You are on page 1of 105

Aula

O MODO DE PRODUO CAPITALISTA COMERCIAL E MANUFATUREIRO E O CRESCIMENTO URBANO NA IDADE MODERNA.


META
Apresentar a estrutura urbana na Idade Moderna, com suas caractersticas e relaes sociais de produo.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: entender e exemplificar os acontecimentos da Idade Moderna, dando nfase ao crescimento urbano e econmico das cidades. diferenciar as caractersticas das relaes de produo no capitalismo comercial e manufatureiro. relacionar as mudanas que ocorrem na passagem da cidade comercial para uma relao de produo manufatureira.

PR-REQUISITOS
Ter estudado a Idade Mdia, as transformaes ocorridas no modo de produo feudal e sua relao com o crescimento das cidades.

Quadro de Claude Lorrain que representa um porto de mar francs de 1638, no momento fundamental do mercantilismo (Fonte: http://pt.wikipedia.org).

Geografia Urbana I

O MODO DE PRODUO CAPITALISTA PRIMITIVO


Caros alunos, Nesta aula iremos estudar o modo de produo capitalista primitivo, ou seja, a primeira fase do capitalismo denominada comercial. Mais adiante, analisaremos a fase em que surgiram as primeiras corporaes de ofcio, quando o capitalismo comeou a passar para a fase manufatureira. Faremos um breve retrospecto das aulas passadas sobre a crise do sistema feudal, no final do sc. XV, com o crescimento das cidades e de seus mercados, quando as relaes sociais de produo passam por srias transformaes que aprofundam a crise nos feudos. Ocorre uma intensa fuga dos servos para a cidade, aumentando consideravelmente suas populaes. Neste sentido, era preciso requalificar a mo-de-obra para atender s necessidades dos mercados e do comrcio com outras regies. Tanto a necessidade de matria-prima, quanto a necessidade de mo-de-obra na cidade fez com que as naes mais poderosas na poca, como Portugal, Espanha e mais tarde Inglaterra, buscassem novas fontes de matriaprima para acelerar a expanso comercial. Tambm estudaremos nesta aula outra fase do capitalismo que o manufatureiro. Esta fase marcada pela reestruturao da mo-de-obra, visto que o comrcio tomou outra dimenso social, econmica e tcnica. Nesta fase, o arteso vai perdendo sua importncia e as corporaes de ofcio comeam a controlar o comrcio dos produtos. Estes artesos so obrigados a se enquadrar na especializao da sua mo-de-obra e das suas tcnicas de produo. Os produtos e peas artesanais passam a ser manufaturados, melhor trabalhados e com uma qualidade maior. Tambm a produo passa a ter o controle de quando produzir, quanto produzir e para quem produzir. Assim, neste perodo histrico, a terra perde o valor feudal e passa a ter o valor comercial. A partir da Idade Moderna, as reas, tanto rurais quanto urbanas, alm de terem o valor de uso, passam a ter tambm o seu valor de troca.

Capa do livro A Riqueza das Naes (Fonte: http:// www.livrariaresposta.com.br).

42

O modo de produo capitalista comercial e manufatureiro...

Aula

O DESENVOLVIMENTO URBANO NA IDADE MODERNA


muito interessante ver, nesta aula, os aspectos gerais da cidade na Idade Moderna. O processo de desenvolvimento urbano foi acentuado a partir da crise do sistema feudal. Entre os sculos XIV e XV, houve grandes dificuldades, como a guerra dos cem anos.
A chamada Guerra dos Cem Anos foi travada entre a Inglaterra e a Frana, entre os anos de 1337 e 1453.(TOTA BASTOS, 1994, p.53)

Outros problemas, entre eles a peste negra, a tomada de Constantinopla pelos turcos e vrias outras guerras favoreceram a ocorrncia de transformaes que marcaram a transio de uma poca de estagnao dos mercados e das cidades, para uma poca de aumento da populao, da necessidade de mercados e de matria-prima com o uso de uma mo-de-obra barata. Assim, as naes mais poderosas buscaram no aumento do mercado a sada para alcanar seus produtos. Ento o mercantilismo comea a se estabelecer pela explorao e colonizao das colnias na Amrica, sia e frica durante vrios sculos. Na Europa, os feudos perdem sua funo econmica e poltica, tornando-se territrios comandados por monarcas que tinham o poder absoluto e determinavam as leis e os tributos,tanto para a populao do reinado, quanto para a que vivia ao redor deste. Ainda neste perodo, a Igreja tambm entra em crise e ocorre a Reforma Protestante, o que favoreceu a renovao das idias, mas o clero continuou ligado ao rei e, portanto, ao poder. No perodo entre os sculos XV e XVII surgem vrias naes (reinados e ducados) que passam a protestar contra as determinaes da Igreja e tambm de alguns reis. Estas crticas ao do Estado fomentaram o surgimento do liberalismo econmico, com as idias de Adam Smith, em a Riqueza das Naes, obra em que contestava os regimes autoritrios e a falta de liberdade do homem, at nas relaes comerciais. A Riqueza das Naes foi publicada no final do sc. XVIII e teve grande importncia para o sc. XIX, por influenciar outros pensadores, como podemos destacar da apresentao da coleo Os Economistas, no livro 1, sobre a vida de Adam Smith.
A importncia da grande obra econmica de Adam Smith usualmente definida pelos efeitos de sua influncia como, alternativamente, o marco do incio do enfoque cientfico dos fenmenos econmicos ou a Bblia da irresistvel vaga livre-cambista

43

Geografia Urbana I

do sculo XIX. Embora ambas as definies sejam apropriadas, interessante que, preliminarmente discusso desses aspectos metodolgicos e polticos de A Riqueza das Naes, seja apresentado um roteiro de seus principais aspectos tericos e normativos de modo a fornecer ao leitor uma viso integrada do conjunto de suas proposies analticas, das quais a obra deriva sua caracterstica adicional de fonte dos paradigmas tericos sobre os quais foi construda a Economia Poltica clssica. (FRITSCH, 1996, P.9)

Muitas taxas e impostos cobrados na Idade Moderna, poca em que se pregavam ideais de liberdade, provocaram revoltas por todo o territrio, num processo de mudanas e crescente urbanizao da poca. A partir da Idade Moderna, iniciou-se um novo processo de evoluo histrica, uma vez que apenas possuir terras como no modo de produo feudal - no era mais um meio seguro de manuteno do poder. As relaes sociais de explorao e dominao j exigiam formas de dominao mais fortes. Ento, com a expanso da colonizao europia, era necessrio s naes que procurassem manter e ampliar o seu poder, partir em busca de novas conquistas territoriais. Aproximadamente entre os sculos XV e XVII, o feudalismo foi sumariamente substitudo por outro modo de produo denominado de capitalismo, que de incio foi chamado de capitalismo comercial, visto que as relaes econmicas eram baseadas no comrcio entre as Naes, Metrpoles e Colnias. Nesta poca, o comrcio expandiu-se por vrias regies, acelerando o processo de concentrao de riquezas para a nobreza. A primeira etapa da acumulao capitalista comumente chamada de acumulao primitiva. Realizada inicialmente por meio da transformao das relaes de produo, surgimento do trabalho assalariado e concentrao dos meios de produo nas mos de poucos, seguidos da expanso capitalista.(VICENTINO, 1991; 58). Com o surgimento do assalariado, as relaes entre explorador e explorado tornaram-se mais marcantes, pois a grande maioria da populao destituda de quase tudo e vive como subumanos, no possuindo direitos, s deveres.
A acumulao primitiva apenas o processo histrico que dissocia o trabalhador dos meios de produo. considerada primitiva, porque constitui a pr-histria do capital e do modo de produo capitalista. (...) Marcam poca, na histria da acumulao primitiva, todas as transformaes que servem de alavanca coesa classe capitalista em formao, sobretudo aqueles deslocamentos de grandes massas humanas, sbitas e violentamente, privadas de seus meios de subsistncia, lanadas nos mercados de trabalho como levas de proletrios destitudos de direitos.A explorao do produtor

44

O modo de produo capitalista comercial e manufatureiro...

Aula

rural e do campons que ficam assim privados de suas terras constitui a base de todo o processo. (MARX; 1996, p.89)

Dentro desse contexto, as naes foram sendo estabelecidas conforme o passar do tempo, ampliando a dominao de uma minoria detentora dos meios de produo sobre a grande maioria destituda de terra e direitos civis bsicos. Antes da sedimentao do modo de produo capitalista, o domnio territorial foi sendo ampliado e concretizado, numa poca, sculo XV, em que os limites territoriais foram sendo definidos. Nesse perodo, a Amrica Latina e, em particular, o Brasil, estavam sendo colonizados por explorao. Podemos exemplificar este processo de colonizao da Amrica, frica e de parte da sia com as grandes viagens de reconhecimento e depois de dominao, com a grande expanso martimo-comercial dos europeus, durante os sculos XVI e XVII, como mostrado neste mapa:

Vesentini, J. W. Geografia crtica. V. 13 p. 12. 1996. E Vlach, V.

O processo crescente de urbanizao nos sculos XV, XVI e XVII seguido pela sedimentao do capitalismo mercantil e pela estruturao poltico-social. SPOSITO (2001; p.38) descreve muito bem que os estados nacionais absolutistas foram formados pela aliana entre a burguesia e o rei, o que favoreceu o processo de urbanizao e o fim do monoplio feudal

45

Geografia Urbana I

sobre a produo de alimentos. Assim, a terra foi transformada em mercadoria, visto que os senhores feudais passaram a vend-la ou arrend-la. Outro ponto importante foi que, para expandir a capacidade produtiva, os burgueses e aristocratas procuraram estimular a formao da manufatura; posteriormente, aumentaram a produo urbana com a organizao de grupos de artesos para produzirem em quantidade, com um mercado pr-definido e com a produo adequada. Ao lado do fortalecimento do rei, cresce uma classe que comea a exigir produtos de luxo e de artes. neste contexto que a burguesia se consolida e faz acordos com os monarcas. Estes precisavam de dinheiro e de produtos da burguesia; portanto, planejaram a formao de uma moeda nica e de impostos oficiais, para facilitar o controle das mercadorias, tornando-se mais poderosos. O comrcio com o Oriente estava ficando muito dispendioso, devido s tarifas cobradas pelos povos orientais (rabes, indianos e chineses), inclusive nas fronteiras entre os reinos. Assim, a burguesia, aliada aos reinos de Portugal e, mais tarde, da Espanha, buscam novas fontes de matria-prima na Amrica. O processo de produo do espao urbano se acelera e as relaes econmicas se diversificam, com o desenvolvimento do comrcio a ser feito em vrios pases e continentes. Conforme descrito pelo livro do centro de estudos angolanos, os comerciantes ganharam muito dinheiro e passaram a emprestar aos produtores, que ficaram dependentes dos mercadores e do capital comercial. Entretanto o comrcio aumentou, estendeu-se e comeou a haver um grande comrcio internacional. Comeou a haver cada vez mais necessidade de produtos para comercializar. O artesanato, baseado na produo individual, no podia satisfazer essas necessidades. Apareceu ento, a manufatura que substitua as oficinas dos artesos. (CENTRO DE ESTUDOS ANGOLANOS,1995, p.43))

O CAPITALISMO MANUFATUREIRO
Voc notou que o capitalismo comercial se aprofundou, passando a ter outra conotao, agora de capitalismo manufatureiro? Pois , produtos mais especializados so procurados e aumenta mais ainda a necessidade de trocas e comrcio de produtos de outras regies, diversificando e tornando a cidade mais atraente e o seu espao interno construdo mais valorizado e caro. Nesse sentido, as casas de andar se tornam mais comuns, pois o comerciante prefere morar no piso superior, para alugar ou vender o trreo. Assim, a arquitetura urbana vai-se delineando com formatos mais modernos e diferentes. Foram construdas grandes fbricas (as manufaturas), tornando os artesos assalariados; estes vendem sua fora de trabalho aos burgueses

46

O modo de produo capitalista comercial e manufatureiro...

Aula

e a relao social de produo vai a outro patamar. A pequena indstria que era realizada nas casas sofre mudanas em sua produo, tambm pela necessidade de uma maior rea para se produzir. A produo de excedente, a possibilidade da troca e o uso do dinheiro do aos artesos oportunidade de abandonar a agricultura e viver de seu prprio ofcio. Mas a diminuio da populao agrcola ocorre em funo de uma srie de inovaes agrcolas, tais como o afolhamento e a terra de pouso trienal; a introduo de aveia nessa rotao, o que sugere o uso de cavalos no lugar do trabalho bovino; a introduo do arado pesado. Assim, a agricultura propicia tambm um novo impulso ao crescimento demogrfico e especializao do trabalho. (CARLOS.1997.p.64-65) A cidade mercantil ou manufatureira passa a ter uma funo mais produtiva, diferente da cidade antiga e medieval, que concentrava mais poderes polticos e religiosos. A cidade, agora, com o aumento significativo de sua populao, mais um lugar de produo da mercadoria e de aprofundamento das relaes sociais. Constatamos a sobreposio do poder econmico da cidade sobre o campo, que a partir de ento se torna definitivo. A mo-de-obra, embora livre, despossuda, pois os trabalhadores no detinham os meios de produo, apenas sua fora de trabalho. A cidade moderna (Idade Moderna) precisava de uma populao mais qualificada, no por opo, mas por imposio do mercado interno e externo. Logo, o capitalismo, na Idade Moderna, deixa de ser mercantil para ser manufatureiro. A respeito disso, SPOSITO descreve. Outro ponto a ser ressaltado o desenvolvimento da especializao funcional e, portanto da diviso social do trabalho que se deu nas cidades mercantis; num primeiro momento, atravs da organizao da produo artesanal nas corporaes, e num segundo momento, de forma mais acentuada, com o desenvolvimento da manufatura. (2001;40) Observe que, dentro desse contexto, o capitalismo se estrutura e as relaes sociais de produo no acompanham o desenvolvimento das foras produtivas. Isto inerente ao modo de produo capitalista, que se aprofunda e fortalece mais e mais uma sociedade formada por classes antagnicas. De um lado, a burguesia, com o apoio dos reis, forma as monarquias nacionais, que por sua vez vo formar governos centralizados e absolutistas. Neste perodo criado o primeiro Estado: uma sociedade formada por rei, burgueses, nobres e representantes da Igreja. O Estado moderno se estabelece, dando por encerradas, em definitivo, as relaes sociais, urbanas e econmicas feudais, aprofundando as relaes comerciais com as corporaes de ofcios. A partir da, a manufatura passa a exigir nova qualificao da mo-de-obra proletria. Comeava a se formar o proletariado urbano, propriamente dito. Assim, as foras produtivas evoluem para uma sociedade mais avanada. neste contexto que vai ocorrer a primeira Revoluo Industrial.

47

Geografia Urbana I

CONCLUSO
Como vimos, meu caro aluno, a cidade, na Idade Moderna, passa por vrias transformaes, quer sejam no seu formato, quer na sua arquitetura. A cidade moderna adquire um poder econmico e poltico maior que a cidade feudal. Com o mercantilismo e o processo de colonizao, o poder econmico se aprofunda e ocorre um aumento populacional contnuo. Os mercados crescem e a diviso social do trabalho sofre outra mudana. O artesanato se organiza e passa a produzir em maior quantidade e melhor qualidade. A cidade passa de uma fase mercantil para outra mais especializada, chamada de manufatureira. A cidade moderna, no sculo XVII, j tem uma estrutura urbana mais definida e os muros que limitavam seu crescimento e sua proteo comeam a perder o sentido. Portanto, o modo de produo capitalista se consolida na Europa e a colonizao por explorao das colnias se expande por todo o Planeta.

RESUMO
Nesta aula, estudamos o processo de estruturao da cidade na Idade Moderna. Neste perodo, o modo de produo dominante era o capitalista, em sua forma primitiva, chamada de comercial. Ocorreram vrias transformaes nas cidades com o aumento do mercantilismo e paralelamente com a colonizao de outras regies em busca de matria- prima. As relaes de produo se transformaram e o arteso deixou de ser independente, tornando-se tambm empregado das corporaes, onde a manufatura foi estabelecida e uma nova vertente de produtividade passou a ser definida. A cidade feudal e a terra perderam o sentido do valor de uso e agora, no capitalismo manufatureiro, passaram a aprofundar mais ainda o valor de troca. Alm da terra, que tinha um valor de troca, a mo-de-obra camponesa passou a ser um trabalhador urbano. A cidade moderna comea a ter feies determinantes com o poder econmico e poltico maior e mais definitivo do que o campo. Vrias guerras e rebelies marcaram esta fase, tais como o Renascimento urbano, o Renascimento cultural, a Reforma protestante e a Contra-reforma, alm de guerras, revolues e guerras civis que moldaram o territrio europeu e definiram as naes poderosas e suas colnias. Neste sentido, entre os sculos XVI e XVIII ocorreram vrias transformaes na sociedade, no tecido urbano e nas relaes de produo que alteraram o processo de estruturao das cidades da manufatura para a fase industrial. Assim, as mudanas nas relaes sociais de produo foram marcadas por inmeras disputas e definies de naes, antes com grande vastido territorial e mesclada de povos diversos e agora, na segunda metade do sc. XVIII, em estados mo48

O modo de produo capitalista comercial e manufatureiro...

Aula

dernos. Naes recebem nomes e territrios definidos, a exempol de Portugal, Espanha, Frana (antes Glia).O mapa da Europa configura-se e torna-se conhecido como atualmente; foi publicado e divulgado para o mundo moderno durante a Idade Moderna.

ATIVIDADES
Os alunos devero estabelecer comparao entre os trs tipos de cidade. A cidade antiga, a cidade medieval e a cidade moderna (mercantil/ manufatureira), demonstrando as caractersticas principais de cada uma. Devem relacionar os aspectos econmicos, polticos e sociais deste perodo histrico e demonstrar como a organizao do espao urbano ficou estabelecida.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Aconselho a leitura da obra Os Economistas, no livro 1;Ainda recomendo a leitura do livro de Adam Smith: A Riqueza das Naes, que uma obra de fundamental importncia para a noo da propriedade, sobre o crescimento da produtividade do trabalho, sobre a diviso social do trabalho, sobre o grau de mercantilizao, sobre as trocas, sobre a circulao das moedas na Idade Moderna e de vrios outros temas de grande importncia para o desenvolvimento urbano.

AUTO- AVALIAO
Sou capaz de estabelecer diferenas entre o modo de produo capitalista da fase inicial para a fase manufatureira? Compreendi as relaes sociais na Idade Moderna e sua influncia para a organizao do espao urbano?

PRXIMA AULA
Vamos estudar, na 5 aula, a cidade no perodo do modo de produo capitalista industrial, a partir da Revoluo Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do sculo XVIII.

49

Geografia Urbana I

REFERNCIAS
CARLOS, Ana Fani A. A Cidade. 3 ed. So Paulo: contexto. 1997. CENTRO DE ESTUDOS ANGOLANOS, O que a histria da sociedade humana. 7 ed. So Paulo: Global. 1995. FRITSCH, Winston, Adam Smith: A riqueza das naes, v. 1, So Paulo: 1996. MARX, Karl. O capital: crtica a economia poltica: Livro I, 15 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. SPOSITO, Maria Encarnao B. Capitalismo e Urbanizao. So Paulo: Contexto. 2001. TOTA, Antonio Pedro; BASTOS, Pedro Ivo de Assis. Histria Geral (novo manual, nova cultural), So Paulo: Nova cultural. 1994. VICENTINO, Cludio. Histria Geral. So Paulo: tica, 1991.

50

Aula
O MODO DE PRODUO CAPITALISTA INDUSTRIAL E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE CONTEMPORNEA
META
Apresentar caractersticas da cidade contempornea e suas principais mudanas nas relaes econmicas, sociais e urbanas aps a Revoluo Francesa e a 1 Revoluo Industrial.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: entender as transformaes que ocorreram no processo de produo das foras produtivas do sculo XVIII ao sculo XIX. reconhecer as transformaes ocorridas no desenvolvimento urbano mundial, a partir do sculo XVIII, com a ocorrncia da Revoluo Francesa e da 1 Revoluo Industrial. estudar as mudanas na diviso social do trabalho e nas tcnicas de produo das cidades europias que favoreceram o surgimento da rede urbana. descrever, de forma geral, o processo que determinou a estruturao da hierarquia urbana.

PR-REQUISITOS
Entender o processo de desenvolvimento das relaes sociais de produo do sculo XVI ao XVIII e o crescimento urbano, com as transformaes que ocorreram nas relaes econmicas e polticas nesses perodos histricos.

(Fonte: http://br.geocities.com).

Geografia Urbana I

INTRODUO O QUE O CAPITALISMO INDUSTRIAL?


Ol, meus alunos, Nesta aula iremos estudar o processo de passagem do modo de produo capitalista comercial e manufatureiro para o capitalismo industrial. Para exemplificar como isso ocorreu, vamos destacar vrias transformaes que se verificaram nessa fase, no sentido cultural, nas tcnicas de produo e nas questes econmicas da Europa, nos sculos XVIII e XIX. Tais mudanas modificaram as relaes sociais de produo, a estrutura urbana das cidades e suas regies. Isso j vinha ocorrendo desde o advento da manufatura, mas outros motivos fizeram com que fosse intensificado tal processo. Assim, a populao passou por necessidades de se adaptar s novas tcnicas de produo, o que fez aumentar mais ainda o interesse em morar nas cidades ou em regies na periferia da cidade. Ocorreram tambm, mudanas na qualificao da mo-de-obra, nas tcnicas de produo usadas na transformao da matria-prima, no aumento da produo, crescimento dos mercados e o reordenamento do espao construdo. Tais mudanas fizeram com que a necessidade da compra de mercadorias fosse cada vez maior. Com a ampliao do mercantilismo, a classe dominante europia, que era constituda pela monarquia, fazia com que os trabalhadores fossem cada vez mais explorados, com mais de dez horas de trabalho dirio, com aumento de taxas e impostos. Alm dos camponeses e dos novos habitantes da cidade, a burguesia tambm no suportava mais tantos impostos. A Frana no conseguia se igualar s condies econmicas da Inglaterra, pois este pas s crescia; assim, era necessrio acabar com o absolutismo francs, regime que permitia ao rei deter todo o controle do Estado. Com a Revoluo Francesa, em 1789, que tinha como lema ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, ocorreram vrias transformaes de ordem poltica, o que acelerou o fim do absolutismo e, conseqentemente, favoreceu a ascenso da burguesia ao poder poltico e econmico. Neste sentido, foi sendo consolidada a relao de produes capitalistas industriais. Posteriormente, com o advento da Revoluo Industrial, essas mudanas se multiplicaram.

52

O modo de produo capitalista industrial e o desenvolvimento da cidade...

Aula

O CAPITALISMO INDUSTRIAL
Nesta aula, vamos entender como ocorreu a passagem do capitalismo comercial e manufatureiro para o capitalismo industrial.Voc observou que os vrios acontecimentos de ordem poltica, econmica e social fizeram com que as cidades tivessem outra perspectiva urbana? Entre os acontecimentos histricos mais importantes, podemos citar a Revoluo Francesa, que foi considerada o marco de passagem do capitalismo comercial e manufatureiro para o capitalismo industrial, ou seja, da mudana da fase manufatureira para a maquinofatura. As atividades realizadas pelas mos dos artesos vo deixando lugar para participao das corporaes de ofcio, com a manufatura e depois com a participao das mquinas, o que imprimiu uma maior produtividade e, consequentemente, mais exploraodo ser humano. A Revoluo Francesa provocou o fim do absolutismo francs e a renovao dos ideais de igualdade e liberdade. As mudanas que ocorreram no sistema fabril/ manufatureiro fizeram com que ocorressem alteraes nas relaes de trabalho na cidade que estava se industrializando. Vrios movimentos de independncia ocorridos na Amrica latina marcaram uma ampliao da influncia da Revoluo Industrial e da Revoluo Francesa ocorridas no sc. XVIII. Com a independncia dos Estados Unidos e as vrias transformaes tcnicas e sociais ocorridas na Europa e em vrias regies, foi sendo estimulada, mais ainda, a migrao do campo para as cidades; assim, segundo Maria Encarnao, o processo de urbanizao foi crescente na Europa, a partir da Revoluo Industrial, quando ocorreu um aumento significativo da sua populao, de forma geral. Entretanto, foi na Inglaterra que a populao urbana aumentou com mais intensidade, em relao populao rural. No sculo XIX, j existia, na Inglaterra, uma concentrao populacional considervel, como citado pela autora:
O melhor exemplo da urbanizao foi, sem dvida, o da Inglaterra, primeiro espao de desenvolvimento pleno do capitalismo industrial. No comeo do sculo XIX a proporo de pessoas nas cidades de mais de cem mil habitantes era da ordem de 10%, sendo que quarenta anos depois era de 20% - aumento grande se comparado ao crescimento observado no sculo anterior para a Europa. (SPOSITO, 2001, p.49).

O QUE ENTENDEMOS POR REGIO?


Com o processo de urbanizao crescente, o termo Regio comeou a ter outra interpretao. Inclusive CORRA (2007), no seu livro Re-

53

Geografia Urbana I

gio e Organizao Espacial, escreveu um captulo sobre Regio, descrevendo a sua complexidade. Neste captulo, o autor descreve o conceito de geografia natural e de determinismo ambiental, revelando a influncia da natureza sobre a delimitao da regio. No final do sculo XIX , mediante o capitalismo na sua fase imperialista, ocorre uma reorientao do conceito de regio. O neocolonialismo aprofunda o domnio dos pases europeus, nas Amricas, na sia e na frica. Com avano dos meios de transportes e comunicao, a regio perdeu o sentido natural, onde a natureza influenciava os limites territoriais. A partir do final do sculo XIX e incio do sculo XX, comearam a surgir as teorias sobre o possibilismo, e a regio tomou outro significado. Com diferenas em maior ou menor grau, essas idias aparecem na Frana no final do sculo passado com Paul Vidal de la Blache, na Alemanha da primeira dcada deste sculo com Otto Schlter, e nos Estados Unidos, em 1925, com Carl Sauer, que se inspirou nos dois mencionados autores. (CORRA, 2007, p.28). No entanto, surgiram outros conceitos sobre regio, visto que o espao geogrfico estava passando por inmeras transformaes e as teorias empricas de Vidal de la Blache foram recebendo crticas.
O conceito vidaliano de regio recebeu inmeras crticas de Lacoste e de Claval. O primeiro dos gegrafos franceses comenta que na escolha dos elementos que se combinam h uma seletividade que considera apenas os antigos, de longa durao, desprezando os elementos de origem recente. Isto significa que, implicitamente, concebe-se a regio como uma entidade acabada, concluda. ...A concepo vidaliana de regio implica uma postura empirista, na medida em que ela vista como algo dade, auto-evidente. Finalmente, a idia de harmonia no adequada s sociedades estruturadas em classes sociais. (Idem, p.31).

O PROCESSO DE URBANIZAO
No decorrer do sculo XX, novas idias surgiram como a Nova Geografia, agora, segundo o autor citado, fundamentada no positivismo lgico. Na dcada de setenta, surgem questionamentos sobre a Geografia tradicional, agora com as novas idias da Geografia crtica que, segundo CORRA (2007), passaram a utilizar o materialismo histrico e a dialtica marxista. Alguns autores so citados tais como Lipietz, Villeneuve, Dulong e no Brasil podemos citar alguns como Aluzio Duarte e Chico de Oliveira. Com o desenvolvimento industrial e a utilizao de novas tcnicas de produo, a populao camponesa, em busca de melhores condies de vida, migra mais ainda para as cidades. Contudo, o que esta populao

54

O modo de produo capitalista industrial e o desenvolvimento da cidade...

Aula

no sabia era que ela seria utilizada como mo-de-obra barata para as classes detentoras dos meios de produo, visto que teriam que se enquadrar nas novas habilidades inerentes s atividades realizadas nas cidades.O processo de produo industrial era crescente e a necessidade de mo-deobra barata tambm. Para isto vinham as massas de camponeses em busca de qualquer ocupao que ajudasse na sua sobrevivncia. Inicialmente, as primeiras indstrias se localizavam nas cidades e ao redor delas, mas, com a necessidade de uma rea maior para construir as indstrias e de matria-prima, a maioria das indstrias do sculo XIX em diante passaram a ser localizadas nas reas perto das fontes de matriasprimas. Assim, vrias cidades surgiram em volta das indstrias e a populao destas novas cidades foi aumentando cada vez mais, com o processo de urbanizao. Com isso, comeou a ocorrer a formao e explorao de uma classe operria urbana emergente. Portanto, inmeras cidades surgiram e/ou se desenvolveram durante o sculo XIX, prximas as regies carbonferas, no somente na Inglaterra, como na bacia do Ruhr (Alemanha), do Donetz (Rssia) e na Silsia (Polnia). (Idem, p.52). Aps o sculo XIX, descrito por SPOSITO (2001), ocorreram mudanas estruturais na funo das cidades que provocaram mais ainda a especializao de sua mo-de-obra, o que fomentou a estruturao de uma rede urbana especializada e concentrada. Isto fez com que se formasse, como dizia Karl Marx, um exrcito industrial de reserva. Todavia, a questo que as cidades, em tamanhos diferentes, tinham tambm uma populao com caractersticas distintas, o que fez com que o processo de diviso social do trabalho fosse diferenciado, mas, no geral, as novas tcnicas de produo foram se igualando conforme o sistema produtivo capitalista determinasse. Por outro lado, em cada centro urbano que comandava vrias cidades menores, havia uma determinada especializao, quer pelo tipo de indstria que existia na cidade, quer pelo grau de importncia dessas indstrias. Nesse processo foi gerada, tambm, uma diviso territorial do trabalho.

Rede urbana Segundo MOREIRA e SENE, (2002) A rede urbana formada pelo sistema de cidades, no territrio de cada pas, interligadas umas as outras atravs dos sistemas de transportes e de comunicaes, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informaes, etc.

55

Geografia Urbana I

Essa necessidade de uma mo-de-obra mais qualificada foi aprofundada com a especializao dos transportes e das comunicaes. Com a construo da rede ferroviria, a ligao entre as cidades de tamanhos e estrutura urbana diferentes ficou mais intensa e muito mais rpida. Isto gerou uma multiplicao de redes urbanas, que foram diferenciadas, pelo seu grau de importncia econmica e industrial. Assim, foi sendo estruturada a rede de hierarquia urbana at formar as metrpoles, como foi descrito pela mesma autora a seguir:
Com o modo de produo capitalista assim se desenvolvendo, a rede urbana foi se constituindo hierarquizadamente, tendendo formao de grandes aglomerados urbanos as metrpoles espaos de concentrao de capital, de meios de produo, e lcus da gesto do prprio modo de produo. (Idem, p.54) (Grifo nosso).

Aps essas transformaes, ocorridas entre o final do sculo XIX e incio do XX, as relaes de produo se aprofundam e os senhores capitalistas industriais buscam novas formas para manter e aumentar seus lucros nas indstrias e nas fbricas. Entre essas novas exigncias, os patres buscaram exigir mais e mais o aumento da produtividade, com o policiamento das atividades dos operrios nas fbricas, inicialmente, e posteriormente tambm, em suas rotinas dirias, mesmo na hora de folga e fins de semana. Esta explorao da fora de trabalho dos operrios gerou a mais-valia (citada por Karl Marx) de forma que a compra dos instrumentos de produo, citado tambm por SPOSITO, como a matriaprima, as ferramentas, as mquinas e a fora de trabalho, estavam embutindo o lucro cada vez maior. Assim, o trabalhador, que era o arteso (com a propriedade da sua fora de trabalho) passa a ser tambm parte da produo, ou seja, mesmo que receba por hora extra, ele no tem liberdade para escolher em que vai trabalhar e onde vai trabalhar. H registros referentes primeira metade do sculo XIX, que apontam para jornadas de trabalho de at 16 horas dirias na Inglaterra, incluindo-se o trabalho de mulheres e crianas, que precisavam tambm vender sua fora de trabalho para garantir a sobrevivncia familiar.(Idem, p.48). O operrio trabalha sem condies adequadas, e com o que recebe no efetivamente pago; assim, gerada a mais-valia absoluta. Alm desta, existe tambm a mais-valia relativa, em que alm de sua fora de trabalho, o industrial e os donos das fbricas passam a utilizar as mquinas, o que aumenta mais ainda a produo, com mais rapidez, padronizao e qualidade dos produtos. Neste contexto com a incluso da mquina a vapor, por exemplo, nesta poca, foi aprofundada a mais-valia, agora denominada por Marx de mais-valia relativa. A explorao e o lucro dos empresrios no estavam apenas na utilizao da mo-de-obra barata,

56

O modo de produo capitalista industrial e o desenvolvimento da cidade...

Aula

mas com a participao das mquinas, no processo produtivo, o trabalhador torna-se duplamente expropriado. Primeiro, em relao a sua fora de trabalho, que era independente e, depois, a partir da utilizao de sua fora de trabalho na operao das mquinas, no recebendo mais por isso.Ou seja, mesmo tendo outra qualificao o operrio industrial continuava recebendo muito abaixo do que realmente merecia. Neste sentido que, para facilitar o entendimento da mais-valia, utilizamos a historinha em quadrinhos, ou seja, a charge a seguir, em que demonstrada de maneira resumida a explorao do trabalhador da indstria, na dcada de 70, quando revelado o exemplo de um ciclo bsico de explorao.

Histria em quadrinhos, onde revela a explorao do trabalhador. (Fonte: Hanecker, 1979, p. 69).

57

Geografia Urbana I

Semi-escravos Conceito definido pelo autor, para designar os povos que tm uma falsa liberdade, pois as suas vidas so definidas pela deciso dos governantes dos pases dominadores, definidos como desenvolvidos. No caso do Brasil, por exemplo, os trabalhadores atuais, cumprem horrio de trabalho, so obrigados a fazer hora extra, mas no tm condies de se alimentar de maneira adequada, nem de cuidar de sua sade. Neste sentido sua fora de trabalho muito explorada, eles no tm correntes nos pulsos e pernas, mas eles no tm liberdade, de pensar, agir e viver dignamente).

Agora, vamos citar outros fatos que fizeram aprofundar as relaes capitalistas de explorao entre os pases dominantes e o resto do mundo.Para que isto se aprofundasse, ocorreu o neocolonialismo, que foi a partilha de colnias na frica, sia, ndia e outros territrios a partir do sculo XIX. As naes dominantes, tentando evitar mais guerras e gastos, e tambm por ganncia, buscaram se entender realizando, entre outras tentativas, a conferncia de Berlim, onde decidiram partilhar vrios territrios africanos, impondo seu poder militar e ideolgico, fazendo aprofundar a dependncia desses povos para com eles, tornando o povo desses territrios submissos semi-escravos. Estes fatos podem ser exemplificados com a dominao da Inglaterra sobre a ndia, (ver filme a vida de Mahatma Gandhi) onde at a lngua oficial era o ingls. Os indianos eram tratados como servos ou mesmo escravos em seu prprio pas. Contudo, com a influncia do grande lder poltico Gandhi, o povo indiano vislumbrou uma nova vida, mas com vrias revoltas e sofrimentos vrios, alcanando at sua independncia poltica, muitos anos depois, em 1947. Nos pases africanos tambm ocorreram vrias arbitrariedades contra suas populaes e em prejuzo de seus territrios. Os territrios foram fragmentados, negociados e cedidos sem levar em considerao o interesse de suas populaes. Esses territrios eram saqueados no que tinham de melhor, nas suas riquezas naturais, na sua cultura, no seu artesanato, na sua fauna e flora etc. Foram inmeras as formas de crimes cometidos com esses povos, que fizeram com que o poderio econmico e militar das naes dominantes, conhecidas como metrpoles europias, aumentasse cada vez mais, em detrimento das regies e dos pases colonizados por explorao. O processo de urbanizao foi sendo intensificado, medida que eram criadas outras formas de controle da produo. Mais tarde o capitalismo industrial passou para outro patamar mais intenso de explorao, que o capitalismo financeiro internacional. Assim o mundo estava sendo globalizado e as relaes comerciais eram definidas pela economia mundial comandada pelos grandes grupos industriais, formados por extensas redes e conglomerados de indstrias, conhecidas como cartis, trustes e holding. No sculo XX, estas relaes de produo vo ser intensificadas em todas as regies mundiais e, principalmente, a partir do momento em que o modo de produo capitalista passa para a sua fase monopolista ou imperialista.

58

O modo de produo capitalista industrial e o desenvolvimento da cidade...

Aula

CONCLUSO
Neste captulo estudamos o processo de consolidao do capitalismo industrial. Analisamos como o modo de produo capitalista passou para a fase industrial e como isto foi sendo refletido nas cidades em todo o mundo. O processo de desenvolvimento de relaes sociais de produo foi acompanhado pelo desenvolvimento desigual das cidades mundiais. Os pases centrais, inicialmente comandados pelo bloco europeu, foram articulando e estruturando as mudanas necessrias para a reproduo do grupo econmico e poltico que se mantinham no poder. Em tal processo, as inovaes tcnicas foram implantadas nos centros urbanos maiores e assim passadas para os centros menores. As mudanas nas cidades ocorreram desde o plano arquitetnico, na estrutura bsica (esgoto, saneamento, iluminao, ruas, etc), no formato e nos tipos de cidades. Umas passaram a exercer funes administrativas, outras bancrias e outras industriais. Mas os grandes centros urbanos detinham todas as funes, alm destas citadas, como tambm comandavam as inovaes tecnolgicas e interferiram nas relaes de trabalho, que foram sendo, obrigatoriamente, repassadas para os demais centros menores e depois para algumas cidades que conseguiam crescer dentro desta estrutura. Analisamos tambm como o processo de industrializao estimulou a grande urbanizao. Assim a concentrao populacional passou a ser maior, e de forma definitiva e crescente, nas reas urbanas em detrimento das reas rurais.Com o processo industrial crescente o campons e o arteso perdem a importncia na escala produtiva. Agora, os moradores das cidades, passam a ser assalariados, despossudos tanto de liberdade, quanto de condies econmicas. Passam a pertencer a um exrcito industrial de reserva que era crescente medida que os centros cresciam, as indstrias se proliferavam no mundo. O processo de urbanizao foi sendo intensificado a medida em que eram criadas outras formas de controle da produo. Mais tarde o capitalismo industrial passou para outro patamar mais intenso de explorao, que o capitalismo financeiro internacional. Assim o mundo estava sendo globalizado e as relaes comerciais eram definidas pela economia mundial comandada pelos grandes grupos industriais, formados por extensas redes e conglomerados de indstrias, conhecidas como cartis, trustes e holding.

5
Holding O moderno conceito de holding uma posio filosfica. principalmente uma atitude empresarial. Enquanto as empresas, chamadas operadoras esto preocupadas com o mercado em que atuam, com as tendncias do cliente, com a concorrncia e com outros problemas externos, a holding tem uma viso voltada para dentro. Seu interesse a produtividade de suas empresas controladas e no o produto que elas oferecem.

59

Geografia Urbana I

RESUMO
Neste captulo foi estudado como o modo de produo capitalista passou da fase manufatureira para a fase industrial. Identificamos acontecimentos histricos, tais como a Revoluo Francesa e a 1 Revoluo Industrial, que tiveram decisiva participao no processo de desenvolvimento das foras produtivas, em detrimento das relaes sociais de produo. Observamos que o desenvolvimento industrial favoreceu um grande crescimento urbano e a formao de uma rede urbana. A populao, neste perodo, passou a se concentrar mais e mais nas cidades e em suas periferias que se multiplicavam com o processo de urbanizao. Os trabalhadores do campo, agora se fixando nas cidades, passaram a ser assalariados. Foram aos poucos se enquadrando (foradamente) nas exigncias do mercado industrial. As fbricas foram sendo multiplicadas e suas localizaes agora estavam prximos s fontes de matria-prima, onde se tornava mais barata, com menor custo de transporte e com o lucro crescente. A explorao da classe operria, nas fbricas e nas indstrias, a cada dia mais intensa, com os turnos de trabalho que entravam pela noite, sem parar um s um minuto. Isto fez com que os grandes conglomerados industriais fossem aprofundando a expropriao de uma classe que passava a formar um exrcito industrial de reserva. Assim a estruturao de uma rede de hierarquia urbana foi delineada, e os centros menores passavam a ser comandados pelos maiores. A cidade contempornea passa a ter todos os servios necessrios reproduo e ao consumo de uma classe privilegiada. A metrpole reina na escala econmica, em todos os nveis, quer em nvel mundial, regional ou local.

Urbanizao Segundo o autor, o processo de crescimento das populaes urbanas, consequente do deslocamento das populaes das reas rurais para as reas urbanas, ou seja, o crescimento da populao urbana consequente do xodo rural. Hierarquia urbana Corresponde influncia que exercem as cidades maiores sobre as menores. O IBGE identifica no Brasil a seguinte hierarquia urbana: metrpole nacional, metrpole regional, centro submetropolitano, capital regional e centros locais. In: http//pessoal. educacional. com.br/ up/.

ATIVIDADES
Os alunos devero escrever um artigo, que demonstre o contedo estudado desde a primeira aula, com o modo de produo primitivo, at o fim do contedo desta aula, explicando a efetivao do modo de produo capitalista e a evoluo do processo de urbanizao mundial.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Sugiro que vocs assistam ao filme a vida de Mahatma Gandhi, em que demonstrado o processo de colonizao Britnica sobre a ndia, e os problemas enfrentados pelos indianos, na tentativa de verem o seu pas reconhecido como nao soberana. Nesta aula, nos concentramos em poucos autores, mas vamos

60

O modo de produo capitalista industrial e o desenvolvimento da cidade...

Aula

exemplificar uma outra abordagem de como estudar o desenvolvimento das foras produtivas na cidade. Exploramos de maneira mais detalhada a autora Maria Encarnao Sposito, porm precisamos aprofundar o tema com novas leituras e com outros autores, para uma abordagem mais diversificada. Utilizamos tambm Henry Lefebvre e recomendamos a sua leitura, para entendermos melhor a relao do cidado com a vida urbana. Surgiro a leitura do poema de Csario Verde. Ave-Maria, Noite fechada, Ao gs e Horas mortas.

PRXIMA AULA
Na prxima aula vamos estudar a fase mais atual do capitalismo, com a estruturao do capitalismo monopolista internacional.

AUTO-AVALIAO
Fui capaz de compreender como se deu a passagem do capitalismo manufatureiro para o capitalismo industrial? Posso entender agora as relaes de produo no capitalismo industrial? Ficou claro para mim o que ocorreu com o processo de formao das cidades na zona urbana?

REFERNCIAS
CORRA, Roberto Lobato. Regio e organizao espacial. 8 ed. So Paulo: tica, 2007. SPOSITO, Maria Encarnao. Capitalismo e urbanizao. 11 ed. So Paulo: contexto, 2001.

61

Aula
O MODO DE PRODUO CAPITALISTA MONOPOLISTA E O CRESCIMENTO MUNDIAL DAS METRPOLES
META
Descrever as caractersticas do modo de produo capitalista em sua fase monopolista, exemplificando as mudanas no que concerne a relaes sociais de produo, organizao urbana, o incio da formao do mercado mundial e as inovaes tecnolgicas.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: conhecer as caractersticas do modo de produo capitalista em sua fase monopolista. identificar as grandes mudanas pelas quais o capitalismo passou, at chegar a uma sociedade internacional globalizada. reconhecer as especificidades das cidades globais e sua influncia nas populaes mundiais. entender como o mundo multipolar e suas implicaes nas regies perifricas e dependentes.

PR-REQUISITOS
Ter estudado as caractersticas do modo de produo capitalista industrial, e as transformaes que ocorreram, nesta fase, em relao ao desenvolvimento tcnico, cientfico, territorial, como tambm, nas relaes sociais, na urbanizao das cidades e no aumento do nmero das metrpoles mundiais.

A construo de novas cidades pela Housing Development Board de Cingapura um exemplo de urbanizao planejada (Fonte: http://pt.wikipedia.org).

Geografia Urbana I

INTRODUO
Caro aluno, Estamos aqui para mais uma aula. Esperamos que estejam entendendo o assunto e gostando da disciplina. muito interessante saber como se desenvolveram as cidades ao longo da Histria. Nesta aula, vamos estudar o processo de desenvolvimento por que o capitalismo passou at se tornar monopolista. Aps as transformaes ocorridas desde o sculo XIX at o sculo XX, o sistema capitalista passou para a fase conhecida como monopolista internacional. O modo de produo capitalista se aprofundou, passando a controlar, mais ainda, as regies perifricas mundiais, do ponto de vista econmico, de maneira mais completa e complexa. Voc j percebeu que a explorao de um grupo bem maior por um menor continua? A sociedade evolui, os processos se modificam, mas a explorao do homem pelo homem a mesma. O capitalismo agora monopolista, como a prpria palavra expressa, exerce um controle mundial da produo e dos meios de produo. A partir desta poca, as grandes indstrias mundiais passam por uma estruturao do controle de produo, visando a um maior aumento de seus lucros. Para isso, grandes conglomerados de empresas passam a controlar de maneira mais profunda as regies e os pases ditos perifricos ou subdesenvolvidos. Aps ocorrerem vrias guerras na Europa, na sia, na frica e na Amrica, em busca de novas conquistas territoriais, matria-prima e mode-obra barata, as naes que tinham o poder econmico e militar buscavam aumentar a quantidade de suas reservas de matria-prima; isso gerou grandes contingentes populacionais dependentes de seus servios e de produtos industrializados. Depois de vrias guerras e conquistas, as naes comandadas pelo bloco europeu e depois pelo americano passam a controlar a produo econmica mundial. Logo, vamos relacionar, de forma geral, os motivos e as conseqncias deste processo de expanso do capitalismo internacional, em sua fase monopolista, segundo LNIN (1979), para sua fase Maquina a vapor (Fonte: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt). imperialista.

64

O modo de produo capitalista monopolista e o crescimento mundial...

Aula

O CAPITALISMO FINANCEIRO INTERNACIONAL


No final do sculo XIX e incio do XX, o capitalismo comeou a passar para outra fase mais adiantada, de explorao das foras produtivas, que o capitalismo financeiro internacional. Neste perodo de aprofundamento da expropriao dos instrumentos de produo, o sistema econmico passou a contar com a participao mais aperfeioada e complexa dos bancos que pertencem ao sistema financeiro de grupos de naes desenvolvidas. Ou seja, os conglomerados eram formados por empresas que tambm detinham o controle de finanas e grandes recursos de capitais. Assim, os grupos mais fortes passam a se unir em busca de um maior controle na economia e poltica mundial. Essa participao dos bancos e das organizaes que controlavam a economia j existia desde a Idade Moderna, inclusive muitas cidades surgiram em funo dos bancos. Agora, com a influncia internacional, os bancos passam a ter uma estreita relao monetria com os industriais, e as cidades, nos pases perifricos, passam a depender e ter influncia mundial dos grandes conglomerados de indstrias, que se unem para aprofundar e multiplicar, ainda mais, as negociaes e os lucros das instituies bancrias. As grandes naes (ou as naes de maior poder econmico), passaram a investir em regies, na periferia dos grandes centros urbanos, fornecendo emprstimos a juros altos, o que aprofundou a dependncia das ex-colnias, hoje formada por pases subdesenvolvidos, que passaram a ser mais ainda dependentes das metrpoles mundiais. O mapa mundi com a denominao de Os Brbaros do Sul foi utilizado por VICENTINO (1992) e SCALZARETTO (1992). Neste trabalho, eles separam o mundo entre o Norte desenvolvido e o Sul, subdesenvolvido.
A linha de pobreza no a linha do Equador. O Sul pobre invade o Norte geogrfico. Todos os pases do Sul so subdesenvolvidos, exceto a Austrlia. Impressiona o nmero de pobres e miserveis, que somam mais de 1,5 bilho de habitantes no Sul. (VICENTINO;SCALZARETTO, 1992, P.47) (Os dados de pobres e miserveis citados so da dcada de 90).

65

Geografia Urbana I

O mapa mundi: Os brbaros do Sul (Fonte: VICENTINO; SCALZARETTO, 1992, p. 47).

Esses pases subdesenvolvidos procuravam tambm, de maneira incessante, os bancos das naes desenvolvidas, em busca de emprstimos, para tentar solucionar as crises econmicas internas, que se vinham avolumando desde a sua independncia poltica. As concesses feitas atravs de emprstimos e doaes, pelos grupos dos pases ricos, aprofundaram a dependncia e a crise econmica dos pases pobres, em vez de melhorar as suas condies financeiras. Isto ocorreu porque os pases desenvolvidos no esto preocupados, na verdade, em resolver as crises dos pases pobres, mas pelo contrrio, esses pases financiadores aprofundam a misria e as desigualdades das naes perifricas e subdesenvolvidas. Organizam-se em grupos de empresas que promovem e alcanam o controle da produo, dos mercados e das vendas dos produtos no mundo todo. Com isto, o capitalismo industrial, agora monopolista e internacional, que formado pela articulao entre as potncias, fez surgir mais uma forma de aprofundar o domnio do mercado internacional, controlando o que se produz, onde e quando se produz e para quem se produz. Desta maneira, foram sendo estruturados cartis, trustes e holding, que foram novas maneiras criadas pelos capitalistas, para explorar mais ainda as ex-colnias e at pases que alcanaram a sua independncia poltica, como foi o caso do Brasil, que proclamou a sua Repblica no final do sculo XIX (1889). Com este processo de avano tecnolgico e de controle da produo, as naes desenvolvidas se tornaram mais ricas. As matrizes das indstrias comearam a implantar as filiais em todos os continentes, criando

66

O modo de produo capitalista monopolista e o crescimento mundial...

Aula

meios de melhor controlar a produo dos trabalhadores nas fbricas e indstrias, de modo que eles eram monitorados desde a produo, na hora da refeio ou do lanche e at nas suas vidas particulares. Estavam implantando novas formas de regulao de produtividade, o taylorismo, com as idias de James Taylor.

Cena do filme Tempos Modernos (Fonte:http://www.moedeiro.blogspot.com).

Posteriormente, tambm no final do sculo XIX, Henry Ford, pensando em baratear o custo de produo e do produto final, como tambm em acelerar a produtividade, implantou a linha de produo (acrescentar o filme: A vida de Henry Ford), fazendo com que os operrios fossem treinados para executar s uma tarefa, de maneira repetitiva e com certa qualidade. Assim, o trabalhador da indstria se torna robotizado, ou seja, treinado para executar uma determinada tarefa cada vez que um determinado produto (um ventilador, um automvel, uma televiso, por exemplo) fosse passado na linha de produo. Assim, foi criado o termo conhecido como modelo fordista de produo, que era mais uma estratgia dos capitalistas e donos de fbricas, para controlar a produtividade, barateando o produto e diminuindo o tempo para a produo deste produto. No filme sobre a vida de Henry Ford, podemos constatar a existncia da linha de produo, onde a fabricao do automvel (Ford, modelo T) era realizada ao mesmo tempo por centenas de funcionrios, numa linha que parecia uma linha frrea, onde o veculo iase deslocando e cada operrio, com sua especialidade, ia montando partes deste automvel. Assim, o tempo para que um automvel ficasse pronto diminuiu consideravelmente.

67

Geografia Urbana I

(Sobre o Fordismo e o desenvolvimento das tcnicas de produo do automvel, iremos estudar mais aprofundadamente na prxima aula). Outro aspecto a ser colocado neste perodo que aps um sculo da Primeira Revoluo Industrial, constatamos tambm vrios benefcios para a populao mundial como um todo, visto que ocorreram vrias descobertas e invenes na Medicina, na Engenharia, na alimentao, na indstria txtil etc.
O progresso cientfico, ao melhorar a alimentao (atravs da introduo de novos produtos como o trigo e a batata, alm da carne durante todo o ano) e propiciar a melhoria da sade, diminuem a taxa de mortalidade. A utilizao do ladrilho e da madeira, em vez de argila e da palha na construo das casas cria novas condies de vida e uma nova configurao espacial.

O mundo rural perde seu papel na sociedade que se est criando na medida que o processo de produo se d sob a base de um novo regime de produo de diviso do trabalho entre o comrcio e a manufatura assentados na cidade e a atividade agrcola, no campo. (CARLOS, 1992, p.33) (Grifo nosso). Voc percebeu que muitas transformaes foram fruto da Revoluo Industrial? Inicialmente, pela mquina a vapor, depois pela descoberta do petrleo e depois com a inveno da energia eltrica. Todas essas invenes vieram transformar a vida do homem e das cidades, em todas as regies mundiais. claro que o progresso e as novidades no ocorreram ao mesmo tempo e em todas as partes do mundo. Mas notrio que, paulatinamente, as naes menos desenvolvidas foram usufruindo das benesses das inovaes tcnicas desenvolvidas a partir da Primeira Revoluo Industrial ocorrida na Inglaterra. Como conseqncia dessas inovaes, ocorre um aumento da urbanizao, de maneira mais ainda acelerada.

AS CIDADES NO CAPITALISMO MONOPOLISTA


Como vimos, na fase do capitalismo industrial monopolista, as cidades vo sendo incorporadas s redes urbanas; as maiores (metrpoles) comandavam o processo produtivo, existindo assim uma escala decrescente das redes urbanas maiores para as menores; as grandes regies metropolitanas mundiais aprofundam o controle das demais metrpoles existentes nos pases menos desenvolvidos, at que o processo produtivo se torna padronizado e dependente. A Primeira Revoluo Industrial trouxe vrias melhorias nas condies de vida dos cidados, quer seja na infra-estrutura bsica das cidades, com novos tipos de esgoto, saneamento mais planejado, pavimentao

68

O modo de produo capitalista monopolista e o crescimento mundial...

Aula

mais moderna, quer seja no campo cientfico, com novas vacinas, controle de epidemias, novos antibiticos, como tambm na indstria alimentar e txtil. Tambm fez multiplicar a produo e aprofundar a diviso social e territorial do trabalho mundial. Antes o homem produzia para a sua subsistncia; depois passou a acumular e a reproduzir, no s os produtos, mas o capital, que um produto voltil e abstrato, fazendo tornar gigante a estrutura econmica capitalista mundial. Aps 1860, outras inovaes aprofundaram mais ainda a distncia entre os pases desenvolvidos e subdesenvolvidos, mediada que o capital mundial se reproduzia. Neste caso, podemos citar Ana Fani, que destaca estas condies de mudanas:
a) inovao nos instrumentos e mtodos de trabalho; b) incremento da produtividade do solo, liberando a populao do campo que migra para a cidade e vai servir de mo-de-obra para a manufatura e, posteriormente, para a grande indstria; c) ampliao do comrcio; d) desenvolvimento dos transportes e melhoria das vias de comunicao, expandindo o mercado interno e externo; e) utilizao de outras fontes de matria-prima; f) diminuio dos preos das mercadorias; g) desenvolvimento do crdito; h) melhoria da vida da populao (sade, habitao, alimentao). (Idem, p.28) (Grifo nosso).

Nesta fase do capitalismo monopolista, a diviso do trabalho sofre vrias transformaes que revelam uma nova fase de produo; agora, com maior especializao e vrios turnos de trabalho, o cidado passa a incorporar uma vida urbana, com exigncias e controle na vida dos trabalhadores. Apesar das melhorias citadas acima por Ana Fani, o trabalhador assalariado incorpora um custo de produo mais barato, o que aumenta mais e mais o lucro dos empresrios e dos representantes dos conglomerados mundiais. Todos esses grupos tm seu capital aplicado e desenvolvido em vrias regies mundiais. Este custo de produo se torna mais barato, devido s pssimas condies a que os trabalhadores da periferia do mercado mundial vm sendo historicamente submetidos, visto que, alm dos baixos salrios, existem os incentivos para as Naes onde esto localizadas as matrizes dos grandes conglomerados industriais. Podemos citar algumas empresas que fazem parte desta teia industrial, como a Nestl, a Coca-cola, a Nike, a Adidas, a Renault, a Volkswagen, a Ford, a Toyota etc. Todos esses grupos tm seu capital aplicado e desenvolvido. Assim, ficam isentos de impostos e recebem condies bastante vantajosas para instalarem as filiais nos pases que fazem parte da periferia do mercado mundial. Existe tambm uma padronizao dos produtos destas empresas em todo o mundo, o que lhes favorece mais ainda e aprofunda a dependncia dos consumidores mundiais, principalmente
69

Geografia Urbana I

dos pases perifricos, onde a populao, quase na sua totalidade, s usufrui das inovaes tecnolgicas mundiais, em pequena parcela, ou atravs da compra de produtos falsificados. O resultado final deste processo de evoluo por que passou o capitalismo, da fase industrial para a monopolista internacional, foi que o trabalhador tornou-ser um objeto do sistema e no um membro com direitos, nesta sociedade. O autor Horieste Gomes descreve muito bem a situao vivenciada pelos trabalhadores em todas as regies mundiais:
Com o aperfeioamento dos instrumentos e das tcnicas de produo, bem como do invento de novas mquinas e ferramentas, o capitalismo imprimiu um ritmo de maratona em seu processo de produo e capitalizao. A disciplina no controle de produo tornou-se muito mais exigente, muitas vezes por meio de implacveis medidas de coao e violncia. A jornada de trabalho longa e o salrio irrisrio envolvem adultos, mulheres e crianas em nveis exploratrios elevados em termos de mais valia, e reduzem os operrios mera condio de objetos da produo capitalista. (GOMES, 1992, p.50) (Grifo nosso).

(Para demonstrar a explorao da classe trabalhadora, indicamos o filme Denz, um grito de revolta, que revela a situao dos operrios nas fbricas de fiao e tecido no final do sculo XIX, na Europa). Com o capitalismo monopolista, o desenvolvimento se alastrou, mas de forma desigual e esta desigualdade do crescimento aconteceu de maneira planejada, tanto em nvel mundial, nacional, como tambm local. Esse processo de dominao x dependncia em que os pases pobres esto inseridos faz parte de uma estratgia articulada pelas naes hegemnicas, com o objetivo de perpetuar e aprofundar a dependncia econmica, poltica e hoje, de maneira mais evidente, nos meios de comunicao, na Internet. Assim, podemos citar, mais uma vez, para exemplificar as palavras da autora:
fcil questionar esta anlise, quando nos lembramos de que a industrializao (sinnimo de desenvolvimento) tem sua origem na acumulao de capital, decorrente do renascimento comercial e da indstria manufatureira, fenmeno para os quais o pacto colonial era necessrio. Alm disso, esta indstria dos pases centrais pde se desenvolver atravs da descolonizao (lembram-se como a Inglaterra apoiou este processo?), com vistas formao e ampliao dos mercados consumidores necessrios produo em larga escala. Isto quer dizer que h uma articulao desenvolvimentosubdesenvolvimento, e no apenas seqncias ou fases de um

70

O modo de produo capitalista monopolista e o crescimento mundial...

Aula

desenvolvimento nico, engendradas pelo capitalismo avanado, e concretizadas em diferentes escalas do territrio (partindo da cidade, passando pela regio e atingindo o nvel nacional). A evidncia da articulao entre as economias nacionais sob o capitalismo, e de sua integrao numa economia global o fato de que apesar de haver um desenvolvimento e industrializao a nvel mundial, ele seja diferenciado, embora combinado. (SPOSITO, 2001, P.69). (Grifo nosso).

A partir da citao, podemos concluir que h exemplo disto em todas as regies mundiais, e aqui, localmente, constatamos tambm estas contradies, pois existem inmeras filiais que esto ligadas s matrizes, quer seja no ramo alimentcio (Nestl, Mac Donald, Coca-cola, etc) quer seja no ramo automobilstico (Volkswagen, Renault, Ford, GM etc) ou no ramo de calados (Adidas, Nike, Puma, etc). Existe, de fato, uma articulao que vem sendo historicamente planejada, desde a estruturao do modo de produo capitalista. Mais recentemente, no final dcada de 80, reuniram-se na capital dos Estados Unidos vrios organismos internacionais, com o objetivo de controlar as economias dos pases perifricos. Esta reunio ficou conhecida como o Consenso de Washington, em que foi delineada a estratgia para controlar e direcionar as decises desses pases, sem os interesses dos presidentes ou, principalmente, de suas populaes. Na prxima aula, vamos detalhar um pouco mais este assunto.

CONCLUSO
O capitalismo em sua fase mais avanada que chamamos de monopolista favoreceu o desenvolvimento das cidades, modernizouas, dando conforto aos cidados, por um lado. Por outro lado, gerou o empobrecimento das classes exploradas pelos grandes empresrios e acentuou as desigualdades sociais, fomentando a misria, numa poca em que no deveriam mais existir problemas sociais dessa natureza. As cidades, com bairros ricos e modernos ao lado das favelas, tornam evidente essa realidade, mostram o grande contingente da populao que luta para sobreviver em meio a tantas possibilidades de ter uma vida digna. Assim, percebemos que o sistema capitalista de produo no serviu para favorecer a igualdade e a fraternidade entre os povos, o to sonhado bem de muitos pensadores, filsofos e, por que no dizer, da humanidade.

71

Geografia Urbana I

RESUMO
Estudamos, nesta aula, que o capitalismo industrial evoluiu, passando para a fase monopolista. Vimos tambm que as inovaes tcnicas, decorrentes da Revoluo Industrial, trouxeram melhorias na vida da populao mundial, mas aprofundaram tambm as diferenas e a valorizao do territrio nas cidades mundiais.Portanto, as inovaes tcnicas se alastraram para o mundo, mas o usufruto da propriedade dos produtos e da produo ficou para aqueles que detm poder aquisitivo. Tanto a diviso do trabalho, como a diviso territorial se aprofundou. O processo de desenvolvimento pelo qual passou o capitalismo no final do sculo XIX e inicio do sculo XX revelou que as inovaes tcnicas ps Revoluo Industrial comearam a se espalhar, a partir deste perodo, por todas as regies mundiais. Tambm, com estas inovaes, foi necessria uma requalificao da mo-de-obra nas indstrias e fbricas. Isso revelou uma rediviso territorial do trabalho, o que fez com que as regies metropolitanas fossem sendo enquadradas em uma rede de hierarquia urbana mundial. Assim, o capitalismo monopolista passou a controlar e monopolizar as regies e conseqentemente as cidades que fazem parte da periferia do mercado internacional. Neste sentido, se por um lado as inovaes trouxeram uma melhoria nas condies de vida dos moradores das cidades, o preo da moradia se elevou assustadoramente, fazendo com que ocorresse uma filtragem dos moradores das cidades de acordo com suas condies financeiras. Cada bairro vai delineando quem pode morar nele: nos bairros nobres h infra-estrutura; por outro lado, nos bairros pobres, h falta desses servios para a grande maioria da populao que aumenta a cada dia.

ATIVIDADES
Descrevam os pontos positivos e negativos do modo de produo capitalista, na fase monopolista. Vocs devem fazer uma tabela onde de um lado descrevam os pontos positivos e do outro os pontos negativos. Depois vocs faro uma anlise critica desse contexto.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Para facilitar o entendimento, vocs devem, tambm, assistir aos filmes indicados nesta aula e relatar o que pode ser associado ao seu contedo. O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, mostra a explorao dos trabalhadores em uma indstria. Nas cenas, mostrada a produo em srie na linha de montagem. Leiam tambm o livro: Imperialismo; fase superior do capitalismo de Vladin Irlich Lenin.
72

O modo de produo capitalista monopolista e o crescimento mundial...

Aula

AUTO-AVALIAO
Sou capaz de explicar os processos por que passou o capitalismo na sua fase monopolista? Ficaram evidentes para mim as conseqncias dessa fase avanada do capitalismo? Em relao ao processo de urbanizao, compreendo por que as cidades modernas tm caractersticas to fortes do processo de explorao de uma minoria detentora do capital sobre uma maioria destituda de conforto material? Prxima aula. Na prxima aula, vamos analisar o processo de formao e consolidao da diviso internacional do trabalho e como este processo influenciou nas vidas das populaes mundiais, desde as metrpoles at os povoados das cidades pequenas existentes no mundo subdesenvolvido.

PRXIMA AULA
Na prxima aula, vamos analisar o processo de formao e consolidao da diviso internacional do trabalho e como este processo influenciou nas vidas das populaes mundiais, desde as metrpoles at os povoados das cidades pequenas existentes no mundo subdesenvolvido.

REFERNCIAS
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 3 ed. So Paulo: contexto. 1997. GOMES, Horieste. A produo do espao geogrfico no capitalismo. So Paulo: Contexto. 1990. LENIN, Vladim Irlich. Imperialismo: fase superior do capitalismo. So Paulo: Global. 1979. SPOSITO, Maria Encarnao B. Capitalismo e urbanizao. 11 ed. So Paulo: Contexto. 2001. VICENTINO, Cludio; SCALZARETTO, Reinaldo. Nova ordem mundial, (Encarte). So Paulo: Scipione, 1992.

73

Aula
A DIVISO INTERNACIONAL DO TRABALHO E A CONSOLIDAO DA CIDADE GLOBAL

META
Apresentar os fatos que fizeram com que surgisse a diviso internacional do trabalho, com suas caractersticas e fases. Descrever o processo que levou a diviso territorial do trabalho no mundo, mediante a consolidao da globalizao, processo que est relacionado com a urbanizao. Disponibilizar os conceitos de taylorismo, fordismo e toyotismo, e como estes sistemas de produo industrial, interferiram no mercado do automobilismo mundial, nas cidades e conseqentemente, em sua mo-de-obra.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: analisar o processo de surgimento da diviso internacional do trabalho; identificar como a diviso internacional do trabalho, fez surgir a diviso territorial do trabalho; exemplificar como ocorreu a evoluo do modo de produo capitalista para sua fase superior, denominada de monopolista e/ou imperialista; reconhecer os grandes blocos econmicos e como eles controlam o mundo.

PR-REQUISITOS
reconhecer as caractersticas do modo de produo capitalista monopolista em sua fase inicial. identificar as grandes mudanas pelas quais o capitalismo passou, at chegar a uma sociedade internacional globalizada. caracterizar as cidades globais e sua influncia nas populaes mundiais. entender como o mundo multipolar e suas novas implicaes nas regies e cidades perifricas.

(Fonte: http://browg.blogspot.com).

Geografia Urbana I

INTRODUO
Meus alunos, Nesta stima aula, vamos estudar os fatores que fizeram o capitalismo monopolista consolidar a diviso internacional do trabalho. Na aula anterior, estudamos como o capitalismo industrial se tornou monopolista. Agora vamos analisar o processo de aprofundamento deste monoplio, desde o final do sculo XIX at o final do sculo XX. Neste perodo, o mundo vivenciou duas grandes guerras mundiais, depois se tornou bipolar, aps a Revoluo Russa (1917). Depois da Segunda Guerra Mundial (1945), o mundo sofreu com a guerra fria e a crise no Leste europeu (1989). Com o fim da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (U.R.S.S.), o mundo passou a ser multipolar, ou seja, as naes hegemnicas comearam a negociar mundialmente pela Internet e o mercado mundial de capitais passou a ocorrer de maneira instantnea e contnua, tornando a terra uma Aldeia Global. Tambm faremos uma anlise geral do sistema capitalista at os dias atuais, com a formao dos grandes blocos econmicos e as inovaes nas comunicaes e nos transportes no mundo.Todos esses acontecimentos histricos definiram uma nova diviso internacional e territorial do trabalho. O aprofundamento do capitalismo financeiro est relacionado necessidade que o prprio sistema tem de resolver suas crises, recriando novas formas de explorao sobre as naes perifricas mundiais, e, consequentemente, sobre as populaes a residentes.

No sentido horrio: tropas do COMMGNWELTH no deserto; civil chins sendo enterrado vivo por soldados japoneses foras soviticas durante um inverno ofensivo; avio de carga japons preparando-se para decolar; tropas soviticas combatendo em berlim; um submarino alemo sob ataque (Fonte: http://pt.wikipedia.org).

76

A diviso internacional do trabalho e a consolidao da cidade global

Aula

A DIVISO INTERNACIONAL DO TRABALHO


Para iniciarmos esta aula, vamos fazer um retrospecto de como ocorreu a primeira diviso internacional do trabalho. Vamos relatar o processo de estruturao por que passou o mundo em relao ao desenvolvimento diferenciado e combinado das tcnicas de produo e do crescimento das cidades metropolitanas, conhecidas como cidades globais (IANNI, 1996). Vamos utilizar como base desta aula os estudos da organizao territorial iniciados na Idade Moderna, pois foi a partir deste perodo que se definiu a primeira diviso internacional do trabalho; o processo de colonizao realizado pelas naes que tinham o poder econmico e poltico na poca, como Portugal, Espanha, Inglaterra, depois Alemanha e Frana determinou que as colnias deveriam continuar dependentes desses pases e com isto permaneceriam presas s exigncias e determinaes, tanto no plano econmico e poltico, quanto no aspecto social e cultural das naes imperialistas.

A EXPANSO DO CAPITALISMO A PARTIR DA EUROPA: A DIVISO INTERNACIONAL DO TRABALHO

(Fonte: Atlas + Machado. 1998).

Conforme o Mapa n 2, sobre a expanso do capitalismo mundial, notamos que na Idade Moderna foi sendo configurada a 1 Diviso Internacional do Trabalho, depois do processo de colonizao realizado pelos pases europeus. A partir de vrios acontecimentos passados, tais como o povoamento europeu na Amrica do Norte, a colonizao por explorao da Amrica do Sul, a expanso martimo-comercial, as trocas comerciais
77

Geografia Urbana I

entre a Europa, a Amrica, frica e sia e o neo-colonialismo, a partir do sc. XVIII, na sia, frica e Oceania, foram sendo definidas as qualificaes especficas e diferenciadas da mo-de-obra entre os pases ricos (antes metrpoles europias) e os pases pobres (antes colnias). Aps vrios sculos de explorao e conquistas territoriais, as naes dominadoras estabeleceram vrios pactos entre elas para perpetuar a dependncia desses pases, ex-colnias, para que continuassem a ser territrios fornecedores de matrias-primas e mo-de-obra barata. Neste sentido as colnias e posteriormente os pases subdesenvolvidos foram definidos como regies que existiam exclusivamente para exportao de mo-de-obra barata e matria-prima. Com isto, foram sendo estabelecidos dois grandes territrios no mapa-mundi. O dos pases ricos e o outro, dos pases pobres; os primeiros tinham o direito de se desenvolver e sua populao deveria se qualificar cada vez mais. No segundo grupo, estavam os pases dependentes que viviam de emprstimos e das determinaes feitas por naes ricas. As populaes dos pases ricos tinham o direito de se qualificar e se aperfeioar a cada dia. Dentro desse contexto, os pases desenvolvidos deveriam permanecer em um processo de desenvolvimento em que a sua populao estivesse sempre se qualificando e as cidades e seus territrios se estruturando, seguindo as inovaes tecnolgicas, tornando-os mais bem estruturados. As naes desenvolvidas continuariam em pleno desenvolvimento, ou seja, consumidoras de matrias-primas e de mo-de-obra barata e desqualificada, como centro da produo tecnolgica mundial. Por outro lado, as ex-colnias dos sculos XVI e XVII continuariam fornecendo matria-prima e mo-de-obra. Com o processo de desenvolvimento tcnico e com as novas descobertas ocorridas nos pases europeus, ps-Revoluo Industrial (sculo XVIII), aprofundou-se ainda mais a diferena na qualificao da mo-de-obra das ex-colnias, se compararmos com a dos pases europeus, de Primeiro Mundo, cuja qualificao da mo-de-obra sempre esteve bem frente da observada naqueles pases pobres. Assim, foi estabelecida uma nova diviso, tanto na qualificao da mo-de-obra, quanto na estruturao tecnolgica e urbana entre os pases ricos e pobres. A diviso internacional do trabalho determinou uma separao entre o mundo desenvolvido e o mundo subdesenvolvido, desde a Idade Moderna. Na Idade Contempornea, com a Revoluo Industrial e suas descobertas que favoreceram toda a humanidade, novas formas de separar os pases ricos dos pobres foram sendo adequadas s situaes do momento. Embora o mundo passasse por melhorias nas condies de moradia, alimentao, indumentria(vestimenta) e novos medicamentos, antibiticos, por exemplo, continuava o aprofundamento das diferenas entre regies pobres e ricas, com o desenvolvimento diferenciado das foras produtivas e o agravamento das relaes sociais de produo.
78

A diviso internacional do trabalho e a consolidao da cidade global

Aula

Aps o final do sculo XIX, o mundo passou por vrias transformaes no campo cientfico, tecnolgico e econmico, conforme expomos na aula anterior, que fizeram o capitalismo industrial deixar de ser concorrencial, existindo a livre concorrncia entre as naes, para ser monopolista e imperialista. O sistema ficou mais articulado e as naes desenvolvidas passaram a determinar os rumos das naes subdesenvolvidas. No inicio do modo de produo capitalista, o sistema econmico era comercial e existia um comrcio livre entre as naes. Depois passou para um sistema manufatureiro, em que o comrcio passou a ser controlado pelas corporaes de ofcio e a produo comeou a ser controlada (o que produzir, para quem produzir, quanto e quando produzir). Com o capitalismo monopolista, a livre concorrncia foi extinta e o comrcio mundial passou para uma fase mais articulada. Antes (nos sculos XVI, XVII e XVIII) existia um comrcio mundial, mas com uma livre concorrncia. Hoje, aps o final do sculo XIX, a concorrncia transforma-se em monoplio (LENIN, 1979, P.25) e, durante todo o sculo XX, o comrcio se alastrou mais ainda, com mais rapidez e complexidade pelo mundo inteiro, tornando-se monopolizado e totalmente controlado pelas grandes empresas mundiais e pelos blocos hegemnicos. Para exemplificar esta questo, da passagem do capitalismo industrial para o capitalismo imperialista, descreveremos os principais fatos da histria dos monoplios descritos por Lnin:
1. Anos de 1860-1880: ponto culminante do desenvolvimento da livre concorrncia. Os monoplios no so mais do que embries dificilmente perceptveis; 2) Aps a crise de 1873: perodo de grande desenvolvimento dos cartis; no entanto, eles ainda aparecem apenas a ttulo excepcional. Carecem ainda de estabilidade. Tm ainda um carter transitrio; 3) Expanso do fim do sculo XIX e a crise de 1900-1903: os cartis tornaram-se uma das bases de toda a vida econmica: O capitalismo se transformou em imperialismo. (Idem, p.22).(Grifo nosso).

Como foi descrito, o capitalismo monopolista criou vrias maneiras para resolver as crises cclicas por que estava passando. As crises econmicas ocorridas em 1900, a ocorrncia da Primeira Guerra Mundial (1914), a Revoluo Russa (1917), a quebra da bolsa de valores de 1929, a crise decorrente da Segunda Grande Guerra Mundial (entre 1939/45), interferiram nos lucros de algumas potencias mundiais e consolidaram o poder econmico de outras, como foi o caso dos Estados Unidos da Amrica. Se observarmos a causa da crise, uma s: a propriedade privada dos meios de produo,como foi descrito por Thomas Gounet (1992, p.10-11),
..., o capitalismo cria, ento, as condies objetivas para sua runa. Submerge o mundo em uma crise econmica da qual ele no sai. As contradies que engendra e provocam a crise econmica s
79

Geografia Urbana I

Aspiral Devorador de Ciclo Crescente Foi criado pelo autor (Anselmo Belm Machado) para tentar demonstrar como que os pases desenvolvidos comandado pelos Estados Unidos vo rapidamente e de maneira crescente aumentando a explorao sobre os pases pobres, de forma radial, em todos os lados e aspectos, quer seja econmico, poltico, cultural, etc. ( conforme a ilustrao ao lado).Assim os pases pobres vo sendo devorados medida que so obrigados a se submeterem s determinaes do capitalismo imperialista. Portanto os pases pobres so como os escravos da antiguidade. Esta explorao crescente e sem trgua, basta observar as diferenas na paisagem urbana e nas condies econmicas e sociais em que vivem as populaes que habitam a periferia urbana em comparao com as que vivem nos bairros mais privilegiados.

podem ser resolvidas com a supresso de sua causa fundamental, a saber, a propriedade privada das empresas e do capital. ela, de fato, que est na raiz da busca encarniada do lucro dos capitalistas, portanto, da acumulao. ela, de fato, que obriga os trabalhadores a vender sua fora de trabalho aos empresrios, em troca de um salrio que representa apenas uma parcela do valor produzido por esses trabalhadores. Em outros termos, a propriedade privada que leva explorao dos operrios.

Em busca do lucro desenfreado, os grupos de capitalistas comandado pelos Estados Unidos, aprofundam cada vez mais a explorao dos trabalhadores dos pases pobres, ampliando-a em um Aspiral Devorador de Ciclo Crescente (ADCC), (MACHADO, 2009) at que este processo se rompe, surge nova crise e os imperialistas recriam novas formas de dominao.

(Fonte: BELM, Naelson; Artista pltico e Cartunista. 2009).

80

A diviso internacional do trabalho e a consolidao da cidade global

Aula

O FORDISMO
Logo, o grupo que constitudo pelas naes monopolistas, sofreu vrios prejuzos que fizeram com que fosse necessria uma reestruturao da produo mundial. Entre as vrias tentativas para manter a produtividade, podemos citar os exemplos dos americanos James Taylor e Henry Ford, que criaram modelos de controle de produtividade nas indstrias americanas, no final do sculo XIX. As idias de Taylor (acrescentar resumo de suas teses) defendiam um controle das atividades dos funcionrios nas fbricas, cada vez mais, visando a disciplinar o controle da produtividade. Henry Ford (com o fordismo) tenta aumentar mais ainda a produtividade, aplicando em suas fbricas vrias mudanas, tais como: aumento de salrio, criao de incentivos para quem produzisse mais, combate aos desperdcios, diminuio dos custos de produo, parcelamento das tarefas, padronizao das peas dos automveis e, mais tarde, criao da linha de produo, fazendo diminuir o tempo e o custo para a fabricao de um automvel, como podemos constatar a seguir. Os resultados dessas transformaes so, no mnimo, prodigiosos. A antiga organizao da produo precisava de 12:30 horas para montar um veculo. Com o taylorismo, ou seja, apenas com o parcelamento das tarefas, a racionalizao das operaes sucessivas e a estandartizao dos componentes, o tempo cai para 5:50 horas. Em seguida, graas ao treinamento, para 2:38 horas. Em janeiro de 1914, Ford introduz as primeiras linhas automatizadas. O veculo produzido em 1:30 hora, ou seja, pouco mais de oito vezes mais rpido que no esquema artesanal usado pelos concorrentes. (GOUNET, 1992, p.19-20) (Grifo nosso). Esse mtodo de aumento da produo fez as fbricas de automveis modelo T da Ford, de Henry Ford, aumentar estupidamente de produo, desbancando os concorrentes e tornando-o um milionrio. Como conseqncia, centenas de concorrentes fecham suas portas e as demais que conseguiram se manter tiveram que se adaptar ao novo modo de produo automobilstica: O fordismo. Assim, Henry Ford estabeleceu um padro de produo que foi seguido em todo o mundo. Em 1945, aps o fim da 2 guerra mundial, o Japo, que perdeu a guerra, tentou sair da crise econmica, passando por uma reestruturao econmica geral, onde pudesse criar estratgias para superar as crises em todos os setores da economia. Entre as estratgias, o Japo procurou tambm resolver a crise no mercado automobilstico. Para isto, aprofundou o investimento no setor automobilstico e convocou os engenheiros e mecnicos para se adequarem ao modelo fordista. Ento o Japo copiou as tcnicas do fordismo e foi alm disto. Organizou os seus engenheiros para entenderam o modelo fordista, mas se enquadrando na realidade japonesa; assim criou novas tcnicas de produo, controle dos estoques e das vendas.

81

Geografia Urbana I

O TOYOTISMO
Vocs j leram um pouco sobre o fordismo. H uma outra especializao do controle de produtividade, chamada de toyotismo, como uma maneira de organizar o trabalho de forma progressiva, entre 1950 e 1970; segundo Thomas Gounet, surge o toyotismo criado por Taiichi Ohno, (sendo implantada entre 1950 e 1970 na Toyota) que deu origem expresso tempo justo (just-in-time), pois procurou realizar a produo num tempo exato, buscando produzir somente o que o mercado solicitasse. Ou seja, procurava no fazer estoque, mas sim produzir medida que iam sendo vendidos os automveis. Alm disto, foi estabelecida uma qualificao da mo-de-obra trabalhadora, pois um operrio controlava vrias mquinas, diferentemente do modelo, fordista, americano onde um funcionrio controlava apenas uma mquina. Assim rompe-se a relao um homem/uma mquina. Na Toyota, desde 1955, um trabalhador opera em mdia cinco mquinas. Enquanto quatro delas funcionam automaticamente, ele carrega, descarrega, prepara a quinta.Se h duas mquinas para operar ao mesmo tempo, ele chama um colega. Isso tem duas conseqncias imediatas: o trabalho no mais individualizado e racionalizado conforme o taylorismo; um trabalho de equipe; a relao homem-mquina torna-se a de uma equipe de operrios frente a um sistema automatizado; em segundo lugar, o trabalhador deve tornar-se polivalente para operar vrias mquinas diferentes em seu trabalho cotidiano, mas tambm para poder ajudar o colega quando preciso. (Idem, p.27) (Grifo nosso). O modelo fordista tambm entra em crise em 1970 e o capitalismo financeiro se aprofunda mais; o sistema busca novas sadas para as crises. Uma delas a organizao de controle de regies ou grupo de pases atravs de associaes ou de mercados reunidos em grupos para se protegerem. Como exemplo podemos citar a Alca, o Mercosul, a Unio Europia, a OMC, o FMI, o BID, OCDE etc. Todas essas organizaes agrupam pases, regies e at continentes, com o objetivo de controlar suas economias e proteger suas fronteiras,mas todos esses rgos so comandados pelos pases ricos. Fizemos esta anlise para exemplificar como o sistema monopolista se comporta e se articula, criando e recriando vrias maneiras para se manter e explorar mais ainda a classe trabalhadora. Analisamos a questo do automobilismo, especificamente, apenas como um exemplo do processo de explorao da mo-de-obra trabalhadora neste tipo de indstria, no mundo globalizado. Neste sentido, medida que as filiais dessas indstrias e fbricas (montadoras) de automveis vo-se instalando em todas as regies, os pases, tanto os ricos (onde esto as matrizes) quanto os pobres, (onde se instalam as filiais), passam a se articular numa escala

82

A diviso internacional do trabalho e a consolidao da cidade global

Aula

hierrquica cada vez maior. Com o avano, tambm, das tcnicas de produo, dos meios de transporte e das comunicaes (Internet), o mundo passou a ficar mais interligado e a Terra pareceu pequena, chegando at a ser chamada de aldeia global. Com a proliferao das filiais das indstrias pelo mundo, no s de automveis, mas de milhares de outros tipos, o processo de urbanizao se expande e a quantidade de cidades com uma vasta rede metropolitana se multiplica. No final do sculo XX e incio deste sculo, as cidades passam a ter vrios papis. Antes eram apenas locais de moradia, passando a centro comerciais, depois centro financeiro. Mais tarde algumas se tornaram centros culturais, outras cidades porturias e at militares. Entretanto, agora a cidade o lcus do comando da economia mundial, quer seja local, regional, nacional ou mundial. Isto depende do tamanho da cidade, de sua funo ou influncia.
So muitos que reconhecem que a cidade global caracterstica do sculo XX, prenunciando o XXI, tem sido decisivamente influenciada pelos processos que acompanham o desenvolvimento do capitalismo, em escala mundial. Seja megalpole, megacidade ou cidade mundial, o papel da cidade dominante est crescentemente associado capacidade econmica nacional e seus vnculos externos, j que a interdependncia global torna-se mais e mais realidade no ps-Segunda Guerra Mundial. (IANNI, 1996, p.68).

Neste sentido, a metrpole, ao mesmo tempo que concentra os servios, as vrias funes, quer sejam administrativas, culturais, econmicas e militares, expande seus produtos e servios para outros centros de escalas menores, alm de influenciar toda a rede urbana de maneira hierarquizante, como chamei a ateno antes, com o termo aspiral cclica crescente. Como consequncia da globalizao e do capitalismo imperialista, o mundo passou a se fragmentar, ao mesmo tempo em que o processo de desenvolvimento financeiro e das comunicaes mundiais fazia com que as regies mundiais se tornassem interligadas. Desta contradio, surgem novas fronteiras e outras so criadas. As fronteiras perderam o sentido que tinham na Antiguidade e at na Idade Moderna. Agora a fronteira mltipla, pois ela existe de acordo com os interesses dos grupos dominantes. Os blocos de pases pobres tentam enfraquecer o domnio dos pases ricos, como citado por Manoel Correia: Na transio do sculo XX para o XXI, observa-se uma tendncia geral para a globalizao do mundo, tendendo os vrios pases a se integrarem uns aos outros, de uma forma em que o pas dominante procure esvaziar a estrutura dos pases dominados, fazendo ver que a integrao substitua a dominao. (ANDRADE, 1996, p.37).
83

Geografia Urbana I

Contudo, esta tentativa em vo, pois as naes ricas se articulam para perpetuar a dependncia dos pases pobres, como exposto pelo Consenso de Washington, que, segundo o autor, Em novembro de 1989, reuniram-se na capital dos Estados Unidos funcionrios do governo norte americano e dos organismos financeiros internacionais ali sediados FMI, Banco Mundial e BID especializados em assuntos latino-americanos. O objetivo do encontro, convocado pelo Institute for International Economics, sob o ttulo o Latin American Adjustment: How Much Hs Happened, era proceder a uma avaliao das reformas econmicas empreendidas nos pases da regio. Para relatar a experincia de seus pases tambm estiveram presentes diversos economistas latino-americanos. (BATISTA, 1994, p.5). Nessa reunio foram tomadas decises e foram avaliados os pases latino-americanos, mesmo sem as presenas de todos os seus presidentes. Na avaliao deste Consenso, os governantes desses pases no tinham condies de govern-los, nem tampouco controlar as suas crises, pois segundo os coordenadores dessa reunio, comandada pelos representantes dos Estados Unidos, a crise na Amrica Latina estava a cada dia aumentando sem controle. Mas a questo que a crise econmica desses pases, como tambm a de todos os pases pobres do mundo, decorrente do prprio sistema capitalista. Tanto as dvidas externas, quanto o aumento da fome e da pobreza no mundo decorrente do imperialismo das naes ricas e, portanto, s pode gerar esta situao de misria em que se encontram as cidades pobres em todo o mundo. Alm disto, os coordenadores deste Consenso de Washington afirmavam que a crise no tinha sido originada pelos pases poderosos, como descrito pelo autor: Tudo se passaria, portanto, como se as classes dirigentes latino-americanas se houvesse dado conta, espontaneamente, de que a gravssima crise econmica que enfrentavam no tinha razes externas a alta dos preos do petrleo, a alta das taxas internacionais de juros, a deteriorao dos termos de intercmbio e se devia a apenas a fatores internos, s equivocadas polticas nacionalistas que adotavam e s formas autoritrias de governo que praticavam.Idem, p. 7). Neste sentido, observamos que, segundo as teses do Consenso de Washington, os problemas econmicos dos pases latino-americanos foram gerados por seus governantes. Mas est claro que a situao atual de crise destes pases histrica e tem origem no aprofundamento do monoplio, ou seja, foi e provocada, de forma intencional, pelos pases imperialistas. Para ilustrar a situao de misria e fome no mundo, vamos utilizar a exposio de artes feita por Nelson Leirner, em 2003, em So Paulo. Nela o artista demonstra a fome no mundo, utilizando como base o mapa mundi. Com duas figuras do mapa mundi, sendo uma no planisfrio fsico e a outra no planisfrio poltico, ele demonstrou de maneira figurativa a mi-

84

A diviso internacional do trabalho e a consolidao da cidade global

Aula

sria no mundo e o domnio poltico. No primeiro mapa, ele expressa como os pases do Norte, desenvolvidos, so representados pelas figuras de bonecos da Wall Disney (Mickey). Nas regies que representam os pases subdesenvolvidos, ele utilizou a figura de crianas desnutridas e esquelticas e no continente africano, onde a misria alarmante, ele utilizou as figuras de caveiras. Na regio da Antrtida, ele utilizou a figura de papai Noel. No segundo mapa, do planisfrio poltico, demonstrou como o domnio poltico dos Estados Unidos mundial, como pode ser percebido pelo planisfrio poltico. Nesta exposio com o tema Ironia e Subverso, o autor foi bastante feliz em resumir e demonstrar, atravs de cores e figuras e de maneira simples e direta, a diferena gritante que de fato existe entre os pases ricos e os pases pobres.

Tudo se passaria, portanto, como se as classes dirigentes latinoamericanas se houvesse dado conta, espontaneamente, de que a gravssima crise econmica que enfrentavam no tinha razes externas a alta dos preos do petrleo, a alta das taxas internacionais de juros, a deteriorao dos termos de intercmbio e se devia a apenas a fatores internos, s equivocadas polticas nacionalistas que adotavam e s formas autoritrias de governo que praticavam. (Idem, p. 7).

Neste sentido, observamos que, segundo as teses do Consenso de Washington, os problemas econmicos dos pases Latino-americanos, foi gerado pelos seus governantes. Mas est claro que a situao atual de crise destes pases histrica e tem origem no utilizou as figuras de caveiras.Na regio da Antrdida ele utilizou a figura de papai Noel.No segundo mapa, do planisfrio poltico, ele demonstra como o domnio poltico dos Estados Unidos mundial, como pode ser percebido pelo planisfrio poltico. Esta exposio com o tema Ironia e Subverso, o autor foi bastante feliz em resumir e demonstrar, atravs de cores e figuras e de maneira simples e direta a diferena gritante que de fato existe entre os pases ricos e os pases pobres.

85

Geografia Urbana I

(Fonte: revista bravo; ed especial; junho 2003).

CONCLUSO
Nesta aula, analisamos o processo de desenvolvimento do capitalismo em sua fase monopolista. Estudamos como o capitalismo se tornou imperialista, uma vez que este sistema aprofundou a segregao econmica e social nos pases pobres. Vimos que ocorreram vrias inovaes tcnicas e descobertas aps as chamadas 2 e 3 revolues industriais, com a descoberta da energia eltrica, com o uso do petrleo para asfaltar as estradas, o telefone para se comunicar, o avio a jato que diminuiu o tempo das viagens entre os continentes e, mais recentemente, com as inovaes na comunicao, com a Internet. Tudo isto fez a civilizao se desenvolver, de forma geral, mas foi tambm aprofundando a diferena entre pases ricos e pobres. Por serem gananciosos, os pases ricos enfrentaram vrias crises, alm de guerras, que extinguiram milhes de homens, mulheres e crianas. Vrios pases tambm foram destrudos e naes foram anexadas e recriadas, como consequncia deste processo de concentrao de poder e controle territorial. Os representantes do sistema imperialista buscaram novas formas de manter o seu poderio econmico e poltico, mas sempre explorando os pases pobres e suas populaes.
86

A diviso internacional do trabalho e a consolidao da cidade global

Aula

Entretanto, a crise s vem aumentando e para isto foram criados blocos econmicos, tentando mais uma vez controlar a economia mundial. Assim, dentro deste processo, as indstrias se multiplicaram, o que acarretou uma maior urbanizao em vrias regies do mundo. Com isto ocorreu um aumento considervel no nmero das metrpoles, o que fez surgir uma periferia sem estrutura, nem saneamento bsico adequado em todo o mundo. Nos pases pobres, esta situao vem se agravando, mesmo com as inovaes tcnicas. Assim, podemos citar parte de um artigo que escrevi onde descrevo o seguinte:
O processo de estruturao e consolidao das naes hoje hegemnicas foi revelado ao longo dos anos que a evoluo da humanidade nas suas diversas reas sempre esteve nas mos e porque no dizer nas rdeas de cada povo, imprio que estava dominando uma regio ou quase todas as regies numa determinada poca, com suas especficas foras produtivas. sabido que na evoluo cientfica ou tecnolgica da humanidade, as relaes sociais de produo sempre ocorreram numa velocidade menor que a das foras produtivas. As tcnicas de produo e a modernizao dos instrumentos de trabalho foraram a distribuio de renda que no aconteceu nem acontece na mesma rapidez; pelo contrrio, hoje ainda constatamos vrias atividades profissionais que revelam ainda alguns indcios (e at pior) de escravido e servido. Neste contexto, podemos afirmar que a evoluo da humanidade reflete os interesses de um grupo ou nao que detm a hegemonia econmica. O capitalismo, como modo de produo dominante hoje (na Idade Contempornea) tem mostrado a perpetuao e explorao de umas naes sobre as demais, como se fosse uma nica forma possvel de se conviver na terra. A revoluo das cincias e a necessidade, cada dia mais forte, de preservar a natureza e respeitar as necessidades mnimas de sobrevivncia e socializao demonstram que o homem ainda no aprendeu a viver em comunho. O processo de globalizao tem revelado esta questo, mas por lado, tem sido utilizado para justificar mais ainda a riqueza de umas naes e a pobreza da grande maioria. (MACHADO, 2002, p. 91)

Assim conclumos esta aula, chamando a ateno para o fato de que o imperialismo se aprofunda em todos os territrios do mundo e h existncia de crises constantes, revelando a necessidade de uma maior distribuio de renda em nvel mundial.

87

Geografia Urbana I

RESUMO
A diviso internacional do trabalho foi definida a partir das grandes navegaes. A colonizao dos territrios coloniais definiu que as colnias e depois os pases pobres deveriam ser fornecedores de matria-prima e de mo-de-obra escrava, inicialmente, e depois mo-de-obra barata e desqualificada. Os pases centrais se tornaram consumidores, tanto da mo-de-obra como das riquezas existentes nos pases pobres. Com a transio do capitalismo industrial para o capitalismo monopolista, as naes pobres continuaram fornecendo matria-prima e mo-de-obra barata, s que no sculo XX, as grandes indstrias mundiais instalaram as filiais delas nos pases pobres. Agora os pases pobres forneciam matria-prima e mo-de-obra barata para as empresas multinacionais, dentro de seus prprios territrios. A qualificao continuou diferenciada, entre os pases ricos e pobres, e, alm disto, as suas populaes passaram a se qualificar um pouco mais, mas sempre abaixo da qualificao da mo-de-obra dos pases ricos. Assim, o que vem ocorrendo que isto provocou um processo de urbanizao descontrolado na periferia das metrpoles, por todo o mundo, acarretando um contingente populacional de desempregados e desqualificados. Com o inicio do processo de globalizao, os territrios, tradicionalmente definidos, tiveram seus limites desfeitos. As regies mudaram de limites e os limites perderam o sentido, visto que, com o avano das comunicaes e do transporte areo, o mundo ficou menor, pois os acordos e as transaes comerciais tornaram-se bem mais rpidos. Novas crises surgiram, ento foi necessria a organizao das naes em blocos, onde pudessem se proteger das crises e controlar melhor seu mercado e territrio. Desta maneira, tanto a Unio Europia, quanto o Mercosul, a ALCA e outros grupos tentaram consolidar a economia e se proteger das mudanas do mundo globalizado. No entanto, a questo que os pases ricos continuam com a usura, persistindo com as mesmas atitudes, explorando as naes pobres e suas populaes. Esta continuidade de explorao tem fragmentado territrios e criado outros, mas o centro das decises mundiais e reflexo da sociedade de classes est explcito nas cidades globais. Nestas megalpoles vivem pessoas de todas as raas e culturas, nelas existem as diferentes classes sociais e etnias. O mundo atual representado pela metrpole. Na metrpole existem limites em todos os lugares; no so visveis, mas dependendo dos locais aonde se v, percebemos estas fronteiras ps-modernas. No so muros de tijolos, mas existem e so mais resistentes que os antigos.

88

A diviso internacional do trabalho e a consolidao da cidade global

Aula

ATIVIDADES
Descrevam as consequncias da diviso internacional do trabalho, no plano econmico, no campo social e territorial. Assistam ao filme, A vida de Henry Ford e relacionem as transformaes que ocorreram nas relaes de produo, que fizeram mudar a produo automobilstica mundial.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Na pgina quatro, vocs perceberam a sigla: Aspiral Devoradora de Ciclo Crescente (ADCC), que criei, visando a demonstrar como o sistema imperialista mundial atua de maneira radial, circular em todas as direes com o intuito de aniquilar e neutralizar a autonomia econmica e poltica dos pases pobres. Como mais um exemplo desta dominao, vocs podem ler de maneira mais detalhada o livro o Consenso de Washington de Paulo Nogueira Batista, onde revelado a viso neoliberal dos problemas latino-americanos.

AUTO-AVALIAO
Depois de ter estudado esta aula, sou capaz de compreender os conceitos nela desenvolvidos? Assimilei com clareza o que a diviso internacional do trabalho? Entendi o que o capitalismo monopolista ?

REFERNCIAS
ANDRADE, Manoel Correia de Globalizao e geografia, Recife: UFPE. 1996. BATISTA, Paulo Nogueira, O Consenso de Washington: A viso NeoLiberal dos problemas latino-americanos, 3 ed. So Paulo: 1994. GOUNET, Thomas - Fordismo e Toyotismo na civilizao do automvel, So Paulo: Boitempo Editorial, 1992. IANNI, Octvio - A Era do Globalismo - 2 ed.Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 1996. LENIN, Vladin Irlich Imperialismo; fase superior do capitalismo, So Paulo: Global. 1979. MACHADO, Anselmo Belm - Breves tendncias territoriais do capitalismo contemporneo. In: Geoufs, revista DGE/UFS. Vol. 01, no. 01.So Cristvo: 2002.
89

Aula
BRASIL:
UMA VISO GERAL DO PROCESSO DE FORMAO E PRODUO DE SEU TERRITRIO, DESDE O SEU DESCOBRIMENTO, COM O SURGIMENTO DAS PRIMEIRAS CIDADES, AT MEADOS DO SC. XX

META
entender o incio da formao do territrio brasileiro, desde o inicio da colonizao, do sculo XVI at meados do sculo XX.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: Entender o incio da formao do territrio brasileiro, a partir da colonizao; analisar, de forma geral, o processo de organizao econmica do Brasil, na poca colonial, imperial at chegar a fase de Repblica; descrever o processo de urbanizao do Brasil desde a sua colonizao at a dcada de 1940.

PR-REQUISITOS
Entender, de forma geral, como a diviso internacional do trabalho, atravs da globalizao, influenciou na formao do territrio brasileiro e na estruturao de sua economia.

(https://fnnpea.bay.livefilestore.com).

Geografia Urbana I

INTRODUO
Pessoal, como vai? Vocs devem estar lembrados que, na aula passada, estudamos como a diviso internacional do trabalho foi consolidada e determinou, mundialmente, a qualificao da mo-de obra das populaes dos pases pobres,ou seja, ficou delineado e confirmado que as naes ricas determinariam em que patamar de desenvolvimento diferenciado estariam os pases ricos e os pobres. Com isto, no caso do Brasil, seu territrio e sua populao j nasceram dependentes e determinados a viverem a reboque das imposies feitas pelo desenvolvimento das foras produtivas, de forma diferenciada. Os pases ricos produziriam artigos industrializados, de ponta, e os pases pobres consumidores, produtos industrializados secundrios. Nesta 8 aula, vamos estudar o incio da formao do territrio brasileiro, a partir da sua colonizao. Para isto, vamos fazer uma anlise histrica, desde o descobrimento do Brasil com sua colonizao, em 1500, at o incio do sculo XX, mais ou menos at a dcada de 1940. Faremos um breve retrospecto histrico da estruturao do territrio brasileiro e de sua economia inicial. No pretendemos aqui rever todo o processo de colonizao, mas utilizar alguns acontecimentos histricos que influenciaram na formao do territrio brasileiro, visando a entender como foram sendo construdas as primeiras cidades no Brasil. Para isso, revelaremos, de forma geral, alguns aspectos da formao das principais cidades brasileiras que foram criadas a partir do sculo XVI. Alm de analisarmos o processo histrico de seu descobrimento, vamos identificar os aspectos polticos e econmicos que levaram o Pas a sua formao e enquadraremos o Brasil dentro do contexto mundial. Neste sentido, de fundamental importncia rever o processo de desenvolvimento do modo de produo capitalista comercial, manufatureiro, at o industrial, estudados nas aulas anteriores. O desenvolvimento do sistema capitalista comercial ocorreu no mesmo perodo em que foi descoberto o Brasil. Na Idade Moderna, mais especificamente a partir do sculo XVI, as naes hegemnicas mundiais, Portugal e Espanha, como vimos nas aulas passadas, procuraram novas fontes de matrias-primas e mo-de-obra barata, para tentar resolver suas dvidas e ampliar o comrcio. Assim, em 1492, foi descoberta a Amrica, e dois anos depois, consequentemente, o Brasil. Com o domnio do territrio brasileiro por Portugal, decorrente do Tratado de Tordesilhas, iniciou-se a colonizao, o desmatamento e o povoamento do litoral brasileiro. Assim surgiram as primeiras vilas, que mais tarde se transformaram em cidades.

92

Brasil: uma viso geral do processo de formao...

Aula

A OCUPAO DO TERRITRIO BRASILEIRO


Vamos discorrer sobre o incio da ocupao do territrio brasileiro: foi datado do final do sculo XV, quando o continente europeu vivenciava o capitalismo comercial; nesta poca, a busca por novas terras era fundamental para expandir o poder econmico de algumas naes dominantes, como Portugal e Espanha. Estas naes, alm de buscarem a conquista de novos territrios, necessitavam, tambm, de novos produtos para desenvolver a sua economia. A descoberta da Amrica, no final do sculo XV, em 1492, revelou aos reis de Portugal e Espanha que as novas terras eram, a princpio, ricas em tesouros, como ouro, prata e minerais, de forma geral. Para partilhar o territrio e no haver mais guerra, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas: o que se encontrava parte leste do territrio brasileiro, ficou sob a posse e domnio de Portugal. Neste sentido,
a produo do territrio brasileiro foi iniciada pelos colonizadores portugueses que aqui chegaram no ltimo ano do sculo XV, levando a efeito a conquista e a colonizao nas primeiras dcadas do sculo XVI. (ANDRADE, 1999, p.23).

Tratado de Tordesilhas Foi um tratado assinado entre Portugal e Espanha, no sculo XV, para regulamentar as terras conquistadas. Assim em 7 de junho de 1494, em To r d e s i l h a s , Espanha, assinaram o Tratado de Tordesilhas, onde foi definido o primeiro limite territorial do Brasil, estabelecendo uma linha imaginria a 370 lguas a oeste do arquiplago de Cabo Verde (frica), que dividiria o mundo entre Portugal e Espanha. As terras a leste desse meridiano seriam portuguesas, e as terras a oeste seriam espanholas).

Vejam bem, meus caros alunos, no incio do sculo XVI, os portugueses comearam o reconhecimento do litoral, nas imediaes onde hoje o Nordeste e, mais especificamente, Salvador (Bahia). Posteriormente, comearam a sua ocupao. Segundo Andrade (1999), para a ocupao do territrio brasileiro, foram definidas quatro grandes reas de interesse, onde deveriam iniciar a ocupao do litoral, de Norte a Sul. Assim, essas reas foram distribudas pela costa, desde o Cabo de So Roque, no Rio Grande do Norte, at a regio de Canania, em So Paulo. Eram reas com extenses variadas, das maiores, como a do Nordeste brasileiro, regio dominada por Olinda; outra dominada por Salvador se estendia at Sergipe, onde se localizava a cidade de So Cristvo. A terceira rea de ocupao se situava onde hoje o Estado de So Paulo, mais precisamente na rea que engloba So Vicente e Santos. A quarta rea era formada pelo Rio de Janeiro, onde posteriormente foi fundada a cidade de So Sebastio do Rio de Janeiro. Segundo Manoel Correia, existiam, alm dessas reas, ... pequenos pontos onde os portugueses se estabeleceram, ou conquistando a confiana dos indgenas, ou em conseqncia de expedies colonizadoras. Mas eram pontos com povoaes inexpressivas, em que a presso indgena era forte, como Ilhus, Porto Seguro, Esprito Santo, Paraba do Sul e Canania. (Idem, p.25), De incio, entre 1500 e 1535, os portugueses enviaram nufragos, degredados ou traficantes de pau-brasil para conhecerem, inicialmente,

93

Geografia Urbana I

os hbitos e a cultura dos povos indgenas. Contudo, este objetivo de conhecer a cultura dos ndios era para poder facilitar o domnio e no para preservar ou cuidar de seus interesses. Alm de iniciar o contato com os ndios, os portugueses fizeram desmatamentos da vegetao litornea e das florestas, utilizando tambm queimadas e vrias formas de impacto ao meio ambiente e populao autctone. Tentaram escravizar os ndios, o que foi difcil, visto que eles fugiam; ento, foi escravizado o negro, vindo da frica, como mo-de-obra para diversos servios. Segundo o autor citado acima, quando surgiram as primeiras cidades, alguns ncleos urbanos j haviam se formado no Brasil. Primeiro foi So Vicente, em 1532; depois de dezessete anos, foi fundada Salvador, em 1549 e Filipia de N.Sra. das Neves, hoje Joo Pessoa, em 1585. Para esclarecer o processo de ocupao do litoral, vamos continuar descrevendo as palavras de Manoel Correia (Idem, p. 25): O comrcio do pau-brasil, iniciado no sculo XVI, teria dado origem fundao de feitorias que depois se transformaram em vilas e povoaes. Vocs sabiam que entre os anos de 1500 e 1535 foi dado um grande impulso colonizao? Na poca, ocorreu um processo de aculturao, miscigenao, conhecimento dos costumes e da alimentao dos ndios. Tambm foi realizado um grande desmatamento da costa e, posteriormente, foi dado incio plantao da cana-de-acar trazida das ilhas do Atlntico. Foram realizadas ainda vrias queimadas, abertura de caminhos e depois construo de algumas estradas. Neste perodo, os portugueses enfrentaram os franceses que tentavam controlar o comrcio do pau-brasil. Aps a expulso dos franceses, no sculo XVII, os portugueses estendem sua conquista para a foz do Amazonas. Depois conquistam as terras onde hoje se encontra Sergipe, Recife e Olinda e ainda no sculo XVII, avanam mais para o Sudeste, fundando D. Sebastio do Rio de Janeiro, So Paulo e Santos.

O CICLO DA MINERAO
Gente, vamos falar agora sobre os ciclos econmicos no Brasil de outrora. Os portugueses estendem a conquista para o interior do serto nordestino, seguindo o curso dos rios e assim expandem a criao do gado extensivo. Na regio do Sudeste, com os bandeirantes, passam a interiorizar a conquista para o Centro-Oeste. Assim, exploram os diamantes e as minas de ouro porque, desde o incio do sculo XVII, ocorreu um rpido aumento da produo de ouro, mediante um acordo feito com a Inglaterra; isso impediu o desenvolvimento manufatureiro no Brasil, pois o Pas

94

Brasil: uma viso geral do processo de formao...

Aula

deveria exportar toda a sua produo de ouro para a Inglaterra, que devido a isso teve o sistema econmico mais slido da Europa. Portanto, com o ciclo da minerao, aconteceu uma mudana na estrutura da populao brasileira, uma vez que Ao Brasil o ouro permitiu uma grande expanso demogrfica, que trouxe alteraes fundamentais estrutura de sua populao, na qual os escravos passaram a constituir minoria e o elemento de origem europia, maioria. (FURTADO, 1920, p.34-35). Se o ciclo do ouro trouxe um forte desenvolvimento para a Inglaterra, por outro lado aumentou a dependncia do Brasil para com esse pas. No sc. XVII, o comrcio do ouro impulsionou a ocupao do interior do Sudeste, o que fez surgirem vrias estradas e novas ocupaes populacionais que favoreceram a interiorizao do territrio, mas tambm muitas revoltas e morte de indgenas, pois
...a febre do ouro que tomou conta do Brasil, no crepsculo do sculo XVII, revolucionou a colnia de todas as formas concebveis: provocou um imenso e desordenado xodo populacional que esvaziou as cidades; causou um considervel aumento no preo dos escravos, dos rebanhos e dos vveres; forou reformas polticas de vulto; levou milhares de indgenas extino e abriu novos caminhos de penetrao, incorporando regies at ento ermas e inexploradas. Fez mais: ajudou a enfraquecer o ciclo do acar, deixando plantaes entregues s ervas daninhas. (BUENO, 2003, p.100). (Grifo nosso)

Segundo o mesmo autor, citado entre os anos de 1693 e 1694, o Brasil j produzia cerca de 840 toneladas de ouro, tornando-o o maior produtor mundial deste produto. Durante o sculo XVIII, a corrida do ouro provocou a migrao para o interior do Sudeste de mais de 400 mil pessoas, mudando os costumes e os interesses da poca. Entretanto, aps a segunda metade do sculo XVIII, este ciclo comeou a entrar em decadncia.
O ltimo quartel do sculo XVIII veria a decadncia da minerao do ouro no Brasil. A Inglaterra j havia, sem embargo, entrado em plena revoluo industrial. As necessidades de mercados cada vez mais amplos para as manufaturas em processo de rpida mecanizao impem nesse pas o abandono progressivo dos princpios protecionistas.(FURTADO,1920, p.35).

Com isso, a Inglaterra e o Brasil buscam outras formas para resolver esta crise; na Inglaterra, a Revoluo Industrial favoreceu o seu crescimento econmico. A famlia real portuguesa foi forada a vir para o Brasil, no comeo do sculo XIX, em 1808, trazendo o desenvolvimento em

95

Geografia Urbana I

diversas reas. O prncipe D.Pedro era ainda uma criana. Torna-se imperador e em 1822 proclama a independncia poltica do Brasil.

O CICLO DA BORRACHA
Vejam este outro ciclo importante! No incio do sculo XIX, o ouro j estava em decadncia e outro ciclo econmico passa a revolucionar a vida no Norte do Brasil, aumentando de maneira estupenda a sua populao. o ciclo da borracha:
Em 1830, Manaus se chamava Barra e era uma vila de trs mil habitantes. Em 1880, a cidade tinha 50 mil habitantes e exportava doze mil toneladas de borracha para a Europa. A terrvel seca de 1877-79, no Cear, provocara um fluxo migratrio para o Amazonas e os retirantes viraram seringueiros, esvaindo a selva de oito milhes de rvores espalhadas por trs milhes de quilmetros quadrados. As ruas, hotis e cafs de Manaus fervilhavam, repletas de banqueiros ingleses, investidores americanos e prostitutas francesas. A cidade tinha trezentos telefones, dezesseis quilmetros de linhas de bondes eltricos e trs linhas de navegao que ligavam Europa e aos EUA. Em 1896, foi inaugurado um dos primeiros teatros do Brasil, o fabuloso Amazonas, decorado com opulncia. Mas em 1904, quando Manaus estava no znite, exportando 80 mil toneladas de borracha por ano, as sete mil sementes de seringueira que o ingls Henry Wickham contrabandeara trinta anos antes enfim brotavam na Malsia. Em breve, fariam a produo brasileira ruir como um castelo de cartas. Em 1906, Manaus havia virado quase uma cidadefantasma. (BUENO, 2003, P.167) (Grifo nosso).

O CICLO DO CAF
Abrimos aqui parnteses para fazermos um retrocesso no tempo e falarmos de outro ciclo. No sc.XVIII, antes de a independncia acontecer, o caf chega ao Brasil, movimentando o comrcio Em 1727, o oficial portugus Francisco de Mello Palheta retornou da Guiana Francesa trazendo as primeiras mudas da rubicea que mudaria a histria do Brasil econmica, poltica, social e ecologicamente. (Idem, p.197) A produo de caf movimentou o comrcio, no Brasil, e principalmente, no Sudeste, sua participao na economia fortaleceu a regio. Aumentou a migrao entre as regies, impulsionou a urbanizao, gerou as melhorias nas cidades, tudo isso em decorrncia da exportao deste produto. Entre 1821 e 1830, o caf respondia por apenas 18% do total das exportaes brasileiras. De 1831 a 1870, passou a ser responsvel por
96

Brasil: uma viso geral do processo de formao...

Aula

50%. A partir de 1871, o Brasil comeou a colher cerca de cinco milhes de sacas por ano a metade da produo mundial. O caf gerou uma nova classe social e a seguir poltica. Fez o pas criar ferrovias e aparelhar os portos do Rio e de Santos. Mais tarde incentivaria a vinda dos trabalhadores assalariados e derrubaria o imprio que ajudara a tornar fulgurante.(Idem, p. 198) (Grifo nosso). Como vocs veem, a produo e exportao do caf transformou a economia e as cidades onde existiam os grandes cafezais. Com a abertura de novas estradas e ferrovias, o comrcio e a migrao se intensificou, estimulando a urbanizao e o surgimento necessrio da classe operria assalariada, visto que se multiplicaram as fbricas e os depsitos de caf, como tambm o sistema bancrio. Assim, o territrio foi sendo definido, com suas diferentes economias e inovaes nas foras produtivas. S na primeira metade do sculo XIX, segundo Celso Furtado, que ocorre a definio do territrio brasileiro e a sua efetiva independncia poltica. A primeira metade do sculo XIX constitui um perodo de transio durante o qual se consolidou a integridade territorial e se firmou a independncia poltica. (Idem, 1920, p.37). A partir da metade do sculo XIX, passa a ocorrer a consolidao do territrio brasileiro, devido sedimentao da economia, baseada, principalmente, na produo e no comrcio internacional do caf, primeiramente com os Estados Unidos, que era o seu principal importador.

O CICLO DA CANA-DE-ACAR
Vamos aos engenhos, meus alunos. A expanso e ocupao do territrio se deram de forma irregular, pois sua vastido e as condies precrias da poca no permitiam realizar uma ocupao uniforme em todas as regies, tornando algumas reas mais desenvolvidas que outras. Das reas ocupadas, as que mais prosperavam eram Olinda/Recife e Salvador, tanto pelo aumento da populao, quanto pela produo econmica, uma vez que produziam acar, desenvolviam a pecuria e tambm uma agricultura de subsistncia. A cana-de-acar desenvolvida no Nordeste foi destinada ao mercado da Europa. Com o aumento da produo do acar e para atender ao consumidor europeu, foi necessrio mais mo-de-obra. Assim, o indgena foi forado a trabalhar como escravo, devido necessidade de aumentar o ritmo da produo, mas os ndios se revoltam e fogem. Tambm por motivo de costumes, os ndios no se adaptavam s condies de trabalho forado e de ritmo acelerado. Com isto, a produo caiu e foi necessrio utilizar a mo-de-obra dos africanos.

97

Geografia Urbana I

A economia aucareira ficou to dependente do aporte de escravos negros que, ao conquistarem Pernambuco, os holandeses trataram de conquistar tambm Angola, porque, dizia-se, Pernambuco o acar, o acar o negro e o negro Angola. (ANDRADE, 1999, p.29). Vrias unidades de produo de acar se estenderam pelo Nordeste, onde cada engenho era constitudo pela casa-grande, que ficava na parte mais alta e pela senzala, na parte baixa, onde os negros dormiam, descansavam e s vezes danavam um pouco. Os grandes engenhos eram construdos s margens de grandes rios ou lagoas, as terras eram vastas para a produo da cana-de-acar, para criar gado e algumas culturas como milho, mandioca e legumes em geral. A cultura da cana-de-acar favoreceu o crescimento de vrias reas que foram se urbanizando, como Salvador e Olinda. Estes centros eram muito concorridos e disputados por franceses, portugueses e outros povos europeus. Neste processo de colonizao e conquistas territoriais, novos centros urbanos foram sendo estruturados, bem como ocorreu a formao de um territrio, que ficou mais ou menos definido, embora pela sua vastido no se podia comandar e sustentar as populaes que tinham funes de organizar e doutrinar as populaes autctones. A colonizao se estendeu de tal forma de Norte ao Sul, que foram redistribudas as terras atravs de sesmarias, objetivando controlar o territrio, sua populao e produo. No sculo XVIII, a expanso portuguesa foi ampliada e consolidada ao Norte, com a ocupao da Amaznia, levando o homem e o gado a reas muito distantes, como o atual territrio do estado de Roraima, barrando o avano de outros colonizadores, e ao Sul, tentando estender o territrio at o rio do Prata, com a criao da Colnia do Sacramento. Fracassada a poltica platina, trataram de povoar o litoral sul, levando para l os colonos aorianos afeitos pesca e agricultura familiar. (Idem, p. 36). Percebem como foi um processo complexo o de ocupao e formao do territrio brasileiro? A colonizao ocorreu mediante vrias lutas e guerras por terras e matria-prima. De Norte a Sul, o territrio foi sendo organizado, segundo as intenes dos reis europeus. Neste sentido, a estrutura do territrio sofreu inmeras influncias de vrias naes, com interesses diferentes dos povos autctones. No sculo XIX, o Brasil passou de colnia a imprio; a coroa portuguesa, mantendo o interesse e a necessidade de ter um territrio para continuar o seu poder, envia a famlia real para o Brasil, onde se instalou e tornou o territrio independente da Europa (1822).

O CONTURBADO SCULO XIX NO CENRIO MUNDIAL


Neste perodo, sculo XIX, o mundo estava passando por vrias transformaes, decorrentes das inovaes tcnicas e cientficas da Revolu98

Brasil: uma viso geral do processo de formao...

Aula

o Industrial, que fizeram crescer as cidades na Europa e estendem a colonizao para as regies da sia, como foi o caso da ndia, que sofreu fortemente a colonizao britnica. Com isto ocorreu a urbanizao (Box )Processo de migrao constante da populao das reas rurais para as cidades) e as populaes das cidades aumentavam cada vez mais e com isto havia a necessidade de novas terras para povoar e distribuir uma populao pobre e at de criminosos. Assim, vrias migraes de povos europeus e asiticos chegaram ao Brasil. No final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, a Inglaterra estava passando por grandes transformaes na vida urbana. O processo de mudanas decorrentes da Revoluo Industrial tinha estimulado a concentrao populacional nas cidades e com isto surgiu um grande contingente de desempregados e miserveis, surgindo e expandindo as revoltas tpicas de reas urbanas, tais como busca por melhores salrios, protestos contra as pssimas condies de moradias e dos altos impostos, que no eram empregados na melhoria da infra-estrutura urbana, como esgoto, fornecimento de gua potvel, pavimentao das ruas etc. Neste mesmo perodo, as fbricas e indstrias se multiplicam por vrias regies, produzindo mais ainda desempregos e um exrcito industrial de reserva (MARX), o que fez aumentar os protestos por melhores condies de trabalho e surgem, tambm, as revoltas contra as mquinas, o movimento Lunista ou o Ludismo Este movimento se espalhou por toda a Inglaterra, E nos anos de 1811 e 1812 ocorreram em todo o pas manifestaes desse tipo que, em homenagem ao gesto inaugural de Ludd, recebem o nome de ludismo.(TOTA; BASTOS, 1994, P. 114) . Foi dentro deste contexto de revoltas e de crescimento urbano e populacional, que surge, tambm, na Inglaterra as idias de controle de natalidade. Para Thomas Robert Malthus, a causa da misria das populaes pobres era decorrente do prprio aumento populacional, principalmente desta classe. Assim ele escreve seu Primer Ensayo la Poplacin em 1798: em 1803, publica sua segunda edio, ampliada e reelaborada.((DAMIANI, 1991, p11-12). Estas idias provocaram vrias tentativas de controlar o aumento da populao mundial e principalmente da populao urbana na Inglaterra.
Segundo ele, a causa verdadeira dessa misria humana no era a sociedade dividida entre proletrios e trabalhadores, entre ricos e pobres. A misria seria, na verdade, um obstculo positivo, que atuou ao longo de toda histria humana, para reequilibrar a desproporo natural entre a multiplicao dos homens o crescimento populacional e a produo dos meios de subsistncia a produo de alimentos. (Idem, p. 13).

8
Ludismo Foi originado no Sc. XIX na Inglaterra, na cidade de Nottingham quando um operrio, Ned Ludd, convencido de que as mquinas eram a causa da misria de sua classe, destri todos os teares de uma fbrica de tecidos).

99

Geografia Urbana I

Ainda segundo o mesmo autor, se fossem dadas as condies de melhoria das vidas dos pobres eles se multiplicariam cada vez mais rpido, a pobreza se alastraria e o Estado iria falncia, conforme ele mesmo descreve:
Uma sociedade igualitria estimularia nascimentos, dessa forma estendendo a todos a pobreza. A luta pela sobrevivncia, nessas condies, faria triunfar o egosmo. Malthus discorda, inclusive da assistncia do Estado aos pobres, considerando-a nefasta, porque diminuindo a misria a curto prazo, favorece o casamento e a procriao dos indigentes.(Idem, p. 14).

Como vimos, suas idias eram absurdas, mas, mesmo assim, so implantadas por vrios governos no mundo. Posteriormente, surgiram vrios crticos de suas teses e o controle da populao passou a ser criticado, mas os pases criaram leis para control-las, como hoje o caso da China. As anlises e os estudos feitos por economistas, gegrafos e estatsticos comearam a revelar outro quadro da populao mundial. Foi criado o crescimento vegetativo, que a diferena entre as taxas de nascimento e de mortalidade. Os pases que evoluram mais rpido no processo de melhoria da qualidade de vida fizeram diminuir a mortalidade, a principio, mas a sua populao continuou aumentando. Posteriormente, alm das taxas de mortalidade, tambm, caram as taxas de natalidade, provocando o envelhecimento de suas populaes, como ocorre hoje em pases europeus. Com as inovaes na Medicina e as vacinas, como tambm a melhoria progressiva de infra-estrutura bsica, como esgoto, pavimentao, drenagem, as epidemias comearam a ser controladas, pelo menos na Europa. Isto fez carem as taxas de mortalidade e aumentarem as de natalidade . Portanto era necessrio distribuir a populao para as demais regies que estavam sendo ocupadas. O capitalismo imperialista necessitava, cada vez mais, de mercado consumidor e de mo-de-obra barata. Dentro deste contexto que o territrio brasileiro foi sendo estruturado, agora com a independncia poltica, mas em bases econmicas imperiais. Durante o sculo XIX e incio do sculo XX, o territrio brasileiro passou por vrias transformaes em que o povoamento do interior foi intensificado pela abertura de milhares de estradas e construo de pontes, alm da instalao de uma grande rede ferroviria nacional, seguindo a influncia da ferrovia americana, que tinha feito muito sucesso com a conquista do Oeste e o que provocou o seu povoamento. No Brasil, outras fontes de matria-prima se destacaram na poca, como o ouro que estava se esgotando e o incio da plantao de algodo e borracha. Entretanto, o comrcio da borracha entrou em crise no final do sculo XIX. No incio do sculo XX, tentaram realizar vrios

100

Brasil: uma viso geral do processo de formao...

Aula

projetos em busca de manter o comrcio e a produo, mas j existia concorrncia na sia, onde a borracha tinha melhor qualidade e era mais barata. Inclusive
Houve tentativas de recuperao nos anos 30, quando o milionrio americano Henry Ford instalou no Tapajs os enclaves de Belterra e Fordlndia para a cultura de seringueira, mas os projetos no tiveram sucesso e ele retirou-se da rea. (ANDRADE, 1999, p.37)

Isto reflete uma das tentativas de expandir a produo e o comrcio de um dos produtos nacionais, mostrando o interesse do capitalismo internacional em e criar novas filiais no Brasil. Outro produto que foi de grande importncia para a economia brasileira, na poca, e que o Brasil grande exportador, foi o caf que teve origem na sia e que se adaptou s condies de solo e clima, no Sudeste do Brasil, mais especificamente em So Paulo. O caf e a cultura do algodo foram plantados em outras regies que favoreceram o povoamento e marcaram presena significativa na economia do Sudeste e Sul do Brasil. Desta forma, a expanso do comrcio do caf deslocou o centro econmico do Nordeste para a regio Centro-Sul do Brasil.

AS REBELIES E REVOLTAS
No sculo XIX, em meio ao crescimento urbano e aumento populacional favorecido pelas migraes, outras questes mudam os rumos das preocupaes. Proliferam, por vrias regies do pas, rebelies e revoltas que marcaram parte do sculo XIX e revelaram grandes insatisfaes, tanto dos negros, como dos brancos sem posses. Entre elas, podemos destacar a cabanagem, contestao poltica ocorrida no Par, organizada pela populao pobre, que tentaram derrubar o poder de uma provncia em 1837, mas pouco tempo depois foram derrotados. Na mesma poca, em 1835, ocorreu a revolta do mals, em que os negros muulmanos de Salvador organizaram a maior rebelio de escravos ocorrida no Brasil. Outra revoluo ocorreu no Rio Grande do Sul, entre os liberais e conservadores contra a centralizao poltica do imprio Brasil. Na Bahia, ocorreu outra revolta, quando os liberais se revoltaram contra o centralismo do Rio de Janeiro e utilizaram at armas para defender o direito autonomia provincial. J no Maranho, onde a economia se baseava no algodo e na pecuria, ocorre a balaiada, que foi uma revolta liderada por escravos, pobres e semi-assalariados brancos e mulatos que no suportavam mais a misria em que viviam, as condies de trabalho e o salrio irrisrio, alm da humilhao por parte dos patres, ricos e polticos. Outras guerras (como a guerra do Paraguai) e outras revoltas como a de Canudos (ocorrida na Bahia nos ltimos anos do sculo XIX, liderada
101

Geografia Urbana I

por Antonio Conselheiro) marcou a ltima tentativa de se fazer uma sociedade igualitria, sem impostos, sem propriedades, onde todos plantavam e colhiam em igualdade, mas foram massacrados pelo exrcito. Inclusive o poeta Euclides da Cunha escreveu o livro Os Sertes, onde escreveu sobre Canudos e se tornou uma grande obra literria. Em contradio com a ao repressiva sanguinria do exrcito, foi assinada, em 1888, a Lei urea, que decretou o fim da escravido no Brasil. Mas mesmo assim, por vrios anos continuaram traficando escravos de forma clandestina. Com o fim do trfico negreiro, em 1850, a mo-de-obra comeou a ficar escassa e pagar ao negro livre se tornou um grande problema para os senhores de engenhos e donos de fazendas. Com o pagamento viria o prejuzo e, alm disto, foi criada a Lei das terras, tambm em 1850, a nova Lei de Terras proibia a aquisio de terras pblicas por qualquer outro meio que no fosse a compra, na esperana de por fim nas formas tradicionais de adquirir terras mediante a ocupao e doaes da Coroa.(FLORIDO, 1999, fascculo 7, p. 443). De forma geral foi assim que se estruturou o territrio brasileiro, atravs de guerras, revoltas e conflitos. Todos estes acontecimentos refletiam os fatos histricos que estavam ocorrendo na Europa e nos Estados Unidos, principalmente. A Revoluo Francesa, ocorrida em 1789, influenciou tambm no Brasil as idias de independncia e justia, ocorrendo a inconfidncia mineira. Mas o movimento foi derrotado por traio de um dos membros. No final do sculo XIX, o Brasil tinha passado de uma economia escravista para o inicio de uma economia de trabalho assalariado. Isto deu outro impulso para a populao e para o crescimento urbano, que foi estimulado pelas imigraes, o que forneceu milhares de mo-de-obra, e tambm como conseqncia da Revoluo Industrial foi instalada a indstria txtil no Brasil e ocorreram vrias transformaes nas tcnicas de produo, ano a no, o que estimulou mais ainda a urbanizao dos centros maiores. No final do sculo XIX, as cidades passaram por vrias reformas urbanas, tais como: iluminao, ruas mais largas, novas praas e novos jardins; o abastecimento de gua melhorou e se expandiu pelas cidades.
Em 1872 as ruas de So Paulo receberam iluminao a gs. Antes at, Recife era servida pela linha de bondes. Dessa data at 1895 sistemas de transportes coletivos foram implantados em vrias capitais, como Salvador, So Luis e So Paulo. Em 1870 j existia a comunicao telegrfica entre as principais cidades do pas e tambm entre o Brasil e a Europa.(Idem, fascculo 9. p.544-545).

102

Brasil: uma viso geral do processo de formao...

Aula

A VIDA URBANA NO SCULO XX


O processo de melhoria da infra-estrutura urbana fez com que a migrao para as cidades maiores fosse cada vez mais crescente. Assim, a populao das cidades aumentava rapidamente e com ela crescia o conflito inerente a uma sociedade de classes, uma vez que a grande maioria no tinha condies de usufruir destas benesses urbanas, assim. Claro que comeou a surgir tambm a diferenciao do espao urbano. Onde havia o melhoramento pblico eram erguidos as ricas residncias e o comrcio, ou vice-versa. As camadas mais pobres acabavam afastadas para a periferia, e surgiam assim os primeiros bairros operrios, (Idem, Fascculo 9. p.545) Com a proliferao de vrios bairros operrios, ia- se formando uma periferia urbana nos grandes centros, o que propiciou a formao de uma estratificao social em vrias regies do Brasil, at que, no sculo XX, outros problemas passaram a surgir, decorrentes da grande concentrao populacional nas grandes cidades. As epidemias surgiam e matavam milhares, como a dengue, a varola e outras que interferiram no controle populacional. No inicio do sculo XX, o Brasil passou por novas transformaes nas suas relaes de produo, pois foi dado incio a um processo de industrializao, influenciado pelas inovaes tecnolgicas, ocorridas na Europa, psRevoluo Industrial. Assim, foi iniciada a expanso industrial com iniciativa dos governos locais, mas tambm graas ao financiamento de capitais estrangeiros. Proliferaram as ferrovias por grandes extenses e os bondes passaram a ser freqentes nas grandes cidades do Brasil. A maioria das fbricas era artesanal, como as de ferraduras, mas tambm surgiram fbricas de tecelagem, metalurgia e a indstria automobilstica comea a operar no Brasil. O Brasil, que tinha passado por vrios ciclos de produo, tais como o aucareiro, depois a pecuria. Mais tarde, o ciclo da borracha, do algodo e posteriormente do ouro, que entra em decadncia e a economia passou a ser sustentada, na produo e exportao do caf at o incio do sculo XX. No inicio do sculo XX, o Brasil tinha grandes estoques de caf para o mercado interno e internacional; ento os produtores continuaram a expandir suas plantaes, mas comearam a surgir os problemas, visto que os bancos internacionais no estavam mais financiando os produtores de caf. Comeava a crise da bolsa de valores nos Estados Unidos. No ano de 1929, esta crise chega a nveis catastrficos e ocorre a quebra da bolsa de valores de Nova York. Com isto, o preo da saca de caf caiu radicalmente, acarretando a falncia de vrios produtores no Brasil e a economia entrou em crise. Mas, na dcada de 1930, o Brasil procurou com sua prpria estrutura econmica, poltica e financeira, sair da crise e no final desta dcada j estava com uma economia mais slida, determinando uma diviso territorial do trabalho.

8
Diviso Territorial do Trabalho a diviso que existe entre os pases ricos e pobres, no sentido da qualificao da sua mo-deobra. Os territrios existentes nos pases ricos foram sendo qualificados como pases exportadores de produtos industrializados, desde a Idade Moderna, e mode-obra especializada. J os pases do sul, com exceo da Austrlia, foram sendo impedidos de acompanhar este processo e, portanto, continuam, at hoje, sendo consumidores de produtos industrializados mais avanados e exportadores de produtos industrializados de segunda e at terceira categorias e ainda exportadores de produtos primrios. A mo-deobra dos pases do sul continua, na sua grande maioria, desqualificada ou pouco qualificada. Historicamente, no Brasil, foi sendo configurada esta separao entre as regies nordeste e norte subdesenvolvidas/ agro-exportadoras e o centro-sul desenvolvido e industrializado.

103

Geografia Urbana I

Nos primrdios da dcada de 30 deste sculo, na seqela da Revoluo, o Estado intervir na economia aucareira do pas como um todo, criando o instituto do acar e do lcool, cuja misso primordial era na verdade estabelecer uma diviso regional do trabalho da atividade aucareira em todo pas, emergindo j com muita fora a produo de acar nos Estados de So Paulo e do Rio de Janeiro. (OLIVEIRA, 1993, p.67).

Assim, alm da formao do territrio nacional, as elites dominantes, no Brasil, tambm definiram desde o incio do sculo XX, qual regio deveria se desenvolver e qual continuaria dependente. Portanto, a configurao de uma diviso territorial do trabalho, no Brasil, estava sendo implantada, e foi sendo consolidada at hoje.
O desenvolvimento industrial da regio de So Paulo comeou a definir, do ponto de vista regional, a diviso regional do trabalho na economia brasileira, ou mais rigorosamente, comeou a forjar uma diviso regional do trabalho nacional, em substituio ao arquiplago de economias regionais at ento existentes, determinadas, sobretudo com suas relaes com o exterior.(Idem, p.74).

Neste contexto, foram criados vrios rgos regionais, como a Sudene ( Superintendncia e Desenvolvimento do Nordeste), no Nordeste, em 1959 e outros, nas demais regies, com planejamentos peridicos e investimentos diferenciados nos parques industriais e na construo de portos, etc.2

CONCLUSO
Como vimos, nesta aula, a delimitao e formao do territrio brasileiro, comearam a partir do sculo XVI. O processo de ocupao e colonizao comeou pelo seu litoral, com o desmatamento e conhecimento da populao autctone. Do ponto de vista econmico, o Brasil passou por vrios ciclos, tais como: o da cana-de-acar, o da criao do gado, o ciclo do algodo e da borracha, e mais tarde o ciclo da minerao. Neste sentido, o territrio foi sendo ocupado tanto ao longo de seu litoral, como tambm de seu interior. O processo de desenvolvimento da economia estimulou a sua urbanizao que, no final do sculo XIX, impulsionada pelas novas indstrias e mo-de-obra migrante, deu novo impulso economia e ao surgimento de novas cidades. Para concluir, constatamos que o Brasil passou por grandes mudanas no seu territrio e que alm de acelerar o aumento da populao, o desenvolvimento industrial tambm disparou. Evidentemente, a dependncia do capital internacional se aprofundou e a diviso internacional do trabalho colocou o Brasil no contexto mundial de desenvolvimento diferenciado das foras produtivas.
104

Brasil: uma viso geral do processo de formao...

Aula

RESUMO
Estudamos nesta aula o processo de surgimento e formao do territrio brasileiro. Analisamos como ocorreu a sua ocupao, revelando os diversos ciclos econmicos pelo qual o Pas passou, tais como o da canade-acar, o processo de interiorizao do Nordeste, com a criao do gado, de maneira extensiva. Revelamos tambm como os ciclos da borracha e do algodo deram outra feio economia de seu territrio, despertando para os industriais de outros pases a riqueza natural do Brasil. Vimos tambm como o processo de povoamento e da interiorizao das regies Sudeste e Sul mostraram a importncia que os bandeirantes tiveram nesta conquista. Foi analisado tambm como a minerao, e principalmente, o ouro do Brasil, serviram para que ajudasse a Inglaterra a se consolidar como potncia imperialista. Aps a decadncia do ouro, de inmeras guerras e rebelies ocorridas, o Brasil se tornou imprio, em 1822, por interesses da famlia real em se manter no poder, com privilgios, neste territrio e continuar com o apoio da Inglaterra. No incio do sculo XX, com a quebra da bolsa de valores de Nova York (1929), o Brasil perde o poderio econmico que a produo e exportao de caf davam ao Pas. Entretanto, na dcada de 1930, os grupos oligrquicos e empresrios se organizam e estruturam a economia e na dcada de 1940 h um novo impulso urbano e industrial. Assim, o territrio brasileiro estava consolidado e as suas regies mais ou menos definidas. Neste perodo, proliferaram as pequenas cidades, ao redor das grandes e pequenas metrpoles, sendo formadas vrias redes urbanas com o crescimento da hierarquia urbana nacional.

ATIVIDADES
Descrever o processo de formao do territrio brasileiro, exemplificando os diversos ciclos econmicos, dando destaque para o processo de urbanizao.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Para melhor entender o processo de estruturao do territrio brasileiro, necessrio fazermos um aprofundamento das leituras tanto de Celso Furtado, como de Caio Prado Jnior. Estes autores so reconhecidos internacionalmente pela solidez de seus estudos e

105

Geografia Urbana I

teses levantadas. Assim precisamos aprofundar o estudo destes autores para solidificar o entendimento do contedo desta aula. Outro livro que completo e que no pode deixar de ser relido o livro organizado por Jurandir Ross, que disseca o Brasil em todos aspectos geogrficos e de grande complementao histrica. Portanto, apenas esboamos algumas idias sobres esta temtica.

AUTO-AVALIAO
Sou capaz de compreender as fases por que passou a economia no Brasil do sculo XVI ao sculo XX? Percebo a importncia dessas fases para o desenvolvimento das cidades? Vejo que as caractersticas das cidades resultam do seu processo de ocupao?

REFERNCIAS
ANDRADE, Manuel Correia de. A federao brasileira: uma anlise geopoltica e geo-social. So Paulo: contexto. 1999. BUENO, Eduardo. Brasil: uma histria. 2 ed. So Paulo: tica, 2003. DAMIANI, Amlia Lusa. Populao e Geografia. So Paulo: contexto, 1991. FLORIDO, Janice. Coleo Brasil 500 anos, v. 7. So Paulo: Nova cultural, 1999. FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. 27 ed. So Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1998. OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma Religio: Sudene, Nordeste, planejamento e conflitos de classes. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

106

Aula
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAO E A URBANIZAO DO BRASIL, E SUA DEPENDNCIA DO CAPITALISMO INTERNACIONAL APS OS ANOS CINQUENTA
META
Expor como ocorreu o incio da industrializao no Brasil, descrevendo o processo de urbanizao e produo do espao nacional.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: entender o processo pelo qual passou o Brasil no incio da industrializao, a partir da dcada de 50. analisar como o Brasil se tornou mais ainda dependente do capitalismo internacional. descrever o desenvolvimento da industrializao brasileira e como esta influenciou de maneira decisiva no processo de urbanizao.

PR-REQUISITOS
Ter estudado o incio do processo de formao do territrio brasileiro, mediante o processo de colonizao com seus vrios ciclos econmicos e o surgimento das redes urbanas.

Muitas cidades se desenvolveram pautadas no ideal moderno como o caso do Rio de Janeiro (Fonte: http://www.efdeportes.com).

Geografia Urbana I

INTRODUO
Ol, pessoal! Nesta 9 aula vamos estudar como ocorreu o incio do processo de industrializao no Brasil. Para isto, analisaremos o processo de crescimento urbano pelo qual passou o Brasil a partir do final do sculo XIX. Como estudamos nas aulas anteriores, o Brasil, como as demais regies mundiais, foram, historicamente, recebendo as influncias e determinaes do capitalismo internacional. Durante o processo pelo qual o Brasil estava organizando o seu territrio, entre o sculos XVI e XIX, o modo de produo capitalista estava sofrendo alteraes em suas relaes de produo. Essas alteraes ocorreram com a passagem da fase do capitalismo comercial para a fase industrial. As transformaes ocorridas, inicialmente na Europa e depois na Amrica do Norte, mediante as mudanas do capitalismo internacional, reforado pelas transformaes que influenciadas pela Revoluo Francesa e pela Revoluo industrial, interferiram de maneira direta nos rumos da economia brasileira. A economia brasileira, que desde a formao de seu territrio foi dependente, vem sendo desenvolvida, recebendo influncia das naes hegemnicas europias. Assim, vamos estudar o processo pelo qual passou o Brasil para a formao de seu parque industrial e a as consequncias desses fatos na sua populao e no processo de urbanizao.

Capa do livro A industrializao no Brasil (Fonte: http://literatura.moderna.com.br).

108

O processo de industrializao e a urbanizao do Brasil...

Aula

O Brasil, que tinha passado por uma economia escravista e agro-exportadora, desde o sculo XVI, mudou para uma economia de trabalho assalariado, no final do sculo XIX. Isto deu outro impulso ao aumento da populao e ao crescimento urbano, que foi estimulado pelas imigraes, o que forneceu muita mo-de-obra. Como consequncia da Revoluo Industrial, o Brasil passou tambm por vrias transformaes no seu desenvolvimento tcnico, cientfico, de sade, urbano e econmico. Como reflexo dessas transformaes, o Brasil recebeu financiamentos estrangeiros e a influncia poltica para a formao de seu parque industrial. Assim, como exemplo, foi instalada a indstria txtil no Brasil, favorecida pela oferta de mo-deobra, tanto nacional quanto estrangeira (decorrente da imigrao estrangeira). Por outro lado, ocorreram vrias transformaes nas tcnicas de produo, ano a ano, que estimularam mais ainda a urbanizao, e isto ocorreu com maior intensidade nos centros maiores. No final do sculo XIX e incio do sculo XX, as cidades passaram por vrias reformas urbanas, tais como: iluminao, (Imagem: Moinho de trigo Matarazzo: Em 1900, com os postes de iluminao, Brasil 500 anos, vol. 11, p.647) foram construdas ruas mais largas, novas praas com jardins, o abastecimento de gua melhorou e foi expandido por vrios bairros das cidades.
Em 1872 as ruas de So Paulo receberam iluminao a gs. Antes at, Recife era servida pela linha de bondes. Dessa data at 1895 sistemas de transportes coletivos foram implantados em vrias capitais, como Salvador, So Luis e So Paulo. Em 1870 j existia a comunicao telegrfica entre as principais cidades do pas e tambm entre o Brasil e a Europa. (FLORIDO, fascculo 9. p. 544-545- 1999).

Esse processo de melhoria da infra-estrutura urbana fez a migrao para as cidades crescer de maneira mais veloz, principalmente nos centros urbanos maiores. Logo, a populao das cidades aumentava rapidamente e, com ela, cresciam os conflitos inerentes a uma sociedade de classes (ver conceito em K. Marx). A grande maioria no tinha condies de usufruir destas benesses urbanas, assim Claro que comeou a surgir tambm a diferenciao do espao urbano. Onde havia o melhoramento pblico eram erguidas as ricas residncias e o comrcio, ou vice-versa. As camadas mais pobres acabavam afastadas para a periferia, e surgiam assim os primeiros bairros operrios, ( Idem, p.545) Com a proliferao de vrios bairros operrios, ia- se formando uma periferia urbana nos grandes centros, o que propiciou a formao de uma estratificao social em vrias regies do Brasil, at que, no sculo XX, outros problemas passaram a surgir, decorrentes da grande concentrao populacional nas grandes cidades. As epidemias surgiam e matavam milhares, como a dengue, a varola e outras que interferiam no controle
109

Geografia Urbana I

populacional. No comeo do sculo XX, a varola tornou-se uma epidemia no Brasil; ento o governo, a pedido do mdico Osvaldo Cruz, tornou obrigatria esta vacina. Porm, o povo no foi suficientemente esclarecido e por isso ocorreram revoltas no Rio de Janeiro. Em 31 de outubro de 1904, o Congresso aprovou a lei que tornava obrigatria a vacina antivarola, aplicada com sucesso na Europa, mas desconhecida no Brasil.(Idem, vol.10, p. 622). No inicio do sculo XX, o Brasil passou por novas transformaes nas suas relaes de produo, pois foi dado incio a um processo de industrializao influenciado pelas inovaes tecnolgicas, ocorridas na Europa, ps-Revoluo Industrial. Assim, iniciou-se a expanso industrial com iniciativa dos governos locais, mas tambm graas ao financiamento de capitais estrangeiros. Neste sentido, proliferaram as ferrovias por grandes extenses e os bondes passaram a ser frequentes nas maiores cidades do Brasil.(Mostrar imagens do Recife e Rio de Janeiro do incio do sc. XX) Nesta poca, a maioria das fbricas eram artesanais, como as de ferraduras, mas tambm surgiram fbricas de tecelagem, metalurgia, e a indstria automobilstica, que comea a se instalar no Brasil.
Foi nessa poca tambm que a indstria automobilstica se estabeleceu no Brasil. Na dcada de 20 as empresas norte-americanas Ford e General Motors instalaram na cidade de So Paulo, oficinas para montagem de veculos com peas importadas de suas matrizes. Aos poucos, algumas peas, ou partes dos veculos, passaram a ser fabricadas nessas oficinas. (Idem, vol. 11, p. 648).

O Brasil tinha passado por vrios ciclos de produo, tais como o aucareiro, depois a pecuria, mais tarde pelo ciclo da borracha, do algodo e posteriormente do ouro, que entrou em decadncia, no final do sculo XIX, todos eles baseados no comrcio agro-exportador. Assim, a sua economia passou a ser sustentada na produo e exportao do caf at o incio do sculo XX. O processo de desenvolvimento da economia estimulou a sua urbanizao, que, no final do sculo XIX, impulsionado pelas novas indstrias e mo-de-obra migrante, deu nova fora economia e ao surgimento de novas cidades. Nesse sentido, constatamos que o Brasil passou por grandes mudanas no seu territrio e que, alm de acelerar o aumento da populao, o seu desenvolvimento industrial tambm disparou. Evidentemente, a dependncia do capital internacional se aprofundou e a diviso internacional do trabalho colocou o Brasil no contexto mundial.
A nova ordem econmica originou significativas mudanas territoriais onde se implantou, e, dentre elas, podemos apontar o intenso processo de urbanizao, no somente pelo crescimento

110

O processo de industrializao e a urbanizao do Brasil...

Aula

demogrfico das cidades criadas pelo caf. Apoiada pela expanso dos grandes eixos ferrovirios para oeste, So Paulo esteve na liderana desse processo. A implantao da ferrovia no somente contribuiu para mudana na paisagem geogrfica como foi um importante fator de modernizao das relaes de trabalho. Esse novo tipo de transporte e de tecnologia criou uma demanda de mo-de-obra qualificada incompatvel com a sociedade escravocrata. (SCARLATO, 2005, p.343).

Desta maneira, o Brasil foi- se enquadrando na nova diviso internacional do trabalho. Deixou de ser apenas fornecedor de matriaprima e mo-de-obra escrava e desqualificada, para ser um pas exportador de produtos industrializados, tendo ainda um certo percentual de sua populao de mo-de-obra especializada. Em relao ao crescimento da populao, no Brasil, podemos destacar os principais centros urbanos, no final do sculo XIX, no incio do sculo XX e no ano 2000, com suas populaes. Evoluo Populacional das Cidades Brasileiras

Nesta tabela, Francisco Capuano Scarlato descreve as diferenas entre as populaes do Rio de Janeiro e So Paulo, por exemplo, demonstrando que ,em 1872, a populao de So Paulo era bem inferior a de outros centros urbanos como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belm etc. O Rio de Janeiro, no final do sculo XIX, mais especificamente em 1808, passou a ser a capital do Brasil, o que influenciou de forma decisiva para o crescimento vertiginoso de sua populao, entre 1872 e 1900, conforme tabela citada. Por outro lado, So Paulo, em 1872, tinha a menor populao, entre essas cidades citadas pelo autor, mas que, a partir de 1900, teve tambm um aumento estupendo em sua populao, que passou de

111

Geografia Urbana I

31.385, em 1872, para 239.820 habitantes, j em 1900. Como fatores deste aumento populacional, podemos descrever vrios, entre eles esto: A oligarquia nacional estava concentrada na regio Centro-Sul e tinha interesse em que essa rea prosperasse; ento, vrias medidas foram tomadas para favorec-la: acordos com empresas estrangeiras, com emprstimos, compra de mquinas, aberturas de estradas e pontes, pavimentao. Tambm foram instaladas nesta regio vrias indstrias, que foram estimuladas pela instalao da estrutura, para funcionar a rede eltrica; tambm existia uma enorme massa de trabalhadores que deixaram as fazendas de caf (que entraram em crise), como tambm o investimento e a habitao, criando novos bairros para os proletrios. Ocorreram tambm, entre o final do sculo XIX e inicio do sculo XX, um enorme processo migratrio de europeus para a Amrica e tambm para o Brasil que vieram em grande percentual de trabalhadores de empresas estrangeiras. O crescimento industrial impulsionava o aumento da populao.
Atualmente, apareceu um novo tipo de migrao estrangeira, acompanhando a industrializao dos pases subdesenvolvidos. So as migraes que chamamos de descendentes, isto , a chegada de tcnicos enviados pelas transnacionais e grandes firmas dos pases industrializados para assegurar a implantao e o funcionamento de indstrias criadas, em sua maioria, com capital formalmente originrio desses ltimos pases ou dependendo estreitamente deles, no campo da pesquisa industrial.(SANTOS, 1980, p.42).

Logo, isso tambm foi constatado no Brasil, onde milhes de estrangeiros se instalaram no Sudeste do Pas, e principalmente em So Paulo, cidade em que as indstrias aumentavam em nmero mais rpido. Essa mo-de-obra impulsionou o crescimento da populao, o que refletiu em aumento da necessidade de mais moradias localizadas nas periferias urbanas desses centros que se tornavam cada vez mais populosos. Na dcada de quarenta, o Brasil intensificou o investimento no campo industrial e o governo implantou um grande complexo industrial que serviria de base para outras indstrias de bens de consumo.
Em 1941 foi criada uma importante indstria no Sudeste: A CSN (Cia. Siderrgica Nacional), em Volta Redonda, com financiamento do Estado brasileiro. Sua criao fez parte de uma estratgia de dotar o Brasil de uma importante indstria de base, pois sem ela seria difcil a industrializao de outros bens de consumo durveis. A poltica nacionalista da poca estimulou tambm a criao da Fbrica Nacional de Motores, da Cia. Vale do Rio Doce e da Cia. De lcalis. Assim tambm tiveram crescimento as indstrias de laminados, cimento, papel, tecidos e pneumticos. (SCARLATO, 2005, p.350).

112

O processo de industrializao e a urbanizao do Brasil...

Aula

Aps a Segunda Grande Guerra, o Brasil j estava com uma gama de tipos de indstrias, que favorecia a sua ampliao para outros setores industriais. J poderia, por exemplo, produzir automveis no Brasil, pois o parque industrial de base estava pronto e as indstrias de consumo nodurveis se multiplicavam por outras regies, alm de So Paulo. A indstria continuou crescendo e o processo de urbanizao foi acompanhando esse crescimento, mas a partir da morte de Getlio Vargas, o processo industrial sofreu a falta de interesse poltico nacional. Vrios outros interesses entraram em cena que facilitaram a entrada de capitais estrangeiros e de filiais das indstrias estrangeiras. Assim, o processo industrial passa para outro patamar, com mais diversificao industrial e maior fora do capital internacional. Isso acarretou a instalao de milhares de pequenas indstrias que recebiam investimentos internacionais e a instalao, tambm, de inmeras filiais das multinacionais. Podemos citar como exemplo o caso das montadoras, Ford, General Motors, Volkswagen e Fiat, que se instalaram, a partir do Sudeste, e, posteriormente, foram sendo instaladas no Nordeste. A partir da dcada de cinqenta, o processo de industrializao se torna mias acelerado e com isso a urbanizao tambm toma outro impulso. Industrializao e urbanizao so fenmenos que se completam. Onde se instala um parque industrial ou uma rede de indstrias, as populaes passam a se concentrar em grande quantidade. Assim, foram-se formando as metrpoles, que so grandes cidades onde se concentra o poder econmico, com uma multiplicidade de servios e funes que estendem a sua influncia alm dos limites poltico-administrativos oficiais e tm relao econmica e social com vrias cidades sob o seu domnio. Portanto, para que uma grande cidade se torne uma metrpole, preciso que tenha certas caractersticas:
1. um crescimento que expande a cidade, prolongando-a para fora de seu permetro, e absorve aglomerados rurais e outras cidades. Estas, at ento com vida autnoma, acabam comportando-se como parte integrante da metrpole. Com a expanso e a integrao, desaparecem os limites fsicos entre os diferentes ncleos urbanos fenmenos chamado de conurbao; 2. a existncia de um centro histrico onde se concentram atividades de servios e a partir do qual surgem subcentros; 3. a dicotomia entre a existncia da cidade como espao edificado e estrutura poltico-administrativo. Em outros termos: Um nico espao edificado resultante da conurbao, porm com vrias administraes poltico-adminstrativas autnomas, como, por exemplo, So Paulo e o ABCD (Santo Andr, So Bernardo, So Caetano e Diadema). Cada uma dessas cidades tem seu centro administrativo- municipal autnomo e juntas formam uma conurbao. 4. fluxos de circulao de veculos com dois picos de maior

113

Geografia Urbana I

intensidade, normalmente no perodo da Recife e no final da tarde, formando o chamado fluxo pendular, atravessando mais de uma cidade. (Idem, 2005, p.432).

Conurbao a unificao da malha urbana de duas ou mais cidades, em conseqncia de seu crescimento geogrfico. Geralmente este processo d origem formao de regies metropolitanas. Contudo, o surgimento de uma regio metropolitana no necessariamente vinculado ao processo de conurbao.

Vejamos, meus alunos, So Paulo e Rio de Janeiro se tornaram metrpoles na dcada de cinquenta, devido proliferao do parque industrial. Com a industrializao, ocorre a proliferao de cidades mdias e menores ao seu redor, formando a conurbao (ver conceito) dessas reas urbanas. Portanto, em conseqncia disto, foi necessrio melhorar a infra-estrutura da rea, para minimizar os problemas que surgiam, em consequncia da grande concentrao populacional. Alm da infra-estrutura bsica, foram criadas escolas, hospitais, igrejas, postos policiais, bombeiros, como tambm a melhoria na pavimentao e criao de novas rodovias asfaltadas. A partir da dcada de cinquenta, o transporte ferrovirio comea a perder importncia, pois as cidades se multiplicam com intensa rede rodoviria, em mltiplas redes, onde as rodovias se tornam mais adequadas, at para serem construdas sobre montanhas. Com a multiplicao dos centros urbanos de vrios tamanhos, as rodovias se tornaram muito mais eficientes na circulao dos veculos de todos os tipos, como tambm na agilidade e rapidez com que se deslocavam as populaes e as mercadorias.
Com o processo de industrializao posterior aos anos 50, implantando no Brasil a era dos transportes rodovirios, desenhou-se um novo perfil para a expanso e o plano fsico das cidades. A maior flexibilidade da rodovia para se adaptar s condies de relevo e , conseqentemente, para desenvolver sua maior capacidade de disperso pelo territrio permitiu uma maior elasticidade para a expanso do fenmeno urbano pelo interior do pas, assim como para a expanso do plano das cidades em todas as direes. (Idem, 2005, p.430).

Com a proliferao das rodovias em todas as regies e todos os sentidos, o Brasil passou a multiplicar as cidades com populaes acima de um milho de habitantes. Portanto, em 1973, segundo Francisco Scarlato, o Congresso Nacional definiu nove regies metropolitanas, que so: So Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Belm, Fortaleza, Recife e Salvador. Com a consolidao das regies metropolitanas, comearam a ser definidos planos para a estruturao urbana dessas regies e suas reas de influncia. Foi neste perodo dos anos setenta, conhecido como poca do milagre brasileiro, que a indstria nacional deu um grande salto e as metrpoles cresceram de maneira assustadora. Na dcada de oitenta, aumentou a preocupao com o planejamento territorial. O Governo Federal traou o plano de desenvolvimento do territrio e passou a estabelecer o planejamento urbano como necessida-

114

O processo de industrializao e a urbanizao do Brasil...

Aula

de para controlar e coordenar o crescimento urbano e suas consequncias. Mas os planejamentos urbanos no resolveram o problema da urbanizao, pois a cada ano os problemas foram aumentando. Isso foi decorrente do prprio processo do capitalismo financeiro internacional, ao qual o Brasil est atrelado e historicamente dependente. O processo de financiamento e crescimento industrial provocou a urbanizao desenfreada. Como no existia a preocupao com as consequncias desses processos, naturalmente foram surgindo os problemas decorrentes desta acelerao e desordem urbana. O Brasil, historicamente, vem obedecendo fielmente a cartilha das multinacionais. Ento o caos urbano pelo qual o Brasil passa hoje decorrente deste fator. Os planejamentos urbanos realizados no Brasil so feitos mais para remediar do que para evitar o caos urbano que j existe, principalmente nas metrpoles nacionais e regionais. Portanto, os problemas das cidades contemporneas so mais complexos e esto associados ao binmio: industrializao X urbanizao, que moderno e intrnseco cidade de hoje.
A sociedade urbana se anuncia muito tempo depois que a sociedade no seu conjunto balanou para o lado do urbano (da dominao urbana). Vem ento o perodo em que a cidade em expanso prolifera, produto das periferias distantes (subrbios), invade os campos. Paradoxalmente, nesse perodo em que a cidade se estende desmensuradamente, a forma (morfologia prtico-sensvel ou material, de forma urbana) da cidade tradicional explode em pedaos. O processo duplo (industrializao-urbanizao) produz o duplo movimento: exploso-imploso, condensao-disperso (estouro) j mencionado. , portanto ao redor desse ponto crtico que se situa a problemtica atual da cidade e da realidade urbana (do urbano). (LEFEBVRE, 2001, p.72).

Dentro deste raciocnio, estamos analisando o processo de urbanizao e a proliferao das metrpoles no Brasil. A morfologia urbana est, a cada dia, tomando novas feies, o espao construdo e produzido recriado dia a dia, tornando a paisagem urbana com variaes constantes. Hoje metrpole sinnimo de desafio, como descrito por Marcelo Lopes de Souza, em seu livro O Desafio Metropolitano, onde o ele analisa vrias questes sobre a problemtica metropolitana, tais como o trfico de drogas, as redes urbanas, a geopoltica da criminalidade urbana, os problemas scio-espaciais,a degradao ambiental, os movimentos sociais urbanos, a fragmentao do tecido scio-espacial, a ingovernabilidade urbana etc.
Em uma poca em que a prpria palavra crise se desgasta lentamente, tantas so as crises reais ou supostas de que se ouve

115

Geografia Urbana I

diariamente falar ecolgica, do capitalismo, de valores, do Estado e muitas outras -, o ambiente urbano parece representar, no Brasil atual, uma sntese de vrias delas, especialmente luz da realidade das tenses e dos conflitos de metrpoles como So Paulo e Rio de Janeiro. (SOUZA,2000, p. 17)

Na prxima aula, vamos nos concentrar para estudar a urbanizao de Sergipe, Aracaju e sua regio metropolitana. O processo de crescimento constante e rpido do espao construdo um reflexo da carncia de moradia que existe, tanto no Brasil, quanto no Estado de Sergipe. A regio da grande Aracaju tem um grande contingente populacional, que crescente, e que carece de moradia, por isto a partir do final da dcada de 60, vrios conjuntos habitacionais foram construdos, com o intuito de diminuir esta carncia e, por outro lado, alojar a populao de uma classe menos privilegiada, em reas distantes dos bairros centrais ou de maior valor no preo da moradia. Porm, isso no resolveu o problema, uma vez que,
A prtica de construo de grandes estruturas habitacionais na regio metropolitana exps a fragilidade dos municpios perante a imposio do Estado que, dissociado de planejamento para a gerao de empregos e renda, engendrou elementos novos na problemtica social, modificando o desenho urbano e confinando a populao na periferia em verdadeiros bolses de pobreza, intensificando o problema das invases e ocupao irregulares. (CAMPOS, 2006, p.242)

Assim houve a construo, segundo dados da CEHOP (Companhia Estadual de Habitao e Obras Pblicas) de 2003, segundo demonstra a tabela:

116

O processo de industrializao e a urbanizao do Brasil...

Aula

117

Geografia Urbana I

CONCLUSO
Aps termos analisado como surgiu a indstria no Brasil, constatamos que o processo de formao do parque nacional teve influncia direta do capitalismo mundial. Sabemos que desde a formao do territrio brasileiro, o Brasil passou da condio de colnia de Portugal, para depois ser um Imprio desta mesma nao. Mas que, mesmo aps a sua independncia, o Brasil esteve sempre atrelado e de forma dependente ao capitalismo internacional. As naes hegemnicas sempre estiveram frente das decises mais importantes que ocorreram no Brasil. O processo de formao do parque industrial foi direcionado conforme interesses dos empresrios e governantes dos pases industrializados ou desenvolvidos. Assim, a industrializao impulsionou um processo de urbanizao sem controle, nem planejamento, o que provocou um aumento vertiginoso da populao. Com isso, o Brasil formou um parque industrial e deu inicio a um processo de urbanizao sem precedentes, o que fez com que surgisse e aumentasse, em nmero, a quantidade das metrpoles. Com o aumento do nmero de metrpoles, o processo de urbanizao fez surgir, tambm, uma periferia urbana densa e cheia de problemas, de ordem social, econmica, de saneamento bsico, esgoto, iluminao precria e clandestina, como tambm de grande impacto ambiental e criminalidade crescente. Logo, a formao do parque industrial provocou a proliferao de uma urbanizao desenfreada e de uma concentrao e aumento populacional muito rpido, tornando o Brasil uma nao industrializada, mas dependente, urbanizada, mas tambm catica, no final do sculo XX. O Pas carece, portanto, de uma melhor administrao, para ser mais estruturado, de maneira a atender suas realidades regionais, dando importncia mais efetiva s populaes mais pobres e ao meio ambiente.

118

O processo de industrializao e a urbanizao do Brasil...

Aula

RESUMO
Nesta aula, analisamos o processo de surgimento e de crescimento da indstria no Brasil. Analisamos como a industrializao influenciou o rpido crescimento urbano e populacional. Mostramos os fatores que favoreceram este desenvolvimento e as implicaes para as cidades e suas populaes. Contatamos que neste processo de desenvolvimento industrial e urbano, o Brasil recebeu, como em sculos anteriores, vultosos emprstimos, que fizeram com que fosse aprofundando a sua dependncia e crise econmica. Mesmo aps as inovaes tecnolgicas e em vrios campos como o da sade, educao, economia, cultura e urbana, observamos que o pas continuou dependente; e pior a dependncia aprofundou a crise econmica e urbana. A crise urbana conseqente de uma poltica com interesses externos. O crescimento acelerado das cidades e suas metrpoles se deu devido ao fato de o Brasil ter seguido as determinaes e os planos de desenvolvimento das naes ricas. Isso ocorreu sem terem sido analisadas as especificidades da populao brasileira, que tem costumes, valores culturais e sociais bem diferentes dos pases desenvolvidos. O Brasil deixou de ser uma nao agro-exportadora para uma nao exportadora, tambm, de produtos industrializados. Mas a questo que a industria nacional foi sendo formada mediante as sobras das indstrias dos pases desenvolvidos, tanto em mo-de-obra quanto em maquinrio e tecnologia.

ATIVIDADES
Os alunos devero fazer um resumo, descrevendo o processo de formao e desenvolvimento do parque industrial do Brasil, dando nfase ao desenvolvimento, desde a dcada de cinqenta. importante que busquem tambm fazer leituras da situao econmica e poltica do Brasil na dcada de cinqenta, revelando como o governo JK deu impulso ao Pas e sua importncia para o desenvolvimento industrial e urbano.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Para enriquecer o contedo, assistam mini-srie da rede Globo Os anos dourados e leiam o livro A capital da Geopoltica, de Jos William Vesentini.

119

Geografia Urbana I

PRXIMA AULA
Na prxima aula, vamos estudar como surgiu a cidade de Aracaju e como se deu o seu crescimento urbano. Tambm estudaremos a formao da regio metropolitana de Aracaju e exemplificaremos como surgiu o bairro Jardins e como este vem recebendo influncia da cidade global.

AUTO-AVALIAO
Posso entender como se deu o processo de desenvolvimento industrial por que passou o Brasil a partir da dcada de 50? Sou capaz de debater com meus colegas as causas da dependncia do Brasil ao capital estrangeiro com a crescente industrializao? Consigo descrever o processo de urbanizao do Pas, com o crescimento desordenado das capitais que tm parques industriais e outras consequncias desse processo ?

REFERNCIAS
CAMPOS, Antonio Carlos. A Construo da cidade segregada: O papel do Estado na Urbanizao de Aracaju, In: O ambiente urbano: vises geogrficas de Aracaju. ARAJO, Hlio Mrio de (Org.) et al. So Cristvo:UFS, 2006. DIAS, Leila Christina. Redes: Emergncia e Organizao, In: Geografia: conceitos e temas, Org: In Elias de Castro et all. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. FLORIDO, Janice. Coleo Brasil 500 anos, v. 7. So Paulo: Nova cultural, 1999. LEFEBVRE, Henry. O direito cidade. So Paulo: contexto, 2001. SCARLATO, Francisco Capuano. O espao industrial brasileiro: Geografia do Brasil. (Org., Jurandyr L. Sanches Ross), Geografia do Brasil. 5 ed. So Paulo: Edusp, 2005. SANTOS, Milton. Manual de Geografia Urbana. So Paulo: 1980. SOUZA, Marcelo Lopes de. O desafio Metropolitano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

Aula
ASPECTOS GERAIS DO SURGIMENTO E CRESCIMENTO URBANO DE ARACAJU, DE SUA REGIO METROPOLITANA E O CASO DO BAIRRO JARDINS
META
Apresentar os aspectos gerais da Histria de Aracaju e os motivos que levaram ao surgimento da cidade. expor as causas da mudana da capital de Sergipe, So Cristvo, para Aracaju. demonstrar as fases do crescimento urbano de Aracaju at a formao da regio da Grande Aracaju. explicar os reflexos da diviso internacional do trabalho, no espao construdo de Aracaju, em sua regio metropolitana e no bairro Jardins, como produto do capitalismo internacional.

10

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: entender o processo de urbanizao da cidade de Aracaju e as conseqncias desse processo. conhecer o surgimento do bairro Jardins e o processo de urbanizao acelerada.

PR-REQUISITOS
Ter estudado os contedos das demais aulas, dando ateno ao processo de crescimento urbano, que ocorreu no mundo e, em particular, no Brasil. Tambm fundamental que vocs faam uma anlise do processo de estruturao urbana, desde as cidades antigas, passando pelas cidades medievais, at as cidades contemporneas. Observem que o objeto do estudo a cidade, quer esteja ela em escala mundial (megalpole), nacional (Fonte: http://manoeng.files.wordpress.com). (metrpole nacional) ou regional (Metrpole regional) ou local (como o caso de Aracaju e do bairro Jardins). importante associar o desenvolvimento urbano geral com o crescimento de Aracaju e os reflexos deste contexto, no bairro Jardins.

Geografia Urbana I

INTRODUO
Ol, pessoal! Chegamos ltima aula, depois de uma longa jornada. Vamos nos deter no estudo da cidade de Aracaju, tentando exemplificar, na prtica, os contedos estudados com a realidade vivenciada. Faremos uma anlise das teorias estudadas para enquadr-las no contexto da realidade existente no territrio aracajuano. Nesta aula, tentaremos revelar para vocs que em qualquer parte do mundo, e por que no em Aracaju, ocorre o reflexo do capitalismo mundial e de sua urbanizao. Aracaju uma cidade de porte mdio, localizada no Nordeste do Brasil. Conforme estudamos, o Brasil um pas que j foi Colnia, e que, mesmo com a sua independncia poltica, vive atrelado e dependente da economia e da poltica mundial. O Brasil um pas com diferenas de desenvolvimento, como descreve o Jacques Lambert, em seu livro Os dois Brasis, no VIII captulo, mais precisamente no subcaptulo, intitulado: O Brasil mais um pas desigualmente desenvolvido do que subdesenvolvido (LAMBERT, 1970, P. 189). Existem as regies Sudeste e Sul, que no processo de desenvolvimento econmico foram tendo privilgios, em detrimento das demais regies e, particularmente, da regio Nordeste, que devido a sua colonizao foi sempre dependente de outras regies. Embora o autor citado descreva os dois brasis, entendo que o Brasil, como um todo, um pas com um territrio formado por regies extensas, de clima, relevo e economias diferentes, mas que refletem uma realidade histrica e econmica especfica. Para isso, vamos desenvolver esta aula, fazendo sempre uma interrelao entre o passado (Idade Moderna) e o presente (Idade Contempornea), entre o crescimento urbano geral (mundial) e o especfico (local). Portanto, o estudo do desenvolvimento urbano de Aracaju, de sua regio metropolitana e o estudo de caso do bairro Jardins, que faremos nesta aula, tem a inteno de identificar as teses estudadas nas aulas anteriores e compar-las Parque da Cidade de Aracaju/SE (Fonte: http:// com a realidade urbana, concrefarm1.static.flickr.com). ta, existente nestas reas citadas.

122

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

O ESPAO URBANO DE ARACAJU: UM POUCO DE SUA HISTRIA


Para deixar mais claras as explicaes sobre os motivos que levaram Aracaju a ter este formato urbano, com o espao construdo especfico e esta realidade econmica, faremos uma breve reflexo sobre a poca da formao do territrio sergipano. Sabemos que a cidade de Aracaju hoje uma conseqncia do processo histrico e econmico pelo qual o seu territrio passou, conseqncia tambm de uma realidade inerente ao processo de desenvolvimento das foras produtivas mundiais. O desenvolvimento do capitalismo, em suas diferentes fases, interferiu e moldou o que atualmente tanto o territrio, quanto a economia de Sergipe e, consequentemente, da cidade de Aracaju e sua regio metropolitana. Vamos utilizar as teses descritas em minha dissertao de mestrado, para auxiliar no entendimento deste raciocnio. Utilizaremos tambm outros trabalhos escritos por mim e j publicados sobre o estudo de caso do bairro Jardins, localizado na zona sul da capital. Alm dos trabalhos que escrevi, utilizaremos, ainda, vrios autores com suas teses e teorias que se enquadram tanto em nvel mundial, como no caso especfico, do estudo urbano de Aracaju e sua regio metropolitana. O territrio hoje de Sergipe foi uma provncia e parte da colnia portuguesa no sculo XVI. Quando Sergipe foi passado condio de provncia, sua primeira capital era So Cristvo, que foi fundada em 1590. Esta capital se localizava em uma regio de relevo irregular e montanhoso. Os cursos de seus rios eram tortuosos e em vrios pontos eram muito rasos. O clima sempre foi quente e mido, com a presena de mosquitos e um calor insuportvel, principalmente para os estrangeiros que vinham negociar nesta regio.
Nessa poca (entre 1550 e 1560) que antecedia a mudana da capital de So Cristvo para Aracaju, o acar, era o produto econmico mais importante de Sergipe uma vez que: O grande problema era o acar. Dele dependia a estrutura econmica da Provncia. No h, pois, exagero em afirmar que Sergipe era o acar. No exerccio de 52-53, Quando o valor dos gneros exportados atingiu a soma de 3.577:671$982, a contribuio. Aucareira foi de 3.503:750$216. Da, qualquer plano de alevantamento econmico da Provncia ser, necessariamente, orientado no sentido de organizar e defender a produo. Canavieira. Incio Barbosa pensou assim e f-lo acertadamente. (CALASANS, 1942, p.20).

10

123

Geografia Urbana I

Como foi observado, o acar da provncia sergipana era quase 100% para exportao. Por isso havia uma preocupao do Presidente da provncia com este produto, que j comeava a ter problemas com o alto preo da mo-de-obra e com a forte concorrncia das colnias inglesas com o acar de beterraba da Europa, o que ampliava o seu comrcio a cada dia. Alm desses problemas, havia submisso dos senhores de engenho de Sergipe aos trapicheiros da Bahia, o que impedia o comrcio direto de Sergipe com o Exterior. Observamos que a provncia sergipana j necessitava de um porto bem localizado e de fcil acesso aos navios para o transporte da produo aucareira, principalmente. A capital de Sergipe, So Cristvo, fundada em 1590, no tinha prosperado tanto e sua localizao fsica, com relevo muito ondulado e rios estreitos, impedia a penetrao dos navios, at os de menor porte, na mar baixa. Este era o motivo relativo ao relevo de So Cristvo, que interferia negativamente no comrcio do acar. No que se refere ao mercado internacional do acar, houve, tambm, problemas internos, referentes s relaes entre os senhores de engenho e os trapicheiros de Sergipe.
Havia, por outro lado, a necessidade econmica de um porto bem estruturado, para manter e ampliar o comrcio exportador do acar. Este porto tina que ser localizado em lugar plano, de forma que possibilitasse a entrada de navios de maiores portes. So Cristvo no atendia a essas necessidades. Alm disso, outros motivos revelavam a necessidade de que as caractersticas das novas cidades facilitassem, cada vez mais, o comrcio e o desenvolvimento da regio, na metade do sculo XIX. A nvel nacional, nessa poca, a substituio do tipo cidade fortaleza pelo tipo de cidade-porto era considerada moda, ou seja, era uma aspirao dos governos, dos profissionais e da populao de vrias provncias que as capitais fossem construdas em reas planas, pois facilitavam o comrcio. So Cristvo no se encaixa bem aos novos planos urbansticos requisitados na segunda metade do sculo XIX. (MACHADO, 1990, p. 25-26).

Devido a essas circunstncias, ocorreu a mudana da capital de Sergipe( 1855) para a regio s margens do rio Sergipe, hoje Aracaju. Embora no sculo XIX essa rea fosse quase toda plana, com as chuvas, permanecia grande parte do ano alagada, dificultando o seu povoamento e a construo das primeiras moradias. O governo se localizava na parte mais alta, no povoado de Santo Antnio, mas posteriormente foi contratado o engenheiro arquiteto Sebastio Baslio Pirro, para a elaborao do plano da cidade. Assim foi feita uma planta para visualizao e ordenamento das ruas, em forma de um tabuleiro, com linhas retas e simtricas, como podemos observar o incio da construo das primeiras quadras.

124

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

10

Fernando Porto. A cidade de Aracaju, 1855-1865. Ensaio de Evoluo Urbana, Estudos Sergipanos II, Aracaju, Edio do Autor, 1945 (Fonte: machado, 1990. p. 32).

Outro ponto a ser destacado sobre a situao econmica em que se encontrava a Europa, na segunda metade do sculo XIX, quando ocorreu a mudana da capital. Nesta poca, j tinha acontecido a Revoluo Industrial, na Inglaterra, gerando muitas mudanas na economia, na tecnologia, nas tcnicas de produo. Na Europa, e, em particular, na Inglaterra, a economia deixou de ser manufatureira, passando para o modo de produo capitalista industrial. Com isso, as relaes comerciais tinham sofrido alteraes profundas, em que os interesses dos pases eram outros. Novos produtos passaram a fazer parte do comrcio e este fato, em relao provncia de Sergipe, teve grande influncia nas relaes comerciais, pois a atividade canavieira, como foi descrita antes, era o setor que sustentava a economia da provncia. Com o surgimento da beterraba, em substituio ao acar, a economia perdeu poder e a crise se alastrou, visto que as idias abolicionistas tambm tinham chegado ao Brasil e as lavouras e plantaes de cana-de-acar necessitavam de grande quantidade de mo-de-obra escrava.
No que diz respeito cana, aparece no sc. XIX um sucednio para a produo do acar que a levar de vencida: a beterraba. Os pases europeus, e tambm os Estados Unidos, que so os grandes consumidores de acar e principais mercados para a produo dos trpicos americanos, tornam-se com a utilizao da beterraba,
125

Geografia Urbana I

de consumidores em produtores; e no somente para suas necessidades prprias, mas ainda com excessos exportveis. Estes se procuraro escoar com bonificaes e prmios concedidos aos produtores, despesas estas de que se ressarcem os respectivos governos taxando pesadamente as importaes do acar de cana. Ser uma concorrncia tremenda cuja histria conhecida e que vai dar nos primeiros grandes acordos internacionais em matria de produo econmica; acordos, alis, que nunca se cumpriram regularmente.(PRADO JNIOR, 1962, p.161-162).

Portanto, a partir de meados do sculo XIX, as provncias e regies localizadas ao norte do Brasil (onde se localiza a regio Nordeste) passaram a perder poder econmico rapidamente. Era dentro deste contexto internacional que So Cristvo estava vivendo e isto acelerou mais ainda a transferncia da capital para a rea que era o povoado Santo Antonio, como podemos ver nos artigos 1 e 4 do projeto de mudana da capital: Art. 1 - Fica elevado categoria de cidade o Povoado de Santo Antnio do Aracaju, na Barra do Cotinguiba com a denominao de cidade do Aracaju... Art. 4 - Fica transferida desde j da cidade de So Cristvo para a do Aracaju a capital desta Provncia.(CALASANS, 1942, P.61).

O CRESCIMENTO DE ARACAJU
Com esse fato concretiza-se a mudana da capital da provncia e os acontecimentos internacionais e internos, no Brasil, colocam Aracaju como o centro das preocupaes da regio. A mudana da capital enfrentou vrios problemas, uma vez que a regio era constituda de pntanos e era em parte uma regio alagada. Por isso a sede se localizou na rea onde era o povoado de Santo Antonio, uma vez que se localizava em alto relevo. Entretanto, as epidemias que inclusive vitimaram seu fundador, Incio Barbosa, tambm dificultaram o desenvolvimento da rea construda. Alm disso, era necessrio ter muitos recursos e mo-de-obra para colocar em prtica as idias do engenheiro Pirro. Mesmo assim, a cidade de Aracaju foi sendo construda e, logo na primeira dcada, comearam a desviar os contornos previstos na planta. (Ver cartogramas). At 1865 a cidade tinha crescido razoavelmente, conforme cartograma n4. Embora exista um plano para a cidade, ela crescia sem critrios, tanto para a construo, quanto para a localizao das casas existentes, na poca, para os construtores que no dispunham de equipamentos modernos nem recursos, como tambm a prpria mo-de-obra empregada no dominava o ofcio da construo, com rigor. Assim, a cidade comeou a crescer, desrespeitando o traado do plano. Para tentar impedir este crescimento desordenado, a Cmara Municipal ps em execuo a Resoluo Provincial que regulava as construes civis e, ainda, os costumes de seus habitantes. (MACHADO, 1990, p.30).
126

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

10

A cidade de Aracaju, 1855/1865. Ensaio de Evoluo Urbana, Estudos Sergipanos II, Aracaju, Edio do Autor, 1945 (Fonte:MACHADO, 1990, p. 34).

Como podemos observar nesse cartograma, a quantidade de quadras j bem maior e percebe-se o crescimento de Aracaju, tanto para o sentido norte, quanto para o sul e oeste. Mesmo aps um ano de fundao da cidade, foram tomadas medidas que controlavam as atitudes e at o comportamento da populao, alm de disciplinar o seu crescimento urbano. Essas primeiras posturas da Cmara Municipal de Aracaju, regidas pela resoluo n. 458, estabelecia o que construir, como construir, onde construir e as obrigaes para os moradores que deveriam manter limpas e pintadas as residncias. Determinavam que Art. 5 - Os proprietrios de terrenos includos na planta desta Capital, sero obrigados a amur-los ou cerc-los, seguindo o alinhamento das ruas e praas, assim como a nivel-los com o nvel destas, logo que sejam alinhadas e niveladas definitivamente pelo Governo. O contraventor sofrer a multa de 30$ ris a dobrar nas reincidncias.(PORTO, 1991, p.56) Art. 13 Todo o proprietrio de casa obrigado a calar a frente de suas casas com lageado regular, a saber: nas ruas de sessenta palmos de
127

Geografia Urbana I

largura ter o lageado oito palmos de largura e nas de cem palmos ter o lageado de dez palmos. Multa de 20$ ris e o dobro na reincidncia.(Idem, p.57), como tambm, at a maneira como se vestia era determinada, pois no Art. 16 proibido andar-se indecentemente trajado nas ruas desta Cidade, Vilas ou Povoados do Termo, trazendo mandries sem camisa, com escndalo da moral pblica. O contraventor sofrer a multa de 4$000 ris ou cinco dias de priso a dobrar nas reincidncias.(Ib. Idem). Nesse sentido, constatamos que eram criadas e determinadas inmeras tentativas para ordenar o crescimento urbano definido no plano de Pirro e a maneira como deveriam preservar essas construes. Tambm determinavam ainda os tipos de servios e fbricas que poderiam ser construdas dentro da cidade, de forma que no fosse prejudicada a vida de seus cidados:
Art. 14 absolutamente proibido estabelecer dentro do recinto da Capital trapiches, Alambiques, cortumes, fbricas de sabo, e caldeiros, e todas as mais, cujo uso pode corromper a atmosfera, e prejudicar a salubridade pblica, devendo a Cmara designar os lugares para essas fbricas. O contraventor ser multado em 30$ ris, e a obra ser demolida a sua custa.(Ibidem)

ARACAJU URBANA NO SCULO XX


A partir do incio do sculo XX, a cidade passa a adquirir novas caractersticas, com servios de gua, incio de instalao de esgoto, de luz e de bondes. A ferrovia tinha desenvolvido muito nos pases europeus e, principalmente, nos Estados Unidos, no final do sculo XIX; em Aracaju, foi instalada j no incio do sculo XX. Os empresrios brasileiros e o prprio Governo Federal comearam a implantar linhas frreas; de incio nas cidades mais desenvolvidas e depois nas menores, mais tarde interligando cidades e regies. Com essas mudanas, em nvel nacional, ocorreram tambm, em Aracaju, vrias transformaes no seu espao urbano: D-se incio, nesse perodo, ao zoneamento social dos bairros, e comeam a se estabelecer os bairros de elite, os bairros de operrios e os bairros de comrcio e indstrias.(MACHADO, 1990, p.35). A partir da, a cidade vai tomando outra feio urbana e sua funo social passa por transformaes decorrentes das mudanas externas e, como conseqncia da Segunda Grande Guerra Mundial, dos avanos tecnolgicos, as relaes de trabalho se transformam, como tambm as inovaes do capitalismo industrial. Foram instaladas, em Aracaju, in-

128

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

dstrias txteis, o que impulsionou as plantaes de algodo; por outro lado,isso reforou mais ainda a crise do comrcio do acar. A cidade de Aracaju, como as demais localizadas no litoral, tinha como elemento econmico central o Porto. Porm, a partir da dcada de quarenta do sculo XX, ocorreram vrios fatos que foram redefinindo a sua economia.
Nesta fase inicia-se, no plano econmico, com o declnio da exportao de produtora do Estado. O preo do acar sofre uma queda e o Nordeste perde primazia na produo algodoeira para o Centro-Sul. So Paulo, Minas Gerais e Paran, com a crise que se abateu sobre o caf no perodo de 1930-1934, passam a plantar algodo. Assim, o movimento porturio feito atravs de Aracaju declina sensivelmente. Com a desativao gradativa do porto e o assoreamento da foz do Rio Sergipe, que dificulta a navegao de navios de crescentes calados, ocorre degradao da rea urbana nas suas proximidades.(LOUREIRO, 1983, p.60).

10

Com o desenvolvimento do ramo industrial, Sergipe tambm avanou na quantidade e variedade de fbricas, principalmente de indstrias txteis. (Citar o livro Os Corumbas, de Amando Fontes). Na cidade de Aracaju, mais precisamente no bairro Industrial, as indstrias txteis tambm se desenvolviam e com isto o comrcio feito via Porto decaiu muito, conforme foi descrito por Ktia Loureiro, uma vez que comeou a ser realizado pelas rodovias construdas no sentido oeste e noroeste da cidade.

129

Geografia Urbana I

Como observamos neste cartograma, ocorreu nos ltimos cem anos (entre meados do sculo XIX e as dcadas de sessenta e setenta do sculo XX) um crescimento no sentido oeste. Aps a dcada de cinqenta, o adensamento urbano ficou concentrado na regio central de Aracaju e mais tarde segue em vrios sentidos. Aps a dcada de setenta, vrias rodovias so construdas, o que desestimulou mais ainda a exportao via Porto, pois por rodovia era mais rpido e as transaes comerciais mais fceis para as regies vizinhas. Outro fato que impulsionou o crescimento urbano e econmico de Aracaju, aps a dcada de 60, foi a descoberta de petrleo no Municpio de Carmpolis; mais tarde, com o aumento da produo, a Petrobrs instala uma de suas sedes administrativas em Aracaju, o que aumentou consideravelmente o nmero de trabalhadores da Petrobrs residentes em Aracaju. Na dcada de 70, a economia aracajuana tem um grande impulso, o que vai refletir no aceleramento do seu crescimento urbano e na necessidade de novos servios na capital. Na dcada de 80, Aracaju j tinha uma estrutura urbana bem mais ampliada e tambm ocorre um grande aumento de sua populao.

O DESENVOLVIMENTO DE ARACAJU NA 2METADE DO SCULO XX


Observamos, em 1960, um crescimento populacional de 45%; em 1970, o aumento populacional foi de 60,8%, conforme o anurio estatstico de Sergipe. Isso refletia o crescente poder econmico de Aracaju; em contrapartida, as cidades vizinhas no acompanhavam o seu crescimento. Assim, Aracaju passa a liderar, de maneira crescente, na economia, na poltica, na indstria e na cultura. Alm desta questo, ocorre a necessidade de mais moradias, tanto para a classe operria, quanto para a populao de baixa renda ou sem renda. Intensificam-se os conflitos urbanos pela falta de moradia popular e pelo aumento, tambm crescente, da migrao de cidades vizinhas e at de outros estados para a periferia de Aracaju.

130

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

na dcada de setenta que o contexto urbano de Aracaju e de sua periferia comearam a ter umas ligaes mais fortes, fortalecidas pelo crescimento populacional e pela construo de conjuntos habitacionais fora do municpio de Aracaju. A partir da dcada de oitenta, a ligao entre Aracaju e sua periferia ampliou-se mais ainda, fortalecida pela hegemonia da capital sobre as demais cidades e com a instalao do Distrito Industrial de N.Sra. do Socorro, que, embora no esteja em operao, revela o surgimento de mais uma atividade econmica, fortalecendo a coeso de uma regio comandada pela capital.(MACHADO, 1990, p.38). Conforme evidenciamos, ocorreu o processo de crescimento urbano horizontal, ultrapassando, em muito, o quadrado do espao construdo previsto pelos governantes e seus engenheiros. Mais recentemente, na dcada de 90 do sculo XX, alm da construo dos conjuntos habitacionais, cresceram tambm construes irregulares e sem planejamento, uma vez que grande parte da populao que migrava do interior do Estado para Aracaju no tinha emprego; portanto, no poderia pagar pela moradia, por aluguel, nem tampouco comprar um pedao de cho. Assim se multiplicava a populao ao redor de Aracaju, seguindo as construes, as rotas das estradas que davam acesso sada de Aracaju, em vrios sentidos. Com o aumento da quantidade de fbricas de tecidos e de vrias pequenas indstrias, os setores econmicos de Sergipe passaram por grande mudana, entre os anos de 1970 e 1983, conforme

10

131

Geografia Urbana I

Fazendo uma anlise geral, podemos afirmar que o setor secundrio aumentou sua participao no produto interno bruto de 30,9%, em 1970, para 45%, em 1983. Por outro lado, o setor primrio diminuiu a sua participao de 17,5% ,em 1970, para apenas 4,1% de participao na economia estadual. J o setor tercirio se manteve quase inalterado, passando de 51,6% para 50,9% da dcada de 70 para a dcada de 80. Este crescimento do setor secundrio e a queda do setor primrio demonstram que um grande percentual da populao do estado estava migrando para trabalhar no setor tercirio e no secundrio. Porque a concentrao do poder econmico se localizava em Aracaju, conclui-se que ocorreu um grande aumento da populao da capital, neste perodo, e este crescimento continuou, pois podemos constatar tal fato.

Comparando-se o crescimento demogrfico entre a populao do Estado e de sua capital, observamos que, entre 1950 e 1960, Aracaju teve um aumento de 71,32% em sua populao. J a populao do Estado cresceu apenas 17,98%. Nos anos seguintes, entre as dcadas de 1960/ 70 e 1970/80, observamos que a populao de Aracaju cresceu 58,72% e 59,59%, respectivamente. J o Estado cresceu apenas 18,47% e 26,57%, em relao queles anos. Assim, podemos constatar que o crescente aumento populacional de Aracaju revela que a capital vem interferindo de maneira significativa na economia estadual. O crescimento da populao de Aracaju foi to rpido, entre os anos de 1960 e 1980, mais ainda nos anos da dcada de 90, que o crescimento urbano ultrapassou os limites poltico-administrativos. Mesmo assim, a maioria desta populao vive na periferia de Aracaju, em funo das condies econmicas, sociais e culturais, alm do lazer de Aracaju. A partir de ento, foi sendo configurada a regio da Grande Aracaju. Esta regio foi criada, inclusive, por leis que estabeleceram os municpios que fazem parte. O governador do Estado de Sergipe, na poca, Augusto do Prado Franco, criou a lei n. 2.371, de 30 de abril de 1982, cujo artigo 1 estabeleceu o seguinte: Art. 1 - Fica estabelecida a regio da Grande Aracaju, constituda pelas reas territoriais dos municpios de Aracaju, Barra dos Coqueiros,

132

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

Laranjeiras, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas e So Cristvo.(MACHADO, 1990, p.188). Essa lei serviu para legitimar a rea de influncia direta de Aracaju, o que j vinha ocorrendo, h mais de uma dcada, o monoplio estadual de concentrao de renda, de servios e de populao de Aracaju. Alm disso, nenhuma outra cidade, em Sergipe, pode competir, at hoje (2009) com a cidade de Aracaju. Em 1986, o governador Joo Alves Filho, criou outra lei ampliando a regio da Grande Aracaju, de sete para nove municpios. Art. 1 - Fica estabelecida a Regio da Grande Aracaju, constituda pelas reas territoriais dos municpios de Aracaju, Barra dos coqueiros, Laranjeiras, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas, So Cristvo, Itaporanga DAjuda e Riachuelo.(Idem, p.189). Esse fato reforou o interesse dos governantes estaduais em tentar registrar o limite de influncia de Aracaju sobre sua rea num processo de uma metropolizao emergente ( MACHADO,1990). Porm, o IBGE s considera metrpole a cidade que, alm de possuir inmeros servios, tenha uma populao superior a um milho de habitantes. Apenas estamos nos referindo regio da Grande Aracaju, ou seja, uma regio metropolitana; no afirmamos que Aracaju uma Metrpole. Contudo, em 1995, a rea metropolitana de Aracaju foi limitada a quatro municpios, tendo como sede Aracaju. Os municpios que fazem parte da atual regio metropolitana so os seguintes: Aracaju, Barra dos Coqueiros, N.Sra. do Socorro e So Cristvo, que foram criados pela lei Complementar n 25, de 29 de dezembro de 1995
. ( www: //pt. Wikipedia. Org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_Aracaju).

10

O PROGRESSO DE CRESCIMENTO ECONMICO E URBANO DE ARACAJU


Tentando mostrar, de forma resumida, o que escrevi sobre o processo de metropolizao da Grande Aracaju, vai descrever os fatores principais que favoreceram a industrializao e foram, entre as dcadas de 60 e 80, estimulando a urbanizao da Grande Aracaju. 1. Na dcada de 1960: Foi instalada a Petrobrs no Estado de Sergipe, com incio da explorao de petrleo em Carmpolis. Posteriormente, em 1970, foi instalado o escritrio da sede da Petrobrs regio produtora do Nordeste (RPNE). 2. No final da dcada de sessenta, 1967, instalado o Distrito Industrial de Aracaju (DIA) que gerou vrios novos empregos na cidade e na sua periferia sul, estimulando a urbanizao e a ocupao urbana nas margens da capital.

133

Geografia Urbana I

3. No final da dcada de setenta, 1977, instalada a Petromisa, visando produo de potssio e salgema e depois, em 1981 passa a produzir uria e fertilizantes. 4. A partir de 1986, o Governo do Estado deu inicio desapropriao da rea onde seria instalado o futuro Porto de Sergipe. No mesmo ano foi instalada, no municpio e Laranjeiras, a Fbrica de Cimento do Grupo Votorantim. 5. Em 1988, foi instalada outra fbrica de cimento, no municpio de Nossa Senhora do Socorro. Ainda neste ano, foi implantado, tambm, o Plo Cloroqumico. 6. Nesses perodos citados, tambm ocorreram as construes de vrios conjuntos habitacionais em Aracaju e na sua regio metropolitana, 1968 a 2002. Assim, esses decretos, somados ampliao do parque industrial nos municpios prximos Aracaju, justificavam a ampliao da rea da Grande Aracaju. Tal processo de industrializao foi acompanhado da urbanizao, como ocorre em nvel mundial, nacional e local. Com isso, foi dado um grande impulso economia de Aracaju, que teve mais ainda um grande aumento populacional em sua regio. Por outro lado, surgiram tambm os problemas inerentes a uma sociedade de classes antagnicas (MARX), tais como populao desempregada e pobre, na regio da grande Aracaju e tambm nos seus diversos bairros, aumento da criminalidade e problemas de infraestrutura bsica.
Os conjuntos Marcos Freire e Joo Alves Filho, localizados no Municpio de Nossa Senhora do Socorro, assim como os demais conjuntos perifricos recm construdos, enfrentam problemas de infra-estrutura bsica como: falta de energia eltrica, precariedade na coleta de lixo, com a falta de coleta os moradores depositam lixo nas proximidades dos mangues. Nestes dois conjuntos notamos uma enorme densidade populacional visto que o conjunto Siri (Joo Alves Filho) e o Marcos Freire (Taioca I) detm 3.629 e 5.213 unidades habitacionais respectivamente; com populaes de 18.561 habitantes para o conjunto Siri e de 26.065 habitantes para o conjunto Marcos Freire em 1988(TRAMA). Desta populao a maioria originria de outros municpios como Barra dos Coqueiros, So Cristvo, da prpria sede de Nossa Senhora do Socorro, de Laranjeira e outros municpios mais distantes. Tambm uma quantidade considervel de moradores proveniente da periferia da cidade de Aracaju, antes residentes em vilas bairros perifricos e favelas. (MACHADO, 1990, p.123).

Em 2007, segundo dados do IBGE, a populao do Conjunto Joo Alves (Siri) era mais de 170.000 habitantes, reforando a tese de um processo de metropolizao da regio da Grande Aracaju. O processo de industrializao, seguido pela crescente e descontrolada urbanizao, torna-se preocupante, no s no caso de Aracaju, em
134

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

Sergipe, mas, no Pas, as regies litorneas e as metropolitanas vm com o passar dos anos e at meses multiplicando os problemas referentes ao espao urbano. O nvel de concentrao populacional, nas reas urbanas, demonstra que os problemas de moradia, poluio, criminalidade, s vm aumentando. Para exemplificar, a concentrao populacional urbana, no Brasil, no ano 2000: Hoje, o territrio nacional abriga 170 milhes de habitantes. Chegamos ao ano 2000 com 137.755.550 brasileiros vivendo em reas urbanas, o que significa que 81% da populao brasileira moram em cidades.(OLIVEIRA, 2001, p.01) Hoje cerca de 85% da populao urbana nacional mora nas reas urbanas. No caso de Aracaju e sua regio metropolitana, podemos destacar que este processo de urbanizao tambm crescente, pois conforme o IBGE, em relao a sua populao residente, entre os anos de 1970 e 2000, no existe mais uma populao rural em Aracaju, desde 1991, como podemos constatar na tabela abaixo:

10

Neste sentido, percebemos que o Municpio de Aracaju, segundo o IBGE, tem uma populao totalmente urbana, o que s refora a crescente concentrao de renda e a necessidade de haver um planejamento urbano adequado aos problemas desta rea na atualidade. A preocupao em tentar minimizar e controlar a urbanizao e seus conseqentes problemas no de agora. Como citamos, anteriormente, Fernando Porto, j descrevia que no inicio da fundao da cidade, j se tentava controlar o crescimento urbano e as atitudes de sua populao. Como escrevemos na dissertao de mestrado, os anos setenta, foram conhecidos no Brasil, como a poca do.
135

Geografia Urbana I

milagre brasileiro, quando as regies urbanas e metropolitanas se expandiram em virtude da ocorrncia do salto econmico nacional. Com isto, o Governo Federal tenta controlar e organizar o crescimento urbano. No inicio dos anos 70, o Governo Federal lana vrios Planos Nacionais de Desenvolvimento (PND), at a dcada de 90. Dentre as diretrizes destes planos, podemos citar algumas: Reordenar a delimitao poltico-administrativa dos municpios, referente s reas metropolitanas. Implantao de uma poltica urbana, organizao da diviso territorial, melhorar a infraestrutura econmica e social das cidades, adequao funcional das periferias, ampliao do sistema ferrovirio e recuperao das rodovias etc. (MACHADO, 1990, p. 134-135)

O ESTATUTO DA CIDADE
No incio do sculo XXI, em 2001, o Governo Federal financia o Estatuto da Cidade que foi escrito e coordenado por Isabel Cristina de Oliveira, pois a partir de ento se tornou Lei Federal, com vrias diretrizes e artigos, ordenar e disciplinar o crescimento urbano nacional. O Estatuto da Cidade rene importantes instrumentos urbansticos, tributrios e jurdicos que podem garantir efetividade ao Plano Diretor, responsvel pelo estabelecimento da poltica urbana na esfera municipal e pelo pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e da propriedade urbana, como preconiza o artigo 182.(OLIVEIRA, 2001, p.03). O Estatuto da Cidade a lei maior de regulao e ocupao urbana,com um plano diretor para cada cidade seguir as suas determinaes . Assim, foi definido em 2001, segundo o Estatuto da Cidade, que toda cidade acima de 20 mil habitantes deveria ter o seu plano diretor urbano, conforme descrito: O Brasil possu, hoje, 5.561 municpios. Deste total, 4.172 possuem cidades com at vinte mil habitantes. Os demais, 1.389 municpios, abrigam cidades com mais de vinte mil habitantes. Portanto, todos estes esto obrigados a elaborar seu Plano Diretor.(Idem, p. 20-21) Descreve ainda que algumas cidades localizadas em regies metropolitanas, mesmo tendo menos de vinte mil habitantes, devem tambm elaborar o seu plano diretor urbano.
importante assinalar que obrigatrio, pelo Estatuto da Cidade, que as cidades integrantes de regies metropolitanas e aglomeraes urbanas, as pertencentes a reas de especial interesse turstico e, ainda, as inseridas na rea de influncia de empreendimentos ou atividades com significativo impacto de mbito regional ou nacional elaborem seus respectivos planos diretores, mesmo que tenham menos de vinte mil habitantes.(Idem, p.21).

136

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

Dentro deste raciocnio, podemos chamar a ateno, para a regio metropolitana de Aracaju, onde os municpios que esto ao seu redor tm menos de 20 mil habitantes, segundo o IBGE. O Estatuto da Cidade descreve todos os aspectos relacionados ao crescimento urbano das cidades, tais como: Gesto democrtica da cidade, plano diretor, imposto predial e territorial urbano progressivo no tempo, parcelamento, edificao ou utilizao compulsria, desapropriao com pagamento em ttulos da dvida pblica, usucapio especial de imvel urbano, direito de superfcie, direito de preempo, outorga onerosa do direito de construir, transferncia do direito de construir, operaes urbanas consorciadas, estudo de impacto de vizinhana, desapropriao, incentivos e benefcios fiscais e financeiros, servido e limitao administrativa, tombamento, unidade de conservao, zonas especiais de interesse social, regularizao fundiria etc. Todas essas questes, alm de outros temas, so necessrias serem vistas e avaliadas, visando a uma gesto e um ordenamento urbano mais adequado ao Estatuto da cidade atravs de seu plano diretor urbano. Para exemplo de como as transformaes do sistema capitalista imperialista vm interferindo em nvel mundial e, a depender do desenvolvimento urbano mundial, tm interferido em nvel local, vamos relacionar alguns autores que vocs podem estudar, posteriormente, que esclarecem como surgiram as regies metropolitanas (GOMES, 1989); vejam ainda como ocorreu a efetivao das cidades globais (IANNI, 1996) e a estruturao de redes urbanas mundiais( CASTRO, 1995 ). Obser vem que atravs do avano da infor mtica e da multidimensionalidade da comunicao (BOLAN, 1999) e, em nvel estadual, da formao da regio da Grande Aracaju (MACHADO, 1990) vm interferindo, moldando e recriando novos espaos construdos, como a exemplo do bairro Jardins, na zona Sul de Aracaju. Outro autor que tambm estamos analisando o professor Neilson Meneses(MENESES, 2009), que vem estudando as transformaes demogrficas e o processo de envelhecimento da populao sergipana. Este autor revela que est ocorrendo um significativo processo de urbanizao em Sergipe, mais especificamente em algumas cidades do Estado, fato que nos chamou a ateno:
A parte, do processo de urbanizao continuo entre 1970 e 2000, outra caracterstica marca o processo de urbanizao em Sergipe, a concentrao territorial da populao. Segundo dados do censo 2000 (IBGE) 56,2% da populao urbana sergipana vive em apenas 5 cidades (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, So Cristvo, Itabaiana e Estncia) com mais de 50 mil habitantes que representam apenas 5,3% do total de cidades. Trs destas cidades (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e So Cristvo) junto com o municpio da

10

137

Geografia Urbana I

Barra dos Coqueiros formam a chamada grande Aracaju que concentra em seu entorno atualmente (2007) 39,2 % da populao. Ocorre tambm uma concentrao em termos de populao total, j que em to somente em 6 municpios, com mais de 50 mil habitantes do Estado (Aracaju, Nossa senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, So Cristvo e Estncia) concentram-se mais da metade da populao 50,3%, segundos dados da contagem populacional 2007. Comparado com os dados da dcada de 70 onde 39,6% da populao vivia nos 6 municpios mais populosos, verifica-se que o processo de urbanizao tem levado a uma maior concentrao territorial da populao, tanto em termos de populao total, quanto em termos de populao urbana. (MENESES, 2009, p.7), (Grifo nosso).

Assim, vem sendo comprovado que a concentrao populacional de Sergipe maior nessas cidades citadas. bom frisar que entre essas cidades, conforme cita o autor, esto presentes as cidades que compem a regio da Grande Aracaju, reforando a tese de que h um processo de metropolizao nos limites do quais fazem parte estas cidades.

O ESTUDO DO CASO DO BAIRRO JARDINS


Voltando ao caso do bairro Jardins; este local vem tambm crescendo, tanto na vertical, quanto horizontalmente; podemos afirmar que um bairro em processo de concentrao populacional de uma determinada classe social. Assim, pretendemos relacionar a teoria estudada neste curso com a prtica de uma realidade vivenciada, neste bairro da zona sul de Aracaju. O bairro Jardins novo e foi criado em 1988, pela Lei municipal N 2.666, dentro de uma rea de bairros e conjuntos habitacionais pr-existentes, como o Grageru, o Conjunto Luzia, o conjunto Leite Neto, etc.

138

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

10

Mapa de localizao do Bairro Jardins em Aracaju, 2004 (Fonte: Prefeitura de Aracaju, Mapa Municipal Oficial, Engefoto, dez. 2004).

O bairro Jardins reflete os interesses econmicos de um grupo privilegiado e o crescimento da paisagem valorizada e verticalizada em Aracaju. Vem crescendo rapidamente, mediante a articulao dos agentes produtores do espao urbano (CORRA, 1993) que so os proprietrios dos meios de produo, os proprietrios fundirios, os promotores imobilirios, o Estado e os grupos sociais excludos.(P.12) Esses agentes vm trabalhando articulado uns com os outros, desde antes da criao deste bairro. Assim, definimos como uma proposta para visualizar melhor algumas maneiras e estruturao para tornar o espao construdo e valorizado, algumas fases do processo de ocupao urbana atravs das vrias fases de ocupao e uso do solo. Na 1 fase, j existe uma rea com propriedade definida e est delimitada (cercada). Na 2, vem o desmatamento da vegetao. Na 3 fase, ocorrem os servi139

Geografia Urbana I

os de terraplanagem. Na 4 fase, ocorre o incio da edificao e as placas e outdoors de propagandas. Na 5 fase, ocorrem as vendas dos apartamentos com o prdio ainda em construo e na 6 fase, com o prdio pronto e mais valorizado, ocorre a continuidade das vendas e consequentemente a moradia nos apartamentos. O bairro cresceu e a cada dia vem formando ilhas de segregao social, sem ser preciso existir cerca, nem loteamentos fechados, ou seja, o prprio bairro uma ilha de estratificao social, econmica, onde o espao construdo delimita, sem mostrar os limites concretos (muros, cercas), que existe uma excluso, como se fosse natural, ou seja, como se no existissem barreiras ou limites no territrio. O crescimento do bairro Jardins tem provocado outros impactos na rea, tais como o impacto ambiental. Com a construo de dezenas de prdios, com praas, com shopping Center, posto de gasolina, hipermercados, bancos, restaurantes, sobre reas antes de mangue, revela-se a necessidade de haver um controle desta ocupao. A paisagem de concreto do bairro Jardins considerada bela, mas observando de maneira crtica, os condicionantes sociais e ambientais que se reproduzem no so to belos e pacficos assim. Numa breve observao visual, percebemos que o crescimento urbano est ocorrendo, tanto no sentido vertical, quanto horizontal, de maneira rpida e sem a preocupao com as consequncias sociais e ecolgicas. Neste sentido, houve destruio da paisagem original, com a implantao de uma infraestrutura bsica sobre as reas de mangue, com a construo de vrios prdios e outros estabelecimentos com profundo valor de troca. Onde existia a vegetao de mangue, hoje h rea marcada pelo espao construdo. Se por um lado melhoraram as condies de infraestrutura na rea, por outro lado isso vem causando impacto ambiental. Outra questo a ser colocada dos grupos sociais que tm direito ou podem comprar pedaos deste espao construdo. A busca frentica pela aquisio de um ou mais apartamentos, nesta rea, reflete a estratificao e o aprofundamento, cada vez maior, de uma pequena parcela da sociedade. A velocidade com que cresce seu espao construdo fez ressurgir mais uma sub-diviso na estratificao social, no prprio bairro. Hoje existem subdivises e clulas de grupos privilegiados, como a rea denominada regio do Garcia e outras que foram definidas pelo alto valor dos apartamentos, do IPTU, das academias e dos servios de alto custo, delimitando e recriando um valor de troca cada vez mais supervalorizado. O crescimento do bairro ocorre sem seguir as diretrizes do Estatuto da Cidade, uma vez que so percebidas as modificaes contnuas com uma rapidez que nossa memria no consegue acompanhar. O nvel de intensidade da transformao do espao urbano vem historicamente sendo aumentado, conforme o desenvolvimento das foras produtivas, em

140

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

detrimento das relaes sociais. As novas tcnicas de construo, aliadas ao avano da arquitetura e aos demais servios complementares, tem acentuado o crescimento vertical e irradiado a influncia desta transformao do espao numa rapidez nunca vista antes. Entretanto, nem sempre foi assim. Enquanto reinou a velocidade de quatro quilmetros por hora nos caminhos speros (trao do cavalo ou do boi) e de acordo com a natureza do solo (topografia ou clima), a irradiao da comuna e, conseqentemente, suas capacidades eram nitidamente condicionadas pelas limitadas possibilidades de transporte dentro do dia solar de vinte e quatro horas. Surgem a estrada plana e o motor, isto , as velocidades de 50 a 100 quilmetros por hora; o raio de ao da comuna poder aumentar muito e, conseqentemente, sua capacidade.(CORBUSIER, 2000, p.122). Assim, o bairro Jardins cresce com uma rapidez cada vez maior, recebendo as inovaes que vm ocorrendo, historicamente e na atualidade, em nvel mundial, nacional e regional. Nesta escala decrescente, Aracaju e as reas de maiores poder aquisitivo, como o caso do bairro jardins, vm recebendo e usufruindo destas mudanas e melhorias, mas de maneira bem seletiva. Levantamos a hiptese de que se no houver um planejamento urbano alternativo e sustentvel, surgiro outros problemas na rea, alm dos que j existem, tais como impacto ambiental, a segregao urbana, poluio sonora, o aumento da criminalidade etc. Todos esses fatores, naturalmente, so inerentes a uma sociedade estratificada, mas disciplinar o uso e a ocupao do solo, com certeza, poder minimizar esses contrastes.

10

141

Geografia Urbana I

CONCLUSO
Caros alunos, Como fechamento do estudo feito desde a origem da cidade, no mundo, at a consolidao das cidades globais (megalpoles) na atualidade, foi elaborada esta tese. Assim colocamos Aracaju, sua regio metropolitana e o bairro Jardins, como exemplo e produto deste contexto estudado. Portanto, de fundamental importncia que se faa um encadeamento de todas as aulas anteriores, principalmente no que se refere ao crescimento urbano, que foi sendo delineado pelo desenvolvimento das relaes sociais de produo. O desenvolvimento do modo de produo capitalista, em suas diversas fases, revelou como a cidade foi sendo modificada e transformada, ao longo dos sculos e hoje a cidade a regio Core do espao mundial. na cidade, e principalmente, nas metrpoles, que as decises so tomadas e o destino de grande parte da populao mundial traado. Isto ocorre porque a cidade global determina as inovaes, quer sejam no campo econmico, quer no campo cultural, cientfico, tecnolgico etc. Portanto, exemplificando, na prtica, demonstramos o estudo de caso feito no bairro Jardins, localizado na zona sul de Aracaju. O estudo e a demonstrao do crescimento desta clula urbana (MACHADO, 2009) apenas uma das tentativas de identificar a relao que existe no mundo globalizado. Todas as regies esto interligadas, as de menor rea tambm e principalmente as que tm menor poder econmico recebem as influncias das foras produtivas das naes hegemnicas, produzindo frutos nos espaos construdos, em nvel local.

Core o corao da cidade, considerada a regio principal, onde se concentra as decises econmicas e polticas de uma cidade, regio ou pas.

142

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

RESUMO
A dcima e ltima aula desta disciplina foi concentrada na anlise do estudo do processo de urbanizao, em Sergipe, na sua capital e a formao da regio metropolitana de Aracaju. Percebemos que o Estado de Sergipe foi sendo formado, seguindo-se os interesses das naes que tinham o poder na poca da colonizao. Com a fundao de sua primeira capital, percebemos que a dependncia econmica se aprofundava e a necessidade de se manter e atender aos interesses externos era crescente. Por alguns motivos, foi transferida a capital de So Cristvo para Aracaju em 1855. A partir dessa data, a cidade foi crescendo em vrios sentidos, alternando os tipos de bases de sua economia, de uma sociedade agro-exportadora, como foi ocorrendo, para uma sociedade industrial e, naturalmente, dependente dos pases desenvolvidos. Todas essas mudanas, no plano econmico, poltico, social e urbano foram moldando a nova diviso territorial do trabalho, dependente da regio Sudeste e Sul. O crescimento da cidade de Aracaju foi to rpido que o plano urbano, que definia o seu limite territorial, foi logo ultrapassado. Na segunda metade do sculo XX, a cidade de Aracaju j tinha o domnio econmico da regio. Nos anos setenta e oitenta, a cidade dominava os trs setores da economia. O processo de urbanizao se deu de tal forma que nenhuma cidade do Estado compete com sua capital. Aracaju, nos anos noventa, consolida sua regio metropolitana e aprofunda as diferenas entre ela e as demais cidades da Grande Aracaju. Seja no plano econmico, social, poltico, turstico, cultural ou/e urbano, a cidade de Aracaju concentra a renda e o poder do Estado. Alm da concentrao nos diversos aspectos, o processo de urbanizao e valorizao imobiliria vem-se acentuando nos ltimos anos do sculo XX, fazendo surgirem ilhas de consumo e de alto poder aquisitivo dentro da prpria capital. Isso tem provocado a segregao espacial e urbana da prpria cidade, pois foram surgindo novos bairros e sub-bairros, como o caso do bairro Garcia, que surgiu dentro do prprio bairro Jardins; isso exemplifica, em nvel local, o processo de desenvolvimento e a efetivao das relaes sociais de produo mundial.

10

143

Geografia Urbana I

ATIVIDADES
Os alunos devero realizar aulas prticas para associar o contedo estudado com a realidade vivenciada no bairro Jardins. Para isso, devero elaborar uns breves questionrios que sero utilizados na visita ao bairro e no contato com moradores e frequentadores da rea.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Para complementar o entendimento do assunto, sugiro que leiam o livro Os Corumbas, da autoria de Amando Fontes, que demonstra a realidade dos trabalhadores de uma fbrica txtil em Aracaju. Sugiro ainda outras leituras, como o pequeno livro de Fernando Porto, A cidade do Aracaju ( 1855/1865); o livro de Otaviano Canuto Filho, Brasil e Coria do Sul: Os descaminhos da industrializao tardia e o livro de Jacques Lambert, Os dois Brasis, que mostra as diferenas na qualificao da mo-de-obra, quanto aos aspectos territoriais do Brasil, entre as suas regies. Para entender mais ainda o caso especfico do bairro Jardins, de fundamental importncia que assistam minha entrevista, gravada pela TV Universitria, em 1996.

AUTO-AVALIAO
Aps uma leitura cuidadosa desta aula, posso compreender como se deu o processo de urbanizao da cidade de Aracaju, desde o seu surgimento at os dias atuais? Sou capaz de discutir com um colega questes referentes ao caso do bairro Jardins?

144

Aspectos gerais do surgimento e crescimento urbano de Aracaju...

Aula

REFERNCIAS
CALASANS, Jos. Contribuio histria da capital . Aracaju: mimeografado, 1942. CAMPOS, Antonio Carlos. A Construo da cidade segregada: O papel do Estado na Urbanizao de Aracaju, In: O Ambiente Urbano: Vises geogrficas de Aracaju, ARAJO, Hlio Mrio de (Org.) et al. So Cristvo, Departamento de Geografia da UFS, 2006. CORRA, Roberto Lobato. O espao urbano. 2 Ed. So Paulo: tica. 1993. CORBUSIER, LE. Planejamento urbano. 3 Ed. So Paulo: Perspectiva, 2000. LAMBERT, Jacques. Os dois brasis. 6 Ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1970. LOUREIRO, Ktia Afonso Silva. A trajetria urbana de Aracaju, em tempo de interferir. Aracaju: INEP, 1983. MACHADO, Anselmo Belm. Grande Aracaju: Processo de uma metropolizao emergente, Aracaju: Grfica Atalaia, 1990. MENESES, Neilson. Transformaes demogrficas e processo de envelhecimento da populao sergipana, In: tese de doutorado, Zaragoza: mimeografado, 2009. OLIVEIRA, Isabel Cristina Eiras de. Estatuto da Cidade, Rio de Janeiro: IBAM/DUMA, 2001. PORTO, Fernando Figueiredo. A cidade do Aracaju: 1855-1865: Ensaio de evoluo urbana. 2 ed. Aracaju: Governo de Sergipe/FUNDESC, 1991. PRADO JNIOR, Caio. Histria Econmica do Brasil. 7 ed. So Paulo: Brasiliense, 1962.

10

145

You might also like