You are on page 1of 2

Lio 1

A parbola do fariseu e do publicano

Introduo srie
Estamos iniciando uma nova srie de lies de clula. O tema desta vez, em seqncia s sries A vida de Jesus e Os milagres de Jesus, ser As parbolas de Jesus. O que so parbolas? De maneira simples e considerando as parbolas bblicas, so histrias fictcias que comparam elementos do cotidiano com princpios do Reino de Deus. Nas prximas semanas, iremos abordar algumas dessas histrias e extrair delas os princpios do Reino que elas contm. Ser como garimpar grandes minas de metais e pedras preciosas. Que o Esprito Santo nos conduza nesta grande aventura!  Objetivos desta lio Desvendar o orgulho que temos em nossos coraes; Ensinar que o orgulho uma grande barreira entre o ser humano e Deus; Convencer que todos os seres humanos so pecadores, mesmo que no tenham essa aparncia.

Introduo
Introduza a lio de hoje aos presentes atravs das seguintes perguntas: 1. Voc se considera uma pessoa boa? Por qu? 2. Se sim, por se considerar bom, voc se julga merecedor das bnos de Deus? 3. Estamos em poca de eleies e, conseqentemente, de muitas acusaes de um candidato ao outro quanto a corrupo e m gesto. Qual a sua opinio sobre os polticos do Brasil? Em alguma ocasio, voc j se considerou melhor do que eles enquanto pessoa?

Desenvolvimento
Texto-base: Lucas 18.9-14 (Nova Verso Internacional) Leia o texto-base com os presentes. Logo aps, para melhor compreenso do texto, exponha as seguintes informaes: O versculo 9 do presente texto nos diz qual foi o pblico-alvo desta parbola, quando Jesus a contou. De acordo com o texto, foram pessoas que confiavam em sua prpria justia e desprezavam os outros, ou, em outras palavras, pessoas que se achavam muito boas e desprezavam as outras por conta disso; No versculo 10, ponto em que a parbola, de fato, tem seu incio, nos so apresentados os seus dois personagens. O primeiro um fariseu. Quem foram os fariseus? Os fariseus foram um dos grupos religiosos que compuseram a sociedade judaica na poca de Jesus. Sua principal caracterstica est no fato de terem sido fortemente dedicados Lei de Moiss, interpretando e aplicando-a de maneira minuciosa e exaustiva. Por causa disso, eram respeitados e admirados pelo povo judeu. Entretanto, foram acusados por Jesus de hipocrisia, legalismo e vaidade, por no viverem o que ensinavam, se preocuparem mais com a aparncia do que com a transformao do corao, imporem muitas regras sobre si mesmos e seus seguidores, e gostarem de ser reconhecidos pelas pessoas. O segundo personagem um publicano. Os publicanos eram cobradores de impostos. O imperador romano, como senhor da provncia da Judia, exigia-lhe tributos. Para tanto, dentre os prprios judeus, contratava alguns para cobrarem essas exigncias. Esses judeus contratados, alem de cobrarem o que o imprio exigia, tinham autorizao para cobrar um valor a mais, que se referia ao seu ganho pelo trabalho que realizavam. Em alguns casos, esses valores eram abusivos e cobrados mediante violncia. Por causa disso, os publicanos eram considerados pecadores e traidores pelos religiosos e pelo povo judeu, sendo desprezados e rejeitados por todos. O texto bblico em questo nos diz que esses dois homens subiram ao templo para orar; O versculo 11 nos diz qual foi a atitude do fariseu ao orar no templo: o fariseu, em p, orava no ntimo: Deus, eu te agradeo porque no sou como os outros homens: ladres, corruptos, adlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dzimo de tudo quanto ganho. De acordo com As Parbolas de

o texto, aquele fariseu via a si mesmo como uma boa pessoa. Por qu? Porque, ao se comparar com os outros, julgava que no fazia as maldades que eles faziam. Por exemplo, no era ladro e corrupto como o publicano que com ele estava no templo. Alm disso, era um excelente religioso, pois cumpria de maneira exemplar as suas obrigaes religiosas; J o versculo 12 nos apresenta qual foi a atitude do publicano ao orar no templo. O texto diz: Mas o publicano ficou distncia. Ele nem ousava olhar para o cu. Mas batendo no peito, dizia: Deus, tem misericrdia de mim, que sou pecador. Aquele publicano no se via como uma boa pessoa. A partir do texto, podemos afirmar que ele se julgava indigno de se aproximar de Deus e ter contato com Ele. Tinha vergonha de si mesmo e de seus pecados. Por isso, constrangido e angustiado, bateu no peito e pediu misericrdia a Deus, reconhecendo e confessando que era pecador; Por fim, terminada a parbola, no versculo 14, Jesus encerrou a sua fala com uma concluso e um ensinamento para os seus ouvintes. Ele disse: Eu lhes digo que este homem, e no o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta ser humilhado, e quem se humilha ser exaltado. Essa concluso de Jesus, certamente, surpreendeu os seus ouvintes. Eles jamais teriam a expectativa de que um publicano, e no um fariseu, seria justificado por Deus, isto , perdoado de seus pecados. Disso, pode surgir uma pergunta: o que, de fato, chama a ateno de Deus para o ser humano? Ao contrrio dos homens, que se impressionam com aparncias e currculos, Deus atrado pela humildade no corao. Aquele publicano foi perdoado por causa de sua humildade para com Deus. J o fariseu, por conta de seu orgulho, voltou para casa de mos vazias. A Bblia diz: Deus se ope aos orgulhosos, mas concede graa aos humildes (Tiago 4.6; 1Pedro 5.5) e Os sacrifcios que agradam a Deus so um esprito quebrantado; um corao quebrantado e contrito, Deus, no desprezars (Salmo 51.17). O que , verdadeiramente, humildade? Podemos afirmar que o que Paulo escreve em Romanos 12.3, que diz: Ningum tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrrio, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da f que Deus lhe concedeu. O publicano, diferentemente do fariseu, reconheceu que no era bom, mas, sim, pecador.

Concluso
Aps essa exposio, pergunte aos presentes: 1. Em sua opinio, qual a principal lio desta parbola? 2. Em sinceridade, pare, pense e responda: com qual dos dois personagens desta parbola voc se identifica? Qual tem sido a sua atitude para com Deus e para com as pessoas? Com o texto-bblico desta lio podemos aprender algumas importantes lies: Conscientemente ou no, podemos ter de ns um conceito mais elevado do que deveramos, principalmente ao nos compararmos com pessoas que no consideramos boas; Conscientemente ou no, podemos nos considerar, bem como a outros, merecedores das beno de Deus, por nos vermos como pessoas boas. Por outro lado, podemos considerar algumas pessoas, inclusive a ns mesmos, no merecedoras das bnos de Deus, por causa de suas maldades; O relacionamento de Deus com as pessoas no est baseado no quo boas ou ms elas foram ou so, mas, sim, em sua graa, a qual, na prtica, significa aceitao apesar do curriculum vitae; A grande barreira que existe entre Deus e o ser humano pecador o orgulho. Quem se apresenta orgulhoso diante de Deus ser por ele rejeitado. Entretanto, quem se aproxima de Deus com humildade, reconhecendo a sua condio de pecador, aceito; Voc pode ser uma pessoa que nunca matou, roubou, ou fez mal a ningum, como muitos afirmam. Entretanto, considerada por Deus uma pecadora e, para se relacionar com ele, precisa reconhecer isso. A Bblia diz que todos pecaram e esto destitudos da glria de Deus (Romanos 3.23).

Desafio
Como voc v a si mesmo e aos outros? Como voc se considera diante de Deus e dos outros? Nesta prxima semana, preste ateno nestas questes e procure mudar a sua atitude quanto a isso.

As Parbolas de

You might also like