You are on page 1of 24

Exerccios com Gabarito de Portugus Sintaxe - Regncia

1) (ITA-2002) Leia com ateno a seguinte frase de um letreiro publicitrio: Esta a escola que os pais confiam. A) Identifique a preposio exigida pelo verbo e refaa a construo, obedecendo norma gramatical. B) Justifique a correo.

a) de que, cuja, para que, com os quais, sobre que, em que. b) que, de cuja, com que, para quem, no qual, que. c) em que, cuja, de que, para os quais, onde, na qual. d) a que, a cuja, em que, com que, que, em que. e) a que, a cuja, por que, com quem, sobre o qual, onde.

2) (ITA-2002) O Programa Mulheres est mudando. Novo cenrio, novos apresentadores, muito charme, mais informao, moda, comportamento e prestao de servios. Assista amanh, a revista eletrnica feminina que a referncia do gnero na TV. O verbo assistir, empregado em linguagem coloquial, est em desacordo com a norma gramatical. a) Reescreva o ltimo perodo de acordo com a norma. b) Justifique a correo.

5) (FGV-2002) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase: Eu _____ encontrei ontem, mas no _____ reconheci porque ________ anos que no _____ via. a) lhe, lhe, h, lhe. b) o, o, haviam, o. c) lhe, o, havia, lhe. d) o, lhe, haviam, o. e) o, o, havia, o.

3) (Fuvest-2002) A frase que est de acordo com a norma escrita culta : a) O colgio onde estudei foi essencial na construo de grande parte dos valores que acredito. b) Acho que esta acusao uma das tantas coisas ridculas que sou obrigado a me defender. c) H uma sensao que tudo, ou quase tudo, vai ser diferente. d) A boa escola seria a que submetesse seus alunos maior quantidade de experimentaes e pesquisas. e) Ns j estamos prximos de um consenso que o atual modelo est falido. 4) (FGV-2002) Escolha a alternativa que preencha corretamente as lacunas das frases abaixo. 1. Por acaso, no este o livro __________ o professor se refere? 2. As Olimpadas ___________ abertura assistimos foram as de Tquio. 3. Herdei de meus pais os princpios morais ____________ tanto luto. 4. bom que voc conhea antes as pessoas ____________ vai trabalhar. 5. A prefeita construir uma estrada do centro ao morro __________ ser construda a igreja. 6. Ainda no foi localizada a arca ____________ os piratas guardavam seus tesouros.

6) (Fuvest-2001) A nica frase que NO apresenta desvio em relao regncia (nominal e verbal) recomendada pela norma culta : a) O governador insistia em afirmar que o assunto principal seria as grandes questes nacionais, com o que discordavam lderes pefelistas. b) Enquanto Cuba monopolizava as atenes de um clube, do qual nem sequer pediu para integrar, a situao dos outros pases passou despercebida. c) Em busca da realizao pessoal, profissionais escolhem a dedo aonde trabalhar, priorizando empresas com atuao social. d) Uma famlia de sem-teto descobriu um sof deixado por um morador no muito consciente com a limpeza da cidade. e) O roteiro do filme oferece uma verso de como conseguimos um dia preferir a estrada casa, a paixo e o sonho regra, a aventura repetio. 7) (ITA-1996) Assinale a opo que completa corretamente as lacunas das frases a seguir: I - Saram daqui______ pouco, mas voltaro daqui______ pouco, pois moram apenas______dois quilmetros de distncia. II- _______foram suas amigas? _______ estaro agora? a) h - a - a - Aonde - Onde b) h - h - - Onde - Onde c) h - a - a - Aonde - Aonde d) a - a - - Para onde - Por onde e) a - h - h - Por onde - Aonde

8) (Gama Filho-1997) A pea de teatro__________assistiremos de um autor________ nome no me lembro, mas seu estilo semelhante________ __________ aludimos ontem. Preenche corretamente as lacunas acima a opo: a) a que / de cujo / quele / a que

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) a que / cujo / aquele / a que c) que / cujo / a aquele / de que d) que / de cujo / quele / que e) que / cujo o / aquele / que 9) (FGV-2001) Assinale, abaixo, a alternativa em que a ordem das preposies complete adequadamente as lacunas. O automvel _______ cujas rodas falei j foi vendido. O terreno _______ cuja compra me referi foi vendido ontem. uma empresa _______ cujas reunies participo. A encomenda _______ cujo portador eu esperava, chegou atrasada. Esta uma firma _______ cujos produtos trabalho. a) De / a / de / por / com. b) Em / de / a / com / com. c) De / a / a / por / com. d) A / com / a / sobre / de. e) Por / ante / contra / para / perante. 10) (Mack-2001) preciso casar Joo, preciso suportar Antnio, preciso odiar Melquades, preciso substituir ns todos. preciso salvar o pas, preciso crer em Deus, preciso pagar as dvidas, preciso comprar um rdio, preciso esquecer fulana. Assinale a alternativa correta. a) preciso introduz uma orao reduzida com funo de sujeito em todos os versos. b) O verbo no infinitivo rege objeto direto em todos os versos. c) Substituindo-se as dvidas (verso 7) por os credores mantm-se corretamente a regncia verbal. d) Substituindo-se esquecer (verso 9) por esquecer-se mantm-se corretamente a regncia verbal. e) A orao salvar o pas (verso 5) pode ser substituda corretamente por que o pas seje salvo. 11) (Cesgranrio-1994) Indique a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas das frases a seguir, de acordo com a norma culta. I - uma situao________nunca nos esqueceremos. II - A situao______chegamos mpar. III - A reportagem,________teor discordei, foi censurada. IV - uma revelao______os fatos merecem uma anlise detalhada. V - uma situao_____se deve evitar. a) que/ em que/ de cujos/ cujos/ que b) da qual/ a que/ cujo/ que/ por que c) de que/ a que/ cujo/ cujos/ que

d) da qual/ em que/ cujo/cujos/ a que e) de que/ a que/ de cujo/em que/ que

12) (FEI-1994) Assinalar a alternativa que completa corretamente as lacunas das seguintes frases: I. As flores______aroma tanto gosto, so efmeras. II. Este foi o motivo_____no lhe telefonei antes. III. A pesquisa_____me refiro foi desenvolvida na Itlia. IV. So precrios os meios_____dispomos. V. Este um fato_____no deve haver dvidas. a) de que; sobre o qual; por que; a que; de cujo. b) a que; de que; sobre o qual; de cujo; por que. c) por que; de cujo; de que; sobre o qual; a que. d) de cujo; por que; a que; de que; sobre o qual. e) de que; a que; de cujo; sobre o qual; por que. 13) (Mack-1996) Guilherme possui a revista. Nesta revista, foram publicados os artigos. Necessito dos artigos da revista. Falei ontem, por telefone, com o pai de Guilherme. Aponte a alternativa que apresenta a transformao correta dessa seqncia de frases em um perodo composto por subordinao. a) Guilherme possui a revista onde foram publicados os artigos que necessito e falei ontem, por telefone, com o pai dele. b) Guilherme possui a revista, na qual foram publicados os artigos que necessito, e falei ontem, por telefone, com o pai dele. c) Guilherme possui a revista em que foram publicados os artigos os quais necessito e falei ontem, por telefone, com o pai dele. d) Guilherme possui a revista onde foram publicados os artigos os quais necessito, por isso falei ontem, por telefone, com seu pai. e) Guilherme, com cujo pai falei ontem, por telefone, possui a revista em que foram publicados os artigos de que necessito. 14) (PUC-SP-1995) Assinale a alternativa que preencha, pela ordem, corretamente, as lacunas: 1. A aurora o terceiro tom .......... fala o poeta. 2. A aurora o terceiro tom .......... se refere o poeta. 3. A aurora o terceiro tom .......... prope o poeta. 4. A aurora o terceiro tom .......... faz meno o poeta. a) de que, a que, a que, que. b) que, a que, que, a que. c) de que, a que, que, a que. d) a que, a que, que, que. e) de que, que, de que, a que. 15) (UEL-1994) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Nosso amigo pleiteia um dos melhores cargos .............. se tem em mira na cidade. a) a que. b) que. c) de que. d) no qual. e) do qual. 16) (UEL-1994) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. A condio ............ no abrimos mo que ................... todos se assegurem as mesmas vantagens. a) em que - por. b) pela qual - com. c) da qual - a. d) que - em. e) com que - entre. 17) (UEL-1996) Assinale a letra correspondente alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. Essas so responsabilidades ............. eles no podem se eximir, por isso afirmo.................... comparecero reunio. a) de que - de que. b) de que - que. c) que - que. d) que - de que. e) a que - de que. 18) (UEL-1996) Assinale a letra correspondente alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. O debate .......... participaram os representantes dos trabalhadores foi muito interessante, motivo ......... sero convidados para participar de uma mesa-redonda. a) que - que. b) que - pelo qual. c) que - de que. d) de que - pelo qual. e) de que - que. 19) (UFPE-1996) Para o preenchimento das lacunas, observe os termos 1 e 2, nos parnteses: 1. _____ dois minutos para o final do jogo. (1. Falta / 2. Faltam). 2. No _____ jogos, porque o campo estava alagado. (1. houve / 2. houveram). 3. - Voc quer bem aos seus colegas? - Sim, eu _____ quero bem. (1. os / 2. lhes). 4. - Lus, observe que todos esto _____ . (1. alerta / 2. alertas). 5. Chegou tarde _____ casa dos amigos. (1. na / 2. ). A seqncia correta :

a) 1, 1, 2, 1 e 1; b) 2, 1, 2, 1 e 2; c) 1, 1, 2, 1 e 2; d) 1, 2, 2, 1 e 2; e) 2, 1, 1, 2 e 1.

20) (Fatec-1995) Assinale a alternativa que completa corretamente as trs frases que se seguem. O sculo ___________ vivemos tem trazido grandes transformaes ao planeta. O ministro reafirma a informao ________ o presidente se referiu em seu ltimo pronunciamento. Todos lamentavam a morte do editor________ publicou obras importantes do Modernismo. a) onde - a que - que b) onde - a que - cujo c) em que - que - o cujo d) em que - a que - que e) em que - de que - o qual

21) (IME-1996) Nas frases a seguir h erros ou impropriedades. Reescreva-as e justifique a correo. a) "Tome esse chope o quanto antes para que a gente possamos conhecer a Baa de Guanabara, que todos falam mil maravilhas." b) "Todos visamos o exito dessa misso; porisso que se obedeam, a risca, as ordens superiores."

22) (IME-1996) Nas frases a seguir h erros ou impropriedades. Reescreva-as e justifique a correo. a) "Esta uma tarefa para mim fazer sozinho, no admito que se reparta as responsabilidades entre eu e outra pessoa." b) "Ele tomou as decises as mais oportunas."

23) (Mack-1997) I. Refiro-me quilo e no a isto. II. Sairemos bem cedo, para chegar tempo de assistir a cerimnia. III. Dirigiram-se Sua Excelncia e declararam que esto dispostos cumprir o seu dever e a no permitir a violao da lei. Quanto ao emprego da crase, assinale: a) se todas as afirmaes esto incorretas. b) se todas esto corretas. c) se apenas I est correta. d) se apenas III est correta. e) se apenas II est correta.

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

24) (ITA-1995) Indique a alternativa em que h erro gramatical: a) Disse que daria o recado a ele e lho dei. b) Prometeu a resposta a ns e no-la concedeu. c) J vo-los mostrarei, esperai. d) Procuravam Joo, encontraram-no. e) Quando lhe vi, espantei-me.

Quanto correo gramatical das frases anteriores, afirma-se que: a) todas esto corretas, com exceo da III. b) todas esto incorretas, com exceo da III. c) todas esto corretas, com exceo da II. d) todas esto incorretas, com exceo da V. e) todas esto corretas, com exceo da V.

25) (ITA-1996) OS CES 27) (PUCCamp-1995) MEU CARO DEPUTADO - Lutar. Podes escach-los ou no; o essencial* que lutes. Vida luta. Vida sem luta* um mar morto no centro do organismo universal. DA A POUCO demos COM UMA BRIGA de ces; fato que AOS OLHOS DE UM HOMEM VULGAR no teria valor, Quincas Borba fez-me parar e observar os ces. Eram dois. Notou que ao p deles* estava um osso, MOTIVO DA GUERRA, e no deixou de chamar a minha ateno para a circunstncia de que o osso no tinha carne. Um simples osso nu. Os ces mordiam-se*, rosnavam, COM O FUROR NOS OLHOS... Quincas Borba meteu a bengala DEBAIXO DO BRAO, e parecia em xtase. - Que belo que isto ! dizia ele de quando em quando. Quis arranc-lo dali, mas no pude; ele estava arraigado AO CHO, e s continuou A ANDAR, quando a briga cessou* INTEIRAMENTE, e um dos ces, MORDIDO e vencido, foi levar a sua fome A OUTRA PARTE. Notei que ficara sinceramente ALEGRE, posto* contivesse a ALEGRIA, segundo convinha a um grande filsofo. Fez-me observar a beleza do espetculo, relembrou o objeto da luta, concluiu que os ces tinham fome; mas a privao do alimento era nada para os efeitos gerais da filosofia. Nem deixou de recordar que em algumas partes do globo o espetculo mais grandioso: as criaturas humanas que disputam aos ces os ossos e outros manjares menos APETECVEIS; luta que se complica muito, porque entra em ao a inteligncia do homem, com todo o acmulo de sagacidade que lhe deram os sculos etc. Quanto predicao, os verbos "mordiam, cessou, disputam" classificam-se, no texto, respectivamente como: a) t. direto e indireto, transitivo, t. direto. b) t. direto e indireto, intransitivo, t. direto. c) transitivo, ligao, t. direto e indireto d) t. direto, intransitivo, t. direto e indireto. e) intransitivo, intransitivo, transitivo. 26) (Mack-1996) I - No te molestaram, portanto cale a boca. II - Foi encontrado h seis anos atrs. III - Vimos, agora, trazer-lhe nosso apoio. IV - Os homens de bem, nada reclamaram. V - Permitiu-se a alguns luxos. O senhor nem pode imaginar o quanto eu e a minha famlia ficamos agradecidos. A gente imaginava que o senhor nem ia se lembrar de ns, quando saiu a nomeao do Otavinho meu filho. Ele agora est se sentindo outro. S fala no senhor, diz que na prxima campanha vai trabalhar ainda mais para o senhor. No primeiro dia de servio ele queria ir na repartio com a camiseta da campanha mas eu no deixei, no ia ficar bem, apesar que eu acho que o Otavinho tem muita capacidade e merecia o emprego. Pode mandar puxar por ele que ele da conta, trabalhador, responsvel, dedicado, a educao que ele recebeu de mim e da me foi sempre no caminho do bem. Fao questo que na prxima eleio o senhor mande mais material que eu procuro todos os amigos e os conhecidos. O Brasil precisa de gente como o senhor, homens de reputao despojada, com quem a gente pode contar. Meu vizinho Otaclio, a mulher, os parentes todos tambm votaram no senhor. Ele tem vergonha, mas eu peo por ele, que ele merece: ele tem uma sobrinha, Maria Lcia Capistrano do Amara, que professora em Capo da Serra e muito adoentada, mas o servio de sade no quer dar aposentadoria. Posso lhe garantir que a moa est mesmo sem condies, passa a maior parte do tempo com dores no peito e na coluna que nenhum mdico sabe o que . Eu disse que ia falar com o senhor, meu caro deputado, no prometi nada, mas o Otavinho e a mulher tem esperanas que o senhor vai dar um jeitinho. gente muito boa e amiga, o senhor no vai se arrepender. Mais uma vez obrigado por tudo, Deus lhe pague. O Otavinho manda um abrao para o senhor. Aqui vai o nosso abrao tambm. O senhor pode contar sempre com a gente. Miroel Ferreira (Mir)

Identifique a alternativa em que NO haja incorreo gramatical ou m estruturao de perodo. a) No primeiro dia de servio ele queria ir na repartio com a camiseta da campanha mas eu no deixei. b) Passa a maior parte do tempo com dores no peito e na coluna que nenhum mdico sabe o que . Eu disse que ia falar com o senhor.

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

c) Fao questo que na prxima eleio o senhor mande mais material que eu procuro todos os amigos e os conhecidos. d) Mais uma vez obrigado por tudo, Deus lhe pague. O Otavinho manda um abrao para o senhor. e) O Otavinho e a mulher tem esperanas que o senhor vai dar um jeitinho.

Reescreva duas vezes (ambas integralmente) o perodo acima, fazendo, em cada uma das modificaes pedidas, apenas as adaptaes necessrias. a) Transponha a orao principal para a voz passiva. b) Substitua o verbo aguardar pela expresso estar reservado. 29) (Unitau-1995) "Vivemos numa poca de tamanha insegurana externa e interna, e de tamanha carncia de objetivos firmes, que a simples confisso de nossas convices pode ser importante, mesmo que essas convices, como todo julgamento de valor, no possam ser provadas por dedues lgicas. Surge imediatamente a pergunta: podemos considerar a busca da verdade - ou, para dizer mais modestamente, nossos esforos para compreender o universo cognoscvel atravs do pensamento lgico construtivo - como um objeto autnomo de nosso trabalho? Ou nossa busca da verdade deve ser subordinada a algum outro objetivo, de carter prtico, por exemplo? Essa questo no pode ser resolvida em bases lgicas. A deciso, contudo, ter considervel influncia sobre nosso pensamento e nosso julgamento moral, desde que se origine numa convico profunda e inabalvel Permitam-me fazer uma confisso: para mim, o esforo no sentido de obter maior percepo e compreenso um dos objetivos independentes sem os quais nenhum ser pensante capaz de adotar uma atitude consciente e positiva ante a vida. Na prpria essncia de nosso esforo para compreender o fato de, por um lado, tentar englobar a grande e complexa variedade das experincias humanas, e de, por outro lado, procurar a simplicidade e a economia nas hipteses bsicas. A crena de que esses dois objetivos podem existir paralelamente , devido ao estgio primitivo de nosso conhecimento cientfico, uma questo de f. Sem essa f eu no poderia ter uma convico firme e inabalvel acerca do valor independente do conhecimento. Essa atitude de certo modo religiosa de um homem engajado no trabalho cientfico tem influncia sobre toda sua personalidade. Alm do conhecimento proveniente da experincia acumulada, e alm das regras do pensamento lgico, no existe, em princpio, nenhuma autoridade cujas confisses e declaraes possam ser consideradas "Verdade " pelo cientista. Isso leva a uma situao paradoxal: uma pessoa que devota todo seu esforo a objetivos materiais se tornar, do ponto de vista social, algum extremamente individualista, que, a princpio, s tem f em seu prprio julgamento, e em nada mais. possvel afirmar que o individualismo intelectual e a sede de conhecimento cientfico apareceram simultaneamente na histria e permaneceram inseparveis desde ento. " (Einstein, in: O Pensamento Vivo de Einstein, p. 13 e 14, 5a. edio, Martin Claret Editores)

28) (UERJ-1997) OS SERTES Preso o jaguno vlido e capaz de agentar o peso da espingarda, no havia malbaratar-se um segundo em consulta intil. Degolava-se; estripava-se. Um ou outro comandante se dava ao trabalho de um gesto expressivo. Era uma redundncia capaz de surpreender. Dispensava-a o soldado atreito tarefa. Esta era, como vimos, simples. Enlear ao pescoo da vtima uma tira de couro, num cabresto ou numa ponta de chiqueirador; impeli-la por diante, atravessar entre as barracas, sem que ningum se surpreendesse; e sem temer que se escapasse a presa, porque ao mnimo sinal de resistncia ou fuga um puxo para trs faria que o lao se antecipasse faca e o estrangulamento degola. Avanar at primeira covanca profunda, o que era um requinte de formalismo; e, ali chegados, esfaque-la. Nesse momento, conforme o humor dos carrascos, surgiam ligeiras variantes. Como se sabia, o supremo pavor dos sertanejos era morrer a ferro frio, no pelo temor da morte seno pelas suas conseqncias, porque acreditavam que, por tal forma, no se lhes salvaria a alma. (...) Pronto. Sobre a tragdia annima, obscura, desenrolando-se no cenrio pobre e tristonho das encostas eriadas de cactos e pedras, cascalhavam rinchavelhadas lgubres, e os matadores volviam para o acampamento. Nem lhes inquiriam pelos incidentes da empresa. O fato descambara lastimavelmente vulgaridade completa. Os prprios jagunos, ao serem prisioneiros, conheciam a sorte que os aguardava. Sabia-se no arraial daquele processo sumarssimo e isto, em grande parte, contribui para a resistncia doida que patentearam. Render-se-iam, certo, atenuando os estragos e o aspecto odioso da campanha, a outros adversrios. Diante dos que l estavam, porm, lutariam at morte. (CUNHA, Euclides da. Os Sertes. Rio de Janeiro, Ediouro, s/d) VOCABULRIO: malbaratar-se = desperdiar atreito = acostumado rinchavelhadas = gargalhadas Observe o emprego dos verbos conhecer e aguardar no trecho: Os prprios jagunos conheciam a sorte que os aguardava.

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Na frase: "Permitam-me fazer uma confisso: para mim o esforo no sentido de obter...", o autor empregou o pronome "mim" no lugar de "eu", porque: a) a preposio "para" rege o verbo "obter". b) a preposio "para" rege o pronome oblquo tono "mim". c) a preposio "para" regida pelo verbo "permitam". d) o autor errou; o certo usar "eu". e) a preposio "para" rege o pronome oblquo tnico "mim".

30) (FGV-1998) Em cada um dos perodos abaixo, h um espao a ser preenchido. Conforme o sentido da frase, preencha o espao exclusivamente com um dos seguintes pronomes: que ou cujo ou cuja. Quando for o caso, utilize antes do pronome a preposio adequada. Exemplo: Era uma informao ________ ela no confiava muito. Era uma informao em que ela no confiava muito. a) Chegou cedo. Aproximou-se da escrivaninha ___ havia feito aluso durante o encontro com Bentinha. b) Laurita participa da reunio. Seu interlocutor pessoa ___ ela desconfia, por isso no se pe a gosto. c) O jovem doutor depositou calmamente o instrumento ____ trabalhara durante a breve cirurgia. d) Apresse-se! Deixe a roupa a mesmo, na mesa ____ se encontrava antes. e) Manuela, ____ me o enteado sempre se referia com doces palavras, entrou a discorrer sobre outros assuntos.

republicanos franceses reafirmarem os dogmas da inviolabilidade da vida privada ou para os americanos criarem mais um espetculo de mdia, o confronto entre artistas e jornalistas. Mas no serve para fazer justia quando se sabe que ao volante havia um motorista embriagado (consumira o equivalente a uma garrafa e meia de vinho) e irresponsvel (estava mais de 160 quilmetros por hora num lugar em que a velocidade mxima era de 50 quilmetros. "Talvez o dinheiro pago hoje aos fotgrafos leveos a cometerem excessos", sugeriu o fotgrafo que inspirou o personagem do filme de Fellini. "Mas no existem justificativas para culp-los." Fotos de Diana valiam muito porque ela era sucesso de pblico, e suas aparies eram virtuosas perfomances para que se tirassem fotos e se tivesse uma histria. Se o motorista tivesse respeitado o limite de velocidade, a tragdia teria sido evitada. Em relao aos paparazzi, talvez seja prudente ficar com o escritor colombiano Gabriel Garca Mrquez, que definiu o jornalismo como "uma profisso incompreensvel e voraz, cuja obra termina depois de cada notcia, mas que no concede um instante de paz enquanto no torna a comear com mais ardor do que nunca no minuto seguinte." Os paparazzi certamente levam isso s ltimas conseqncias. (Adaptado da Isto , n 1458, 10/9/97)

A frase em que a regncia do verbo tornar ou do adjetivo equivalente est incorreta : a) Para essa receita, a farinha de milho equivalente com a farinha de mandioca. b) Depois de seu sucesso na quadra, tornaram-no capito do time. c) Esses produtos so equivalentes entre si, use qualquer um. d) H vrios cereais equivalentes na funo de facilitar a digesto. e) Depois de tanta estiagem, tornou a chover.

31) (PUCCamp-1998) UMA FOTOGRAFIA DO ACIDENTE Paparazzo um tipo de mosquito que prolifera na costa italiana durante o vero. Seria o correspondente no Brasil ao borrachudo, pium ou maruim. Mas paparazzo se tornou palavra com sentido comum em todas as lnguas do mundo depois que o cineasta Federico Fellini colocou um fotgrafo com este sobrenome no filme La dolce vita, de 1960. Sua misso era flagrar ricos e famosos. Desde ento, invadindo praticamente todos os lugares do mundo, especialmente Hollywood e as praias mais nobres do vero europeu. H poucos meses, alguns paparazzi se tornaram objeto das lentes dos colegas, quando o foco das investigaes sobre a causa do acidente que matou a princesa de Gales virou contra eles. uma acusao que pode servir para os monarquistas ingleses compensarem a ira que tm dos tablides sensacionalistas, para os

32) (PUCCamp-1998) A frase em que a relao entre os verbos e seu complemento est corretamente expressa : a) Ontem conhecemos e simpatizamos muito com seu amigo. b) Ela comete e depois se arrepende dos desatinos. c) Aprovo sua proposta, mas no concordo inteiramente. d) Ele no se esqueceu nem perdoou a ofensa. e) Presenciamos e deploramos a reao do atleta. 33) (UFAC-1997) O PRIMO Primeira noite ele conheceu que Santina no era moa. Casado por amor, Bento se desesperou. Matar a noiva,

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

suicidar-se, e deixar o outro sem castigo? Ela revelou que, havia dois anos, o primo Euzbio lhe fizera mal, por mais que se defendesse. De vergonha, prometeu a Nossa Senhora ficar solteira. O prprio Bento no a deixava mentir, testemunha de sua aflio antes do casamento. Santina pediu perdo, ele respondeu que era tarde - noiva de grinalda sem ter direito. (Cemitrio de elefantes. Apud CARNEIRO, Agostinho Dias) De acordo com a norma culta da lngua, a nica alternativa gramaticalmente correta : a) entre eu e tu no h segredos. b) entre mim e ti no h segredos. c) entre mim e tu no h segredos. d) entre tu e mim no h segredos. e) entre eu e ti no h segredos. 34) (Covest-1997) Em qual das frases seguintes a regncia no est de acordo com a norma culta gramatical? a) "O Sport joga contra o Santa Cruz pelo ttulo de campeo pernambucano." b) "No foi por acaso que o presidente fez aluso ao que acontecera na noite anterior." c) "Amava-lhe com um amor tal, que seria capaz de lhe dar a sua prpria vida." d) "Fizeram as pazes e logo esqueceram as desavenas antigas." e) "Tenho certeza de que ele, se for consultado, preferir pagar a multa a ficar devendo favores a quem quer que seja." 35) (Covest-1997) Excertos do Documento "Pacto pela Educao" Marco Maciel Um sistema poltico eficaz aquele capaz de fazer dos postulados democrticos o compromisso cotidiano da cidadania, no apenas por sua garantia formal, mas por seu exerccio efetivo. Uma sociedade democrtica, por sua vez, no se esgota na proteo jurdica dos direitos e garantias individuais. Ela se consuma na efetivao dos direitos econmicos e sociais, sem os quais teremos sempre e fatalmente uma sociedade dualista. Considerados sob este aspecto, Poltica e Educao esto submetidas aos mesmos princpios e exigem respeito liberdade individual, acatamento diversidade humana e preservao do pluralismo. Parodiando o velho dilema para saber se os pases so ricos porque so educados, ou so educados porque so ricos, existe a convico de que um bom sistema poltico depende essencialmente de um sistema educacional universalizando, eficiente e dinmico. Hoje, sabemos que no so apenas o crescimento material, o desenvolvimento econmico o aprimoramento social e o desfrute dos bens culturais e espirituais que levam uma sociedade adequadamente educada e apta a transformar em benefcios coletivos as conquistas da

cincia e do conhecimento. Mais do que isso, temos conscincia de que a prpria sobrevivncia humana est condicionada pela possibilidade de acesso a todas as formas de conhecimento produzidas pelo homem. A manuteno e a expanso em todos os pases do mundo, esto associadas possibilidade de adquirirmos e aprimorarmos o conhecimento e as tcnicas que vm revolucionando formas tradicionais de produo industrial, de intensificao do comrcio, de criao intelectual e do prprio lazer, Sociedades prsperas , portanto, so, necessriamente, no apenas sociedades educadas, mas aquelas capazes de se educarem permanentemente. Nenhuma fragilidade, por isso mesmo, mais cruel, nenhuma gera mais excluso e injustia do que a incapacidade de dar a todos a possibilidade de realizao de suas prprias potencialidades, por meio do conhecimento, da educao e do acesso aos bens culturais. Este o desafio que, neste fim de milnio, ainda estamos por vencer. O dualismo que nos separa sobrevive, porque no fomos capazes de vencer o nico problema estrutural brasileiro, que o da educao. No me refiro aos aspectos formais, a que incluem a diminuio das taxas de evaso e repetncia e a ampliao dos benefcios proporcionados pela qualidade de ensino, mas sim a algo mais abrangente e substantivo, que a educao como instrumento vital da preparao para a vida. No basta alfabetizar. Educar muito mais do que isso. , sobretudo, instrumentalizar o ser humano como cidado, proporcionando-lhe, por meio de sistema educacional universalizado, eficiente e de alto padro de qualidade e rendimento, perspectivas de progresso pessoal e de mobilidade social. [...] A questo educacional , efetivamente, o verdadeiro desafio estrutural que estamos sendo chamados a vencer neste fim de sculo. Certamente h muitas profundas razes para o nosso atraso. Uma de carter histrico, cultural e sociolgico, de que exemplo a circunstncia de termos sido o ltimo pas a abolir a chaga terrvel da escravido [...]. Da escravido, decorrem, em grande parte, o dualismo e a excluso social de que hoje somos uma das principais vtimas em todo o mundo, em razo da expresso poltica, econmica e demogrfica que atingimos no conceito universal. Outras razes so incontestavelmente polticas, como o modelo elitista que timbramos em no sepultar e que hesitamos muitas vezes em simplesmente reformar. Dele decorrem os males atvicos do Estado brasileiro, barreira e proteo para os privilgios que beneficiam a poucos em detrimento de quase todos. necessrio [...] um pacto de Estado para termos uma sociedade mais justa, uma economia mais prspera e um sistema poltico que reflita as permanentes aspiraes nacionais por democracia, desenvolvimento e solidariedade social. Quanto regncia, esto corretas:

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Assinale V ou F. ( ) Em relao a manuteno e a expanso do emprego, as solues so viveis. ( ) Obedecendo os padres de tica, os bens culturais devero ser para todos. ( ) A educao visa o acesso de todas as formas de conhecimento. ( ) O autor referiu-se aos erros do passado como sendo apenas de carter histrico. ( ) Um sistema poltico eficaz deve preferir seguir postulados democrticos do que garantir o exerccio efetivo da cidadania. 36) (FEI-1994) Assinalar a alternativa que apresenta incorreo na regncia verbal: a) Custou-lhe entender a explicao. b) Toda mudana implica um novo comportamento. c) Os paraquedistas precisaram o lugar da queda. d) As autoridades no perdoaram aos grevistas a sua ousadia. e) Informei-lhe sobre os novos planos da empresa. 37) (FEI-1995) Assinalar a alternativa que apresenta incorreo na regncia verbal: a) Ela custou muito a entender a explicao. b) No lhe assiste direito nenhum. c) O pai ensinara-lhes a respeitar os mais velhos. d) Respondeu com segurana todas as questes. e) Informei-o da chegada do presidente. 38) (FEI-1997) Assinale a alternativa em que haja erro de regncia verbal: a) Deu-lhe um belo presente de aniversrio. b) Levei-o para o mdico esta manh. c) Gostamos deste novo filme. d) Fui no cinema ontem. e) O leno caiu no cho. 39) (PUCCamp-1995) A questo da descriminalizao das drogas se presta a freqentes simplificaes de carter maniquesta, que acabam por estreitar um problema extremamente complexo, permanecendo a discusso quase sempre em torno da droga que est mais em evidncia. Vrios aspectos relacionados ao problema (abuso das chamadas drogas lcitas, como medicamentos, inalao de solventes, etc.) ou no so discutidos, ou no merecem a devida ateno. A sociedade parece ser pouco sensvel, por exemplo, aos problemas do alcoolismo, que representa a primeira causa de internao da populao adulta masculina em hospitais psiquitricos. Recente estudo epidemiolgico realizado em So Paulo apontou que 8% a 10% da populao adulta apresentavam problemas de abuso ou dependncia de lcool. Por outro lado, a comunidade mostra-se extremamente sensvel ao

uso e abuso de drogas ilcitas, como maconha, cocana, herona, etc. Dois grupos mantm acalorada discusso. O primeiro acredita que somente penalizando traficantes e usurios pode-se controlar o problema, atitude essa centrada, evidentemente, em aspectos repressivos. Essa corrente atingiu o seu maior momento logo aps o movimento militar de 1964. Seus representantes acreditam, por exemplo, que "no fim da linha" usurios fazem sempre um pequeno comrcio, o que, no fundo, os igualaria aos traficantes, dificultando o papel da Justia. Como soluo, apontam, com freqncia, para os reconhecidamente muito dependentes, programas extensos a serem desenvolvidos em fazendas de recuperao, transformando o tratamento em um programa agrrio. Na outra ponta, um grupo "neoliberal" busca uma soluo nas regras do mercado. Seus integrantes acreditam que, liberando e taxando essas drogas atravs de impostos, poderiam neutralizar seu comercio, seu uso e seu abuso. As experincias dessa natureza em curso em outros pases no apresentam resultados animadores. Como uma terceira opo, pode-se olhar a questo considerando diversos ngulos. O usurio eventual no necessita de tratamento, deve ser apenas alertado para os riscos. O dependente deve ser tratado, e, para isso, a descriminalizao do usurio fundamental, pois facilitaria muito seu pedido de ajuda. O traficante e o produtor devem ser penalizados. Quanto ao argumento de que usurios vendem parte do produto: fruto de desconhecimento de como se do as relaes e as trocas entre eles. Duplamente penalizados, pela doena (dependncia) e pela lei, os usurios aguardam melhores projetos, que cuidem no s dos aspectos legais, mas tambm dos aspectos de sade que so inerentes ao problema. (Adaptado de Marcos P.T. Ferraz, Folha de So Paulo) A questo da descriminalizao das drogas se presta a freqentes simplificaes de carter maniquesta. A regncia verbal observada na frase anterior idntica encontrada em: a) ... a descriminalizao do usurio fundamental. b) O usurio eventual no necessita de tratamento. c) ... a comunidade mostra-se extremamente sensvel ao uso e abuso de drogas ilcitas. d) Vrios aspectos relacionados ao problema no merecem a devida ateno. e) ... que, no fundo, os igualaria aos traficantes. 40) (PUCCamp-1995) A frase em que a regncia verbal est INCORRETA : a) Voc e sua empresa devem e agora podem ter sua disposio um consultor econmico experiente.

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) A homenageada, com muita emoo, deu as boasvindas cedeu seu lugar de honra veterana atriz. c) Calendrios com obra de arte: para cada ms, uma obra de arte, que voc destaca, emoldura e decora sua residncia ou escritrio. d) A nova imagem da grife um rejuvenescimento que atrair e modernizar as pessoas acostumadas ao guardaroupa tradicional. e) Contra todas as evidncias e anlises, os jovens de hoje mostram que esto preocupados, e sabendo lidar responsavelmente, com sua sexualidade.

45) (UEL-1995) Assinale a letra correspondente alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. Eis o professor ...................... mritos os alunos prestam homenagem. a) cujos os. b) em cujos. c) cujos. d) de cujos. e) a cujos. 46) (UFAC-1998) Observe o seguinte dilogo entre um rigoroso professor de gramtica e uma ex-aluna sua: - "Professor, aonde o senhor andava, que eu nunca mais lhe vi?" - "Nem a mim nem gramtica" - respondeu-lhe o mestre, deixando-a um tanto embaraada por no haver entendido o porqu da resposta. Com certeza, outra teria sido a resposta do professor, se a pergunta da aluna tivesse sido esta: a) "Professor, por onde o senhor tem andado, que eu nunca mais lhe vi?" b) "Professor, por onde o senhor tem andado, que eu nunca mais o vi?" c) "Professor, por onde Vossa Senhoria tem andado, que eu nunca mais vos vi"? d) "Professor, aonde o senhor tem andado, que eu nunca mais lhe vi? e) "Professor, aonde o senhor tem andado, que eu nunca mais te vi?" 47) (UFF-2001) Acompanho com assombro o que andam dizendo sobre os primeiros 500 anos do brasileiro. Concordo com todas as opinies emitidas e com as minhas em primeirssimo lugar. Tenho para mim que h dois referenciais literrios para nos definir. De um lado, o produto daquilo que Gilberto Freyre chamou de Casagrande e senzala, o homem miscigenado, potente e tendendo a ser feliz. De outro, o Macunama, heri sem nenhuma definio, ou sem nenhum carter - como queria o prprio Mrio de Andrade. Fomos e seremos assim, em nossa essncia, embora as circunstncias mudem e ns mudemos com elas. Retomando a imagem literria, citemos a Capitu menina e teremos como sempre a interveno soberana de Machado de Assis. Um rapaz da platia me perguntou onde ficaria o homem de Guimares Rosa - outra coordenada que nos ajuda a definir o brasileiro. Evidente que o universo de Rosa sobretudo verbal, mas o homem causa e efeito do verbo. Por isso mesmo, o personagem rosiano tem a ver com o homem de Gilberto Freyre e de Mrio de Andrade. um refugo consciente da casa-grande e da senzala, o opositor de uma e de outra, criando a sua prpria vereda mas sem

41) (PUC-SP-1997) O perodo "Verdade que se lembrava de que D. Maria podia com muito justa razo ..." apresenta regncia verbal que obedece ao padro culto da lngua. Escolha, entre as alternativas a seguir, aquela que, tambm, aceita pelo padro culto da lngua. a) Verdade que lembrava de que D. Maria podia com muito justa razo... b) Verdade que lembrava que D. Maria podia com muito justa razo... c) Verdade que se lhe lembrava de que D. Maria podia com muito justa razo... d) Verdade que lhe lembrava de que D. Maria podia com muito justa razo... e) Verdade que o lembrava que D. Maria podia com muito justa razo... 42) (UECE-1996) No ocorre erro de regncia em: a) A equipe aspirava o primeiro lugar. b) Obedea aos mais experientes. c) Deu a luz a vizinha a trs crianas sadias. d) O verdadeiro amor sucede freqentes contatos. 43) (FEI-1995) Assinalar a alternativa na qual o pronome pessoal est empregado de forma incorreta: a) Estava aqui porque o mandaram visitar esta firma. b) Lembrei-lhe de que devia comparecer ao julgamento. c) Mandamos-lhe a encomenda pelo correio. d) Por esta vez, perdo-lhe a ausncia. e) Acuso-o de ambio desmedida. 44) (Fuvest-1994) "No tenho dvidas de que a reportagem esteja procura da verdade, mas preciso ressalvar de que a histria no pode ser escrita com base exclusivamente em documentos da polcia poltica." (O Estado de So Paulo, 30/08/93) Das duas ocorrncias de DE QUE, no excerto acima, uma est correta e a outra no. a) Justifique a correta. b) Corrija a incorreta, dizendo por qu.

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

esquecer o ressentimento social do qual se afastou e contra o qual procura lutar. tambm macunamico, pois sem definio catalogada na escala de valores culturais oriundos de sua formao racial. Nem por acaso um dos personagens mais importantes do mundo de Rosa uma mulher que se faz passar por jaguno. Ou seja, um heri - ou herona - sem nenhum carter. Tomando Gilberto Freyre como a linha vertical e Mrio de Andrade como a linha horizontal de um ngulo reto, teramos Guimares Rosa como a hipotenusa fechando o tringulo. A imagem geomtrica pode ser forada, mas foi a que me veio na hora - e acho que fui entendido. CONY, Carlos Heitor. Folha Ilustrada, 5 Caderno, So Paulo, 21/04/2000, p.12. Os dois referenciais literrios definidores de nossa identidade, de acordo com o texto, seriam: um refugo consciente da casa-grande e da senzala, o opositor de uma e de outra, criando a sua prpria vereda mas sem esquecer o ressentimento social do qual se afastou e contra o qual procura lutar. A variao no emprego da preposio com o pronome o qual , no fragmento acima, deve-se a um fato lingstico de: a) aspecto verbal b) sintaxe de regncia c) flexo nominal d) sintaxe de concordncia e ) flexo verbal

c) prefervel comprar sapato toda semana que abastecer o carro. d) prefervel comprar sapato toda semana de que abastecer o carro. e) prefervel comprar sapato toda semana ante a abastecer o carro. 49) (ENEM-2003) No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os ndices de violncia. Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete: CAMPANHA CONTRA A VIOLNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notcia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redao: a) Campanha contra o governo do Estado e a violncia entram em nova fase. b) A violncia do governo do Estado entra em nova fase de Campanha. c) Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violncia. d) A violncia da campanha do governo do Estado entra em nova fase. e) Campanha do governo do Estado contra a violncia entra em nova fase. 50) (Unifor-2003) O cronista trabalha com um instrumento de grande divulgao, influncia e prestgio, que a palavra impressa. Um jornal, por menos que seja, um veculo de idias que so lidas, meditadas e observadas por uma determinada corrente de pensamento formada sua volta. Um jornal um pouco como um organismo humano. Se o editorial o crebro; os tpicos e notcias, as artrias e veias; as reportagens, os pulmes; o artigo de fundo, o fgado; e as sees, o aparelho digestivo - a crnica o seu corao. A crnica matria tcita de leitura, que desafoga o leitor da tenso do jornal e lhe estimula um pouco a funo do sonho e uma certa disponibilidade dentro de um cotidiano quase sempre muito tido, muito visto, muito conhecido, como diria o poeta Rimbaud. Da a seriedade do ofcio do cronista e a freqncia com que ele, sob a presso de sua tirania diria, aplica-lhe bales de oxignio. Os melhores cronistas do mundo, que foram os do sculo XVIII, na Inglaterra - os chamados essayists - praticaram o essay, isto de onde viria a sair a crnica moderna, com um zelo artesanal to proficiente quanto o de um bom carpinteiro ou relojoeiro. Libertados da noo exclusivamente moral do primitivo essay, os oitocentistas ingleses deram crnica suas primeiras lies de liberdade, casualidade e lirismo, sem perda do valor formal e da objetividade. Addison, Steele, Goldsmith e sobretudo Hazlitt e Lamb - estes os dois maiores, - fizeram da crnica, como um bom mestre carpinteiro o faria com

48) (UFSCar-2003) Obs: as falas da tira so: - Amanh eu vou pro trabalho com o carro! - Nada feito! mais barato comprar sapato toda semana do que abastecer o carro! Na fala da mulher, substituindo mais barato por prefervel e adequando a frase norma culta, obtm-se: a) prefervel comprar sapato toda semana a abastecer o carro. b) prefervel comprar sapato toda semana do que abastecer o carro.

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

uma cadeira, um objeto leve mas slido, sentvel por pessoas gordas ou magras. (...) Num mundo doente a lutar pela sade, o cronista no se pode comprazer em ser tambm ele um doente; em cair na vaguido dos neurastenizados pelo sofrimento fsico; na falta de segurana e objetividade dos enfraquecidos por excessos de cama e carncia de exerccios. Sua obrigao ser leve, nunca vago; ntimo, nunca intimista; claro e preciso, nunca pessimista. Sua crnica um copo dgua em que todos bebem, e a gua h de ser fresca, limpa, luminosa, para satisfao real dos que nela matam a sede. (Vinicius de Moraes. Poesia Completa e Prosa. Aguilar, 1974, p. 591-2) Observe as frases seguintes: I. O cronista trabalha com um instrumento de grande divulgao. II. Para sobreviver, trabalhava de redator em dois jornais. III. Ele sempre trabalhou com muito afinco. Considerando-se a predicao do verbo trabalhar, seu emprego est correto em a) I, somente. b) III, somente. c) I e II, somente. d) II e III, somente. e)I, II e III. 51) (FGV-2004) Assinale a alternativa que NO OBEDECE norma culta em relao REGNCIA. a) Constava que o maestro, nos momentos em que mais dependia dos violinos, tinha um tique nervoso que denunciava sua preocupao. b) As normas a que todos obedeciam chamavam-se Gerais. As Especiais eram aquelas a que poucos obedeciam. c) Na histria da cantora, desde criana, vrias vezes apareciam referncias a ela ser a menina que ningum na escola gostava. d) O salrio que eles recebiam num ms mal dava para cobrir as despesas bsicas da famlia. Costumava-se dizer que sobrava ms no final do salrio. e) Tinha esperanas de que o mensageiro trouxesse brevemente as notcias de que mais precisava.

Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doena e a morte parecem ter-se vingado de sua paixo exagerada de viver. impossvel sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservao de nossas foras, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da mxima intensidade e variedade de experincias? Digo que a pergunta se apresenta mais uma vez porque a questo hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutria. (...) Obedecemos a uma proliferao de regras que so ditadas pelos progressos da preveno. Ningum imagina que comer banha, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei l, nitratos com Viagra seja uma boa idia. De fato no . primeira vista, parece lgico que concordemos sem hesitao sobre o seguinte: no h ou no deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado? Os jovens tm uma razo bsica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupar mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede no apenas a inconscincia de quem pode esquecer que o tempo no pra. tambm (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experincia, ser que temos outras razes que no sejam s a deciso de durar um pouco mais? (Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo) Considere as seguintes frases: I. O autor do texto assistiu ao filme sobre Cazuza. II. O filme provocou-lhe uma viva e complexa reao. III. Sua reao mereceu uma anlise. O perodo em que as frases anteriores esto articuladas de modo correto e coerente : a) Tendo assistido ao filme sobre Cazuza, este provocou o autor do texto numa reao to viva e complexa que lhe mereceu uma anlise. b) Mereceu uma anlise, a viva e complexa reao, provocadas pelo filme que o autor do texto assistiu sobre Cazuza. c) A reao que provocou no autor do texto o filme sobre Cazuza foi to viva e complexa que mereceu uma anlise. d) Foi viva e complexa a reao, que alis mereceu uma anlise, provocado pelo filme sobre Cazuza, que o autor assistiu. e) O filme sobre Cazuza que foi assistido pelo autor provocou-lhe uma reao viva e complexa, que a sua anlise foi merecida. 54) (FGV-2005) Estamos comemorando a entrega de mais de mil imveis. So mais de 1000 sonhos realizados. Mais de oito imveis so entregues todo dia. Quer ser o

52) (FGV-2004) Observe o fragmento: Era no tempo que ainda os portugueses no haviam sido por uma tempestade empurrados para a terra de Santa Cruz. possvel acrescentar a uma preposio. Transcreva o fragmento, mas inclua essa preposio.

53) (Fuvest-2005) O filme Cazuza - O tempo no pra me deixou numa espcie de felicidade pensativa. Tento explicar por qu.

11 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

prximo? Ento vem para a X Consrcios. Entre voc tambm para o consrcio que o Brasil inteiro confia. (Texto de anncio publicitrio, editado.) Na passagem - o consrcio que o Brasil inteiro confia deve ser acrescentada uma preposio. Reescreva a passagem acrescentando essa preposio.

55) (FGV-2005) O artista Juan Diego Miguel apresenta a exposio Arte e Sensibilidade, no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE) de suas obras que acabam de chegar no pas. Seu sentido de inovao tanto em temas como em materiais que elege sempre de uma sensao extraordinria para o espectador. Juan Diego sensibiliza-se com os materiais que nos rodeam e lhes da vida com uma naturalidade impressionante, encontrando liberdade para buscar elementos no fauvismo de Henri Matisse, no cubismo de Pablo Picasso e do contemporneo de Juan Gris. Uma arte que est reservada para poucos. Exposio: de 03 de agosto 02 de setembro, das 10 s 19h. O primeiro perodo do texto deve ser reescrito, para apresentar maior clareza. Alm disso, a regncia do verbo chegar contraria a norma culta. Reescreva o pargrafo, com o objetivo de torn-lo mais claro e adequar a regncia do verbo referido.

56) (FGV-2005) a) Na linha 19, o que justifica o uso de preposio aps o verbo lembrar? b) Transcreva a frase, mas utilize outra regncia do verbo lembrar admitida pela norma culta. 1. HORA DA SESTA. Um grande silncio no casaro. 2. Faz sol, depois de uma semana de dias sombrios e midos. 3. Clarissa abre um livro para ler. Mas o silncio to grande que, inquieta, ela torna a pr o 4. volume na prateleira, ergue-se e vai at a janela, para ver um pouco de vida. 5. Na frente da farmcia est um homem metido num grosso sobretudo cor de chumbo. Um 6. cachorro magro atravessa a rua. A mulher do coletor aparece janela. Um rapaz de ps 7. descalos entra na Panificadora. 8. Clarissa olha para o cu, que dum azul tmido e desbotado, olha para as sombras fracas 9. sobre a rua e depois se volta para dentro do quarto. 10. Aqui faz frio. L no fundo do espelho est uma Clarissa indecisa, parada, braos cados, 11. esperando. Mas esperando qu? 12. Clarissa recorda. Foi no vero. Todos no casaro dormiam. As moscas danavam no ar, 13. zumbindo. Fazia um solo terrvel, amarelo e quente. No seu quarto, Clarissa no sabia que

14. fazer. De repente pensou numa travessura. Mame guardava no sto as suas latas de 15. doce, os seus bolinhos e os seus pes que deviam durar toda a semana. Era proibido entrar 16. l. Quem entrava, dos pequenos, corria o risco de levar palmadas no lugar de 17. costume. 18. Mas o silncio da sesta estava cheio de convites traioeiros. Clarissa ficou pensando. 19. Lembrou-se de que a chave da porta da cozinha servia no quartinho do sto. 20. Foi busc-la na ponta dos ps. Encontrou-a no lugar. Subiu as escadas devagarinho. Os 21. degraus rangiam e a cada rangido ela levava um sustinho que a fazia estremecer. 22. Clarissa subia, com a grande chave na mo. Ningum... Silncio... 23. Diante da porta do sto, parou, com o corao aos pulos. Experimentou a chave. A 24. princpio no entrava bem na fechadura. Depois entrou. Com muita cautela, abriu a porta e 25. se viu no meio duma escurido perfumada, duma escurido fresca que cheirava a doces, 26. bolinhos e po. 27. Comeu muito. Desceu cheia de medo. No outro dia D. Clemncia descobriu a violao, e 28. Clarissa levou meia dzia de palmadas. 29. Agora ela recorda... E de repente se faz uma grande claridade, ela tem a grande idia. A 30. chave da cozinha serve na porta do quarto do sto. O quarto de Vasco fica no sto... 31. Vasco est no escritrio... Todos dormem... Oh! 32. E se ela fosse buscar a chave da cozinha e subisse, entrasse no quarto de Vasco e 33. descobrisse o grande mistrio? 34. No. No sou mais criana. No. No fica direito uma moa entrar no quarto dum rapaz. 35. Mas ele no est l... que mal faz? Mesmo que estivesse, teu primo. Sim, no sejas 36. medrosa. Vamos. No. No vou. Podem ver. Que que vo pensar? Subo a escada, 37. algum me v, pergunta: Aonde vais, Clarissa? Ora, vou at o quartinho das malas. 38. Pronto. Ningum pode desconfiar. Vou. No, no vou. Vou, sim! (Porto Alegre: Globo, 1981. pp. 132-133)

57) (FGV-2005) Observe a frase Comeu muito, na linha 27. Agora observe a frase Comeu pipocas. Que diferenas de sentido e de regncia h entre as duas ocorrncias do verbo comer? 1. HORA DA SESTA. Um grande silncio no casaro. 2. Faz sol, depois de uma semana de dias sombrios e midos.

12 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

3. Clarissa abre um livro para ler. Mas o silncio to grande que, inquieta, ela torna a pr o 4. volume na prateleira, ergue-se e vai at a janela, para ver um pouco de vida. 5. Na frente da farmcia est um homem metido num grosso sobretudo cor de chumbo. Um 6. cachorro magro atravessa a rua. A mulher do coletor aparece janela. Um rapaz de ps 7. descalos entra na Panificadora. 8. Clarissa olha para o cu, que dum azul tmido e desbotado, olha para as sombras fracas 9. sobre a rua e depois se volta para dentro do quarto. 10. Aqui faz frio. L no fundo do espelho est uma Clarissa indecisa, parada, braos cados, 11. esperando. Mas esperando qu? 12. Clarissa recorda. Foi no vero. Todos no casaro dormiam. As moscas danavam no ar, 13. zumbindo. Fazia um solo terrvel, amarelo e quente. No seu quarto, Clarissa no sabia que 14. fazer. De repente pensou numa travessura. Mame guardava no sto as suas latas de 15. doce, os seus bolinhos e os seus pes que deviam durar toda a semana. Era proibido entrar 16. l. Quem entrava, dos pequenos, corria o risco de levar palmadas no lugar de 17. costume. 18. Mas o silncio da sesta estava cheio de convites traioeiros. Clarissa ficou pensando. 19. Lembrou-se de que a chave da porta da cozinha servia no quartinho do sto. 20. Foi busc-la na ponta dos ps. Encontrou-a no lugar. Subiu as escadas devagarinho. Os 21. degraus rangiam e a cada rangido ela levava um sustinho que a fazia estremecer. 22. Clarissa subia, com a grande chave na mo. Ningum... Silncio... 23. Diante da porta do sto, parou, com o corao aos pulos. Experimentou a chave. A 24. princpio no entrava bem na fechadura. Depois entrou. Com muita cautela, abriu a porta e 25. se viu no meio duma escurido perfumada, duma escurido fresca que cheirava a doces, 26. bolinhos e po. 27. Comeu muito. Desceu cheia de medo. No outro dia D. Clemncia descobriu a violao, e 28. Clarissa levou meia dzia de palmadas. 29. Agora ela recorda... E de repente se faz uma grande claridade, ela tem a grande idia. A 30. chave da cozinha serve na porta do quarto do sto. O quarto de Vasco fica no sto... 31. Vasco est no escritrio... Todos dormem... Oh! 32. E se ela fosse buscar a chave da cozinha e subisse, entrasse no quarto de Vasco e 33. descobrisse o grande mistrio? 34. No. No sou mais criana. No. No fica direito uma moa entrar no quarto dum rapaz.

35. Mas ele no est l... que mal faz? Mesmo que estivesse, teu primo. Sim, no sejas 36. medrosa. Vamos. No. No vou. Podem ver. Que que vo pensar? Subo a escada, 37. algum me v, pergunta: Aonde vais, Clarissa? Ora, vou at o quartinho das malas. 38. Pronto. Ningum pode desconfiar. Vou. No, no vou. Vou, sim! (Porto Alegre: Globo, 1981. pp. 132-133)

58) (FGV-2005) Leia com ateno o poema de Joo Cabral de Melo Neto e responda SOBRE O SENTAR-/ESTAR-NO-MUNDO A Fanor Cumplido Jr. 1. Onde quer que certos homens se sentem 2. sentam poltrona, qualquer o assento. 3. Sentam poltrona: ou tbua-de-latrina, 4. assento alm de anatmico, ecumnico, 5. exemplo nico de concepo universal, 6. onde cabe qualquer homem e a contento. * 1. Onde quer que certos homens se sentem 2. sentam bancos ferrenhos de colgio; 3. por afetuoso e diplomata o estofado, 4. os ferem ns debaixo, seno pregos, 5. e mesmo a tbua-de-latrina lhes nega 6. o abaulado amigo, as curvas de afeto. 7. A vida toda, se sentam mal sentados, 8. e mesmo de p algum assento os fere: 9. eles levam em si os ns-seno-pregos, 10. nas ndegas da alma, em efes e erres. Melo Neto, J.C.de. A educao pela pedra. In:_______. Poesias completas. Rio de Janeiro: Sabi, 1968. Nos versos 2 e 3 da primeira estrofe sentam poltrona, qualquer o assento / Sentam poltrona: ou tbua-delatrina, e no verso 2 da segunda estrofe sentam bancos ferrenhos de colgio;a regncia do verbo sentar alterada bem como a natureza de seus complementos. Explique essa ocorrncia sinttica e os efeitos de sentido que geram no conjunto do poema. 59) (FGV-2005) O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, aprender a observar. S que isso, infelizmente, no ensinado. Hoje nossos alunos so proibidos de observar o mundo, trancafiados que ficam numa sala de aula, estrategicamente colocada bem longe do dia-a-dia e da realidade. Nossas escolas nos obrigam a estudar mais os livros de antigamente do que a realidade que nos cerca. Observar, para muitos professores, significa ler o que os grandes intelectuais do passado observaram -

13 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

gente como Rousseau, Plato ou Keynes. S que esses grandes pensadores seriam os primeiros a dizer esqueam tudo o que escrevi, se estivessem vivos. Na poca no existia internet nem computadores, o mundo era totalmente diferente. Eles ficariam chocados se soubessem que nossos alunos so impedidos de observar o mundo que os cerca e obrigados a ler teoria escrita 200 ou 2000 anos atrs - o que leva os jovens de hoje a se sentir alienados, confusos e sem respostas coerentes para explicar a realidade. No que eu seja contra livros, muito pelo contrrio. Sou a favor de observar primeiro, ler depois. Os livros, se forem bons, confirmaro o que voc j suspeitava. Ou poro tudo em ordem, de forma esclarecedora. Existem livros antigos maravilhosos, com fatos que no podem ser esquecidos, mas precisam ser dosados com o aprendizado da observao. Ensinar a observar deveria ser a tarefa nmero 1 da educao. Quase metade das grandes descobertas cientficas surgiu no da lgica, do raciocnio ou do uso de teoria, mas da simples observao, auxiliada talvez por novos instrumentos, como o telescpio, o microscpio, o tomgrafo, ou pelo uso de novos algoritmos matemticos. Se voc tem dificuldade de raciocnio, talvez seja porque no aprendeu a observar direito, e seu problema nada tem a ver com sua cabea. Ensinar a observar no fcil. Primeiro voc precisa eliminar os preconceitos, ou pr-conceitos, que so a carga de atitudes e vises incorretas que alguns nos ensinam e nos impedem de enxergar o verdadeiro mundo. H tanta coisa que escrita hoje simplesmente para defender os interesses do autor ou grupo que dissemina essa idia, o que assustador. Se voc quer ter uma viso independente, aprenda correndo a observar voc mesmo. Quantas vezes no participamos de uma reunio e algum diz vamos parar de discutir, no sentido de pensar e tentar ver o problema de outro ngulo? Quantas vezes a gente simplesmente no enxerga a questo? Se voc realmente quiser ter idias novas, ser criativo, ser inovador e ter uma opinio independente, aprimore primeiro os seus sentidos. Voc estar no caminho certo para comear a pensar. (Stephen Kanitz, Observar e pensar. Veja, 04.08.2004. Adaptado) Assinale a alternativa em que a norma culta de regncia verbal admite a preposio de antes da palavra que, no contexto da frase. a) ...livros antigos maravilhosos, com fatos que no podem ser esquecidos. b) Eles ficariam chocados se soubessem que nossos alunos so impedidos de observar o mundo que os cerca. c) Os livros, se forem bons, confirmaro o que voc j suspeitava. d) Hoje nossos alunos so proibidos de observar o mundo, trancafiados que ficam numa sala de aula.

e) ...so a carga de atitudes e vises incorretas que alguns nos ensinam.

60) (UFV-2005) Cair no vestibular muito mais do que um escritor menos-que-perfeito pode aspirar na vida. Escritores menos-que-perfeitos, caso voc no saiba, so aqueles que se negam a usar a forma sinttica do maisque-perfeito. Um escritor menos-que-perfeito jamais fizera, nunca ouvira e em hiptese nenhuma falara. E no Brasil, se voc um sujeito que escrevera, voc respeitado; mas, se voc apenas tinha escrito, ento voc no nada, e s cai no vestibular por engano. (FREIRE, Ricardo. Xongas. poca. So Paulo, 28 jun 2004.) a) No texto, o autor distingue escritores menos-queperfeitos de escritores mais-que-perfeitos. Por que o autor se define como um escritor menos-que-perfeito? Que justificativa o autor teria para optar por uma forma verbal coloquialmente mais simples? b) Cair no vestibular muito mais do que um escritor menos-que-perfeito pode aspirar na vida. Explique o emprego do termo aspirar no fragmento acima. 61) (UNIFESP-2004) Andar! Pero Marques seja! Quero tomar por esposo quem se tenha por ditoso de cada vez que me veja. Meu desejo eu retempero: asno que me leve quero, no cavalo valento: antes lebre que leo, antes lavrador que Nero. Os versos em destaque no texto, observadas as idias e a regncia, equivalem a a) Convm asno a que me leve de que cavalo valento. b) Prefiro mais asno que me leve a cavalo valento. c) prefervel asno que me leve do que cavalo valento. d) Prefiro asno que me leve a cavalo valento. e) melhor asno que me leve ante cavalo valento.

62) (Mack-2004) E se baratas, ratos, moscas e mosquitos fossem exterminados? O mundo seria bem menos nojento - essa a opinio de muita gente. Mas pense bem: as conseqncias ruins seriam maiores que as boas. Lembrese das aulas na escola sobre equilbrio ecolgico. Baratas, ratos, moscas e mosquitos so elos fundamentais da cadeia alimentar da qual voc tambm faz parte. Por mais estranha que a idia possa parecer, sua vida depende dos pernilongos. Odair Correa Bueno d um exemplo: Larvas de mosquitos se alimentam de partculas em suspenso na gua e tambm servem de comida para peixes. Sem essas larvas, muita matria orgnica se acumularia nos rios e faltaria alimento para os peixes.

14 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Cludia de Castro Lima Mosquitos so elos fundamentais da cadeia alimentar da qual voc tambm faz parte. O trecho destacado pode ser corretamente substitudo por a) na qual voc tambm faz parte. b) a qual voc tambm faz parte. c) onde voc tambm faz parte. d) que voc tambm faz parte. e) de que voc tambm faz parte.

63) (FGV-2005) A ltima das trs abordagens, entre as teorias idealistas, a que considera cultura como sistemas. simblicos. Esta posio foi desenvolvida nos Estados Unidos principalmente por dois antroplogos: o j conhecido Clifford Geertz e David Schneider. O primeiro deles busca uma definio de homem baseada na definio de cultura. Para isto, refuta a idia de uma forma ideal de homem, decorrente do iluminismo e da antropologia clssica, perto da qual as demais eram distores ou aproximaes, e tenta resolver o paradoxo (...) de uma imensa variedade cultural que contrasta com a unidade da espcie humana. Para isto, a cultura deve ser considerada no um complexo de comportamentos concretos mas um conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras, instrues (que os tcnicos de computadores chamam programa) para governar o comportamento. Assim, para Geertz, todos os homens so geneticamente aptos para receber um programa, e este programa o que chamamos cultura. E esta formulao - que consideramos uma nova maneira de encarar a unidade da espcie - permitiu a Geertz afirmar que um dos mais significativos fatos sobre ns pode se finalmente a constatao de que todos nascemos com um equipamento para viver mil vidas, mas terminamos no fim tendo vivido uma s! Roque de Barros Laraia. Cultura, um conceito antropolgico. 16. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003, p. 62. Assinale a alternativa que no abonada pela norma culta, quanto regncia. a) Tratou-o com fidalguia, como a um padre. b) No lhe perguntou nada, apenas concordou com o que ele dizia. c) claro que Jesus a ama! d) Jos agradeceu o homem que lhe trouxera o presente e retirou-se. e) O chefe no lhe permitiu atender o cliente.

deles busca uma definio de homem baseada na definio de cultura. Para isto, refuta a idia de uma forma ideal de homem, decorrente do iluminismo e da antropologia clssica, perto da qual as demais eram distores ou aproximaes, e tenta resolver o paradoxo (...) de uma imensa variedade cultural que contrasta com a unidade da espcie humana. Para isto, a cultura deve ser considerada no um complexo de comportamentos concretos mas um conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras, instrues (que os tcnicos de computadores chamam programa) para governar o comportamento. Assim, para Geertz, todos os homens so geneticamente aptos para receber um programa, e este programa o que chamamos cultura. E esta formulao - que consideramos uma nova maneira de encarar a unidade da espcie - permitiu a Geertz afirmar que um dos mais significativos fatos sobre ns pode se finalmente a constatao de que todos nascemos com um equipamento para viver mil vidas, mas terminamos no fim tendo vivido uma s! Roque de Barros Laraia. Cultura, um conceito antropolgico. 16. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003, p. 62. Assinale a alternativa em que a ausncia da preposio, antes do pronome relativo que, est de acordo com a norma culta. a) uma quantia vultosa, que o Estado no dispe: faltalhe numerrio. b) Vi claramente o bolso que voc ps o dinheiro nele. c) No interessava perguntar qual a agncia que o remetente enviou a carta. d) A garota que eu gosto no est namorando mais. Chegou a minha oportunidade. e) Essa era a declarao que o alcaide insistia em fazer.

64) (FGV-2005) A ltima das trs abordagens, entre as teorias idealistas, a que considera cultura como sistemas. simblicos. Esta posio foi desenvolvida nos Estados Unidos principalmente por dois antroplogos: o j conhecido Clifford Geertz e David Schneider. O primeiro

65) (FATEC-2006) A velha Sinh no sabia mesmo o que se passava com o seu marido. Fora ele sempre de muito gnio, de palavras duras, de poucos agrados. Agora, porm, mudara de maneira esquisita. Via-o vociferar, crescer a voz para tudo, at para os bichos, at para as rvores. No podia ser velhice, a idade abrandava o corao dos homens. Pobre da Marta que o pai no podia ver que no viesse com palavras de magoar at as pedras. Por ela no, que era um resto de gente s esperando a morte. Mas no podia se conformar com a sorte de sua filha. O que teria ela de menos que as outras? No era uma moa feia, no era uma moa de fazer vergonha. E no entanto nunca apareceu rapaz algum que se engraasse dela. Era triste, l isso era. Desde pequena via aquela menina quieta para um canto e pensava que aquilo fosse at vantagem. A sua comadre Adriana lhe chamava a ateno: - Comadre, esta menina precisa ter mais vida.

15 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

No fazia questo. Moa era para viver dentro de casa, dar-se a respeito. E Marta foi crescendo e no mudou de gnio. Botara na escola do Pilar, aprendeu a ler, tinha um bom talhe de letra, sabia fazer o seu bordado, tirar o seu molde, coser um vestido. E no havia rapaz que parasse para puxar uma conversa. Havia moas mais feias, mais sem jeito, casadas desde que se puseram em ponto de casamento. Estava com mais de trinta anos e agora aparecera-lhe aquele nervoso, uma vontade desesperada de chorar que lhe metia medo. Coitada da filha. E depois ainda por cima o pai nem podia olhar para ela. Vinha com gritos, com despropsitos, com implicncias. O que sucederia sua filha, por que Deus no lhe dera uma sina mais branda?, pensava assim a velha Sinh enquanto na tenda o mestre Jos Amaro batia sola. Aquele ofcio era doentio. (Jos Lins do Rego, Fogo morto.) Substituindo-se os termos sublinhados em - Nunca apareceu rapaz nenhum que se engraasse dela -, assinale a alternativa na qual a regncia nominal e/ou verbal se apresenta de acordo com a norma culta. a) Nunca surgiu rapaz nenhum que com ela se encantasse. b) Nunca soube de rapaz nenhum que se interessasse dela. c) Nunca ouviu falar sobre rapaz nenhum que lhe admirasse. d) Nunca a apresentaram rapaz nenhum que lhe amasse. e) Nunca conheceu a rapaz algum que namorasse com ela.

66) (ESPM-2006) Embora de ocorrncia freqente no cotidiano, a gramtica normativa no aceita o uso do mesmo complemento para verbos com regncias diferentes. Esse tipo de transgresso s no ocorre na frase: a) Pode-se concordar ou discordar, at radicalmente, de toda a poltica externa brasileira. (Clvis Rossi) b) Educador todo aquele que confere e convive com esses conhecimentos. (J. Carlos de Sousa) c) Vi e gostei muito do filme O Jardineiro Fiel cujo diretor um brasileiro. d) A sociedade brasileira quer a paz, anseia por ela e a ela aspira. e) Interessei-me e desinteressei-me pelo assunto quase que simultaneamente.

buscaram seus celulares para fotografar os corpos, e os mais jovens riram e fizeram troa dos corpos. Os prprios moradores descreveram a algazarra reportagem. "Eu gritei: Est nervoso e perdeu a cabea?", relatou um motoboy que pediu para no ser identificado, enquanto um estudante admitiu ter rido e feito piada ao ver que o corao e os intestinos de uma das vtimas tinham sido retirados e expostos por seus algozes. "Ri porque engraado ver um corpo todo picado", respondeu o estudante ao ser questionado sobre a causa de sua reao. O crime em si j seria uma clara evidncia de que bestasferas esto solta e vontade no pas. Mas ainda daria, num esforo de auto-engano, para dizer que crimes bestiais ocorrem em todas as partes do mundo. Mas a reao dos moradores prova que no se trata de uma perversidade circunstancial e circunscrita. No. O pas perde, crescentemente, o respeito vida, a valores bsicos, ao convvio civilizado. O anormal, o patolgico, o bestial, vira normal. " engraado", como diz o estudante. O processo de animalizao contamina a sociedade, a partir do topo, quando o presidente da Repblica diz que seu partido est desmoralizado, mas vai festa dos desmoralizados e confraterniza com trambiqueiros confessos. Tambm deve achar "engraado". Alguma surpresa quando declarado inocente o comandante do massacre de 111 pessoas, sob aplausos de parcela da sociedade para quem presos no tm direito vida? So bestas-feras, e deve ser "engraado" mat-los. a lei da selva, no asfalto. No trecho "O pas perde, crescentemente, o respeito vida, a valores bsicos, ao convvio civilizado" apresenta uma clara obedincia regncia do substantivo .respeito.. A alternativa que tambm apresenta esta mesma obedincia : a) O pas perde, crescentemente, o respeito vida, valorizao do que bsico, convivncia civilizada. b) O pas perde, crescentemente, o respeito vida, a valorizaes bsicas, a convivncia civilizada. c) O pas perde, crescentemente, o respeito a vida, valores bsicos, o convvio civilizado. d) O pas perde, crescentemente, o respeito vida, a valores bsicos, conviver civilizadamente. e) O pas perde, crescentemente, o respeito a vida, aos valores bsicos, a convivncia civilizada.

67) (PUC-SP-2006) A animalizao do pas Clvis Rossi, Folha de So Paulo, 21 de fevereiro de 2006 SO PAULO - No sbrio relato de Elvira Lobato, lia-se ontem, nesta Folha, a histria de um Honda Fit abandonado em uma rua do Rio de Janeiro "com uma cabea sobre o cap e os corpos de dois jovens negros, retalhados a machadadas, no interior do veculo". Prossegue o relato: "A reao dos moradores foi to chocante como as brutais mutilaes. Vrios moradores 68) (UEPB-2006) Apesar de algumas preocupaes do poder central pelo nordeste,ainda as duas regies, nordeste e sul so como se fossem dois mundos, de costas um para o outro. (Correio da Paraba, 24/05/05) Neste trecho, ocorrem duas falhas consideradas graves: uma de regncia e outra de pontuao. Marque, entre as propostas abaixo, a nica alternativa que atende norma padro:

16 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) Apesar de algumas preocupaes do poder central com o nordeste, ainda as duas regies, nordeste e sul, so como se fossem dois mundos, de costas um para o outro. b) Apesar de algumas preocupaes do poder central pelo nordeste, ainda as duas regies, nordeste e sul, so como se fossem dois mundos, de costas um para o outro. c) Apesar de algumas preocupaes do poder central com o nordeste, ainda as duas regies nordeste e sul, so como se fossem dois mundos, de costas um para o outro. d) Apesar de algumas preocupaes do poder central pelo nordeste ainda as duas regies nordeste e sul, so como se fossem dois mundos, de costas um para o outro. e) Apesar de algumas preocupaes do poder central com o nordeste, ainda as duas regies, nordeste e sul so como se fossem dois mundos, de costas um para o outro.

69) (UEPB-2006) No momento em que voc toma uma deciso e a coloca em marcha, procure rever mentalmente cada etapa que o levou a preparar seu passo. Mas faa isso sem tenso, porque impossvel ter todas as regras na cabea: e com o esprito livre, medida em que rev cada etapa, ir dar-se conta dos momentos mais difceis, e de como os superou. (CP, 08/05/05) Neste excerto, o autor faz uso das expresses: no momento em que e medida em que, para as quais a Gramtica Normativa oferece explicaes. Indique a alternativa que esclarece o uso dessas expresses: a) A norma gramatical culta estabelece como corretas as expresses NO MOMENTO EM QUE e MEDIDA QUE. Logo, no texto, no houve o uso correto da 2a expresso. b) Conforme a norma gramatical culta, a expresso MEDIDA QUE uma locuo equivalente a QUANDO, tal como ocorre com a expresso NO MOMENTO EM QUE, usada no texto. c) A norma gramatical culta estabelece como corretas as expresses: NO MOMENTO QUE e MEDIDA QUE. Logo, no texto, houve uso incorreto das duas expresses. d) Segundo a norma gramatical culta, as expresses NO MOMENTO EM QUE e MEDIDA EM QUE indicam noo de tempo, sendo ambas corretas. e) Conforme a norma gramatical culta, a sinalizao de crase no se justifica na expresso MEDIDA QUE, como tambm no se justifica o emprego da preposio EM que antecede o QUE na expresso NO MOMENTO EM QUE.

E, voltando sala: Pronto, disse ele; podemos continuar. Como ia dizendo a Vossa Reverendssima, morri no dia vinte de maro de 1860, s cinco horas e quarenta e trs minutos da manh. Tinha ento sessenta e oito anos de idade. Minha alma voou pelo espao, at perder a terra de vista, deixando muito abaixo a lua, as estrelas e o Sol; penetrou finalmente num espao em que no havia mais nada, e era clareado to-somente por uma luz difusa. Continuei a subir, e comecei a ver um pontinho mais luminoso ao longe, muito longe. O ponto cresceu, fez-se sol. Fui por ali dentro, sem arder, porque as almas so incombustveis. A sua pegou fogo alguma vez? No, senhor. So incombustveis. Fui subindo, subindo; na distncia de quarenta mil lguas, ouvi uma deliciosa msica, e logo que cheguei a cinco mil lguas, desceu um enxame de almas, que me levaram num palanquim feito de ter e plumas. (Machado de Assis, A segunda vida. Obras Completas, vol. II, p. 440-441.) Assinale a alternativa em que o uso do acento grave da crase acontece, respectivamente, pelos mesmos motivos especficos presentes nas frases: E, voltando sala; Morri no dia vinte de maro de 1860, s cinco horas (...) a) No saio noite.; Em 1968, fui Braslia de JK. b) Estava toa ontem.; Foi casa do desembargador. c) Saiu francesa.; Voc deu a notcia Maria? d) Vamos luta!; Vi o avio distncia de 150m. e) Trouxe dinamismo histria.; Vive custa do pai.

70) (UFSCar-2007) Monsenhor Caldas interrompeu a narrao do desconhecido: D licena? s um instante. Levantou-se, foi ao interior da casa, chamou o preto velho que o servia, e disse-lhe em voz baixa: Joo, vai ali estao de urbanos, fala da minha parte ao comandante, e pede-lhe que venha c com um ou dois homens, para livrar-me de um sujeito doido. Anda, vai depressa.

71) (UFSCar-2007) O valor do futuro depende do que se pode esperar dele. Portanto: se voc acredita de fato em alguma forma de existncia post mortem determinada pelo que fizermos em vida, ento todo cuidado pouco: os juros prospectivos so infinitos. O desafio fazer o melhor de que se capaz na vida mortal sem pr em risco as incomensurveis graas do porvir. Se voc acredita, ao contrrio, que a morte o fim definitivo de tudo, ento o valor do intervalo finito de durao indefinida da vida tal como a conhecemos aumenta. Ela tudo o que nos resta, e o nico desafio fazer dela o melhor de que somos capazes. E, finalmente, se voc duvida de qualquer concluso humana sobre o aps-a-morte e sua relao com a vida terrena, ento voc contesta o dogmatismo das crenas estabelecidas, no abdica da busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir e mantm uma janelinha aberta e bem arejada para o alm. O desafio fazer o melhor de que se capaz da vida que conhecemos, mas sem descartar nenhuma hiptese, nem sequer a de que ela possa ser, de fato, tudo o que nos dado para sempre. (Eduardo Giannetti, O valor do amanh, p. 123.)

17 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

A regncia do verbo abdicar, que aparece no trecho no abdica da busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir , pode ser substituda, de modo compatvel com a norma padro e com o sentido do texto, pelo que est em: a) no abdica na busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir. b) no se abdica a busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir. c) no se abdica pela busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir. d) no abdica para a busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir. e) no abdica a busca de um sentido transcendente para o mistrio de existir.

74) (FVG - SP-2007) Assinale a alternativa em que, INCORRETAMENTE, usou-se ou deixou-se de usar uma preposio antes do pronome relativo. a) A rua que eu moro no asfaltada b) Ernesto, de cujos olhos parecia sarem raios de fogo, manifestou-se violentamente. c) Soobrou o navio que se dirigia a Barcelona. d) O cachorro a que voc deveria dar isso pertence ao vizinho do 43. e) Era o repouso por que espervamos quando regressamos de Roma.

72) (UFSCar-2007) Contemple a charge:

75) (FVG - SP-2007) Assinale a alternativa em que a regncia verbal est de acordo com a norma culta. a) As crianas, obviamente, preferem mais os doces do que os legumes e verduras. b) Assista uma TV de LCD pelo preo de uma de projeo e leve junto um Home Theater! c) O jquei Nlson de Sousa foi para Inglaterra visando ttulos e euros. d) Construir imprios a partir do nada implica inovao e paixo pelo risco. e) A Caixa Econmica informou os muturios que no haver prorrogao de prazos.

Trata-se de uma charge publicada por um jornal brasileiro por ocasio da eleio do sul-coreano Ban Ki-Moon, como presidente da ONU, e da realizao de um teste nuclear a mando do ditador norte-coreano Kim Jong-il. a) Como a diferena de emprego sinttico do verbo vencer modifica o sentido das duas frases? b) Reconstrua as duas frases, de maneira que os sentidos sugeridos pelas imagens fiquem, tambm, explcitos no texto escrito.

73) (UNICAMP-2007) Matte a vontade. Matte Leo. Este enunciado faz parte de uma propaganda afixada em lugares nos quais se vende o ch Matte Leo. Observe as construes abaixo, feitas a partir do enunciado em questo: Matte vontade. Mate a vontade. Mate vontade. a) Complete cada uma das construes acima com palavras ou expresses que explicitem as leituras possveis relacionadas propaganda. b) Retome a propaganda e explique o seu funcionamento, explicitando as relaes morfolgicas, sintticas e semnticas envolvidas.

76) (IBMEC-2007) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Deu-me alguns motivos ________ me pareciam inconsistentes. As informaes ________ dependo so sigilosas. Lembro-me ________ ele s usava camisas brancas. Feliz do pai ________ filhos so ajuizados. Vivemos um momento ________ os graves problemas econmicos impedem uma maior mobilidade social. a) cujos, nas quais, de que, cujo os, no qual b) que, das quais, de que, cujos, em que c) os quais, de que, que, o qual, onde d) que, de que, que, cujos, onde e) dos quais, de que, que, de cujos, no qual

77) (IBMEC-2007) [...] Pus-me a ler o jornal, os anncios de precisa-se. Dentre eles, um pareceu aceitvel. Tratava-se de um rapaz de conduta afianada para acompanhar um cesto de po. Era nas Laranjeiras. Estava resolvido a aceitar; trabalharia um ano ou mais; guardaria dinheiro suficiente que me desse tempo para pleitear mais tarde um lugar melhor. No havia nada que me impedisse: eu era desconhecido, sem famlia, sem origens... Que mal havia? Mais tarde, se chegasse a alguma coisa, no me envergonharia, por certo?! Fui, contente at. Falei ao gordo proprietrio do estabelecimento. No me recordo

18 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

mais das suas feies, mas tenho na memria as grandes mos com um enorme solitrio e o seu alentado corpo de arrobas. Foi o senhor que anunciou um rapaz para... Foi; o senhor? respondeu-me logo sem me dar tempo de acabar. Sou, pois no. O gordo proprietrio esteve um instante a considerar, agitou os pequenos olhos perdidos no grande rosto, examinou-me convenientemente e disse por fim, voltandome as costas com mau humor: No me serve. Por qu? atrevi-me eu. Porque no me serve. E veio vagarosamente at uma das portas da rua, enquanto eu saa literalmente esmagado. Naquela recusa do padeiro em me admitir, eu descobria uma espcie de stio posto minha vida. Sendo obrigado a trabalhar, o trabalho era-me recusado em nome de sentimentos injustificveis. Facilmente generalizei e convenci-me de que esse seria o preceder geral. Imaginei as longas marchas que teria que fazer para arranjar qualquer coisa com que viver; as humilhaes que teria que tragar; e, de novo, me veio aquele dio do bonde, quando de volta da casa do Deputado Castro. Revoltava-me que me obrigassem a despender tanta fora de vontade, tanta energia, com coisas em que os outros pouco gastavam. Era uma desigualdade absurda, estpida, contra a qual se iam quebrar o meu pensamento angustiado e os meus sentimentos liberais que no podiam acusar particularmente o padeiro. Que diabo! Eu oferecia-me, ele no queria! que havia nisso demais? Era uma simples manifestao de um sentimento geral e era contra esse sentimento, aos poucos descoberto por mim, que eu me revoltava. Vim descendo a rua, e perdendo-me aos poucos no meu prprio raciocnio. Preliminarmente descobria-lhe absurdos, voltava ao interior, misturava os dois, embrulhava-me. No largo do Machado, contemplei durante momentos aquela igreja de fronto grego e colunas dricas e tive a sensao de estar em pas estrangeiro. (Lima Barreto. Recordaes do escrivo Isaas Caminha. 3. Ed. So Paulo: tica, 1994, p. 69-70.) Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente: Indaguei-lhe ______ no servia como seu funcionrio, ______? Ele, desatento, no me respondeu o ______. a) porque, por que, porqu. b) por que, por qu, porqu. c) por que, porqu, por que. d) porque, porque, por qu. e) porqu, por qu, porque.

78) (PUC - RJ-2007) Texto 1 Trechos da entrevista de Jacob Needleman Revista Superinteressante, Editora Abril, julho de 2001. Jacob Needleman O filsofo americano diz que dinheiro no traz felicidade e explica como possvel viver sem dar tanta importncia conta bancria. SUPER Por que to difcil lidar com dinheiro? NEEDLEMAN O dinheiro reflete nossa imaginao, nossos desejos, necessidades e temores. Ele nossa principal tecnologia social, por meio da qual vivemos hoje. Se somos sugestionveis e vulnerveis ao que dizem e pensam os outros, o dinheiro espelhar tudo isso. A angstia que sentimos em relao ao dinheiro reflexo da angstia que sentimos em relao a ns mesmos. SUPER Por que ele tem esse poder? NEEDLEMAN O dinheiro foi inventado para facilitar trocas entre as pessoas. O detalhe que muitas coisas que no podiam ser medidas em termos monetrios hoje tm preo. o caso do cuidado com os filhos. As pessoas saem pra trabalhar e deixam os filhos com profissionais. Outros no tm tempo nem para a amizade e, quando querem falar dos problemas, tm de pagar um terapeuta. O dinheiro virou instrumento para aferir at nosso amorprprio. Aqui nos Estados Unidos dizemos: Quanto vale essa pessoa? H algum tempo, isso seria loucura. O dinheiro por si mesmo no proporciona felicidade. Ele d prazer, alguma sensao de segurana. Mas, com o passar do tempo, percebe-se que ele no alimenta nossa alma. Temos de trat-lo como um meio, no como um fim. Mas, para isso, temos de ter um fim, um objetivo. S somos felizes quando a vida tem um significado. Transformar o dinheiro em nosso nico objetivo como comer comida com gosto de plstico. SUPER E por que tanta gente ainda acredita que o dinheiro traz felicidade? NEEDLEMAN As pessoas procuram algo que confira um significado a suas vidas. E muitas das coisas que antigamente se acreditava trazer felicidade perderam poder: religio, espiritualismo, filosofia ou mesmo arte. Todos precisamos de dinheiro, assim como de ar, de alimentos e convvio social. Sim, porque ningum pode se mudar para uma floresta e viver sozinho. As foras da cultura so fortes demais. No podemos simplesmente abandonar a sociedade, nem abrir mo do que temos, da tecnologia. [...] SUPER Qual a influncia do dinheiro sobre as emoes? NEEDLEMAN Nossa cultura nos faz crer que coisas materiais podem nos fazer felizes, mas elas do apenas um prazer superficial. Prazer diverso, no perdura, diferente de felicidade. Precisamos dessas coisas, mas a sociedade capitalista em que vivemos cria desejos para que haja sempre mais demanda. Pelos menos 75% dos produtos disponveis hoje so dispensveis.

19 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) Reescreva duas vezes a segunda orao do perodo abaixo, substituindo o verbo viver por cada um dos seguintes verbos: i lidar ii depender Ele nossa principal tecnologia social, por meio da qual vivemos hoje. b) Pontue o perodo a seguir, empregando apenas um sinal de vrgula e um de dois pontos. aquela velha histria se voc coloca coisas caras em casa vai precisar pr trancas nas portas e grades nas janelas.

79) (Fatec-2007)

I. Na frase - segure essa impacincia - poderia ser empregado tambm o pronome esta, pois se trata de referncia pessoa a quem se dirige a sugesto contida no texto. II. O texto mantm-se de acordo com a norma culta caso se empregue - contm essa impacincia - em lugar de - segure essa impacincia. III. Pode-se interpretar como de causa a circunstncia expressa por - Com a Lua transitando em Gmeos. IV. As palavras acuidade e consoante podem ser substitudas, no contexto, correta e respectivamente, por agudeza e em harmonia. V. A relao sinttica e de sentido expressa em porque tudo flui melhor - tem equivalente em - como tudo flui melhor. Esto corretas apenas as afirmaes a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) III, IV e V. e) II, III, IV e V. 81) (FGV - SP-2007) Assinale a alternativa em que, CONTRARIANDO A NORMA CULTA, usou-se ou deixou-se de usar uma preposio antes do pronome relativo. a) No momento que os gachos chegaram, os castelhanos soltaram vivas. b) A moa, que os amigos generosamente acolheram, portou-se como uma verdadeira dama. c) Era uma flor belssima, de cujo olor extrara o poeta sua inspirao. d) Tinha mos sujas da graxa em que a pea estivera mergulhada. e) A linguagem era recheada de palavras pretensamente eruditas, que o condenavam.

Considere as seguintes afirmaes sobre o texto dos quadrinhos. I. A transposio das falas do primeiro quadrinho para o discurso indireto deve ser: O rato ordenou ao menino que se levante e pegue um sorvete para ele, e ele respondeu que sim ao mestre. II. No segundo quadrinho, o acrscimo de um complemento para o verbo hipnotizar est de acordo com a norma culta em Eu o hipnotizo. III. A relao de sentido entre as oraes do perodo Eu hipnotizo e ele usa a minha mente - de causa e conseqncia. IV. A frase Levante e pegue um sorvete para mim me refrescar apresenta redao de acordo com a norma culta. Esto corretas apenas as afirmaes a) I e II. b) I, II e III. c) I e III. d) II e III. e) II, III e IV.

80) (Fatec-2007) LIBRA (23 set. a 22 out.) Com a Lua transitando em Gmeos, os librianos podem esperar mais clareza mental, acuidade, boa expresso e facilidade ambiente, porque o mundo ir girar num ritmo consoante com seu jeito de ser. Justamente porque tudo flui melhor voc no precisa reagir com extremos. Segure essa impacincia. (Folha de S.Paulo, 13-09-2006) Considere as seguintes afirmaes relacionadas a esse texto.

82) (Fatecs-2007) TEXTO I Em p, no meio do espao que formava a grande abbada de rvores, encostado a um velho tronco decepado pelo raio, via-se um ndio na flor da idade. Uma simples tnica de algodo, a que os indgenas chamavam aimar, apertada cintura por uma faixa de penas escarlates, caa-lhe dos ombros at ao meio da perna, e desenhava o talhe delgado e esbelto como um junco selvagem. Sobre a alvura difana do algodo, a sua pele, cor de cobre, brilhava com reflexos dourados; os cabelos pretos cortados rentes, a tez lisa, os olhos grandes com os cantos exteriores erguidos para a fronte; a pupila negra, mbil, cintilante; a boca forte mas bem modelada e guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto pouco oval a beleza inculta da graa, da fora e da inteligncia. TEXTO II Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silncio foi to grande escutando o

20 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

murmurejo do Uraricoera, que a ndia tapanhumas pariu uma criana feia. J na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos no falando. Ficava no canto da maloca, trepado no jirau de paxiba, espiando o trabalho dos outros. O divertimento dele era decepar cabea de sava. Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, dandava pra ganhar vintm. E tambm espertava quando a famlia ia tomar banho no rio, todos juntos e nus. Passava o tempo do banho dando mergulho, e as mulheres soltavam gritos gozados por causa dos guaimuns diz-que habitando a gua doce por l. Nem bem teve seis anos deram gua num chocalho pra ele e comeou falando como todos. E pediu pra me que largasse a mandioca ralando na cevadeira e levasse ele passear no mato.A me no quis porque no podia largar da mandioca no. Ele choramingou dia inteiro. (Texto com adaptaes.) Assinale a alternativa em que se encontra redao de acordo com a norma culta escrita. a) E pediu me que largasse a mandioca ralando na cevadeira e se dispusesse a lev-lo a passear no mato. b) Se as mes no se proporem a ir, por que no podem largar a mandioca, no. Ele choramingou, dia inteiro. c) A boca forte mas bem modelada e guarnecida, de dentes alvos expunha no rosto pouco oval, a beleza inculta: da graa, da fora e da inteligncia. d) Tratavam-se de alguns ndios que viam-se, em p, no meio do espao que formava a grande abbada de rvores. e) Simples tnicas de algodo, onde os indgenas chamavam-nas de aimar, apertadas na cintura por uma faixa de penas escarlates, caam-lhe dos ombros.

21 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

GABARITO
1) a) Preposio em. Esta a escola em que os pais confiam. b) O verbo confiar exige a preposio em, antes de seu complemento. Como seu complemento o pronome relativo que, este deve vir antecedido da preposio.

2) a) Assista amanh revista eletrnica feminina que a referncia do gnero na TV. b) O verbo assistir, no sentido de ver, Transitivo Indireto e exige a preposio a em seu complemento. A expresso revista eletrnica aceita o artigo a, ocorrendo, portanto, a fuso da preposio e do artigo.

21) a) "Tome esse chope o quanto antes para que ns possamos conhecer a Baa de Guanabara, de que todos falam mil maravilhas." A gente oralidade Falar de - regncia de falar pede preposio b) "Todos visamos ao xito dessa misso; por isso que obedecemos, risca, s ordens superiores." Visar ao = ter em vista xito = proparoxtonas so todas acentuadas Por isso = a grafia separada Obedecemos = o mesmo sujeito (ns) e presente do indicativo, indicando ao habitual s ordens= termo regido pelo verbo obedecer risca = a locuo adverbial tem crase

3) Alternativa: D 4) Alternativa: A 5) Alternativa: A 6) Alternativa: A 7) Alternativa: A 8) Alternativa: A 9) Alternativa: A 10) Alternativa: A 11) Alternativa: A 12) Alternativa: D 13) Alternativa: A 14) Alternativa: C 15) Alternativa: B 16) Alternativa: C 17) Alternativa: B 18) Alternativa: B 19) Alternativa: B 20) Alternativa: D

22) a) "Esta uma tarefa para eu fazer sozinho, no admito que se repartam as responsabilidades entre mim e outra pessoa. Eu fazer - sujeito de verbo tem que ser pronome do caso reto Se repartam - passiva sinttica, o sujeito responsabilidades Entre mim e outra - com preposio entre usa-se a forma oblqua do pronome eu b) "Ele tomou as decises mais oportunas." Redundncia na repetio do objeto direto. 23) Alternativa: B 24) Alternativa: E 25) Alternativa: D 26) Alternativa: B 27) Alternativa: D 28) a) A sorte que os aguardava era conhecida pelos prprios jagunos b) Os prprios jagunos conheciam a sorte que lhes estava reservada.

29) Alternativa: E 30) a que de que com que em que cuja

31) Alternativa: A

22 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

32) Alternativa: E 33) Alternativa: B 34) Alternativa: C 35) FFFVF 36) Alternativa: E 37) Alternativa: D 38) Alternativa: D 39) Alternativa: C 40) Alternativa: C 41) Alternativa: B 42) Alternativa: B 43) Alternativa: B 44) a) Correta - Dvidas de que. Dvida tem sentido incompleto, exige a regncia com a preposio de b) Incorreta - ressalvar que a histria - o verbo ressalvar transitivo direto, rejeitando a preposio de 45) Alternativa: A 46) Alternativa: B 47) Alternativa: B 48) Alternativa: A 49) Alternativa: A 50) Alternativa: A 51) Alternativa: C 52) Era no tempo em que ainda os portugueses no haviam sido por uma tempestade empurrados para a terra de Santa Cruz.

O artista Juan Diego Miguel apresenta suas obras que acabam de chegar ao pas, na exposio Arte e Sensibilidade, no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE). O artista Juan Diego Miguel apresenta na exposio Arte e Sensibilidade suas obras que acabam de chegar ao pas, no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE).

56) a) O verbo lembrar, quando pronominal (lembrar se), transitivo indireto com a preposio de. b) O verbo lembrar, quando no-pronominal, transitivo direto: Lembrou que a chave da porta da cozinha servia no quartinho do sto.

57) O verbo comer, no sentido de engolir para se alimentar, ingerir alimentos, pressupe um sujeito agente e um complemento que especifica o tipo de alimento ingerido. Esse sentido e essa regncia do verbo ocorrem na frase: comeu pipocas. Na frase comeu muito, o sentido bsico o mesmo (engolir alimentos) com uma diferena: com o apagamento do objeto, o verbo se torna intransitivo e o significado se concentra na ao verbal, no importando o objeto especfico.

53) Alternativa: C 54) O verbo confiar na acepo de crer, acreditar transitivo indireto e rege a preposio em. Assim, temos: O consrcio em que o Brasil inteiro confia.

55) Questes desse tipo admitem mais de uma resposta, como, por exemplo:

58) Os dicionrios de regncia registram o emprego do verbo sentar ou sentar-se (pronominal) como intransitivo. Em ambos os casos, pode vir acompanhado de adjunto adverbial que especifique o lugar da ao: Sentou aqui. Sentou-se mesa. No uso cotidiano, o adjunto adverbial normalmente introduzido pela preposio em, como, por exemplo, verifica-se abaixo: Sentou (-se) na poltrona. Sentou (-se) no cho. O poeta, intencionalmente, desvia-se desses usos e utiliza o verbo sentar acompanhado de um complemento nopreposicionado, que faz referncia a lugar, mas que, no contexto do poema, acrescenta a essa noo locativa o trao de modo. Ou seja, sentar poltrona retm a idia de realizar a ao em um lugar acolhedor, mas, sobretudo, indica uma maneira de realizar a ao, sentar-se confortavelmente. Em contrapartida, sentar bancos ferrenhos figurativiza o tema do desconforto, isto , sentar-se desconfortavelmente. A maneira de sentar, assim, est associada ao modo de estar no mundo, caracterizando, portanto, dois modos de ser, dois tipos de sujeito: o lugar em que o sujeito se senta mostra como o sujeito se sente - adaptado ou desajustado, relaxado ou tenso, conformado ou inconformado. Essa leitura corroborada pelo verso inicial das duas estrofes Onde quer que certos homens se sentem. A j se antecipa que no o lugar da ao que determina o

23 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

estado do sujeito (conforto ou desconforto), mas sim o seu modo de ser e de estar no mundo. H homens que em qualquer lugar estaro confortveis, enquanto outros estaro desconfortveis independentemente de onde se achem.

Mate a vontade de beber Matte Leo. Mate sua sede de beber Matte Leo vontade. b) Sob a perspectiva da morfologia, a forma verbal mate (imperativo afirmativo da 3pessoa do singular) pronunciada da mesma forma que o substantivo comum mate (derivado de erva mate) e o substantivo prprio Matte (que repete a marca registrada do Matte Leo); analogamente, a pronncia da expresso a vontade admite a classificao de artigo definido feminino singular a seguido de substantivo vontade (formando um grupo nominal), ou a de preposio a seguida de substantivo vontade, formando uma locuo adverbial. Sintaticamente, a forma verbal Mate teria a funo de ncleo do predicado, j o substantivo mate teria a funo de complemento de um verbo implcito possivelmente, beba; o grupo nominal a vontade teria a funo sinttica de objeto direto do verbo mate; a locuo adverbial vontade, a de adjunto adverbial desse verbo. Semanticamente, o texto publicitrio explora a ambigidade, ou seja, as mltiplas possibilidades de interpretao da mensagem. Esta pode ser entendida como um convite para consumir o Matte Leo e saciar a sede de beb-lo ou como uma oferta da quantidade de Matte Leo que o leitor queira consumir, sem nada que limite sua vontade.

59) Alternativa: C 60) a) Porque no usa formas verbais menos comuns, como o mais-que-perfeito. H vrias possibilidades para o autor ter utilizado essa forma, mas, principalmente, o fato de ambas as formas serem equivalentes semanticamente e a forma composta ser mais comum e, portanto, de mais fcil entendimento, o que aproximaria o autor de seu pblico. b) O verbo aspirar, no contexto, significa desejar, querer, pretender, almejar.

61) Alternativa: D 62) Alternativa: E 63) Alternativa: D 64) Alternativa: E 65) Alternativa: A 66) Alternativa: D

74) Alternativa: A 67) Alternativa: A 75) Alternativa: D 68) Alternativa: A 76) Alternativa: B 69) Alternativa: A 77) Alternativa: B 70) Alternativa: E 71) Alternativa: E 72) a) No primeiro caso, o verbo vencer est empregado como intransitivo e o termo a ele associado na ONU adjunto adverbial de lugar. No segundo, o verbo transitivo direto e o termo a ele associado ONU objeto direto. Portanto, no primeiro exemplo, Ban KiMoon venceu uma eleio que ocorreu na ONU; no segundo, Kim Jong-il derrotou a ONU, pois realizou testes nucleares mesmo sem o aval da instituio. b) Sul-coreano vence eleio na ONU. Norte-coreano vence ONU na polmica dos testes nucleares. 78) Resposta: a) i ..., com a qual lidamos hoje. ii ..., da qual dependemos hoje. b) aquela velha histria: se voc coloca coisas caras em casa, vai precisar pr trancas nas portas e grades nas janelas.

79) Alternativa: D 80) Alternativa: D 81) Alternativa: A 82) Alternativa: A

73) a) Beba Matte Leo vontade; Temos Matte Leo vontade.

24 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

You might also like