You are on page 1of 6

O Renascimento

Engels, em sua vasta obra, informa que em momentos de grave crise histrica a humanidade produz gnios. O Renascimento pode ser compreendido a partir deste principio, uma vez tratar-se de momento gravssimo de crise terminal do Modo de Produo Feudal. A nova tica, a nova moral da burguesia, enfim, exigia o fim do cavalheirismo medieval. Exigia personagens capazes de simular serem o que no so, de dissimular ser o que so capazes, enfim, de erigir o blefe, a fraude e a pecnia como seus tpicos principais de comportamento e adorao. Percebe-se que, alm de ser capaz de simular, dissimular, mentir e atraioar o homem dos novos tempos burgueses que seguem at nossos dias de profunda decadncia da prpria burguesia at por esgotamento deveria ser capaz de obter fama e fortuna em vida, o que seria impensvel durante o feudalismo. A seguir o pensamento do genial Leonardo da Vinci, era preciso deixar a sua marca na histria, fosse em que campo da existncia fosse. Somente era criticado aquele que nada mais fazia do que trabalhar, comer, dormir e, no mximo, reproduzir-se, coisa que outros animais so capazes de fazer o que enfatiza o humanismo renascentista.

Origens
Giorgio Vasari (1511 1574), italiano nascido na cidade de Arezzo, publicou em 1550 um importante livro sobre os artistas plsticos de sua poca, com o longo ttulo Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos italianos, desde Cimabue at a nossa poca. Em sua opinio, a partir da queda de Roma (476), a cultura e a arte entraram em decadncia, renascendo somente por volta de 1250. Vasari identificou trs fases no que concebia como Renascimento artstico. Na primeira fase situava Giotto, pintor nascido em 1267 e morto em 1337. Na segunda fase, considerou como figura mais emblemtica o pintor Masaccio (1401 1428) e na terceira fase, a mais importante das trs, deu merecido destaque a Leonardo da Vinci (1452 1519), Rafael dAnunzio (1483 1520) e Michelangelo Buonarotti ( 1475 1564). Essas trs fases so denominadas pelos italianos Trecento, Quatrocento e Cinquecento, respectivamente. Vasari foi talvez o primeiro estudioso a empregar o termo Renascimento para descrever o florescimento artstico-cultural da Itlia dos sculos XV e XVI. Usado para identificar no apenas as criaes artsticas na pintura, como todo o movimento ento ocorrido, como a literatura e a cincia, que tomava como modelo e inspirao a cultura da Antiguidade Clssica.

Enquanto o pintor italiano Giotto renovava as artes plsticas com suas obras, o poeta e escritor italiano Francisco Petrarca (1303 1374) destacava-se como iniciador do humanismo. No por coincidncia, ambos anunciavam uma importante mudana no campo da cultura, denominada pelos historiadores, seguindo a tradio iniciada por Vasari, Renascimento Cultural.

O Humanismo
Revolucionria observao, que conclama a um antropocentrismo em contrapartida ao teocentrismo que grassou por cerca de um milnio na Europa Ocidental. O Homem a pea-chave, o Homem inclusive comparado ao Todo-Poderoso j no sentido de colocar a nova mundividncia em vigor. Quando props uma nova periodizao da Histria europia, Petrarca tambm tinha em mente a idia de renascimento. Ele chamava de Antiguidade ao perodo que termina com a converso do imperador Constantino ao Cristianismo (337). O perodo seguinte constitua uma nova era, que Petrarca chamou de Moderna, e estendia-se at a poca em que ele vivia (sculo XIV). O termo Moderno, contraposto a Antiguidade, tinha ento uma conotao negativa... Com o tempo, contudo, Moderno foi se associando ao renascimento da cultura antiga e acabou ganhando um significado positivo. Sendo a poca Moderna aquela em que os valores antigos estavam renascendo, firmou-se a idia de que o perodo compreendido entre aqueles dois extremos constitua a poca Mdia, a que estava no meio de duas pocas brilhantes: a Antiga e a Moderna. Idade Moderna, assim, veio a transformar-se praticamente em sinnimo de Renascena. Petrarca considerava sua poca como o final de um tempo obscuro, de uma Idade das Trevas, iniciado com a decadncia do Imprio Romano. Em comparao com a poca dos antigos gregos e romanos, plena de realizaes culturais, a Idade Mdia lhe parecia bastante pobre... Tal preconceito, contudo, tem sido revisto por autores contemporneos uma vez ser inegvel a enorme produo cultural patrocinada e orientada pela Igreja Catlica Romana; havia tabus e heresias, mas o pensamento cristo progrediu bastante no perodo considerado Mil Anos de Trevas... De todo o modo o Humanismo Renascentista deve ser considerado um movimento intelectual de valorizao da Antiguidade Clssica. No se tratava, contudo, de meramente copiar as realizaes do Classicismo greco-romano; tal aspecto retiraria ao movimento sua maior amplitude. O Humanismo, embora no sendo a rigor uma filosofia, representou um movimento de glorificao do Homem, tornado centro de todas as indagaes e preocupaes. Constitua, em sentido amplo, uma tomada de posio antropocntrica em reao ao teocentrismo medieval, vale enfatizar. Os Humanistas no mais aceitavam os valores e maneiras de ser e viver da Idade Mdia. Por conseguinte, o interesse pela Antiguidade era um meio para atingir um fim: os humanistas viam na Antiguidade aquilo que correspondia aos desejos que sentiam. Pretendiam encontrar nos antigos Homens, considerado

como um ser geral, impessoal, universal, que existe igualitariamente por toda a parte

Aspectos ou caractersticas
O Renascimento foi, de certa forma, a expresso de um movimento humanista nas Artes, Letras, Filosofia e Cincia, constituindo-se, segundo R. Mousnier, em um prodigioso desabrochar da vida sob todas as suas formas, que teve de um modo geral suas maiores manifestaes de 1490 a 1560, mas que no est preso dentro destes limites. Ento, um afluxo de vitalidade fez vibrar toda a humanidade europia. Toda a civilizao da Europa transformou-se em conseqncia. Em sentido estreito, o Renascimento esse el vital nos trabalhos do esprito. menos uma doutrina, um sistema, que um conjunto de aspiraes, uma impulso interior que transformou a vida da inteligncia e a dos sentidos, o saber e a arte. Vejamos agora as condies vigentes na Europa que facilitaram ou fomentaram o surgimento do Humanismo e do Renascimento. A burguesia, enriquecida com o comrcio, estava ainda presa a um Modo de Produo contraditrio em tudo e por tudo a seus interesses. Estava presa a valores da Igreja e da Nobreza medievais; para contest-los e difundir seus valores, mercadores e banqueiros, burgueses em geral, promoveram um estilo de Artes, Letras, Religio e Cincias mais de acordo com suas concepes racionalistas, antropocntricas e valorizadoras do acmulo de riquezas a qualquer custo. Como contraponto, a nobreza decadente tal como o faz hoje a burguesia decadente buscava cooptar os intelectuais e artistas do renascimento patrocinando suas pesquisas e seus trabalhos com vistas a manter o statu quo ante, ou seja, o Absolutismo Monrquico. Esta tenso durar at o perodo do Iluminismo que finalmente depe a Nobreza e o Clero, entronizando a burguesia endinheirada se j detinham o poder econmico e contestavam os dogmas religiosos, o que lhes podia impedir de deter o poder poltico? O foco inicial do Renascimento foi a Itlia, que j dispunha de prsperas cidades mercantis e para onde chegou a principal leva de intelectuais bizantinos, entre outros fatores maior contato com outras culturas e civilizaes por projetar-se no Mar Mediterrneo e ser na prtica o bero da civilizao greco-romana. No se deve, contudo, separar ou valorizar apenas alguns destes fatores. Devem ser considerados como um todo! O aspecto econmico, em ltima instncia, fator determinante aqui se enfatizam os interesses mercantis da burguesia em ascenso.

Principais artistas do renascimento


Shakespeare, Romeu e Julieta, Cames (OS LUZIADAS),Leonardo da Vince,Rafael,Nicolau Coprnico.

Principais obras
O Nascimento de Vnus- Sandro Botticelli O homem vitruviano - Leonardo da Vinci "Escola de Atenas" - Rafael Sanzio Michelangelo Buonarroti -"David" Michelangelo Buonarroti -A criao de Ado

Concluso
Aprendemos que o Renascimento foi uma poca de grande esplendor, de investimento esttico e artstico, de grande profuso de talentos artsticos, literrios, musicais. Dizem-nos os livros que o Renascimento foi uma poca de descoberta cientfica quer nos campos da astronomia quer na fsica, na medicina, na matemtica e na geografia. Dizem tambm que surgiu um novo conceito de beleza, que o Renascimento herdou uma desconfiana fundamental do corpo, da sua natureza efmera, dos seus apetites perigosos e das suas inmeras fraquezas. A Europa do sculo XVI viria a caracterizar-se tanto por uma vaga de puritanismo e de vergonha em relao ao corpo, sua aparncia e sexualidade, como viria a celebrar-se pelo seu culto da beleza e pela redescoberta do nu.

EEEFM ADOLFINA ZAMPROGNO

Karina Ferreira, Pabliny Nayara Prof. Fabola

2ano D

Tema: Renascimento

You might also like