You are on page 1of 14

Advrbio em mente: processo morfolgico concludo ou em andamento?

Joo Carlos Rodrigues da Silva (PPGL- UnB) Maria Avelina de Carvalho (PPGL-UnB) Virglio Pereira de Almeida (PPGL-UnB/UCB)

RESUMO: Este artigo tem como objetivo principal investigar a construo morfolgica adverbial em mente, evidenciando que o morfema mente, classificado pela gramtica tradicional como sufixo, no se comporta como os demais sufixos derivacionais, e reiterando que a gramaticalizao de mente um processo ainda no concludo, encontrando-se ainda em um nvel intermedirio do continuum, como props Meillet (apud CHRISTIANO et al., 2004, p. 18), em direo gramaticalizao definitiva. A abordagem predominantemente descritiva, tendo como bases principais os pressupostos tericos do estruturalismo e do funcionalismo. Palavras-chave: Advrbio, processos morfolgicos, gramaticalizao, sufixo ABSTRACT: This paper aims at investigating the morphological construction of adverbs with a final mente in Portuguese. We intend to highlight that the morpheme mente, categorized as a suffix by the traditional grammar, does not function as other suffixes, thus indicating that the gramaticalization of mente is not a concluded process, but is rather found midway in the continuum proposed by Meillet (apud CHRISTIANO et al., 2004, p. 18) towards total gramaticalization. The approach used in this study is mostly descriptive, grounded on the theoretical assumptions of structuralism and functionalism. Keywords: Adverb, morphological processes, gramaticalization, suffix.

1. Introduo Gramticos e linguistas, que geralmente discordam entre si, esto de acordo quanto impreciso do que se convencionou chamar de classe adverbial. Pottier (1962, p. 53 apud BIDERMAN, 2001, p. 279) expressou bem esse fato ao dizer que parece que incluram nas gramticas sob a rubrica advrbios, todas as palavras com as quais no se sabia o que fazer. Williams (1994), em sua obra Do Latim ao Portugus, dedica, na parte intitulada Morfologia, captulos especficos para substantivos, adjetivos, numerais, artigos, verbos e pronomes. No h sequer meno classe de advrbios. Alm de Pottier, Biderman cita estudiosos espanhois e italianos que concordam com a dificuldade em se caracterizar a
Artigo produzido no mbito do Projeto de Pesquisa Reviso crtica de estudos sobre a morfologia do Portugus, sob a orientao do Prof. Dr. Dioney Moreira Gomes, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de Morfologia (PPGL-UnB).
1

Advrbio em mente: processo morfolgico concludo ou em andamento?

35

classe adverbial. A confuso no est, portanto, restrita a uma determinada lngua e tampouco se trata de uma percepo contempornea, pois Dionsio, no sculo I a.C., j identificava vinte e seis diferentes classificaes ou subclasses para o advrbio (apud GUIMARES, 2006). Como se v, estamos diante de um interessante assunto de pesquisa, cujo vis escolhido para anlise o dos advrbios terminados em mente. Estabelecemos, ento, como objetivo geral, investigar a construo morfolgica adverbial em mente. Partindo da evidncia de que o morfema mente, classificado pela gramtica tradicional como sufixo, no se comporta como os demais sufixos derivacionais, sugerimos que a gramaticalizao de mente um processo ainda no concludo, que se encontra em um continuum em direo gramaticalizao definitiva. Como nos lembram Christiano et al., a cunhagem do termo gramaticalizao atribuda a Meillet (apud CHRISTIANO et al., 2004), que o conceituou como o processo no qual um item lexical autnomo adquire caractersticas gramaticais tpicas de morfemas, tornando-se, gradativamente, um item dependente. No significa, entretanto, que o fenmeno foi proposto por Meillet, como atesta Barbosa :

Pelo menos desde os trabalhos dos filsofos franceses e ingleses do sculo XVIII, como Condillac e Horne Tooke (Heine: 2003), existe a ideia de que a complexidade gramatical e o vocabulrio abstrato derivam historicamente de lexemas concretos, assim como o reconhecimento de que morfemas verbais so provenientes de palavras que perderam, por um lado, seu status de elemento lingustico independente e os privilgios associados a esse status, e, por outro, massa fnica, tornando-se clticos. (2006, p. 39)

Segundo os estudiosos, o processo de gramaticalizao de um item passa por diferentes etapas, em trs nveis da estrutura lingustica, ao perder certo valor semntico, tornar-se menos livre sintaticamente, e diminuir sua fora fontica. Em geral, prosseguem os autores, os nveis da estrutura lingustica afetados pela gramaticalizao

... mantm entre si uma ordem cronolgica de arranjo: os processos funcionais (como dessemantizao, expanso, simplificao) se seguem dos processos morfossintticos (como permutao, composio, cliticizao, afixao), que se seguem dos fonticos (como adaptao, fuso, perda). (CHRISTIANO et al. op. cit. p. 19)

Ainda a respeito de gramaticalizao, Gonalves, Lima-Hernandes & CassebGalvo (2007), apoiados em Hopper (1987), entendem que a gramtica das lnguas constitui-se de partes cujo estatuto constantemente negociado na fala, no podendo em
Volume 1 Nmero 2 Ano I nov/2008

36

Joo Carlos Rodrigues da Silva, Maria Avelina de Carvalho e Virglio Pereira de Almeida

princpio ser separado das estratgias de construo do discurso. Desse modo, subjazem a essa perspectiva a concepo de lngua como atividade em tempo real e a postulao de que no existe gramtica como produto acabado, mas em constante processo de gramaticalizao. Portanto, a partir desse conceito, justifica-se a proposio de que mente ainda no tenha concludo o processo de transformao em um item estritamente gramatical. A elaborao deste trabalho embora tenha se pautado por uma abordagem predominantemente descritiva, tendo como bases principais os pressupostos tericos do estruturalismo e do funcionalismo, quanto aos objetivos, tem uma funo explicativa, uma vez que visa investigar como se pode descrever e explicar, com rigor e mtodo, o fenmeno lingustico observado, qual seja o da formao de advrbios terminados em mente. Com isso, pretendemos contribuir para o esclarecimento de questes relacionadas a esse objeto de estudo, como as pedaggicas. Quanto aos procedimentos tcnicos, utilizaremos a pesquisa bibliogrfica. Durante o processo de execuo, as seguintes etapas foram estabelecidas: delimitao do objeto de estudo: formao de advrbio terminado em mente; determinao e seleo do corpus: lista de advrbios extrados de fontes diversas (publicaes escritas variadas, fala espontnea, etc); coleta e organizao do corpus segundo critrios oriundos de pesquisa bibliogrfica; trabalho bibliogrfico; anlise do corpus e posterior sntese; apresentao dos resultados sob a forma de artigo acadmico. vlido ressaltar que as etapas da pesquisa no so estanques, levando a uma articulao constante entre teoria e prtica. Assim, proporo que procedemos pesquisa bibliogrfica, coletamos o corpus e tambm estabelecemos os critrios de organizao (identificao, classificao, etc) e, finalmente, quando da redao final, ajustamos e reajustamos os conceitos, classificaes e definies.

2. Fundamentao terica 2.1. Advrbios na literatura tradicional A fim de verificarmos como a classe dos advrbios vista na literatura tradicional, selecionamos trs autores representativos do que se convencionou chamar de gramtica tradicional: Cunha (1985), Rocha Lima (1996) e Bechara (2001).

Revista de Letras da Universidade Catlica de Braslia

Advrbio em mente: processo morfolgico concludo ou em andamento?

37

Cunha (1985) dedica um captulo ao estudo dos advrbios, definidos sinttica e semanticamente como palavras que se juntam a verbos para exprimir circunstncias em que se desenvolve o processo verbal, e a adjetivos, para intensificar uma qualidade (1985, p. 499). Salienta ainda o autor que os advrbios chamados de intensidade podem reforar o sentido de outro advrbio (id. ib). Em seguida, pautando-se na Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), identifica as seguintes espcies de advrbios: afirmao, dvida, intensidade, lugar, modo, negao, tempo e, finalmente, os advrbios interrogativos. A respeito do nosso objeto de estudo, Cunha destaca apenas a recorrncia dos advrbios na seo denominada Repetio de advrbios em mente. Diz ele que sob a perspectiva estilstica, quando numa frase dois ou mais advrbios em mente modificam a mesma palavra, pode-se, para tornar mais leve o enunciado, juntar o sufixo apenas ao ltimo deles (p. 503) e exemplifica com frases extradas de escritores renomados (p.503): (1) (2) O outro respondeu, vaga e maquinalmente: verdade, meu senhor, verdade... (Ea de Queirs) Est l na sua cidadezinha, criando agora os netos, como criara os filhos, pacfica, honrada e banalmente. (Jorge Amado) Seguem-se outros exemplos sempre destacando o uso repetido, mas sem entrar em detalhes a respeito do processo. O mximo que Cunha faz , em uma observao, remeter o leitor leitura de Harri Meier (1948) e Bernard Pottier (1968) que abordam os tipos de construo com adjetivos e advrbios sucessivos, sua origem e seu emprego (p. 504). Rocha Lima (1996) trata dos advrbios em dois diferentes captulos. No primeiro, conceitua e classifica os advrbios, seguindo, assim como Cunha (1985), a NGB, admitindo, no entanto apenas cinco espcies: dvida, intensidade, lugar, modo e tempo. Nos exemplos citados para cada espcie, com exceo dos de lugar, h a presena de advrbios terminados em mente, especialmente nos advrbios de modo. Com isso, percebe-se que Rocha Lima considera que o sufixo mente forma principalmente advrbios de modo. Quanto definio, tambm de natureza sinttico-semntica, Rocha Lima afirma que advrbios so palavras modificadoras do verbo. Servem para expressar as vrias circunstncias que cercam a significao verbal (1996, p. 174, grifo nosso). No segundo captulo, Emprego do advrbio (p. 346-352), o autor aborda as funes dos advrbios e, numa pequena seo, trata dos advrbios em mente. Mas, da mesma

Volume 1 Nmero 2 Ano I nov/2008

38

Joo Carlos Rodrigues da Silva, Maria Avelina de Carvalho e Virglio Pereira de Almeida

forma que Cunha, Rocha Lima2 salienta apenas que concorrendo na frase vrios advrbios dos (sic) terminados em mente, usual o emprego do sufixo apenas no ltimo; a menos que, por nfase, se prefira a repetio (1985, p. 347). E seguem-se dois exemplos: (3) (4) Estvamos calma, tranquilamente, aguardando a soluo do caso. Falava-me doce, suave, suavissimamente.

No restante do captulo, Rocha Lima expe regras de emprego de inmeros advrbios, muitos dos quais de uso considerado culto, como algures e alhures, mas nenhuma observao a mais sobre o processo de formao dos advrbios em mente. Bechara (2001), dos trs gramticos, quem vai mais a fundo na anlise da classe adverbial. Sua definio, a mais completa, recorre a critrios de natureza sinttica, morfolgica, semntica, funcional e pragmtica. Define o autor:

Advrbio a expresso modificadora que por si s denota uma circunstncia (de lugar, de tempo, modo, intensidade, condio, etc.) e desempenha na orao a funo de adjunto adverbial. (...) O advrbio constitudo por palavra de natureza nominal ou pronominal e se refere geralmente ao verbo, ou ainda, dentro de um grupo nominal unitrio, a um adjetivo e a um advrbio (como intensificador), ou a uma declarao inteira (p. 287).

Indo mais alm que Cunha e que Rocha Lima, Bechara (2001) ressalta que certos advrbios so assinalados em funo de modificador de substantivo, principalmente quando este entendido no tanto enquanto substncia, mas enquanto qualidade que esta substncia apresenta (2001, p. 288). Ressalta, tambm, que o advrbio, classe heterognea, tem bastante mobilidade dentro da estrutura frasal e que este seu papel singular lhe d tambm certa autonomia fonolgica, de contorno entonacional muito variado, a servio do intuito comunicativo do falante (BECHARA, 2001, p. 290). Na ltima parte dessa citao, evidencia-se o aspecto pragmtico anteriormente aludido. A respeito do nosso objeto de estudo, Bechara dedica uma pequena seo intitulada Advrbios de base nominal e pronominal (2001, p. 293-294). Classificando os advrbios quanto sua origem e significao, o autor afirma que essa classe gramatical se prende a nomes ou pronomes, havendo, por isso, advrbios nominais e pronominais (2001, p. 293). E ento situa os advrbios terminados em mente entre os nominais, que so aqueles
Nem Cunha nem Rocha Lima se referem, em suas definies de advrbio, invariabilidade, que seria um critrio morfolgico importante para caracteriz-lo.
Revista de Letras da Universidade Catlica de Braslia
2

Advrbio em mente: processo morfolgico concludo ou em andamento?

39

formados de adjetivos acrescidos do sufixo mente: rapidamente (=de modo rpido), pessimamente (id. ib.). interessante que Bechara usa aspas simples na palavra sufixo, conforme se v na citao, para alertar o leitor de que no se trata propriamente de um sufixo. Tanto isso verdade que ele prossegue afirmando que esse caso de uso do sufixo mente para formar advrbios nominais fica a meio caminho, fonolgica e morfologicamente, da derivao e da composio (locuo) (id. ib.). Encerrando a breve, mas esclarecedora seo (especialmente se comparada aos outros dois gramticos), Bechara (2001, p. 293) escreve duas observaes, que merecem ser citadas por completo:

Observaes: 1.) Se o nome tem forma para o masculino e feminino, junta-se o sufixo ao feminino. Fazem exceo alguns adjetivos terminados em s e or, que no portugus antigo s apresentavam uma forma para ambos os gneros. Da dizer-se portuguesmente (e no portuguesamente); superiormente (e no superioramente), melhormente. 2.) Estes advrbios em mente se caracterizam por conservar o acento vocabular de cada elemento constitutivo, ainda que mais atenuado, o que lhes permite, numa srie de advrbios, em geral s apresentar forma mente no fim: Estuda atenta e resolutamente. Havendo nfase, pode-se repetir o advrbio na forma plena.

Note-se que Bechara traz duas informaes importantes. A primeira, histrica, sobre o gnero da base qual a forma mente se une. A segunda, morfofonmica, sobre a conservao do acento da base. Essas informaes sero retomadas na prxima seo, quando enfocarmos os estudos lingusticos. Em sntese, dos trs gramticos consultados, constatamos que dois deles (Cunha e Rocha Lima) abordam a classe dos advrbios bastante superficialmente, limitando-se ao que preconiza a NGB, e, ao tratarem dos advrbios em mente, restringem-se ao aspecto estilstico da repetio encadeada. O nico a ir um pouco mais a fundo na descrio dos advrbios terminados em mente Bechara (2001), na seo denominada Advrbios de base nominal e pronominal, que traz, como vimos, esclarecimentos incomuns para uma gramtica dita tradicional. O prescritivismo do autor, entretanto, evidenciado ao defender a agramaticalidade de 'portuguesamente', exatamente na mesma seo em que apresenta uma maior conscincia lingustica. Por fim, numa perspectiva diacrnica, vlido lembrar que as informaes sobre a formao dos advrbios terminados em mente encontradas nos gramticos citados h muito j constavam nos compndios e gramticas histricas. Coutinho (1976) informa-nos que o latim clssico tinha diversas terminaes para a formao de advrbios de modo, tais
Volume 1 Nmero 2 Ano I nov/2008

40

Joo Carlos Rodrigues da Silva, Maria Avelina de Carvalho e Virglio Pereira de Almeida

como: -im, -ter, -lus, -e, -o, as quais no passaram para o latim vulgar. Esse empregava um processo analtico, que consistia em tomar um adjetivo na forma feminina e juntar-lhe o adjetivo mens, tis, significando esprito, mente, como, por exemplo, bona mente factum. Estava assim aberto o caminho para um novo processo de formao de advrbios de modo nas lnguas romnicas. Coutinho (idem, p. 263), citando Leite de Vasconcelos, revela que no portugus antigo separavam-se os dois elementos, como, por exemplo, corts mente. Semelhante abordagem tambm se encontra em Nunes (1989), que, aps descrever o processo de formao adverbial do latim clssico via terminaes, afirma que esse processo por sufixos no foi aproveitado pela lngua popular. Essa preferiu uma nova, que foi a de ajuntar ao adjectivo, na forma feminina, quando a possua, o substantivo mente que, tendo significado de esprito, veio depois a ser sinnimo de modo (NUNES, 1989, p. 343). Complementa essa afirmativa uma observao de Nunes que tambm similar de Leite de Vasconcelos: A conscincia da composio evidencia-se na antiga lngua, que separava as duas palavras, e parece persistir ainda hoje no uso de, quando se seguem dois adjectivos de igual terminao, juntar esta s ao ltimo (1989, p. 343). 2.2. Revendo o processo: advrbios sob o ponto de vista da lingustica Os estudos lingusticos sobre os advrbios partem geralmente da heterogeneidade da classe adverbial. Biderman, comentando o quanto so imprecisas as definies de advrbio, afirma que a principal causa das imprecises

est no fato de vrias palavras de contedo semntico muito variado e algumas funes sintticas similares poderem penetrar nesta classe, uma vez que ela tem portas abertas em duas direes: a das palavras de significao externa (lexicais, nacionais) e a das palavras de significao interna (gramaticais) (2001, p. 280).

Biderman (op. cit.) reconhece, pois, o que j mencionamos na introduo deste trabalho: a classe adverbial comporta um sem nmero de termos que ali foram recebidos por no se encaixarem em nenhuma outra classe maneira tradicional. A fim de definir com mais preciso o que seja advrbio, Biderman se vale de critrios semnticos, sintticos, funcionais e morfolgicos. Diz a autora que quanto sua funo mais frequente, por exemplo, que modificador verbal, o advrbio pode: a) caracterizar o aspecto de um verbo; b) indicar o tempo de ocorrncia de um evento; c) modificar o tempo de ocorrncia de um evento (2001, p. 283). Exemplificando essas funes, a autora apresenta os seguintes exemplos:
Revista de Letras da Universidade Catlica de Braslia

Advrbio em mente: processo morfolgico concludo ou em andamento?

41

a) "Vai escurecendo aos poucos. L fora o cu empalidece."(rico Verssimo, Clarissa) (...) b) Ontem ocorreu uma enchente colossal. (...) c) "O engenho se arrastava na safra de quase nada. Mas ainda moa." (Jos Lins do Rego, Fogo Morto) (2001, p. 284)

Sobre o aspecto morfolgico, aquele que nos interessa, Biderman (idem) afirma que o advrbio apresenta caractersticas variadas, devido sua heterogeneidade3. Analisando aquilo que Bechara chama de advrbios de base nominal, Biderman (2001, p.287) chama ateno para o fato de haver uma superposio do emprego do advrbio e do adjetivo, uma vez que muito comum a derivao de novos advrbios em mente, a partir de adjetivos. O exemplo que a autora usa este: (5) A nota soava cristalina. (adjetivo)/ A nota soava cristalinamente (advrbio) (BIDERMAN, 2001, p. 287) A autora ressalta tambm que um advrbio em mente pode qualificar tanto a ao em desenvolvimento como o seu termo (2001, p. 287). H, no entanto, casos de impossibilidade de adverbializao em mente. Citando Moignet, Biderman nos revela que os casos de incompatibilidade de formao de advrbio em mente ocorrem com adjetivos que significam noes espaciais; com adjetivos que indicam cor; com adjetivos de vocabulrio tcnico; e com adjetivos aplicveis a seres animados (2001, p. 289). Algo semelhante encontramos em Barbosa (2006), ao ser analisada a relao entre o adjetivo adverbializado e o advrbio em mente. Barbosa (2006, p. 80) observa que a correspondncia entre adjetivo e advrbio terminado em mente no ocorre em casos como (6) e (7), mas possvel em (8): (6) (7) (8) as portas no se fecham direito eu acho que ela fez legal eles vieram mais rpido

Barbosa ressalta que a correspondncia de forma ocorre na maioria dos casos, mas no a de sentido, conforme ilustram as frases (6) e (7), nas quais no poderia haver a
Biderman (2001, p. 286) afirma que, alm de modificar o verbo, o adjetivo ou outro advrbio, o advrbio pode ainda modificar outras classes de palavras, a saber: pronomes indefinidos; numerais; nomes substantivos; preposies; e conjunes. No iremos discutir neste artigo essas mltiplas funes modificadoras dos advrbios, que esto longe de serem aceitas com unanimidade. Fica, pois, a sugesto para se pesquisar, no mbito da morfossintaxe funcionalista, por exemplo, at onde os advrbios modificam todas as classes citadas por Biderman.
Volume 1 Nmero 2 Ano I nov/2008
3

42

Joo Carlos Rodrigues da Silva, Maria Avelina de Carvalho e Virglio Pereira de Almeida

permuta de direito por direitamente, nem legal por legalmente, uma vez que o sentido seria substancialmente alterado. J em (8) o uso de rapidamente em lugar de rpido perfeitamente possvel. Quanto ao processo morfolgico, entretanto, como Barbosa (2006) v a formao de advrbios em mente? Encontramos a resposta com o apoio do conceito de gramaticalizao, entendido como um processo que implica mudana categorial no qual uma forma lingustica perde marcas morfolgicas ou privilgios sintticos, conforme indicamos na introduo. Assim, se imaginarmos uma escala das classes de palavras, teremos de um lado categorias plenas, como nomes e verbos, e de outro, categorias com caractersticas mais gramaticais, como conjunes e preposies, conforme pode ser visto no esquema a seguir:

substantivo e verbo > adjetivo > advrbio > conjuno e preposio + lexical + gramatical Como a gramaticalizao entendida aqui como um caminho do lxico para gramtica, medida que essa escala percorrida, a tendncia encontrarmos elementos mais abstratos e mais subjetivos. A formao dos advrbios em mente estaria, ento, para ns e para Barbosa (2006), caracterizado como um processo de gramaticalizao, bastante comum na trajetria das categorias lingusticas. Esse processo, conforme Heine (2003 apud BARBOSA, 2006), se inicia, normalmente, com o aumento da frequncia dos termos que, num segundo momento, ampliam seus contextos (extenso) e, muitas vezes, sofrem mudana de classe (decategorizao). Esse fato fica evidente se nos valermos um pouco da diacronia, como o fizeram Coutinho (1976) e Nunes (1989). Esses autores descrevem o processo histrico de formao dos advrbios em mente do latim vulgar ao portugus atual, de modo que podemos verificar claramente o continuum, ou escala de gramaticalizao, uma vez que constatamos a passagem gradual de uma forma do lxico para uma forma gramatical, de acordo com as seguintes etapas, por ns propostas a partir da fundamentao terica: 1 etapa (latim vulgar): emprego de um processo analtico, que consistia em tomar um adjetivo na forma feminina e juntar-lhe o substantivo mens, tis, significando esprito, mente, como, por exemplo, bona mente factum.

Revista de Letras da Universidade Catlica de Braslia

Advrbio em mente: processo morfolgico concludo ou em andamento?

43

2 etapa (portugus antigo): emprego de dois elementos separados, como, por exemplo, corts mente. 3 etapa (portugus atual): -mente parece ter se tornado um sufixo que pode ser acrescido a uma significativa parcela de adjetivos, formando advrbios. A escala de gramaticalizao poderia ser diagramada da seguinte maneira: placida mente (lat. vulgar) adjetivo + substantivo > > plcida mente (pt. ant.) adjetivo + mente > > pacidamente (pt. atual) advrbio

+ lexical ------------------------------------------------------------------------------ + gramatical

Parece-nos, entretanto, que o estgio exemplificado pela forma placidamente acima no representa o ponto terminal de um processo de gramaticalizao, pois, em diferentes esferas, -mente no se comporta como os demais sufixos da lngua portuguesa, nem a formao de advrbios com mente obedece aos padres esperados, como esclareceremos nos pargrafos seguintes. Mas, com certeza, podemos observar no segundo estgio (portugus antigo) que mente/mens j perdia traos semnticos de referncia a mente/esprito e passava cada vez mais a se esvaziar semanticamente. Sinttica e morfologicamente, passa a ter funo sufixal, indicando o modo (como fazia no latim), mas, reforamos, sem o significado de esprito. Trata-se da generalizao, fenmeno tpico da gramaticalizao. Baslio (1998), em artigo intitulado Morfolgica e Castilhamente: um Estudo das Construes X-mente no Portugus do Brasil, indica, como primeiro indcio de peculiaridade dos advrbios em mente, o fato de a acentuao da palavra base no se submeter totalmente do sufixo. Nas demais derivaes, a alterao de acentuao tnica evidente, como observamos nos pares ntido nitidez, intenso intensidade, rouco rouquido. Com sufixos em mente, o vocbulo assume claramente um padro com dois picos de acentuao: nitidamente, intensamente, roucamente. Um olhar diacrnico para a histria de nossa lngua, nos remete para a grafia utilizada antes da reforma de 1971. Naquela poca, o advrbio mantinha um sinal diacrtico indicando a slaba tnica do radical: ntidamente, rpidamente, etc. Como reformas ortogrficas no resultam em

Volume 1 Nmero 2 Ano I nov/2008

44

Joo Carlos Rodrigues da Silva, Maria Avelina de Carvalho e Virglio Pereira de Almeida

alterao alguma na lngua, os falantes, a despeito da desobrigao de acentuao grfica, continuam a pronunciar tais palavras com os dois picos de acentuao4. Uma outra argumentao utilizada pela autora refere-se ao fato de as vogais tnicas abertas assumirem articulao fechada ao se unirem a sufixos, mas manterem a tonalidade aberta em advrbios em -mente: brevidade /e/, brevemente /E/; certeza /e/, certamente /E/; suposio /o/, supostamente /O/. Parece-nos justificvel supor, entretanto, que este fenmeno fonolgico ocorre, pois a formao de advrbios se d com a juno de mente forma feminina do adjetivo, que, em sua grande maioria, possui a vogal aberta: suposto, suposta; morto, morta; gostoso, gostosa. O segundo indcio apresentado por Baslio para justificar a peculiaridade das formaes em mente tem vis morfolgico e exatamente o fato de o advrbio ser criado a partir da forma feminina do adjetivo, o que fere frontalmente a regra geral de que formas flexionadas no podem ser derivantes. Quando uma mesma raiz recebe um sufixo derivacional e outro flexional, sempre o derivacional que se adere primeiro raiz, criando um radical ao qual se acrescente o sufixo flexional. Advrbios em mente so os nicos exemplos nos quais se d o contrrio. A professora ainda refuta a alegao de que o sufixo seria, na realidade, -amente, com o exemplo de palavras como brevemente. Uma segunda alegao tambm descartada a de que formaes em amente seria um alomorfe de mente. Para comprovar que a vogal a trata-se da flexo de feminino, a autora remete, novamente, a alterao do grau de abertura e fechamento na realizao voclica de palavras como religioso e religiosamente, nas quais o /o/ fechado, tpico do masculino, transforma-se em /O/ aberto, como ocorre nas formas femininas. Finalmente, do ponto de vista sinttico, a autora ressalta que somente com os advrbios em mente possvel enumerar um ou mais adjetivos e acrescentar o mente s na ltima formao, como em cuidadosa, vagarosa e pertinazmente. A respeito deste fenmeno, Vigrio (2003) chega a interessante concluso aps o estudo de estruturas que permitem este tipo de apagamento em portugus. Para justificar sua sntese, a pesquisadora leva em considerao uma grande gama de exemplos, dos quais destacamos os seguintes:

seguramente mas lentamente no acampamento e acantonamento pr-tnicas e ps-tnicas


4

> > >

segura mas lentamente * no acampa e acantonamento pr e ps-tnicas

Interessante notar que, em lngua espanhola, mantm-se o acento da raiz em advrbios terminados em mente.
Revista de Letras da Universidade Catlica de Braslia

Advrbio em mente: processo morfolgico concludo ou em andamento?

45

em prclise ou nclise ps-sintctico e ps-fonolgico ps-sintctico e ps-fonolgico luso-asitico ou afro-asitico euro-asitico e euro-africano

> > > > >

* em pr ou nclise * ps-sintctico e fonolgico * sintctico e ps-fonolgico luso ou afro-asitico *asitico e euro-africano5

Cuidadosa anlise leva a pesquisadora a postular que o apagamento s possvel se no s a unidade que apagada mas tambm a unidade que permanece na estrutura coordenada correspondem a palavras prosdicas autnomas (VIGRIO, 2003 p. nd), retomando caractersticas fonolgicas que j mencionamos, como a manuteno de slaba tnica do radical (ou, neste prisma, da palavra que sofre ou no sofre apagamento nos exemplos acima). Cintra (1983), tambm investigando o fenmeno de apagamento, o qual denomina de fatorao, ressalta que enquanto h equivalncia semntica entre clara e concisamente e claramente e concisamente, o mesmo no ocorre entre ces e gatinhos e cezinhos e gatinhos, enfatizando que no primeiro par a diferena seria, quando muito, de ordem estilstica (1983, p. 75) enquanto no segundo o emprego do sufixo caracteriza apenas a palavra em que ocorre. A possibilidade de apagamento em estruturas coordenadas com advrbios em mente serviu de argumento para os defensores da manuteno da acentuao grfica subtonal que foi revogada na reforma ortogrfica de 1971, mencionada acima. Alegavam que poderia haver ambiguidade de interpretao em certas construes, como exemplifica Cintra (1983): Em sua resenha, o Sr. X critica o texto. Critica e detalhadamente, analisa.... Segundo o estudioso, as palavras sublinhadas podem ser tanto um verbo seguido de conjuno e um advrbio quanto um advrbio (com apagamento de mente) seguido de conjuno e de advrbio. Defendia o autor, portanto, que o acento grave deveria ser mantido para evitar a dupla interpretao. Em seu exemplo, entretanto, uma vrgula aps a conjuno identificaria a primeira palavra como verbo, eliminando, assim, a suposta ambiguidade.

3. Consideraes finais Um estudo como este, calcado primordialmente em reviso bibliogrfica, tem como principal objetivo crescimento intelectual e acadmico. As leituras e pesquisas que fizemos, e os debates em que nos envolvemos, foram enriquecedores e nos possibilitaram
5

Preferimos manter a grafia do texto original do portugus europeu.

Volume 1 Nmero 2 Ano I nov/2008

46

Joo Carlos Rodrigues da Silva, Maria Avelina de Carvalho e Virglio Pereira de Almeida

uma viso mais crtica dos fenmenos lingusticos, alm de contriburem para a percepo cada vez mais evidente de que atravs da observao atenta e da anlise sistemtica que se atinge a cientificidade esperada em estudos na rea da lingustica, como contraponto repetio e continuidade do que se proclama como certo/errado pela gramtica descritiva. A complexidade do fenmeno tema deste trabalho evidencia a impreciso com relao categorizao da classe de advrbios em lngua portuguesa, que encontra eco em outras lnguas. A concordncia entre gramticos tradicionais e linguistas em relao impreciso que envolve a classificao dos chamados advrbios indicativo claro que nenhuma das correntes deu conta, ainda, de chegar a concluses definitivas quanto classe adverbial. No caso especfico do tema deste trabalho os advrbios em mente , as incertezas se acirram. Com peculiaridades prprias, os advrbios em mente no podem ser classificados como derivados sufixais, pois algumas de suas caractersticas no so encontradas em nenhum outro sufixo. Da mesma forma, uma eventual classificao como lexema independente, formando advrbios atravs de um processo de composio tambm no possvel, pois mais uma vez suas peculiaridades o distinguem de outras composies genunas. No mximo, podemos pensar em classificar mente como sufixoide, semelhana do que ocorre com os prefixoides. Resta-nos apenas a possibilidade de se tomar os advrbios em mente como representativo de um estgio no continuum de gramaticalizao em direo rigidez da sintaxe. No atual momento em que se encontra na nossa lngua, em seu constante processo de transformao, pois viva, os advrbios em mente ainda no se gramaticalizaram completamente. Trata-se de uma das etapas naturais do processo por que passam todos os lexemas que se gramaticalizam, em qualquer lngua. Apesar de estudos comparativos poderem indicar onde o processo ir levar tal formao, somente o tempo dir, paciente mas inexoravelmente, como ser a estrutura e propriedades dos advrbios em mente aps o trmino do processo de gramaticalizao.

Referncias Bibliogrficas BARBOSA, Mariana Gonalves. Gramaticalizao de advrbios a partir de adjetivos: um estudo sobre os adjetivos adverbializados. Dissertao (Mestrado em Lingustica), Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. BASLIO, Margarida. Morfolgica e Castilhamente: um Estudo das Construes X-mente no Portugus do Brasil. In DELTA Vol. 14, So Paulo, 1998.

Revista de Letras da Universidade Catlica de Braslia

Advrbio em mente: processo morfolgico concludo ou em andamento?

47

BECHARA, Evanildo. Moderna gramtica portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. BIDERMAN, Maria Tereza C. Teoria lingustica. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001. BOMFIM, Eneida. Advrbios. So Paulo: tica, 1999. CHRISTIANO, Maria Elizabeth A.; SILVA, Camilo Rosa; HORA, Dermeval da. (Org.). Funcionalismo e gramaticalizao: teoria, anlise, ensino. Joo Pessoa: Ideia, 2004. CINTRA, Geraldo. Mente: sufixo adverbial? In Cadernos de estudos lingusticos. Vol. 5. Campinas, 1983. p. 73-83. COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de gramtica histrica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1976. CUNHA, Celso Ferreira da. Gramtica da lngua portuguesa. 11. ed. Rio de Janeiro: MEC/FAE, 1985. GONALVES, Sebastio Carlos Leite; LIMA-HERNANDES, M Clia; CASSEBGALVO, Vnia Cristina. Introduo gramaticalizao. So Paulo: Parbola, 2007. MACAMBIRA, Jos Rebouas. A estrutura morfo-sinttica do portugus. 7. ed. So Paulo: Pioneira, 1993. MONTEIRO, Jose Lemos. As ideias gramaticais de Joo de Barros. Disponvel em http://www.filologia.org.br/revista/artigo/5(14)37-48.html Acesso em: 17 Maio 08. NEVES, Maria Helena Moura. Gramtica de usos do portugus. So Paulo: Ed. UNESP, 2000. NUNES, Jos Joaquim. Compndio de gramtica histrica. 9. ed. Lisboa: Clssica Editora, 1989. ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramtica normativa da lngua portuguesa. 33. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1996. SAID ALI, M. Gramtica histrica da lngua portuguesa. 3. ed. So Paulo, Melhoramentos, 1964. VIGRIO, Marina. Quando meia palavra basta: apagamento de palavras fonolgicas em estruturas coordenadas. In: CSTRO, I.; DUARTE, I. (Ed.). Razes e emoes Miscelnea de estudos em homenagem a Maria Helena Mira Mateus. Vol. II. Lisboa: Colibri, 2003. p. 415-435. WILLIAMS, Edwin B. Do Latim ao Portugus. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

Joo Carlos Rodrigues da Silva doutorando do Programa de Ps-Graduao em Lingustica da Universidade de Braslia (profjocarlos@gmail.com). Maria Avelina de Carvalho mestre em Lingustica pela Universidade Federal de Gois, autora das obras: T Vivu: histria dos meninos de rua, CEGRAF - 1 edio, 1989, Goinia-Go adotado no Vestibular da UFG em 1989, 2 ed, 1991 e da obra A rua casa a casa rua, Ed. Kelps, 2006, Goinia GO. doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Lingustica da Universidade de Braslia e professora em Goinia. (avelina@terra.com.br). Virglio Pereira de Almeida mestre em Educao pelo Framingham State College, doutorando do Programa de Ps-Graduao em Lingustica da Universidade de Braslia e professor da Universidade Catlica de Braslia. (virgilio@ucb.br).

Volume 1 Nmero 2 Ano I nov/2008

You might also like