You are on page 1of 2

ESTUDOS BIBLICOS PRESBITERIANOS

Prof. Antnio de Pdua

N. 005

OS MANSOS UMA ATITUDE DE CORAO (MT 5.5) Salmo 37.1-11 INTRODUO Uma das virtudes que a humanidade mais perdeu com a queda e de que mais necessita para resolver e apaziguar os seus conflitos pessoais e relacionais a mansido. Mas uma vez o Senhor Jesus choca os seus ouvintes, quando os mesmos o ouviram dizer, em sua terceira afirmao sobre as bem-aventuranas, que no os valentes, mas os mansos os que deveriam ser considerados felizes. importante perceber que as bem-aventuranas so, claramente ligadas umas as outras. a) a primeira os humildes nos diz que precisamos considerar nossa debilidade e incapacidade; b) A segunda os que choram afirma que a conscincia disto nos leva a chorar por causa de nossos pecados e de nosso verdadeiro carter. c) A terceira os mansos nos diz que somente aquele que tem as qualidades das anteriores que pode ser manso. Outro fato As duas primeiras bem-aventuranas, levam a pessoa a reconhecer a sua total dependncia de Deus e buscar o consolador da sua alma ou seja, trata-se do meu relacionamento com Deus. A terceira bem-aventurana os mansos trata-se do meu relacionamento com outras pessoas. I. OS MANSOS CONCEITOS E SIGNIFICADOS 1. O que no significa ser manso - fcil compreender erroneamente a mansido. Algumas pessoas acham que ser manso o homem que no possui convices firmes, que no toma posio em favor de nenhuma causa. Vejamos: a) Ser manso no significa covarde - Covarde aquele que deixa de agir motivado pelo medo, e no por autocontrole. Os covardes sequer entraro no cu, Ap 21.8. b) Ser manso no significa ter um temperamento calmo - H muitas pessoas que so calmas por natureza. c) Ser manso no significa ter personalidade dbil - H pessoas que esto sempre dispostas a abrir mo de suas convices, opinies, crenas, apenas para no criar problemas com outros. Debilidade de carter, definitivamente, no significa ser manso. 2. O que realmente significa ser manso - Na lngua portuguesa, e no conceito brasileiro, esta qualidade no uma boa virtude. No original, manso (pras = suave , gentil) uma palavra usada para descrever um animal que domesticado e treinado a obedecer ao comando do seu mestre. Portanto, ser manso... a)Significa aquele que entende realmente qual a sua posio - O mundo nos oferece ocasies para perder o controle a todo instante, pois freqentemente as pessoas tentam usurpar nossos direitos. Pela f o crente no fica preocupado com sua posio, com seu orgulho, com seu direito de resposta. Ele sabe como e quando parar, pela graa. Prefere sofrer a injustia a comet-la.

O mundo diz que devemos defender nossos direitos. O manso, porm, no exige a sua prpria vontade, nem os seus prprios direitos. Ele est disposto entregar o seu caso a Deus, que julga retamente, Rm 12.19-21. Jesus foi manso, o moderado por excelncia. Isto no significa que ele nunca tenha se irado. Certamente ele se irou, mas no momento certo, na ocasio propcia, e sempre por um motivo justo, Is 53.7. Paul Earnhart escreveu Mansido no fraqueza... aquele que tinha 72 mil anjos sob seu comando (Mt 26.5) descreveu-se como manso e humilde de corao, Mt 11.29.1 b) Significa algum que demonstra autocontrole. - No conceito de Jesus, manso algum cujo intimo dominado pelo Esprito de Deus, capaz de vencer o ressentimento e o rancor. Isto significa que manso o crente que tem todo o impulso e toda paixo natural sob seu controle e sabe quando deve e no deve irar-se. Jaime Kemp escreveu O indivduo manso no se zanga por insultos ou injrias dirigidas contra ele, mas pode ficar muito zangado quando h insultos e injrias dirigidas contra seu Rei e seu Reino.2 Esta mansido se demonstra nas relaes com as pessoas que Deus coloca em nosso caminho e as circunstncia da vida. Pois a mansido tem a ver com fortaleza. Somente algum forte consegue ter autocontrole a ponto de no revidar quando ultrajado. Isto est em perfeita harmonia com o ensino de Jesus, Mt 5.39-48. Aristteles, o grego, ensinou: Homem forte no aquele que controla os outros, mas aquele que controla a si mesmo , Pv 16.32. c) Significa algum que no visa seus prprios interesses, e sim, do outro - Aquele que tem esta caracterstica no fica zangado quando algum usa e abusa do que lhe pertence. Podemos notar este esprito nos grandes homens de Deus: Abrao, Gn 13.8-11; Jos Gn 50.19-20; Davi, I Sm 24.12-15. II. OS MANSOS SEU GALARDO. O salmista Davi afirma Mas os mansos herdaro a terra e se deleitaro na abundncia de paz, Sl 37.11. interessante notar que h muitos que esto pensando conquistar um pedao de terra, contudo, os mansos no conquistaro, e sim, herdaro. Mas que terra esta que somente os mansos herdaro? A referncia aqui no terras fsicas que passariam aos mansos nesta vida no sentido literal. Vejamos a declarao do apstolo Pedro, II Pe 3.13. A terra j tem um dono, Sl 24.1. E esta terra ela dar como herana aos que ele determinou. Naquele dia, quando o Senhor completar sua obra, e o novo cu e a nova terra forem criados, somente seus filhos podero desfrutar das bnos e do domnio do novo lar. Para Concluir Somente os mansos, os que sempre confiaram e esperaram em Jesus, herdaro o novo cu e a nova terra e todo o universo renovado, do qual toda a maneira de pecado e rastro de maldio foram apagados. Como diz o hino no dos fortes a vitria, nem dos que correm melhor, mas dos fiis e sinceros que seguem junto ao Senhor.3

EARNHART, O Sermo da Montanha, p.11. KEMP, A verdadeira Felicidade, p.22-23. 3 CROSBY e GINSBURG, Sempre vencendo, hino 49, Novo Cntico.
1 2

You might also like