You are on page 1of 2

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Humanidades Unidade Acadmica de Cincias Sociais Disciplina: Teoria Antropolgica I Professora: Mrcia

Aluno: Josimar Reis de Mendona

O Escopo Da Antropologia Social (1908) Frazer, James George.

Em O Escopo Da Antropologia Social (1908), Frazer considera em seu trabalho que a Antropologia ainda uma cincia nova em relao s outras cincias, diferentemente da Anatomia, da Psicologia, da Teologia e da Metafsica que se dedicam a entender o homem, e apenas o homem. Para Frazer o estudo mais detalhado e mais abrangente do homem como um todo, objetivando o descobrimento de leis gerais que regeriam o homem, deveria ser feito pela Antropologia Social. Segundo o mesmo, a Antropologia apresentaria certa afinidade com a Filosofia Histrica e a Sociologia, mais deveria ser distinguida umas das outras. Para ele, Frazer, a Sociologia reservar-se-ia apenas ao estudo da sociedade humana de forma totalitria, enquanto que a Antropologia Social restringir-se-ia a particularidade da sociedade, ou seja, apenas o homem. Aps estas anlises, Frazer demarca fronteiras para esta nova cincia delimitando tarefas para a cincia. Comparao entre vrias raas dos homens, traando afinidades, colecionando fatos amplos, iniciando-se desde os Primrdios, e indo o mais longe que seja possvel, pesquisando a evoluo do pensamento e das instituies humanas. O objetivando assim, como todas as outras cincias, a descoberta das leis gerais com as quais se possa presumir que os fatos particulares se conformam. O estudo Antropolgico deve ser o homem primitivo, o homem selvagem, ressalvando que o homem selvagem no de ter o sentido de absoluto, mas sim apenas relativo, pois no teria como se alcanar o homem realmente ancestral. Assim o estudo constituiria, um dos departamentos da disciplina, que seria o estudo da selvageria. Sendo assim a evoluo trilhada pela humanidade teria uma trajetria uniforme, unilinear e ascendente. Na viso de Frazer, o Antroplogo em sua forma de investigao, deveria sempre buscar a verificar as crenas, costumes, sobrevivente em fsseis de povos considerados de cultura mais elevada, como relquias e para serem estudadas. Certos hbitos como tambm certos costumes de um estgio evolutivo anterior, sero encontrados em um estgio mais avanado da evoluo. Essas relquias que o Antroplogo devera perseguir, estudar, sero includas em outro departamento da Antropologia Social. Estudando o folclore, que constitudo pelas supersties, ideias e prticas mais primitivas entre povos que, em outros aspectos ascendem a planos mais elevados de cultura.

Assim a transmisso seria oriunda de seus ancestrais, tornando essas pessoas ou esses grupos aparentemente civilizados, mais no na realidade. Tanto as crenas como as prticas desse tipo, corretamente chamadas de supersties, significariam de forma literal, a suas sobrevivncias. Correspondendo origem, s fases rudimentares, sua infncia e meninice da sociedade humana, propondo que seja esse o contedo da Antropologia Social. Desta forma, tais estudos poderiam compreender os primrdios, dos costumes e da lei, da cincia, da arte da moralidade e da religio. Ressaltou tambm que as fases mais maduras do desenvolvimento humano e os problemas prticos da Sociedade Moderna, no e de estudo da Antropologia. Assim o estudo poderia ser descrito como formao do pensamento das instituies humanas, ou seja, crenas e costumes dos selvagens que sobrevivem como fsseis entre os povos de cultura mais elevada.

You might also like