You are on page 1of 12

Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil: educao, ao coletiva e cultura*

Marilia Pontes Sposito


Universidade de So Paulo

Resumo

O artigo examina as possibilidades de anlise das aes coletivas de jovens, particularmente aquelas que derivam de prticas culturais, no interior de uma perspectiva que procura resgatar orientaes do pensamento sociolgico brasileiro que recusa uma segmentao estanque dos campos de estudo. A partir de balano realizado da produo discente na Ps-Graduao nas Cincias Sociais, Educao e Servio Social, possvel delinear novos desafios para a pesquisa sobre jovens e suas prticas coletivas. Um conjunto de estudos realizados a partir de meados dos anos 1990 oferece um quadro importante das manifestaes derivadas dos denominados grupos de estilos e culturas juvenis, sobretudo no campo da msica. Darks, punks, rappers foram os principais estilos investigados e, em menor escala, a cultura funk. A compreenso adensada das presenas diversificadas dos jovens nos espaos pblicos em seus coletivos remete a uma necessria trans-versalidade que demanda no desconsiderar na anlise outras dimenses da experincia juvenil. As transformaes decorrentes da intensa expanso dos sistemas de ensino nas ltimas dcadas no Brasil, as novas configuraes do mundo do trabalho e as significativas formas de apropriao do espao urbano que articula novas formas de sociabilidade so aspectos importantes a serem considerados nas anlises das denominadas culturas juvenis e suas formas de ao coletiva.
Palavras-chave

Juventude Ao coletiva Cultura Educao.


Correspondncia: Marlia Pontes Sposito Faculdade de Educao - USP Av. da Universidade 308 05508-040 - So Paulo - SP email: sposito@usp.br

Este artigo uma verso revisada e ampliada de comunicao apresentada no I Colquio Luso-Brasileira de Sociologia da Educao, Belo Horizonte, 2008.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.36, n. especial, p. 095-106, 2010

93

Transversalities in the study on young people in Brazil: education, collective action, and culture*
Marilia Pontes Sposito
Universidade de So Paulo

Abstract

This article examines the possibilities of analyzing collective action by young people, especially that which derives from cultural practices within a perspective that tries to recall the guiding lines of the Brazilian sociological thought which denies a rigid segmentation of study fields. Starting from a survey on student production in Post-Graduation programs in Social Sciences, Education, and Social Work, it is possible to delineate new challenges for the research on young people and their collective practices. A body of studies made since the mid-1990s provides an important framework of manifestations from the so called groups of juvenile style and culture, mainly in music. Darks, punks, and rappers were the main styles investigated and, in a lesser scale, the funk culture. A compacted understanding of the diversified presence of young people in public settings with their collectivities refers to a necessary transversality that demands not disregarding other dimensions of juvenile experience in the analysis. Transformations coming from an intense expansion of education systems in Brazil in the last decades, the new configurations of the working market, and the significant forms of appropriating the urban space, which articulate new forms of sociability, are important aspects to take into consideration in analyses on juvenile cultures and their forms of collective action.
Keywords
Contact: Marlia Pontes Sposito Faculdade de Educao - USP Av da Universidade 308 05508-040 - So Paulo - SP email: sposito@usp.br

Youth Collective action Culture Education.

This article is a revised and expanded version of paper presented at the I Luso-Brazilian Colloquium of Sociology of Education, Belo Horizonte, 2008.

94

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.36, n. especial, p. 095-106, 2010

O nascimento da Sociologia no Brasil e os estudos sobre a educao tenderam a se consolidar a partir de meados do sculo XX em mltiplos centros de estudos, muitos dos quais foram esfacelados com o advento do regime autoritrio nos anos 1960. Parte dessa tradio, a ser examinada neste texto, remete a um modo heurstico e sugestivo de articulao das interfaces entre a Sociologia da Educao e dos estudos de juventude que nos dias atuais deve ser considerada1. No se trata, assim, de realizar balano da vasta produo sociolgica sobre a educao no Brasil realizada nos ltimos anos, mas de problematizar perspectivas importantes que tm orientado o desenvolvimento da disciplina no pas2. Nos anos 1950, a nascente reflexo sociolgica, sobretudo aquela praticada em So Paulo sob a liderana do professor Florestan Fernandes3 (1960), considerava que os domnios especficos da Sociologia educao, trabalho, cultura, entre outros no poderiam implicar em segmentao e especializao excessiva:
Como acontece em qualquer cincia, os mtodos sociolgicos podem ser aplicados investigao e explicao de qualquer fenmeno social particular sem que, por isso, se deva admitir a existncia de uma disciplina especial, com objeto e problemas prprios! [...] Sob outros aspectos o uso mais ou menos livre de tais expresses facilita a identificao do teor das contribuies, simplificando, assim, as relaes do autor com o pblico. Isto parece ser suficiente para justificar o emprego delas, j que carecem de sentido lgico os intentos de subdividir, indefinidamente, os campos da Sociologia. (p. 29-30)

ncia das relaes entre a reproduo cultural e a reproduo social, ou seja, no momento em que se esfora por estabelecer a contribuio que o sistema de ensino oferece com vistas reproduo da estrutura das relaes de fora e das relaes simblicas entre as classes. (p. 295)

Naquele momento, essas orientaes buscavam pensar a sociedade brasileira a partir de sua singularidade histrica, atitude que exigia uma postura de dilogo crtico na apropriao das teorias produzidas no exterior. Os socilogos da denominada Escola Paulista de Sociologia estavam preocupados com o tema do atraso e, por consequncia, com as questes relativas ao desenvolvimento, mas propunham uma ruptura com a viso dualista predominante, que via a mudana social a partir de um continuum que sairia do atraso em direo modernizao. Assim, o Brasil passava a ser entendido como uma forma peculiar de realizao do sistema capitalista, na qual o dinamismo econmico no exclua, mas se articulava aos elementos arcaicos de organizao da sociedade e s formas persistentes de desigualdade. As tenses no eram assim concebidas como anomia, mas como elementos constitutivos da sociedade. Histria e totalidade marcavam essas orientaes terico-metodolgicas, ou seja, era preciso compreender o que articulava nossa sociedade aos processos globais do desenvolvimento capitalista, mas, ao mesmo tempo, reconhecer aquilo que constituiria a especificidade histrica da sociedade brasileira em suas mltiplas dimen1. Um tratamento mais especfico sobre as interfaces entre a Sociologia da Educao e Sociologia da Juventude pode ser encontrado em Sposito (2009). 2. Em outro artigo, foi analisada a fecundidade dessa perspectiva para anlise de lutas sociais afetadas, de alguma forma, pelo lugar que a escola adquire na sociedade contempornea (Sposito, 2007). Os movimentos populares em torno da defesa do direito educao e da expanso da escola pblica seriam exemplos dessas articulaes (Sposito, 1984; 1993). 3. O grupo de pesquisadores reunidos em torno de Florestan Fernandes na Universidade de So Paulo foi tambm designado como sendo parte da Escola Paulista de Sociologia. Dentre eles, situam-se: Octavio Ianni, Fernando Henrique Cardoso, Maria Isaura Pereira de Queirs, Luiz Pereira, Joo Baptista Borges Pereira, Jos de Souza Martins, Marialice Foracchi, entre outros (Arruda, 1995).

Nos anos 1970, Bourdieu (1975) tambm evita segmentar a Sociologia da Educao:
A sociologia da educao configura seu objeto particular quando se constitui como ci-

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.36, n. especial, p. 095-106, 2010

95

ses polticas, econmicas e culturais (Bastos, 2002). Ao tratar da sociologia produzida na Universidade de So Paulo USP , Jos de Souza Martins (1998) considera que esse perodo, alm de definir um estilo de trabalho, criou um elenco de indagaes tericas e prticas que so ainda hoje fundamentais pesquisa sociolgica, pois se tratava de uma postura profundamente enraizada nas singularidades histricas, culturais, sociais e polticas da sociedade brasileira. Nesse espectro de orientaes, surgem os primeiros trabalhos em torno da instituio escolar que adquire centralidade na reflexo da Sociologia da Educao praticada no Brasil. No entanto, essas pesquisas inscreviam suas preocupaes no quadro dos recentes processos de migrao, industrializao e urbanizao que traziam para a vida escolar um conjunto de tenses que demandavam anlises (Pereira, 1967; 1971; 1976). Trabalhos como os de Florestan Fernandes (1960) e Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni (1959) exprimiam a tentativa de compreenso dos caminhos para o desenvolvimento e reconheciam a educao escolar como uma de suas possibilidades e expresso. Nesse momento, um texto importante para a pesquisa sobre a escola, proposto em 1953 por Antonio Candido (1973), j anunciava a iluso pedaggica de Durkheim que, em sua formulao, definia o ato educativo como a ao unilateral da gerao adulta sobre os imaturos, considerados tabula rasa (Durkheim, 1970). Examinava e esse talvez seja o aspecto pioneiro e mais estimulante das anlises de Candido o potencial conflitivo e as tenses que existiriam nas relaes entre as geraes adultas e os educandos, sendo estes resistentes ao trabalho educativo empreendido pelos primeiros. Candido propunha o estudo da sociabilidade inerente ao grupo de alunos e investigao de suas expectativas que no se esgotavam nas relaes formais previstas pela instituio ou circunscritas aos processos de ensino aprendizagem. Trata-se, assim, j nesse momento, de uma abertura analtica para o exame dos aspectos da vida escolar que remetiam s for-

mas de sociabilidade dos alunos que pudessem estar interferindo na vida da instituio. Era proposta uma perspectiva terica suficientemente aberta para dimenses menos institucionalizadas e visveis da vida escolar, retomadas pela Sociologia da Educao somente a partir dos anos 1970 com a crise das explicaes de recorte apenas estrutural no mbito das teorias sobre a escola. Os estudos norte-americanos e europeus sobre os estabelecimentos escolares ofereceram importantes contribuies para o estudo da vida escolar em seus aspectos menos visveis e formalizados. A nova Sociologia da Educao, anos mais tarde, ofereceu contribuies relevantes para o estudo das microssituaes no mbito da vida escolar. Um balano dessas orientaes e impactos na sociologia da educao no Brasil pode ser encontrado no artigo de Leila Mafra (2003). A mesma inspirao terica e metodolgica a singularidade histrica da sociedade brasileira e a totalidade dos processos sociais esteve presente nos primeiros estudos sobre os jovens no Brasil. Uma das ideias centrais dessa perspectiva, produzindo claramente um modo de construir os problemas de pesquisa, residia na premissa de que, a partir da periferia e das margens, compreenderse-ia melhor o movimento da sociedade como um todo, possibilitando a verificao dos princpios que a estruturam (Bastos, 2002). Ao situar a juventude como categoria social, inspirada em Karl Mannheim (1968; 1973), Marialice Foracchi (1965; 1972) examinou em seus trabalhos a relativa marginalidade dos jovens diante da estrutura social e dos centros de poder. Nessa direo, suas pesquisas situaram os universitrios brasileiros como atores emergentes de uma sociedade dependente que se tornaram protagonistas do radicalismo poltico dos movimentos estudantis dos anos 1960. O tema do radicalismo juvenil tambm foi tratado por Octavio Ianni (1968) nos anos 1960, propondo uma forte imbricao entre a histria do regime capitalista e a histria do advento poltico da juventude. Assim, para es-

96

Marilia SPOSITO. Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil:...

ses autores, na singularidade da juventude como categoria social, estariam contidas as omisses, os benefcios e as tenses de uma configurao social, pois a juventude representaria a categoria social sobre a qual ecoa, de modo particular, a crise do sistema (Foracchi, 1972). A partir do enquadramento dos problemas histricos e da totalidade das condies que constituem as especificidades culturais e sociais do Brasil, as interfaces entre a Sociologia da Educao e da Juventude se evidenciam, tendo como ponto de partida esse pressuposto terico-metodolgico. Essas orientaes recusavam uma especializao inoportuna dos estudos sociolgicos que ento se iniciavam tanto na Sociologia da Educao como na Sociologia da Juventude. No ser tratada a evoluo da pesquisa em Sociologia da Educao no Brasil com a organizao da Ps-Graduao em Educao aps a reforma universitria de 1968, uma vez que vrios estudos realizaram balanos importantes sobre as vicissitudes da rea (Cunha, 1981; 1992; 1994; Gouveia, 1989). No entanto, vale a pena reiterar que parte dos impasses vividos pela pesquisa decorria das dificuldades de compreenso das singularidades da sociedade brasileira e de seu sistema de ensino, ao lado da ausncia de discusses mais densas sobre o processo de apropriao de quadros tericos, muitas vezes produzidos no exterior, que ancoravam as investigaes. De todo modo, a pesquisa esteve centrada nos processos das desigualdades escolares, embora a Sociologia da Educao pudesse recobrir um campo extremamente vasto para alm da forma escolar, uma vez que
[...] os mecanismos por meio dos quais uma sociedade transmite a seus membros seus saberes, o saber-fazer e o saber-ser que ela estima como necessrios sua reproduo so de uma infinita variedade. (Duru-Bellat; Van Zanten, 1992, p. 1)

O arco terico ampliado e as novas pesquisas caminharam ao lado do movimento pela

democratizao do pas, que voltou a incorporar no debate pblico a importncia da educao escolar como direito democrtico e a necessidade de se investigar dimenses mais obscuras das prticas escolares. Nesse perodo, ocorre um intenso processo de expanso das oportunidades de acesso escolaridade, ao lado do reconhecimento da crise de eficcia da ao socializadora da instituio escolar, ou seja, aspectos da dominao e da reproduo cultural e social estariam sendo afetados pela organizao escolar vigente e seu novo pblico. De algum modo, os alunos passam a constituir um problema nas prticas e nos processos da reproduo cultural e social e demandam uma nova perspectiva no campo da pesquisa. Ao examinar o surgimento da Sociologia da Infncia, Sirota (2006) afirma que, no mbito da Sociologia da Famlia ou da Educao, a criana era personagem fantasma, quase invisvel. O mesmo pode ser dito sobre os jovens alunos nos estudos sobre a escola desenvolvidos no mbito da Sociologia da Educao no Brasil at recentemente (Dayrell, 2002; 2009). Sirota (2001; 2006) aponta que, no interior dos estudos sociolgicos sobre a infncia, observa-se um movimento que parte de uma sociologia da escolarizao e caminha para uma sociologia da socializao, tentando desescolarizar a abordagem da criana. Em outro trabalho (Sposito, 2007), foram examinados aspectos dessa questo, uma vez que, como observam Duru-Bellat e Van Zanten (1992), a condio de aluno deve ser objeto problemtico de investigao no mbito do estudo sociolgico da escola: no se nasce aluno, algum se torna aluno (Perrenoud, 1994; Sacristan, 2005). Para que tal perspectiva seja considerada, preciso, ao menos, trs pressupostos: a dissociao entre o ensino e a aprendizagem, que faz nascer a noo de trabalho escolar a ser realizado por crianas e jovens; o reconhecimento de que esse trabalho do aluno no se resume resposta s exigncias explcitas inscritas nos programas e regu-

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.36, n. especial, p. 095-106, 2010

97

lamentos oficiais, mas s expectativas implcitas da instituio e dos professores nesse caso, importante integrar o conjunto de percepes que o estudante elabora em sua socializao extraescolar na famlia e em outras instncias, sendo marcantes as orientaes que derivam no s de sua origem social ou tnica como do fato de terem nascido homens ou mulheres; e finalmente,
[...] a necessidade de reconhecer que o aluno expresso tambm de uma forma peculiar de sua insero no ciclo de vida a infncia e a juventude categorias especficas e dotadas de uma autonomia relativa na sociedade e na literatura sociolgica . (Duru-Bellat; Van Zanten, 1992, p. 179, grifos nossos)

Um dos fatores mais importantes desta confuso das oposies entre as juventude de diferentes classes o fato de diferentes classes sociais terem tido acesso de forma proporcionalmente maior ao ensino secundrio e de, ao mesmo tempo, uma parte dos jovens (biologicamente) que at no tinham acesso adolescncia, terem descoberto este status temporrio, meio-criana, meio adulto. [...] os adolescentes so colados durante um tempo relativamente longo, numa idade em que anteriormente eles estariam trabalhando em posies quase-exteriores ao universo social que define a condio de adolescente. (Bourdieu, 1980, p. 114)

Assim, em torno da investigao da condio do aluno e dos mltiplos agenciamentos que constituem na contemporaneidade o seu processo de socializao escolar, so retomadas algumas investigao em torno da juventude no Brasil, sobretudo na rea da Educao. Essas orientaes podem ser evidenciadas no privilgio dado s formas escolares do processo de socializao nos estudos sobre juventude no Brasil nessa rea. A partir de balano da produo discente na Ps-Graduao (1999-2006), verifica-se que na Educao cerca de 37% dos trabalhos concentram-se nas relaes dos jovens com seus percursos escolares (dos momentos finais da escola bsica at o ensino superior)4. No entanto, no mbito das Cincias Sociais, essa linha temtica apenas atinge em torno de 10% da produo discente, o que reitera anlises j realizadas sobre o fraco interesse pela pesquisa do sistema de ensino e seus pblicos por parte da Ps-Graduao nessa rea. Entretanto, se a juventude apenas uma palavra, as alteraes decorrentes do processo de massificao de ensino tornaram mais nebulosas as polaridades entre duas juventudes (burgueses e operrios), criando-se um conjunto de figuras intermedirias:

O descompasso entre as aspiraes desses jovens e as possibilidades objetivamente inscritas no sistema de ensino expandido era antevisto por Bourdieu (1980) na Frana ainda nos anos 1970, quando admitia a possibilidade de que esses grupos reconhecessem que a escola seria um veculo de privilgios. Esse inconformismo difuso,
[...] uma espcie de mal-estar no trabalho, algo que no poltico no sentido estabelecido, mas que poderia s-lo; algo que se parece muito a certas formas de conscincia poltica, ao mesmo tempo cegas em relao a si mesma, porque no acharam seu discurso e com uma fora revolucionria, capaz de superar os aparelhos, como encontramos por exemplo entre os subproletrios ou os operrios de primeira gerao de origem camponesa. (p. 118)

Descompassos entre as promessas e as reais possibilidades, aliados progressiva trans4. O projeto de pesquisa envolveu uma rede de pesquisadores de vrias universidades para realizar o Segundo Estado da Arte da produo discente na Ps-Graduao sobre juventude nas reas de Educao, Cincias Sociais e Servio Social (1999-2006). Como campo de estudos, tanto na rea de Educao como em Cincias Sociais, os trabalhos que incidiram sobre os jovens no so proporcionalmente significativos, pois atingem 6% da produo em Educao e 5% em Cincias Sociais. Embora o debate pblico tenha incorporado fortemente o tema da juventude, sob o ponto de vista da produo discente na Ps-Graduao, esse domnio de investigao ainda no ocupa posio significativa (Sposito, 2009a).

98

Marilia SPOSITO. Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil:...

formao das relaes assalariadas no mundo do trabalho, marcaram a expanso do sistema escolar brasileiro nas ltimas dcadas. A fraca adeso aos rituais escolares e a ausncia de conflitos em torno da socializao escolar, aparecendo principalmente o retraimento ou a recusa das prticas escolares (Dubet, 2002), somam-se aos percursos instveis que levaram a uma enorme fragilidade do mundo do trabalho, evidenciando sua incapacidade de absoro dos segmentos jovens de origem popular nos tempos e espaos formais e reconhecidos das ocupaes no Brasil. De algum modo, os conflitos sociais que caracterizaram a emergncia dos jovens universitrios como atores poltico nos anos 1960, analisados por Marialice Foracchi (1965; 1972), deslocam-se para outras juventudes sem os mesmos canais de expresso das dcadas anteriores. Nesse quadro, alargaram-se hipteses sobre as possibilidades de novas conflitividades sociais protagonizadas pelos segmentos juvenis, algumas delas ancoradas na incipiente reflexo sobre as lutas sociais, os denominados movimentos sociais no Brasil, iniciada no perodo da redemocratizao (Sposito, 2000). Um importante mapeamento preliminar em torno das formas de agrupamento dos jovens e seus coletivos no meio urbano foi realizado por vrios estudos, tanto no mbito da pesquisa em Educao como nas Cincias Sociais. Os denominados grupos de estilo foram assim investigados a partir de meados dos anos 1980, oferecendo um elenco variado de presenas juvenis, sobretudo oriundas de segmentos populares, para alm dos tradicionais estudos sobre a participao dos jovens nos movimentos estudantis (Abramo, 1994; Caiaffa, 1985; Carrano, 2002; Costa, 2003; Dayrell, 2005; Herschmann, 1997; 2000; Magnani; Mantese, 2007; Pais; Blass, 2004; Sposito, 1994; Tella, 2000; Vianna, 1987; 1997; Weller, 2005). Apropriando-se do tema dos mltiplos espaos de circulao dos jovens urbanos, esses estudos oferecem elementos importantes para a compreenso dos elementos de agregao da

vida juvenil por meio dos grupos de estilo e das denominadas culturas juvenis, incluindo em suas anlises os temas da diversidade tnica e de gnero em constante dilogo com as travas advindas das desigualdades sociais. Uma das fragilidades da pesquisa sobre juventude no Brasil reside na pouca nfase dada ao estudo dos jovens rurais e sua emergncia recentssima na arena pblica (cf. Strapasolas, 2006; Carneiro; Guaran, 2007). No balano realizado em torno da produo discente (1999/2006), os estudos sobre jovens rurais e indgenas so escassos, atingindo apenas 4% do total da produo nas reas da Educao, Cincias Sociais e Servio Social (Sposito, 2009). A maioria dessas pesquisas buscou uma ruptura com os modelos clssicos dos estudos sobre grupos juvenis, ancorados na tradio do funcionalismo que privilegiou o desvio e a anomia como categorias de anlise. Uma relativa influncia dos estudos das subculturas juvenis, desenvolvidos pelos pesquisadores dos Estudos Culturais de Birminghan, na Inglaterra, pode ser observada. No entanto, foram tambm importantes as contribuies da sociologia da juventude portuguesa por meio de Jos Machado Pais (1993; 2004) e dos estudos antropolgicos desenvolvidos por Carles Feixa (2004; 1998) na Espanha, que examinaram essa sociabilidade a partir da ideia de culturas juvenis (superando de algum modo o pressuposto da subcultura). Mais recentemente, os estudos de antropologia urbana desenvolvidos por Jos Guilherme Magnani (2007), sobre os circuitos e trajetos juvenis na cidade, alargaram tambm a perspectiva de anlise dos grupos juvenis. Diante de aportes tericos variados, foi menor a influncia dos marcos das teorias da ao coletiva e dos movimentos sociais nessa produo. Um balano da produo sobre grupos juvenis no perodo 1999-2006 encontra-se em Almeida (2009). Do mesmo modo que a reflexo realizada nas dcadas de 1950 e 1960, a pesquisa sobre juventude no Brasil deveria tentar compreender os contornos e as prticas que constroem os jovens como atores relevantes na

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.36, n. especial, p. 095-106, 2010

99

esfera pblico-poltica pela mediao de prticas culturais, tendo como ponto de partida as especificidades histricas da sociedade brasileira. Entretanto, essa produo desigual quanto ao tipo de anlise empreendida e bastante residual no conjunto do que poderamos denominar como estudos sobre juventude na rea da Educao (apenas 2% da produo) e pouco mais intensa nas Cincias Sociais, atingindo 13% das teses e dissertaes defendidas entre 1999 e 2006 (Almeida, 2009). No entanto, a possibilidade de maior densidade do campo de estudos sobre juventude, na tradio aqui defendida, reside no desafio da articulao da anlise nos domnios considerados clssicos da Sociologia. A segmentao excessiva do objeto de pesquisa pode empobrecer a reflexo sobre os jovens, uma vez que dimenses essenciais que recobrem a vida desses segmentos situam-se na interseco de agenciamentos diversificados: famlia, escola, amizades, trabalho, vida no bairro, lazer, entre outros. No caso brasileiro, evidente que as dimenses relacionadas ao mundo do trabalho configuram um campo importante de investigao, pois parte significativa da experincia juvenil situa-se na sua conexo com o emprego ou na sua ausncia (Corrochano, 2009; Sposito, 2005). Por essas razes, os interesses de investigao que incidem sobre os coletivos juvenis em suas dimenses culturais demandam perspectivas transversais capazes de reconstituir as porosidades entre essas aes coletivas e outros tempos e espaos da vida dos jovens. No se pode deixar de considerar as mltiplas formas por meio das quais se disseminam novas desigualdades e novas conflitividades. Para Rossana Reguillo (2004), a compreenso dos coletivos juvenis deve contemplar necessariamente as linguagens, a subjetividade e a vida cotidiana:
Sair para as ruas, romper com as proibies explcitas, todos juntos, os pertencimentos, a emoo da palavra coletiva, os poderes momentaneamente silenciados, constituem uma fonte de certezas e de fora, porm transcorri-

do o acontecimento h que voltar a ocupar-se com as contas, com as crianas doentes, com os papis tradicionais, com as mulheres na cozinha e os homens na rua. Nenhuma subjetividade capaz de resistir por muito tempo vertigem da novidade, se est carente de um coletivo que a sustenta no largo prazo; a certeza de no arriscar os perten-cimentos elementares; as condies de plausibilidade que contenham a interpretao e a prtica nova, irruptiva. (p. 269)

Um campo pouco investigado no conjunto de estudos sobre juventude situa-se no tema dos modos de vida de jovens a partir de seu local de moradia, considerado como um territrio de mltiplas relaes sociais. Nesse caso, as prticas cotidianas seriam analisadas, privilegiando-se sua dimenso transversal escola, trabalho, lazer, sociabilidade (Sposito, 2009). Trata-se, na verdade, de um desafio terico metodolgico importante, pois demanda o mergulho em uma tradio de investigaes centradas em torno da vida cotidiana ainda desconhecida por grande parte dos pesquisadores sobre juventude no Brasil. Os estudos de Jos de Souza Martins (1992; 2008a; 2008b), inspirados nas reflexes de Henri Lefebvre, constituem referncia imprescindvel na produo brasileira contempornea. Por essas razes, os estudos sobre os jovens brasileiros em sua diversidade de modos de ao coletiva, de suas prticas e de orientaes no podem estar confinados em um domnio da anlise, constituindo uma especialidade, recusada no Brasil na tradio sociolgica examinada neste artigo. Se no houver uma clara interlocuo com os temas clssicos da Sociologia, essa produo tender a se empobrecer e, talvez, como uma sociologia especial, os estudos sobre juventude deixem de apresentar maior fertilidade terica e adensamento conceitual, sendo fadados a um esgotamento traduzido nas reiteraes de afirmaes j desenvolvidas por outros autores. As reflexes esboadas ilustram vias

100

Marilia SPOSITO. Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil:...

possveis de interao entre os estudos sobre juventude com certa tradio inspirada nas orientaes terico-metodolgicas dos anos 1950/1960 no Brasil. Ao se apoiar nos estudos sociolgicos da instituio escolar no interior de processos histricos e culturais que constituem as singularidades da sociedade brasileira, reitera-se a prtica de uma Sociologia da Educao no restrita a uma perspectiva estritamente escolar do domnio de estudos e, ao mesmo tempo, capaz de construir uma reflexo situada: como compreender a escola em sociedade que articula o arcaico e ps-moderno, o avano e o atraso, o crescimento e as novas desigualdades? Ao propor o desenvolvimento de uma Sociologia da Juventude ancorada nos processos que configuram a sociedade brasileira atual, quer sob o ponto de vista das transformaes dos sistemas de ensino, do mundo do

Referncias bibliogrficas

trabalho ou das tecnologias de comunicao e informao, quer seja sob a tica da sociologia da ao coletiva, dos movimentos sociais e dos estudos culturais, a posio aqui explicitada retoma um ponto de vista terico-metodolgico voltado para a compreenso das singularidades que constituem os jovens, sem deixar de levar em considerao o registro simultneo dos processos globais do desenvolvimento capitalista contemporneo, os denominados tempos da globalizao. Ao examinar as interfaces, os desafios e as especificidades do campo investigativo, essa perspectiva no inscreve a Sociologia da Educao ou a Sociologia da Juventude no registro segmentado das sociologias especiais. Ao contrrio, o pressuposto de base reside na ideia de um domnio terico a Sociologia que tenta compreender como ocorrem os (des)encontros, conflitos e tenses em torno das relaes de indivduos ou grupos com o mundo social a partir de alguns protagonistas privilegiados, os jovens, pontas de iceberg dos dilemas sociais contemporneos (Melucci, 1997).

ABRAMO, H. Cenas juvenis; punks e darks no espetculo urbano urbano. So Paulo: Escrita, 1994. ALMEIDA, E. Os estudos sobre grupos juvenis: presenas e ausncias. In: SPOSITO, M. P. (Coord.). O Estado da Arte sobre juventude na ps-g raduao brasileira brasileira: Educao, Cincias Sociais e Servio Social (1999-2006). Belo Horizonte: Argumentum, ps-graduao 2009. ARRUDA, M. A. do N. A Sociologia no Brasil: Florestan Fernandes e a escola paulista. In: MICELI, S. (Org.). Histria das Cincias Sociais no Brasil Brasil. v. 2. So Paulo: IDESP; FAPESP, 1995. ica Paulista BASTOS, E. R. Pensamento social da Escola Sociolg Sociolgica Paulista. O que ler na cincia social brasileira 1970-2002. So Paulo: Sumar, 2002. BOURDIEU, P. La jeunesse nest quun mot mot. Questions de sociologie. Paris: Minuit, 1980. BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reproduo reproduo: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. CAIAFA, J. Movimento punk na cidade cidade. A invaso dos bandos sub. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. CANDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. M. Educao e sociedade sociedade: leituras de Sociologia da Educao. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973. CARDOSO, F. H.; IANNI, O. As exigncias educacionais do processo de industrializao. Revista Brasiliense Brasiliense. So Paulo: 26, 1959. CARNEIRO, M. J.; GUARAN, E. de C. Juventude rural em perspectiva perspectiva. Rio de Janeiro: CPDA; UFRJ; Mauad Xf, 2007. cidade. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2002. CARRANO, P. C. R. Os jovens e a cidade

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.36, n. especial, p. 095-106, 2010

101

COSTA, M. R. Os carecas de subrbio subrbio: caminhos de um nomadismo moderno. Petrpolis: Vozes, 1993. balho e sua ausncia CORROCHANO, M. C. O tra trabalho ausncia. 2009. Tese (Doutorado em Educao)- Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, So Paulo, 2009. tivo e Bibliog rfico de Cincias Sociais (BIB) orma Bibliogrfico (BIB). Rio de Janeiro: CUNHA, L. A. Educao e sociedade no Brasil. Boletim Inf Informa ormativo Anpocs, n. 11, 1981. ______. A educao na Sociologia: um objeto rejeitado? Cadernos CEDES CEDES, v. 27. Campinas: Papirus, 1992. ______. Reflexes sobre as condies sociais de produo da sociologia da educao: primeiras aproximaes. Tempo Social Social: Revista de Sociologia da USP. So Paulo: Departamento de Sociologia, v. 4, n. 1-2, 1992a. (Editado em 1994). DAYRELL, J. Juventude e escola. In: SPOSITO, M. P. (Coord.). Juventude e escolarizao (1980/1998) (1980/1998). Srie Estado do Conhecimento, n. 7, Braslia: MEC/INEP; Comped, 2002. ______. A msica entra em cena cena: o rap e o funk na socializao da juventude. Belo Horizonte: Humanitas, 2005. raduao brasileira ______. Juventude e escola. In: SPOSITO, M. P. (Coord.). O Estado da Arte sobre juventude na ps-g ps-graduao brasileira: Educao, Cincias Sociais e Servio Social (1999-2006). Belo Horizonte: Argumentum, 2009. DUBET, F. Le dclin de linstitution linstitution. Paris: Seuil, 2002. ia e filosofia Sociologia filosofia. Rio de Janeiro: Forense, 1970. DURKHEIM, E. Sociolog ie de lcole DURU-BELLAT, M.; VAN-ZANTEN, A. Sociolog Sociologie lcole. Paris: Armand Colin, 1992. FEIXA, C. Los estdios sobre culturas juveniles em Espana 1960-2004. Revista de Estudios de Juventud Juventud. Madrid, n. 64, mar. 2004. ______. De jvenes, bandas y tribus tribus: antropologia de la juventud. Barcelona: Ariel, 1998. ia geral e a plicada FERNANDES, F. Ensaios de sociolog sociologia aplicada plicada. So Paulo: Pioneira, 1960. ormao da sociedade brasileira FORACCHI, M. O estudante e a transf transformao brasileira. So Paulo: Nacional, 1965. ______. A juventude na sociedade moderna moderna. So Paulo: Pioneira, 1972. GOUVEIA, A. J. As cincias sociais e a pesquisa sobre educao. Tempo social social: Revista de Sociologia da USP. So Paulo, v. 1, n. 1, 1989. HERSCHMANN, M. O funk e o hip hop invadem a cena cena. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000. 90: funk e hip hop, globalizao, violncia e estilo cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. ______. (Org.). Abalando os anos 90 ia da juventude II. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. IANNI, O. O jovem radical. In: BRITTO, S. (Org.). Sociolog Sociologia MAFRA, L. A sociologia dos estabelecimentos escolares: passado e presente de um campo de pesquisa em re-construo. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P. de; VILELA, R. A. T. (Orgs.). Itinerrios de pesquisa pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educao. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. MAGNANI, J. G.; MANTESE, B. (Orgs.). Jovens na metrpole metrpole: etnografias de circuitos de lazer, encontro e sociabilidade. So Paulo: Terceiro Nome, 2007. ia da Juventude MANNHEIM, K. O problema da juventude na sociedade moderna. Sociolog Sociologia Juventude. Rio de Janeiro: Zahar, v. 1, 1968. ______. Funes das geraes novas. In: FORACCHI, M.; PEREIRA, L. Educao e sociedade sociedade. So Paulo: Cia Editora Nacional, 1973. MARTINS, J. de S. Subrbio Subrbio: vida cotidiana e histria no subrbio da cidade de So Paulo. So Paulo: Hucitec, 1992. ______. Florestan Florestan. Sociologia e conscincia social no Brasil. So Paulo: EDUSP; FAPESP, 1998.

102

Marilia SPOSITO. Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil:...

bilidade do homem simples ______. A socia sociabilidade simples: cotidiano e histria na modernidade anmala. So Paulo: Contexto, 2008a. pario do demnio na fbrica ______. A a apario fbrica. Origens sociais do eu dividido no subrbio operrio. So Paulo: Editora 34, 2008b. MELUCCI, A. Juventude, tempo e movimentos sociais. Juventude e contemporaneidade. Revista Brasileira de Educao Educao. So Paulo: ANPED, n. 5/6, 1997. PAIS, J. M. Culturas juvenis juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1993. PAIS, J. M.; BLASS, L. M. Tribos urbanas urbanas: produo artstica e identidades. So Paulo: Anna Blume, 2004. PEREIRA, J. B. A escola secundria numa sociedade em mudana mudana. 2. ed. So Paulo: Pioneira, 1976. PEREIRA, L. A escola numa rea metropolitana metropolitana. So Paulo: Pioneira, 1967. ______. Rendimentos e deficincias do ensino primrio brasileiro. In: PEREIRA, L. Estudos sobre o Brasil contemporneo contemporneo. So Paulo: Pioneira, 1971. vail scolaire PERRENOUD, P. Le mtier dlve et le sens du tra travail scolaire. Paris: ESSE, 1994. REGUILLO, R. Subjetividad, crisis y vida cotidiana. Accin y poder em La cultura. In: GRIMSON, A. (Org.). La cultura em las crisis la tinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2004. latinoamericanas tinoamericanas SACRISTAN, J. G. O aluno como inveno inveno. Porto Alegre: Artmed, 2005. SIROTA, H. Emergncia de uma sociologia da Infncia: Evoluo do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa Pesquisa. So Paulo: Fundao Carlos Chagas, n. 112, mar. 2001. ie de lenfance ______. lements pour une sociolog sociologie lenfance. Paris: PUF: 2006 SPOSITO, M. P. O povo vai escola escola. So Paulo: Loyola, 1984. ______. A iluso fecunda fecunda. A luta por educao nos movimentos populares. So Paulo: Hucitec, 1993. . Tempo Social ______. A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ao coletiva na cidade. Social. Revista de Sociologia da USP. So Paulo: Departamento de Sociologia, FFLCH-USP, v. 5, n. 1-2, 1993, editado em 1994. ______. Algumas hipteses sobre as relaes entre juventude, educao e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educao Educao. So Paulo: ANPED, n. 13, jan./abr., 2000, p. 73-94. ia da Educao ______. Uma perspectiva no escolar no estudo sociolgico da escola. In: PAIXO, L.; ZAGO, N. (Orgs.). Sociolog Sociologia Educao. Pesquisa e realidade brasileira. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. _____. Algumas reflexes e muitas indagaes sobre as relaes entre juventude e escola no Brasil. In: ABRAMO, H.; BRANCO, tos da juventude brasileira P. P. (Orgs.). Retra Retratos brasileira. Anlises de uma pesquisa nacional. So Paulo: Instituto da Cidadania/Fundao Perseu Abramo, p. 129-148, 2005. ______. A pesquisa sobre jovens na Ps-Graduao: um balano da produo discente em Educao, Servio Social e Cincias raduao brasileira Sociais (1999-2006). In: ______ (Coord.). O Estado da Arte sobre juventude na ps-g ps-graduao brasileira: Educao, Cincias Sociais e Servio Social (1999-2006). Belo Horizonte: Argumentum, 2009. ______. Interfaces between the Sociology of Education and the studies about youth in Brazil. In: APPLE, M.; BALL, S.; GANDIN, tion tional handbook of the Sociolog y of Educa L. A. (Eds.). The routledge interna international Sociology Education tion. Abingdon: Routledge, 2009, p. 405-413. jovens. Florianpolis: Editora da UFSC, 2006. STRAPASOLAS, V. L. O mundo rural dos jovens TELLA, M. A. P. Atitude, arte, cultura e autoconhecimento autoconhecimento: o rap como voz da periferia. 2000. Dissertao (Mestrado)Departamento de Cincias Sociais, Pontifcia Universidade Catlica, So Paulo, 2000.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.36, n. especial, p. 095-106, 2010

103

VIANNA, H. O mundo funk carioca carioca. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1987. ______. (Org.). Galeras cariocas cariocas: territrios de conflitos e encontros culturais. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997. WELLER, W. A presena feminina nas (sub)culturas juvenis. A arte de se tornar visvel. Estudos Feministas Feministas. Florianpolis, v. 13, n. 1, p. 216, jan./abr. 2005.

Recebido em 14.11.09 Aprovado em 29.01.10

Marilia Pontes Sposito professora titular em Sociologia da Educao da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo.

104

Marilia SPOSITO. Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil:...

You might also like