You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA/UESB

A ARTICULAO ENTRE TEORIA E PRTICA DE TRS PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITRIA DA CONQUISTA
COELHO, Mnica Silva; DOS SANTOS, Selma Coelho.

INTRODUO
Este estudo versa sobre a problemtica da formao de professores partindo da relao teoria e prtica, procurando analisar se as professoras conseguem articular esses dois aspectos nas suas prticas pedaggicas. Nesse sentido, verificamos e discutimos se suas prticas tem uma natureza pragmtica, se elas reproduzem a organizao da macro-sociedade na sala, bem como se a relao teoria/prtica feita de forma consciente por parte das professoras.

METODOLOGIA

DISCUSSO

Candau e Lelis (1999) definem duas relaes entre teoria/prtica, a dicotmica, quando h Entendendo que o objeto a supremacia da prtica e a associativa que tem por esteio os saberes docentes, os aspectos desta pesquisa tem uma polticos, a criticidade, a reflexibilidade, a criatividade e teoria e prtica tem o mesmo peso, natureza histrica, estando sendo componentes indissolveis da prxis, como infere Vasquez (1977). situado em um contexto social dinmico e que os Entre as professoras, a relao teoria/prtica no associativa, no tendo uma relao sujeitos sociais que dela direta e interdependente. Seus relatos revelam esse distanciamento, tambm, no currculo do curso superior e que isso tem implicaes nas suas prticas. Havendo o aligeiramento da participaram tem um papel formao e a secundarizao da teoria em detrimento da prtica, que so princpios ativo nesta construo neoliberais. histrica, optamos pela abordagem qualitativa. Vzquez (1977) acredita que a atividade terico-prtica forma um processo dialtico, Dessa forma, participaram considerando que a teoria depende da prtica e esta se fundamenta na teoria. Nessa da pesquisa trs professoras perspectiva, Nvoa (1997) define o espao escolar como o foco dessa discusso, pois a escola deve ser pensada como um espao educativo em que trabalhar e se formar no sejam da rede municipal de Vitria atividades distintas. da Conquista. Adotarmos a entrevista semi-estruturada e Dessa maneira, importante apreendermos a importncia do contexto escolar e sua a observao como tcnicas cotidianidade , pois desenvolvendo uma atitude autnoma ao transcender a cotidianidade de coleta para a triangulao possvel concatenar as coisas segundo seu contexto e estabelecer a ideia de unicidade e por e a comparao dos dados conseguinte, ocorre a dialeticidade. numa perspectiva dialtica, apreendendo seu carter e movimento histrico, CONSIDERAES FINAIS conforme Melo Neto Neste estudo percebemos a sobreposio das competncias prticas, de natureza emprica em nome do embate da dicotomia teoria e (2002). prtica . Quanto aos cursos de formao de professores, fica evidente que eles urgem por refletir e ter clareza sobre o tipo de sujeito e o tipo de profissional que desejam formar, estabelecendo dilogos com o espao escolar e contextualizando suas discusses com situaes concretas, oportunizando o processo reflexivo.

REFERNCIAS
CANDAU, V.M. & LELIS, I.A. A Relao Teoria-Prtica na Formao do educador. In: CANDAU, V.M (Org.). Rumo a uma Nova Didtica. 10 ed. Petrpolis: Vozes. 1999. p.56-72. NVOA, A. Formao de professores e profisso docente. In: NVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formao. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 9-33. VSQUEZ, A.S. Filosofia de prxis. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1977.

You might also like