You are on page 1of 13

Conceito Sistema Operacional

Um sistema operacional (SO) uma coleo de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas bsicas para controle de dispositivos. Fornece gerncia, escalonamento e interao de tarefas. Mantm a integridade de sistema.

Sistema operacional(SO)? O que isso? Ser que apenas um grande software de alto porte que opera simplesmente para digitar um texto qualquer ou jogar pacincia? Errado! Nessa matria vamos saber a verdade sobre o que um sistema operacional.

H muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funes provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas so responsveis pela gerncia de muitos usurios, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petrleo.

O sistema operacional funciona com a iniciao de processos que este ir precisar para funcionar corretamente. Esses processos podero ser arquivos que necessitam de ser frequentemente atualizados, ou arquivos que processam dados teis para o sistema. Poderemos ter acesso a vrios processos do sistema operacional a partir do gerenciador de tarefas, onde se encontram todos os processos que esto em funcionamento desde a inicializao do sistema operacional at a sua utilizao atual.

O sistema operacional uma coleo de programas que:

Inicializa o hardware do computador Fornece rotinas bsicas para controle de dispositivos Fornece gerncia, escalonamento e interao de tarefas Mantm a integridade de sistema

Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurana poderia ser armazenado numa memria ROM (S de Leitura - um chip que mantm instrues para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (e provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e ento ativar uma rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, ativada uma rotina de gerao de alarme.

Em um grande computador multiusurio, com muitos terminais, o Sistema Operacional muito mais complexo. Tem que administrar e executar todos os pedidos de usurios e

assegurar que eles no interferiram entre si. Tem que compartilhar todos os dispositivos que so seriais por natureza (dispositivos que s podem ser usados por um usurio de cada vez, como impressoras e discos) entre todos os usurios que pedem esse tipo de servio. O SO poderia ser armazenado em disco, e partes dele serem carregadas na memria do computador (RAM) quando necessrio.

Utilitrios so fornecidos para:

Administrao de Arquivos e Documentos criados por usurios Desenvolvimento de Programas Comunicao entre usurios e com outros computadores Gerenciamento de pedidos de usurios para programas, espao de armazenamento e prioridade

Adicionalmente, o SO precisaria apresentar a cada usurio uma interface que aceita, interpreta, e ento executa comandos ou programas do usurio. Essa interface comumente chamada de SHELL (=cpsula, manteremos o nome original em ingls) ou interpretador de linha de comando (CLI). Em alguns sistemas ela poderia ser uma simples linha de texto que usam palavras chaves (como MSDOS ou UNIX); em outros sistemas poderiam ser grficas, usando janelas e um dispositivo apontador como um mouse (como Windows95 ou X Windows).

As Vrias Partes de um Sistema Operacional Um sistema operacional de um computador que usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, um sistema complexo. Contm milhes de linhas de instrues escritas por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fceis de serem escritos, eles so construdos como uma srie de mdulos, cada mdulo sendo responsvel por uma funo. Os mdulos tpicos em um grande SO multiusurio geralmente so:

Ncleo (Kernel em ingls - tambm conhecido como "executivo") Gerenciador de processo Escalonador (Scheduler, em ingls) Gerenciador de arquivo

O Ncleo - Um Executivo em Tempo-Real O ncleo de um sistema operacional algumas vezes chamado de EXECUTIVO em tempo real. Algumas das funes executadas por ele so:

Chaveamento entre programas Controle e programao de dispositivo de hardware Gerenciamento de memria Gerenciamento de processos Escalonamento de tarefas Comunicao entre processos Processamento de excees e de interrupo

Nosso sistema simples de monitorao de segurana no teria todas as funes acima, j que provavelmente seria um sistema mono-tarefa, executando apenas um programa. Como tal, no precisaria processar permutas entre mais de um programa ou permitir comunicao entre programas (comunicao entre processos). A gerncia da memria seria desnecessria, j que o programa residiria permanentemente em ROM ou em EPROM (uma forma programvel especial de ROM).

Um sistema operacional projetado para manusear um grande nmero de usurios precisaria de um ncleo para executar todas as funes acima. Programas de usurios geralmente so armazenados em disco, assim precisa ser carregado em memria antes de ser executado. Isso apresenta a necessidade de gerncia da memria, j que a memria do computador precisaria ser pesquisada para localizar uma rea livre para carregar um programa de usurio na mesma. Quando o usurio tivesse encerrada a execuo do programa, a memria consumida por ele precisaria ser liberada e se tornaria disponvel para outro usurio quando solicitado.

Gerenciamento e Escalonamento (Scheduling) de processos tambm so necessrios, de forma que todos os programas possam ser executados razoavelmente. No h como um programa de um usurio especfico ser executado numa rea de extenso, negando o funcionamento de qualquer outro programa, e fazendo todos os outros usurios esperarem. Adicionalmente, alguns programas poderiam precisar ser executados mais frequentemente que outros, por exemplo, checando comunicaes de rede ou imprimindo. Alguns programas podem precisar ser suspensos temporariamente, e serem reiniciados depois, assim introduzindo a necessidade da comunicao inter-programas.

Programando um computador Um programa uma sequncia de instrues ao computador. Quando o programador de software (uma pessoa que escreve programas para serem executados em um computador) desenvolve um programa, este convertido em uma longa lista de instrues que so executadas pelo sistema de computador.

Em sistemas operacionais ns falamos mais de um processo do que de um programa. Nos sistemas operacionais modernos, s uma poro de um programa carregada em cada

instante. O resto do programa espera numa unidade de disco at que se precise do mesmo. Isso economiza espao de memria.

Os programas no computador so executados por processadores. Um processador um chip no computador que executa instrues de programa. Processadores executam milhes de instrues por segundo.

Um Processo Um processo ou tarefa uma poro de um programa em alguma fase de execuo. Um programa pode consistir de vrias tarefas, cada uma com funcionamento prprio ou como uma unidade (talvez se comunicando entre si periodicamente).

A Thread (fileira, linha) Uma thread uma parte separada de um processo. Um processo pode consistir de vrias threads cada uma das quais sendo executada separadamente. Por exemplo, uma thread poderia tratar refresh e grficos na tela, outra thread trataria impresso, outra thread trataria o mouse e o teclado. Isso d bom tempo de resposta em programas complexos. Windows NT um exemplo de um sistema operacional que suporta multi-thread.

Sistemas operacionais de Multi-processo Alguns sistemas executam s um nico processo, outros sistemas executam mltiplos processos de cada vez. A maioria dos computadores baseada num nico processador, e um processador pode executar s uma instruo de cada vez. Assim, como possvel um nico processador executar processos mltiplos? A resposta mais imediata que ele no faz desse modo. O processador do computador executa um processo por um perodo pequeno de tempo, e ento muda para o prximo processo e assim por diante. Como o processador executa milhes de instrues por segundo, isso d a impresso de muitos processos serem executados ao mesmo tempo.

Em um sistema de computador que suporta mais de um processo de cada vez, algum mecanismo deve ser usado para intercalar de uma tarefa para outra. H dois mtodos principais usados para fazer essa troca:

Escalonamento por Cooperao indica que uma tarefa que est sendo executada atualmente deixar voluntariamente em algum momento o processador e permitir que outros processos sejam executados. Escalonamento Preemptivo significa que uma tarefa corrente ser interrompida (forou a se render) e o processador se dedica a outro processo em estado de espera.

O problema da mudana por cooperao que um processo poderia demorar e assim negar a execuo de outros processos e poderia resultar em nenhum trabalho ser feito. Um exemplo de um sistema de cooperao o Windows 3.1. O escalonamento preemptivo melhor. D mais respostas a todos os processos e ajuda a prevenir (ou reduz o nmero de ocorrncias de) contra o medo de mquinas travadas. Windows NT um exemplo de tal sistema operacional.

Nota: S para programas de 32bits em Windows 95 h escalonamento preemptivo. Programas de 16bits ainda so escalonados cooperativamente, o que significa que ainda fcil para um programa de 16bits travar um computador Windows.

Contexto de Troca Quando o processador muda de um processo a outro, o seu estado (o processador registra e associa os dados) deve ser salvo, pois algum tempo depois, ser reiniciado o processo e continuar como se nunca fora interrompido. Uma vez esse estado tenha sido salvo, o prximo processo em espera ativado. Isso envolve carga nos registradores do processador e na memria, com todos os dados previamente salvos, e reiniciando na instruo que seria executada quando houve a ltima interrupo. O ato de mudar de um processo a outro chamado troca de contexto. Um perodo de tempo que um processo execute antes de ser trocado chamado de time slice ou perodo de quantum.

Escalonamento (Scheduling) A deciso de qual o prximo processo deve ser executado chamado escalonamento (scheduling), e pode ser feito em uma grande variedade de maneiras. Escalonadores por cooperao geralmente so muito simples, j que os processos so organizados em fila circular (ROUND ROBIN). Quando um processo corrente se deixa, vai para o fim da fila. O processo no topo da fila ento executado, e todos os processos se movimentam um lugar para cima na fila. Isso prov uma medida justa, mas no impede que um processo monopolize o sistema (no se deixando).

Escalonadores preemptivos usam um relgio em tempo real que gera interrupo a intervalos regulares (digamos, a cada 1/100 de um segundo). Cada vez que uma interrupo ocorre, o processador muda para outra tarefa. Sistemas que geralmente empregam esse tipo de escalonamento atribuem prioridades a cada processo, de forma que alguns podem ser executados mais freqentemente que outros.

Carga do Sistema Operacional O SO pode ser carregado na memria de um computador de duas maneiras.

J est presente em ROM

carregado a partir do disco quando o computador ligado.

Se o SO j est presente em ROM (para sistemas tipo controladores industriais, bombas de petrleo, etc), ele ganhar controle imediato do processador ao ser ligado o computador. Para sistemas mais complexos, o SO armazenado normalmente em mdia secundria (como disco), e carregado em RAM quando o computador ligado. A vantagem desse tipo de sistema que o escalonamento para o SO mais fcil de fazer e programar.

O PROCESSO de BOOTSTRAP Descreve a ao da carga inicial do sistema operacional do disco para a RAM. Uma pequena rotina armazenada em ROM, chamada de CARREGADOR de BOOTSTRAP ou IPL (Carregador de Programa Inicial), l uma rotina especial de carga no disquete. Em sistema baseado em disquete, essa rotina normalmente reside na trilha 00, setor 00 (ou 01), e chamado de setor de booting. O cdigo contido no setor transferido para a RAM, e ento executada. Tem a responsabilidade exclusiva de carregar o resto do sistema operacional na memria.

Tipos diferentes de processamentos em sistemas operacionais Sistemas operacionais so divididos em categorias que definem as suas caractersticas. Sistemas modernos podem usar combinaes de essas categorias descritas a seguir.

BATCH (em LOTE) O tipo mais antigo de SO permite s um programa ser executado de cada vez. O programa que carregado no computador executado completamente. Os dados usados pelo programa no podem ser modificados enquanto o programa est sendo executado. Qualquer erro no programa ou nos dados significa comear tudo novamente.

INTERATIVO Esses permitem a modificao e entrada de dados ainda durante a execuo do programa. Sistemas tpicos so reservas de vo areo e linguagens como BASIC.

TIME-SHARING/MULTI-USURIO Esses SOs compartilham o computador entre mais de um usurio, e adota tcnicas de escalonamento preemptivo.

MULTI-TAREFAS Mais de um processo pode ser executado concorrentemente. O processador escalonado rapidamente entre os processos. Um usurio pode ter mais de um processo executado de cada vez.

TEMPO REAL Principalmente usado em controle de processos, telecomunicaes, etc. O SO monitora vrias entradas que afetam a execuo de processos, mudando os modelos de computadores do ambiente, e assim afetando as sadas, dentro de um perodo de tempo garantido (normalmente < 1 segundo).

MULTI-PROCESSAMENTO Um computador que tem mais de um processador central dedicados na execuo de processos.

Diretrios e Arquivos
Depois de aprender a ligar e desligar o computador e se familiarizar com o mouse e o teclado, chegou a hora de conhecer um pouco sobre pastas e arquivos. Saber como eles funcionam essencial para "se movimentar" pelo computador sem sustos. Tudo o que voc cria, edita ou copia no PC - documentos, programas, fotos e etc - guardado em algum lugar, mas onde?

Neste captulo do Guia de Informtica Bsica, mostraremos onde esto os documentos, o que so discos rgidos, pastas, arquivos, atalhos e muito mais. Confira:

Onde ficam os documentos?

Qualquer coisa que exista no seu computador est armazenada em algum lugar e de maneira hierrquica. Em cima de tudo, esto os dispositivos que so, basicamente, qualquer pea fsica passvel de armazenar alguma coisa. Os principais dispositivos so o disco rgido; CD; DVD; cartes de memria e pendrives.

Tais dispositivos tm uma quantidade de espao disponvel limitada, que pode ser dividida em pedaos chamados parties. Assim, cada uma destas divises exibida como uma unidade diferente no sistema. Para que a ideia fique clara, o HD um armrio e as parties so as gavetas: no aumentam o tamanho do armrio, mas permitem guardar coisas de forma independente e/ou organizada.

Em cada unidade esto as pastas que, por sua vez, contm arquivos ou outras pastas que, por sua vez, podem ter mais arquivos... e assim, sucessivamente. A organizao de tudo isso assim:

So todos os meios fsicos possveis de gravar ou salvar dados. Existem dezenas deles e os principais so:

HD ou Disco Rgido: o crebro da mquina. Nele est tudo: o sistema operacional, seus documentos, programas e etc.

DVD: Um DVD permite que voc leia o contedo que est gravado nele. H programas gravadores de DVD que permitem criar DVDs de dados ou contedo multimdia. CD: Como um DVD, mas sem a possibilidade de gravar vdeos e com um espao disponvel menor. Pendrive: So portteis e conectados ao PC por meio de entradas USB. Tm como vantagem principal o tamanho reduzido e, em alguns casos, a enorme capacidade de armazenamento. Cartes de Memria: como o prprio nome diz, so pequenos cartes em que voc grava dados e so praticamente iguais aos Pendrives. So muito usados em notebooks, cmeras digitais, celulares, MP3 players e ebooks. Para acessar o seu contedo preciso ter um leitor instalado na mquina. Os principais so os cartes SD, Memory Stick, CF ou XD. HD Externo ou Porttil: so discos rgidos portteis, que se conectam ao PC por meio de entrada USB (geralmente) e tm uma grande capacidade de armazenamento. Disquete: se voc ainda tem um deles, parabns! O disquete faz parte da "pr-histria" no que diz respeito a armazenamento de dados. Eram So pouco potentes e de curta durabilidade. So todos os meios fsicos possveis de gravar ou salvar dados. Existem dezenas deles e os principais so:

HD ou Disco Rgido: o crebro da mquina. Nele est tudo: o sistema operacional, seus documentos, programas e etc. DVD: Um DVD permite que voc leia o contedo que est gravado nele. H programas gravadores de DVD que permitem criar DVDs de dados ou contedo multimdia. CD: Como um DVD, mas sem a possibilidade de gravar vdeos e com um espao disponvel menor. Pendrive: So portteis e conectados ao PC por meio de entradas USB. Tm como vantagem principal o tamanho reduzido e, em alguns casos, a enorme capacidade de armazenamento. Cartes de Memria: como o prprio nome diz, so pequenos cartes em que voc grava dados e so praticamente iguais aos Pendrives. So muito usados em notebooks, cmeras digitais, celulares, MP3 players e ebooks. Para acessar o seu contedo preciso ter um leitor instalado na mquina. Os principais so os cartes SD, Memory Stick, CF ou XD. HD Externo ou Porttil: so discos rgidos portteis, que se conectam ao PC por meio de entrada USB (geralmente) e tm uma grande capacidade de armazenamento. Disquete: se voc ainda tem um deles, parabns! O disquete faz parte da "pr-histria" no que diz respeito a armazenamento de dados. Eram So pouco potentes e de curta durabilidade.

2. Unidades e Parties

Para acessar tudo o que armazenado nos dispositivos acima, o Windows usa unidades que, no computador, so identificadas por letras. Assim, o HD corresponde ao C:; o leitor de CD ou DVD D: e assim por diante. Tais letras podem variar de um computador para outro.

Voc acessa cada uma destas unidades em "Meu Computador", como na figura abaixo:

A conta no fecha? Aparecem mais unidades do que voc realmente tem? Ento, provavelmente, o seu HD est particionado: o armrio e as gavetas, lembra? Uma partio so unidades criadas a partir de pedaos de espao de um disco. Para que voc tenha uma ideia, o grfico abaixo mostra a diviso de espao entre trs parties diferentes:

3. Pastas

As pastas - que, h "sculos" eram conhecidas por diretrios - no contm informao propriamente dita e sim arquivos ou mais pastas. A funo de uma pasta organizar tudo o que est dentro de cada unidade.

4. Arquivos

Os arquivos so o computador. Sem mais, nem menos. Qualquer dado salvo em seu arquivo correspondente. Existem arquivos que so fotos, vdeos, imagens, programas, msicas e etc.

Tambm h arquivos que no nos dizem muito como, por exemplo, as bibliotecas DLL ou outros arquivos, mas que so muito importantes porque fazem com que o Windows funcione. Neste caso, so como as peas do motor de um carro: elas esto l para que o carango funcione bem.

5. Atalhos

O conceito fcil de entender: uma maneira rpida de abrir um arquivo, pasta ou programa. Mas, como assim? Um atalho no tem contedo algum e sua nica funo "chamar o arquivo" que realmente queremos e que est armazenado em outro lugar.

Podemos distinguir um atalho porque, alm de estar na rea de trabalho, seu cone tem uma flecha que indicativa se tratar de um "caminho mais curto". Para que voc tenha uma ideia, o menu "Iniciar" nada mais do que um aglomerado de atalhos.

Se voc apagar um atalho, no se preocupe: o arquivo original fica intacto. 6. Bibliotecas do Windows 7

A ltima verso do Windows trouxe um novo elemento para a lista bsica de arquivos e pastas: as bibliotecas. Elas servem apenas para colocar no mesmo lugar arquivos de vrias pastas.

Por exemplo, se voc tiver arquivos de msicas em "C:\Minha Msica" e "D:\MP3 para deixar as petecas de cabelo em p", poder exibir todos eles na biblioteca de msica.

Entretanto, diferentemente dos atalhos, se voc apagar um arquivo de alguma biblioteca, o original no poder ser recuperado. Assim, cuidado, muito cuidado.

You might also like