You are on page 1of 13

1 PROBLEMATIZAO Ao concluir a etapa final do ensino bsico, uma das habilidades preconizadas pela LDB para a plena formao

do ser estudante, e que o conferir o ttulo de cidado, de fato, apto ao exerccio de sua cidadania, o domnio da leitura e entendimento do que se est lendo. Infelizmente no o que se vem notando entre a maioria dos alunos concludentes desse ciclo. Quem gosta de ler? Geralmente quando o professor realiza essa pergunta em sala de aula, quatro ou cinco alunos assentem afirmativamente, enquanto o restante da turma emudece. E quando essa pergunta volta-se exclusivamente leitura de literatura, aqueles quatro ou cinco alunos transformam-se em um ou dois. Quando no, em um trao. A reao dos discentes ao saberem que tero que ler algo , quase sempre, a pior possvel. Eles no veem a leitura como uma forma de prazer, e se no for denotada de algum objetivo, uma atividade, por exemplo, no do importncia. A leitura passa ento a no ser mais uma tarefa fcil, tanto para o aluno, quanto para o professor. No ensino mdio, muitos estudantes vindos de uma leitura mais popular, mais rala e simples de interpretao, comeam a ter os primeiros contatos com obras literrias clssicas, obrigatrias agora no currculo. E a leitura que antes era descomplicada, se apresenta agora complexa, embaada, chata. O que mina ainda mais a vontade de a realizarem. Por isso s a fazem quando pressionados e por valerem nota. O desprazer e o desinteresse assim notados, levam a crer que a adoo de uma nova postura do professor de literatura deva acontecer urgentemente, antes que seja tarde demais. Tratar a leitura dessa rea de forma sistemtica, mecnica e descontextualizada exatamente o que no deve mais acontecer. Tendo em vista que os recursos miditicos esto cada vez mais em voga, lev-los para sala de aula pode se tornar uma sada na tentativa de reverter tal cenrio. Aproveitando-se ento do gancho audiovisual, livros transformados em filmes ou filmes transformados em livros, pode ser uma valiosa ferramenta metodolgica usada pelo docente em sala de aula visando o alcance desses resultados. Dessa forma, procurar-se- responder: O uso do cinema em sala de aula pode contribuir para o aumento do nmero de leitores literrios? E ainda:

Como anda o ensino da leitura de literatura nas escolas pblicas? Qual a metodologia usada pelos professores? Qual o nvel de conhecimento acerca de obras literrias dominado pelos alunos concludentes do ensino mdio?

2 JUSTIFICATIVA No se ler mais como antes, alis, a leitura j no mais um hbito pertinente. Para Silva (2005), o brasileiro em geral no l, em seu cotidiano o espao dantes reservado para esse prazer deu lugar a inmeras outras coisas que contribuem unicamente para sua deformao. Falta de tempo, falta de interesse, falta de estmulos. Se h trs sculos [...] a literatura era pea-chave na educao [], era instrumento central nos processos educativos [...] (GADELHA, LUNA), hoje ela raramente denotada com toda essa relevncia. Por isso de extrema importncia que se procure recuperar na atual gerao esse hbito, que com sua perca tornou-se um dos principais responsveis pela estagnao social, cultural e mental de muitos jovens.
Sabemos que ler no tarefa fcil [], porm a nica forma de nos comunicarmos de igual para igual com o restante da humanidade, no tempo e no espao. [] Na atualidade, impossvel para qualquer indivduo alcanar autonomia social e desenvolver-se com facilidade sem estar acostumado a entender e construir mensagens diferentes. (CRISTO, 2007, apud COLOMER & CAMPS, 2002)

Nota-se que ler tarefa imprescindvel para a formao de qualquer pessoa. E quanto mais complexo for o cdigo literrio a que se exposto, mais importante e valioso ser decifr-lo, o que em seu resultado, ir representar uma aquisio literria enorme para quem o fizer. Ler ento de fundamental e incalculvel importncia para todo ser humano, e ler literatura os prestigia mais ainda. Desenvolver essa prtica tarefa incumbida principalmente s escolas. So nelas que, literalmente, o terreno mais frtil para a aplicao de metodologias que se intentem a esse propsito. No entanto, exatamente nessa soluo que se encontra o maior entrave. O que se v so alunos lendo apenas por obrigao, para cumprir, conforme Cristo (2007), artificialismos e pretextos impostos pela escola e no para melhor compreender a vida. A leitura j no mais uma ferramenta que atrai os alunos para a escola, que os faam gostar de estudar. O seu nico foco preparar os alunos para vestibulares, concursos. Percebe-se que falta aos professores o real desejo e o verdadeiro querer mudar essa cena, rever seus mtodos ou como os esto aplicando. Talvez estejam usando as ferramentas certas, mas de forma equivocada ou simplesmente desinteressada. necessrio atrair esse alunado para essas leituras, para isso o professor tem que trazer o universo desses discentes para a sala de aula. Trabalhar com o auxlio de elementos que os confiram prazer, como 6

filmes, pode resultar em um agradvel ensino-aprendizagem e que os far despertar qualidades essenciais ao papel efetivo de um cidado, crtico do mundo e de si mesmo, bem como interessar-se por ler obras clssicas da literatura, vistas antes como algo totalmente desestimulante.
[...] inserir o cinema como instrumento de ampliao do conhecimento da lngua, tem fundamental importncia nas relaes de aprendizagem e quando isso se faz com a valorizao da leitura h um preenchimento da lacuna, ainda existente, entre as diferentes linguagens as quais os alunos tero acesso ao longo de suas vidas, pois a tecnologia avana a passos largos sobre as relaes sociais, portanto, a escola no pode deixar de inseri-la em seu ambiente. (SILVA, 2008)

Desse modo, justifica-se esse trabalho como uma anlise que pretende ser para avaliar como est acontecendo o ensino de literatura na etapa final da educao bsica. Pretende-se destacar a alta relevncia do ato de ler, principalmente entre os jovens, que pouco caso vem fazendo desse fator to relevante, especialmente ao tratar-se de obras literrias. Espera-se mostrar que o uso da stima arte em sala de aula pode ser de grande valor na busca pelo florescer dessa leitura adormecida em tantos e por tanto tempo. Acredita-se que a referente pesquisa servir, inclusive, para aumentar o leque de informaes a respeito do assunto, visto ser bastante escasso de material publicado.

3 OBJETIVOS 3.1 Geral Difundir por meio de filmes a importncia do conhecimento e riqueza que as obras literrias podem trazer para o crescimento do educando, levando-o a desenvolver o gosto pela leitura de obras literrias, bem como torn-lo posteriormente um disseminador desses saberes.

3.2 Especficos Analisar o conhecimento literrio dos alunos concludentes do ensino mdio; Verificar as metodologias usadas nas aulas de literatura pelo professor em sala; Expor obras literrias transpostas para o cinema; Discutir semelhanas e diferenas entre o texto escrito e a sua representao audiovisual.

4 FUNDAMENTAO TERICA Atualmente valores cada vez mais suprfluos esto ocupando um espao cada dia maior na sociedade. Segundo pesquisa do IBGE (2013), est se gastando mais com manicure, cigarros e perfumes que com revistas, jornais ou livros. Dado que se ver refletido diretamente entre os jovens que frequentam (ainda) as salas de aula. Tem se dado mais valor s superficialidades em detrimento ao conhecimento, e nesse ambiente a leitura que j era escassa, tem sido deteriorada mais ainda. Sabe-se que ler uma atividade que requer tempo, item que atualmente raro encontrar nas prateleiras. Grande parte dos estudantes acima dos quinze anos inseridos no Ensino Mdio, principalmente de escolas pblicas, h muito vivem essa realidade. Veem-se obrigados a conciliar estudos com o trabalho. Tempo para dedicar-se leitura de uma obra utenslio de luxo. No entanto, h de se entender que sem o mesmo em nada crescero em suas vidas. preciso ento focar nesse hbito. Fazer ler um dos maiores desafios, se no o maior, enfrentado por todos os profissionais da docncia. Silva (2005) diz que o aluno leitor uma ilha cercada de textos fragmentados por todos os lados e talvez esteja nesta utilizao errnea da prtica de leitura a explicao do no gostar de ler do aluno. Essa a realidade das aulas de literatura e que tem contribudo para o agravamento do quadro de leitores que se conhece. Os alunos leem, mas superficialmente apenas. Leem muitas obras, mas no muito de uma mesma. Investir ento na leitura e boa anlise de uma nica obra mais vlido do que perder-se entre os pedaos de tantas. Em meio a esse universo catico em que se encontra a leitura, e mais especificamente de literatura, procurar auxlio em mecanismos que insuflem no aluno o desejo por redescobrila, algo urgentemente necessrio, antes que o ltimo suspiro seja dado. E nesse cenrio que entram os recursos multimdia. H muito as tecnologias esto inseridas no mundo das salas de aulas, isso, no entanto, um tiro que tem sado pela culatra, quando ele disparado. Hoje o que se observa uma obrigao na utilizao da multimdia no processo educacional, mais uma imposio do mundo moderno ao trato pedaggico do que uma construo do conhecimento. (SILVA, 2008) preciso ento retrabalhar essa concepo. O uso desse tipo de material no deve ser visto como um mero preenchedor de uma lacuna existente nas salas, o fazer pedaggico tem que ser, de fato, notado quando de seu uso. 9

Uma das formas de se trabalhar esse novo conceito, aliando a necessidade de se desenvolver novos leitores ao uso consciente das ferramentas multimdias, a prtica de uma arte relativamente nova, a stima, surgida em 28 de Dezembro de 1895, com os irmos Auguste e Louis Lumire que apresentaram pela primeira vez, em Paris, numa sala escura do Grand Caf, 10 vistas animadas, pequenos filmes em pelcula de 35 mm. (BERNARDET, 1980). Essa data, porm, tem sido alvo de constantes discordncias entre historiadores, em virtude de defenderem que o cinema passou por toda uma evoluo, no sendo possvel determinar seu surgimento com preciso. H aqueles que dizem que j Plato fora quem inaugurara o cinema tal qual conhecemos hoje, em seu mito da caverna. O Fato que a stima arte evoluiu, e essa transformao s aumentou sua valorizao.
A primeira sesso de cinema nos moldes em que a conhecemos hoje, ou seja, numa sala pblica de projees, aconteceu h mais de dois mil anos, muito antes que Louis Lumiere mostrasse as paisagens animadas de La Ciotat no Grand Caf de Paris. Ela teve lugar na imaginao de Plato (que, por sua vez, a credita a Scrates, num dilogo com o discpulo Glauco) e veio a ser conhecida posteriormente como a "alegoria da caverna". Ela inaugura tambm, na histria do pensamento ocidental, o horror razo dos sentidos, o escrnio das funes do prazer, a repulsa a todas as construes gratuitas do imaginrio, a negao, enfim, de tudo isso que, dois milnios depois, seria a substncia de uma arte que, paradoxalmente, o prprio Plato inventava. Tudo, claro, em nome de um compromisso sem trguas com o conhecimento; no o conhecimento vulgar, ele prprio j acomodado s exigncias do corpo e da sobrevivncia, mas o conhecimento que transcende as determinaes imediatas e voa em busca das essncias. (MACHADO, 1997)

O cinema, a exemplo da literatura, trabalha com diferentes formas de linguagem: visual, corporal, auditiva, emocional, elementos que prendem o espectador. Esse mesmo poder pode ser transferido para sua verso impressa, ir depender da forma e do trato que o professor dispensar a ele. O que no pode acontecer o uso da stima arte como outrora, [...] uma mera facilitadora na leitura de obras literrias. (SILVA, 2008) Essa mescla de linguagens, de interpretaes que o texto literrio possui, requer uma profundidade maior em sua leitura, um mergulhar em suas entrelinhas que muitos estudantes perderam. Na busca dessas habilidades, a insero do cinema nas salas de aula tem se feito cada vez mais presente. O que, como j fora dito a respeito do uso dos recursos multimdias, se mal conduzidos, pode representar uma faca de dois gumes.
Dentro deste processo de formao via linguagem que se encontra inserida a utilizao do recurso cinematogrfico para estudos literrios [...] Os professores tendem a colocar as adaptaes de obras literrias pelo cinema

10

apenas como complementao da leitura da obra em si, sem considerar que os alunos tambm utilizam esse artifcio como substituto da atividade de leitura, empobrecendo a relao de aprendizagem significativa, que leva em considerao a ampliao das linguagens utilizadas para a melhor compreenso do mundo. Portanto, indispensvel que antes de contemplar o processo ensino-aprendizagem, haja um estudo aprofundado dos pontos literrios bsicos contidos na adaptao, ou seja, o que se pretende com sua utilizao para estabelecer relaes literrias, bem como, sua relao com a aquisio do conhecimento.(SILVA, 2008)

Alm do uso incorreto do cinema durante as aulas, outro fator dificulta a formao de bons leitores e do gosto pela leitura: [...] misturar a literatura com atividades didticas [...] (CRISTO, 2007). Trata-se na verdade da metodologia denotada em quase toda aula de literatura. Resumos sobre a obra, geralmente recorridos internet, preenchimentos de fichas aps a leitura de um romance, conto ou qualquer outro gnero, questionrios imensos sobre o texto lido. Quer dizer, prendem-se a apenas uma anlise estruturalista e extremamente corrida do que se viu, de forma totalmente superficial. Gadelha e Luna (2008), a respeito disso e analisando a situao dos alunos em escolas pblicas, j diziam:
Em geral, esto sobrecarregados de disciplinas, exige-se cada vez mais e mais cedo desses alunos que passem no vestibular, mesmo daqueles alunos que ainda esto no Ensino Fundamental. No Ensino Mdio, a situao se agrava, uma vez que estes iro prestar o vestibular e tm de coordenar o tempo para incluir as disciplinas novas e aquelas que no estudaram a contento em anos anteriores ao do vestibular. O resultado desse sistema catastrfico. Os alunos aprendem os contedos de forma compartimentada, como se disciplinas tais como Histria, Geografia e Lngua Portuguesa existissem sozinhas e se bastassem a si prprias, ficando assim uma compreenso mais ampla e mais relacional dos contedos excessivamente prejudicada. E a Literatura, que j era tratada como um objeto decorativo, embora respeitvel, torna-se ainda mais dispensvel. Seu estudo limita-se a datas, com descries em tpicos e os livros transformam-se em resumo para os alunos que no tm tempo, nem hbito de ler. (GADELHA, LUNA, 2008)

Nota-se que o contexto em que esto inseridos, a realidade escolar vivenciada no tem contribudo muito para desenvolver nesses alunos a vontade de ler de forma mais voluntariosa e prazerosa obras literrias. O prprio sistema, ao cobrar essa leitura, tem dificultado sua ao, beirando o paradoxalismo. No entanto, o uso dos vdeos pode proporcionar um gosto maior ao ato de ler, e mesmo o pouco tempo que lhes conferem ser necessrio para realizarem uma excelente leitura. importante ressaltar que, mesmo com a utilizao do cinema, a leitura que [...] num primeiro momento [...] deve ser considerada. (SILVA, 2008) O uso do cinema pode,

11

ento, suprir essa deficincia de leitores percebida quando o assunto literatura. Cada um ler a seu modo, dar a interpretao que quiser, importante, entretanto, ser o estmulo que se estar realizando em prol de uma inverso dos atuais dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica quando o assunto for os hbitos da populao, por exemplo. E certamente, investir no quesito leitura na atual gerao, pode contribuir e em auto grau para que isso ocorra.

12

5 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Apesar de em educao ser complicado e arriscado trabalh-la, esta pesquisa ter um carter qualitativo, esboado a partir dos dados coletados atravs de questionrios aplicados a alunos e professores antes e ao trmino da pesquisa de campo. A pesquisa ser realizada com alunos do 3 ano do Ensino Mdio do colgio estadual Centro de Ensino Joaquim Salviano, em Poo de Pedras MA. Ser divida em trs etapas: Aplicao de questionrio inicial com perguntas referentes ao tema abordado; Exibio de filmes baseados em obras literrias e posterior comentrios e discusses sobre a verso cinematogrfica e a impressa, teorizados com leituras comparativas dos livros e filmes vistos, ressaltando os textos literrios e flmicos observados; E a aplicao de um questionrio reeditado. Primeiramente ser feito um levantamento do acervo bibliogrfico pertinente ao objeto de estudo, bem como uma relao prvia de filmes e as obras que os originaram, a serem exibidos para aqueles que sero o corpus desse trabalho, em sua segunda etapa. Os resultados sero expostos aps as observaes em sala, aplicaes dos questionrios e execuo das atividades propostas. Tabelas e grficos sero usados para mostrar as concluses dos questionamentos e o resultado final da pesquisa ser discutido dentro do campo de estudo [literrio e cinematogrfico] atravs de textos analticos.

13

6 CRONOGRAMA MESES OUT. NOV. 2013 2013

ATIVIDADES Pesquisa bibliogrfica (Artigos, livros, internet) Coleta de dados no campo Anlise dos dados e redao prvia do texto Reviso definitiva do TCC Entrega do TCC Defesa do TCC

AGO. 2013

SET. 2013

DEZ. 2013

JAN. 2014

14

REFERNCIAS

BERNARDET, Jean-Claude. O que cinema? Brasiliense - Coleo primeiros passos. Tatuap, SP, 1980. BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. LDB - Lei n 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educao Nacional. Braslia: MEC, 1996. CRISTO, Joaquim de Lima. Estratgias para despertar nos alunos o gosto pela leitura e assim formar leitores para a vida inteira. Disponvel em:< http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/394-4.pdf>. Acesso em: 28 de janeiro de 2013. ESTATSTICA, Instituto Brasileiro de Geografia e. Despesas pessoais tiveram a maior alta entre os grupos em 2012 (10,17%). Disponvel em:< http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2306>. Acesso em: 28 de janeiro de 2013. GADELHA, Larissa Maria Avelar Costa; LUNA, Sandra. Literatura nas escolas pblicas: Coisa de cinema. Disponvel em:<http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/prolicen/ANAIS/Area4/4CCHLAD LEMPLIC07.pdf>. Acesso em: 30 de janeiro de 2013. MACHADO, Arlindo. Campo Imagtico - Pr-Cinemas & Ps-Cinemas. 1 edio. Papirus. Campinas, SP, 1997. SILVA, Ezequiel Theodoro. A produo da leitura na escola (pesquisas x propostas) . 2 edio. tica. So Paulo, 2005 SILVA, Julyana Moreira da. Leitura, literatura e cinema na sala de aula: Uma cena . 2008. 93 p. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Catlica Dom Bosco, Campo Grande, MT, 2008.

15

16

You might also like