You are on page 1of 3

Heredograma - exerccios xerccios

Apostila IV
1. Analise o heredograma e assinale a alternativa correta:

Unidade 11 1
b) Qual a probabilidade de o indivduo 5 ser homozigoto recessivo? c) Qual a probabilidade de o indivduo 6 ser homozigoto dominante? 4. (FCMSCSP). Quatro famlias em que aparece um mesmo carter foram analisadas:

a) Nesta famlia h 3 casais, 7 homens, o indivduo 5 tio de 14, 12 primo de 16, 1 av de 10. O carter representado em preto recessivo. No possvel afirmar o gentipo de 3 pessoas. b) Nesta famlia h 3 casais, 7 homens, o indivduo 5 tia de 14, 12 primo de 16, 1 av de 10. O carter representado em preto recessivo. No possvel afirmar o gentipo de 3 pessoas. c) Nesta famlia h 3 casais, 7 homens, o indivduo 5 tia de 14, 12 primo de 16, 1 av de 10. O carter representado em preto dominante. No possvel ssvel afirmar o gentipo de 3 pessoas. d) Nesta famlia h 3 casais, 7 homens, o indivduo 5 tia de 14, 12 primo de 16, 1 av de 10. O carter representado em preto recessivo. No possvel afirmar o gentipo de 5 pessoas. e) Nesta famlia h 3 casais, 7 homens, o indivduo 5 tia de 14, 12 primo de 16, 1 av de 10. O carter representado em preto recessivo. No possvel afirmar o gentipo de 3 pessoas. 2. Na espcie humana, o albinismo determinado por um gene recessivo em homozigose. J a polidactilia (presena de mais de cinco dedos, em cada mo e/ou p) determinada por um gene dominante. As fichas contendo os heredogramas de duas famlias, famli uma de um paciente albino e outra de um paciente polidctilo, so misturadas na mesa de um geneticista. ista. Uma dessas fichas tem o seu grfico rere produzido a seguir.

Algum concluiu que o carter em questo dominante. domi A concluso est: a) certa b) errada, devido ao observado na famlia n 1 c) errada, , devido ao observado na famlia n 2 d) errada, devido ao observado na famlia n 3 e) errada, devido ao observado na famlia n 4 5. (Fatec-SP) SP) O heredograma abaixo refere-se refere a uma caracterstica condicionada por um nico par de genes.

So obrigatoriamente heterozigotos: a) l, 3, 5, 10 c) 2, 4, 6, 8 e) 2, 4, 6, 7, 8, 9 b) 2, 6, 7, 8 d) 2, 6, 7, 9 6. Entre as pessoas, algumas tm o lbulo da orelha livre, enquanto outras tm o lbulo aderente (preso pele que reveste a parte posterior da face). A observao desse fato est demonstrada no heredograma de uma famlia, apresentado a seguir: Informe: a) A qual dos pacientes (o albino ou o polidactlico) pertence a ficha que contm o heredograma acima? b) O paciente (integrante do grfico) o que est apontado pela seta. Qual o seu gentipo? 3. Analisando a genealogia adiante, responda:

a) Qual das manifestaes (lbulo aderente ou lbulo lbu livre) dominante? b) D os gentipos dos indivduos: I. 1 I. 2 II. 4III. 4a) Qual a probabilidade de o indivduo 3 ser heterozigoto?

7. (F. Objetivo-SP). A genealogia anexa refere-se se a uma famlia com casos de alcaptonria, anomalia malia provocada por um gene recessivo.

11. (UFBA) No heredograma a seguir, os smbolos em preto pre representam indivduos afetados pela polidactilia e os smbolos em branco, indivduos normais. Conclui-se, Conclui desse heredograma, que, em relao polidactilia:

Nesse heredograma os gentipos que no podem ser determinados so os dos indivduos: a) 1,2 e 5 c) 3, 5 e 6 e) 7, 8 e 10 b)1, 3 e 6 d) 3, 8 e 10 8. (UFMG-MG).

a) os indivduos afetados sempre so homozigotos. b) os indivduos normais sempre so heterozigotos. c) os indivduos heterozigotos so apenas de um sexo. d) pais normais originam indivduos homozigotos recessivos. re e) pais normais originam indivduos heterozigotos. heterozi 12. (FCC) O esquema abaixo representa a genealogia de uma famlia. Os smbolos escuros representam indivduos indiv albinos e os claros, indivduos de pigmentao normal.

O heredograma refere-se se a uma caracterstica controlada contro por um nico par de genes (A e a). Assim, em relao a esta caracterstica, errado afirmar que: a) A descendncia do casamento II-1 x II-2 2 indica que o carter em questo devido a um gene recessivo b) Os gentipos de II-1, lll-2 e lll-4 4 so, respectivamente, respectivamen AA, aa e Aa. c) Se IV-2 2 se casar com uma mulher de mestre fentipo, seus filhos tero todos o mesmo gentipo. d) O esperado, para a descendncia do casamento III-3 III x III-4, que metade dos indivduos seja a homozigota e metade heterozigota. e) Na quarta gerao, h pelo menos dois indivduos homozigotos. 9. (FUVEST-SP). Analise a seguinte genealogia:

A probabilidade de o casal I x II ter um filho albino : a) 1/4, porque o casal j tem trs filhos com pigmentao pigmenta normal. b) 1/4, porque o gene para albinismo recessivo. c) 1/2, porque 50% dos gametas da mulher transportam transpor o gene recessivo. d) nula, porque a mulher tem o gene dominante em homozigose. e) imprevisvel, porque rque a mulher tanto pode ser homozigota como heterozigota. 13. Alguns indivduos tm um redemoinho de cabelo na parte traseira da cabea, enquanto outros tm dois. Nos heredogramas abaixo os smbolos escuros representam tam um redemoinho, e os vazios representam dois:

a) a anomalia causada por um gene dominante ou recessivo? re b) Qual a probabilidade de o casal n 4 ter um filho que apresente a anomalia? 10. (UFPA-PA). Na genealogia seguinte est sendo analisado um carter autossmico recessivo. Qual a probabilidade de que o casal 5x6 venha a ter um descendente homozigoto recessivo?

Usando a primeira letra do alfabeto, d o gentipo provvel pro de P2; P3; P4; F1-1; F1 - 8; F1 - 10, respectivamente: a) aa; Aa; Aa; Aa; aa; A_ b) A_; aa; aa; aa; A_; aa. c) AA; aa; aa; Aa; AA; aa. d) aa; AA; Aa; AA; aa; Aa. e) aa; A_; A_; AA; aa; A_ 14. O plo preto dos porquinhos-da-ndia porquinhos determinado por um gene dominante B e o plo branco por seu alelo ale recessivo b. Na genealogia a seguir, II-l e II-4 so heterozigotos. Qual a probabilidade de um descendente de III-1 x III-2 ter plos los brancos?

a) 1/2

b) 1/4 c) 1/8

d) 1/16

e) 1/32

a) 1/4

b) 1/2

c) 1/6

d) 3/4

e) 3/16

GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. E a) POLIDACTILIA b) Aa a) 2 / 3 b) 100% c) 1 / 3 D B a) LBULO LIVRE b) Aa, aa, Aa, aa D B a) DOMINANTE b) 75% C D C B C

You might also like