You are on page 1of 4

Auguste Comte

Isidore Auguste Marie Franois Xavier Comte (Montpellier, 19 de janeiro de 1798 Paris, 5 de setembro de 1857) foi um filsofo francs, fundador da Sociologia e do Positivismo.

Biografia Em 1814, aos 16 anos, com interesse pelas cincias naturais, conjugado s questes histricas e sociais, ingressou na Escola Politcnica de Paris. No perodo de 1817-1824 foi secretrio do conde Henri de Saint-Simon, expoente do socialismo utpico. So dessa poca algumas frmulas fundamentais: "Tudo relativo, eis o nico princpio absoluto" (1819) e "Todas as concepes humanas passam por trs estdios sucessivos teolgico, metafsico e positivo -, com uma velocidade proporcional velocidade dos fenmenos correspondentes" (1822) - "lei dos trs estados". Em 1824 rompeu com Saint-Simon ao discordar das idias deste sobre as relaes entre a cincia e a reorganizao da sociedade. Comte estava convicto que o mestre priorizava auxlio elite industrial e cientfica do perodo com sacrifcio da reforma terica do conhecimento. Em 1826 sofreu um colapso nervoso enquanto trabalhava na criao de uma filosofia positiva, supostamente desencadeado por "problemas conjugais". Recuperado, iniciou a redao de Curso de filosofia positiva (renomeado para Sistema de filosofia positiva em 1848), trabalho que lhe tomou doze anos. Em 1842 perdeu o emprego de examinador de admisso Escola Politcnica por criticar a corporao universitria francesa. Comeou a ser ajudado por admiradores, como o pensador ingls John Stuart Mill (1806-1873). No mesmo ano separou-se de Caroline Massin, aps 17 anos de casamento. Em 1845 apaixonou-se por Clotilde de Vaux, que morreria no ano seguinte por tuberculose. Entre 1851 e 1854 redigiu o Sistema de poltica positiva, no qual exps algumas das principais consequncias de sua concepo de mundo no-teolgica e no-metafisica, propondo uma interpretao pura e plenamente humana para a sociedade e sugerindo solues para os problemas sociais; no volume final da obra apresentou as instituies principais de sua Religio da Humanidade. Em 1856 publicou o primeiro volume de Sntese Subjetiva, projetada para abarcar quatro volumes, cada um a tratar de questes especficas das sociedades humanas: lgica, indstria, pedagogia, psicologia. No pde concluir a obra ao falecer, possivelmente de cncer, em 5 de setembro de 1857, em Paris. Sua ltima casa, na rua

Monsieur-le-Prince, n. 10, foi posteriormente adquirida por positivistas e transformada no Museu Casa de Augusto Comte.

A filosofia positiva A filosofia positiva de Comte nega que a explicao dos fenmenos naturais, assim como sociais, provenha de um s princpio. A viso positiva dos fatos abandona a considerao das causas dos fenmenos (Deus ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como relaes abstratas e constantes entre fenmenos observveis. Adotando os critrios histrico e sistemtico, outras cincias abstratas antes da Sociologia, segundo Comte, atingiram a positividade: a Matemtica, a Astronomia, a Fsica, a Qumica e a Biologia. Assim como nessas cincias, em sua nova cincia inicialmente chamada de fsica social e posteriormente Sociologia, Comte usaria a observao, a experimentao, da comparao e a classificao como mtodos resumidas na filiao histrica - para a compreenso (isto , para conhecimento) da realidade social. Comte afirmou que os fenmenos sociais podem e devem ser percebidos como os outros fenmenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais; entretanto, sempre insistiu e argumentou que isso no equivale a reduzir os fenmenos sociais a outros fenmenos naturais (isso seria cometer o erro terico e epistemolgico do materialismo): a fundao da Sociologia implica que os fenmenos sociais so um tipo especfico de realidade terica e que devem ser explicados em termos sociais. Em 1852 Comte instituiu uma stima cincia, a Moral, cujo mbito de pesquisa a constituio psicolgica do indivduo e suas interaes sociais. Pode-se dizer que o conhecimento positivo busca "ver para prever, a fim de prover" - ou seja: conhecer a realidade para saber o que acontecer a partir de nossas aes, para que o ser humano possa melhorar sua realidade. Dessa forma, a previso cientfica caracteriza o pensamento positivo. O esprito positivo, segundo Comte, tem a cincia como investigao do real. No social e no poltico, o esprito positivo passaria o poder espiritual para o controle dos "filsofos positivos", cujo poder , nos termos comtianos, exclusivamente baseado nas opinies e no aconselhamento, constituindo a sociedade civil e afastando-se a ao poltica prtica desse poder espiritual - o que afasta o risco de tecnocracia (chamada, nos termos comtianos, de "pedantocracia"). O mtodo positivo, em termos gerais, caracteriza-se pela observao. Entretanto, devese perceber que cada cincia, ou melhor, cada tipo de fenmeno tem suas particularidades, de modo que o mtodo especfico de observao para cada fenmeno ser diferente. Alm disso, a observao conjuga-se com a imaginao: ambas fazem parte da compreenso da realidade e so igualmente importantes, mas a relao entre ambas muda quando se passa da teologia para a positividade. Assim, para Comte, no

possvel fazer cincia (ou arte, ou aes prticas, ou at mesmo amar!) sem a imaginao, isto , sem uma ativa participao da subjetividade individual e por assim dizer coletiva: o importante que essa subjetividade seja a todo instante confrontada com a realidade, isto , com a objetividade. Dessa forma, para Comte h um mtodo geral para a cincia (observao subordinando a imaginao), mas no um mtodo nico para todas as cincias; alm disso, a compreenso da realidade lida sempre com uma relao contnua entre o abstrato e o concreto, entre o objetivo e o subjetivo. As concluses epistemolgicas a que Comte chega, segundo ele, s so possveis com o estudo da Humanidade como um todo, o que implica a fundao da Sociologia, que, para ele, necessariamente histrica. Alm da realidade, outros princpios caracterizam o Positivismo: o relativismo, o esprito de conjunto (hoje em dia tambm chamado de "holismo") e a preocupao com o bem pblico (coletivo e individual). Na verdade, na obra "Apelo aos conservadores", Comte apresenta sete definies para o termo "positivo": real, til, certo, preciso, relativo, orgnico e simptico. "A gnese do Positivismo ocorreu no sculo XIX, num momento de transformaes sociais e econmicas, polticas e ideolgicas, tecnolgicas e cientficas profundas decorrentes da consolidao do capitalismo, enquanto modo de produo, atravs da propagao das atividades industriais na Europa e outras regies do mundo. Portanto, o sculo de Comte e sua amada Frana mergulharam de corpo e alma, numa deusa chamada razo, colocando sua f numa Nova Religio, caracterizada pela juno entre a cincia e a tecnologia, tidas como a panacia da humanidade, no contexto da expanso, pelo Globo, do Capitalismo Industrial." (VALENTIM 2010)

A lei dos trs estados O alicerce fundamental da obra comtiana , indiscutivelmente, a "Lei dos Trs Estados", tendo como precursores nessa idia seminal os pensadores Condorcet e, antes dele, Turgot. Segundo o marqus de Condorcet, a humanidade avana de uma poca brbara e mstica para outra civilizada e esclarecida, em melhoramentos contnuos e, em princpio, infindveis - sendo essa marcha o que explicaria a marcha da histria. A partir da percepo do progresso humano, Comte formulou a Lei dos Trs Estados. Observando a evoluo das concepes intelectuais da humanidade, Comte percebeu que essa evoluo passa por trs estados tericos diferentes: o estado 'teolgico' ou 'fictcio', o estado 'metafsico' ou 'abstrato' e o estado 'cientfico' ou 'positivo', em que:

No primeiro, os fatos observados so explicados pelo sobrenatural, por entidades cuja vontade arbitrria comanda a realidade. Assim, busca-se o absoluto e as

causas primeiras e finais ("de onde vim? Para onde vou?"). A fase teolgica tem vrias subfases: o fetichismo, o politesmo, o monotesmo.

No segundo, j se passa a pesquisar diretamente a realidade, mas ainda h a presena do sobrenatural, de modo que a metafsica uma transio entre a teologia e a positividade. O que a caracteriza so as abstraes personificadas, de carter ainda absoluto: "a Natureza", "o ter", "o Povo", "o Capital". No terceiro, ocorre o apogeu do que os dois anteriores prepararam progressivamente. Neste, os fatos so explicados segundo leis gerais abstratas, de ordem inteiramente positiva, em que se deixa de lado o absoluto (que inacessvel) e busca-se o relativo. A par disso, atividade pacfica e industrial torna-se preponderante, com as diversas naes colaborando entre si.

importante notar que cada um desses estgios representa fases necessrias da evoluo humana, em que a forma de compreender a realidade conjuga-se com a estrutura social de cada sociedade e contribuindo para o desenvolvimento do ser humano e de cada sociedade. Dessa forma, cada uma dessas fases tem suas abstraes, suas observaes e sua imaginao; o que muda a forma como cada um desses elementos conjuga-se com os demais. Da mesma forma, como cada um dos estgios uma forma totalizante de compreender o ser humano e a realidade, cada uma delas consiste em uma forma de filosofar, isto , todas elas engendram filosofias. Como possvel perceber, h uma profunda discusso ao mesmo tempo sociolgica, filosfica e epistemolgica subjacente lei dos trs estados - discusso que no possvel resumir no curto espao deste artigo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Comte

You might also like