You are on page 1of 5

Classificao das Normas Jurdicas

Normas perceptivas, Probitivas e Permissivas Perceptivas contm uma ordem, uma obrigao. Ex: conduzir esquerda Pagar Impostos Pagar Direitos Aduaneiros Proibitivas contm uma proibio Ex. Pune os que pratiquem furto, homicidio ofensas corporais.

Permissivas autorizam certos comportamentos, de forma positiva: Dispositivas art.802 do Cdigo Civil concede ao credor, em certos termos a faculdade de resolver o negcio. Autorizao art. 1055 do C.Civil permite ao locatrio denunciar o contrato de arrendamento para o termo do prazo. Concessivas art. 1698 do C.Civil permite aos esposados fixar livremente, em conveno antenupcial, o regime de bens de casamento. O direito contm: Ordens Tu deves Proibio Tu no deves Concesses Tu podes Normais Universais, regionais, locais. Validade territorial. Universais que se aplicam em todo o territrio do Estado; Regionais que se aplicam numa determinada regio (Decretos das regies antnomas);

Locais que se aplicam no territrio de uma autarquia local posturas e regulamentos dos Conselhos Municipais). Normas Gerais Normas Excepcionais. Normas Gerais estabelecem o regime regra para o sector das relaes que as regulam (art.219 do C.Civil regime de consensalidade). Normas excepcionais representam um IUS singulare, limitando-se a uma parte restrita daquele sector de relaes ou factos, consagrando neste sector restrito por razes privativas de um regime oposto aquele regime regra. (Ex. Artigo 11 do C.Civil novos experincia). Normas de Direito Comum e Normas de Direito Privado Especial.

Ex. Direito Civil Direito comum. Direito do trabalho/Direito trabalho/Direito Agrrio so direitos privado especiais. Normas supletivas/normas interpretativas.

Normas Supletiva: uma norma de outro tipo (imperatividade ou permitivas) mas que a cresce de uma nota essencial particular: aplica-se aos negcios juridicos s se as partes no tiverem excluido a sua aplicao Normas supletiva. Ex. art. 878 do C.Civil. Normas Interpretativa: aquela que esclarece o sentido do outro trecho com valor juridico: lei ou negcio juridico, dai existem normas interpretative da lei ou ao inegico juridico. Def. Legais Ex. art. 1 do C.Civil.

Normas Directas e Indirectas.

Normas de Directo so normas que tem como destinatrios da vida social. Ex. Vrios. Normas indirectas por vezes chamadas instrumentais, aquelas cujo destinatrio pretendem aplicar normas juridicas e resolver problemas de Direito. Ex. art. 9, n 3 do Cdigo Civil Normas completas e incompletas Normas completas as que podem produzir efeitos s por si e contm uma relao juridicial, imperativa ou permitiva. Art. 1323 do C.Civil Normas incompletas definem pela negativa no produzem efeitos s por si tem que ligar-se a outras normas art.874 do C.Civil. Normas ticas e normas tcnicas. A norma tica a norma stritu sensu: em face de situao X, deves e requer conduta y. E deve-se porque a ordem jurdica o comando: acho comandado para o destinatrio da norma um dever; o acto contrrio licitico e acarrenta consigo regra geral/ uma (verdadeira e propria) sano. Normas tcnicas-actuam de forma diferente:cada uma previso estabelecerem uma conduta como necessrio apenas para determinado fim, que indiferente para o direito ser ou no prosseguido. 875 do C.Civil compra e venda de bens imveis s vlido se for por escritura pblica;

Normas de estatuio material e normas de estatuio juridical. Normas de Estatuio Material so normas que projetam o seu comando sobre a vida social: a sua estatuio reputa-se a actos dessa

vida ( no matar, entregar objectos, art.1323 do C.Civil). Nesse caso esto normas stritu sensu e nos acrescentar-lhes, as normas permissivas em que se refiram a actos materiais; Normas de estatuio juridica so normas lato sensu, cujo contedo se esgota no plano juiridico, reflexamente, claro, vo traduzir em ultimo anlise em normas de estatuio ( ou contedo) material, mas, tal como se nos apresentam, tm outro sentido. Art.130 do Cdigo Civil.

Normas ordenadoras e normas sancionatrias Normas ordenadoras: tem previso estatuio de uma sano que vem repostada em outras normas juridicas. Tem geralmente como destinatrio ao autoridade do Estado mas h excepo art. 983, da responsabilidade civil dos particulares, no depende de nenhum do Estado. Imponsabilidade em factos ilcitos. Normas autnomas e no autnomas. Normas no autnomas aquela que por si no tem um sentido completo ( falta-lhe toda ou parte do hipotese toda a parte da estatuio, s o obtendo por remisso para as outras normas, tais so as normas remissivas, norma de devoluo ou normas indirectas. B Classificao das Normas Juridicas. Quanto racionalidade. Norma Perfeita Lex perfecta aquela cuja sano a nulidade do acto, mas sem sano. Leges Perfect ex. negritos contrarios aos bons costumes ou a ordem pblica (compromisso de um cnjuge perante outro de confessar certas violaes dos deveres conjugais), mas no punivel.

Normas menos perfeita-lex minus quam perfecta aquela cuja sano outra que no a nulidade. outra que no a nulidade. Exemplo: A venda ao produto depois da hora regulamenta do encerramento no acarrecta a nulidade da venda, mas implica uma pena (multa) para o comerciante. Normas mais que perfeita lex magis quam perfectua legas plus quam perfecta e aquela que comporta sanes a nulidade e outra ainda (pena). Exemplo: o contrato pelo qual os pais negoceiam com outrem os favore de uma filha: o negcio nulo (art.280 n 2, do Cod.Civil), e demais disso, passivel de uma sano penal (art. 405, do Cdigo penal lemocidio). Veja-se ainda o art. 284 do C,Civil ( em suma criminosa). Norma imperfeita leges nuperfectal e que no tem sano no importa qualquer espcie de sano. Tais normas que tem por destinatrios certos orgos superiores do Estado, quando a sua violao no susceptivel de sano jurdica. Ex. O P.R. no responde por acto praticados durante o mandato.

You might also like