You are on page 1of 4

nador pedaggico

Informe-se

Os 6 papis equivocados do coordenador pedaggico


A Revista Nova Escola publicou recentemente um artigo sobre os papis equivocados que os coordenadores pedaggicos assumem, leia abaixo o perfil e como evitar que isso acontea.

O fiscal

Perfil Ele parece que est na escola s para verificar se tudo est nos conformes. A pesquisa O Coordenador Pedaggico e a Formao de Professores: Intenes, Tenses e Contradies, encomendada pela Fundao Victor Civita (FVC) Fundao Carlos Chagas (FCC), revelou que 55% dos coordenadores conferem se as classes esto limpas e 72% inspecionam a entrada e sada de alunos todos os dias. H casos em que o profissional assume a postura de inspetor at quando tenta ser formador. "Se fizer a observao de sala de aula e a anlise da prtica pedaggicas somente para pegar erros, estar desvirtuando o seu trabalho, que ser o parceiro mais experiente do professor", afirma Laurinda Ramalho de Almeida, da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). Como evitar Um funcionrio administrativo pode conferir as condies das salas. A fim de dar mais segurana na entrada e sada de alunos, preciso ter uma pessoa capacitada para a funo. Esse desvio pode ser corrigido com uma conversa com o diretor para haver uma redistribuio de responsabilidades. J para se livrar da personalidade fiscalizadora, necessrio um processo de conscientizao - dele e do gestor - para que sua atuao seja no sentido de assegurar o bom desempenho docente. As secretarias de Educao implantam essa concepo na rede ao investir na capacitao dos gestores. "A formao tem grande peso na construo da identidade profissional, pois quem desenvolve as competncias necessrias para o exerccio de

determinada funo sabe bem o que fazer e ganha o respeito de todos", ressalta Vera Lucia Trevisan de Souza, professora da Pontifcia Universidade Catlica de Campinas (PUC-Campinas).
O secretrio

Perfil Conferir listas de chamadas e arquiv-las. Organizar os horrios para o uso da biblioteca e dos laboratrios. Escrever as atas de todas as reunies. Ele faz tudo isso e, no raro, preenche e confere documentos. A pesquisa constatou que 22% dos entrevistados colocam trabalhos administrativos na lista de atividades da coordenao pedaggica. Como evitar Questes burocrticas so atribuies de funcionrios da secretaria. o diretor que pede tanta coisa a ele? preciso ento mudar essa mentalidade. Para Luzia Marino Orsolon, diretora do Colgio Assuno, em So Paulo, o gestor deve encarar o cotidiano de sua escola como uma responsabilidade coletiva. Assim, cada um faz sua parte para que ningum fique sobrecarregado. "A rotina funciona bem quando h um trabalho colaborativo, com o envolvimento de todos." O que complica a burocracia? Ento, est na hora de repensar os processos. O problema a falta de pessoal? Espera-se que o diretor reivindique reforos na Secretaria de Educao.
O psiclogo

Perfil Quase todo o foco de sua ateno est dirigido aos alunos indisciplinados. Se h brigas entre colegas de classe, rixa no recreio ou um garoto hostil com os colegas, ele tenta resolver. Um quarto dos entrevistados considera sua atribuio a resoluo das questes de indisciplina, pois muitas vezes o prprio diretor ou um professor quem encaminha as ocorrncias para ele e pede interveno. Ou so os pais que batem sua porta em busca de ajuda. Como evitar Nesse ponto, h uma ressalva. A indisciplina geralmente vem dos alunos que no esto aprendendo e no tm a devida ateno do professor nas suas necessidades de aprendizagem. Nesse caso, o coordenador deve, sim, intervir, pois sua obrigao cuidar para que a dinmica da sala de aula inclua a todos e que o professor possa atender diversidade e ensinar. " funo do coordenador receber a famlia quando se trata de questes pedaggicas. Se for para resolver brigas do filho com colegas, no", observa Luzia Marino Orsolon, diretora do Colgio Assuno, em So Paulo. H uma confuso entre o coordenador pedaggico e o orientador educacional, cuja funo fazer a ponte entre as demandas dos alunos e familiares com a escola. Quando h um na escola, fica fcil resolver esse equvoco. Porm essa figura raramente existe no organograma das redes. Quando no, uma ao de esclarecimento da equipe gestora com funcionrios e professores dizendo o que deve ou no ser levado ao coordenador ajuda. Mas antes talvez seja necessrio um processo de autoconvencimento de que esse no mesmo seu papel. "Tem coisas que o coordenador faz porque se sente importante, fundamental na escola", alerta Vera.
O sndico

Perfil Sua maior preocupao com o estado do prdio da escola, a quantidade de materiais de consumo e a carncia de pessoal. Cerca de 35% dos consultados citaram a falta de conservao das instalaes, de materiais didticos e de pessoal, o nmero

insuficiente de professores e funcionrios e salas muito cheias como sendo problemas do seu cotidiano. A fase qualitativa do estudo demonstrou ainda que h coordenadores que at empreendem esforos pessoais para conseguir meios de suprir algumas necessidades mais urgentes e custear melhorias. "Para arrecadar dinheiro, fiz galinhada, gincana e bingo", contou um dos entrevistados. Como evitar Cuidar de recursos e infraestrutura atribuio do diretor e do vice. Conforme os problemas detectados, eles tero de negociar com a Secretaria de Educao reformas, consertos e reforo de pessoal. Se o coordenador pedaggico est se ocupando em demasia de questes do gnero, sinal de que a equipe gestora precisa se reunir para rever a diviso de atribuies e o uso adequado de recursos. "Coordenador, diretor e vice precisam se juntar para fazer uma anlise das demandas e resolver como supri-las. O eixo da conversa deve ser o papel de cada um a fim de definir as responsabilidades individuais e as aes coletivas", sugere Vera. Como necessidades novas e urgncias surgem todo dia, ela acrescenta que reunies espordicas no resolvem. "Os encontros devem ser permanentes e frequentes, semanais ou quinzenais."
O relaes-pblicas

Perfil Tem gincana, festa junina ou qualquer evento na escola? Ele corta bandeirolas e faz cartazes e convites: 18% dos entrevistados afirmaram que tarefa da coordenao se envolver nesses tipos de atividades extracurriculares. Mais da metade dos coordenadores entrevistados (54%) diz que gostaria de ter mais tempo para visitar empresas a fim de firmar parcerias com a escola - tarefa que cabe ao diretor. Como evitar O coordenador deve orientar a organizao de eventos quando esses tiverem relao com os projetos didticos desenvolvidos pelos professores. Mas veja bem: orientar no executar. Ele no precisa bancar o relaes-pblicas ou o promoter. O envio do comunicado aos pais, o agendamento da visita ao museu e outras tarefas do gnero podem ficar nas mos de funcionrios da secretaria, sob o comando dos professores responsveis pela ao. Se o coordenador tiver alguma ideia de parceria com empresas ou entidades do entorno, deve planejar o projeto junto com os professores, justificando a importncia da ao para a ampliao dos conhecimentos dos alunos, e lev-lo ao diretor.
O assistente social

Perfil De to tocado com a situao precria da comunidade do entorno, ele envolve-se com os problemas de desemprego e alcoolismo das famlias dos alunos e se empenha em juntar alimentos no perecveis para distribuir aos mais carentes. Quando sabe que h adolescentes metidos com drogas na vizinhana, mesmo que no estejam matriculados, tenta agir para que mudem de vida. s vezes, busca ajuda de organizaes no governamentais para iniciar algum projeto na escola e ajudar no s os estudantes mas tambm toda a garotada do pedao. A pesquisa revelou que o grupo que considera aes sociais tarefas do coordenador pequeno (4%), mas existe. Como evitar Aes que abram a escola e promovam a interao com a famlia e a comunidade do entorno - como promover palestras temticas de interesse geral - so vistas com bons olhos. No entanto, a militncia social iniciativa de outra ordem, que o coordenador pedaggico at pode ter, mas nunca deve ser exercida no horrio de trabalho, no qual sua obrigao se dedicar formao de professores.

You might also like