You are on page 1of 6

COLGIO PEDRO II - UNIDADE SO CRISTVO III 3 SRIE MATEMTICA II PROF MARCOS T: 301

www.professorwaltertadeu.mat.br

Reviso Geometria Plana reas e Aptemas REAS DAS PRINCIPAIS FIGURAS PLANAS 1) Retngulo c) Frmula trigonomtrica da rea

2) Quadrado

d) Frmula de Heron

onde p o semipermetro e a, b e c so os lados. 3) Paralelogramo e) Tringulo eqiltero

4) Trapzio f) Em funo dos lados e do raio da circunferncia circunscrita

5) Losango 7) Hexgono regular

6) Tringulos a) Tringulo qualquer

8) Polgono regular b) Tringulo retngulo

Onde p o semipermetro e a o aptema do polgono.

9) Crculo

A = .(R2 r2)
11) Setor circular

Comprimento

C = 2..r
rea

A = .r2
10) Coroa circular A

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS POLGONOS REGULARES

Exerccios 1) Num quadrado de lado 10 cm est circunscrita uma circunferncia. Determine o raio, o comprimento e a rea da circunferncia. 2) O lado de um tringulo eqiltero inscrito numa circunferncia mede 2 cm. Determine a medida da altura do tringulo, do raio da circunferncia, da rea do tringulo e da rea da circunferncia. 3) Um crculo de 5 cm de raio est inscrito em um hexgono regular. Determine o permetro e a rea do hexgono. 4) O aptema do quadrado inscrito numa circunferncia igual a 2 cm. Determine a rea do hexgono regular inscrito nessa mesma circunferncia. 5) Se um circulo de rea A e um quadrado de rea Q tem o mesmo permetro, determine a razo Q/A. 6) Determine a rea das figuras abaixo: a)

b)

c)

d)

7) Os quadrados ABCD e APQR, representados na figura abaixo, so tais que seus lados medem 6 e o ngulo PAD mede 30.

Ligando-se o ponto B com o ponto R e o ponto D com o ponto P, obtm-se o hexgono BCDPQR, cuja rea : a) 90. b) 95. c) 100. d) 105. e) 110. 8) No quadrado ABCD de lado 2, traam-se dois arcos com centro nos vrtices A e C e raio igual ao lado do quadrado. Determine rea delimitada por estes dois arcos.

9) O quadrado ABCD da figura a seguir tem lado igual a 6 cm. Os crculos com centros em A, B, C e D, respectivamente, tm raios iguais a 1/3 do lado do quadrado. Pode-se ento afirmar que a rea hachurada da figura , em cm2, igual a:

a) 8 (2 + 1). b) 4 (3 + 2). c) 8 (2 - 1). d) 6 (2 + 1). e) 16. 10) Na figura a seguir, o quadrado maior foi dividido em dois quadrados e dois retngulos. Se os permetros dos dois quadrados menores so 20 e 80, qual a rea do retngulo sombreado?

11) Sabendo-se que a rea do circulo da figura abaixo 2 cm, determine a rea da regio que esta sombreada.

12) Na figura abaixo, as circunferncias tm centro nos pontos A e B e cada uma delas tangente a trs lados do retngulo. Sabendo que cada circulo tem rea 2, qual a rea do retngulo?

13) Na figura abaixo, ABCD um quadrado de lado Determine a rea do triangulo BEF.

cm, e ABE e BCF so tringulos eqilteros.

14) Uma propriedade rural tem a forma do triangulo ABC representado na figura. A regio cultivada corresponde apenas a poro sombreada. Sabendo-se que AD = rea da propriedade rural cultivada? AB e AE = AC, que porcentagem da

A) 50% B) 60% C) 66% D) 75% E) 80% 15) Na figura abaixo, o raio r da circunferncia mede 8 cm. Se os arcos AB, BC e BD representam semicircunferncias, ento o valor da rea em negrito, em cm, :

A) 64 B) 32 C) 24 D) 16 E) 8 16) (UFPE/06) Na ilustrao a seguir, temos um retngulo ABCD, com medidas AB = 12 e BC = 5, e duas faixas retangulares EFGH e IJKL, com EF e JK de mesma medida. Se a rea da regio colorida e a da regio do retngulo ABCD exterior a rea colorida so iguais, qual a medida de EF?

A) 1,8 B) 1,9 C) 2,0 D) 2,1 E) 2,2

You might also like