You are on page 1of 40

Centro Universitrio Anhanguera de Santo Andr

Anderson Gonalves RA-0998000629 Edmilson T. da Silva RA-9212631866 Jaime Nunes Coelho RA-5632118037 Rubens Evangelista da Silva RA-9220683554 Vinicius Severiano de Oliveira RA-2505066549 Wigand R. dos Santos Jr. RA-9219615353

ATIVIDADE PRTICA SUPERVISIONADA DE ELETRNICA E INSTRUMENTAO Engenharia Mecnica 7 srie A Prof Edvaldo Pereira Santiago

Santo Andr, SP 2012

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS:

1- REA: Eletrnica e Instrumentao

2- OBJETIVO: Pesquisa

3- ATIVIDADES: Execuo dos passos indicados no ATPS

Etapa 1

Etapa 1
- Aula-tema: Princpio de funcionamento dos elementos sensores tipicamente empregados na indstria. Essa atividade importante para avaliar os principais equipamentos sensores utilizado na medio de temperatura.

Sensores de temperatura
Introduo Os sensores de temperatura a serem apresentados neste texto so transdutores que convertem a grandeza fsica temperatura em um sinal eltrico. Eles podem ser classificados em trs tipos principais: Sensores resistivos Sensores termoeltricos Sensores de infravermelho Os sensores resistivos so resistncias dependentes da temperatura Os sensores termoeltricos, mais conhecidos como termopares, so os sensores que produzem um sinal de fora eletromotriz (fem) devido ao efeito Seebeck ou efeito termoeltrico e os sensores de infravermelho so baseados em sensores que captam radiao eletromagntica no comprimento de onda do infravermelho, sendo esta faixa de frequncia caracterstica de emisso de calor. Sensores Resistivos Os sensores baseados em resistncias dependentes da temperatura so disponveis em dois tipos, de acordo com o comportamento eltrico do material em: _ Termorresistncias _ Termistores De modo geral, as termorresistncias so fabricadas com metais, enquanto que os termistores utiliza-se de compostos semicondutores. Termorresistncias (RTD) As termorresistncias tambm conhecidas pela abreviao inglesa RTD (Resistive Temperature Detectors) so sensores de temperaturas constitudas por metais de resistncia eltrica com elevado coeficiente de temperatura a:

Resistncia de metais A resistncia eltrica dos metais varia de uma maneira quase linear. A Fig. 1 apresenta a resistncia eltrica normalizada R/R0, na qual R0 a resistncia eltrica a 0oC, em funo da temperatura para metais comumente usados na fabricao de termorresistncias. A unidade do coeficiente de temperatura a expresso em W/W/oC. Quanto maior coeficiente a, maior a variao da resistncia para uma dada variao de temperatura. Dos metais usados na fabricao de termorresistncias, o nquel possui o maior coeficiente a = 6,72.10-3 W/W/oC e o cobre de 4,27.10-3 W/W/oC.

Temperatura Fig. 1. Resistncia de alguns metais usados na fabricao de termorresistncias como funo da temperatura. A escolha do metal na confeco da termorresistncia depende da sensibilidade, preciso e faixa de temperatura de trabalho. A sensibilidade de um sensor definida como a variao da resistncia por variao da temperatura. Como mostrado na Fig. 1, o elemento Ni tem a maior sensibilidade dentre os metais apresentados naquela figura. Entretanto, o nquel tem uma faixa de temperatura de trabalho limitada, porque a sensibilidade se torna no linear em temperaturas acima de 300 C. O cobre tem uma relao linear entre a resistncia e temperatura, mas se oxida facilmente mesmo em temperaturas moderada se no pode ser usada acima de 150oC. A platina um metal nobre que possui relao resistncia eltrica versus temperatura mais estvel sobre uma ampla faixa de temperatura, de -180 a 650oC. A platina o metal mais utilizado e recomendado na fabricao de sensores resistivos de temperatura por trs motivos: 1o) relao linear entre resistncia e temperatura; 2o) repetitibilidade e 3o) ampla faixa de temperatura de trabalho.

A expresso matemtica que relaciona a resistncia eltrica com a temperatura pode ser descrita a partir de uma equao linear na forma: ( ) ( )

Se considerarmos que a resistncia varia no linearmente com a temperatura numa faixa de temperatura mais ampla, utiliza-se uma equao matemtica polinomial denominada equao Callendar-Van Dusen e que est mostrada a seguir: Para a faixa de temperatura -200 C a 0 C: ( ) Para a faixa de temperatura 0 C a 850 C: ( ) ( ) ( )

Termorresistncia de platina (PT-100) As termorresistncias de platina, designadas como PT-100, so disponveis em duas especificaes, de acordo com o coeficiente de temperatura: (a) a = 3,850. (b) a = 3,916. /.C (Norma DIN-IEC 751/85 padro europeu) /.C (Norma americana)

O coeficiente a calculado atravs da equao:

Na qual

a resistncia a 0 C e

a resistncia a 100 C. O valor de resistncia nominal

a 0 C 100 , como ilustrado na Fig. 2.

Fig. 2. Curvas esquemticas de resistncia versus temperatura mostrando as diferenas entre o padro americano e o europeu para o coeficiente de temperatura da resistncia do sensor de platina.

Elementos do sensor de platina O elemento sensor do termmetro de platina pode ser fabricado em duas formas: fio enrolado e filme fino. Fio Termoelemento padro, fabricado com fio de platina com 99,99% de pureza, enrolado no indutivamente sobre um cilindro de cermica ou vidro e selado hermeticamente dentro de uma cpsula cermica ou de vidro, conforme mostra a figura 3.

Fig. 3. Termorresistncia de fio de Pt enrolada no indutivamente sobre cilindro de cermica. Filme fino Termoelemento fabricado com uma fina camada de platina depositada por sputtering sobre um substrato de cermica (Fig. 4). O desenho feito de acordo a obter a resistncia desejada. Uma camada de vidro depositada sobre o filme metlico com a finalidade de proteo. Este mtodo permite a confeco de sensores minsculos, de resposta rpida e elevada preciso. O termoelemento de filme fino atende ao padro europeu DIN 43760 de 0,1% de tolerncia.

Fig. 4. Termoelemento de filme fino depositado sobre substrato cermico.

Classes de termorresistncias de platina _ Termorresistncia classe A: termorresistncia com a mais alta tolerncia e preciso (< 0,06%) e = 3,85. coeficiente = 3,85. // C. //C, de acordo com a norma DIN 43760.

_ Termorresistncia classe B: termorresistncia com tolerncia e preciso padro (0,1%),

Circuitos de medio de termorresistncias de Pt Um circuito de medio de termorresistncias industrial utiliza uma fonte de corrente de 0,8 a 1,0 mA para excitar a tenso eltrica proporcional resistncia, lida por um voltmetro digital de 3,5 dgitos de preciso. Em laboratrio, onde precises melhores do que 10 ppm so requeridas, equipamentos de medio especiais so usados. Geralmente, so utilizadas pontes de resistncia de elevada preciso.

Termistores
Os termistores, tais como os RTDs, so resistncias eltricas sensveis variao de temperatura. Enquanto a termorresistncia de Pt mais estvel e linear, o termistor o termosensor mais sensvel por causa do seu elevado coeficiente de temperatura. Os termistores so produzidos com xidos semicondutores. A maioria dos termistores tem coeficiente de temperatura negativo, tambm so conhecidos como termistores NTC, mas termistores com coeficiente de temperatura positivo (PTC) tambm so disponveis (Fig. 5). Os termistores NTC possuem uma sensibilidade to elevadas quanto vrias percentagens de ohms por grau Celsius, permitindo que circuitos com termistores possam detectar variaes nfimas da temperatura, que no podem ser observados com RTDs e termopares. Por esta razo, uma das principais aplicaes de termistores na compensao de temperatura de junta fria de termopares, como veremos a seguir neste texto.

Fig. 6. Curva caracterstica de resistncia-temperatura obtida com um resistor shunt RS e um termistor Th conectados em paralelo.

Fig. 7. Formato e tamanhos de termistores NTC comerciais.

Fig. 8. Formato e tamanhos de termistores PTC comerciais.

Aplicao de termistores PTC Devido s caractersticas de grande elevao da resistncia com a temperatura, os termistores PTC so usados na proteo trmica de circuitos eletrnicos. A Fig. 9 apresenta dois circuitos eletrnicos que empregam termistores PTC como dispositivos limitadores de corrente como funo da elevao de temperatura.

Fig. 9. Circuitos eletrnicos empregando termistores PTC como elemento de proteo trmica de sobrecorrente.

Termopares
O princpio de funcionamento do termopar baseia-se no efeito Seebeck, descoberto por Thomas Seebeck em 1821. Se dois metais dissimilares forem soldados nas duas extremidades e uma delas for aquecida, uma corrente contnua fluir pelo circuito termoeltrico. Se o circuito for aberto numa das extremidades, uma tenso eltrica de circuito aberto aparecer e estar diretamente relacionada diferena de temperatura entre a extremidade soldada e a extremidade aberta e composio dos dois metais. A esta tenso d-se o nome de tenso Seebeck.

Fig. 10. Efeito Seebeck. Todos os pares metlicos dissimilares apresentam este efeito, porm somente alguns deles produzem uma tenso Seebeck pronuncivel. Para pequena diferena de temperatura, a tenso Seebeck ser diretamente proporcional temperatura pela expresso: VAB S T (8) na qual S o coeficiente de Seebeck ou coeficiente de proporcionalidade entre a tenso Seebeck e a diferena de temperatura. A Tabela 2 apresenta o coeficiente Seebeck para os principais pares metlicos utilizados em termopares, juntamente com faixa de temperatura de calibrao e de utilizao.

A Fig. 11 apresenta as curvas de tenso Seebeck e de coeficiente Seebeck como funo da temperatura para os principais tipos de termopares.

Fig. 11. (a) Curvas de tenso Seebeck como funo da temperatura para diversos tipos de materiais empregados na fabricao de termopares. (b) Curvas de coeficiente Seebeck como funo da temperatura. Observar relativa linearidade do termopar tipo K numa ampla faixa de temperatura (0 a 1000 C). Compensao de temperatura de junta fria A figura 12 mostra dois esquemas prticos para compensao de temperatura de junta fria utilizando um reservatrio trmico a 0 C.

Fig. 12. Esquemas para compensao trmica da temperatura de junta fria a 0C, utilizando um dos fios do termopar e (b) utilizando os dois fios do termopar.

Atualmente, a compensao de temperatura de junta fria feita utilizando-se um circuito eletrnico com um termistor que compensa potenciometricamente a diferena de potencial entre a temperatura do ponto de medio e a temperatura de referncia de 0C.

Fig. 13. Circuito para compensao eletrnica da temperatura de junta fria a 0C, utilizando um termistor para leitura da temperatura ambiente. Tipos de montagem de termopares Na Fig. 14 so mostradas algumas montagens utilizando os fios do termopar, chamados aqui de termoelementos, para facilitar a instalao mecnica e eltrica dos sensores e tambm prover proteo contra a atmosfera do ambiente onde ser medida a temperatura.

Fig. 14. Tipos de montagem de termopares.

Proteo de termopares com isolao mineral O desenvolvimento dos termopares com isolao mineral surgiu da necessidade de se satisfazer s severas exigncias do setor nuclear. Desde ento, os benefcios deste trabalho puderam ser transmitidos indstria em geral, que os utilizam numa grande variedade de aplicaes devido a srie de vantagens que oferecem, tais como grande estabilidade, resistncia mecnica entre outros. O termopar isolao mineral consiste de trs partes bsicas: um ou mais pares de fios isolados entre si por um material cermico compactado a uma bainha metlica externa.

Fig. 15. Montagem de termopar em tubo com isolao mineral. Este tipo de montagem de extrema utilidade, pois os fios ficam completamente isolados do ambiente agressivo que podem causar a completa deteriorao dos termoelementos, alm de proporcionar grande resistncia mecnica, o que faz com que o termopar isolao mineral possa ser usado em um nmero quase ilimitado de aplicaes. Construo do cabo isolao mineral O processo de fabricao dos termopares isolao mineral comea com os termoelementos de dimetro definidos, inseridos num tubo metlico e isolados entre si e o tubo por um material cermico (p de xido de magnsio). Atravs de um processo mecnico de estiramento (trefilao), o tubo e os termoelementos so reduzidos em seus dimetros (aumentado seu comprimento) e o xido de magnsio fica altamente compactado, isolando e posicionando os fios em relao bainha metlica. O xido de magnsio um excelente isolante eltrico e um bom condutor trmico, de maneira que quando compactado, ocupa todos os espaos internos, isolando eletricamente os fios entre si e a bainha, alm de dar alta resistncia mecnica ao conjunto e proporcionar boa troca trmica. Como o processo de trefilao ou estiramento (reduo do dimetro e aumento do comprimento proporcionalmente), cria tenses mecnicas no material, torna-se necessrio tratar termicamente o conjunto. Este tratamento trmico alivia estas tenses e recoloca o

termopar em sua curva caracterstica, obtendo assim um produto final na forma de cabos compactados, muito reduzidos em seus dimetros (desde 0,5 mm at 8,0 mm de dimetro externo), porm mantendo proporcionalmente as dimenses e isolao da forma primitiva. Existe uma relao entre dimetro externo da bainha para o dimetro dos fios termopares e espessura da parede da bainha, oferecendo uma razo para a espessura da bainha (para proteo do termopar) e o espaamento interno (para garantir a elevada isolao eltrica em altas temperaturas).

Fig. 16. Dimenses de termopar com isolao mineral. Na Fig. 16, dF o dimetro dos fios termopares, eB a espessura da parede da bainha e e o espaamento entre os fios e a bainha. Na Tabela 3 so apresentados alguns valores de dimetro dos fios (dF) e espessura da bainha (eB) em funo do dimetro externo (D) para termopar isolao mineral simples:

Compatibilidade ambiental Um fator importante a ser considerado a compatibilidade do termoelemento com o seu invlucro protetor e de ambos com o ambiente de medio. Os termoelementos devem ser protegidos de atmosfera corrosiva e de slidos e fluidos eletricamente condutores. A isolao mineral de termopares

Comparao entre Sensores de Temperaturas em Aplicaes Industriais


Cerca de 60% de todas as medies de temperatura industriais so feitas com termopares, 30 a 40% pelas termorresistncias de platina e o restante pelos outros tipos de sensores (incluindo termistores e pirmetros pticos). Em princpio, termorresistncias de Pt so usadas para medies at 1000C, mas em aplicaes industriais muito difcil realizar medies precisas para temperaturas acima de 400C. De forma anloga, termopares podem ser usados para medies para temperaturas de at 3000C, mas na prtica ser difcil realizar medies precisas para temperaturas acima de 1000C. Na maioria das medies industriais, a faixa de medio de temperatura de 200 a 400C, na qual tanto os RTDs quanto os termopares tem bom desempenho. A Fig. 18 ilustra o sinal de sada relativa de sensores de temperatura como funo da temperatura. Os termopares apresentam uma faixa de leitura de temperatura mais ampla do que as termorresistncias e termistores. Em compensao, os sensores RTD so mais lineares.

Os sensores tipo circuito integrado (CI) so fabricados por tcnica de fabricao de circuito integrado que incorporam num chip o termoelemento (geralmente um termistor PTC) junto ao circuito eletrnico de condicionamento de sinal.

Fig. 18. O grfico ilustra as diferenas principais entre termistores, RTDs e termopares em termos de temperatura. Outras diferenas importantes so a velocidade de resposta, a compatibilidade ambiental e a susceptibilidade a rudo e interferncias eletromagnticas. Auto-aquecimento Para medir a resistncia de RTDs e termistores, necessrio aplicar uma corrente de pequena intensidade (em geral, menor do que 1 mA). A corrente pode causar um aquecimento que leva a uma leitura de temperatura acima da temperatura real do ambiente medido. Este efeito causado por aquecimento Joule. Se o sensor estiver num meio de baixa transferncia de calor, ele se aquecer mais do que na gua, por exemplo, causando erro na leitura da temperatura. Esses erros so erros de auto-aquecimento e so inerentes a todos os sensores termorresistivos. Devido aos erros de auto-aquecimento, os sensores termorresistivos nem sempre so as melhores opes para meios termicamente isolantes, tais como meios sob fluxo de gases. Para estas condies, termopares so mais adequados. O erro de auto-aquecimento em termorresistncias pode ser inferior a dcimos de grau num meio condutor, enquanto pode ser de mais de um grau no ar e em meios gasosos. Linearidade A Fig. 19 compara o sinal de sada de uma termorresistncia de Pt com uma linha reta, numa faixa de temperatura de 0C a 400C. A Fig. 20 mostra a diferena de temperatura entre a reta e a curva da termorresistncia de Pt e observa-se uma diferena aproximadamente igual a 6C

no centro do intervalo de temperatura. Em comparao, a Fig. 21 mostra as diferenas de temperatura tpicas para trs tipos de termopares e uma linha reta na faixa de temperatura de 0C a 1000C, onde se observa que o termopar tipo K apresenta um comportamento mais linear entre todos os tipos de termopares apresentados nessa figura. A mxima diferena de temperatura em relao curva linear para o termopar tipo K e maior faixa de temperatura de trabalho para os termopares em geral, mostra porque este tipo de termopar o mais utilizado em comparao termorresistncia de Pt.

Fig. 19. A curva de resistncia versus temperatura de uma termorresistncia de platina segue o comportamento de uma funo de 2 grau, conhecida como equao de Calendar-Van Dusen. A forma da curva uma parbola e neste grfico est traado junto a uma reta para ilustrar a no linearidade da curva da termorresistncia de Pt.

Fig. 20. A diferena entre a curva de resistncia em funo da temperatura para uma termorresistncia de Pt e uma linha reta de cerca de 6oC na faixa de 0 a 400C

Fig. 21. Termopares tipo K apresentam o comportamento mais linear dentre os termopares mostrados neste grfico. Esta a principal razo pela qual os termopares tipo K so mais usados do que os tipos E e J, apesar destes apresentarem maior potencial Seebeck. Os trs termopares mostrados na Figura 22 so tipos K, J, e E. Estes so os termopares mais usados em processos industriais. O tipo K o mais linear dos trs na faixa de temperatura mostrada.

Fig. 22. Termopares tipo E e J possuem maior nvel de tenso de sada relativa do que termopares tipo K. Na figura 22, os termopares tipos J e E apresentam melhor sensibilidade relativa do que o termopar tipo K. Entretanto, o tipo o tipo mais popular de termopar por causa da sua melhor linearidade. Atualmente, a quase totalidade das termorresistncias industriais feita de platina. No passado, devido ao custo elevado da platina, eram mais utilizados o cobre e o nquel. Entretanto, embora o custo da platina seja mais elevado comparativamente ao nquel e cobre, ele facilmente compensado pela maior repetitibilidade, linearidade, maior faixa de temperatura de trabalho e baixa suscetibilidade atmosfera de trabalho da termorresistncia de Pt. O mesmo argumento pode ser aplicado aos termopares. No passado, os termopares

eram preferidos em relao a termorresistncia de Pt por causa do menor custo. Hoje, o menor custo relativo dos termopares no mais o fator principal porque o custo do sensor desprezvel em relao ao custo da instrumentao acessria industrial. Preciso Em geral, as termorresistncias de Pt so mais precisas do que termopares. Entretanto, um termopar calibrado pode ser to preciso quanto uma termorresistncia. A termorresistncia mantm a sua calibrao por mais tempo do que os termopares e tambm pode ser recalibrado. Uma vez postos em uso, os termopares no podem ser recalibrados, porque eles desenvolvem inomogeneidade na sua composio ao longo do comprimento da fiao e que interfere na preciso.

Referncias bibliogrficas
OMEGA ENGINEERING, The Temperature Handbook. Stamford, CT: Omega Engineering, 1989. Disponvel on-line: http://www.omega.com.

IOPE Instrumentos de Preciso. Termometria: Conceito e Aplicao. Disponvel on-line: http://www.iope.com.br/3i_introducao.htm.

Etapa 2

Etapa 2
- Aula-tema: Princpio de funcionamento dos elementos sensores tipicamente empregados na indstria. Essa atividade importante para avaliar os principais equipamentos sensores utilizado na medio de Presso.

Sensores de Presso
Clulas de Carga So estruturas mecnicas, planejadas para receber esforos e deformar-se dentro do regime elstico para que foram planejadas. Embora pequena essa deformao e suficiente para gerar um sinal de sada linear e compatvel com a carga aplicada. O principio de funcionamento das clulas de carga baseia-se na variao da resistncia de um extensometro (stain-gage), quando submetido a uma deformao, ou seja, a clula de carga mede a deformao da peca e traduz em variao hmica. Essa variao decorre do estreitamento da seo transversal do extensometro.

Fig.1 Detalhes construtivos de uma clula de carga O extensometro eltrico e utilizado para medir deformaes em diferentes estruturas, tais como: pontes, locomotivas, navios, e em instrumentos especiais como transdutores, onde possibilita a medio de presso, tenso, forca, acelerao, etc. As caractersticas dos extensometros eltricos de resistncia podem ser resumidas em: Alta preciso de medida; Baixo custo; Excelente resposta dinmica; Excelente linearidade; Fcil de instalar; Pode ser usado imerso na gua ou em atmosfera corrosiva com tratamento adequado; Possibilidade de se efetuar medidas a distancia.

Os metais utilizados na fabricao de strain-gages so ligas de resistividade elevada Constatam (45% Ni, 55% Cu) ou Nicromo (80% Ni, 20% Cr), que permitem obter resistncias padronizadas de 60, 120, 240, 350, 500 e 1k. Para essa tecnologia existem dois padres de strain-gages: - NORMAL: Figura (a), mais longo no sentido do eixo para reduzir os efeitos da deformao transversal. - ALARGADO: Figura (b), para deformaes transversais desprezveis, permite tenses de excitao maiores, devido a sua maior largura.

Fig.2 Modelos de extensometro Principais tipos de clulas de carga _ Flexo (bending): mede as deformaes de trao ou compresso decorrentes do carregamento de viga em balano. Normalmente utilizada em medies de 0,5 a 200 quilos. _ Cisalhamento (shear beam): mede as deformaes geradas por tenses de cisalhamento atuantes. Normalmente de 200 quilos a 50 toneladas. _ Compresso (canister): mede as tenses de compresso geradas pela carga. Esse tipo de clula e utilizada para forcas acima de 50 toneladas de intensidade.

Especificaes/Caractersticas Os principais critrios que devem ser utilizados na medida de uma clula de carga so: _ Capacidade nominal: a forca mxima que leva deve medir (os fatores de segurana 50% de sobrecarga contra danos de funcionamento e 300% para a ruptura. _ Sensibilidade: quando a clula de carga esta carregada, este valor e dado em mV/V aplicado e, normalmente, entre 2 e 3mV/V. Isso significa que uma clula de 30kgf de capacidade nominal e 2mV/V de sensibilidade, com uma tenso de excitao na entrada de 10V, quando sujeita a uma forca de 30kgf, apresenta na sada uma variao de tenso de 20mV. _ Preciso: O erro maximo admissvel relacionado em divises da capacidade nominal. o Baixa Preciso: ate 1.000 divises (ou 0,1% da capacidade nominal); o Mdia Preciso: de 3.000 a 5.000 divises (ou 0,03 a 0,02% da capacidade nominal); o Alta Preciso: 10.000 divises (ou 0,01% da capacidade nominal) _ Formato: de acordo com a aplicao, determinamos os formatos requeridos, considerando se a carga e apoiada (clulas do tipo viga) ou se a carga e sustentada (clula do tipo Z), ou ainda se a carga introduz momentos tensores na clula (clula do tipo single-point). Aplicaes A mais popular aplicao das clulas de carga e nas balanas comerciais eletrnicas. Porem, so utilizadas tambm no controle de pesagem de tanques e silos, na dosagem de materiais na industria, deteco de materiais sobre pallets, em balanas de carga rodovirias, etc. Utilizam-se comumente em clulas de carga quatro extensometros ligados entre si, segundo a ponte de Wheatstone (inclusive para evitar efeitos da temperatura) o desbalanceamento dela, em virtude da deformao do extensometro que e proporcional a forca que a provoca.

Fig.2 Esquema interno de um extensometro

Transdutor de presso piezoeltrico Esses transdutores baseiam-se na propriedade piezeltrica do cristal de quartzo que, quando deformado elasticamente, gera um potencial eltrico em seus terminais por meio de certo plano cristalogrfico.

Fig.3 Sensor piezeltrico Com esse dispositivo e possvel operar num campo de frequncia (range) de solicitao de 100kHz com linearidade de 1%, porem, com tenso media muito pequena, na ordem de 1mV por kg/cm2. Assim, um piezeltrico e sempre conectado a um amplificador eletrnico.. O campo de presso de trabalho e compreendido entre 0,1 e 5.000kg/cm3. Esses transdutores baseiam-se na propriedade do cristal de quartzo, que se deforma elasticamente, produzindo um potencial eltrico em seus terminais atravs de certo plano cristalogrfico.

Os sensores piezeltricos geralmente superam em estabilidade, linearidade e amplos campos de frequncia de operao. As aplicaes so muitas. Os sensores de presso piezeltricos ajudam a testar o comportamento e monitorar a sanidade de unidades acsticas, hidrulicas, pneumticas, estruturas de fluidos etc. So utilizados no controle de maquinas, carros, avies, navios, motores de foguete, locomotivas, caldeiras, prensas, injetoras de plstico, etc.

Fig.4 Sensor /transdutor submergvel para medies de presso em guas de efluentes ou esgotos, construdo de titnio. Especificaes

Fig.5 Transmissor de presso O sensor da figura acima, e um transmissor de presso modelo PA9027 fabricado pela IFM, com as seguintes especificaes: _ Classe de preciso: 0,7% _ Campo de medio (BAR): 0 ate 1 _ Sobrecarga de presso admissvel: 10 BAR _ Presso de ruptura: 30 BAR _ Tenso de alimentao (VDC): 16 a 30 _ Sinal de sada analgica: 0 a 10VDC _ Campo de trabalho: -20 a 80C _ Tempo de resposta: 3ms _ Tipo de grau de proteo: IP65, III

Tubos de Bourdon O tubo de Bourdon consiste em traduzir a presso do fluido em um deslocamento a fim de fornecer um sinal eltrico proporcional a presso. O tubo de Bourdon e formado por um tubo metlico de seo transversal elptica, tendo em uma de suas extremidades em contato com a fonte de presso. Pela aplicao de presso na parte interna, o tubo de Bourdon tende a forma de um tubo de seo circular, e ento ha uma distenso no sentido longitudinal. Um outro dispositivo sente a deformao e a transforma em um sinal eltrico. O dispositivo mais comum utilizado como sensor de deformao de elemento de sensor primrio, so os potencimetros, porem podem ser pticos, magnticos (LVDT), etc. O sensor primrio pode ser tanto o tubo de Bourdon como o diafragma de fole. Os tubos de Bourdon industriais podem ter diversos tamanhos. Eles podem ser constitudos de uma simples forma da letra C, uma espiral ou ainda de um helicoide, dependendo da presso a ser medida. As vantagens do tipo helicoidal e do tipo espiral so: obter movimento de maior amplitude, mais forca, resposta mais rpida, maior preciso.

Fig.7 Outros modelos de tubos de Bourdon

Sensor de presso capacitivo O sistema de medio atravs de sensores capacitivos e bem menos utilizado. E composto por uma base e um diafragma. Submetendo o sensor a uma certa presso, o diafragma se contrai e se afasta da base, variando a distancia entre ambos e consequentemente a capacitncia, ou seja, os dois funcionam como as placas de um capacitor varivel. A partir dessa variao e possvel mediar a presso submetida quando estabelecida um diferencial. A construo com certos materiais como a cermica, pode proporcionar caractersticas desejveis como a elasticidade, estabilidade trmica e alta resistncia mecnica.

Fig.8 Sensor de presso Capacitivo.

REFERNCIA KILIAN, Christopher. Modern Control Technology: Components & Systems, Captulo 6. Delmar, 2a Ed., 2004.

Etapa 3

Etapa 3
- Aula-tema: Princpio de funcionamento dos elementos sensores tipicamente empregados na indstria. Essa atividade importante para avaliar os principais equipamentos sensores utilizado na medio de vazo.

Medidores de vazo
Lquidos, vapores e gases em movimento podem ser medidos com relao a sua vazo e volume. A vazo de um fluido a quantidade de material que flui por um determinado local por unidade de tempo. Vazes so volumes determinados por unidade de tempo e podem ser medidas na forma de vazes volumtricas ( m3/h; L/min ) , ou vazes mssicas (ton/h ; kg/min ).

Vazo em volume A vazo em volume dada pela relao entre o volume escoado V e o tempo t que esse volume levou para escoar.

v=h/t Q = A.v
A vazo em volume igual ao produto da rea de seo transversal do conduto pela velocidade de deslocamento do fluido dentro desse conduto. Vazo mssica A vazo em massa dada pela relao entre a massa pelo tempo. W=m/t W = .Q Onde massa especfica a relao entre a massa m e o volume V.

Nmero de Reynolds
Se a instalao apresentar Re < 2300, o escoamento ser laminar; se Re > 4000, o escoamento ser turbulento; se 2300 < Re < 4000, ento o escoamento ser uma transio entre o regime laminar e o regime turbulento. Nas medies de vazes na indstria o regime de escoamento na maioria dos casos turbulento. O regime turbulento caracterizado por um perfil de velocidades mais uniforme que o perfil correspondente ao regime laminar.

Vazo por presso diferencial


a) Um elemento primrio capaz de provocar uma perda de presso no fluido; b) Um medidor (geralmente transmissor) de presso diferencial capaz de medir essa perda de presso. A perda de presso na linha causada principalmente pelo aquecimento e rudo que dissipam parte da energia inicial da linha, isto , montante.

Elementos primrios
a) Placas de Orifcio; b) Tubos de Venturi; c) Tubo Pitot; d) Bocais.

Placa de orifcio

Tubos de Venturi
Estrangulamento na seo do tubo entre duas ligaes para a medida da presso diferencial. Consta de trs partes: uma seo cnica de entrada com dimetro decrescente, uma seo paralela central e uma seo cnica de sada, com dimetro crescente. A tomada de alta presso colocada meio dimetro a montante do cone de entrada e a de baixa no meio da seo central.

Tubos de Pitot
Mede a velocidade atravs da diferena de presso A velocidade v gera uma presso P que desloca fluido presente no tubo, estando a sua outra terminao sujeita presso ambiente, P0. O deslocamento (h) correlacionado velocidade do fluido. A faixa de velocidade medida encontra-se entre 1 e 60 m/s.

Bocais
Situada na tubulao com duas tomadas, permite a medio de vazes 60% superiores as de placa de orifcio nas mesmas condies de servio. A principal aplicao na medio de vapor com alta velocidade e fluidos que arrastam slidos em pequena quantidade.

Turbinas
Mede gs ou lquido, mas precisa ser limpo. Os slidos em suspenso podem interferir na livre rotao da turbina. Turbinas eltricas e mecnicas.

Magnticos
O condutor mvel o prprio fluido. O fluido medido precisa ser lquido e ligeiramente condutor de eletricidade.

Ultra - snicos
Podem ser intrusivos, isto , o feixe de ultra-som emitido e recebido atravs de furos na tubulao, podem ser tambm no intrusivos fazendo-se a medio por

auscultao. Um transdutor emissor/detector de ultra-som fixado de cada lado do tubo, formando com o eixo da tubulao um certo ngulo. Os transdutores transmitem e recebem, alternativamente, um trem de ondas ultrasnicas de pequena durao. O tempo de durao de transmisso levemente inferior quando a emisso orientada para jusante, e levemente superior quando orientada para montante.

Ultra-snicos

Doppler
So impurezas, partculas ou descontinuidades do fluido que refletem as ondas sonoras. Os transdutores emissores projetam um feixe contnuo de ultrasom na faixa de centenas de Hertz. Os ultra-sons refletidos por partculas veiculadas pelo fluido tm sua frequncia alterada proporcionalmente componente da velocidade das partculas na direo do feixe.

Vrtices
Vrtices ou turbilhes aparecem quando se introduz um obstculo ou quando se provoca uma determinada mudana de direo no escoamento de um fluido. Nos medidores de vrtice, uma barra de formato adequado colocada transversalmente ao tubo. A partir de uma certa velocidade, os turbilhes comearo a se formar alternadamente de cada lado da barra.

Vrtices e Turbinas

CORIOLIS
Estes medidores possuem uma grande aplicao nas indstrias qumica, petrleo, papel, alimentcia, farmacutica, etc..., e sua medio independente das variveis de processo tais como: densidade, viscosidade, condutibilidade, presso, temperatura, perfil do fluido. Um medidor CORIOLIS, possui dois componentes: tubos de sensores de medio e transmissor. Os tubos de medio so submetidos a uma oscilao e ficam vibrando na sua prpria frequncia natural baixa amplitude, quase imperceptvel a olho nu. O efeito Coriolis se manifesta toda vez que um corpo se movimenta sobre um sistema em movimento, isto , quando um fluido qualquer introduzido no tubo em vibrao, causa uma deformao no tubo em forma de uma toro, que captada por meio de sensores magnticos que geram uma tenso em formato de ondas senoidais. O sensor consiste basicamente de um par de tubos, convenientemente dobrados montados em paralelo e conectados linha percorrida pelo fluido a ser medido atravs de um bloco de conexo.

Os tubos, juntamente com as duas hastes e as barras de toro, formam um sistema capaz de oscilar, quando for eletronicamente excitado atravs de bobinas, com uma frequncia natural de vibrao, como se fosse um diapaso. Nas extremidades dos semicrculos formados pelos tubos, existem duas bobinas de induo, estas bobinas convertem a oscilao mecnica induzida no sistema em oscilao eltrica gerando duas ondas senoidais proporcionais velocidade angular de um tubo em relao ao outro. O transmissor composto de um circuito eletrnico que gera um sinal para os tubos de vazo, alimenta e recebe o sinal de medida, propiciando sadas analgicas de 4 20 mA, de frequncia ( 0 10 kHz ) e at digital RS 232 e/ou RS 485. Estas sadas so enviadas para instrumentos receptores que controlam bateladas, indicam vazo instantnea e totalizada ou para CLPs, SDCDs, etc...

Vazo mssica

Vazo de gua

Utra-snica

Referencia: Mrio Anderson de Oliveira, Msc./ UFSC, 2007 ISNTITUTO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO MT

You might also like