You are on page 1of 12

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof.

Andr Luiz Paes de Almeida


1. Antnio foi contratado, mediante concurso pblico e sob o regime da Consolidaes da Leis do Trabalho (CLT), para trabalhar em uma empresa pblica estadual. Nessa situao, considerando a existncia de litgio a respeito de verbas rescisrias a serem pagas a Antnio, ser competente para julgar a demanda a a) justia comum. b) justia federal. c) justia do trabalho. d) justia eleitoral. 2. Joo, mdico residente, ingressou com ao na justia do trabalho pleiteando o reconhecimento da relao de emprego com um hospital pblico municipal. Diante dessa situao hipottica, assinale a opo correta. a) Assiste razo a Joo, uma vez que o perodo de residncia mdica deve ser considerado relao de emprego, j que presentes os elementos caracterizadores do vnculo, ou seja, pagamento de salrio, subordinao e permanncia. b) A residncia mdica uma modalidade de ensino de ps-graduao, regida sob os ditames do Decreto n. 80.281/1977, caracterizada por treinamento em servio, em regime de dedicao exclusiva. Logo, no pode ser caracterizada como relao de emprego. c) Caber ao juiz, ao analisar a demanda, definir se houve ou no uma relao de emprego. d) Durante o perodo de residncia mdica, no existe nenhum vnculo entre o mdico e o hospital, j que apenas assiste aulas no hospital, mas no exerce atividade laborativa. 3. Ana foi contratada na condio de empregada domstica por membro de representao de um Estado estrangeiro. Sua carteira de trabalho e previdncia social foi assinada pela pessoa fsica do membro da representao do referido Estado. Considerando essa situao hipottica e considerando, ainda, que haja litgio trabalhista entre Ana e o referido membro da representao do Estado estrangeiro, assinale a opo correta. a) A justia do trabalho no poder julgar a demanda, pois os Estados estrangeiros e seus membros gozam de imunidade diplomtica prevista na Conveno de Viena. b) Ana somente poder buscar seus direitos perante corte judicial do pas do membro da representao de Estado estrangeiro. c) Ana dever encaminhar sua reclamao ao Ministrio das Relaes Exteriores, que competente para lidar com as relaes diplomticas entre o Brasil e Estados estrangeiros. d) A justia do trabalho poder julgar a demanda. 4. Joaquim, empregado da empresa Delta, aderiu a greve organizada pelo sindicato de sua categoria. A empresa demitiu Joaquim por justa causa, considerando que o fato de ter aderido greve poderia ser considerado falta grave. Considerando a situao hipottica acima e a smula 316 do STF, assinale a opo correta. a) A simples adeso greve no pode ser considerada falta grave. b) A adeso greve justifica um motivo de suspenso do empregado, mas no motivo imediato para a aplicao da justa causa. c) A atitude de aderir greve e de no comparecer ao trabalho incompatvel com o abandono de emprego. d) Joaquim praticou ato de insubordinao ao aderir greve, mas a justificativa para demisso deveria ser a incontinncia de conduta ou o mau procedimento.

-1

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof. Andr Luiz Paes de Almeida

5. Manoel empregado de uma empresa individual. Em decorrncia da morte do empregador da mencionada empresa, Manoel ingressou com uma reclamao trabalhista objetivando a resciso do seu contrato de trabalho por justa causa do empregador, fundamentando-se no art. 483 da CLT. Com referncia situao hipottica acima apresentada, assinale a opo correta. a) A morte do empregador motivo de resciso indireta do contrato de trabalho por justa causa do empregado. b) A morte do empregador empresa individual um dos casos de demisso sem justa causa para fins de verbas rescisrias. c) A morte do empregador empresa individual constitui hiptese de motivo justificado, mas no de justa causa. d) No existe necessidade de Manoel ingressar com ao judicial para a resciso contratual, pois, ocorrendo a morte do empregador, o contrato de trabalho estar automaticamente rescindido. 6. No que diz respeito ao instituto do aviso prvio, julgue os itens a seguir. I O aviso prvio trabalhado ou indenizado computa-se, para todos os efeitos, como integrao ao tempo de servio. II O carter indenizatrio que se d ao pagamento do aviso prvio no trabalhado lhe retira o carter alimentar. III A cessao da atividade da empresa, com pagamento da indenizao, exclui o direito do empregado ao aviso prvio. Assinale a opo correta. a) Apenas o item I est certo. B) Apenas o item II est certo. C) Apenas os itens I e III esto certos. D) Todos os itens esto certos. 7. Cludio, embora tenha menos de 18 anos de idade, exerce atividade como empregado. Para isso, ele est autorizado a assinar os recibos de salrios e plenamente responsvel pelas violaes contratuais. Em face dessa situao hipottica, assinale a opo correta no que diz respeito a eventual depoimento pessoal de Cludio em audincia no juzo trabalhista. a) Uma vez que Cludio o prprio prestador dos servios, est autorizado a assinar os recibos de salrios e plenamente responsvel pelas violaes contratuais, ento pode ser considerado como se maior de idade fosse em depoimentos judiciais. b) Quanto aos efeitos jurdicos de seu depoimento, Cludio no pode ser equiparado ao maior de idade, exigindo-se a presena de um assistente. c) Caber ao juiz analisar a necessidade ou no da presena de um assistente no depoimento de Cludio na justia do trabalho. d) A presena de assistente cabvel somente nos casos de contratos de aprendizes. 8. Sob a sistemtica da justia do trabalho, no inqurito judicial contra empregado estvel, o nmero mximo de testemunhas que cada parte poder arrolar igual a a) 2. b) 3. c) 5. d) 6.

-2

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof. Andr Luiz Paes de Almeida

9. Considerando que a Lei n. 10.035/2000 autorizou o INSS a recorrer dos acordos que contenham parcelas indenizatrias, assinale a opo correta. a) Apesar da possibilidade de recurso do INSS, o acordo homologado pelo juiz torna-se definitivo e pe fim ao processo. b) Caber ao juiz, nessas situaes, avaliar a pertinncia ou no da intimao do INSS. c) O INSS dever ser intimado das decises homologatrias de acordos que contenham parcela indenizatria, sendo-lhe facultado interpor recurso relativo s contribuies que lhe forem devidas. d) No existe necessidade de intimao do INSS, pois a Lei n. 10.035/2000 apenas previu possibilidade de recurso por parte do INSS, mas no a obrigatoriedade de recorrer. 10. No que diz respeito ao instituto da reconveno, assinale a opo correta. a) O instituto da reconveno de direito material e no processual. b) A reconveno, apesar de no estar prevista expressamente na CLT, tambm cabvel no processo trabalhista. c) Caber ao juiz trabalhista, ao analisar uma questo, decidir sobre o cabimento ou no da reconveno. d) No existe na jurisprudncia ou na doutrina nenhum posicionamento ou previso a respeito do cabimento da reconveno em ao declaratria. 11. Quanto a citao ou notificao postal na justia do trabalho, assinale a opo correta. a) A citao ou notificao postal presume-se realizada quando tenha sido entregue, na empresa, a empregado da reclamada, a zelador de prdio comercial ou tenha sido depositada em caixa postal da empresa, incumbindo parte provar o no recebimento. b) A citao ou notificao postal apenas poder ser considerada vlida quando for recebida pessoalmente pelo proprietrio da reclamada, preposto legalmente constitudo, ou pela prpria pessoa do reclamado, em caso de pessoa fsica. c) A citao na justia do trabalho apenas poder ser realizada por oficial de justia. d) No se admite, em nenhuma hiptese, citao ou notificao por via postal, j que agncias de correios no so rgos vinculados justia do trabalho. 12. Na justia do trabalho, a parte r (reclamada) pode ser representada por preposto em audincia. A respeito do preposto, assinale a opo correta. a) Pode figurar como preposto prestador de servio que tenha conhecimento dos fatos discutidos na ao. b) Nas aes contra condomnio, pode figurar como preposto qualquer condmino, no havendo a necessidade de comparecimento do sndico ou administrador. c) A representao da pessoa jurdica por preposto em audincia exige que seja scio, diretor ou empregado da reclamada. d) A carta de preposio o documento hbil para a prova do mandato outorgado. A sua ausncia sempre dever atrair a aplicao da revelia. 13. A respeito do procedimento sumarssimo na justia do trabalho, julgue os itens seguintes. I O pedido dever ser certo ou determinado e indicar o valor correspondente. II As demandas em que parte a administrao pblica direta, autrquica ou fundacional tambm podem se submeter ao procedimento sumarssimo, se o valor pleiteado no exceder a quarenta vezes o salrio mnimo.

-3

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof. Andr Luiz Paes de Almeida

III No se far citao por edital, incumbindo ao autor a correta indicao do nome e do endereo do reclamado. IV As partes podero arrolar at no mximo trs testemunhas cada, que comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. Esto certos apenas os itens a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. 14. No que diz respeito ao recurso de revista, assinale a opo correta. a) O prazo para a interposio do recurso, em razo de sua natureza extraordinria, de 15 dias. b) Nas razes do recurso de revista, vedada a discusso a respeito de afronta direta e literal Constituio Federal, j que tal matria cabe apenas a anlise do STF. c) No cabe recurso de revista para discutir interpretao de clusula de contrato de trabalho. d) Em sede de recurso de revista, no cabvel nenhum tipo de depsito recursal. 15. Nas localidades no abrangidas por jurisdio de vara do trabalho, as demandas trabalhistas sero julgadas pelo juiz de direito. Recurso interposto contra deciso de juiz de direito em matria trabalhista deve ser julgado pelo a) tribunal de justia do estado. b) tribunal regional federal da regio a que estiver submetida a jurisdio do estado. c) STJ. d) respectivo tribunal regional do trabalho. 16. Julgue os itens a seguir, a respeito das condies de validade do mandato e do substabelecimento. I vlido o instrumento de mandato, com prazo determinado, que contenha clusula que estabelea a prevalncia dos poderes para atuarem at o final da demanda. II Diante da existncia de previso, no mandato, que fixe termo para sua juntada, o instrumento de mandato somente ter validade se anexado ao processo dentro do aludido prazo. III Somente sero vlidos os atos praticados pelo substabelecido se estiverem presentes, no mandato, poderes expressos para o substabelecimento. IV Sendo o substabelecimento anterior outorga passada ao substabelecente, a representao configura-se como irregular. A quantidade de itens certos igual a a) 1. b) 2. c) 3. d) 4.

-4

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof. Andr Luiz Paes de Almeida

17. A respeito do preposto, julgue os itens subseqentes. I Para figurar como preposto em um processo, basta ser conhecedor da situao de fato, objeto da demanda. II A carta de preposio documento hbil para prova do mandato outorgado. A sua ausncia deve atrair a aplicao da revelia, em qualquer caso. III O preposto deve ser, necessariamente, scio, diretor ou empregado da reclamada. IV Nas aes que digam respeito a empregados domsticos, no necessrio que o preposto seja empregado do reclamado. Esto certos apenas os itens a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. 18. Julgue os itens seguintes, relativos competncia da justia do trabalho. I competncia da justia do trabalho processar e julgar as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial decorrentes da relao de trabalho. II competncia da justia do trabalho processar e julgar as aes que envolvam exerccio do direito de greve. III Os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data sero processados e julgados na justia do trabalho quando o ato questionado envolver matria sujeita a sua jurisdio. IV Compete justia do trabalho processar e julgar as execues, de ofcio, das contribuies sociais previstas na Constituio Federal decorrentes das sentenas que proferir. A quantidade de itens certos igual a a) 4. b) 3. c) 2. d) 1. 19. Joo empregado da empresa Carta Branca Ltda., reside na cidade Beta e trabalha na cidade mega. Essa empresa tem sede na cidade Alfa e outra filial na cidade Delta. Nessa situao, se for mover reclamao trabalhista contra a empresa Carta Branca, Joo deve protocolizar sua inicial apenas na cidade a) Beta. b) mega. c) Alfa. d) Delta. 20. Nas comarcas no abrangidas pela jurisdio da justia do trabalho, atribui-se ao juiz de direito a competncia para julgar as demandas trabalhistas. Em caso de recurso de sentena proferida por um juiz de direito em matria trabalhista, dever julgar esse recurso o tribunal a) de justia do estado. b) regional do trabalho do estado. c) regional federal. d) de justia.

-5

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof. Andr Luiz Paes de Almeida

21. Trcio moveu reclamao trabalhista contra a empresa Aurora Ltda. Na audincia de instruo, Trcio apresentou como sua testemunha Iram, que, por sua vez, tambm litigava contra a empresa Aurora Ltda., na condio de ex-empregado. O advogado da empresa contraditou a testemunha, alegando que, por tambm estar litigando em outro processo contra a mesma reclamada, Iram seria suspeito. Nessa situao hipottica, o juiz deve a) indeferir a contradita e ouvir o depoimento de Iram como testemunha compromissada, pois o fato de este estar litigando contra o mesmo empregador no o torna suspeito. b) deferir a contradita e dispensar a oitiva de Iram, devido a sua manifesta suspeio. c) proceder oitiva de Iram como informante, sem que este preste compromisso. d) suspender a audincia, para que Trcio apresente nova testemunha no lugar de Iram. 22. As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio, ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado. Ao integrar a remunerao, as gorjetas servem como base de clculo para a) aviso prvio. b) horas extras. c) adicional noturno. d) dcimo terceiro salrio. 23. Carlos exercia as funes de administrador na fazenda Esperana. Cabia a ele, entre outras atribuies, contratar e demitir empregados, estabelecer as tarefas e as metas que deveriam ser cumpridas, zelar pelas instalaes da fazenda. Carlos executava suas tarefas em regime de dedicao exclusiva e, nos perodos de colheitas, cumpria regime de trabalho de at 10 horas por dia. No entanto, no havia nenhum superior que lhe fiscalizasse a jornada de trabalho. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens subseqentes. I devido o pagamento de horas extras a Carlos, visto que ele chegava a trabalhar em jornada de at 10 horas. II Carlos no se beneficiar da contagem de horas extras, visto que ele mantinha o poder de deciso e no havia superior que lhe fiscalizasse o horrio de trabalho. III Carlos, por ser empregado rural, no receber horas extras, pois no h previso legal de pagamento de horas extras a esse tipo de empregado. IV Se Carlos no tivesse poder de mando, registrasse sua jornada de trabalho em carto de ponto e se tal jornada fosse aferida pelo proprietrio da fazenda, ele faria jus ao recebimento de horas extras. Esto certos apenas os itens a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. 24.A respeito das hipteses de justa causa do empregado, previstas na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), julgue os itens seguintes. I O pagamento, em audincia, dos salrios atrasados elide a mora capaz de determinar a resciso do contrato de trabalho. II O fato de o empregador enfrentar dificuldades provenientes de poltica governamental no autoriza nem descaracteriza a mora salarial.

-6

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof. Andr Luiz Paes de Almeida
III Podem ser considerados como atos lesivos da honra e boa fama, capazes de justificar a justa causa do empregado, a calnia, a difamao, a injria e o dano moral. IV Tanto a resciso para atender obrigaes legais quanto a morte do empregador que constitui empresa individual so consideradas hipteses de justa causa do empregado para a resciso do contrato de trabalho. Esto certos apenas os itens a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) III e IV. 25. Assinale a opo correta quanto aos prazos para a interposio de recursos na justia do trabalho. a) O prazo para a interposio de recurso de embargos de 8 dias. b) Da deciso do ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho que nega seguimento ao recurso extraordinrio, cabe agravo de instrumento para o STF, no prazo de 8 dias. c) O prazo para a interposio do recurso ordinrio o mesmo que se concede interposio da apelao no cvel. d) O prazo para a interposio de agravo de petio de 5 dias. 26. No esto previstas na carteira de trabalho e previdncia social anotaes relacionadas a a) interrupes e suspenses no contrato de trabalho. b) acidentes do trabalho. c) alteraes no estado civil e referentes a dependentes. d) atos desabonadores conduta do empregado. 27. De acordo com a CLT, considera-se como salrio a) o seguro de vida e de acidentes pessoais. b) a alimentao in natura habitualmente fornecida ao empregado. c) a previdncia privada. d) a assistncia mdica. 28. Com relao ao trabalho do menor, julgue os seguintes itens. I proibido qualquer trabalho a menor de 16 anos de idade, salvo na condio de aprendiz, a partir dos 14 anos. II Ao menor de 18 anos vedado trabalho noturno. III Ao menor no ser permitido o trabalho insalubre ou em locais e servios perigosos. IV No se considera prejudicial, em regra, moralidade do menor o trabalho em empresas circenses, em funes de acrobata, saltimbanco, ginasta e outras semelhantes. A quantidade de itens certos igual a a) 1. b) 2. c) 3. d) 4.

-7

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof. Andr Luiz Paes de Almeida

29. Em processo movido contra determinada empresa, o juiz, na sentena de primeiro grau, julgou procedente o pedido formulado na inicial e estabeleceu como valor da condenao a quantia de R$ 8.500,00. Ao interpor o recurso ordinrio, o advogado da empresa efetuou um depsito recursal no valor de R$ 5.000,00. Considerando-se, hipoteticamente, que a tabela de interposio de recursos estabelea o recolhimento de R$ 5.000,00 para interposio de recurso ordinrio, R$ 7.000,00 para interposio de recurso de revista e R$ 9.000,00 para interposio de recurso extraordinrio e considerando-se, ainda, que a sentena no foi reformada, a quantia que o advogado deve depositar para interpor o recurso de revista de a) R$ 7.000,00. b) R$ 8.500,00. c) R$ 3.500,00. d) R$ 5.000,00. 30. Assinale a opo correspondente ao recurso cabvel das decises proferidas pelo juiz do trabalho em sentena de execuo. a) recurso ordinrio b) agravo de petio c) embargos do devedor d) agravo de instrumento 31. Em 18/1/2006, Jos celebrou contrato de experincia com a pessoa jurdica Alfa, pelo prazo de 90 dias. Aps 40 dias de servios prestados, ele teve seu contrato de experincia rescindido, com base em clusula assecuratria do direito recproco de resciso, expressamente ajustada. Em 30/5/2006, Jos celebrou novo contrato de experincia com Alfa, de 45 dias, prorrogvel por igual perodo. Decorridos 20 dias da constituio desse novo contrato, a Alfa cessou suas atividades e alienou seu nico estabelecimento empresarial para a pessoa jurdica Beta, que manteve o quadro de pessoal anterior e firmou com cada um dos empregados, inclusive com Jos, acordo escrito de compensao de jornada de trabalho, contrariando norma coletiva do sindicato representativo da categoria dos novos empregados de Beta. Considerando a situao hipottica descrita acima, assinale a opo incorreta. a) Na forma como foi rescindido o primeiro contrato de experincia, a empresa Alfa deveria ter pr-avisado Jos do trmino do contrato. Por isso, Jos tem direito indenizao correspondente ao perodo do aviso prvio no-concedido. b) O acordo individual escrito de compensao de jornada de trabalho sobrepe-se norma coletiva antagnica, sendo, portanto, plenamente vlido e eficaz. sumula 85, II do TST c) O segundo contrato celebrado entre Jos e Alfa considerado contrato por prazo indeterminado. d) Houve sucesso empresarial entre Alfa e Beta, o que assegura aos empregados os direitos adquiridos quando ainda trabalhavam para a pessoa jurdica sucedida. 32. Pedro era empregado da pessoa jurdica Delta desde fevereiro de 1995, quando esta editou o regulamento n. 1, que o previa complementao de aposentadoria aos empregados que tivessem mais de 10 anos de servios prestados empresa e que se aposentassem na vigncia do contrato de trabalho. O referido regulamento foi revogado pelo regulamento n. 2, em julho de o 2004, que no manteve a aludida complementao. Pedro aposentou-se em abril de 2005. Com base no ordenamento jurdico vigente e acerca dessa situao hipottica, assinale a opo correta.

-8

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof. Andr Luiz Paes de Almeida
a) Se o regulamento n. 2 tivesse mantido a complementao da o aposentadoria, prevista no regulamento anterior, alterando apenas seus critrios de concesso e reduzindo o valor do benefcio, essas alteraes no seriam aplicveis situao jurdica de Pedro. b) A revogao do regulamento somente ser aplicvel situao jurdica de Pedro se ele expressamente consentir na adoo da nova norma regulamentar. c) A revogao do regulamento n. 1 plenamente vlida e o suprimiu o direito de Pedro aposentadoria. d) Se Pedro, ao aposentar-se, no receber a complementao de aposentadoria, poder requerer a exigibilidade de seu alegado direito a qualquer tempo, observada a prescrio parcial, relativamente s parcelas anteriores ao qinqnio. 33. O chefe do departamento de recursos humanos de determinada pessoa jurdica que atua no ramo de limpeza e conservao procurou um escritrio de advocacia para realizar uma consulta jurdica, no sentido de obter orientaes acerca de como proceder em relao a questes que envolvem os interesses da empresa e de seus empregados. Assinale a opo em que a orientao a ser dada no tocante a essa situao hipottica est correta. a) Nas atividades consideradas insalubres, a validade do acordo coletivo que preveja compensao de horrios depende de prvia inspeo da autoridade competente em matria de higiene do trabalho. b) No h incidncia da contribuio do FGTS sobre o valor do aviso prvio no-trabalhado. c) Os empregados comissionistas no tm direito a hora extra, mesmo que haja controle de horrio. d) Os empregados em escala de sobreaviso no tm direito remunerao relativa ao perodo em que permanecem em suas residncias aguardando serem chamados ao servio, visto que este no considerado tempo de servio. 34. Ana ajuizou reclamao trabalhista contra a pessoa jurdica Eta, pleiteando sua reintegrao ao emprego, com base na alegao de ter sido acometida de doena profissional. Ana deu causa o valor de R$ 7.430,00. Durante a audincia de instruo e julgamento, Maria, uma das testemunhas de Ana, que compareceria espontaneamente, faltou. Na mesma audincia, foi determinada a produo de prova pericial. Para a formulao dos quesitos percia, bem como para a nomeao de assistente tcnico, os advogados foram intimados, por via postal, em seus respectivos escritrios profissionais. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo incorreta. a) Caso Eta seja uma fundao pblica, a reclamao de Ana deve tramitar pelo procedimento ordinrio. b) Se o advogado de Ana tiver mudado o endereo de seu escritrio sem comunicar o juzo, e a intimao para apresentao dos quesitos tiver sido encaminhada para o endereo antigo, lcito que Ana obtenha restituio do prazo para a realizao desse ato processual. c) Ana somente poderia ter requerido intimao judicial de Maria se demonstrasse que esta foi efetivamente convidada e deixou de comparecer audincia de instruo e julgamento d) A prova pericial pode ser corretamente produzida no procedimento sumarssimo. 35. O sindicato dos trabalhadores da indstria automobilstica ajuizou representao para instaurao de instncia, em dissdio coletivo, pleiteando a interpretao de norma jurdica que estabelece condies para o direito promoo por antiguidade no mbito do quadro de pessoal de cada empregadora.

-9

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof. Andr Luiz Paes de Almeida
Na representao inicial, constam como motivo do dissdio o fato de diversas empregadoras estarem considerando apenas o tempo de servio prestado na empresa e no o tempo trabalhado na indstria automobilstica. O sindicato trabalhista reivindicou, como base para conciliao, a aceitao da interpretao de que seja considerado, para efeito de promoo por antiguidade, o tempo total de servio prestado na indstria automobilstica e no aquele especificamente prestado em cada empresa. Nenhuma das partes compareceu primeira audincia. Acerca dessa situao hipottica, assinale a opo correta. a) O dissdio coletivo instaurado de natureza econmica. b) As bases de conciliao da representao configuram o requisito essencial da petio inicial. c) O processo deve ser arquivado, sem resoluo do mrito, devido ao fato de as partes no terem comparecido audincia inicial. d) A sentena que decidir o conflito, declarando a interpretao da norma coletiva aduzida, entrar em vigor na data de sua publicao. 36. Considerando que, em sede de ao trabalhista, aps o trnsito em julgado de sentena condenatria, iniciou-se a fase de liquidao, na qual se apurou que o valor devido pelo reclamado ao reclamante era de R$ 12.400,00 e considerando, ainda, que, na fase de execuo, o reclamado foi citado para pagar o dbito, em 23/4/2006, assinale a opo incorreta. a) Se, aps a garantia do juzo, as partes impugnarem os clculos da liquidao e, no julgamento das impugnaes, houver elevao do valor do dbito, o executado, para recorrer dessa deciso, dever complementar o valor da garantia. b) A impugnao sentena de liquidao deve ser apresentada antes de embargada a execuo. c) Se, durante a fase de conhecimento, as partes tivessem celebrado acordo homologado por sentena, no qual a reclamada se obrigaria ao pagamento de 8 parcelas no valor de R$ 400,00, cada uma, ento o descumprimento dessa avena pelo no-pagamento de qualquer parcela importaria no vencimento antecipado das demais. d) O prazo para apresentao de embargos execuo de 5 dias, contados a partir da data da citao. 37. Fernando ajuizou reclamao trabalhista contra sua antiga empregadora, a pessoa jurdica Gama, alegando direito a estabilidade provisria, em virtude do registro de sua candidatura para o cargo de dirigente sindical, pedindo sua reintegrao ao emprego e, alternativamente, o pagamento das verbas rescisrias devidas. Gama apresentou contestao sob a alegao de que no houver, da parte do sindicado, comunicao oportuna, que tivesse informado a respeito da candidatura de Fernando e sob o argumento de que todas as verbas haviam sido pagas corretamente. A primeira instncia julgou parcialmente procedente o pedido de Fernando, condenando Gama ao pagamento das verbas rescisrias devidas. Ambos recorreram. Na segunda instncia, a sentena foi mantida. Dessa deciso, somente Fernando interps recurso de revista, que foi protocolado no nono dia, em virtude de feriado criado por lei estadual. Como fundamento do recurso de revista, Fernando alegou dissdio jurisprudencial no-especfico. Com base nessa situao hipottica, assinale a opo correta. a) incabvel a interposio de recurso adesivo ao recurso de revista de Fernando. b) O fato de o dissdio jurisprudencial no ter sido especfico no inviabiliza a apreciao do recurso de revista, que deve ser conhecido.

- 10

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof. Andr Luiz Paes de Almeida
c) Para comprovao da tempestividade do recurso de revista, Fernando deve comprovar a existncia do feriado estadual. d) Qualquer omisso existente no acrdo que julgar o recurso de revista interposto deve ser objeto de embargos SDI 1, do Tribunal Superior do Trabalho, no ocorrendo precluso se no forem opostos embargos declaratrios. 38. Fernanda ajuizou reclamao trabalhista em que pleiteou, entre outros pedidos, sua reintegrao ao servio. Aps receber a inicial, o juiz trabalhista deferiu o pedido de liminar, determinando a imediata reintegrao da reclamante ao emprego. O reclamado, no se conformando com a liminar deferida, interps mandado de segurana. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. a) O mandado de segurana deve ser submetido ao procedimento sumarssimo caso o valor dado causa seja inferior a 40 salrios mnimos. b) No caso de a reintegrao ser determinada em antecipao de tutela, concedida na sentena, e esta transitar em julgado, o mandado de segurana deve ser impetrado no prazo de 120 dias contados a partir do oitavo dia aps a data da publicao da sentena. c) Se for proferida sentena que confirme a liminar deferida, o mandado de segurana impetrado perder seu objeto. d) O mandado de segurana cabvel para impugnar o deferimento de liminar, em virtude do princpio da irrecorribilidade das decises interlocutrias, que rege o processo trabalhista. 39. Luiz, empregado de determinada pessoa jurdica, recebeu aviso-prvio indenizado, sob alegao de justa causa, em 10/4/2005. No se conformando com a situao, Luiz ajuizou reclamao trabalhista em desfavor de sua antiga empregadora, alegando demisso sem justa causa, e pleiteando o recebimento das verbas rescisrias pertinentes. O empregador, ao apresentar sua contestao, alegou a existncia de justa causa ou, alternativamente, culpa recproca na resciso do contrato de trabalho. O reajuste da categoria profissional a que pertence Luiz foi estabelecido em acordo coletivo para o dia 7 de maio de cada ano. Com base na situao hipottica acima, assinale a opo incorreta. a) Se for declarada judicialmente a existncia de culpa recproca, Luiz ter direito a apenas 50% do valor do aviso-prvio indenizado. b) Se, no curso do perodo do aviso-prvio, Luiz cometer ato que se consubstancie em falta grave, ele no ter direito ao recebimento de qualquer verba de natureza indenizatria. c) Se o contrato de Luiz fosse por prazo determinado, na resciso contratual sem justa causa, Luiz teria direito a receber, a ttulo de indenizao, valor correspondente metade do que teria direito at o trmino do contrato. d) No clculo das verbas rescisrias, no ser considerado o percentual do reajuste coletivo da categoria a que pertencia Luiz. 40. Felipe trabalhava para a pessoa jurdica Beta, com jornada diria de 8 horas. No deslocamento de sua residncia para o estabelecimento empresarial de Beta, por ser itinerrio no servido de transporte pblico coletivo, Felipe utilizava conduo fornecida pelo empregador. Durante dois dias no ms, Felipe tinha jornada de dez horas dirias. No dia 15/1/2006, Felipe foi demitido, sem justa causa, tendo cumprido seu aviso-prvio com reduo de horrio. Com base nessa situao hipottica, assinale a opo correta.

- 11

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito do Trabalho Prof. Andr Luiz Paes de Almeida

a) O regime de compensao de jornada somente poder ser implementado por Beta se houver acordo ou conveno coletiva prevendo a possibilidade desse ajuste. b) Beta poder substituir o perodo a ser reduzido na jornada de trabalho de Felipe, durante o aviso-prvio, pelo pagamento das horas correspondentes. c) O adicional de horas extraordinrias devido, na situao hipottica descrita, no integra o salrio de Felipe. d) O tempo despendido por Felipe no deslocamento entre sua residncia e o estabelecimento empresarial de Beta, na conduo fornecida pelo empregador, ser considerado como extraordinrio sempre que extrapolar a jornada diria estabelecida contratualmente. 41. Paulo foi contratado pela pessoa jurdica Delta, em 12/9/2003. Desde a data de sua contratao, Paulo nunca gozou frias. Paulo recebe, alm da remunerao, gratificao semestral contratualmente estabelecida. Paulo, no dia 17/2/2006, sofreu acidente de trabalho, o que o fez ausentar-se da empresa por dez dias. Com base na situao hipottica acima, assinale a opo correta. a) Os dez dias de ausncia do empregado, em virtude de acidente de trabalho, devero ser considerados para o cmputo da durao das frias de Paulo, no perodo aquisitivo de 2005/2006. b) Paulo tem direito a gozar dois perodos de frias, devendo um deles ser remunerado em dobro. c) Na vigncia do contrato de trabalho, o direito de Paulo reclamar a concesso das frias e o pagamento da respectiva remunerao, relativamente ao perodo aquisitivo de 2003/2004, prescrever em 12/9/2007. d) Para o clculo do abono de frias devido a Paulo, deve ser considerado, pelo seu duodcimo, o valor da gratificao semestral estabelecida contratualmente.

GABARITO: 1.C; 2.B; 3.D; 4.A; 5.C; 6.A; 7.B; 8.D; 9.C; 10.B; 11.A; 12.C; 13.B; 14.C; 15.D; 16.C; 17.D; 18.A; 19.B; 20.B; 21.A; 22.D; 23.C; 24.C; 25.A; 26.D; 27.B; 28.C; 29.C; 30.B; 31.B; 32.D; 33.A;34.B; 35.D; 36.C; 37.C; 38.C; 39.D; 40.D; 41.B

- 12

You might also like