You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE BIOQUMICA E FARMACOLOGIA

AES DA ACETILCOLINA EM CES ATROPINIZADOS SIMULAO COMPUTADORIZADA

TERESINA PI SETEMBRO/2011

INTRODUO A poro do sistema nervoso central que controla a maioria das funes viscerais do organismo chamada de sistema nervoso autnomo (GUYTON E HALL, 2006). Esse sistema possui duas grandes subdivises, chamadas de Sistema Nervoso Simptico (SNS) e Sistema Nervoso Parassimptico (SNP). O SNP conduz principalmente as informaes mecanorreceptoras e quimiossensitivas, ao passo que o SNS leva principalmente as sensaes relacionadas temperatura e s leses tissulares de origem mecnica, qumica ou trmica. A Acetilcolina um tpico neurotransmissor com molculas pequenas de ao rpida (GUYTON E HALL, 2006). Objetivou-se com a prtica observar e analisar os efeitos da acetilcolina em doses diferentes, bem como verificar os efeitos de outras drogas, como atropina e pilocarpina.

MATERIAIS E MTODOS a. Materiais - Computador.

b. Mtodos 1. Num primeiro momento aplicou-se Acetilcolina na dose de 20 microgramas (g) num co de 10 kg; 2. Em seguida, atropina na dose de 10 miligramas (mg) em um co de 10kg; 3. Aplicou-se, novamente, Acetilcolina (dose no fornecida); 4. A penltima droga administrada foi a Acetilcolina, entretanto, diferente das outras duas aplicaes dessa mesma droga, utilizou-se de uma dose grande - 2mg; 5. Finalizou-se a simulao, utilizando-se de Pilocarpina na dose de 1,5 mg. 6. Observou-se os efeitos manifestados dos frmacos descritos a cada momento da aplicao.

RESULTADOS TABELA 1: FRMACOS APLICADOS COM SUAS RESPECTIVAS DOSES EM CANIS FAMILIARES DE 10 KG. TERESINA, 2011. FRMACOS Acetilcolina Atropina Acetilcolina Acetilcolina (DS) Pilocarpina DOSES 20 g 10 mg 2 mg 1,5 mg

Fonte: Laboratrio de Farmacologia - UFPI/alunos de Enfermagem 2011.2 Legenda: DS: dose grande; g: microgramas; Mg: miligramas; - :dose no fornecida.

TABELA 2: FRMACOS ADMINISTRADOS COM SEUS TIPOS DE RECEPTORES ENVOLVIDOS E SUA AO NOS MESMOS, EM CANIS FAMILIARES DE 10 KG. TERESINA, 2011. FRMACOS TIPOS DE RECEPTORES AO NOS RECEPTORES Acetilcolina Atropina Acetilcolina Acetilcolina (DS) Pilocarpina M2 e M3 M2 e M3 M2 e M3 1, 2 e N M2 e M3 + * +/*

Fonte: Laboratrio de Farmacologia - UFPI/alunos de Enfermagem 2011.2 Legenda: : dose no fornecida; DS: dose grande; M: muscarnicos; N: nicotnicos; +: ativao; -: bloqueio; +/-: muscarnicos ocupados, ocupao dos nicotnicos; *: sem alteraes.

GRFICO 1: REPRESENTAO GRFICA DA AO DE FRMACOS NA PRESSO ARTERIAL DE CANIS FAMILIARES DE 10 KG.

Fonte: Laboratrio de Farmacologia - UFPI/alunos de Enfermagem 2011.2 Legenda: PA: presso arterial; ACH: acetilcolina na dose de 20 g; C: atropina; CH: acetilcolina na dose de 2 mg; PI: pilocarpina.

DISCUSSO Na administrao de Acetilcolina a 20 g os receptores M2 (cardacos) e M3 (glandulares) foram ativados. A ativao do receptor M2 provocou uma reduo da freqncia cardaca, enquanto que os receptores M3 causaram uma vasodilatao. No sistema cardiovascular, as doses pequenas de acetilcolina provocam vasodilatao nas redes vasculares, entretanto, essa ao depende do intermedirio xido ntrico, e este provoca um relaxamento muscular. Com a vasodilatao das veias e das arterolas em todo o sistema circulatrio perifrico e a diminuio da freqncia cardaca, a excitao dos barorreceptores por altas presses nas artrias provoca diminuio reflexa da presso arterial, devido reduo da resistncia perifrica e do dbito cardaco, acetilcolina produz, ento, bradicardia. Aplicou-se a segunda droga, atropina. Esta bloqueou os receptores M2 e M3 (nos vasos musculares e viscerais), bloqueando, ento, a ao da acetilcolina nos receptores colinrgicos do tipo muscarnicos dos rgos efetores. Essa droga no afeta a ao nicotnica da acetilcolina nos neurnios ps-ganglionares ou nos msculos esquelticos (GUYTON E HALL, 2006). Doses teraputicas moderadas a altas de atropina causam aumento da freqncia cardaca no corao inervado e que bate espontaneamente atravs do bloqueio de alentecimento do tnus vagal. Entretanto, doses menores frequentemente resultam em bradicardia inicial antes de os efeitos do bloqueio vagal perifrico manifestarem-se (KATZUNG, 2007). A vasodilatao nos leitos vasculares do msculo esqueltico podem ser bloqueados pela ao da atropina. Na terceira etapa da simulao, aplicou-se, novamente, acetilcolina. Nessa situao, esse neurotransmissor no exerceu suas alteraes tpicas, uma vez que os receptores muscarnicos ainda estavam ocupados, com isso a freqncia cardaca manteve-se alta.

Com a sucesso da prtica, aplicou-se, nesse momento, acetilcolina em uma dose grande, 2mg. Esse neurotransmissor encontrou os receptores muscarnicos ocupados e ocupou, ento, os receptores nicotnicos, liberando adrenalina e noradrenalina. A ao mais importante dos agonistas -adrenrgicos no msculo liso vascular, particularmente na pele e nos leitos vasculares esplncnicos, que sofrem forte constrio. Grandes artrias e veias, assim como as arterolas, so tambm contradas, resultando em diminuio da complacncia vascular, aumento da presso venosa central e aumento na presso arterial sistlica e diastlica e aumento do trabalho cardaco (RANG, 2007). Assim, tanto a freqncia cardaca (efeito cronotrpico) quanto fora de contrao (efeito inotrpico) aumentaram, resultando no aumento expressivo do dbito cardaco e do consumo de oxignio pelo corao. O msculo esqueltico afetado pela adrenalina (vasodilatao), agindo nos receptores 2-adrenrgicos, que possuem respostas predominantes quando relacionado ao receptor j citado (adrenrgicos), relaxamento muscular por exemplo. Aplicou-se o ltimo frmaco, pilocarpina. Por ser uma droga que age diretamente no tipo muscarnico dos receptores colinrgicos, a pilocarpina no apresentou nenhuma alterao, j que os receptores muscarnicos estavam bloqueados. Observou-se pela representao grfica (grfico 1) que a presso arterial elevou-se somente mediante a aplicao de acetilcolina em doses grandes, devido a estmulos ganglionares. As demais drogas mantiveram a presso arterial em seu nvel basal (pilocarpina), ou, ainda, induziram a uma elevao na freqncia cardaca (atropina).

CONCLUSO Observou-se com a simulao computadorizada que a acetilcolina atua em ambos os tipos de receptores colinrgicos (muscarnicos e nicotnicos), sendo que quando os muscarnicos estiverem bloqueados prevalecera as aes nicotnicas. As estimulaes com acetilcolina esto intimamente relacionadas dose administrada. Conclui-se, tambm, que a atropina inibe competitivamente as aes da acetilcolina, enquanto que a pilocarpina estimula diretamente os receptores colinrgicos.

REFERNCIAS GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Mdica. 11 edio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

KATZUNG, B. G. Farmacologia bsica e clnica. 10. Ed. So Paulo: McGraw-Hill, 2007.

RANG, H. P.; DALE, M. M. Farmacologia. 6ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2007.

You might also like