidade. 5.2. VERDADEIRA. Com a transio demogrfica (queda da mortalidade e da fecundidade): a populao, o numerador da razo de dependncia diminui, porque a fora da queda da fecundidade (populao dependente jovem) maior que a fora da queda da mortalidade (populao dependente idoso); e o denominador aumenta (populao em idade economicamente ativa). Como conseqncia a razo de dependncia vem diminuindo e dever continuar a diminuir porque a transio demogrfica ainda est em curso.

You might also like