You are on page 1of 41

Avaliao da Aprendizagem em Processo

AAP

Objetivos
Auxiliar no levantamento de aspectos relacionados aprendizagem dos alunos. Subsidiar discusses em ATPC. Apoiar aes de planejamento escolar e de planos de aula.

Aplicao da Prova
Acontecer no perodo de 4 a 8 de maro de 2013. Ser aplicada pelo professor da turma, de preferncia em aulas duplas. Poder ocorrer em dias diferentes para Lngua Portuguesa, Matemtica e Produo Textual.

Abrangncia
Contemplar todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das sries do Ensino Mdio.

Obs.: Nas Escolas de Ensino Integral, o cronograma de aplicao seguir as orientaes especficas do Programa.

Disciplinas
Matemtica Lngua Portuguesa

Questes Logsticas

CIMA
Willian Massei wmassei@edunet.sp.gov.br 3218-8869

Maria Jlia Ferreira mariajulia.ferreira@edunet.sp.gov.br 3218-8865


Diana Mizoguchi diana.mizoguchi@edunet.sp.gov.br 3158-4110

Questes Pedaggicas
CGEB Lngua Portuguesa Katia R. Pessoa katia.pessoa@edunet.sp.gov.br 3866-0647 Mara David mara.lucia@edunet.sp.gov.br 3866-0640

Matemtica
Patrcia Monteiro patricia.monteiro@edunet.sp.gov.br 3866-0603 Juvenal Gouveia Juvenal.Gouveia@edunet.sp.gov.br 3866-0605

Avaliao da Aprendizagem em Processo


Lngua Portuguesa

[...] as estratgias de ensino supem a busca de intervenes no meio escolar que favoream mudana e promoo dos alunos a uma melhor mestria dos gneros e das situaes de comunicao que lhes correspondem.

Trata-se, fundamentalmente, de se fornecer aos alunos os instrumentos necessrios para progredir [...]. (SCHNEUWLY; DOLZ, 2010, p. 45)
SCHNEUWLY; DOLZ. Gneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 45.

Avaliao da Aprendizagem em Processo


Lngua Portuguesa

Objetivos Apoiar o trabalho do professor. Estimular a elaborao de novos materiais (experincias pedaggicas e itens).

Critrios Avaliao: a cada aplicao, os itens esto em teste e so avaliados pelos professores da rede modificao e/ou substituio.

Novas turmas atendidas: - 8 e 9 anos do Ensino Fundamental; - 3 srie do Ensino Mdio. Itens: foram elaborados itens inditos e outros adaptados/retirados de:

a) avaliaes externas SARESP, ENEM, Prova Brasil; b) material das provas da Avaliao em Processo de 2011 e 2012:

Nesta avaliao, alguns itens se mantiveram e outros foram substitudos, com a finalidade de melhor contemplar o contedo curricular e atender s demandas da rede.

Avaliao da Aprendizagem em Processo


Lngua Portuguesa

Constituio do Material I. Provas objetivas: - apresentam quinze questes objetivas compostas por quatro alternativas.

Foram considerados contedos e habilidades pautados no(a): - Currculo Oficial do Estado de So Paulo; - Caderno do Professor: Lngua Portuguesa; - Matriz de Referncia para a Avaliao; - SARESP; - Prova Brasil; - ENEM.

II. Produes Textuais: Gneros textuais: Ensino Fundamental - 6 ano: conto; - 7 ano: narrativa de aventura; - 8 ano: notcia; - 9 ano: receita; Ensino Mdio - 1, 2 e 3 sries: artigo de opinio.

Avaliao da Aprendizagem em Processo


Lngua Portuguesa

Apoio Pedaggico Matriz de Referncia quadro de habilidades utilizado na elaborao dos itens das provas.

Caderno de Recomendaes Pedaggicas orientaes para aplicao e correo das propostas de produo textual e sugestes de trabalho pedaggico. Equipe de Lngua Portuguesa

Avaliao da Aprendizagem em Processo


Matemtica

Constituio das Provas


As provas de todos os anos/sries de Matemtica so compostas de dez questes. As questes variam entre questes objetivas e questes dissertativas.

Elaborao das Questes


As questes utilizadas foram selecionadas do SARESP, SAEB, Materiais da SEE, e outras ainda elaboradas por grupo de colaboradores, ou readequadas.

As questes objetivas permitem reconhecer aquilo que o aluno sabe e pode mostrar a partir da alternativa. Pode-se ganhar algum tempo a partir desse tipo de questo, permitindo ampliar a quantidade de questes da prova.

As questes dissertativas permitem ao professor observar os procedimentos utilizados pelo aluno, podendo reconhecer em seus registros as estruturas lgicas estabelecidas, o que possibilita compreender os processos cognitivos atrelados habilidade e ao aluno.

Constituio dos Comentrios e Recomendaes Pedaggicas

Apresentam inicialmente os objetivos dessa avaliao em processo. Fazem um breve comentrio sobre a constituio e elaborao das provas. Apresentam a matriz de competncias que norteia as habilidades empregadas na avaliao.

Constituio das Questes


A habilidade contemplada. O enunciado e as alternativas (se for o caso). Comentrios e recomendaes pedaggicas. Grade de correo. Referncia para consulta.

Habilidades
As habilidades empregadas foram selecionadas com base em um mapa de percurso dos contedos escolares dos anos/sries precedentes srie em que o aluno se encontra.

Comentrios e Recomendaes Pedaggicas


Os comentrios e as recomendaes aparecem logo em seguida apresentao da questo. Eles servem para acentuar a importncia da habilidade empregada, traando-se um mapa da aplicabilidade de tal habilidade, nos anos/sries anteriores.

As recomendaes auxiliam o professor no sentido de compreender as implicaes dos possveis erros dos alunos, permitindo um trabalho direcionado de recuperao dessas dificuldades.

Exemplos de Comentrios e Recomendaes Pedaggicas

Grade de Correo
Para todas as questes, em uma das colunas h uma grade de correo com a apresentao da soluo ou do possvel erro cometido pelo aluno; e na outra coluna h algumas observaes relacionadas soluo ou aos erros.

Exemplo de Grade de Correo

Algumas Referncias
As referncias apresentadas ao final de cada questo servem para subsidiar o professor na seleo e escolha de materiais que permitam a ampliao do tema como medida de ampliao do conhecimento. Esses materiais vo permitir tambm que o professor retome os conceitos ligados habilidade em questo, permitindo um trabalho de recuperao.

Exemplos de Referncias

You might also like