You are on page 1of 11

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO

LICITAO: CONCEITO, FINALIDADES, DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E MODALIDADES CONTRATOS: CONCEITO, PECULIARIDADES E ESPCIES LICITAES PBLICAS
BASE CONSTITUCIONAL E LEGAL
CF/88, art. 37, XXI. Lei 8.666/93

ABRANGNCIA
Lei federal e nacional. Alcana todos os poderes e esferas governamentais.

FINALIDADES
1. Garantir a isonomia. 2. Selecionar a proposta mais vantajosa aos interesses da ADM. 3. Promover o desenvolvimento nacional sustentvel (NOVO!)

CONCEITO
Procedimento administrativo, de observncia obrigatria pelas entidades governamentais, e de disputa isonmica, ao fim da qual ser selecionada a proposta mais vantajosa aos interesses da Administrao, com vistas celebrao de um contrato administrativo entre ela e o particular vencedor do certame, para a realizao de obras, servios, compras, alienaes, locaes, permisses e concesses. (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo)

PRINCPIOS ESPECFICOS
COMPETITIVIDADE
Implcito. a essncia da licitao.

JULGAMENTO OBJETIVO
Explcito. No pode haver obscuridade ou surpresas.

VINCULAO AO INSTRUMENTO CONVOCATRIO


Explcito. Tanto a ADM quanto o licitante devem obedincia ao Edital.

ADJUDICAO COMPULSRIA
Implcito. a garantia de que o vencedor ser o primeiro a ser chamado.

INEXIGIBILIDADE DE LICITAO (art. 25)


Acontece sempre que houver impossibilidade jurdica de competio. Sem competio, no h licitao! OS 3 EXEMPLOS DA LEI
1. Fornecedor exclusivo. 2. Servios tcnicos profissionais de natureza singular e notria 3. Artistas consagrados pela crtica especializada e pela opinio pblica.

2 OBSERVAES IMPORTANTES
1. Os casos de inexigibilidade no se aplicam aos servios de publicidade propaganda. 2. O rol legal exemplificativo, ou seja, pode haver mais casos se houver inviabilidade de competio.

Professor Sidney Amorim

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO


DISPENSA DE LICITAO
So casos em que, embora exista a competitividade, a licitao no acontecer ou no ser obrigatria.
Licitao Dispensada A lei determinou a no realizao de licitao em certos casos.

Dispensa
Licitao Dispensvel A lei autorizou a no realizao da licitao em certos casos.

LICITAO DISPENSADA (Arts. 17 a 19)


So os casos de alienao de bens mveis e imveis, notadamente: BENS IMVEIS 1. Dao em pagamento. 2. Doao a unidade administrativa (exceto programas habitacionais e de regularizao fundiria). 3. Permuta por outro imvel. 4. Investidura. 5. Venda a outra unidade administrativa. BENS MVEIS 1. Doao, exclusivamente de interesse social. 2. Permuta, exclusivamente entre unidades administrativas. 3. Venda de aes em bolsa de valores. 4. Venda de ttulos. 5. Venda de bens produzidos e comercializados por unidades administrativas em razo de suas finalidades.

LICITAO DISPENSVEL (art. 24)


So os casos 33 em que a licitao possvel, h ambiente competitivo, mas por convenincia e oportunidade, a Administrao pode dispensar a licitao. o que d origem contratao DIRETA. Os 10 casos mais relevantes so: 1. Obras e servios de engenharia at 10% de um Convite (15 mil). o DOBRO p/ EP, SEM, AE e CP.* 2. Compras e outros servios at 10% de um Convite (8 mil). o DOBRO p/ EP, SEM, AE e CP.* 3. Guerra ou grave perturbao da ordem. 4. Emergncia ou calamidade pblica. 5. Licitao deserta. 6. Contratao remanescente de O-S-F em razo de resciso contratual. 7. Aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos de valor histrico. 8. Compras de gneros alimentcios perecveis. 9. Contratos de EP e SEM com suas subsidirias. 10. Celebrao de convnios administrativos.

* EP-Empresa pblica. SEM-Sociedade de economia mista. AE-Agncia executiva. CP-Consrcio pblico. OSF-Obra, servio e fornecimento.

Professor Sidney Amorim

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO

AS FASES DA LICITAO
1. Abertura
a publicao do edital

2. Habilitao
a verificao da documentao

3. Julgamento e Classificao
a verificao das propostas

4. Homologao
controle ADM da sua legalidade

5. Adjudicao
a proclamao do vencedor

ALGUNS INSTITUTOS IMPORTANTES


Audincia pblica
Obrigatrio acima de 150 milhes

Antecedncia mnima do Edital


Prazo para os licitantes se prepararem para o certame

Impugnao Administrativa
Qualquer cidado ou licitante pode requerer, no prazo.

Comisso de Licitao
Mnimo 3 servidores efetivos exceto Convite ou peq. U.A.

OS TIPOS DE LICITAO
1. Tipo menor preo
Regra geral nas licitaes.

2. Tipo melhor tcnica


Exclusivo para servios de natureza intelectual.

3.Tipo tcnica e preo


Casos Tipo 2 e, obrigatoriamente, p/ bens e servios de informtica.

4. Tipo maior lance ou oferta


Para venda de bens pela Administrao Pblica.

Obs.: VEDADO instituir outros tipos de licitao.

Professor Sidney Amorim

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO


MODALIDADES DE LICITAO
CONCORRNCIA
Modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto.

TOMADA DE PREOS
Modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao.

CONVITE
Modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas.

VALORES
PARA OBRAS E PARA COMPRAS E SERVIOS DE OUTROS SERVIOS ENGENHARIA Acima de Acima de 650 mil 1,5 milhes A mais complexa de todas as modalidades. Visualizam-se todas as etapas licitatrias, sem qualquer inverso. Licitaes internacionais possveis. PARA OBRAS E SERVIOS DE ENGENHARIA At 1,5 milhes PARA COMPRAS E OUTROS SERVIOS At 650 mil PARA OBRAS E SERVIOS DE ENGENHARIA At 150 mil PARA COMPRAS E OUTROS SERVIOS At 80 mil

Para celebrar contratos menos vultosos. O cadastro uma habilitao prvia Licitaes internacionais possveis se houver algum do exterior cadastrado.

Possui os menores valores de contratao. O cadastro ou o convite uma habilitao prvia. Licitaes internacionais possveis se NO houver fornecedor no Brasil. Possvel com menos de 3, se houver limitaes de mercado, ou por manifesto desinteresse.

Obs. 1 A concorrncia aplicvel em qualquer caso de licitao. Obs. 2 As trs modalidades acima encontram-se hierarquizadas.

CONCURSO
Modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores.

LEILO
Modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens decorrentes de procedimento judicial ou dao em pagamento, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao.
VALORES at 650 mil reais: aps esse valor,

VALORES depende da premiao ou da remunerao

definida em edital.
COMISSO DE LICITAO No precisa ser servidor.

Concorrncia.

Professor Sidney Amorim

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO


PREGO
Modalidade de licitao para a aquisio de bens e servios comuns. Bens e servios comuns? So aqueles cujos padres de qualidade e desempenho possam ser objetivamente definidos no edital, por meio de especificaes usuais praticadas no mercado. VALORES Pode ser contratado QUALQUER VALOR! AS PRINCIPAIS CARACTERSTICAS 1. Lei nacional e federal. 2. Formas: Prego Eletrnico ou Prego Presencial 4. Baixa complexidade e maior celeridade 5. S no Tipo Menor Preo 7. Duplo julgamento: propostas e lances verbais 8. Dupla inverso de fases 9. Proibido para obras de engenharia, locaes imobilirias e alienaes em geral.

3. Obrigatrio o Prego Eletrnico na 6. Duplo julgamento: propostas e ADM Pblica Federal lances verbais

CONSULTA
Modalidade de licitao aplicvel somente s Agncias Reguladoras, prevista na lei 9.472/97.

REGRA GERAL SOBRE AS MODALIDADES DE LICITAO


vedada a combinao de qualquer modalidade para a aquisio de bens e servios pelo Estado.

INVALIDAO DA LICITAO
ANULAO
De Ofcio ou por provocao HIPTESES Quando houver vcios insanveis, ou seja, ilegalidades que no comportam correo. HIPTESES 1. Por motivo de ESPECIAL interesse pblico. 2. Quando o adjudicatrio no assinar o contrato.

REVOGAO

Obs. 1 A nulidade da licitao provoca a nulidade do contrato. Obs. 2 A nulidade da licitao no gera indenizao. Obs. 3 Em todos os casos de invalidao, sempre assegurado o direito a recurso (contraditrio e ampla defesa)

Professor Sidney Amorim

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO


CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
CONCEITO
todo ajuste firmado pela Administrao Pblica, agindo nesta qualidade, com particulares ou com outras unidades administrativas, nos termos estipulados pela prpria Administrao Pblica contratante, em conformidade com o interesse pblico e sob regncia predominante do Direito Pblico. (Marcelo Alexandrino & Vicente Paulo) Obs. Importante diferenciar os contratos DA ADMINISTRAO dos CONTRATOS ADMINISTRATIVOS.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS FORMALISMO Deve ser escrito e devidamente publicado. EXCEO: pequenas compras, de pronto pagamento, em regime de adiantamento, at 4 mil reais (5% do valor do Convite). ADESO O particular j conhece suas clusulas desde o edital, cabendo a ela aceitar ou no. No obrigado a aceitar, mas no poder alter-las, limitando-se a assinar o contrato. PESSOALIDADE S o contratado pode executar o contrato, sob pena de resciso. A subcontratao s PARCIAL e nos limites previstos no edital. Em latim: Intuitu Personae.

PECULIARIDADES
AS 7 CLUSULAS EXORBITANTES
1. O PODER DE ALTERAO UNILATERAL DO CONTRATO
25% do valor do contrato (acrscimo ou supresso)

2. O PODER DE RESCISO UNILATERAL DO CONTRATO So as 13 hipteses previstas no art. 78 e esto ligadas, em sua maioria, a algum inadimplemento contratual por parte do contratado, notadamente: 1. Subcontratao sem previso no edital 2. Lentido no cumprimento contratual 3. Atraso injustificado do incio da O-S-F 4. Paralisao injustificada da O-S-F- e sem avisar a ADM 5. Alterao da Pessoa Jurdica que prejudique a execuo

Quantitativo
50% p/ reformas de edifcios/Equip. (s acrscimo)

Qualitativo (modificaes no projeto) Em decorrncia do acrscimo/supresso quantitativa

3. A FISCALIZAO DA EXECUO DO CONTRATO


considerado um dever-poder da ADM. mais que uma prerrogativa. realizado ou por um representante da ADM, ou por terceiros contratados para esse fim. A fiscalizao da execuo do contrato no reduz nem exclui a responsabilidade do contratado por eventuais vcios ou incorrees.

4. A APLICAO DIRETA DE SANES


1. Multa de mora por atraso 2. Advertncia 3. Multa por inexecuo total ou parcial 4. Suspenso para licitar e impedimento para contratar 5. Declarao de inidoneidade para licitar e contratar

Obs. 1 So cumulativas e descontveis da garantia. Obs. 2 Assegurado o direito de recorrer.

Prof. Sidney Amorim

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO


5. A OCUPAO TEMPORRIA
Somente nos casos de prestao de SERVIO ESSENCIAL, em 2 hipteses: 1. Como medida acautelatria para a apurao de irregularidades na execuo do contrato 2. Imediatamente aps a resciso do contrato Obs. Refere-se a todos os recursos materiais e humanos do contratado, no local e estado que se encontram.

6. RESTRIES OPOSIO DA EXCEO DO CONTRATO NO-CUMPRIDO


quando o particular precisar suportar eventuais atrasos de pagamento da ADM por at 90 dias, sem poder rescindir o contrato. Se no, ser sua a culpa rescisria. Obs. 1 Cabe ao contratado pedir suspenso, ou resciso amigvel ou resciso Judicial. Obs. 2 Em caso de contratos decorrentes de G-C-P, a inoponibilidade ser absoluta, sem prazo p/ pagamentos. Obs. 3 Cabe indenizao por danos emergentes, mas no cabe indenizao a ttulo de lucros cessantes.

7. EXIGNCIA DE GARANTIA
LICITAES PERCENTUAIS At 5% do valor do contrato, para obras, servios e compras. CONTRATOS At 10% para obras, servios e compras de grande vulto (complexidade tcnica e riscos financeiros) 1. CAUO Dinheiro ou ttulos da dvida pblica. MODALIDADES 2. SEGURO-FIANA Oferecida por empresas seguradoras. 3. FIANA BANCRIA Oferecida por instituies financeiras (bancos). At 1% do valor do objeto, para obras, servios e compras.

Obs. 1 A garantia deciso discricionria, s exigida se prevista em edital. Obs. 2 A modalidade de garantia opo do contratado.

OS PRAZOS DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS


DURAO
Regra geral: Limitada vigncia dos crditos oramentrios. EXCEES:
1. Projetos cujos produtos estejam no Plano Plurianual (PPA) e possuam previso no edital. 2. Prestao de servios de natureza continuada, limitada a 60 meses, prorrogvel por at 12 meses. 3. Aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica, limitado a 48 meses. Vedao expressa: Prazo de vigncia indeterminado.
Prof. Sidney Amorim

PRORROGAO
Regra geral: Nos casos de INCIO das etapas de EXECUO, CONCLUSO e ENTREGA do objeto. Requisitos na Prorrogao:
1. Justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente. 2. Preservar a manuteno do equilbrio econmicofinanceiro do contrato. Vedao implcita: Prorrogao automtica.

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO

RESPONSABILIDADE PELA EXECUO DO CONTRATO


1. Se houver VCIOS, DEFEITOS OU INCORREES:
Responsabilidade sumria do contratado.

2. Se houver DANOS causados Administrao e/ou terceiros:


Responsabilidade subjetiva do contratado.

3. Se houver DANOS pelo S FATO DA OBRA:


Responsabilidade objetiva da Administrao.

RESPONSABILIDADE PELOS ENCARGOS DO CONTRATO


ENCARGOS PREVISTOS NO CONTRATO
1. Previdencirios 2. Trabalhistas
3. Fiscais

4. Comerciais RESPONSABILIDADE PELO SEU RECOLHIMENTO TODOS os encargos so de responsabilidade do CONTRATADO.

Obs. 1 Se o contratado inadimplir nos encargos 2, 3 e 4, NO H RESPONSABILIDADE da Administrao por isso, nem restrio de regularizao e uso de obras e edificaes no cartrio de registro de imveis. Obs. 2 S h responsabilidade SOLIDRIA se o contratado inadimplir nos encargos PREVIDENCIRIOS.

EXTINO DO CONTRATO
ANULAO
De ofcio ou provocado Quando houver vcios insanveis, ilegalidades. Exceo: quando a licitao for anulada.

RESCISO
TIPOS Unilateral, amigvel ou judicial CONSEQUNCIAS AO CONTRATADO Ocupao temporria, reteno dos crditos, execuo da garantia e aplicao de sanes.

A nulidade do contrato no gera indenizao SENO CONSEQUNCIAS ADMINISTRAO Pagamento de pelo que j tiver sido contratado, EXCETO se o prprio indenizao, dos custos da desmobilizao, e a contratado deu causa. devoluo da garantia.

Prof. Sidney Amorim

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO

ESPCIES DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS


1. CONTRATO DE OBRA PBLICA CARACTERSTICAS
Predomina o aspecto MATERIAL sobre a atividade em si

Limitada no tempo FORMAS DE EXECUO

Remunerado integralmente pelo Poder Pblico

POR TAREFA Contratao de mo-de-obra para pequenas obras, com ou sem o fornecimento de materiais e equipamentos. Ex: Uma pintura. POR PREO INTEGRAL Engloba obras e servios de grande vulto e complexidade. Ex: Usina hidreltrica.

POR EMPREITADA POR PREO GLOBAL S p/ obras em geral, com pagamento pela totalidade da obra. Ex: Um edifcio. POR PREO UNITRIO Para obras que so divididas em etapas de execuo. Ex: Uma estrada.

2. CONTRATO DE SERVIO CARACTERSTICAS


Predomina a ATIVIDADE sobre o aspecto material. Utilidade para a Administrao, e no para a populao EXEMPLOS Instalao de equipamentos de segurana predial. Servio de conservao predial. Transporte de servidores. Remunerado integralmente pelo Poder Pblico

3. CONTRATO DE FORNECIMENTO CARACTERSTICAS


Aquisio de coisas mveis necessrias realizao e manuteno de suas atividades. Tambm chamado de Contrato de Compras. EXEMPLOS Aquisio de material hospitalar. Aquisio de material escolar. TIPOS DE FORNECIMENTO Fornecimento INTEGRAL A coisa entregue de uma s vez, em sua integralidade. Ex.: Um equipamento de Raio-X.
Fornecimento CONTNUO A coisa Fornecimento PARCELADO A coisa entregue para consumo habitual ou entregue de forma fracionada, em permanente, prolongando-se no prestaes determinadas. tempo. Ex.: 10 lotes de cadeiras escolares. Ex.: Verduras para merenda.

Remunerado integralmente pelo Poder Pblico.

Entrega de merenda escolar.

Prof. Sidney Amorim

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO


CONTRATO DE CONCESSO
ESPCIES DE SERVIO PBLICO DE OBRA PBLICA CARACTERSTICAS Continuidade Explorao por conta e risco do contratado. Execuo remunerada (onerosa) por tarifa. Regulado pela Lei 8.987/95 Remunerado pelo Estado, pelo usurio e por outras fontes de iniciativa do concessionrio. Continuidade Explorao por conta e risco do contratado. Execuo remunerada (onerosa) por tarifa. Continuidade Explorao por conta e risco do contratado. Utilizao, onerosa ou gratuita, por tarifa. DE USO DE BEM PBLICO

Regulado pela Lei 8.666/93 Remunerado pelo usurio e por outras fontes de iniciativa do concessionrio EXEMPLOS a utilizao privativa de bem pblico, para que a exera conforme a sua destinao.

gua encanada, energia eltrica, Rodovias com pedgios, Terminais Lojas em prdios pblicos, esgoto, transporte pblico, rodovirios com tarifa de hipermercados, estacionamentos e telefonia, rdio e televiso, etc. embarque, etc. parques em terrenos pblicos, etc. Obs. No h consenso entre os autores acerca das espcies de contratos de concesso. CONTRATO DE CONCESSO ESPECIAL Regulado pela Lei das Parcerias Pblico-Privadas (PPPs), Lei 11.079/2004. Tem o objetivo de atrair investimentos para projetos de infraestrutura de grande vulto, que excedem a capacidade financeira do Estado. MODALIDADES CONCESSO PATROCINADA CONCESSO ADMINISTRATIVA

Obras ou servios pblicos que envolver as tarifas e a Servios de que a ADM seja usuria direta ou indireta, contraprestao pecuniria do Estado. com ou sem obras, com contraprestao do Estado. Obs. 1 Deve ser precedida de licitao na modalidade concorrncia. Obs. 2 No possuem delegao nas funes de regulao, jurisdio, poder de polcia e outras atribuies exclusivas de Estado. EXEMPLOS Uma usina hidroeltrica, uma rodovia de grande Um hospital pblico, uma escola pblica, uma estao escoamento de trnsito, etc. rodoviria, uma linha frrea, etc. VEDAES S PPPS Contrato inferior a 20 milhes. Contrato somente de execuo de Contrato inferior a 5 anos e obra, fornecimento de mo-desuperior a 35 anos, incluindo obra ou fornecimento e instalao eventuais prorrogaes. de equipamentos.
Prof. Sidney Amorim

10

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. Sidney Amorim

11

You might also like