You are on page 1of 13

Quem Somos

O Instituto Tringulo uma Organizao de Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP), desde maro de 2004, com sede na cidade de Santo Andr. Misso: incorporar atitude sustentvel no dia a dia das pessoas que vivem em centros urbanos atravs de informaes e prticas sustentveis. Aes de Mobilizao Ecolgica Urbana: realizada em escolas publicas ou privadas, empresas, feiras livres, condomnios, residncias, eventos e locais pblicos. So criadas para estabelecer pequenas mudanas de atitude que somadas, representam um grande impacto coletivo. Cada ao desenvolvida pode ser personalizada para determinado objetivo das instituies. Prticas Sustentveis: Coleta de materiais reciclveis ou reaproveitveis, como leo vegetal usado, papis e garrafas PET.

leo de Cozinha Usado


Informao: apresentar para a sociedade o quanto podemos ser mais sustentveis em nosso cotidiano com a simples ao de no jogar o leo de cozinha depois de usado pelas redes de esgoto por meio do despejo em pias, sanitrios, ralos, etc.. Ao Prtica: O leo de cozinha usado passa por um processo de transformao na usina da ONG e transformado em um produto ecoeficiente, o sabo ecolgico. Resultado: O sabo vendido em eventos de mobilizao e para parceiros, contribuindo com as campanhas do Instituto dentro de uma ao sustentvel, evitando a poluio dos corpos hdricos, gerando trabalho e renda na transformao do leo em sabo e oferecendo um produto ecoefiente como forma de consumo consciente.

Garrafas PET e Papel


PET- As garrafas PET recebidas pela ONG so destinadas a parceiros que transforma este resduo em produtos ecoeficientes, seguindo o procedimento sustentvel semelhante ao aplicado no Instituto Tringulo com o leo de cozinha usado. Papel: Os papis so encaminhados a parceiros que fazem a reciclagem do resduo, seguindo o procedimento sustentvel que diminui o impacto negativo no desmatamento de reas para a criao de florestas destinadas a fabricao de papel.

Coleta de leo Usado


O instituto Tringulo realiza a coleta do leo de cozinha usado de duas formas: 1. Em grandes geradores do resduo, que so aqueles que encaminham mais de 40 litros por coleta (Empresas, escolas, cozinhas, restaurante, bares e comrcios em geral). 2. Em Pontos de Entrega Voluntria (PEVs), que ficam espalhados pela cidade para que o cidado tenha como encaminhar adequadamente o seu leo de cozinha usado. Os PEVs do Instituto Tringulo ficam em escolas, empresas, feiras, equipamentos pblicos e no comrcio em geral.

Sabo Ecolgico
o resultado de uma ao de desenvolvimento Sustentvel completa, pois seu processo inclui: preservao ambiental emprego e gerao de renda consumo consciente comprovadamente biodegradvel, ou seja, seus resduos no prejudicam as guas e o solo, pois so consumveis por microorganismos e bactrias.

Desenvolvimento de Campanhas

Eixos Temticos de Sustentabilidade- 2010 Trip da Sustentabilidade: Ambiental Social Econmico

Resumo de Coleta de leo Vegetal Usado


A mdia de coleta em 2010 foi de 19.909Kg. Comparando com 2009 obtivemos um crescimento de 60%.

Plano de Ao do Instituto
Campanha
Formando ambientalistas Mirins Ecologia tambm se pratica na feira Campanha de mobilizao ecolgica nas empresas Campanha Destino certo para seus resduos Blitz de sustentabilidade

2010
Pblico atingido - mais de 14 mil estudantes e 500 professores Pblico atingido - mais de mil pessoas em 1 nico ms de campanha Pblico atingido - mais de 650 empresas Pblico atingido - mais de 250 pontos residenciais de coleta

2011
Ampliar o relacionamento para 75.500 estudantes e 2700 professores 18 feiras livres (7500 pessoas por semana) Ampliar o relacionamento para 950 empresas Ampliar o relacionamento para 550 multiplicadores Impactar mais de 7.000 pessoas por ms

Anlise SWOT
PONTOS FORTES Estratgia de inovao, reutilizando leo de cozinha no combate poluio. Transparncia de aes, devido ao Instituto ser uma ONG. Credibilidade. Estrutura focada em um ponto: sustentabilidade. Relevncia social, pois gera trabalho e renda. Possibilidade de parceria com outros , organismos para reaproveitamento de PETS e papel. Possibilidade de ser implantado vrios pontos de recolhimento do leo.
Investimento em Educao Ambiental. Pblico alvo amplo.

AMEAAS Crescimento e fortalecimento da ONG como um todo. Dependncia de voluntrios e interessados. Dependncia de Conscincia scio-ambiental da populao. Aumento do custo logstico para a coleta de reciclveis e divulgao do trabalho voluntrio. rea produtiva restrita em funo do aumento de leo coletado. ( ) Estoque elevado de produto acabado (sabo). Limitao de pessoas para desenvolvimento das tarefas necessrias produo.

OPORTUNIDADES Crescimento e fortalecimento da ONG como um todo. Atrao de investidores privados e do prprio governo. Parcerias para investimento tecnolgico. Interesse do mercado. Parcerias com redes de supermercados que promovem produtos oriundos de projetos sustentveis. Profissionalizao do time de vendas. Consultoria em replicao de projeto para as demais comunidades, cidades, estados, etc. Introduo de novos produtos base de leo.

PONTOS FRACOS
/

Dependncia de Conscincia ambiental. Necessidade de captao de investimentos. Dependncia de voluntrios e interessados. Falta de vnculo/incentivo

scio-

Plano de Ao: Desenvolvimento Crescimento

Maiores Informaes
Vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=ckdb5ORGmQk &feature=related

Site: http://www.triangulo.org.br/ E-mail: faleconosco@triangulo.org.br Fone: (11) 4991-1112

You might also like