You are on page 1of 81

ISSN 2238-0264

REVISTA PEDAGGICA LNGUA PORTUGUESA - 3 ANO DO ENSINO MDIO REGULAR E EJA

2011

ISSN 2238-0264

sADEAM
Lngua Portuguesa 3 ano do Ensino Mdio Regular e EJA
Sistema de Avaliao do Desempenho Educacional do Amazonas

revista PEDAGGICA

Governador do Estado do Amazonas Omar Jos Abdel Aziz Vice-Governador Jos Melo de Oliveira Secretrio de Estado da Educao e Qualidade do Ensino Gedeo Timteo Amorim Secretria Executiva Sirlei Alves Ferreira Henrique Secretria Executiva Adjunta da Capital Ana Maria da Silva Falco Secretria Executiva Adjunta do Interior Magaly Portela Rgis Departamento de Planejamento e Gesto Financeira Maria Neblina Mares Gerente de Avaliao e Desempenho Jane Bete Nunes Rodrigues Gerente de Pesquisa e Estatstica Silvana da Silva Morais

A importncia dos resultados

Os resultados da sua escola

14

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICINCIA

15 32

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia A leitura e a funo sociocultural da lngua

37

Padres de Desempenho Estudantil

38 40 48 54

Abaixo do Bsico Bsico Proficiente Avanado

63

PRODUO DE TEXTO

73 75

Algumas consideraes Com a palavra, o professor

77

O TRABALHO CONTINUA

A importncia dos resultados

s avaliaes em larga escala realizadas pelo Sistema de Avaliao do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), ao oferecer medidas acerca do progresso do sistema de ensino como um todo e, em particular, de cada escola, atendem a dois propsitos principais: o de prestar contas sociedade sobre a eficcia dos servios educacionais oferecidos populao, e o de fornecer subsdios para o planejamento das escolas em suas atividades de gesto e de interveno pedaggica. Para as escolas, a oportunidade de receber os seus resultados de forma individualizada tem como finalidade prover subsdios para o planejamento de suas aes de aprendizagem. A Revista Pedaggica, portanto, foi criada para atender ao objetivo de divulgar os dados gerados pelo SADEAM de maneira que eles possam ser, efetivamente, utilizados como subsdio para as diversas instncias gestoras, bem como por cada unidade escolar. Nesta Revista Pedaggica, voc encontrar os resultados desta escola em Lngua Portuguesa para o 3 ano do Ensino Mdio regular e EJA. Para a interpretao pedaggica desses resultados, so utilizados os padres de desempenho estudantil, que oferecem escola os subsdios necessrios para a elaborao de metas coletivas. Assim, ao relacionar a descrio das habilidades com o percentual de alunos em cada padro, a escola pode elaborar o seu projeto com propostas mais concisas e eficazes, capazes de trazer modificaes substanciais para o aprendizado dos alunos com vistas promoo da equidade. Tambm so apresentados, nesta revista, alguns artigos importantes sobre o ensino de Lngua Portuguesa e depoimentos de professores que, como voc, fazem toda a diferena nas comunidades em que atuam.

OS RESULTADOS DA SUA ESCOLA


Os resultados desta escola no SADEAM 2011 so apresentados sob seis aspectos, quatro deles esto impressos nesta revista. Os outros dois, que se referem aos resultados do percentual de acerto no teste, esto disponveis no CD (anexo coleo SADEAM 2011) e no Portal da Avaliao, pelo endereo eletrnico www.sadeam.caedufjf.net.

Resultados impressos nesta revista


1. Proficincia mdia
Apresenta a proficincia mdia desta escola. Voc pode comparar a proficincia com as mdias do estado e da sua Coordenadoria Distrital/ Regional de Educao. O objetivo proporcionar uma viso das proficincias mdias e posicionar sua escola em relao a essas mdias.

2. Participao
Informa o nmero estimado de alunos para a realizao do teste e quantos, efetivamente, participaram da avaliao no estado, na sua coordenadoria e na sua escola.

3. Percentual de alunos por padro de desempenho


Permite que voc acompanhe a evoluo do percentual de alunos nos padres de desempenho das avaliaes realizadas pelo SADEAM.

13

4. Percentual de alunos por nvel de proficincia e padro de desempenho


Apresenta a distribuio dos alunos ao longo dos intervalos de proficincia no estado na sua coordenadoria e na sua escola. Os grficos permitem que voc identifique o percentual de alunos para cada padro de desempenho. Isso ser fundamental para planejar intervenes pedaggicas, voltadas melhoria do processo de ensino e promoo da equidade escolar.

Resultados DISPONVEIS NO CD e no Portal da avaliao


5. Percentual de acerto por descritor
Apresenta o percentual de acerto no teste para cada uma das habilidades avaliadas. Esses resultados so apresentados por coordenadoria, escola, turma e aluno.

6. Resultados por aluno


Cada aluno pode ter acesso aos seus resultados no SADEAM. Nesse boletim, informado o padro de desempenho alcanado e quais habilidades ele possui desenvolvidas em Lngua Portuguesa para o 3 ano do Ensino Mdio regular e EJA. Essas so informaes importantes para o acompanhamento, pelo aluno e seus familiares, de seu desempenho escolar.

14

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICINCIA

ma escala a expresso da medida de uma grandeza. As escalas de proficincia permitem ordenar os resultados de desempenho em um continuum, ou seja, do nvel mais baixo ao mais alto. Assim, os alunos que alcanaram um nvel de proficincia mais alto, por exemplo, mostram que possuem o domnio das habilidades presentes nos nveis anteriores. Isso significa que o aluno do ltimo ano do Ensino Mdio deve, naturalmente, ser capaz de dominar habilidades em um nvel mais complexo do que as de um aluno do 5 ano do Ensino Fundamental. Para cada intervalo, so apresentadas as habilidades presentes, o que muito importante para o diagnstico das habilidades alcanadas e aquelas ainda no consolidadas em cada etapa de escolaridade. Com isso, os educadores tm acesso descrio das habilidades especficas dos intervalos correspondentes a cada nvel e podem atuar com mais preciso na identificao de dificuldades de aprendizagens, bem como planejar e executar aes de correo de rumos.

15

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

At 250 pontos

Identificam o gnero e a finalidade de textos familiares.

Localizam informaes explcitas que completam literalmente o enunciado da questo.

Inferem informaes implcitas.

Reconhecem elementos como o personagem principal.

Interpretam o texto com auxlio de elementos no verbais. De 250 a 300 pontos Identificam a finalidade do texto.

Estabelecem relao de causa e consequncia, em textos verbais e no verbais.

Conhecem expresses prprias da linguagem coloquial.

Identificam o assunto de um texto curto e com linguagem simplificada.

Localizam informaes explcitas em anncios que contenham informao verbal e no verbal. De 300 a 350 pontos Localizam informaes explcitas em textos narrativos mais longos, em textos poticos, informativos e em anncio de classificados.

16

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Localizam informaes explcitas em situaes mais complexas, por exemplo, requerendo a seleo e a comparao de dados do texto. Inferem o sentido de palavra em texto potico (cantiga popular). Inferem informaes, identificando o comportamento e os traos de personalidade de uma determinada personagem, a partir de texto do gnero conto de mdia extenso, de texto no verbal ou expositivo curto. Identificam o tema de um texto expositivo longo e de um texto informativo simples. De 300 a 350 pontos

Identificam o conflito gerador de um conto de mdia extenso.

Identificam, em uma histria em quadrinhos, o espao ou o cenrio em que ocorre a narrativa. Identificam marcas lingusticas que evidenciam os elementos que compem uma narrativa (conto de longa extenso). Interpretam textos com material grfico diverso e com auxlio de elementos no verbais em histrias em quadrinhos, tirinhas e poemas, identificando caractersticas e aes dos personagens. Identificam uma notcia.

Inferem informaes implcitas, a partir do seu sentido global.

Localizam informaes explcitas, a partir da reproduo das ideias de um trecho do texto. De 350 a 400 pontos Localizam informaes explcitas em textos curtos anedticos, ficcionais e poticos, alm de identificar informaes a partir da comparao entre anncios classificados e pela associao entre imagem e linguagem verbal, em histrias em quadrinhos. Localizam informaes explcitas, identificando as diferenas entre textos da mesma tipologia (convite).

17

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Inferem o sentido de uma expresso mesmo na ausncia do discurso direto. Inferem informaes que tratam, por exemplo, de sentimentos, impresses e caractersticas pessoais das personagens, em textos verbais e no verbais. Interpretam textos com auxlio de elementos no verbais e verbais em histrias em quadrinhos, tirinhas, identificando caractersticas, estados psicolgicos e aes dos personagens. Interpretam histrias em quadrinhos de maior complexidade temtica, reconhecendo a ordem em que os fatos so narrados. Identificam a finalidade de um texto jornalstico. Reconhecem elementos que compem uma narrativa com temtica e vocabulrio complexos (a soluo do conflito e o narrador). Identificam o efeito de sentido produzido pelo uso da pontuao. De 350 a 400 pontos Distinguem efeitos de humor e o significado de uma palavra pouco usual. Identificam o emprego adequado de palavras homnimas, ou seja, aquelas que apresentam a mesma forma grfica e/ou fnica, mas significados diferentes. Identificam as marcas lingusticas que diferenciam o estilo de linguagem em textos de gneros distintos. Estabelecem relaes entre partes de um texto identificando substituies por pronomes pessoais que retomam um antecedente. Reconhecem as relaes semnticas expressas por advrbios ou locues adverbiais e por verbos. Estabelecem relao de causa e consequncia entre partes e elementos de uma fbula.

Identificam o tema de um texto potico a partir de pistas evidenciadas nos versos.

18

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

De 350 a 400 pontos

Identificam o interlocutor de um texto informativo com linguagem simples voltado para o pblico infantil. Selecionam, entre informaes explcitas e implcitas, as correspondentes a um personagem.

Inferem o sentido de uma expresso metafrica e o efeito de sentido de uma onomatopeia. Inferem a inteno implcita na fala de personagens, identificando o desfecho do conflito, a organizao temporal da narrativa e o tema de um poema. Identificam, em fbulas e histrias em quadrinhos, o conflito gerador de um enredo, sua soluo e o tempo em que ocorre um determinado fato. Identificam a finalidade de um texto com caractersticas de curiosidade.

Distinguem o fato da opinio relativa a ele em texto narrativo. De 400 a 450 pontos Estabelecem relaes entre partes de um texto pela identificao de substituies pronominais ou lexicais. Identificam palavras sinnimas que estabelecem a coeso lexical entre partes distantes de um texto narrativo. Estabelecem relaes lgico-discursivas em textos narrativos atravs do uso de expresso adverbial. Estabelecem relao de causa e consequncia explcita entre partes e elementos em textos verbais e no verbais de diferentes gneros. Reconhecem o tema de textos informativos que contm vocabulrio tcnico simplificado.

Reconhecem diferenas no tratamento dado ao mesmo tema em textos distintos.

19

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Identificam marcas lingusticas referentes a interlocutores, de acordo com a faixa etria. Identificam os efeitos de sentido de humor decorrentes do uso dos sentidos literal e conotativo das palavras e de notaes grficas. Identificam a finalidade de um texto informativo longo e de estrutura complexa, caracterstico de publicaes didticas. Compreendem textos que associam linguagem verbal e no verbal (textos multisemiticos), tendo como base informaes explcitas. Reconhecem, com base em informaes implcitas, no s caractersticas dos personagens de uma narrativa, mas tambm as intenes pretendidas com uma ao particular. Localizam, em lendas e em poemas narrativos, determinada informao explcita entre vrias outras de igual relevncia para o sentido global do texto. Identificam o que causou ou provocou determinadas aes da narrativa.

De 400 a 450 pontos

Percebem que o ponto de exclamao tambm tem a funo de realar determinados sentidos.

Localizam a informao principal. Localizam informaes explcitas em uma bula de remdio com vocabulrio tcnico simplificado. De 450 a 500 pontos Localizam informao em texto instrucional de vocabulrio complexo. Identificam a finalidade de um texto instrucional, com linguagem pouco usual e com a presena de imagens associadas escrita, assim como de texto narrativo que tem o propsito de convencer o leitor. Inferem o sentido de uma expresso em textos longos com estruturas temtica e lexical complexas (carta e histria em quadrinhos).

20

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Distinguem o sentido metafrico do literal de uma expresso. Identificam, em histria em quadrinhos e em narrativa literria simples, o conflito central do enredo. Identificam, em anedotas, fbulas e quadrinhos, um trecho ou um detalhe do texto que provocam efeito de humor. Interpretam sentidos do texto, a partir de configuraes do material grfico, como, por exemplo, formato e disposio das letras. Identificam o tema de um conjunto de informaes distribudas em uma tabela, alm de identificar um tema comum na comparao entre diferentes textos informativos. Estabelecem relao entre as partes de um texto, pelo uso do porque como conjuno causal em texto no verbal e em narrativa simples. Identificam a relao lgico-discursiva marcada por locuo adverbial ou conjuno comparativa. Estabelecem relaes entre partes de um texto pela identificao de substituies pronominais ou de palavras de sentido equivalente em textos poticos e de fico e em informativo curto. Detectam o efeito de sentido decorrente do emprego de sinais de pontuao, tais como reticncias para expressar continuidade e ponto de interrogao como recurso para expressar dvida. Localizam informaes em textos narrativos com traos descritivos que expressam sentimentos subjetivos e opinio. Identificam o tema de textos narrativos, argumentativos e poticos de contedo complexo.

De 450 a 500 pontos

Identificam a tese e os argumentos que a defendem em textos argumentativos.

Identificam, entre fragmentos de um texto, qual expressa o modo como um fato ocorreu. Identificam, em um contexto prximo, a palavra qual um pronome pessoal ou um pronome indefinido se referem.

21

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Compreendem o sentido de uma palavra ou expresso de acordo com seu emprego no texto. Identificam a finalidade de um texto informativo de complexidade mediana, com vocabulrio e tema cientfico. De 450 a 500 pontos Identificam um trecho em texto narrativo simples (crnica/fbula), onde est expressa uma opinio. Interpretam tirinha no verbal identificando ao de uma personagem. Reconhecem o dilogo como forma de organizao do discurso narrativo em um fragmento de romance. Reconhecem o sentido de expresses prprias de bulas de remdio e de textos de divulgao cientfica. Interpretam dados e informaes apresentados em tabelas, grficos e figuras. Localizam informaes em parfrases, a partir de texto expositivo extenso e com elevada complexidade vocabular. Identificam a inteno do autor em uma histria em quadrinhos. De 500 a 550 pontos Compreendem relaes de causa e consequncia implcitas no texto.

Identificam a finalidade de uma fbula, demonstrando apurada capacidade de sntese. Identificam a finalidade de textos humorsticos (anedotas), distinguindo efeitos de humor mais sutis. Estabelecem relao de sinonmia entre uma expresso vocabular e uma palavra.

22

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Identificam relao lgico-discursiva marcada por locuo adverbial de lugar, conjuno temporal ou advrbio de negao, em contos. Reconhecem o efeito de sentido produzido pelo ponto de interrogao indicando a provocao da curiosidade do leitor. Localizam uma informao explcita em um texto potico ou informativo apoiando-se na equivalncia de sentido entre duas palavras ou expresses distintas. Inferem informao, a partir de um julgamento em textos narrativos longos. Identificam as diferentes intenes em textos de uma mesma tipologia e que tratam do mesmo tema e a abordagem comum na comparao do fragmento de uma narrativa infanto-juvenil e um relato pessoal. Reconhecem o tema de fbulas e de textos dissertativo-argumentativos simples e o sentido global de um texto narrativo em quadrinhos, a partir de elementos verbais e no verbais. Identificam a tese de textos argumentativos, com linguagem informal e insero de trechos narrativos. Identificam a relao entre um pronome oblquo ou demonstrativo e uma ideia. Localizam uma informao que foi explicitada anteriormente, em pontos diferentes do texto, e retomada mais adiante sob a forma de uma elipse. Estabelecem relao de causa e consequncia entre informaes explcitas de um texto narrativo de complexidade mediana. Localizam informaes explcitas de um texto narrativo de complexidade mediana.

De 500 a 550 pontos

Reconhecem o efeito de sentido decorrente do uso de recursos morfossintticos.

Identificam, em textos informativos ou literrios, o valor semntico de advrbios. Associam, em histrias em quadrinho de natureza instrucional, os elementos grficos, lingusticos (metafricos ou no) e de conhecimento de mundo que, em conjunto, provocam efeitos de humor.

23

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Reconhecem, em textos distintos, semelhanas e diferenas no tratamento de um mesmo tema. Restabelecem a articulao de sentido de um trecho associando partes descontnuas de uma mesma informao. Identificam, em um texto expositivo-argumentativo, marcas lingusticas que expressam a voz do locutor do texto. De 500 a 550 pontos Identificam valor semntico de conjuno condicional em uma tirinha.

Reconhecem o referente de um pronome possessivo que se encontra distante no texto. Reconhecem o efeito de sentido do uso de aspas como recurso para destacar uma expresso em crnicas. Identificam o efeito de sentido decorrente da escolha de onomatopeia em crnicas e o uso de parnteses como recurso para apresentar uma advertncia. Inferem o sentido de uma palavra ou expresso por meio de associaes semnticas. Estabelecem relao de causa/consequncia implcita entre partes de uma histria em quadrinhos. Identificam marcas lingusticas da linguagem informal em uma narrativa ficcional em forma de carta. Identificam relao lgico-discursiva marcada por locuo adverbial de lugar, advrbio de tempo ou termos comparativos em textos narrativos longos, com temtica e vocabulrio complexos. Diferenciam a parte principal das secundrias em texto informativo que recorre exemplificao. Localizam informaes explcitas distribudas ao longo de textos informativo-argumentativos, por meio de associao ao tema ou a outra informao.

De 550 a 600 pontos

24

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Reconhecem o recurso estilstico utilizado para manter o ritmo e a musicalidade de um texto potico. Inferem informaes implcitas em textos poticos subjetivos, textos argumentativos com inteno irnica, fragmento de narrativa literria clssica, verso modernizada de fbula e histrias em quadrinhos. Interpretam textos com linguagem verbal e no verbal, inferindo informaes marcadas por metforas. Reconhecem diferentes opinies sobre um fato, em um mesmo texto.

Localizam trechos que expressam a sntese de um texto informativo-argumentativo. Identificam a tese com base na compreenso global de artigo jornalstico cujo ttulo, em forma de pergunta, aponta para a tese. Identificam opinies expressas por adjetivos em textos informativos e opinio de personagem em crnica narrativa de memrias. Identificam diferentes estratgias que contribuem para a continuidade do texto (ex.: anforas ou pronomes relativos, demonstrativos ou oblquos distanciados de seus referentes). Reconhecem a parfrase de uma relao lgico-discursiva. Reconhecem o efeito de sentido da utilizao de um campo semntico composto por adjetivos em gradao, com funo argumentativa. Reconhecem o efeito de sentido do uso de recursos ortogrficos (ex.: sufixo diminutivo). Estabelecem, em textos literrios, a continuidade promovida pela relao entre um trecho anteriormente enunciado e sua substituio por uma determinada expresso. Discernem a causa de um determinado efeito mencionado em textos literrios. Discernem, entre antecedentes com grande probabilidade de adequao ao sentido do texto, aquele que, de fato, o antecedente de um pronome indefinido ou de um pronome pessoal do caso oblquo.

De 550 a 600 pontos

25

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Identificam o tema de um texto expositivo longo, com muitas informaes, e linguagem mais sofisticada. Identificam argumentos que sustentam a tese de um texto argumentativo em forma de crnica, de artigo jornalstico. Identificam marcas de regionalismos que caracterizam a fala de um personagem em texto literrio. Reconhecem locues conjuntivas que introduzem uma explicao. Percebem traos de humor em anedota, em crnica humorstica, e traos de ironia em texto literrio. De 550 at 600 pontos Reconhecem o efeito de sentido de frase interrogativa como recurso para provocar reflexo. Identificam, em texto expositivo de complexidade mediana, um trecho em que est expressa uma opinio. Estabelecem relao entre o fragmento de um poema do Arcadismo e os aspectos do contexto histrico, social e poltico do ciclo do ouro no Brasil Colnia. Reconhecem a funo da tipologia narrativa em uma fbula. Reconhecem a organizao dos fatos como um dos modos de organizao do discurso narrativo. Reconhecem modos de representao da mulher negra em um romance histrico ambientado no sculo XIX. Identificam marcas lingusticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto, caracterizadas por expresses idiomticas. Percebem traos de ironia em fbulas, crnicas e anedotas simples.

De 600 a 650 pontos

26

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Identificam, em uma poesia, o uso de grias como marca da linguagem informal. Reconhecem o efeito de sentido causado pelo uso de recursos grficos em textos poticos de organizao sinttica complexa. Identificam efeitos de sentido decorrentes do uso de aspas. Identificam o gnero e a finalidade de textos argumentativos, publicitrios, informativos e instrucionais simples. Identificam, em textos com narrativa fantstica, o ponto de vista do autor.

Reconhecem as intenes do uso de grias e expresses coloquiais. Reconhecem relaes entre partes de um texto pela substituio de termos e expresses por palavras pouco comuns. Reconhecem o efeito de nfase provocado pela repetio de uma palavra ou de um segmento. Identificam a tese de textos informativos e argumentativos que defendem o senso comum com funo metalingustica. Identificam, em reportagem, argumento que justifica a tese contrria ao senso comum. Reconhecem, na comparao entre dois textos, posies contrrias acerca de um determinado assunto ou tratamento distinto de um mesmo tema. Reconhecem relaes de causa e consequncia em textos com termos e padres sintticos pouco usuais. Reconhecem o valor semntico (intensidade, alternncia, possibilidade, explicao, lugar) de uma conjuno ou expresso adverbial pouco usuais. Identificam efeito de humor provocado por ambiguidade de sentido de palavra ou expresso em textos com linguagem verbal e no verbal e em narrativas humorsticas.

De 600 a 650 pontos

27

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Identificam os recursos morfossintticos que agregam musicalidade a um texto potico, bem como ideia de contraste. Identificam a que se referem os pronomes demonstrativos isso, isto, quando eles retomam um trecho anterior do texto. Identificam a funo coesiva do pronome relativo em incio de orao em excerto literrio. De 600 a 650 pontos Reconhecem o efeito de sentido de frase exclamativa como recurso para expressar determinao. Inferem o sentido de uma expresso em um poema. Reconhecem o uso de rimas como elemento de continuidade do padro tradicional de composio em um poema da esttica Concretista. Estabelecem relao entre um poema do sculo XIX e aspectos do contexto social do Brasil Imprio. Interpretam a hierarquia entre as ideias e os elementos no texto humorstico verbal e no verbal. Identificam informaes explcitas em texto dissertativo argumentativo, com alta complexidade lingustica e em textos com linguagem figurada, a partir da equivalncia de sentido entre determinada sntese e o segmento correspondente no texto. Inferem o sentido de uma palavra ou expresso em texto jornalstico de divulgao cientfica, em texto literrio e em texto publicitrio. Inferem o sentido de uma expresso em texto informativo com estrutura sinttica no subjuntivo e vocbulo no usual. Compreendem uma informao implcita cujo entendimento depende da compreenso global de textos de filosofia ou artigos jornalsticos. Identificam a opinio de um entre vrios personagens, expressa por meio de adjetivos, em textos narrativos.

De 650 a 700 pontos

28

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Identificam opinies distintas relativas ao mesmo fato em textos informativos complexos.

Identificam opinies em textos que misturam descries, anlises e opinies.

Interpretam tabela a partir da comparao entre informaes. Reconhecem, por inferncia, a relao de causa e consequncia entre as partes de um texto e outras relaes de sentido entre oraes, como comparao, adio, tempo e finalidade, com apoio de conectores e formulaes pouco usuais na linguagem dos adolescentes. Reconhecem a relao lgico-discursiva estabelecida por conjunes e preposies argumentativas. Reconhecem o antecedente de um pronome relativo. Identificam a tese de textos argumentativos com temtica muito prxima da realidade dos alunos, o que exige um distanciamento entre a posio do autor e a do leitor. Reconhecem formas lingusticas tpicas da linguagem formal ou da linguagem informal a partir de uma estrutura morfossinttica e da escolha de uma palavra no texto. Identificam marcas de coloquialidade em textos literrios que usam a variao lingustica como recurso estilstico. Reconhecem o efeito de sentido decorrente do uso de gria, de linguagem figurada e outras expresses em textos argumentativos e de linguagem culta. Reconhecem o efeito de humor provocado pelo jogo de palavras com duplo sentido. Reconhecem o efeito potico provocado pela associao entre duas expresses vizinhas que tm sentidos opostos (por exemplo: um contentamento descontente). Compreendem o sentido de uma expresso metafrica de acordo com seu emprego em textos literrios, jornalsticos e publicitrios. Identificam o tema de um texto complexo de divulgao cientfica.

De 650 a 700 pontos

29

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Identificam o uso de um texto inserido como argumento para sustentar a tese de outro texto.

Identificam trechos que sintetizam a ideia principal de contos ou artigos jornalsticos. Reconhecem o efeito de sentido do uso de aspas como recurso para destacar expresses em textos tcnicos longos. Reconhecem o efeito de sentido decorrente do uso de recursos morfossintticos, como contrao de palavras. Reconhecem uma sinopse de filme. De 650 a 700 pontos Identificam o gnero carta de leitor.

Reconhecem a funo de uma sequncia injuntiva em uma resenha.

Reconhecem o efeito de uso do recurso da personificao em um poema contemporneo. Reconhecem novas tecnologias presentes nas esferas miditicas citadas em um artigo de opinio. Estabelece relao entre uma letra de msica contempornea e uma pintura clssica. Recuperam o referente do pronome demonstrativo isso, a partir de um enunciado com nvel relativamente alto de complexidade. De 700 a 750 pontos Identificam a tese de um texto argumentativo de tema e vocabulrio complexos.

Estabelecem relao entre uma tese e o argumento que a sustenta.

30

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Identificam, entre vrias opinies, aquela que atribuda a uma determinada personagem.

Reconhecem a funo textual da utilizao de travesses. Reconhecem o efeito de sentido decorrente do uso de certos recursos morfossintticos, como por exemplo, frases curtas. Reconhecem o efeito de sentido de frase exclamativa como recurso para expressar determinao. Reconhecem o efeito de sentido do uso de aspas como recurso para destacar expresses em lngua estrangeira. Reconhecem diferentes efeitos de sentido decorrentes da repetio de palavra ou expresso, em textos poticos e tcnicos. Reconhecem tratamento distinto de argumentos na comparao entre textos tcnicos que abordam o mesmo tema. Identificam opinies e perspectivas distintas relativas ao mesmo assunto em textos filosficos e tcnicojornalsticos. Reconhecem o conflito gerador de uma histria dentro de um texto hbrido que conjuga expositivos e narrativos. Identificam a explorao de recursos caractersticos da esttica Simbolista em um poema contemporneo. Reconhecem o efeito do recurso da personificao em um poema modernista. Reconhecem o emprego de imagens simblicas como elemento caracterizador da literariedade de um poema modernista. De 750 a 800 pontos Recuperam o referente de um pronome oblquo de terceira pessoa (lo, por exemplo), num contexto de dilogo em que esse referente o interlocutor.

De 700 a 750 pontos

31

Detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia

Reconhecem aspectos comuns no tratamento de um mesmo tema por textos diferentes. Compreendem o sentido de uma expresso de acordo com seu emprego em ensaios jornalsticos. De 750 a 800 pontos Estabelecem a relao de causa e consequncia entre as ideias de ensaios jornalsticos. Reconhecem o efeito de sentido de uma expresso metafrica de acordo com seu emprego em poema. Reconhecem a retomada da temtica do bucolismo e o uso de figuras da mitologia clssica como elementos de continuidade do Arcadismo em um poema do Romantismo. Compreendem informao implcita a partir de informaes expressas em vocabulrio pouco usual em textos informativos e poticos. Identificam tema ou ideia principal em textos literrios que focalizam temas abstratos.

Identificam a finalidade para a qual uma resenha produzida. Reconhecem o efeito de sentido de frase interrogativa como recurso retrico para expressar uma situao de impasse em textos poticos. Identificam, em artigo jornalstico, o uso de parnteses como recurso para inserir uma explicao. Compreendem, em textos literrios, o efeito de sentido provocado pelo emprego de palavras no diminutivo. Estabelecem relao entre o fragmento de um romance contemporneo e os aspectos do contexto histrico, social e poltico do mundo no sculo XXI. Reconhecem o uso de imagens e sons marcados por intenso apelo ldico como elemento caracterizador da literariedade de um poema modernista.

De 800 a 850 pontos

32

A leitura e a funo sociocultural da lngua

linguagem articulada em sons vocais mais do que um instrumento de comunicao. Sua importncia reside na peculiar relao da lngua com a cultura, com a histria e com a variedade das formas de organizao social. O que distingue a lngua de outras formas de comunicao o fato de que ela faz circular tudo o que caracteriza a vida social e integra o amplo circuito das interaes humanas: interesses, deveres, valores, crenas, fantasias, opinies, objetivos. As lnguas, portanto, constituem o prprio fundamento da vida social e cultural. Como essas so indissociveis, medida que um indivduo aprende uma lngua, ele tambm aprende uma forma de conhecer o mundo e de se relacionar socialmente. Toda comunidade mesmo as menores e com hbitos simples se define, entre outras coisas, pelo compartilhamento de um universo de referncias, de onde seus membros tiram o contedo das prticas comunicativas. luz desse ponto de vista, por assim dizer antropolgico, conhecer uma ln-

gua significa estar apto a servir-se dela para tomar parte na rotina social da comunidade, executando, com desembarao e xito, as tarefas comunicativas inerentes ao convvio social. Nas sociedades democrticas e socialmente justas, qualquer indivduo pode aspirar a desempenhar qualquer funo e a executar qualquer tarefa; a nica condio que se prepare para isso, adquirindo as competncias verbais apropriadas e as tcnicas inerentes ao ofcio. A vida social modelando a expresso O ser humano dotado da capacidade para falar sua lngua materna. Mas os universos de referncia os assuntos dos discursos nos particularizam como membros de grupos, classes, comunidades, sociedades, graas ao domnio de uma lngua. Ao mesmo tempo, a variedade, a complexidade e o lugar das experincias socioculturais tm uma relao direta com a variedade e a complexidade das formas de expresso.

A lngua uma forma de conhecimento e um meio de construir, estabelecer, manter e modificar relaes com os outros.

33

Uma pessoa utiliza diferentes registros de lngua, conforme o contexto ou as finalidades da comunicao: quando se dirige a um adulto ou a uma criana, quando fala a pessoas em um auditrio ou conversa numa roda de amigos, quando escreve uma carta de candidato a um emprego ou comparece a uma entrevista com esse objetivo. A lngua , ento, uma forma de conhecimento e um meio de construir, estabelecer, manter e modificar relaes com os outros. Com ela construmos referncias dando nomes a seres e coisas (vizinho, jardim, cajueiro) e articulamos esses referentes para exprimir um acontecimento, tal como julga o enunciador (meu vizinho plantou um cajueiro no jardim; nasceu um cajueiro no jardim do meu vizinho). A tarefa do professor: ir alm do cotidiano A aparente naturalidade do uso cotidiano da palavra para a comunicao imediata no deixa perceber a complexidade e o potencial da lngua: as situaes cotidianas parecem se repetir sem novidade, e por lidarmos com elas por meio de frmulas j conhecidas, entrosando a rotina da realidade e a rotina dos discursos. Nesse caso, a lngua estabiliza nossas percepes no senso comum. A tarefa do professor de lngua impedir que tal imagem prevalea; ele deve conduzir o aluno no desbravamento de outras dimenses do uso da palavra, onde o mundo precisa ser criado. preciso ir alm da realidade j construda e aparente, buscando, sob a superfcie da fala de todos os dias, as pistas, as brechas, os atalhos que do acesso a territrios e objetos que aguam a percepo, renovam as emoes e estendem os horizontes de compreenso e de comunicao. nessa dimenso que a palavra assume o carter de uma sofisticada tecnologia a ser adquirida e dominada. As experincias de vida e a convivncia com textos de variadas espcies (crnicas, lendas, receitas, reportagens, poemas), e encontrados em fontes diversas

(livros, enciclopdias, jornais, revistas, sites), contribuem para a construo de nossa competncia enciclopdica (o conjunto de tudo o que sabemos). A observao desses discursos/textos como objetos elaborados com palavras e a reflexo sobre as condies, os mecanismos e procedimentos dessa elaborao permitem uma relao mais tensa e desafiadora com a palavra. O resultado a recriao e a ampliao dos recursos da linguagem vocabulrio, construes sintticas, alternativas estilsticas numa compreenso enriquecedora do fenmeno verbal. Por isso, o domnio instrumental da lngua geralmente enfatizado como o objetivo do ensino no se d pela simples prtica da comunicao: o aluno precisa vivenci-lo como expresso da vida em sociedade, com sua diversidade, sua complexidade, suas convenes, seus ritos, suas crenas, seus valores. Ler construir sentido A leitura necessariamente um ato de compreenso de um objeto na sua potencialidade simblica. Esse objeto pode ser qualquer coisa; a nica condio que ele possa significar algo para quem busca ou reconhece nele um sentido. Na maioria das vezes, sentido quer dizer guia, orientao, meta. Uma seta na via pblica indica o sentido a seguir. O sentido , portanto, o que nos orienta em nossa relao com o mundo e com os seres e objetos. Mas os sentidos no so produzidos s pelas palavras, e sim por vrios fatores, que incluem as palavras. Para apreender o sentido real dos enunciados, precisamos saber em que circunstncias so ditos, quem os profere e a quem so dirigidos. Os sentidos, por sua vez, esto materializados em textos. Muitos textos so circunstanciais, peas de

O domnio instrumental da lngua geralmente enfatizado como o objetivo do ensino no se d pela simples prtica da comunicao: o aluno precisa vivenci-la como expresso da vida em sociedade.

34

comunicao restritas a situaes que colocam seus interlocutores numa relao face a face, como avisos, recados, saudaes etc. Outros, mais elaborados, despertam interesse de leitores em pocas e em lugares distintos das circunstncias em que foram produzidos. A funo dos textos Numa formulao ampla, podemos distinguir duas grandes classes de textos: os que servem a uma finalidade, situada fora e alm deles (informar, avisar, instruir, educar etc.); e os que trazem neles mesmos, pelo uso especial da palavra ou pela experincia suscitando no leitor, o que os torna objeto de interesse. Os primeiros so os chamados textos-meios; os segundos, textos-fins. No h um limite rgido entre eles, mas essa denominao ajuda a compreender como a lngua se imiscui na vida social, produzindo sentidos. Os textos-meios desempenham funes previamente concebidas para eles. Dinamizam a engrenagem social; so meios para a realizao de tarefas ou para o alcance de objetivos. Atendem a necessidades ou a carncias sociais de rotina: informao, conhecimento, orientao, lazer, divertimento, conforto espiritual. Por exemplo: receitas mdicas e horscopos. Cada um no seu lugar, esses dois gneros tm algo em comum: so produzidos para dar uma orientao. Mas h uma grande diferena entre eles, alm dos respectivos contedos: a receita mdica uma prescrio a ser cumprida, o horscopo no tem essa autoridade. O carter prescritivo do gnero receita mdica garantido pela credibilidade social e institucional de seu enunciador, o mdico; a prescritividade do horscopo no tem sustentao institucional, creditadas a motivaes e idiossincrasias pessoais do leitor. Os textos-fins recobrem toda a produo textual que no se prope a atender a uma demanda social estabelecida, mas, pelo contrrio, a existir como um

universo alternativo de vivncias criado pelo poder simblico da palavra. So textos que, mesmo dizendo o que j sabamos, lemos e relemos envolvidos pelo magnetismo da linguagem, pela surpresa de uma construo inslita, de uma comparao que nos revela uma face insuspeita de algum objeto familiar. Neles esto situados os textos literrios, como o caso das obras de dois grandes autores brasileiros, Ceclia Meireles e Otto Lara Resende. O poema intitulado Cantiga, de Ceclia Meireles, por exemplo, versa sobre um tema bem comum na obra da autora, o contato com outros lugares e paisagens. Inclusive o nome do livro ao qual o poema pertence chama-se Viagem. Ceclia Meireles era fascinada pelo mistrio de outras culturas e considerava que isso era uma fonte muito rica de inspirao para os poetas. Mas a viagem de que ela fala no s o passeio por lugares diferentes e exticos; a viagem tambm significa fugir do cotidiano graas inveno de outros modos de dizer as coisas. A cantiga (= poesia) que nos transporta na viagem. No como meio de fuga da realidade, mas como uma forma de agitar a sensibilidade, porque leva o leitor a conhecer ideias, sentimentos, sensaes que s as palavras podem revelar. A linguagem da poesia tem, assim, uma natureza mista e contraditria: seu objetivo no a comunicao direta e imediata, pois, mais do que o assunto do poema, o que importa a surpresa provocada pela linguagem. No poema de Ceclia, um artifcio de interpretao literal permite atribuir ao nome do pssaro bem-te-vi o significado de ver bem, ironizado e interpretado artificiosa e literalmente por meio de um jogo de palavras de efeito contraditrio (por muito que tenhas visto,/juro que no viste nada). Essa ideia vem desenvolvida nas trs estrofes seguintes, em que se ilustram as coisas no vistas pelo bem-te-vi ondas, nuvens, letras mas singu-

As aulas de portugus devem privilegiar uma abordagem da lngua que transcenda seu papel instrumental.

35

larmente percebidas e valorizadas na potencialidade potica de sua natureza delicada, efmera e dispersiva. Contrasta-se, assim, a solidez de uma certeza aprisionada no clich da fala automatizada do pssaro e a fugacidade de uma percepo pessoal e nica que s se atinge atravs do meio de expresso prprio da poesia. Passemos agora s observaes ao texto de Lara Resende, um conto intitulado Gato gato gato. Esse conto relata uma situao de conflito entre dois personagens, um menino e um gato. Os dois se defrontam em um quintal. Mais do que as rvores, os objetos e outros seres vivos que compem o cenrio, o que marca a atmosfera do ambiente compartilhado pelo gato e o menino o silncio um silncio profundo, que deixa ouvir o latejar da vida no peito e nos pulsos. Imvel sobre o muro, e desenhando com a cauda erguida um ponto de interrogao, o gato observa seu oponente. O menino prende a respirao e suspende at mesmo o movimento dos olhos, como se a prova de sua presena e o indcio de sua agressividade se resumissem a esses dois atos. O quintal se transforma em um palco para o desafio de dipo e sua esfinge, em um laboratrio para o embate do pesquisador e seu objeto, em uma pgina para o enfrentamento do leitor e um texto hermtico. Naquela rara conciliao de lerdeza e destreza, de maciez e agilidade, de sono e viglia, o gato um enigma a ser decifrado. Que alternativas temos diante de um enigma? Uma delas a aceitao pacfica, a submisso ao mistrio; a outra uma declarao de guerra, traduzida na obsesso por decifr-lo. O menino faz a segunda escolha e persegue o gato, smbolo de um mistrio insuportvel. Busca explicao para a sonsa convivncia no corpo do gato, entre a estudada lentido dos movimentos e a brusca agilidade do salto para a fuga. O gato ilude, como o demnio, mas o demnio no est no gato; est na vocao para a intolern-

cia diante da liberdade que se revela precocemente no menino: ele mata o gato, mas devorado pelo enigma. O lugar e o papel da escola O ser humano dotado de uma capacidade de conhecer, compreender e se exprimir, mas essa s se desenvolve mediante os estmulos do meio social, corporificados em signos/smbolos. Exposto a palavras, cores e gestos, cada indivduo adquire sua lngua materna de forma natural e, ao longo da vida, transforma, adapta e expande esse conhecimento em funo das demandas comunicativas que se acrescentam existncia. A escola tem um papel decisivo na seleo e na oferta desses acrscimos. Nela, espera-se que o aluno vivencie um amplo e diversificado elenco de experincias discursivas, materializadas numa pluralidade de gneros textuais. Esse o caminho para o reconhecimento e explorao do ilimitado potencial da linguagem verbal enquanto acervo de termos e expresses para nomear sua experincia, como forma de comportamento e de atuao social, e como campo de experimentao, de descoberta e de criao. Compete escola, pelo trabalho cooperativo dos educadores e no apenas do professor de lngua a tarefa de conduzir os alunos no longo e trabalhoso processo cumulativo de ampliao e refinamento dessa competncia, uma vez que o domnio da palavra um requisito decisivo para o sucesso do processo pedaggico. As aulas de portugus devem privilegiar uma abordagem da lngua que transcenda seu papel instrumental pelo exerccio da observao do funcionamento da linguagem e da reflexo sobre um dom que, sendo exclusivo da espcie humana, a habilita a produzir meios de dar sentido ao mundo em que vive, aos quais chama o senso comum: humor, cincia, religio, filosofia, literatura.

36

37

Padres de Desempenho Estudantil

ara uma escola ser considerada eficaz, ou seja, para fazer a diferena na vida de seus usurios, ela deve proporcionar altos padres de aprendizagem a todos, independente de suas caractersticas individuais, familiares e sociais. Se apenas um grupo privilegiado consegue aprender com qualidade o que ensinado, aumentam-se as desigualdades intraescolares e, como consequncia, elevam-se os indicadores de repetncia, evaso e abandono escolar. Na verdade, criam-se mais injustias. Esse um cenrio que, certamente, nenhum professor gostaria de ver em nenhuma escola. O desempenho escolar de qualidade implica, necessariamente, a realizao dos objetivos de ensino propostos. Os padres de desempenho estudantil, nesse sentido, so balizadores dos diferentes graus de realizao educacional alcanados pela escola. Por meio deles possvel analisar a distncia de aprendizagem entre o percentual de alunos que se encontra nos nveis mais altos de desempenho e aqueles que esto nos nveis mais baixos. A distncia entre esses extremos representa, ainda que de forma alegrica, o abismo existente entre aqueles que tm grandes chances de sucesso escolar e, consequentemente, maiores possibilidades de acesso aos bens materiais, culturais e sociais; e aqueles para os quais o fracasso escolar e a excluso social podem ser mera questo de tempo, caso a escola no reaja e concretize aes com vistas promoo da equidade. Para cada padro, so apresentados exemplos de item* do teste do SADEAM.

*O percentual de brancos e nulos no est contemplado nesses exemplos.

38

Abaixo do Bsico At 450 pontos


Neste padro de desempenho, os alunos se limitam a realizar operaes bsicas de leitura, interagindo apenas com textos do cotidiano, de estrutura simples e de temticas que lhes so familiares. Eles localizam informaes explcitas. Alm disso, realizam inferncias de informaes de efeito: de sentido de palavra ou expresso, do emprego de pontuao e de humor. Identificam, tambm, a finalidade desses textos. Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenrio e tempo. Na apropriao de elementos que estruturam o texto, manifestam-se operaes de retomada de informaes por meio de pronomes pessoais retos, por substituio lexical e por reconhecimento de relaes lgico-discursivas no texto, marcadas por advrbios e locues adverbiais e por marcadores de causa e consequncia. No campo da Variao Lingustica reconhecem expresses representativas da linguagem coloquial. Considerando as habilidades descritas, constata-se que esses alunos, aps doze anos de escolaridade, apresentam lacunas no processo de desenvolvimento da competncia leitora.

39

40

Bsico De 450 a 550 pontos


Os alunos cujas mdias de proficincia esto situadas neste padro de desempenho ampliam suas habilidades de leitura, sendo capazes de interagir com textos de temtica menos familiar e de estrutura um pouco mais complexa. No que diz respeito percepo de posicionamentos no texto, esses alunos conseguem distinguir fato de opinio e identificar a tese e os argumentos que a defende. Na apropriao de elementos que estruturam o texto, manifestam-se operaes de retomada de informaes por meio de pronomes pessoais e, tambm, de indefinidos, por substituio lexical e por reconhecimento de relaes lgico-discursivas no texto, marcadas por advrbios e locues adverbiais e por marcadores de causa e consequncia. No que diz respeito intertextualidade, esses alunos comparam dois textos, identificando o assunto de ambos. Revelam a capacidade de selecionar informaes do texto, distinguindo a principal das secundrias. No campo da Variao Lingustica, identificam interlocutores por meio das marcas lingusticas. Com relao s operaes inferenciais, eles compreendem informaes implcitas, o sentido de palavras ou expresses, o efeito do uso pontuao e de situaes de humor. Alm disso, reconhecem o efeito de sentido de notaes em um texto de linguagem mista e os modos de organizao do discurso narrativo.

41

Leia o texto abaixo. Pssaro contra a vidraa Engraado, de repente eu comecei a ver a tia Zilah com outros olhos. Ela no era s do bem, a tia viva e sozinha que tinha ficado cuidando de mim. Ela era legal, uma super-mais-velha! Nossa, eu deixei ela quase louca! Em vez dos coroas, foi ela quem me contou toda a sua viagem pela Europa... Eu fazia uma ideia to errada, diferente: ela contando, ficou tudo to legal, um barato mesmo. S pra dar uma ideia, fiquei vidrado no museu de cera da Madame Tussaud, que era uma francesa que viveu na poca da Revoluo. Ela aprendeu a fazer imagens de cera, e se inspirava em personagens clebres que eram levados para a guilhotina em praa pblica. Depois ela mudou para a Inglaterra, e ficou famosa por l. E hoje existe em Londres um museu de cera com o seu nome, que tem imagens de personagens famosos do mundo inteiro em tamanho natural. Foi to gozado quando a tia Zilah tambm contou que, quando ela ia saindo do museu, perguntou pra uma mulher fardada onde era a sada. E todo mundo caiu na gargalhada, porque tinha perguntado pra uma figura de cera que era sensacional de to perfeita, parecia mesmo uma policial.
NICOLELIS, Laporta. Pssaro contra a vidraa. So Paulo: Moderna, 1992. (P090409B1_SUP) (P090409B1) Nesse texto, palavras como legal ( . 5), barato ( . 5), vidrado ( . 6), gozado ( . 12) evidenciam um falante que tambm usa

10

15

A) expresses de gria. B) expresses regionais. C) linguagem culta. D) linguagem tcnica.

Este item avalia a habilidade de reconhecer a variedade/registro de lngua utilizada(o) em determinada situao de comunicao. A realizao dessa tarefa pressupe conhecimentos lingusticos e metalingusticos, desenvolvidos ao longo da escolarizao. O suporte apresenta um fragmento de romance infanto-juvenil de Giselda Laporta Nicolelis que, nesse trecho, retrata as impresses de um adolescente sobre sua tia, ultilizando linguagens tpicas desse grupo, portanto, bastante apropriado e familiar a esses alunos. Para resolver este item, os alunos deveriam associar as palavras evidenciadas

no comando como sendo expresses tpicas de uma linguagem informal, prprias de uma determinada faixa etria, a gria. Observa-se 63,7% dos respondentes conseguiram chegar resposta correta (letra A), demonstrando que desenvolveram a habilidade avaliada pelo item. Os demais alunos se dispersaram pelos distratores (B 14,3%, C 13,2% e D 7,3%), o que sugere uma possvel falta de domnio do vocabulrio utilizado para denominar os nveis e tipos de linguagem, ou pouco contato com as variaes que a lngua pode apresentar, o que no seria esperado de alunos ao final do Ensino Fundamental.

A 63,7% B 14,3% C 13,2% D 7,3%

42

Leia o texto abaixo. Quando o mar no est para peixe Por que o mar fica agitado e pode causar estragos nesta poca do ano? Quem mora em cidade com praia j deve ter notado: quando chega o inverno, o mar costuma ficar mais bravo e com ondas enormes! Isso acontece porque justamente nessa poca do ano que se intensificam os ventos causadores das ressacas, nome que se costuma dar a esse movimento rpido e violento das ondas do mar. Quanto mais velozes forem esses ventos, maiores sero as ondas, e mais forte ser a ressaca. No inverno, a frequncia e os riscos de ressacas so maiores. Isso porque h um maior encontro das massas de ar quente com as massas de ar frio, gerando diferenas de presso atmosfrica que originam os ventos formadores das ressacas., explica o oceangrafo David Zee, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Outro fator que pode aumentar a fora das ressacas so as mars. O impacto das ondas e ressacas depende das mars, pois elas elevam o nvel do mar e, portanto, permitem que as ondas cheguem a regies do litoral que antes no eram alcanadas., diz David. Mas no s isso influencia a ocorrncia das ressacas do mar. As alteraes climticas que nosso planeta tem sofrido nas ltimas dcadas tambm tm intensificado este fenmeno! Devido ao efeito estufa, acontece um maior acmulo de energia do Sol na atmosfera, energia esta que transferida ao mar sob a forma de ondas, explica o oceangrafo. E essas ressacas so perigosas! Elas podem causar naufrgios, afogamentos e at mesmo derrubar construes que estejam prximas da costa. Inclusive animais e plantas podem ser afetados pela fora das ondas. As ressacas podem provocar o colapso de organismos que se fixam em costes rochosos e vegetao costeira como manguezais, restingas, etc. Peixes e mamferos tendem a fugir e se abrigar., diz David Zee. Agora voc j sabe: as ressacas podem ser muito bonitas de assistir, mas nada de ficar muito perto do mar quando ele estiver agitado!
Acesso em: 01 jul. 2011. (P100263C2_SUP) (P100263C2)

10

15

20

TURINO, Fernanda. Disponvel em: <Mares Ressacas http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/junho/quando-o-mar-nao-esta-para-peixe>.

O assunto principal desse texto

A) a velocidade dos ventos no inverno. B) a violncia das ondas do mar. C) as diferenas de presso atmosfrica. D) o problema das alteraes climticas. E) os fatores causadores da ressaca.

43

Este item avalia a habilidade de inferir o assunto de um texto, a qual se relaciona com a capacidade de articular as informaes apresentadas e realizar uma sntese do assunto abordado. A inferncia do tema/assunto de um texto pode apresentar vrios nveis de complexidade, os quais se relacionam, por exemplo, com a familiaridade ao o tema e com a linguagem utilizada no texto, alm da complexidade das estruturas que compem o texto - isto , se as frases so curtas ou no, se h o predomnio de coordenao ou subordinao. Nesse caso, o texto, veiculado em revista voltada para o pblico jovem e utilizado como suporte para aferio dessa habilidade, pode ser considerado simples, com temtica e linguagem familiar aos alunos que foram avaliados. Analisando o resultado alcanado no item, constata-se que apenas 38,5% dos alunos conseguiram ler o texto, articular as informaes e fazer uma sntese mental, chegando resposta esperada, letra E (os fatores causadores da ressaca). Aqueles que marcaram a alternativa B, 25,3%, (a violncia das ondas do mar) tomaram uma caracterstica das ondas durante a ressaca como sendo o assunto principal do texto, guiando-se, provavelmente, pelas informaes predominantes nos dois pargrafos iniciais do texto. Os demais alunos dispersaram-se nos distratores (A 12,8%, C 7,7% e D 15,2%) que apresentam informaes que contribuem para a construo do texto, mas que no se constituem como seu assunto principal.

A 12,8% B 25,3% C 7,7% D 15,2% E 38,5%

44

Leia o texto abaixo. Quando o mar no est para peixe Por que o mar fica agitado e pode causar estragos nesta poca do ano? Quem mora em cidade com praia j deve ter notado: quando chega o inverno, o mar costuma ficar mais bravo e com ondas enormes! Isso acontece porque justamente nessa poca do ano que se intensificam os ventos causadores das ressacas, nome que se costuma dar a esse movimento rpido e violento das ondas do mar. Quanto mais velozes forem esses ventos, maiores sero as ondas, e mais forte ser a ressaca. No inverno, a frequncia e os riscos de ressacas so maiores. Isso porque h um maior encontro das massas de ar quente com as massas de ar frio, gerando diferenas de presso atmosfrica que originam os ventos formadores das ressacas., explica o oceangrafo David Zee, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Outro fator que pode aumentar a fora das ressacas so as mars. O impacto das ondas e ressacas depende das mars, pois elas elevam o nvel do mar e, portanto, permitem que as ondas cheguem a regies do litoral que antes no eram alcanadas., diz David. Mas no s isso influencia a ocorrncia das ressacas do mar. As alteraes climticas que nosso planeta tem sofrido nas ltimas dcadas tambm tm intensificado este fenmeno! Devido ao efeito estufa, acontece um maior acmulo de energia do Sol na atmosfera, energia esta que transferida ao mar sob a forma de ondas, explica o oceangrafo. E essas ressacas so perigosas! Elas podem causar naufrgios, afogamentos e at mesmo derrubar construes que estejam prximas da costa. Inclusive animais e plantas podem ser afetados pela fora das ondas. As ressacas podem provocar o colapso de organismos que se fixam em costes rochosos e vegetao costeira como manguezais, restingas, etc. Peixes e mamferos tendem a fugir e se abrigar., diz David Zee. Agora voc j sabe: as ressacas podem ser muito bonitas de assistir, mas nada de ficar muito perto do mar quando ele estiver agitado!
Acesso em: 01 jul. 2011. (P100263C2_SUP) (P100265C2)

10

15

20

TURINO, Fernanda. Disponvel em: <Mares Ressacas http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/junho/quando-o-mar-nao-esta-para-peixe>.

No trecho ... pois elas elevam o nvel do mar... ( . 11), o pronome destacado refere-se ao termo

A) massas. B) ondas. C) mars. D) regies. E) alteraes.

45

Este item avalia a habilidade de estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para sua continuidade. De modo bem especfico, avalia a capacidade de realizar operaes de retomada de informao por meio do emprego de pronomes pessoais retos. Essa habilidade pode apresentar nveis de complexidade que se relacionam, por exemplo, ao tipo de marca lingustica utilizada para fazer a retomada, por exemplo, caso se trate de um pronome pessoal reto ou oblquo, um pronome possessivo ou demonstrativo, assim como a posio (proximidade do termo retomado) e o tipo de informao retomada (um ser ou uma ideia). Observa-se que menos da metade dos alunos avaliados (47,9%) conseguiram realizar a tarefa solicitada revelando que desenvolveram uma habilidade de compreenso de textos bastante elaborada, a qual se relaciona com a construo de sentidos do texto, visto que perceberam que mars a nica palavra feminina e plural que, ao ser substituda pelo pronome em destaque, mantm o nexo do texto. Os 32 % que escolheram a alternativa B parecem ter se guiado pelo fato de a palavra ondas ter se repetido vrias vezes, indicando uma predominncia temtica. Contudo, esse raciocnio mostra-se inadequado, pois a palavra ondas no mantm o sentido do texto. Os demais alunos se dispersaram pelos outros distratores A (5,9%), D (3,4%) e E (10,3%) indicando que, ainda, tm, tambm, dificuldades na realizao da tarefa solicitada pelo item.

A 5,9% B 32,0% C 47,9% D 3,4% E 10,3%

46

Leia o texto abaixo. Quando o mar no est para peixe Por que o mar fica agitado e pode causar estragos nesta poca do ano? Quem mora em cidade com praia j deve ter notado: quando chega o inverno, o mar costuma ficar mais bravo e com ondas enormes! Isso acontece porque justamente nessa poca do ano que se intensificam os ventos causadores das ressacas, nome que se costuma dar a esse movimento rpido e violento das ondas do mar. Quanto mais velozes forem esses ventos, maiores sero as ondas, e mais forte ser a ressaca. No inverno, a frequncia e os riscos de ressacas so maiores. Isso porque h um maior encontro das massas de ar quente com as massas de ar frio, gerando diferenas de presso atmosfrica que originam os ventos formadores das ressacas., explica o oceangrafo David Zee, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Outro fator que pode aumentar a fora das ressacas so as mars. O impacto das ondas e ressacas depende das mars, pois elas elevam o nvel do mar e, portanto, permitem que as ondas cheguem a regies do litoral que antes no eram alcanadas., diz David. Mas no s isso influencia a ocorrncia das ressacas do mar. As alteraes climticas que nosso planeta tem sofrido nas ltimas dcadas tambm tm intensificado este fenmeno! Devido ao efeito estufa, acontece um maior acmulo de energia do Sol na atmosfera, energia esta que transferida ao mar sob a forma de ondas, explica o oceangrafo. E essas ressacas so perigosas! Elas podem causar naufrgios, afogamentos e at mesmo derrubar construes que estejam prximas da costa. Inclusive animais e plantas podem ser afetados pela fora das ondas. As ressacas podem provocar o colapso de organismos que se fixam em costes rochosos e vegetao costeira como manguezais, restingas, etc. Peixes e mamferos tendem a fugir e se abrigar., diz David Zee. Agora voc j sabe: as ressacas podem ser muito bonitas de assistir, mas nada de ficar muito perto do mar quando ele estiver agitado!
Acesso em: 01 jul. 2011. (P100263C2_SUP) (P100264C2) De acordo com as informaes desse texto, o termo ressaca usado para nomear o fenmeno

10

15

20

TURINO, Fernanda. Disponvel em: <Mares Ressacas http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/junho/quando-o-mar-nao-esta-para-peixe>.

A) da influncia das mars na elevao das ondas do mar. B) das alteraes climticas ocorridas em nosso planeta. C) do encontro das massas de ar quente como as de ar frio. D) do maior acmulo de energia do Sol na atmosfera. E) do movimento rpido e violento das ondas do mar.

47

Este item avalia a habilidade de localizar informaes explcitas em um texto. Essa uma habilidade considerada bsica, pois permite o acesso a informaes que se encontram na superfcie do texto, as quais, ao serem articuladas, levaro o leitor a construir os sentidos do texto. Essa habilidade pode apresentar diferentes graus de complexidade que se relacionam, por exemplo, extenso do texto e ao posicionamento da informao solicitada. Nesse caso, a tarefa solicitada relativamente simples, pois a informao solicitada se encontra no final do primeiro pargrafo, alm de a linguagem e a temtica serem acessveis a alunos que se encontram no ltimo ano da Educao Bsica. Para a realizao da tarefa solicitada fundamental estar atento ao comando do item. Analisando o desempenho dos alunos, constata-se que 50,8% conseguiram fazer uma leitura cuidadosa do texto e identificar a informao solicitada pelo comando do item (movimento rpido e violento das ondas do mar). Os demais alunos dispersaram-se de modo praticamente equnime pelos demais distratores (A 17,7%, B 12,2%, C 13,5% e D 5,2%), optando por aes naturais que interferem na ocorrncia das ressacas do mar, o que sugere a realizao de uma leitura desatenta tanto do texto quanto do comando do item. Espera-se que os alunos, ao final do Ensino Mdio, j tenham consolidado essa habilidade, pois como dito anteriormente, trata-se de uma habilidade bsica que tem como pr-requisito a consolidao das habilidades relativas ao processo de aquisio do cdigo escrito.

A 17,7% B 12,2% C 13,5% D 5,2% E 50,8%

48

Proficiente De 550 a 650 pontos


Neste padro de desempenho, encontram-se habilidades mais elaboradas, exigindo dos alunos uma autonomia de leitura em face das atividades cognitivas que lhes so exigidas e, tambm, dos textos com os quais iro interagir. Esses alunos j interagem com textos expositivos e argumentativos de temticas conhecidas e so capazes de identificar informaes parafraseadas e distinguir a informao principal das secundrias. Em relao ao conhecimento das relaes que conjunes, preposies, pronomes e advrbios estabelecem para que o texto se construa coeso e coerente, produzindo os efeitos de sentido pretendidos pelo autor, os alunos reconhecem essas relaes estabelecidas no texto, expressas por advrbios e por conjunes, inclusive as de causa e de consequncia. Tambm recuperam informaes em textos por meio de referncia pronominal (alm dos pronomes pessoais e dos indefinidos, acrescentem-se os pronomes demonstrativos e os possessivos). Recuperam, ainda, informaes referenciais baseadas na omisso de um item, elipse de uma palavra, um sintagma ou uma frase. Quanto variao lingustica, os alunos identificam expresses prprias de linguagem tcnica e cientfica. No que se refere intertextualidade, fazem a leitura comparativa de textos que tratam do mesmo tema, revelando um avano no tratamento das informaes presentes no texto. O processo inferencial, durante a leitura, feito por esses alunos pelo reconhecimento do tema do texto; do sentido de expresses complexas; do efeito de sentido decorrente do uso de notaes em textos que conjugam duas ou mais linguagens; do efeito de sentido decorrente do uso de recursos morfossintticos e do efeito de sentido decorrente do uso de linguagem figurada. Observa-se, assim, uma ampliao das aes inferenciais realizadas pelos alunos que apresentam um desempenho que os posiciona neste padro. Com relao leitura global de textos, os alunos conseguem identificar a tese e os argumentos que a sustentam; reconhecem a funo social de textos fabulares e de outros com temtica cientfica, identificando, ainda, sua finalidade. Percebe-se, pois, que os alunos que se localizam neste padro de desempenho j desenvolveram habilidades a uma leitura autnoma, inclusive interagindo com textos literrios, de forma a estabelecer relao entre um poema e os aspectos do contexto histrico, social e poltico do perodo de sua produo.

49

Leia o texto abaixo. O burro selvagem e o burro domstico Um burro selvagem, como visse um burro domstico tomando sol, aproximou-se e o felicitou por sua constituio fsica e pelo proveito que tirava da forragem. Mas depois, ao v-lo carregando um fardo, tendo atrs o asneiro que lhe batia com um cacete, disse: Ah! No mais te felicito, pois vejo que tens coisas em abundncia, mas no sem grandes males!. Assim, no invejvel o ganho acompanhado de perigos e sofrimentos.
ESOPO. Fbulas completas. So Paulo: Moderna, 1994. (P100273C2_SUP) (P100273C2)

Nesse texto, a sequncia narrativa tem a funo de

A) apresentar um ensinamento. B) condenar o trabalho do asneiro. C) descrever o burro domstico. D) diferenciar as espcies de burro no mundo. E) mostrar a insatisfao do burro domstico.

Este item avalia a habilidade de reconhecer a funo de diferentes composies tipolgicas em textos diversos. Essa habilidade pressupe no apenas o desenvolvimento de processos cognitivos, mas tambm conhecimentos desenvolvidos ao longo do processo de escolarizao. Esse conhecimento diz respeito ao contato e ao trabalho com textos de gneros e tipologias textuais variados. Nesse caso, coloca-se em foco um texto predominantemente narrativo, uma fbula, para o qual se questiona qual a funo exercida por essa estrutura na organizao do texto.

Analisando os resultados alcanados neste item, constata-se que 40,2% dos alunos conseguiram fazer a leitura do texto e perceber, por sua organizao, que a sequncia narrativa visa a apresentar um ensinamento (letra A), principalmente porque, no fim da narrativa, esse ensinamento encontra-se destacado. Os alunos dispersaram-se de forma praticamente equnime pelos demais distratores (B 12,8%, C 16,7%, D 12,5% e E 17,4%), atendo-se a aspectos pontuais ou realizando inferncias no autorizadas pelo texto, revelando, assim, que ainda no desenvolveram a habilidade avaliada por este item.

A 40,2% B 12,8% C 16,7% D 12,5% E 17,4%

50

Leia o texto abaixo. O burro selvagem e o burro domstico Um burro selvagem, como visse um burro domstico tomando sol, aproximou-se e o felicitou por sua constituio fsica e pelo proveito que tirava da forragem. Mas depois, ao v-lo carregando um fardo, tendo atrs o asneiro que lhe batia com um cacete, disse: Ah! No mais te felicito, pois vejo que tens coisas em abundncia, mas no sem grandes males!. Assim, no invejvel o ganho acompanhado de perigos e sofrimentos.
ESOPO. Fbulas completas. So Paulo: Moderna, 1994. (P100273C2_SUP) (P100275C2)

Nesse texto, no trecho Mas depois, ao v-lo carregando um fardo,..., o advrbio destacado estabelece com o perodo anterior uma relao de A) afirmao. B) causa. C) companhia. D) lugar. E) tempo.

Este item avalia a habilidade de reconhecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc. Para a realizao dessa tarefa, preciso que o leitor coloque em jogo processos cognitivos que visam tratar a organizao do texto de modo a garantir a coerncia local e global. Esse processo passa, em um primeiro plano, pela identificao das marcas lingusticas que contribuem para a coerncia local (coeso), para em seguida processar a sua interpretao. Nesse caso, solicita-se aos alunos que reconheam a relao semntica estabelecida pelo advrbio depois, comumente utilizado na linguagem corrente. Analisando os resultados alcanados no item, constata-se que apenas 35,1% dos alunos avaliados conseguiram realizar a tarefa solicitada (alternativa E), demonstrando, assim, j terem desenvolvido essa habilidade. Observa-se que as letras A e B foram os distratores que mais atraram os demais alunos, sugerindo que ainda no conseguem perceber nem mesmo o que seja uma ideia de afirmao (A) ou

causa (B). Os alunos que assinalaram a letra A (25,5%) podem ter confundido frase afirmativa com valor semntico de afirmao, o qual pode ser expresso por advrbios como sim ou certamente, o que no se aplica ao que foi solicitado pelo item. Aqueles que optaram pela alternativa B (23,0%) entenderam que a situao presenciada gerou uma reao no burro selvagem, mas o advrbio em destaque no expressa esse tipo de relao. Os alunos que assinalaram as alternativas C (8,6%) e D (7,3%), provavelmente, no reconhecem os conectores que indicam companhia e lugar, comprometendo, dessa forma, a relao semntica solicitada no comando para a resposta. J seria esperado que alunos concluintes do Ensino Mdio no encontrassem dificuldade em estabelecer relaes de sentido dentro de textos diversos, principalmente, em textos cuja linguagem mantm um tom coloquial e, tambm, pelo fato de a expresso destacada no item ser muito comum na oralidade.

A 25,5% B 23,0% C 8,6% D 7,3% E 35,1%

51

Leia o texto abaixo. A natureza em risco: extino


Extinguir significa fazer com que uma coisa desaparea para sempre. Essa palavra, infelizmente, est sendo muito usada para descrever a triste situao de muitos animais na face da Terra. Voc, com certeza, j ouviu dizer que as baleias, os tigres, as onas esto correndo risco de extino. [...] Muitas vezes, a extino causada pela introduo, em uma certa regio, de uma espcie que no vivia l. Se essa espcie for agressiva poder acabar com os outros animais da regio. Por isso, no aconselhvel introduzirmos animais de um certo pas em outro, sem antes sabermos quais as consequncias que isso pode acarretar. Um exemplo de extino o dod, uma ave grande que vivia na Ilha Maurcio, no Oceano ndico. Com a chegada dos colonizadores europeus, as populaes dessa ave comearam a diminuir. Ela era grande e no conseguia voar, por isso se tornou um alvo fcil para os caadores. O homem, sem se preocupar em preserv-la, acabou eliminando essa ave preciosa. O ltimo dod foi visto em 1681. [...]
Bragana Jornal Dirio. 29 mar. 2000. Suplemento infantil. *Adaptado: Reforma Ortogrfica. (P090022A8_SUP) (P090025A8)

10

De acordo com esse texto, a informao mais importante

A) a definio da palavra extino. B) a chegada dos imigrantes europeus. C) o jeito de se prevenir a extino. D) o perigo de extino de animais.

Este item avalia habilidade de diferenciar ideias centrais de secundrias. Relacionando-se, assim, capacidade de perceber o modo de organizar as ideias/informaes apresentadas em um texto, isto , distinguir os tpicos e subtpicos temticos do corpus textual. Nesse caso, coloca-se em foco um texto argumentativo que aborda uma temtica frequente nas diversas mdias e tambm no contexto escolar e solicita-se aos alunos/leitores que encontre qual a informao mais importante do texto. Analisando-se os resultados alcanados no item, constata-se que 48,9% dos alunos conseguiram articular as informaes apresentadas no texto e perceber que a ideia central desse texto est presente na alternativa D

(o perigo de extino de animais). Esses alunos revelam j terem desenvolvido a habilidade avaliada pelo item. Em contrapartida, os alunos (21,8%) que assinalaram a alternativa A (a definio da palavra extino) se detiveram no primeiro perodo do texto, revelando entender que uma informao principal inicia um texto. Esse raciocnio revela uma percepo convencional da organizao dos tpicos e subtpicos de um texto. A opo pelas alternativas B (90%) e C (17,6%) pode indicar que os alunos no conseguiram produzir uma leitura global do texto e, por isso, ativeram-se a informaes pontuais, que no se configuram como a principal.

A 21,8% B 9,0% C 17,6% D 48,9%

52

Leia o texto abaixo.

Disponvel em: <http://pluralinguagem.autonomia.g12.br/?p=100>. Acesso em: 21 set. 2011. (L120014C2_SUP) (L120014C2)

Esse texto um poema contemporneo, rompendo com padres tradicionais da composio potica. Entretanto, apresenta um elemento de continuidade que o uso de A) imagem elucidativa. B) narratividade. C) objetividade. D) pontuao direta. E) rimas.

Este item avalia a habilidade de reconhecer os elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura. Nesse caso, o suporte traz um poema concreto de Fbio Sexugi, basicamente visual, que procura estruturar o texto potico escrito aproveitando o espao em branco da pgina para disposio das palavras. Esse poema foi estruturado intencionalmente de maneira que seu formato representasse o teor de seus versos, por isso a disposio das palavras formam a imagem de uma xcara com o vapor, j que o eu lrico retrata o prazer das experincias sensoriais de sorver uma xcara de caf. Para resolver este item, os alunos devem ler o texto verbal, associando-o forma no linear de disposio dos termos na pgina. Essa estrutura demonstra a ruptura com a esttica cnone de um poema, sem estrofe ou mtrica. No obstante, verifica-se a presena de rimas como julho e barulho e quente e reluzente

que demonstra um trao de continuidade com os padres tradicionais de composio potica. Os alunos que optaram pela alternativa E (48,0%) devem ter realizado esse percurso cognitivo, conseguindo identificar o gabrito. Os alunos que assinalaram a alternativa A (23,3%) podem ter identificado justamente o elemento que caracteriza a inovao da poesia concretista, a formao de uma imagem elucidativa atravs de seus versos, demonstrado que no se atentaram ao que foi solicitado no comando para a resposta. Aqueles alunos que optaram pelas alternativas B (12,3%), C (9,5%) e D (6,5%) no colocaram sua ateno no aspecto formal da construo do poema, o uso de rimas, e pautaram-se, possivelmente, em aspectos pontuais do texto que no correspondem a um elemento de continuidade com a tradio literria. Esses alunos ainda no desenvolveram a habilidade avaliada.

A 23,3% B 12,3% C 9,5% D 6,5% E 48,0%

53

54

Avanado Acima de 650 pontos


Analisando as habilidades encontradas neste padro, conclui-se que os alunos que nele se encontram so capazes de interagir com textos de tema e vocabulrio complexos e no familiares. Os alunos reconhecem os efeitos de sentido do uso de recursos morfossintticos diversos, de notaes, de repeties, de escolha lexical, em gneros de vrias naturezas e temticas, ou seja, demonstram maior conhecimento lingustico associado aos aspectos discursivos dos textos. Eles ainda realizam operaes de retomadas com alta complexidade (usando pronomes demonstrativos e indefinidos, retos, incluindo tambm elipses). So capazes de analisar, com profundidade, uma maior gama de textos argumentativos, narrativos, expositivos, instrucionais e de relato, observando diversas categorias ainda no atingidas anteriormente, tanto no interior do texto quanto na comparao entre eles. Na comparao, inferem diferentes posicionamentos em relao ao mesmo assunto em textos de tipologias diferentes. No tocante anlise de textos que conjugam diversas tipologias, so capazes de identific-las e analis-las, reconhecendo seus objetivos separada ou conjuntamente. Analisam gneros textuais hbridos, considerando as condies de produo e os efeitos de sentido pretendidos. Em textos literrios complexos, inferem o significado da metfora e o efeito de sentido pretendido com seu uso, bem como identificam elementos caracterizadores da literariedade e o efeito do recurso da personificao. Assim, os alunos que se posicionam acima de 650 pontos na escala de proficincia, esto prximos da manifestao de habilidades de leitura que os tornaro, efetivamente, leitores proficientes, ou seja, leitores que de modo consciente ou no consegue perceber o ritmo do texto, firmando o pacto pretendido pelo autor ou criando um ritmo todo seu.

55

Leia o texto abaixo. Para sempre: amor e tempo cap. 8 Como se estivesse atendendo a um chamado que nem fora feito, Manuela entrou no quarto onde a me escrevia. Um raio de sol adolescente e de pijama, fazendo tudo em volta brilhar mais e mais bonito. Est ocupada, me? S um pouquinho. Mas d para interromper. Aconteceu alguma coisa? Uma espreguiada dengosa e sorridente. No... S queria te contar da festa de ontem. Pode contar. Eu tinha mesmo feito uma pausa, no vai me atrapalhar. Antnia se levantou da cadeira em frente ao teclado e sentou no sof ao lado da filha. Ento, a festa foi boa? [...] Conheci um garoto, me... Demais... [...] Foi maaaravilhoso! A gente conversou a noite toda, parecia que se conhecia a vida inteira. Ou desde uma vida passada, como falou a Mariana. Me, parecia at que um lia o pensamento do outro... Como se no bastassem os sorrisos e a espreguiada lnguida, Manuela suspirou. Em plena era tecnolgica! Antnia riu: Puxa, voc ficou mesmo animada, hein? Ser que vocs vo se encontrar de novo? Claro, me! Daqui a pouco ele vai me telefonar pra gente ir praia. E depois vamos pegar um cineminha... No vo cansar, hein? Me, impossvel cansar do Bruno...
MACHADO, Ana Maria. Para sempre: amor e tempo. Rio de Janeiro: Record, 2001. (P100298C2_SUP)

10

15

20

Uma expresso tpica da fala evidenciada em: A) Manuela entrou no quarto onde a me escrevia.. ( . 1-2) B) Eu tinha mesmo feito uma pausa,.... ( . 8) C) Antnia se levantou da cadeira em frente ao teclado.... ( . 9) D) Ou desde uma vida passada, como falou a Mariana.. ( . 13) E) No vo cansar, hein?. ( . 20)
(P100299C2)

Este item avalia a habilidade de reconhecer a variedade/registro de lngua utilizada(o) em determinada situao de comunicao. A realizao dessa tarefa pressupe conhecimentos lingusticos e metalingusticos, desenvolvidos ao longo da escolarizao. Neste item, solicitado aos alunos que identifiquem dentre os trechos do texto, apresentados nas alternativas de resposta, aquele em que h marcas explcitas da oralidade. Observa-se que apenas 37,8% dos alunos avaliados conseguiram chegar resposta correta, percebendo que a expresso hein marca caracterstica da oralidade (alternativa E).

Aqueles que optaram pelas alternativas B (17,7%) e D (15,4%) revelam ter considerado que, pelo fato de as alternativas trazerem fragmentos de discurso direto, ou seja, reproduo da fala das personagens, elas atenderiam ao que foi solicitado pelo item. Essas escolhas indicam, ainda, pouca familiaridade com os aspectos caractersticos da oralidade. Os demais alunos se dispersaram pelos demais distratores - A (18,2%) e C (10,2%) -, o que sugere uma possvel falta de domnio do vocabulrio utilizado para denominar os nveis e tipos de linguagem ou pouco contato com as variaes que a lngua pode apresentar, o que no seria esperado dos alunos ao final do Ensino Fundamental.

A 18,2% B 17,7% C 10,2% D 15,4% E 37,8%

56

Leia o texto abaixo. Para sempre: amor e tempo cap. 8 Como se estivesse atendendo a um chamado que nem fora feito, Manuela entrou no quarto onde a me escrevia. Um raio de sol adolescente e de pijama, fazendo tudo em volta brilhar mais e mais bonito. Est ocupada, me? S um pouquinho. Mas d para interromper. Aconteceu alguma coisa? Uma espreguiada dengosa e sorridente. No... S queria te contar da festa de ontem. Pode contar. Eu tinha mesmo feito uma pausa, no vai me atrapalhar. Antnia se levantou da cadeira em frente ao teclado e sentou no sof ao lado da filha. Ento, a festa foi boa? [...] Conheci um garoto, me... Demais... [...] Foi maaaravilhoso! A gente conversou a noite toda, parecia que se conhecia a vida inteira. Ou desde uma vida passada, como falou a Mariana. Me, parecia at que um lia o pensamento do outro... Como se no bastassem os sorrisos e a espreguiada lnguida, Manuela suspirou. Em plena era tecnolgica! Antnia riu: Puxa, voc ficou mesmo animada, hein? Ser que vocs vo se encontrar de novo? Claro, me! Daqui a pouco ele vai me telefonar pra gente ir praia. E depois vamos pegar um cineminha... No vo cansar, hein? Me, impossvel cansar do Bruno...
MACHADO, Ana Maria. Para sempre: amor e tempo. Rio de Janeiro: Record, 2001. (P100298C2_SUP)

10

15

20

Ao usar a expresso Em plena era tecnolgica! ( . 15-16), o autor quis evidenciar a A) compreenso da me em relao ao envolvimento da filha. B) crtica da me pelo comportamento da filha. C) modernidade dos envolvimentos amorosos atuais. D) relao de cumplicidade entre me e filha. E) repetio das histrias de amor ao longo do tempo.
(P100298C2)

57

Este item avalia a habilidade de inferir o sentido de uma palavra ou expresso. A realizao da tarefa proposta pelo item pressupe desenvolvimento de habilidades relativas apropriao da escrita e a capacidade de se relacionar de modo mais autnomo com textos de gneros diversos. Alm disso, essa habilidade relaciona-se, ainda, fortemente a conhecimentos prvios que permitiro o estabelecimento dos sentidos possveis e a posterior seleo daquele que pertinente ao contexto no qual a expresso foi utilizada. Para avaliar essa habilidade, o texto utilizado para suporte, no qual predomina o discurso direto, trata de uma temtica familiar aos alunos avaliados, abordada por meio do emprego de uma linguagem simples, e acessvel a esses alunos. Nesse texto, toma-se a expresso Em plena era tecnolgica, presente na linguagem corrente, para a qual os alunos devem perceber o sentido que foi evidenciado com o seu uso. Analisando-se os resultados alcanados no item, constata-se que um percentual muito baixo de alunos (12,0%) conseguiu perceber que, ao usar essa expresso, evidencia-se o fato de que atravs dos tempos, no importando quo avanada tecnologicamente esteja a humanidade, as histrias de amor comeam de modo semelhante, o que

se coloca na alternativa E (repetio das histrias de amor ao longo do tempo). Chama a ateno o percentual de alunos que optaram por alternativas que no se consituem como as respostas esperadas para o item em questo. 33,36% dos alunos avaliados marcaram a alternativa C (modernidade dos envolvimentos amorosos atuais), revelando ter considerado relaes que comeam e se mantm por meio das redes sociais difundidas na internet. Essa escolha sugere uma forte interferncia de seu conhecimento de mundo em detrimento da anlise dos aspectos textuais. A opo pelas alternativas A (23,1%) e D (19,9%) pode revelar que esses alunos apoiaram-se nas atitudes e intervenes entre me e filha ao longo do texto, que indicam cumplicidade entre as duas, mas no se atentaram especificamente expresso em destaque no comando do item. Os alunos que escolheram a alternativa B (11,2%) devem ter se apoiado, para confirmar suas hipteses de que a me estaria criticando o comportamento da filha, a fala da me No vo cansar, hein?, na penltima linha do texto. Esses alunos no conseguiram perceber o tom de preocupao da me, entendendo como uma suposta crtica.

A 23,1% B 11,2% C 33,3% D 19,9% E 12,0%

58

Leia o texto abaixo. Texto 1 Vamos Fugir Vamos fugir! Deste lugar Baby! Vamos fugir T cansado de esperar Que voc me carregue... [...] Pois diga que ir Iraj, Iraj Pra onde eu s veja voc Voc veja a mim s Maraj, Maraj Qualquer outro lugar comum Outro lugar qualquer... Guapor, Guapor Qualquer outro lugar ao sol Outro lugar ao sul Cu azul, Cu azul [...]
Disponvel em: <http://letras.terra.com.br/ skank/75215/>. Acesso em: 07 set. 2011. (L100018C2_SUP) (L100018C2)

Texto 2

10

Disponvel em: <http://www.ebolacao.com>. Acesso em: 7 set. 2011.

15

Textos de manifestaes artsticas de diferentes pocas podem dialogar. Assim, comparando-se esses dois textos, observa-se que eles se aproximam pela A) apresentao da meiguice e suavidade feminina. B) ambientao calma, tranquila, cenrio para o amor. C) presena de outro casal, tambm apaixonado. D) proposta de fugir para um lugar diferente. E) proposta de um amor voltado sensualidade.

59

A habilidade avaliada neste item estabelecer relaes entre textos literrios da contemporaneidade e entre diferentes manifestaes literrias e culturais de diferentes pocas. Essa habilidade requer que os alunos estabeleam um dilogo entre diferentes obras literrias de cada perodo, analisando pontos que os aproximem ou os divirjam. O suporte apresenta dois textos que, apesar de convergirem para um mesmo ponto a apresentao de um cenrio calmo propcio para a realizao amorosa , so diferentes em suas estruturas, linguagens e estilos. O Texto 1 uma letra de msica contempornea que sugere a fuga para um lugar tranquilo a fim de encontrar-se com a pessoa amada, texto construdo em versos com linguagem despojada. O segundo texto uma tela, na qual h um casal em um cenrio buclico, sugerindo, tambm, a realizao amorosa. Para resolver este item, os alunos devem ler cada um dos textos separadamente e, depois, aproxim-los com intuito de identificar seus aspectos afins. Os alunos que assinalaram a alternativa B (28,5%) o gabarito conseguiram identificar a descrio de um cenrio de tranquilidade prprio para o amor

como aspecto comum aos dois textos de diferentes pocas, demonstrando, assim, que j desenvolveram a habilidade avaliada pelo item. A opo pela alternativa A (6,0%) pode revelar que esses alunos consideraram apenas aspectos apresentados na tela, Texto 2, no conseguindo estabelecer comunicao com a letra de msica, Texto 1. Aqueles que assinalaram a letra C (16,6%) somaram, possivelmente, a sugesto de que h um casal apaixonado no Texto 1 e a imagem de um segundo casal ao fundo na tela apresentada no Texto 2, mas no conseguiram estabelecer o ponto comum entre esses dois textos. A escolha da alternativa D (42,4%) deve ter sido pautada pelas expresses Vamos fugir e Qualquer outro lugar comum, exclusivas do primeiro texto, o que demonstra que esses alunos ainda no conseguem estabelecer relaes de intertextualidade. Os alunos que assinalaram a alternativa E (6,1%) fizeram, possivelmente, uma leitura equivocada da tela presente no suporte, pois apenas a presena da figura feminina na pintura no exprimiria a sensualidade da relao amorosa.

A 6,0% B 28,5% C 16,6% D 42,4% E 6,1%

60

Leia o texto abaixo. O burro selvagem e o burro domstico Um burro selvagem, como visse um burro domstico tomando sol, aproximou-se e o felicitou por sua constituio fsica e pelo proveito que tirava da forragem. Mas depois, ao v-lo carregando um fardo, tendo atrs o asneiro que lhe batia com um cacete, disse: Ah! No mais te felicito, pois vejo que tens coisas em abundncia, mas no sem grandes males!. Assim, no invejvel o ganho acompanhado de perigos e sofrimentos.
ESOPO. Fbulas completas. So Paulo: Moderna, 1994. (P100273C2_SUP) (P100277C2)

O conflito desse texto gerado pelo fato de o burro

A) apanhar do asneiro. B) estar tomando sol. C) ser um animal domstico. D) ter coisas em abundncia. E) tirar proveito da forragem.

Este item avalia a habilidade de identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compem a narrativa. A realizao da tarefa solicitada pressupe a inferncia e o conhecimento dos elementos estruturais de um texto narrativo e, nesse caso, especificamente, busca-se verificar se os alunos conseguem identificar qual o fato d origem narrativa, ou seja, o fato que se no tivesse ocorrido no se teria histria para se contar nem moral para se estabelecer. Para avaliar essa habilidade, foi utilizada uma fbula cujo enredo desencadeado pelo fato de o burro domstico ter sido submetido a maus tratos. Analisando os resultados alcanados neste item, constata-se que apenas 33,7% dos alunos avaliados conseguiram realizar uma leitura proficiente, percebendo que se o burro domstico

no tivesse sido maltratado pelo seu dono (letra A), o narrador no teria uma histria para contar. Os alunos que assinalaram a alternativa C (25,0%) entenderam que o animal, por ser domstico, sofria com a violncia de seu dono. No entanto, essa no uma inferncia autorizada pelo texto, uma vez que a primeira impresso do burro selvagem ao ver o burro domstico foi de admirao pelas suas qualidades fsicas. A opo pelos demais distratores B (13,9%), D (17,4%) e E (9,6%) pode revelar que esses alunos apoiaram-se em informaes pontuais do texto, que no se configuram, efetivamente, como o fato desencadeador do enredo, demonstrando, assim, no ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item.

A 33,7% B 13,9% C 25,0% D 17,4% E 9,6%

61

62

63

PRODUO DE TEXTO
Na anlise de resultados das produes textuais do SADEAM, deve-se tomar como ponto de partida o ato de escrever, associado a prticas de oralidade e leitura. Sobre essas prticas, surge a questo: por que avaliar o processo cognitivo implementado pelos alunos durante o uso do cdigo escrito da Lngua Portuguesa? O desafio pensar essa dimenso trade (oralidade, leitura e escrita), a partir de seus usos, suas funes e seus efeitos para o indivduo e para a sociedade em situaes de interao. O objetivo deste texto identificar e problematizar o processo de apreenso da escrita dos alunos do 3 ano do Ensino Mdio Regular e finalistas da EJA do Ensino Mdio da rede estadual de ensino do Amazonas, com base nas competncias elencadas pela Matriz de Referncia elaborada pelo Centro de Polticas Pblicas e Avaliao da Educao da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com o corpo pedaggico da Secretaria de Estado da Educao e Qualidade do Ensino. O DESAFIO DE CONVIVER COM AS DIFERENAS1: percursos de encontro com a escrita como prtica social Os alunos percebem a importncia do ato de escrever se depreenderem a pertinncia dos conceitos escolares e do processo de construo desses conceitos para o seu desenvolvimento global. Aprender a escrever diz respeito ao domnio de uma determinada linguagem escrita e, portanto, de uma determinada cultura ou de diversas culturas, que podem ser bastante diferentes das que so aprendidas com a linguagem falada no grupo familiar, mas que subsidiam o ato de escrever. As culturas so construdas nas interaes do dia a dia dos grupos humanos e, portanto, tambm nas salas de aula. pela influncia mtua que o ser humano se constri, transforma-se, cria e recria a si mesmo, dialogando e atribuindo significados para os seus atos e falas. Na escola, as palavras funcionam como meio de comunicao, como modo de organizao das aes e de interaes, como portadoras de novos conhecimentos e como objeto de ensino. Dessa forma, refletir sobre o que se escreveu, como e sob que condies se aprendeu esse bem cultural, assim como sobre a finalidade da escrita, pode promover a tomada de conscincia dos alunos quanto ao funcionamento da linguagem escrita. O desenho da avaliao de escrita do SADEAM: observaes gerais A proposta de produo textual do SADEAM foi elaborada de modo a oferecer aos alunos elementos para realizarem uma reflexo acerca de uma temtica de ordem social, voltada ao ambiente escolar. Para realizar a correo dos textos, os corretores/avaliadores partiram do princpio de que o texto constitui-se por uma unidade estruturada, a partir de fatores que garantam sua textualidade, ou seja, os aspectos semnticos, formais e pragmticos. A avaliao da escrita por meio de uma produo textual temtica, como no caso do SADEAM, permite aferir a proficincia dos alunos quanto ao uso da lngua escrita, desde a leitura da proposta de produo textual at a elaborao do texto, uma vez que, ao produzir um texto que atenda ao solicitado pela proposta, os alunos estavam demonstrando domnio entre os processos de oralidade, leitura e escrita. Tendo o Bullying nas escolas como temtica, a proposta de produo escrita foi sustentada por 3 (trs) textos motivadores pertencentes a gneros distintos. Esse eixo constituiu o tema no qual os alunos deveriam produzir os seus textos. Para realizar a tarefa de produo de texto, esses alunos precisariam ler atentamente os textos motivadores, atentando-se ao fato de que cada um deles apresentava objetivos comunicativos distintos. A proposta pode ser verificada na imagem apresentada a seguir.

1 Ttulo atribudo por um aluno do 3 ano do Ensino Mdio Regular, da rede estadual do Amazonas, a partir da proposta de avaliao que subsidiou as anlises aqui apresentadas.

64

PRODUO DE TEXTO Leia os textos motivadores abaixo e, em seguida, produza um texto que atenda proposta de redao. Texto 1 Bullying um termo da lngua inglesa (bully= valento) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou fsicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivao evidente e so exercidas por um ou mais indivduos, causando dor e angstia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relao desigual de foras ou poder.
CAMARGO, Orson. Disponvel em: < http://www.brasilescola.com/ sociologia/bullying.htm>. Acesso em: 6 set. 2011. Fragmento.

Texto 3 A brincadeira que no tem graa [...] Quem nunca foi zoado ou zoou algum na escola? Risadinhas, empurres, fofocas, apelidos como bola, rolha de poo, quatro-olhos. Todo mundo j testemunhou uma dessas brincadeirinhas ou foi vtima delas. Mas esse comportamento, considerado normal por muitos pais, alunos e at professores, est longe de ser inocente. Ele to comum entre crianas e adolescentes que recebe at um nome especial: bullying. Trata-se de um termo em ingls utilizado para designar a prtica de atos agressivos entre alunos. Traduzido ao p da letra, seria algo como intimidao. Trocando em midos: quem sofre com o bullying aquele aluno perseguido, humilhado, intimidado. E isso no deve ser encarado como brincadeira de criana. Especialistas revelam que esse fenmeno, que acontece no mundo todo, pode provocar nas vtimas desde diminuio na autoestima at o suicdio. [...] Vale lembrar que os episdios que terminam em homicdio ou suicdio so raros e que no so poucas as vtimas do bullying que, por medo ou vergonha, sofrem em silncio. Alm de haver alguns casos com desfechos trgicos, como os citados, esse tipo de prtica tambm est preocupando por atingir faixas etrias cada vez mais baixas, como crianas dos primeiros anos da escolarizao. [...]
DREYER, Diogo. Disponvel em: <http://www.educacional.com. br/reportagens/bullying/>. Acesso em: 6 set. 2011. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortogrfica.

Texto 2

Disponvel em: <http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSGeFM YywzHnupMuTVzgE-L6fuFoCvAExwqb2nrg6ZOVouQ_aU6>. Acesso em: 6 set. 2011.

Com base nos textos motivadores apresentados acima e nos seus conhecimentos individuais, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da lngua portuguesa, sobre o tema Bullying nas escolas: tortura silenciosa, discutindo os motivos pelos quais esse tipo de violncia vem ganhando cada vez mais espao no ambiente escolar, apresentando aes sociais e/ou educacionais que possam reverter esse quadro. No se esquea de organizar o seu pensamento de forma coesa e coerente, com argumentos e fatos que o auxiliem na defesa do seu ponto de vista. Apresente um ttulo ao seu texto.

65

Pode-se dizer que, os alunos conduziram seus textos principalmente em torno de redaes dissertativas na qual buscavam defender algum posicionamento acerca do tema, fazendo uso de relatos pessoais como argumentos de autoridade. Contudo, ao olharmos os motivadores, individualmente, em relao s produes, possvel notar trs linhas discursivas bsicas, oferecidas por cada texto. O Texto 1 um verbete enciclopdico que apresenta a definio objetiva do que se tratar o bullying, buscando elucidar esse tipo de situao para aqueles que desconheciam essa terminologia. J o Texto 2, reproduo do cartaz de uma campanha social que visa conscientizao dos jovens para esse tipo de prtica. Quanto ao Texto 3, fragmento de uma reportagem, apresenta colocaes e suscita discusses sobre essa prtica que vem ganhando espao no ambiente escolar e at mesmo fora dele. Era esperado que os alunos conseguissem captar a mensagem de cada texto e, criativamente, construir textos que conjugassem as ideias dos trs suportes com marcas de autoria prprias bem definidas e coerentes. Contudo, esse xito argumentativo no se restringiu a esses elunos que conjugaram os

trs textos, ele tambm est presente nas produes daqueles que optaram por outras linhas discursivas, pois como foi dito, esses textos so motivadores e o que prevaleceu nas avaliaes de cada corretor foi o encadeamento lgico das ideias de forma coesa e coerente, dentro da temtica e da tipologia textual definidas, alm do atendimento norma culta da Lngua Portuguesa, desde que o texto apresentasse marcas de autoria do seu redator. Essa modalidade de avaliao aqui concebida para fins de anlise, conforme discutido anteriormente, como uma atividade verbal interacional, que resultado de operaes e estratgias cognitivas a servio de fins sociais, que, nesse caso, apresenta-se atravs da escolha de gneros textuais ancorada em uma tipologia textual, sem a definio de um nico gnero para a elaborao do texto, gerando dilogos com o conhecimento de mundo desses alunos. Avaliao das produes textuais: o que mostraram os alunos? efeito do clculo da proficincia em leitura. Entretanto, o desempenho dos alunos nessa avaliao pode oferecer subsdios para analisarmos o processo de consolidao do cdigo escrito no

que concerne a hipteses que puderam ser inferidas, a partir da correo, sobre o processo de significao dessa escrita. Notou-se que, diante das perspectivas oferecidas pelos textos motivadores e o conhecimento individual de cada avaliando, os alunos conduziram seus textos, principalmente, em torno da exposio de caractersticas tpicas da cultura baiana, difundidas em diferentes prticas sociais, principalmente em campanhas publicitrias veiculadas na mdia. Essas produes foram avaliadas sobre 2 (duas) perspectivas situao de texto e competncias lingustico-textuais , observando as especificidades tericas que subsidiam cada um desses eixos, considerando, sobretudo, os pontos de entrelaamento de forma simultnea, atentos s informaes que permitiram compreender o processo de escrita numa perspectiva ampliada. Para analisar as produes dos alunos na dimenso relativa situao de texto, foram verificados, num primeiro momento, se as produes textuais estavam aptas para a correo, ou seja, se no apresentavam:

Quadro 1 Situaes de texto: aspectos tcnicos


Situao de texto Imagem com defeito Pgina em branco Insuficiente Desconsiderado Anulado Ilegvel Esse critrio foi aplicado quando... a imagem do Carto de Respostas no pode ser visualizada pelo corretor. Ao marcar essa opo, a imagem retornou para os operadores do sistema, a fim de que eles a verificassem, retornando-a ao corretor/avaliador, pois nenhum texto poderia ser excludo da correo. o aluno entregou o Carto de Respostas em branco, abstendo-se de produzir o texto, por isso no foi avaliado. o aluno escreveu um texto com at 6 (seis) linhas, incluindo o ttulo. o aluno fez cpia de um dos textos do Caderno de Teste, fugiu ao tema proposto ou no atendeu tipologia textual avaliada. o aluno fez uso de palavras de baixo calo ou apresentou uma escrita que no se enquadrava em nenhuma das situaes de texto previstas. o texto no foi totalmente legvel ou estava escrito em outra que no a Lngua Portuguesa.

Veja na sequncia alguns exemplos de textos inaptos para a correo.

66

Texto 1 Desconsiderado por fuga ao tema

Texto 2 Insuficiente: apresenta menos de 6 (seis) linhas redigidas

Os alunos cuja produo textual atendia aos critrios para que no fosse anulada ou desconsiderada tiveram seus textos classificados como SEM PROBLEMA, pois os eventuais desvios foram devidamente pontuados na segunda etapa de correo. Veja, na sequncia, exemplos de textos classificados dessa forma.

67

Texto 3 Sem problema: apto para a correo

Texto 4 Sem problema: apto para a correo

68

O percentual de alunos alocados em cada situao de texto pode ser acompanhado pela observao das informaes do Quadro 2, apresentado a seguir.

Quadro 2 Percentual de alunos de acordo com a situao de texto


Situao de texto1 Pgina em branco Anulado Desconsiderado Insuficiente Ilegvel Sem problema Total Percentual de alunos por situao de texto 0,4 0,0 2,9 0,4 0,1 96,2 100

1 Nenhum texto ficou sem correo por problemas na imagem, pois todos os casos foram novamente digitalizados e encaminhados para os avaliadores.

Os nmeros que estruturam esse quadro apontam para o fato de que a maioria dos alunos, 96,2%, teve seu texto avaliado sem restries. Cabe destacar que, nos textos desconsiderados, 2,9%, a maioria das ocorrncias diz respeito fuga ao tema ou tipologia textual, principalmente, porque os textos motivadores possuem alguns apontamentos subjetivos e, ao tentarem basear-se nesses aspectos, muitos alunos no conseguiram acompanhar a linha discursiva, j que a mesma exigiria uma proficincia maior de leitura, que, ain-

dapode no corresponder realidade desses alunos. A avaliao das competncias lingustico-textuais, que se consolida aqui como segundo ponto de anlise, fora estruturada conforme descrito na Matriz de Competncias para Produo de Texto, em 5 (cinco) competncias de escrita divididas em 6 (seis) nveis de classificao, sendo avaliadas as habilidades mnimas exigidas a um escritor proficiente dessa etapa de escolaridade. Essa matriz encontra-se presente na Revista do Sistema.

Alm disso, a avaliao no considerou apenas os aspectos formais de um texto, buscou, especialmente, captar os sentidos atribudos por cada aluno ao escrever, vendo-o como uma unidade repleta de significao. Para que isso fosse concretizado, cada nvel (faixa de pontuao) foi nomeado de acordo com o perfil de escritor que nele se encontra. Essa mesma classificao utilizada para alocar o resultado geral de cada aluno. Veja, na sequncia, o Quadro 3 com a delimitao, descrio e faixa de cada perfil:

69

Quadro 3 Perfil de escrita


Perfil do escritor Corresponde aos alunos que esto no
Descrio sinttica

Pontuao

NVEL 0 (ZERO)

Pode-se afirmar que, embora o escritor Iniciante tenha desenvolvido competncias importantes para a utilizao do sistema de escrita, ainda precisa desenvolver habilidades necessrias ao estabelecimento de relaes entre as diferentes partes do texto e entre texto e contexto. Neste nvel, o aluno demonstra desconhecimento da norma-padro, de escolha de registro e de convenes da escrita, como: estrutura sinttica, pontuao e convenes ortogrficas. Alm disso, o escritor no desenvolve o tema e apresenta informaes desconexas. Quanto tipologia textual argumentativa, no revela conhecimento sobre a mesma, pois no apresenta marcas que traduzam seu ponto de vista ou argumentos sobre o tema, ou seja, no defende ponto de vista, por meio de uma argumentao que apresenta informaes, fatos, opinies e argumentos incoerentes (que no se configuram como tese), por meio de um texto desarticulado.

INICIANTE

NVEL I

O escritor Iniciante Avanado j adquiriu algumas habilidades necessrias ao estabelecimento de relaes entre as diferentes partes do texto e entre texto e contexto. Essas habilidades, aliadas ao reconhecimento da composio e das funes comunicativas de textos com estrutura tipolgica padro, permite-lhe realizar algumas construes inferenciais bsicas, a partir dos textos motivadores. Neste nvel, o aluno, ainda, demonstra domnio insuficiente da norma-padro, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenes da escrita. Esse aluno, ainda, apresenta srias dificuldades para entender a proposta de produo textual, que o leva a desenvolver de maneira tangencial o tema, ou seja, o assunto mencionado, mas no articulado. Alm disso, apresenta inadequaes acerca do tipo textual argumentativo, porque no defende ponto de vista prprio e apresenta argumentao pouco relacionada ao tema. A articulao entre as partes do texto ainda no revelada ou acontece de forma precria ou inadequada, ou seja, no h muita conexo entre as ideias apresentadas.

INICIANTE AVANADO

0,1 a 2,0

NVEL II

possvel afirmar que o trao distintivo fundamental desse escritor, em relao ao escritor Iniciante Avanado, a capacidade de realizar inferncias mais sofisticadas, a partir dos textos motivadores, que permite uma percepo mais clara do texto como um todo e daquilo que se encontra em suas entrelinhas, servindo-lhe de subsdio para a construo de seu texto, contudo ainda no apresenta a defesa de uma ideia, pois se prende a fatos presentes nos textos motivadores. Esse aluno encontra-se em uma faixa de transio para o perfil Interativo, porque demonstra domnio mediano da normapadro, mas ainda apresenta muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenes da escrita. Alm disso, esse escritor constri sua produo textual de forma bsica, desenvolvendo a temtica proposta a partir de argumentos do senso comum, utilizando cpias recorrentes de trechos dos textos motivadores, demonstrando pouco domnio do tipo textual argumentativo, sinalizado, pela mistura dos tipos textuais e desconhecimento da estrutura do tipo argumentativo. Sua argumentao baseia-se em informaes, fatos e opinies com pouca articulao e/ou com contradies. Neste nvel, o aluno limita-se a reproduzir os argumentos constantes nos textos motivadores (principalmente os expositivos e argumentativos) em defesa de seu ponto de vista, pois percebe-se que seu repertrio cultural ainda no est bem desenvolvido. O texto articulado com certa organizao, porm com muitas inadequaes na utilizao dos recursos coesivos.

ATIVO

2,1 a 4,0

70

Perfil do escritor

Corresponde aos alunos que esto no

Descrio sinttica

Pontuao

NVEL III

Um escritor Interativo distingue-se do escritor Ativo por ter mais experincia de leitura, permitindo-lhe estabelecer estratgias mais eficazes na e para a construo de sentidos de sua produo escrita. Esse aluno j se encontra em um nvel considerado bsico, ou seja, o mnimo esperado para essa etapa de escolaridade, iniciando o seu processo de consolidao da escrita, porque demonstra domnio adequado da norma-padro, contudo ainda apresenta alguns desvios gramaticais e de convenes da escrita. Quanto ao tema e tipologia textual delimitados, ele apresenta adequao argumentativa, mas seu texto ainda apresenta ideias previsveis, ou seja, argumentao pertinente ao tema proposto, porm pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista, pois a progresso textual ainda se revela deficiente. Alm disso, esse aluno ainda apresenta algumas inadequaes na utilizao dos recursos coesivos.

INTERATIVO

4,1 a 6,0

INTERATIVO AVANADO

NVEL IV

Escritores neste nvel realizam inferncias mais complexas, a partir dos textos motivadores, em consonncia com a proposta de produo textual. Alm disso, j esto em vias de se tornar escritores proficientes, pois dominam bem a norma-padro, com poucos desvios gramaticais e de convenes da escrita, que ainda geram algum prejuzo inteligibilidade do texto. No entanto, apresentam argumentao consistente e bom domnio do tipo textual argumentativo, pois j conseguem selecionar, organizar e relacionar informaes, fatos, opinies e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indcios de autoria, em defesa de seu ponto de vista, articulando suas ideias com poucas inadequaes na utilizao dos recursos coesivos, ou seja, a progresso textual realiza-se por meio de sucessivos encadeamentos.

6,1 a 8,0

NVEL V

Proficiente aquele escritor que consegue perceber que, para a produo de um texto, necessrio mobilizar uma srie de conhecimentos (de lngua, de gnero textual e de mundo) e considerar esses conhecimentos na construo de sentido de sua produo, que passa pela interao entre oralidade, leitura e escrita. O escritor proficiente demonstra excelente domnio da norma-padro, no apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenes da escrita, que no afetam a inteligibilidade textual. O escritor neste nvel revela compreender, satisfatoriamente, o tema proposto, refletindo-o em uma argumentao consistente, apresentando proficincia do tipo textual argumentativo, a partir de um repertrio sociocultural produtivo, que lhe permite selecionar, organizar e relacionar informaes, fatos, opinies e argumentos pertinentes, configurando autoria, j que defende seu ponto de vista, as inadequaes na utilizao dos recursos coesivos so ausentes, ou seja, neste nvel a escrita revela a reiterao de termos com acrscimo de sentido.

PROFICIENTE

8,0 a 10,0

71

Na sequncia das anlises deste boletim, considera-se as competncias lingustico-textuais aferidas de acordo com as informaes apresentadas no Quadro 4, a fim de obter o seguinte resultado geral:

Quadro 4 Resultado geral dos alunos de acordo com as competncias lingustico-textuais aferidas
NVEIS (% de alunos)
COMPETNCIAS Iniciante (Nvel 0) Registro (Competncia I) Tema (Competncia II) Tipologia textual (Competncia III) Coeso/coerncia (Competncia IV) Proposta de Interveno (Competncia V) 3,9 4,0 4,1 4,3 7,5 Iniciante Avanado (Nvel I) 1,5 2,1 2,7 3,8 13,0 Ativo (Nvel II) 10,4 10,1 14,1 17,3 23,8 Interativo (Nvel III) 40,3 36,8 42,0 43,8 34,5 Interativo Avanado (Nvel IV) 37,5 38,5 31,5 26,8 19,0

Proficiente (Nvel V)
6,4 8,5 5,6 4,0 2,2

TOTAL

100% 100% 100% 100% 100%

Numa sntese dos dados apresentados nesse quadro, pode-se dizer que a anlise desses resultados evidencia um percurso de encontros significativos de alguns alunos do 3 ano do Ensino Mdio Regular e finalistas da EJA do Ensino Mdio dessa rede de ensino com a apreenso e consolidao da escrita. Observa-se, no entanto, que as habilidades de Registro e de Coeso/ Coerncia apontam para uma falta de familiaridade e de domnio da norma culta escrita, no primeiro caso, e pouco uso de elementos que imprimem progresso ao texto, no segundo. A anlise dos dados relativos competncia I (Registro) aponta para o fato de que a maioria dos alunos 40,3% ainda apresenta muitos desvios gramaticais, principalmente no que concerne escolha do registro (vocbulos empregados fora do contexto semntico permitido pelo termo), pontuao (destaque para o uso incorreto das vrgulas), incorrees na aplicao das regras bsicas de concordncia verbal/nominal, ortografia de palavras com slabas complexas, supresso de desinncias de nmero e utilizao do r final (economia lingustica) e marcas de oralidade (grias, interjeies e onomatopeias). Em relao s formas verbais, pode ser

detectado que os alunos avaliados ainda esto em processo de consolidao dos tempos verbais mais complexos, como os do modo subjuntivo. Sobre a competncia II (Tema), possvel dizer que os alunos ainda se apoiam em algumas ideias do senso comum, contudo, j conseguem expor seu ponto de vista pessoal, mas de maneira um pouco superficial em boa parte das produes. Desses alunos, 38,5% conseguiram compreender a proposta, elaborando textos que atenderam de forma satisfatria Competncia III (tipologia textual), mesmo com o predomnio de sequncias tipolgicas expositivas e descritivas. Pensar no tema implica em refletir, de forma articulada, nas especificidades do gnero escolhido pelo aluno para sustentar sua produo. Em outras palavras, torna-se relevante destacar ao leitor deste boletim que h um entrelaamento das competncias II e III e essa relao foi considerada para fins de anlise. No caso das produes textuais do SADEAM, nota-se que, mesmo discretamente, os alunos apresentaram maior manejo quanto construo dos tipos textuais, uma vez que a argumentao faz parte do cotidiano, pois a todo

o momento tenta-se expressar nossos pontos de vista em busca do convencimento do nosso interlocutor. Quanto ao tema, cabe destacar sua relevncia social e contemporaneidade, fatos que possibilitaram uma boa fluncia argumentativa, mesmo havendo produes nas quais os alunos apenas transpuseram, por meio de parfrases, os textos motivadores ou limitaram-se a relatar experincias pessoais. Para que a avaliao abrangesse a maior parcela de textos (e, por conseguinte, de alunos), padronizou-se a tipologia argumentativa como referncia. Nesse percurso, os critrios de avaliao consideraram, inclusive, o carter hbrido que alguns gneros apresentam, quando em dilogo com contextos socioculturais, desde que a produo apresentasse sequncias tipolgicas que pudessem ser compreendidas, a partir de caractersticas discursivas que tornassem o texto compreensivo. A opo por definir a tipologia argumentativa para a materializao dessa proposta de produo textual se deu devido ao papel fundamental dessa tipologia no ensino focado na formao cidad dos alunos. Argumentar uma forma de ao pela linguagem, atravs

72

da qual o falante sustenta uma posio sobre determinada questo polmica, utilizando meios de convencer o leitor ou ouvinte sobre determinado ponto de vista, mediante a apresentao de razes. Para produzir um discurso argumentativo, o indivduo pode dispor, como forma de justificativa na defesa de sua proposio ou posio, de exemplos, comparaes, causas e consequncias, entre outras possibilidades. Diferentes aes de linguagem esto presentes no discurso, quando optamos por gneros da ordem do argumentar: sustentao, refutao, negociao de tomadas de posio, persuaso, convencimento. Considerando as aes que envolvem o argumentar, trabalhar com o discurso argumentativo nas aulas de Lngua Portuguesa, j no Ensino Fundamental, afirmar que a argumentao uma atividade discursiva que possibilita a defesa de pontos de vista, independente da faixa etria ou da etapa de escolaridade. O exerccio da argumentao est presente no cotidiano das pessoas. Os argumentos so usados para negociar direitos e deveres, para defender posies ou para divulgar ideias sobre os mais variados assuntos. Ainda assim, as estratgias comunicativas podem variar de acordo com o ouvinte ou o leitor que se pretende atingir. Para elaborar um discurso argumentativo, os alunos devem ser levados a refletir sobre as finalidades e as esferas sociais em que os diversos textos argumentativos circulam. A produo deve partir do tema proposto e o contexto de produo deve favorecer a defesa do ponto de vista do aluno. Entende-se que todo texto resulta de um comportamento verbal concreto, no qual estariam implcitos aspectos relacionados

ao lugar de produo, ao momento de produo e s caractersticas relativas ao emissor e ao receptor. A escola, sobretudo o professor de Lngua Portuguesa, deve assumir o compromisso de desenvolver situaes reais de uso da lngua, para que o aluno se construa como sujeito ativo na sociedade. Os alunos que participaram dessa avaliao produziram, em sua maioria, textos opinativos simples, adequados tipologia textual proposta. Uma parcela significativa deles construiu suas redaes baseadas em gneros afins tipologia expositivo-argumentativa, mas com forte teor persuasivo. Observando-se, ainda, aqueles alunos que no apresentaram em suas produes traos dessa tipologia, o que evidencia a necessidade da presena mais frequente de textos argumentativos na esfera escolar, possibilitando o dilogo desses alunos com diversos contextos. A competncia IV (Coeso/Coerncia), conforme sinalizado na introduo desta anlise, representou um ponto de entrave que influenciou diretamente nos resultados ora apresentados. Foi evidenciado que os alunos demonstram possuir dificuldades para utilizar os elementos coesivos, mesmo j tendo acesso a uma gama maior de conectivos. Quanto s demais habilidades que compem essa competncia, foi constatado que 43,8% dos jovens avaliados j fazem uso adequado das conjunes subordinativas de adio, explicao e oposio, mas ainda no conseguem empregar corretamente outras conjunes (como as de finalidade e proporcionalidade, dentre outras), alm de algumas locues verbais e as vrgulas, quando as mesmas servem como elemento coesivo. Com isso, o encadeamento das ideias (coerncia)

segue afetado, uma vez que as suas colocaes no conseguem se interligar de forma plena. J a competncia V (Proposta de interveno) sinaliza que os alunos ainda apresentam certa dificuldade para interligar o seu ponto de vista com aes que possam ter um impacto social. Esses jovens sabem o que deve ser mudado para reverter essa situao, mas no sabem propor intervenes de forma direta e prtica, como revelam os 34,5% de alunos que se encontram no nvel III, sendo a menor concentrao entre os demais grupos alocados no perfil interativo. No que se refere ao resultado geral, a grande maioria dos alunos avaliados obteve notas entre 4 (quatro) e 7 (sete) pontos, sendo obtida a mdia 6 (seis), considerando que a maioria dos alunos ficou alocada no nvel III. Em sntese, pode-se aferir que esses nmeros apontam para o fato de que os alunos j interagem discursivamente com situaes-problema de seu cotidiano, conseguindo expor seu ponto de vista, mesmo com embasamento precrio, j que necessrio que estabeleam relaes mais objetivas com mltiplos eventos de letramento. No entanto, esse resultado aponta para a consolidao das expectativas existentes antes da avaliao, pois acreditava-se que os alunos estivessem, no mnimo, alocados no nvel considerado interativo avanado, tendendo-se para o proficiente. Destaca-se, sobretudo, que esses alunos, ainda, precisam assimilar a estrutura lingustica e lexical da modalidade escrita culta da Lngua Portuguesa, que deve ser inserida no trabalho com os gneros textuais e na produo de textos.

73

Algumas consideraes
Aps a observao dos dados da avaliao de escrita e sua consecutiva interpretao pedaggica, pode-se concluir que os alunos que se encontram nessas etapas de escolaridade da rede pblica estadual de ensino do Amazonas j conseguem estabelecer comunicao atravs do cdigo lingustico escrito, mas ainda esto no meio de uma caminhada cujo principal condutor o professor, j que ele o agente educacional diretamente ligado ao universo aqui considerado. No entanto, essa caminhada nem sempre simples, uma vez que inmeras so as variveis que perpassam o cotidiano escolar e que interferem de maneira contundente nas prticas cotidianas. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educao e Qualidade do Ensino de avaliar a escrita dos alunos deve ser aqui destacada, por oportunizar que discusses sobre essas produes textuais possam ser sistematizadas e analisadas, com o objetivo de encontrar caminhos outros para a construo do saber. Em linhas gerais, destaca-se a ao fundamental dos professores de criar ocasies, nas quais os alunos possam conhecer e dominar prticas de linguagens reais, ligadas esfera social, interagindo com o saber lingustico intuitivo, refletindo criticamente sobre prticas lingusticas de controle social, como as que circulam na mdia impressa e oral e, aos gestores, oportunizar as condies de realizao dessas aes. A possibilidade de refletir sobre essas situaes de ensino, evidenciadas pelas informaes aferidas nas avaliaes desses alunos, assinalam para a necessidade de uma sistematizao cuidadosa, que oferea aos alunos, ao mesmo tempo, autonomia de pensamento e avanos cognitivos. Trata-se de atividades mediadas por situaes de desafio para pensar a temtica dos textos, a forma composicional como so apresentados e o estilo caracterizador dos gneros. Atravs da familiarizao com gneros formais e informais, explorando-se as diferentes linguagens e considerando aspectos como a intencionalidade e especificidades das esferas sociais, constituindo, dessa forma, sentidos outros aos eventos de letramento. Nessa perspectiva de compreenso, torna-se fundamental pensar em um professor que no apenas conhea os gneros que circulam na sociedade como utilizador, mas que seja capaz de analisar as funes e caractersticas formais desses gneros e se abra para possibilidades criadoras que emanam das interaes cotidianas, considerando seu carter hbrido. Em outras palavras, no a adoo de uma metodologia fixa de trabalho garantindo o ensino bem sucedido de determinado gnero em sala de aula, mas, sobretudo, o encaminhamento escolhido pelo profissional da educao que ocupa um lugar estratgico na sociedade: o de formador de opinies. guisa de concluso, pode-se afirmar que o papel do trabalho com os gneros textuais na escola consolidar o ensino da Lngua Portuguesa, instituindo prticas pedaggicas voltadas para pensar o uso contextualizado do lxico, assim como dos elementos de coerncia e coeso que do sentido ao texto, numa perspectiva de observao, anlise, realizao, discusso e reflexo. De forma concomitante, para implementar as aes descritas, fundamental que o ambiente escolar esteja receptivo aos discursos que circulam nas diferentes esferas sociais, em dilogo com o espao de experincias e o horizonte de expectativa do sujeito leitor/escritor. Torna-se importante refletir, sobretudo, que problematizar relaes temticas e estruturais com a escrita implica pensar nos indcios oferecidos pelos resultados como potncias gerativas de pistas riqussimas para o espao educacional. esse o papel da avaliao proposta pelo CAEd e pela Secretaria: pensar coletivamente processos cognitivos institudos em dimenses plurais, atento a singularidades que possam emergir da relao com prticas sociais que consolidem percursos de escrita. Retomam-se aqui as palavras introdutrias, que destacam o ponto de vista fixado possibilidade de pensar na relao trade entre oralidade, leitura e escrita, a fim de que o ponto de chegada esteja, ento, aberto a reincios.

74

75

Com a palavra, o professor

Mais prximos da realidade Novos mtodos de avaliao beneficiam alunos

duas dcadas ensinando Lngua Portuguesa, Karol Regina Soares Benfica conta que descobriu a vocao cedo: desde jovem eu j possua habilidade para orientar as pessoas com muita dedicao e pacincia. Ela acredita que a escola deve se adaptar s novas geraes e estar sempre disposta a aprender, para saber se posicionar de modo efetivo junto a elas, quando for necessrio cobrar ordem, disciplina e compromisso. Em seu quarto ano trabalhando na GEM/SEDUC, a professora relata que sua funo a de acompanhar professores e alunos do Ensino Mdio em atividades relacionadas sua formao; atuando principalmente junto aos profissionais de linguagens, cdigos e suas tecnologias, explica. Um novo olhar A avaliao externa tem por objetivo verificar o desempenho do aluno na etapa de escolaridade em que se encontra, sendo fundamental, no encaminhamento das aes seguintes, a orientao aos professores e alunos nos assuntos pertinentes a cada srie, destaca. Ela conta que os profissionais participam de modo efetivo das mobilizaes promovidas pela secretaria para a efetivao do processo. Um dos maiores desafios de sua rea de conhecimento, de acordo com a educadora, est em manter-se atualizada aos novos contextos apresentados, para que haja um enfrentamento junto aos componentes curriculares que fazem parte da rea de linguagens. As publicaes pedaggicas auxiliam nesse desafio, agindo como instrumento de orientao e de reflexo para profissionais e alunos buscarem um novo olhar

acerca do que contempla o processo ensino-aprendizagem, declara. Karol especialista em Lngua Portuguesa e entende que as escalas de proficincia servem para medir as competncias e as habilidades, a fim de detectar at que ponto o aluno possui conhecimento acerca da rea. Alm disso, defende que a metodologia dos testes de mltipla escolha permite que os alunos sejam avaliados mais prximos sua realidade, para que estejam mais bem preparados para as situaes prximas ao seu cotidiano. A divulgao dos resultados feita atravs de cartas dirigidas s escolas, relatando o ndice que elas alcanaram e orientando em que necessitam melhorar, explica. Para ela, esses resultados permitem uma melhor compreenso dos componentes curriculares, promovendo novas atitudes e novas aes por parte de quem est envolvido diretamente com a educao. Com os resultados em mos, ela relata que so organizados encontros com os profissionais das diferentes reas de conhecimento para debater sobre os obstculos do ensino-aprendizagem. A gesto regional promove, ainda, oficinas de formao continuada, nas quais so abordados cursos voltados para leitura, resoluo de problemas e elaborao de itens, informa. Esses dados tambm so teis no planejamento das atividades em sala de aula. Para a professora, eles servem de parmetro para o direcionamento do trabalho realizado, enquanto instrumentos de reflexo acerca do que se pode compreender melhor do componente curricular, a fim de amenizar as dvidas.

Karol Regina Soares Benfica Professora de Lngua Portuguesa

A consolidao de uma escola de qualidade uma exigncia social. A aprendizagem de todos no tempo e idade certos um dever dos governos democrticos. Para tanto, as unidades escolares devem ser autnomas, capazes de planejar e executar seus projetos com o objetivo de garantir a aprendizagem dos alunos. Tanto mais eficazes sero as aes desenvolvidas pelas escolas quanto mais informaes acerca de si prprias elas tiverem disposio. Nesse contexto, a avaliao se insere como forte instrumento provedor de dados sobre a realidade educacional. Portanto, os resultados apresentados nesta revista, para atingir o fim a que se destinam, devem ser socializados, estudados, analisados e debatidos exausto em suas mltiplas possibilidades de uso pedaggico. Temos certeza que isso j est acontecendo em todas as escolas do Amazonas.

Ficha Catalogrfica VOLUME 3 Lngua Portuguesa 3 ano Ensino Mdio - EJA AMAZONAS. Secretaria de Estado da Educao e Qualidade do Ensino. SADEAM 2011 / Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educao, CAEd. v. 3 (jan/dez. 2011), Juiz de Fora, 2011 Anual ANDRADE, Adriana de Lourdes Ferreira de; FINAMORE, Rachel Garcia; FULCO, Roberta; MACHADO, Maika Som; MARTINS, Leila Mrcia Mafra; MICARELLO, Hilda Aparecida Linhares da Silva; OLIVEIRA, Camila Fonseca de; PIFANO, Higor Evrson de Arajo; SILVA, Josiane Toledo Ferreira (coord.); SILVA, Maria Diomara da; TAVARES, Ana Letcia Duin. Contedo: 3 ano do Ensino Mdio/EJA - Lngua Portuguesa ISSN 2238-0264 CDU 373.3+373.5:371.26(05)

Sees
A importncia dos resultados A escala de proficincia Padres de desempenho estudantil O trabalho continua

You might also like