You are on page 1of 19

Princpios bsicos da meditao dentro do sistema vincuniano

2 Edio Contato: Vinicius.pimentel.ferreira@hotmail.com

Praebere Sitientibus Lord Vincus 2012

Prefcio segunda edio


Dedico esse texto a um jovem, que na data em que escrevo me procurou pedindo dicas de como meditar e quais os efeitos bsicos da meditao. Resolvi partilhar o pouco que sei atravs de um texto, o que venho fazendo cada vez com menos frequncia, isso se deve apenas, por culpa de um deslize meu, de abandonar temporariamente o conhecimento que em breve irei expor. Afirmo ento, sem medo de respostas grosseiras de alguns leitores, que todo praticante srio das atividades mgicas deve dedicar-se sempre a meditao. No a meditao de alguns pseudomagos da contemporaneidade, que se dedicam a imaginar florestas e bosques alegres repletos de seres incrveis. Refiro-me antes ao conhecimento de si mesmo, da natureza, da razo humana e das cincias, adquiridos atravs da abstrao, vontade e contemplao. Os exerccios que vou expor aqui exigem percia e compromisso, pois assim como um atleta desenvolve a sade do seu corpo com a pratica, basta que passe um longo tempo sem o exerccio para ver seus msculos murcharem, assim com o mago. O iniciante que desejar caminhar por essa via, caso queira ver resultados, no dever entrar levianamente, pois como j foi dito, o poder no reside na linhagem ou em um ttulo, como dir muitos tradicionalistas, mas reside na atividade, no no ato isolado, mas no ato enquanto cadeia. A segunda edio deste escrito que agora vos apresento, no deve ser considerada um corpo completo, mas antes apenas uma direo na qual investigar ou ainda para alguns, um tira- gosto dessas prticas que muito alegram o esprito.

Lord Vincus, 23/06/2013.

Introduo
Embora muitos ignorem ou at mesmo riem daqueles que buscam em sua vida o conhecimento a cerca da sua prpria natureza e da natureza do mundo, estes mesmos muitos no podem sob nenhum argumento bem refletido negar a diferena na qualidade de vida do individuo que tempera sua prpria vida com a pratica da meditao. A meditao nos sistema vincuniano no tem por objetivo limitar-se a melhorar a sade do individuo praticante, embora a sade seja totalmente necessria para o fim ltimo do homem e para exercer as potncias mgicas, mas tem como principal objetivo dar pistas para que os jovens espritos possam encontrar trilhas que levam a auto realizao. Veremos nesse pequeno conjunto de bsicos textos, como funciona o ser humano em seus quatro principais corpos segundo a viso vincuniana, de que modo funcionam as aes que denominamos magia, a importncia de seus estudo e prtica e alguns simples exerccios que nada exigiro do praticante do que a boa vontade.

Parte I. A diviso para a compreenso do homem.


A diviso que farei neste momento no deve ser vista como uma diviso concreta, mas como uma diviso feita de forma arbitrria ou pela observao do meu esprito com o objetivo de ajudar o leitor na compreenso. O homem dividido em quatro partes, essas so o corpo sensvel, corpo mental, corpo sentimental e corpo espiritual. Todas as partes que dividem o homem se comunicam entre si, todo problema que afeta uma, afetar a outra, no basta ter um corpo sensvel saudvel quando se tem um corpo sentimental doente, com o tempo, o sentimental adoecer o sensvel, assim com todos os corpos, esse conhecimento que os psiclogos hoje chamam de psicossomtica j era amplamente conhecido pelos antigos. 1. Corpo Fenomenal: Este o corpo que vulgarmente chamamos de fsico, ele que podemos ver e tocar, nele est contido todos os nossos rgos e fonte tambm de nossos sentidos, ele a porta que nos permite conhecer o mundo(kosmos). Este corpo composto de matria densa, e se tomarmos como verdadeiro que a alma imortal, logo ele no necessrio para a existncia do homem, uma vez que o homem continua existindo mesmo aps a morte, que nada mais que a simples separao do corpo sensvel com a alma. O corpo fenomenal, assim como todos os outros corpos, suscetvel a agentes externos que tanto podem lhe ser benficos como malficos. Um homem que controla bem seu corpo e lhe mantm saudvel, ficar tambm mais resistente aos agentes prejudiciais e ter uma vida mais agradvel. 2. Corpo Sentimental: Como o prprio nome j diz, nesse corpo reside os nossos sentimentos, as paixes, medos, desejos e os humores. Este o corpo que parece exigir maiores cuidados, pois quase sempre passivo a todos os outros corpos, e qualquer problema que lhe aflija, todos os outros corpos acabam por sofrer simultaneamente. 3. Corpo Mental: O corpo mental ao qual me refiro no meramente o nosso crebro, muito menos um corpo sensvel, este corpo, assim como os outros que citarei em breve s pode ser alcanado pelo esprito e no pelos sentidos. Neste corpo residem as memrias e

assim todos os conhecimentos que adquirimos, assim como qualquer corpo, o corpo mental precisa de cuidados e exerccios, para que esteja resistente a fatores prejudiciais que quase sempre so ligados ao corpo sentimental e fenomenal. 4. Corpo Espiritual: Sem dvidas o mais importante dos corpos, aqui habita a razo e a f. por este corpo tambm que podemos realizar atividades mgicas e criativas, este parece ser o nico corpo que capaz de existir e agir sem depender sempre dos outros corpos, este o corpo que define o homem e que lhe separa das bestas. neste corpo que est os sete templos sagrados, as sete igrejas do apocalipse ou os sete chakras. 5. Alma(psych): A alma, segundo o sistema vincuniano, uma para todos os seres, a geradora da fora que vivifica os corpos, o motor inigendrado que move sem se mover. A partir dela que nasce o esprito, a mente, o sentimento e o corpo do homem. Na alma est tudo aquilo que relativo ao Bem. A alma vive a contemplar sua prpria perfeio, enquanto o homem busca a felicidade ltima, que tambm contemplar o Bem supremo. Atrevo-me a dizer, que nosso objetivo enquanto homens, to simplesmente ser feliz, no me dedicarei neste texto a tratar sobre a felicidade, pois no meu objetivo, mas para os interessados eu indico o seguinte texto: O pr principio anterior ao inicio sem fim, tambm da minha autoria. Os modos necessrios para manter o corpo fenomenal saudvel so quase que desnecessrios dizer, sobre isso vemos as cincias ditar regras a todo momento, como ter boa alimentao, praticar exerccios fsicos e etc. Uma dvida muito comum sobre isso a cerca da necessidade ou no do vegetarianismo, no sou a pessoa mais indicada a tratar disso, ento me verei obrigado a concordar com Paracelso e evocar suas palavras:
No minha inteno fazer aqui, uma defesa do vegetarianismo; autores mais conhecedores do assunto e com mais autoridade do que eu demonstraram suas vantagens. Tomarei somente a liberdade de indicar algumas regras dedicadas aos debutantes vegetarianos. 19 - Convm pular da creofagia ao vegetarianismo com certa lentido e parcimnia; e no devem ser trocadas as bebidas fermentadas pelo leite ou pela gua at que a mudana de regime se tenha verificado para os alimentos slidos. Esta mudana dever ajud-lo por meio de um consumo maior de fruta carnosa e aquosa. 29 Se possvel, efetuar esta mudana de regime no campo.

39 Caso permanea nas grandes cidades, no iniciar o regime nas tavernas ou restaurantes; e no faz-lo, tambm, se a pessoa sofre de fraqueza geral. 49 Ter em mente que a quantidade de alimentos vegetais dever ser maior do que a alimentao animal que se seguia anteriormente. 59 Conservar durante muito tempo o pescado nas minutas; os ovos, o leite, a manteiga de vaca no devem jamais ser excludos absolutamente, afora os casos especiais de ascetismo. 69 Finalmente, deve-se aprender, ao mesmo tempo, a governar o organismo fsico; e antes de tudo, o homem deve ser senhor, por vontade, das pequenas irregularidades de funcionamento que podem produzir-se. INSTRUES SOBRE AS COMIDAS. De um modo geral se pode dizer que quanto mais foras se gastam para o cumprimento de um ato, tanto mais proveitoso e til se torna este ato para ns. Razo porque, numa medida de extrema precauo, levando as coisas na ponta de espada, conforme vulgarmente se diz, conviria que ns mesmos cultivssemos nossas plantas alimentcias, fizssemos a colheita e as preparssemos, valendo-nos de utenslios que s serviriam para dito fim. Para as iniciaes naturalistas e pantestas que desenvolvem esta teoria, estudando-a com todo pormenor e muita profundidade, deve-se comear purificando e aperfeioando cada um seu corpo astral e finalmente sua inteligncia. Por isso vemos que os brmanes e os ascetas hindus so obrigados a preparar eles mesmos os seus alimentos e em nenhum caso consentem que os utenslios de cobre, que constituem sua bateria de cozinha, sejam tocados por outras mos que no as suas prprias. Daqui procedem tambm as prescries referentes posio do corpo durante os gapes; existem certas relaes entre as correntes eletromagnticas de um planeta e os seres ou indivduos que vivem sob sua influncia; seria prolixo enumerar os fundamentos desta teoria, porm porfiamos pela prescrio que aconselha que os habitantes de nossas regies comam com o rosto voltado para o norte. Outra prescrio aquela que se refere s ablues; os sacerdotes hindus se lavam as mos, os ps, a boca, o nariz, os olhos e as orelhas, repetindo com frequncia uma invocao sagrada; costume este que em nossas regies corresponde Bno da mesa que, pronunciada magicamente, isto , expressada com uno verdadeira, do fundo do corao, possui um valor real e positivo de dinamizao. Finalmente, uma ltima prescrio a do silncio, que observada pelas comunidades religiosas do mundo inteiro. Tem por finalidade, pela concentrao de toda a ateno no ato da comida, reduzir a quantidade de matrias necessrias refeio, por meio de propores sensveis. Desta maneira a digesto requer uma menor atividade perto do plexus solar, donde resulta uma notvel economia de fora nervosa de que os exerccios de contemplao precisam para que se tornem verdadeiramente frutferos. Mas, para as pessoas que vivem no mundo e com o mundo, na atmosfera pesada das grandes cidades, a alegria o melhor digestivo e vale tanto como o melhor lcool para estimular a preguia do estmago. (Paracelso, Plantas

mgicas, p 28 e 29) Para manter o corpo sentimental saudvel se faz necessria muita meditao nos diversos sentidos da palavra. Deve-se trabalhar a ponderao e o auto controle, livrar-se dos vcios, paixes e qualquer fora que gere sofrimentos desnecessrios e de longo prazo. O estilo de vida atual e o moralismo aceito so grandes venenos para nosso corpo mental e sentimental, entender o meio em que vivemos e aprender a como proceder sem ser atingido necessrio para um corpo sentimental saudvel, o mago no sofre demasiadamente, entende a situao que se

apresenta ou aproxima e cria modos de passar ileso por ela ou at mesmo anular o problema. Para manter o corpo mental saudvel se faz necessria sua alimentao e exerccio, como j foi dito, no corpo mental que reside a memria e os conhecimentos, assim deve-se sempre buscar o conhecimento prtico e terico, o terico para alimentar e o prtico para exercitar, tais conhecimentos no so necessariamente ligados a magia, o estudo e a prtica do msico, do lutador, do matemtico ou dos filsofos. Um dos grandes problemas que adoecem nosso corpo sentimental o moralismo antinatural, dos quais evitarei tratar, mas que devo dizer que esse tipo de moralismo quase universal tem sido culpado pela grande maioria dos acontecimentos que tem causado problemas a humanidade. O melhor modo de manter a sade do corpo espiritual tratando de todos os outros corpos anteriores e praticar artes criativas, acredito que haja tambm um corpo moral, mas como seria muito longo tratar deste, adiciono algumas de suas caractersticas a este corpo, dizendo que agir de acordo a moral do esprito, ou seja, a partir daquilo que faz bem a si, sem ser causa primeira do mal em outros, para manter um esprito limpo.

Parte I.I. Os Chakras


Embora o estudo dos chakras e do seu funcionamento possa ser complexo e de difcil compreenso, v-se muitos exotricos tratando destes nos mais diversos meios de comunicao com a mesma natureza em que velhas vizinhas discorrem sobre o modo de se tratar uma gripe; ambas podem concordar em diversos pontos, mas provavelmente nenhuma das duas entender como se d o mtodo e como o conhecimento sobre o mtodo pode ser obtido. natural conhecimentos deste gnero serem passados no boca a boca sem nenhuma crtica a cerca do que se transmite, podendo fazer dos mtodos que brotam de tais conhecimentos inteis ou perigosos. Considerando que os textos que trago e os mtodos que apresentarei em breve foram desenvolvidos para os que esto iniciando neste novo pensar, no traarei um estudo complexo sobre os chakras, ou muito diferente do que se diz pelos famosos boca a boca.

Os chakras no total so muitos e percorrem todo O Corpo, os menores ligam-se por correspondncia aos maiores tendo cada um seu prprio fim para o bom funcionamento dos corpos. Os chakras so vortex de energia, que pode girar para lados diferentes em pessoas diferentes, so como rgos do corpo espiritual atuando nos demais corpos. Os maiores, como diz o conhecimento geral a cerca disto, so no total de sete, assim como as cores liberadas quando a luz branca (a fora da alma) toca o prisma (o corpo espritual). Estes so na ordem de baixo para cima o chakra raiz, sacro, plexo polar, cardaco, garganta, terceiro olho e coroa (o ralo). O chakra raiz localiza-se na base da espinha dorsal, mais precisamente entre o nus e os rgos genitais, esse chakra responsvel pelas atividades sexuais, desejos comuns ou viciosos e ao que parece, tambm pela autoestima, sua cor vermelha. O chakra sacro localiza-se pouco abaixo do umbigo, sua cor laranja e seus fins diferem pouco dos fins do chakra raiz, responsvel pelos desejos do mundo sensvel, da conexo entre os corpos e provavelmente o principal responsvel ,pelo funcionamento do corpo sentimental. O chakra do plexo polar, localizado acima do umbigo, de cor amarela a centelha do corpo sentimental para o corpo mental, responsvel pelos desejos do conhecimento e dos sentimentos, tambm conhecido como chakra social. O chakra cardaco, localiza-se no peito, possui cor verde, faz ponte entre o corpos sentimental e mental, responsvel pelos sentimentos gerais e pela distribuio energtica. Quando praticamos magia,este chakra tende a trabalhar mais. O chakra larngeo, localizado no pescoo, possui a cor azul claro, atuante no corpo mental responsvel pela deduo, comunicao, curiosidade e Impeto. O chakra do terceiro olho, localizado dois centmetros acima do meio entre os olhos possui a cor ndigo(azul escuro). Pertencente ao corpo mental responsvel pela imaginao, intuio, memrias e viso em diferentes nveis vibratrios.

O chakra da coroa, localizado na parte superior da cabea, na regio da moleira ( um palmo acima do final da testa)possuindo a cor violeta. De todos os chakra este o que gira mais vagarosamente, e responsvel pela a drenagem do ter para a alimentao do corpo espiritual e consequentemente de todos os chakras e assim os demais corpos.

Parte II. A magia e as ferramentas


No incomum no magismo moderno o uso alienado de objetos mgicos durante a vida cotidiana e/ou em rituais. Poucos realmente se perguntam se tais objetos so de fato necessrios, suficientes, funcionais e de que modo funcionam. Meu objetivo neste texto no ofender os doutrinados e muito menos ridicularizar crenas, mas talvez, trazer ao entendimento coisas simples e importantes, que so injustamente ignoradas. De que modo ou modos, por exemplo, uma das ferramentas mais usadas na magia pag de rua, o pingente de pentagrama, influencia verdadeiramente nas causas e efeitos rituais? De que modo uma varinha, um smbolo desenhado na mo, um incenso ou uma vela causam qualquer efeito sobre o funcionamento mgico? Eis perguntas difceis que buscarei responder tentando no incorrer em erro. Essas perguntas so praticamente irrespondveis sem a resposta de uma pergunta ainda mais urgente. Em que consiste a magia? Um ato de f, dir alguns, mas afirmar que a magia um ato de f significa afirmar o qu exatamente? A f, conceitualmente falando, to simplesmente a crena em determinada coisa que no lhe apresenta dados mnimos de evidncia. Ser um mago ento, seria puerilmente crer na realizao de uma atividade qualquer, cuja a possibilidade e modo de realizao no pode ser conhecida? Ora, isso faria da maior parte da populao maga! Esse pobre ensaio, ou qualquer texto sobre tais assuntos perderiam todo sentido de serem lidos, uma vez que a magia consiste em um ato de f,

bastaria querer que algo se realize e esperar acontecer, fazendo dos deuses e smbolos meros ornamentos. Uma vez que a magia no um ato de f simplesmente, o que seria ento? Uma cincia ou um exerccio? Vejamos o que dir os autores clssicos. A magia era o exerccio de propriedades psquicas adquiridas nos diversos nveis de iniciao. O desenvolvimento da vontade o fim que todo homem deve ter em mente, se deseja comandar as foras da natureza. (Papus, p 104) A diferena entre um mago e um feiticeiro est em que o primeiro sabe o que faz e prev os resultados do que realiza, enquanto o segundo no tem o menor controle sobre sua atividade. (Papus, p 105 e 106) No o poder que falta, vontade. (Mo-Ts) (Papus, p 106) As relaes entre o visvel e o invisvel chegaram a seu limite. Da o mtodo empregado visando a fixar a vontade nas operaes mgicas. Um adepto no pode produzir um efeito em oposio natureza, um milagre, simplesmente porque isso no existe. (Papus, p 107) No h milagres. Tudo o que acontece o resultado da lei eterna, imutvel, sempre ativa. (Madama Blavatsky) (Papus, p 107) A magia considerada como cincia o conhecimento desses princpios... (Madama Blavatsky) (Papus, p 108) A pedra angular da magia um conhecimento prtico e aprofundado do magnetismo e da eletricidade, de sua qualidade, de sua correlao e de sua potencialidade. (Madama Blavatsky) (Papus, p 110) Resumindo, a magia a sabedoria espiritual, a natureza aliada espiritual, a pupila e a servidora do mago. ( Madama Blavatsky) (Papus, p 110)

Deixai que os loucos ajam. Sem fim e sem causa, deveis, no presente, contemplar o futuro. (Fabre dOlivete) (Papus, p 115) Com todas essas citaes clssicas, digo que a magia a cincia que estuda a natureza (em todas as suas manifestaes) e que aplica seu conhecimento no exerccio da vontade. Logo a magia no f, pois como j foi dito f vontade sobre a esperana no desconhecido, e a magia enquanto cincia e prtica difere muito disso. Apesar de todos os princpios intransponveis serem necessrios para produo mgica, existe um em especial que se trazido ao entendimento pode clarear muitas dvidas e/ou desvelar o que muitos ignoram. O Principio de correspondncia (O Caibalion, p 6), embora no seja suficiente, necessrio para o exerccio mgico. Tal principio consiste to simplesmente em entender as infinitas ligaes entre os mundo das coisas sensveis e os mundos das coisas suprassensveis. Essa ligao meramente entre objeto material e objeto ideal, objeto material e objeto sentimental (que pode ser ideal) e objeto material e objeto imaginrio e o objeto imaginrio a todos os outros j citados. O objeto material todo o objeto que temos ao alcance dos sentidos, como facas, pingentes, velas e etc, esses so dotados de matria e quase sempre de uma imagem e forma. O objeto ideal todo o objeto que no existe ao alcance dos sentidos, e muito menos possuem matria e forma, no podem ser sentidos mentalmente, mas podem ser conceituados. Como a ideia de justia, sabedoria, beleza e etc. O objeto sentimental todo o objeto que no possui matria e forma, no existe ao alcance dos sentidos, podem ser conceituados e sentidos pelo esprito. Como por exemplo, o amor, dio, alegria, tristeza etc. O objeto imaginativo, dos quais muitos esto familiarizados, so simplesmente nossas criaes do esprito, isentos de matria, mas dotado de forma. Como o caso do centauro, das memrias imagticas, deuses etc. Uma vez entendido a explicao acima, vejamos seu funcionamento a partir de exemplos.

Ligao de objeto material e objeto ideal: Em um ritual quando usamos uma pena de pavo para representar a ideia de beleza, uma vez que essa ideia no possui imagens, usa-se imagens de representao para evocar a ideia. Ligao de objeto material e objeto sentimental: Em um ritual em que o magista no capacitado para gerar sentimentos artificiais, usa o smbolo do corao, por exemplo, para representar e evocar a ideia de amor e da o sentimento, uma vez que o amor em si no possui imagem. Ligao de objeto material e objeto imaginrio: como quando imaginamos um ser ou um smbolo e lhe damos corpo fsico, como algum que cria um selo mentalmente e o desenha no papel, o objeto imaginrio liga-se a todos os outros objetos, pois sempre se liga a Idea e s vezes a sentimentos. Muitas dessas representaes so arbitrrias e no de fato, mesmo assim seu efeito existente, como por exemplo, a pomba, que de fato nada tem haver com a paz. Os deuses so representaes ricas em smbolos para representar o que no possui forma, da temos o deus do amor, da justia, guerra, beleza e etc. Esses so em sua maioria representao de ideias necessrias para o funcionamento da vontade. Para entender melhor o porqu essa ligao ocorre, vejamos o que dizem os clssicos: O mtodo principal da cincia oculta a analogia. Pela analogia determinamos as relaes existentes entre os fenmenos. (Papus 44) veremos, por exemplo, por que, para comandar os espritos do ar necessrio uma pena de guia (Eliphas Levi, Rituel de haute megie) segundo as relaes analgicas existentes entre o elemento e a ave. Tudo isso consiste num mtodo para fixar a vontade. (Papus 113) Mas uma pergunta eu fao, um mago cujo esprito capaz de abstrair imagens e formas com facilidade, no ficaria independente de objetos materiais em sua maioria? Os rituais no seriam ento substitudos por

meras abstraes de ideias? Os deuses e suas formas no perderiam o sentido, bastando ento vontade e o conhecimento de sua aplicao? Seriam os deuses e smbolos meros ornamentos deixados pelos mais avanados para facilitar a ao dos espritos mais jovens na magia? Tais perguntas so assaz difceis, e prefiro no responder neste artigo.

Parte III. O mtodo


Embora me parea j estar claro, que a pratica mgica no consiste em simplesmente ter f em algo, ou juntar meia dzia de objetos e smbolos rogando para que alguma divindade conhecida atravs de terceiros realize o seu desejo, quero deixar claro a magia antes disso, como dir os thelmicos, a imposio da vontade sobre a imaginao somando aos conhecimentos a cerca da natureza. Parece-me essencial o conhecimento prtico e terico do princpio de correspondncia, que bem expus na Parte II. Isso fcil observar se nos inclinarmos rapidamente ao uso da razo que todos ns possumos, mas que muitos parecem relutar em aplicar. Se observarmos a magia mental e a magia ritualstica, veremos que muitos podero inferir que tanto uma como outra so funcionais, entretanto, poucos se daro ao trabalho de observar que embora a magia sem rituais cheios de quinquilharias funcione bastando o uso da Vontade, a magia ritual cheia de quinquilharias incapaz de funcionar sem o uso da Vontade(mentalismo). O funcionamento da magia no se d ento pelo uso de objetos caros, enfeitados nem por smbolos que nada mais so que jogos geomtricos, o segredo de seu funcionamento consiste no conhecimento, abstrao e Vontade, e para aqueles que no vivem sem ferramentas, sua melhor ferramenta so os cinco pilares que sustentam o homem (Parte I). Para quaisquer dvidas, leiam os textos indicado no final desse escrito.

Parte IV. Meditao, o modus operandi


A msica uma tima ferramenta para os iniciantes, msicas instrumental e calma, como aquelas dedicadas a Reik e meditaes. Mas msicas eruditas e cantos gregorianos tambm so bem vindos.

Outra atividade interessante o alongamento antes da prtica, assim voc se sentir cada vez mais confortvel as posies da meditao. Retire um horrio fixo para praticar diariamente, certifique-se de no ser incomodado e nunca faa menos de 20 minutos cada exerccio.

Exerccio 01- Relaxar e respirar.


Sente-se com as pernas cruzadas ou em posio de ltus, com as mos descansando sobre os joelhos, com as palmas para cima e a ponta do indicador tocando a ponta do polegar. Deixe os olhos semifechados e respire fundo, aos poucos afaste de ti todos os pensamentos cansativos do dia-a-dia, preocupaes, assuntos angustiantes e etc.Tente deixar a mente o mais limpa possvel, afaste todas a memrias que possam lhe desviar a ateno. Este exerccio deve preceder todos os exerccios seguintes, a meditao e na medida do possvel qualquer atividade que nos exija grande ateno.

Exerccio 02 A contemplao da Tela Branca.


Sente-se na posio de ltus ou com as pernas cruzadas e repasse o primeiro exerccio, respire fundo e esforce-se para visualizar a brancura em sua completude, ou seja, nada deve haver em sua memria alm da imagem da brancura, no uma camisa ou outro objeto com essa cor, mas apenas a prpria cor. Algumas pessoas conseguem xito na primeira tentativa, outras levam dias ou semanas. O prximo exerccio s interessante de ser feito aps o sucesso deste.

Exerccio 03 A memria de si.


Sem esquecer de respirar, sente-se na posio j supracitada e se esforce para ver a si mesmo, como se voc sasse de seu prprio corpo e se autocontemplasse, visualize o cmodo em que est, os objetos, voc, vejase respirando e sinta sua prpria presena.

Exerccio 04 Relaxando a mente.


Repasse todos os exerccios anteriores, respire bem, contemple a si mesmo, em determinado momento quando respirar e perceber seu corpo respirando, seja como o ar e adentre a si mesmo. No tenha o pulmo como destino, mas sim a prpria mente. Respire e visualizando o ar entrando pelas narinas entrando em sua cabea, se tiver sucesso sentir a cabea mais relaxada e os sentidos menos aguados. Este exerccio no deve ultrapassar o tempo de 20 minutos, depois dele recomenda-se descansar e deixar o prximo exerccio para o dia seguinte.

Exerccio 05 Transferncia da energia para a mo.


Repasse os trs primeiros exerccios, agora ao ver-se meditando respire e visualize o ar entrando pelas suas narinas e passando em forma de energia para a palma de suas mos, concentre todas a sua ateno a palma de suas mos quando impor sua vontade atravs da respirao. Quando sentir uma fora estranha em suas mos, como uma energia, levante-as e coloque as palmas frente a frente, como se segurasse uma esfera invisvel, afaste e aproxime as mos sem deixa-las se tocar, no esquea de respirar e impor a energia atravs da vontade. Se fizer certo sentir uma fora magntica entre as mos.

Exerccio 06- Expandindo a fora do terceiro olho (OM)


No trabalharei com mantras nesse projeto, mas no repudio quem trabalha, deixarei com o leitor (caso ele tenha o conhecimento necessrio) se ele trabalhar ou no com essa ferramenta.

Repasse os exerccio um e trs at ter-se relaxado ao mximo, respire profundamente, quando respirar no visualize o ar entrando-lhe pelo nariz,mas visualize sua energia se concentrando um pouco acima do meio entre os olhos. Respire e concentre-se ao mximo nesse ponto e expire lentamente, repita o processo por pelo menos 20 minutos aps o inicio do sexto exerccio, ou no pare at sentir um incomodo na regio. Aconselho a refazer esse exerccio durante trs dias aps o primeiro xito ou sempre que sentir necessidade. Algumas pessoas podem sentir incomodo prolongado neste ponto ou leve dor de cabea, ento no prolongue o exerccio mais do que acha que deve. Este mesmo exerccio pode ser usando em outros chakras.

Exerccio 07- A memria dos maus sentimentos.


Estamos chegando a pontos cada vez mais delicados dos nossos exerccios e cruciais para o sistema vincuniano. Aqui se comea a ter maior controle sobre a vontade, sentimentos dores e prazeres. Sentado na posio de ltus repasse o primeiro exerccio e em seguida invoque atravs da sua memria um sentimento problemtico que venha lhe ocorrendo recentemente (ira, desnimo, tristeza...), depois de feito isto tente refazer o sentimento na mesma intensidade de quando voc o sentiu em tempos atrs(no preciso conseguir totalmente), quando o sentir note que voc o controla, entenda sua origem e seus efeitos contra seu humor, a partir da v diminuindo a intensidade do sofrimento at t-lo banido. Repita esse exerccio seguindo a seguinte ordem: Tristeza, raiva, tdio, paixo, preguia, gula e inveja.(Se um destes j ter sido feito da primeira vez, repita-o ou pule, a depender de sua necessidade). Este exerccio deve ser feito regularmente.

Exerccio 08- A memria dos bons sentimentos.


Sentado na posio de ltus repasse o primeiro exerccio e em seguida invoque atravs da sua memria um sentimento agradvel que venha lhe

ocorrendo recentemente (paz, animo, alegria...), depois de feito isto tente refazer o sentimento na mesma intensidade de quando voc o sentiu em tempos atrs(no preciso conseguir totalmente), quando o sentir note que voc o controla, entenda sua origem e seus efeitos sobre seu humor, a partir da v diminuindo ou aumentando a intensidade do sentimento at t-lo no grau que lhe convir. Repita esse exerccio seguindo a seguinte ordem: Alegria, paz, amor e disposio.(Se um destes j ter sido feito da primeira vez, repita-o ou pule, a depender de sua necessidade). Este exerccio deve ser feito regularmente.

Exerccio 09- O crculo de concentrao energtica.


Em p, faa os exerccios de concentrao e respire bem fundo. Separe os ps de forma que se forme um tringulo com suas pernas, aponte as palmas das mos para o cho e respire fundo, mentalizando a energia o ambiente sendo concentrada em voc, expire velozmente imaginando um circulo de fogo surgindo ao seu redor e de bom tamanho, sendo alimentado pelo ar que voc expira(no caso a energia que voc absorveu). Com as mos manipule a chama do crculo para baixo e para cima com sua respirao, o crculo servir tanto para concentrar sua energia quanto para realizar outros objetivos diversos, o que tratarei muito pouco nesse escrito. Daqui em diante, sempre que for manipular energia, utilize-se da concentrao sobre o plexo polar.

Exerccio 10- A chama esmeraldina ou o fogo vincuniano


Este exerccio tem por objetivo treinar a manipulao de energia, a memria, a concentrao, a abstrao e a prpria pratica mgica, seu uso diretamente ligado a purificao de um local e/ou individuo. Realize o exerccio 09, concentre-se em seu chakra cardaco fazendo com que ele tambm irrigue energia para o crculo, dando-lhe a cor verde. Erga as chamas do crculo at o seu chakra da coroa, deixando o fogo correr-lhe o corpo separando de ti tudo o que impuro, imagine as impurezas brotando do topo de tua cabea, e como fumaa escapando

pela janela. Faa isso por alguns minutos, sempre lembrando de respirar e opcionalmente com pelo menos trs velas acesas(disposto no local aonde voc imaginar um tringulo, ou seja, a sua frente, e a esquerda e a direita pouco atrs de seus ps). Quando achar suficiente, abaixe a barreira de fogo devagar at o crculo, absorvendo o fogo de volta pelas palmas de sua mo.

Exerccio 11- A manipulao do sono


Antes de dormir, pratique meditao simples para aumentar a concentrao, espere ficar com sono e veja as horas. Determine o horrio que deseja acordar visualizando no relgio o horrio desejado. Diga mentalmente Desejo acordar tal horrio, imaginando a mensagem sendo guardada em sua memria e logo em seguida v dormir. Assim que acordar olhe as horas e veja se conseguiu xito, deve-se praticar esse exerccio at conseguir um sucesso com erro de um ou dois minutos mximos.

Notas: 1- A palavra fsico(Physes) etimologicamente significa natureza, para o autor todos os outros corpos so tambm naturais, logo fsicos. 2- Ler o texto: criao do crculo, Lord Vincus, Jornal O Bruxo- Filosofia Oculta, 2012. 3- D cor e som a todas as suas mentalizaes a memria ou imaginao e a criatividade so ferramentas no s da razo, mas tambm da Thelema.1(vontade voltada a magia). 3.1- A palavra Thelema deve ser lida em meus escritos sempre como vontade mgica, mas deve-se evitar aplicar este conceito a outros autores.

Referncias e sugestes bibliogrficas As plantas mgicas botnica oculta, Paracelso, Editora Hemus,1976. Paracelso vida e obra, Sociedade das cincias antigas ,s/d. O Caibalion, Os trs iniciados, livro virtual, s/d. Corpus Hermeticum, Hermes Trimegisto, Editora Hemus, 1978. Tratado de cincias ocultas, Papus, Editora trs, 1973. Fdon, Plato, Os pensadores, s/d. Versos dourados de Pitgoras (encontrado na internet). As confisses- Livro X, Santo Agostinho, Os pensadores, 1996.

You might also like