You are on page 1of 15

Apresentao do Curso

Introduo Modalidade EaD

2013

Prezado Aluno, A UNIFAL-MG tem sido responsvel pela formao de vrias geraes de competentes profissionais, atravs de seus Cursos de Graduao e Ps-Graduao; pela consolidao de suas atividades de Extenso, onde ocupa posio de destaque na prestao de servios comunidade local e regional e; pelo crescimento expressivo de sua produo cientfica e tecnolgica, responsvel pelo desenvolvimento regional e nacional. Com o objetivo de qualificar ainda mais seu corpo funcional foi criado um Programa de Formao da UNIFAL-MG, composto por diversas iniciativas focadas no corpo social da Instituio. Este curso inaugura esse programa, constituindo-se num curso de psgraduao (MBA) para as equipes gestoras da universidade. Ele foi estruturado de modo a oportunizar ao gestor em educao da UNIFAL-MG conhecimentos para ampliar a eficcia de sua atuao, visando o desenvolvimento das suas habilidades. O curso visa formar especialistas em Gesto Educacional, mediante o aprofundamento de conhecimentos nas diferentes reas que compem a gesto de instituies de ensino. A UNIFAL-MG entende que uma educao de qualidade multiplica benefcios a todos e uma pessoa com boa formao capaz de atuar produtivamente e promover transformaes importantes para si e para a comunidade. Este manual tem como finalidade orientar o discente na abordagem metodolgica e na Introduo Modalidade EaD em um curso a distncia. Para obter sucesso em um curso a distncia preciso ter perseverana, autonomia e intencionalidade na busca do alcance das metas. Temos muita expectativa em relao colaborao que cada um pode dar para construir uma comunidade que aprende em conjunto. Seja bem-vindo! Estaremos aqui para providenciar todo o apoio que Voc pode necessitar para que a comunidade da UNIFAL-MG se fortalea e desenvolva.

Prof. Friedrich Nietzsche Coord. Acadmica

Prof. Johann Wolfgang von Goethe Coord. em EAD


2

SUMRIO APRESENTAO DO CURSO ............................................................................................... 5 A EDUCAO A DISTNCIA ................................................................................................. 6 COMO SER UM ALUNO EAD ............................................................................................... 6 METODOLOGIA .................................................................................................................... 7 4.1 OBJETOS DE APRENDIZAGEM E ESTRTEGIA PEDAGGICA ............................... 8 5. ACESSO AO AVA .................................................................................................................. 9 5.1 O ACOLHIMENTO EM EAD ............................................................................................ 9 6. O CURSO ........................................................................................................................... 10 6.1. DINAMICA DAS UNIDADES DE ESTUDO .................................................................... 10 6.2. CRONOGRAMA DO CURSO ........................................................................................ 11 6.3. COM QUE FREQUENCIA DEVE ACESSAR .............................................................. 11 6.4. ENVIO DE TAREFAS E ATIVIDADES ........................................................................ 12 6.5. CRITRIOS DE AVALIAO E PONDERAES ...................................................... 12 6. 5.1. Avaliao parcial ................................................................................................ 12 6.5.2. Avaliao final-Peso: 55% .................................................................................. 12 6.6. DAS FORMAS DE ATENDIMENTO ......................................................................... 13 6.7. CORPO SOCIAL....................................................................................................... 13 6.8. O CEAD Centro de Educao Distncia........................................................... 14 7. INFORMAES TEIS ........................................................................................................... 15 7.3. QUEM PROCURAR EM CASO DE DVIDA .............................................................. 15 7.4. DIREITO A CONTESTAO ..................................................................................... 15 7.5. CERTIFICAO........................................................................................................ 15 1. 2. 3. 4.

1. APRESENTAO DO CURSO O curso de MBA em Gesto Educacional um programa concebido a partir da Misso da UNIFAL-MG em Promover a formao integral das pessoas, oferecendo educao de excelncia com compromisso social e torna-se estratgico. Assim, tem como objetivo geral: Oportunizar aos participantes o desenvolvimento de competncias para a gesto educacional, com foco na qualidade do ensino e na sustentabilidade das Instituies. Os objetivos especficos a serem alcanados nas disciplinas so: utilizar as ferramentas/recursos do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem); reconhecer na proposta do curso os parmetros para a prtica profissional do gestor educacional; identificar novas oportunidades de prospeco, com base nos cenrios educacionais; refletir a ao acerca das concepes educacionais da contemporaneidade; conhecer abordagens tericas acerca da Governana Corporativa; incorporar o modelo de Governana Corporativa da UNIFAL-MG; implantar as Diretrizes de Gesto Pedaggico-Administrativa da UNIFAL-MG; conhecer abordagens tericas acerca de Planejamento Estratgico; incorporar o Planejamento e a Gesto Estratgica da UNIFAL-MG; construir e implantar o Planejamento Estratgico nas Unidades; realinhar a cultura organizacional aos princpios institucionais; atuar sobre as diferentes manifestaes do clima institucional; incorporar referenciais de competncia intra e interpessoal; implantar a gesto por competncia na rede UNIFAL-MG; capacitar lideranas para gerir o corpo social com foco em resultados; aplicar os conceitos de gesto financeira e tributria, com foco na maximizao dos resultados;
4

empregar os sistemas de informaes gerenciais utilizados pela UNIFAL-MG como ferramentas de apoio tomada de deciso; propor aes de gesto de marketing educacional. O curso tem a durao de 450 horas, mais o tempo destinado a elaborao do Trabalho de Concluso. Inicia-se em 28 de maio de 2014 e tem o trmino das disciplinas previsto para 28 de junho de 2015. O perodo destinado a orientao do Trabalho de Concluso de 1 de julho a 27 de novembro de 2015. Neste processo de troca de experincias e aprendizados vocs contaro com apoio de tutores e professores especialmente capacitados para acompanha-los neste programa.

2. A EDUCAO A DISTNCIA A Educao a Distncia, de acordo com o Ministrio da Educao (2012), a modalidade educacional na qual a mediao didtico-pedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definio est presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB).

3. COMO SER UM ALUNO EAD A expectativa em relao ao aluno EAD de que seja um sujeito autnomo, capaz de gerenciar seu tempo para compatibilizar suas atividades pessoais, profissionais e como estudante. Pesquisas apontam que o perfil do aluno virtual de sucesso composto por pessoas com mais idade e maturidade que sabem levantar questionamentos, trocar informaes, dar sugestes e opinies, elaborando e expressando suas ideias de forma clara e concisa. Possuindo as caractersticas acima relatadas e adequando sua maneira de estudo individualizada a uma interao com o grupo de estudos de sua sala de aula virtual
5

possivelmente o aluno ter um bom desempenho no curso a distncia que escolher fazer e far um curso com a qualidade desejada. No caso do nosso curso, focado na comunidade da Unifal-MG, os aspectos mais importantes so a possibilidade de nos conhecermos, trocarmos experincias, estabelecermos uma rede de colaborao visando o desenvolvimento pessoal e institucional.

4. METODOLOGIA A concepo metodolgica fundamenta-se pela ressignificao do conhecimento, aproximando ensino e pesquisa, passado e presente, problemas da vida do estudante, de sua profisso e conhecimento socialmente construdo. Assim, o processo de teorizao elaborado pelo professor, tem como finalidade permanente a reinveno e ressignificao da prpria prtica e aprofundamento terico, pois, segundo as ideias de Perrenoud, o ato de conhecer implica em desconstruir, decodificar, operar sobre um fato ou informao, estabelecendo relaes na tentativa de reconstruir redes de significado, fazendo ligaes a partir de outros critrios e reconceitualizaes. Considerando que a construo de conhecimentos ocorre a partir da vivncia de experincias significativas da realidade dos estudantes e de situaes do cotidiano dos mesmos e visando com esse processo que ele possa atribuir sentido aos contedos desenvolvidos, a metodologia proposta preocupa-se em instigar a problematizao de sua vivncia. Para sua efetivao, os contedos previstos em cada disciplina consideram situaes-problema da realidade; hipteses de soluo; teorizaes; argumentaes e compreenso e transformao de realidades. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pela UNIFAL-MG apresenta muitos recursos para facilitar a aprendizagem e a comunicao entre os alunos e deles com professores e tutores. So diversas possibilidades de interao como vdeos e udio aulas, fruns de discusso, chat, mensagens, interatividade com o tutor atravs de formas sncronas (ao mesmo tempo) e assncronas (em tempos diferentes, voc pode acessar quando quiser) que veremos em mais riqueza na sequncia, entre outras possibilidades. Mas fique bem tranquilo que voc ir se familiarizando aos poucos com o melhor uso de cada uma delas.
6

4.1 OBJETOS DE APRENDIZAGEM E ESTRTEGIA PEDAGGICA


Objeto de aprendizado

cones

Descrio

Acesso

Vdeo udio professores

Vdeo e udios gravados pelos professores abordando os contedos da disciplina, esclarecendo dvidas, apresentando Assncrono curiosidades, etc. Lista de discusso de um tema apresentado em que o aluno dever postar seu comentrio acerca do tema. um espao para debate e crescimento. Trata-se de uma importante fonte de aprendizagem e interao. Assncrono Os participantes e os professores tm a opo de receber e enviar cpias das novas mensagens via e-mail para todos os que esto inscritos no curso.

Frum

Mensagem

Em dvidas pontuais, o aluno poder entrar em contato com o Assncrono tutor, que ir encaminhar a soluo.

Chat- fale com o tutor

Espao para esclarecimento de dvidas com o tutor, discusso com colegas. Permite a comunicao instantnea.

Sncrono

Portflio

Um repositrio virtual de trabalhos, por disciplina. (Upload de documentos).

Assncrono

Avisos e noticias

Informaes gerais sobre o andamento do curso, indicaes de Assncrono estudos, temas atuais em jornais, revistas, vdeos etc

Links e bibliografia

Bibliografia bsica, complementar e links

Assncrono

Produo de texto on-line

Permite abordagens como a construo dinmica e continuada, onde os alunos podem escrever e refazer seus textos durante um Assncrono perodo de estudos, amadurecendo ideias e revendo posies.

Dvidas e sugestes

Caso tenha dvidas ou sugestes, compartilhe-as com o grupo. Suas contribuies so muito importantes para o sucesso do Assncrono curso.

Calendrio

Uma ferramenta muito til do AVA o "Calendrio". Por ele voc pode organizar sua agenda para cumprimento das tarefas Assncrono postadas pelos professores, otimizando sua participao nelas.

5.ACESSO AO AVA Aps a inscrio o aluno receber um e-mail onde constar seu usurio e senha, basta ento acessar a pgina da CEAD (http://www.unifal-mg.edu.br/cead/), ir na opo Programa de Formao UNIFAL-MG e entrar em Sala de Aula ( ver passo-a-passo Anexo II) Importante: preencha o seu perfil j no primeiro acesso, ele facilitar a comunicao com os colegas e tutor. No se esquea de disponibilizar uma imagem no perfil, pois facilitar a identificao e interao entre todos os participantes.
8

5.1

O ACOLHIMENTO EM EAD A UNIFAL-MG Virtual, por uma ao determinada, visa o acolhimento ao discente por

meio de um posicionamento tico que implica responsabilizar-se com modos diferentes de existir, exige sensibilidade para produzir encontros e acionamento das potncias de cada um e de todos nos processos de aprendizagens. Esta posio tica, presente na proposta educativa UNIFAL-MG Virtual, e presente no MBA em Gesto Educacional, entendida como um modo de habitar a EAD. Com isso, entende-se que a construo de um modo acolhedor de habitar a EAD torna-se crucial, uma vez que em um curso a distncia, a importncia do acolhimento do aluno, na sua diversidade, elemento fundamental para o pertencimento ao curso. Para atender a estes propsitos, a disciplina introdutria de Introduo Modalidade EaD tem por objetivo familiarizar os alunos tanto com a tecnologia a ser utilizada para o desenvolvimento do curso (AVA), como com sua programao, atividades e tambm as exigncias em termos de envolvimento de tempo, formas de ao, expectativas e formas de interao. Nestas duas semanas de disciplina sero desenvolvidas aes que permitam ao aluno tomar conhecimento de todos os procedimentos necessrios ao acompanhamento do curso. 6. O CURSO 6.1 DINAMICA DAS UNIDADES DE ESTUDO O trabalho articulado do corpo docente do curso procura assegurar a presena dos elementos fundamentais para se criar um ambiente motivador, envolvente dos estudantes, democrtico e aberto a novas proposies. Com o desdobramento curricular em programas de aprendizagem, o estudante estar gradativamente ampliando, adquirindo e construindo seus conhecimentos no sentido de qualificar as competncias necessrias ao exerccio profissional. As disciplinas esto distribudas no programa com carga horria que varia de 20 a 90 horas, em unidades temticas de 10 horas, cuja previso de durao de uma (01) semana. A semana inicia nas segundas-feiras com a disponibilizao dos materiais relativos unidade de estudo em andamento e conclui-se no domingo subsequente. Esto previstas semanas de transio entre as disciplinas destinadas a concluso do paper proposto, conforme cronograma do curso em anexo.
9

Assim uma disciplina cuja carga horria seja de 40 horas, ser desenvolvida em quatro (04) semanas. Para cumprir a carga horria a distncia do curso, o estudante realizar, semanalmente, os estudos e atividades previstas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas so estruturadas em atividades tericas e prticas (abordagem de problemas inerentes Instituio em que o estudante trabalha e atividade que desenvolve). Os materiais de aula estaro disponibilizados na plataforma AVA. Alm desses recursos, sero desenvolvidas atividade multimdia, contando com a colaborao de especialistas na rea, da rede ou fora dela. As atividades devero ser cumpridas em qualquer horrio, mas no devem ser postergadas para garantir melhor interatividade com os demais participantes do curso, no acumular atividades, garantindo maior homogeneidade de conhecimento para a interao nos fruns e outros momentos coletivos. Alm do professor da disciplina, o estudante contar com o assessoramento de tutores, para orientaes, sanar dvidas, entre outros, atravs do ambiente do curso. Vrios so os nveis de interao almejados, a saber: Interao aluno-contedo: o processo de aprendizagem planejada requer que cada aluno elabore seu prprio conhecimento por meio de um processo de insero pessoal acessando o material disponibilizado. Interao aluno-tutor: os tutores so responsveis pelo apoio ao estudante na resoluo de questes relativas ao contedo e na Introduo Modalidade EaD para acompanhamento das atividades do curso. Interao aluno-aluno: so previstas interaes assncronas em fruns e sncronas na ferramenta chat Interao aluno-tecnologia: esse tipo de interao prope a compreenso da utilizao da interface em todas as transaes educacionais.

6.2

CRONOGRAMA DO CURSO O programa de MBA em Gesto Educacional composto por nove disciplinas e est

estruturado de modo que aps o trmino de cada disciplina o aluno ir dispor de um perodo
10

de transio, para que possa se organizar para finalizar as atividades da disciplina ( papers) e se preparar para o incio da nova disciplina. 6.3 COM QUE FREQUENCIA DEVE ACESSAR O estudante deve acessar o AVA diariamente para realizar as atividades e estudos propostos para a semana. Salientamos que importante este contato dirio com o ambiente para acompanhar as discusses nos fruns das disciplinas, bem como se inteirar das atividades propostas e prazos de entrega em cada unidade de estudo.

6.4

ENVIO DE TAREFAS E ATIVIDADES Todas as atividades propostas nas unidades de estudo, iro indicar o meio correto

de entrega (frum, portflio, dirio, texto on-line), bem como o prazo para entrega/ participao na atividade. No sero aceitas atividades fora do prazo determinado pela disciplina. fundamental atender aos prazos, j que uma vez esgotados o link de entrega pode no permitir envio atrasado (ver passo-a-passo para incluso de arquivos no Anexo I). 6.5 CRITRIOS DE AVALIAO E PONDERAES A avaliao das competncias almejadas pela rede UNIFAL-MG e dos objetivos do curso, coerente com a proposta metodolgica, consiste no monitoramento do processo para identificar aproximaes e distanciamentos entre o planejado e os resultados alcanados. Sero compostas de dois grandes grupos de notas, a nota conferidas s avaliaes parciais e a nota da avaliao final, descritas a seguir. 6. 5.1 AVALIAO PARCIAL - Peso: 45% Sero objetos de avaliao a participao do estudante nos fruns, a frequncia de acessos plataforma, as atividades propostas pelo professor, alm do prprio processo de ensino-aprendizagem, correspondendo a 45% do total da avaliao, dividida em: 30% atividades desenvolvidas no AVA (fruns, participao em atividades, etc) as atividades e pesos sero definidos pelos professores no plano da disciplina;
11

15% interatividade efetiva participao na sala de aula virtual da disciplina leituras indicadas, realizao de atividades propostas, assistir vdeos, acesso de links etc. 6.5.2 AVALIAO FINAL-PESO: 55% Produo de papers, de 2 a 5 pginas, analisando casos da unidade em que atua, construindo e qualificando a sua prtica e da Instituio, sugerindo-se o seguinte roteiro: a) b) problemas da unidade ou setor onde atua, correlacionados com a disciplina. fundamentos tericos abordados na disciplina, que contribuam para a compreenso e/ou a soluo dos problemas. c) apresentar possveis solues a serem implementadas na unidade e que possam levar soluo dos problemas identificados A nota mnima de aprovao 7 (sete), em acordo com o regimento da Unifal-MG. No caso do aluno no atingir essa nota, o professor propor outra tarefa a ttulo de recuperao, de valor 10. A nota de aprovao, nesse caso, passa a ser 5 (cinco). Para a realizao do trabalho de concluso do curso, o aluno contar com um professor orientador. Esse trabalho dever ser realizado no prazo de seis meses aps a concluso das disciplinas, estando, portanto prevista a concluso do curso para dezembro de 2013. Haver banca presencial para a defesa do TC, organizada por regio, podendo ser transmitida, via videoconferncia, para outras regies. At autorizao da modalidade de EAD na UNIFAL-MG, o curso ser ofertado como extenso. Aps a autorizao, MBA, com aproveitamento dos crditos j cursados. 6.6 DAS FORMAS DE ATENDIMENTO

O discente poder espontaneamente buscar o atendimento via mecanismos disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA):
12

a)

Frum: Frum de dvidas e sugestes estar permanentemente aberto no curso.

b)

Fale com o tutor: Disponvel de segunda-feira sexta-feira e sbados das 08:30h as 16:30h.

c)

Email: Emails dos tutores e coordenao disponvel a seguir nesse manual e no Ambiente virtual de aprendizagem AVA

6.7

CORPO SOCIAL

Coordenador Acadmico Friedrich Nietzsche - Professor que coordena, planeja, fiscaliza e acompanha o desempenho do curso, conforme os padres de qualidade definidos, interagindo com tutores, alunos, professores, equipe multidisciplinar e coordenao. encarregado de acompanhar os processos administrativos e pedaggicos, pela seleo de docentes e tutores. Desenvolve o PPC, monitora e acompanha seu andamento. Coordenador em EAD Johan Wolfgang Von Goethe Professor

responsvel pela coordenao dos processos da modalidade EAD, incluindo a coordenao da equipe de tutores, o acompanhamento da produo de materiais multimiditicos, da insero dos materiais no AVA e do trabalho discente e docente no ambiente virtual. Professor da Disciplina professor responsvel pela construo de materiais instrucionais das disciplinas, respeitando as peculiaridades e necessidades de cada turma, programando atividades no ambiente de aprendizagem e elaborando e acompanhamento o trabalho de tutoria junto aos alunos. Tutor profissional formado na rea do curso, responsvel por acompanhar os alunos, como orientadores de estudo, ajudando-os a encontrar solues para problemas, resolver dvidas. promotor da interatividade, estando disponvel por meio de ferramentas sncronas e assncronas. Acompanha o corpo docente, complementando o seu trabalho, auxiliando na elaborao de guias de estudo e na reviso do material didtico e efetuando a correo de trabalhos.
13

6.8

O CEAD CENTRO DE EDUCAO DISTNCIA

O CEAD est estruturado como sede da EAD na UNIFAL-MG, localizado no Campus Sede, em Alfenas - MG. Com o objetivo de melhor atender o corpo discente participante deste programa, na sede so produzidos os cursos, os materiais didticos e onde esto locados os tutores responsveis pelo apoio ao discente durante todo o curso.

7. INFORMAES TEIS 7.1 QUEM PROCURAR EM CASO DE DVIDA O apoio ao aluno ser oportunizado de forma individualizada, on-line por meio do AVA (frum, e-mail, chat). A seguir os e-mails de contato da equipe deste curso:
Nome Friedrich Nietzsche Johan Wolfgang Von Goethe Immanuel Kant Arthur Schopenhauer Hlio Lemes Costa Jr. Michael Schumacher Funo Coord. Acadmica Coord. em EAD Tutor - Disciplina Tutor - Disciplina Tutor Materiais Suporte AVA e-mail super.nietzsche@unifal-mg.br goethe.beer@unifal-mg.edu.br kant.bored@gmail.com shoppen95@yahoo.com.br helinho@gmail.com velhinhoveloz@gmail.com

Telefone (35) 3663-1763 Falar com CEAD 7.2 DIREITO A CONTESTAO Voc poder contestar os resultados das avaliaes parciais. Para tanto, dever entrar em contato com a coordenao do curso explicando a situao pelo email mbaeducacional@unifal-mg.edu.br 7.3 CERTIFICAO A UNIFAL-MG, ir chancelar os certificados conforme resoluo CNE/CES n 01/2007 aos alunos que cumprirem os requisitos exigidos nos itens avaliao e
14

frequncia. Para viabilizar a certificao do curso, em nvel de ps-graduao lato-senso, necessria a realizao de Trabalho de Concluso (TC).

15

You might also like