You are on page 1of 14

Rio Paranaba com quase todas as matas ciliares destruidas, e poludas por canaviais, soja e dejetos de esgoto e lixo.

Sua capital e maior cidade Campo Grande, e outros municpios de importantes so Dourados, Trs Lagoas, Corumb, Ponta Por, Aquidauana, Nova Andradina e Navira. Tem como bebida tpica o terer, considerado o estado-smbolo dessa bebida e maior produtor de erva-mate da regio Centro-Oeste do Brasil. O uso desta bebida, derivada da ervamate (Ilex paraguariensis), nativa do Planalto Meridional do Brasil, de origem prcolombiana. O Aqfero Guarani compe parte do subsolo do estado,sendo o Mato Grosso do Sul detentor da maior porcentagem do Aqfero dentro do territrio brasileiro. O estado constitua a parte meridional do estado do Mato Grosso, do qual foi desmembrado por lei complementar de 11 de outubro de 1977 e instalado em 1 de janeiro de 1979, porm a histria e a colonizao da regio, onde hoje est a unidade federativa, bastante antiga remontando ao perodo colonial antes do Tratado de Madri, em 1750, quando passou a integrar a coroa portuguesa. Durante o sculo XVII, foram instaladas duas redues jesuticas, Santo Incio de Caaguau e Santa Maria da Fe do Tar, entre os ndios Guarani na regio, ento conhecida como Itatim. Uma parte do antigo estado estava localizado dentro da Amaznia legal, cuja rea, que antes ia at o paralelo 16, estendeu-se mais para o sul, a fim de beneficiar com seus incentivos fiscais a nova unidade da federao. Historicamente vinculado regio Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul teve na pecuria, na extrao vegetal e mineral e na agricultura, as bases de um acelerado desenvolvimento iniciado no sculo XIX.

Etimologia A origem do termo Mato Grosso incerta, acredita-se que o seja originrio da palavra guarani Kaagua'z (Kaa bosque, mata e Guaz grande, volumoso), que significa literalmente Mato Grosso.

Linguisticamente, o nome Mato Grosso do Sul se faz acompanhar por artigo definido, como acontece com nomes geogrficos derivados de termos genricos: "o Mato Grosso do Sul", "o Rio de Janeiro", "o Esprito Santo". Entretanto, este uso contestado e h quem prefira eliminar o artigo definido: "em Mato Grosso". Histria Historicamente vinculado ao Sudeste, Mato Grosso do Sul teve na pecuria, na extrao vegetal e na agricultura as bases de um rpido desenvolvimento iniciado no sculo XIX, enquanto norte minerador vivia sua decadncia. O desenvolvimento desigual entre o norte e o sul do antigo estado de Mato Grosso inspirou movimentos separatistas desde o sculo passado. Os primeiros deles ocorreram em 1834 e foram reprimidos pelos portugueses. Novas lutas e tentativas de se criar o estado de Mato Grosso do Sul foram registrados durante o surto da borracha, o que exigiu interveno federal em 1917. Em 1932 foi criada a Liga Sul-Matogrossense com fim de coordenar a campanha separatista. Apostando no Movimento Constituicionalista de So Paulo, os sulistas aliaram-se aos paulistas, em troca de seu apoio s reivindicaes separatistas. Entre julho e outubro de 1932, foi constitudo o "Estado de Maracaju", porm derrotado juntamente com os contitucionalistas. Vindo ao encontro dos interesses dos habitantes de Mato Grosso do Sul, havia j um plano para a rediviso do territrio brasileiro desde a Constituinte de 1823. Justificava-o sobretudo, a preocupao com os enormes vazios demogrficos no Par, Mato Grosso e Gois. Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, Getlio Vargas decide desmembrar seis territrio estratgicos para serem administrados diretamente. criado assim o Territrio Federal de Ponta Por, desmembrado do sudoeste do antigo estado de Mato Grosso, territrio este remembrado ao Mato Grosso pela Constituio de 1946. A defesa da rediviso foi retomada pelos tenentes que participaram da Revoluo de 30 e mais tarde, em 1950, por oficiais da Escola Superior de Guerra, que se dedicaram a examinar detalhadamente o assunto. Em 11 de outubro de 1977, o ento presidente do Brasil, Ernesto Geisel, assinou a lei que finalmente desmembrava do territrio do Mato Grosso um novo estado, Mato Grosso do Sul. Entre os argumentos justificadores do ato incluam-se imposies administrativas - o territrio era grande demais para ser administrado por uma s mquina administrativa - e preceitos da Doutrina de Segurana Nacional, que considera pouco recomendvel a existncia de estados grandes e potencialmente ricos na regio de fronteira. O estado de Mato Grosso do Sul oficialmente instalado em 1 de janeiro de 1979, sendo o primeiro governador Harry Amorim Costa, nomeado pelo presidente Ernesto Geisel. Geografia Geografia de Mato Grosso do Sul Localizao e territrio

O estado de Mato Grosso do Sul est localizado no sul da regio Centro-Oeste do Brasil e tem como limites os estados de Gois a nordeste, Minas Gerais a leste, Mato Grosso ao norte, Paran ao sul, So Paulo a sudeste, Paraguai a oeste e sul e a Bolvia a noroeste. Possui uma superfcie de 358.159 km, participando com 22,2% da superfcie da regio CentroOeste e 4,2% da rea territorial brasileira (de 8.514.876,6 km), sendo ligeiramente maior que a Alemanha. Possui ainda 78 municpios, 165 distritos, quatro mesorregies geogrficas e onze microrregies geogrficas, de acordo com o IBGE. Relevo Pantanal, o maior ecossistema do estado.O arcabouo geolgico do Mato Grosso do Sul formado por trs unidades geotectnicas distintas: a plataforma amaznica, o cinturo metamrfico Paraguai-Araguaia e a bacia sedimentar do Paran. Sobre essas unidades, visualizam-se dois conjuntos estruturais. O primeiro, mais antigo, com dobras e falhas, est localizado em terrenos pr-cambrianos, e o segundo, em terrenos fanerozicos, na bacia sedimentar do Paran. No ocorrem grandes altitudes nas duas principais formaes montanhosas, as serras da Bodoquena e de Maracaju, que formam os divisores de guas das bacias do Paraguai e do Paran. As altitudes mdias do estado ficam entre 200 e 600 metros. O planalto da bacia do Paran ocupa toda a poro leste do estado. Constitui uma projeo do planalto Meridional, grande unidade de relevo que domina a regio sul do pas. Apresenta extensas superfcies planas, com 400 a mil metros de altitude. J a baixada do rio Paraguai, domina a regio oeste, com rupturas de declives ou relevos residuais, representados por escarpas e morrarias. Estendendo-se por uma vasta rea de noroeste do estado, a baixada do rio Paraguai parte da grande depresso que separa, no centro do continente, o planalto Brasileiro, a leste, da Cordilheira dos Andes, a oeste. Sua maior poro formada por uma plancie aluvial sujeita a inundaes peridicas, a plancie do Pantanal, cujas altitudes oscilam entre 100 e 200m. Em meio plancie do Pantanal ocorrem alguns macios isolados, como o de Urucum, com 1.160m de altitude, prximo cidade de Corumb. Clima Na maior parte do territrio do estado predomina o clima do tipo tropical, com chuvas de vero e inverno seco, caracterizado por mdias termomtricas que variam entre 25C na baixada do Paraguai e 20C no planalto. A pluviosidade de aproximadamente 1.500mm anuais. No extremo meridional ocorre o clima subtropical, em virtude de uma latitude um pouco mais elevada e do relevo de planalto. A mdia trmica pouco superior a 20C, com queda de at 0C nos meses mais frios do ano. A menor temperatura j registrada no estado ocorreu em Ponta Por, com -6C em 1975 e no dia 12 de julho de 2009 foi registrado -1 na cidade de Rio Brilhante.

As geadas so comuns no sul do estado registrando em mdia 3 ocorrncias do fenmeno por ano. Observa-se o mesmo regime de chuvas de vero e inverno seco, e a pluviosidade anual , tambm, de 1.500mm. No estado, percebe-se grande variao de temperaturas, sendo registradas pelo menos uma vez ao ano temperaturas mximas prximas de 40C e mnimas prximas a 0C. Hidrografia Vista area do Rio Paranaba na divisa de Itumbiara (GO) e Arapor (MG).O territrio estadual drenado a leste pelos sistemas dos rios Paran, sendo seus principais afluentes os rios Sucuri, Verde, Pardo e Ivinhema; a oeste drenado pelo Paraguai, cujos principais afluentes so os rios Taquari, Aquidauana e Miranda. Pelo Rio Paraguai escoam as guas da plancie do Pantanal e terrenos perifricos. Na baixada, produzem-se anualmente inundaes de longa durao. De novembro a maro, o Pantanal vive o perodo das cheias, as depresses so inundadas, formando extensos lagos, reconhecidos como Baas. Alguns desses lagos so alcalinos, apresentando diferentes cores e suas guas, de acordo com as algas que ali se desenvolvem e criam matizes de verde, amarelo, azul, vermelho ou preto. Esses lagos tambm se interligam ou no por pequenos rios perenes ou peridicos. Nas enchentes ocorre uma interligao entre rios, braos, baas na vazante, a terra enriquecida pelo hmus, se transforma na mais rica fonte de alimentos para sua flora e fauna. Na estao da vazante (de abril a outubro), os rios comeam a baixar seus leitos, formando "corixos" ou baas que retm grande quantidade de peixes, fenmeno conhecido pelo nome de "lufada". De julho a setembro a terra mais seca e a temperatura amena, chegando a esfriar noite. No incio das chuvas, de outubro a dezembro, o calor intenso, os rios comeam a inundar as terras baixas, os mosquitos proliferam e os mamferos migram para as terras altas. A linha de divisa com o estado de Mato Grosso segue limites naturais formados por vrios rios. Vegetao Complexo do Pantanal Os cerrados recobrem a maior parte do estado, mas tambm destaca-se a Floresta Estacional Semidecidual. H ainda a presena de pampas e Mata Atlntica. Na plancie do Pantanal, no oeste do estado, durante o perodo de cheias do Rio Paraguai , a regio vira a maior regio alagadia do planeta, l se combinam vegetaes de todo o Brasil, at mesmo da Caatinga e da Floresta Amaznica, e um dos biomas com maior abundncia de biodiversidade do Brasil, embora seja considerada pouco rica em nmero de espcies.

A populao de Mato Grosso do Sul tem crescido a altos nveis desde a dcada de 1870, quando o estado passou a ser efetivamente povoado. Entre a dcada de 1940 e o ano de 2008, a populao aumentou quase dez vezes, ao passo em que a populao do Brasil, no mesmo perodo, aumentou pouco mais que quatro vezes. Isso, no entanto, no se d devido a uma

alta taxa de natalidade no estado, mas grande quantidade de migrantes de outros estados ou imigrantes em Mato Grosso do Sul. Segundo o IBGE, no ano de 2005, 30,2% da populao residente no estado no era natural daquela unidade da federao, ao passo em que a taxa de fecundidade no estado no ano 2000 era a dcima menor do Brasil, com 2,4 filhos por mulher. Etnias Cor/Raa (*)Porcentagem Brancos 51,1% Pretos 5,3% Pardos 41,8 % Amarelos ou indgenas 1,7 % As migraes de contingentes oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paran e So Paulo e imigraes de pases como Alemanha, Espanha, Itlia, Japo, Paraguai, Portugal, Sria e Lbano foram fundamentais para o povoamento de Mato Grosso do Sul e marcaram a fisionomia da regio. O estado , ainda, o segundo do Brasil em nmero de habitantes amerndios, de vrias etnias, entre elas, Atikum, Guarany [Kaiw e Nhandwa], Guat, Kadiwu, Kamba, Kinikinawa, Ofai, Terena, Xiquitano (FUNAI, 2008). O grande nmero de descendentes de amerndios e de imigrantes paraguaios, que em sua maioria tm como ancestrais os ndios guaranis, so dois fatores que contribuem para a alta porcentagem dos chamados "pardos" na populao do estado de Mato Grosso do Sul. J a ascendncia afro-brasileira desse grupo tnico no to numerosa quanto a indgena. A populao indgena do estado totaliza em 2008 53.900 pessoas, segundo o IBGE. Apesar disso, o sul mato-grossense serviu de refgio para vrios negros fugidos durante o perodo da escravido e referncias a esta regio esto presentes em canes folclricas, como as utilizadas em prticas de capoeira. A cano Paranau (Paranau, Paranau, Paran), por exemplo, alude liberdade que os escravos encontrariam para alm do Rio Paran, no atual territrio de Mato Grosso do Sul, onde no seriam caados por feitores ou bandeirantes. H, no entanto, uma interpretao desta cano como fazendo referncia ao estado do Paran, o que uma leitura errnea uma vez que o estado do Paran somente foi criado em 1853, sendo a cano muito mais antiga a capoeira em si data de antes de 1770. Portanto, o Paran da letra o Rio Paran, e no o estado, que recebeu seu nome devido ao rio. Outra prova disso o fato de que o estado de Mato Grosso do Sul tambm possui uma das maiores quantidades de comunidades quilombolas no Brasil. Esta era a rea mais povoada do antigo estado do Mato Grosso, com uma densidade demogrfica bastante alta no planalto da bacia do rio Paran, onde ocorrem solos de terra roxa com topografia regular. Ao ser constitudo, no final da dcada de 1970, Mato Grosso do Sul contava com uma densidade mdia de 3,9 habitantes por quilmetro quadrado - alguns municpios chegavam a ter mais de cinqenta habitantes por quilmetro quadrado-, em contraste com o norte, atual Mato Grosso, de menor densidade. Migrao

Durante seus quase quinhentos anos de histria espanhola, portuguesa e brasileira, a chegada de migrantes, colonizadores e conquistadores foi constante. Desde que o primeiro colonizador europeu, Aleixo Garcia, que teria pisado em seu territrio em 1524, ao percorrer a trilha do Peabiru, o estado de Mato Grosso do Sul recebeu migrantes de diversas partes do Brasil nas diferentes fases de sua ocupao. Migrao paulista Desde o incio do sculo XVII, paulistas eventualmente se estabeleceram na regio, a partir das primeiras expedies bandeirantes. O fluxo de migrantes paulistas, no entanto, tornou-se contnuo a partir das ltimas dcadas do sculo XVIII, quando da ocupao do oeste, nordeste e centro do estado. Durante o sculo XX, os paulistas tambm se fizeram presentes como colonos das companhias colonizadoras e operrios dos fundadores das cidades do leste e sudeste sul mato-grossenses. O influxo de paulistas no estado permanece ininterrupto sculo XXI adentro. Migrao gacha O incio da migrao gacha deu-se juntamente ao comeo do fluxo contnuo de migrantes paulistas no final do sculo XVIII, quando mais cidades passaram a ser fundadas no sul matogrossense. Esta chegada de gachos deu-se, ainda como os paulistas, de maneira constante durante o sculo XIX e incio do sculo XX. Na dcada de 1970, no entanto, uma segunda onda de migrantes gachos estabeleceu-se em Mato Grosso do Sul, seguindo padres de colonizao notadamente diferentes da primeira. Juntamente com paranaenses, estes gachos procuravam se dedicar cultura mecanizada da soja na regio centro-sul do estado. Migrao mineira Foi com as expedies realizadas no final da dcada de 1820 pelo Baro de Antonieta que uma maior quantidade de mineiros passou a adotar o sul mato-grossense como seu novo lar, sobretudo com o advento das frentes colonizadoras dos Garcia Leal e dos Lopes, no nordeste e centro do estado. Tal processo continuou durante o sculo XX e, assim como a migrao paulista, a migrao mineira continua sendo um fator constante em Mato Grosso do Sul no sculo XXI. Migrao paranaense Diferentemente dos casos das migraes paulista e mineira, a chegada de migrantes paranaenses s terras sul-matogrossenses deu-se em dois momentos histricos mais isolados. Uma grande onda de paranaenses chegou ao estado durante a dcada de 1940, com a Marcha para o Oeste promovida por Getlio Vargas e as companhias de colonizao, estabelecendo-se nas regies central e sul do estado, na Colnia de Dourados. A segunda parcela desses migrantes estabeleceu-se em Mato Grosso do Sul nas dcadas de 1970 e 1980, procura de terras onde pudessem se dedicar produo mecanizada de cereais, sobretudo a soja, na mesma regio que a anterior. Migrao nordestina A migrao nordestina no estado de Mato Grosso do Sul intensificou-se a partir de 1890, uma vez que as frentes colonizadoras mais antigas j se encontravam estabelecidas. Embora tenha

permanecido contnua at a dcada de 1930, no entanto, este fluxo de nordestinos para o sul matogrossense pode ser diferenciado de uma segunda onda de migrantes, que atingiu a regio durante a Marcha para o Oeste de Getlio Vargas. Enquanto o primeiro grupo se distribuiu em diferentes reas do estado, o segundo concentrou-se no centro e sul do mesmo. Imigrao Visando a substituio da mo-de-obra escrava por trabalhadores livres no Brasil, o Governo Imperial passou, a partir da segunda metade do sculo XIX, a promover mais ativamente a imigrao, principalmente europia, para solos tupiniquins. Desta poca at o nacionalismo do Estado Novo, que dificultou a imigrao, o Brasil recebeu milhes de imigrantes, no s europeus. O sul matogrossense no foi exceo. A partir de 1890, o estado de Mato Grosso notadamente o sul matogrossense apresentou uma populao de estrangeiros crescente, superior a 6% da populao total, at 1920, quando o nmero decaiu para entre 5 e 3% da populao em 1970. De qualquer maneira, no perodo entre 1872 e 1970, o Mato Grosso e o sul matogrossense tiveram continuadamente uma populao estrangeira acima da mdia nacional, caso este que somente se repetiu com quatro outros estados e a cidade do Rio de Janeiro. Entre 1920 e 1970, mais de 50% dos estrangeiros que habitavam o Mato Grosso eram paraguaios. Outros 13% eram naturais da Bolvia. Imigrao germnica, austraca, e de europeus do leste Na dcada de 1920, a Europa ainda sofria as conseqncias da Primeira Guerra Mundial. Fazendo uso das dificuldades econmicas daquela regio, principalmente dos pases vizinhos Alemanha, foram vrias as empresas que se dedicaram a promover, mediante pagamento, a emigrao para pases como Estados Unidos e Brasil. A Companhia de Colonizao Alem Hacker foi uma dessas que possibilitou a vinda de imigrantes alemes, blgaros, poloneses, russos, austracos e romenos para o Brasil, mais especificamente para o sul matogrossense, a lugares como a Colnia de Terenos, novo ncleo agrcola prximo a Campo Grande. Devido a vrios problemas, no entanto, mesmo com a ajuda da Prefeitura de Campo Grande, essa colnia fracassou e muitos dos colonizadores partiram de volta Europa ou para o sul do Brasil. De qualquer maneira, no ano de 1960, o censo do IBGE registrou 232 alemes em Mato Grosso. A maioria deles se encontrava no sul matogrossense, pois, aps a diviso do estado, em 1980, era 176 o nmero de alemes no Mato Grosso do Sul segundo o IBGE. Imigrao espanhola Refletindo o fato de que no Brasil os espanhis so a terceira etnia de imigrantes europeus mais numerosa, em Mato Grosso do Sul a porcentagem de seus descendentes comparvel quela do restante do pas. Alm de ter recebido imigrantes diretamente da Espanha, o estado ainda abrigou imigrantes desiludidos com a situao em estados como So Paulo. O mesmo aconteceu com italianos e japoneses, que muitas vezes passaram por outros estados, sobretudo nas regies Sul e Sudeste, antes de se estabelecerem no sul matogrossense.

Imigrao italiana Embora o sul matogrossense tenha recebido imigrantes italianos, a maior parte dos talosulmatogrossenses descende de imigrantes que inicialmente tiveram passagem por estados como So Paulo, Rio Grande do Sul e Paran. Isso se deveu falta de oportunidades nesses estados, principalmente no sul do Brasil, o que fez com que milhares de sulistas migrassem para a regio Centro-Oeste, em especial para o Mato Grosso do Sul. Entre esses migrantes, figuravam milhares de talo-brasileiros. A populao italiana e talo-descendente no estado de Mato Grosso do Sul hoje representa cerca de 5% da populao. Imigrao japonesa Monumento imigrao japonesa, em Campo Grande.A porcentagem japoneses e descendentes no estado de Mato Grosso do Sul relativamente alta. No dia 18 de junho de 1908, o navio Kassato Maru chegou ao porto de Santos, trazendo 781 imigrantes. Desses, 26 famlias viriam para o sul matogrossense, atrados por suas terras frteis, pouco exploradas, e seu clima agradvel. A necessidade de mo-de-obra para a construo da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, com muito boa remunerao para a poca, tambm trouxe imigrantes desiludidos com as fazendas de caf de So Paulo e Minas Gerais. Em 1909, um grupo de 75 imigrantes - a maioria de natural de Okinawa - partiu de Santos em um cargueiro fretado pela construtora da ferrovia e vieram pelo esturio do Rio da Prata, at Porto Esperana, na base das obras da ferrovia, j em Mato Grosso. Outros, ainda, vieram pelo Peru. Devido s dificuldades encontradas na construo da ferrovia, como doenas e ataques indgenas, muitos imigrantes japoneses desistiram do trabalho e se concentraram em cidades como Campo Grande e Trs Lagoas, onde se dedicaram produo de hortifrutigranjeiros, seda e ao setor de servios. Seu sucesso trouxe outros imigrantes japoneses para a regio. Imigrao paraguaia Os paraguaios so o maior grupo tnico estrangeiro em Mato Grosso do Sul, tendo se estabelecido na regio desde a demarcao da fronteira entre o estado e aquele pas. Constituram, por exemplo, a grande parte da mo-de-obra da Companhia Mate Laranjeira. Sua influncia cultural notvel, seja pelo consumo de erva-mate, em forma de terer, seja pelas polcas paraguaias, guarnias e chamams, ou seja pelas chipas. Foi aps uma receita caseira paraguaia que se criou o Hospital Adventista do Pnfigo, hoje referncia no tratamento do "fogo selvagem", ou pnfigo. Imigrao portuguesa Como o caso do Brasil, Mato Grosso do Sul tem, desde seus primrdios, recebido imigrantes espanhis e portugueses, alm da numerosa populao nativa: Guarani, Terena, Guat, Kadiwu e Kinikinau. No sculo XX, uma grande onda migratria se deu entre 1929 e 1961,

tendo sido portugueses, por exemplo, os construtores da primeira estrutura de concreto armado do ento Mato Grosso, a "Ponte Velha", de Coxim. No ano de 2003, a colnia portuguesa em Mato Grosso do Sul possua aproximadamente dois mil e quinhentos integrantes. Imigrao srio-libanesa Cerca de 5% da populao sul-matogrossense composta de rabes ou rabe-descendentes, porcentagem alta em comparao a outras regies do Brasil. A partir de 1912, fugindo de conflitos no Oriente Mdio, srios, libaneses, turcos e armnios passaram a chegar ao porto de Santos. Dessa cidade, partiram para o porto de Corumb, o portal de entrada para o Centro-Oeste e o plo comercial de Mato Grosso. De l, dispersaramse para outras cidades do estado. Muitos outros tambm chegaram atravs Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a qual ajudaram a construir. Mesmo antes de terminada a construo da estrada de ferro, no entanto, j passavam a se dedicar ao comrcio, sua principal atividade. Migrao para MS (est. 2000) Regio/estado N de migrantes masculinos N de migrantes femininos Total geral Nordeste 57.519 51.278 108.797 Norte 3.705 4.680 8.385 Sudeste 129.781 126.479 256.260 Sul 82.343 81.669 164.012 Mato Grosso 11.167 12.837 24.004 Gois 5.821 6.012 11.833 Distrito Federal 596 563 1.159 Exterior 87.722 36.744 124.466 Regies de influncia das cidades de MS Em Mato Grosso do Sul, h 19 centros municipais com poder de influncia sobre os outros 59 municpios. Esses 19 municpios se dividem em capitais regionais (2) e centros de zona (17). O restante dos municpios so chamados de centros locais. Esses centros concentam mais da metade da populao e do PIB de MS).

A sede do governo do estado fica dentro do Parque dos Poderes, em Campo Grande. Economia Economia de Mato Grosso do Sul A regio onde Mato Grosso do Sul est localizado contribui muito para o seu desenvolvimento econmico, pois vizinho dos grandes centros produtores e consumidores do brasil: Minas Gerais, So Paulo e Paran, alm de fazer fronteira com dois pases sul-americanos (Bolvia e Paraguai), uma vez que se situa na rota de mercados potenciais de toda a zona ocidental da Amrica do Sul e se comunica com a Argentina atravs da Bacia do Rio da Prata, dando tambm acesso ao oceano Atlntico e ao Pacfico atravs dos pases andinos, como Bolvia e Chile. A principal rea econmica do estado do Mato Grosso do Sul a do planalto da bacia do

Paran, com seus solos florestais e de terra roxa. Nessa regio, os meios de transporte so mais eficientes e os mercados consumidores da regio Sudeste esto mais prximos. Sua economia est baseado na produo rural (animal, vegetal, extrativa vegetal e indstria rural), indstria, extrao mineral, turismo e prestao de servios. Mato Grosso do Sul possui um dos maiores rebanhos bovinos do pas. Alm da vocao agropecuria, a infra-estrutura econmica existente e a localizao geogrfica permitem ao estado exercer o papel de centro de redistribuio de produtos oriundos dos grandes centros consumidores para o restante da regio Centro-Oeste e a regio Norte do Brasil. No estado 44,77% da populao residente compe a populao economicamente ativa (PEA). Quanto ao rendimento mdio das pessoas de dez anos ou mais (1.366.871 habitantes), 55,85% (763.293 habitantes) tm como renda mdia mensal at um salrio-mnimo. Segundo dados da Secretaria de Estado de Finanas, Oramento e Planejamento de Mato Grosso do Sul (SEFOP), do total de ICMS arrecadado pelo estado, 52,7% provm do comrcio, 23.7% da agropecuria, 17,2% de servios e o restante vem da indstria. A maior economia do estado Campo Grande com um PIB de R$ 7,84 bi, seguido de Corumb (R$1,98 bilho), Dourados (R$ 1,93 bilho) e Trs Lagoas (R$ 1,17 bi). Setor primrio Destacam-se na atividade agrcola: soja, arroz, trigo, milho, feijo, mandioca, algodo, amendoim e cana-de-acar. A maior produo agropecuria est concentrada na regio de Dourados. A cultura que est sofrendo maior expanso a cultura da cana-de-acar, com destaque para a regio dos municpios de Sidrolndia e Maracaju, regio de maior produo de etanol do estado. Nos municpios da regio centro-norte, o destaque vai para a cultura da soja e milho. Mato Grosso do Sul possui ainda o terceiro maior rebanho bovino do pas (21,8 milhes de cabeas 10,9% do nacional). A regio de maior produo bovina a regio do Pantanal e nos campos naturais (pampas) da regio sudoeste do estado. Possui tambm rebanhos muares, equinos, asininos e codornas. O estado possui importantes jazidas de ferro, mangans, calcrio, mrmore e estanho. Uma das maiores reservas de ferro e mangans do mundo est situado no Macio do Urucum, localizado no municpio de Corumb. As maiores jazidas de calcrio esto concentradas nos municpios de Miranda, Bodoquena, Bonito e Bela Vista. Outro destaque a silvicultura destinada produo de carvo vegetal e para a fabricao de celulose e papel, concentrada na leste de Mato Grosso do Sul e, em menor escala, na regio de Jardim. Setor secundrio Historicamente a indstria no estado no possui grande representatividade em virtude da opo pela agropecuria e extrativismo, porm, com a crise da agropecuria de 2004-2005, o

estado se viu na obrigao de mudar sua matriz econmica e passou a investir em infraestrutura e incentivos fiscais para atrair novos empreendimentos. A principal atividade industrial de Mato Grosso do Sul a produo e beneficiamento de gneros alimentcios, seguida da siderurgia e transformao de minerais no-metlicos. Campo Grande o principal centro industrial do estado, com indstrias de beneficiamento de produtos alimentcios, siderurgia, beneficiamento de couro e indstria txtil. Outros centros so Trs Lagoas, polo da fabricao de papel e celulose e Corumb, polo sidergico e qumico. Setor tercirio O turismo ecolgico tambm representa uma importante fonte de receita para o estado. A regio do pantanal sul mato-grossense atrai visitantes do resto do pas e do mundo, interessados em conhecer a beleza natural na regio. Infraestrutura Anexo:Lista de unidades de sade de Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul est entre as unidades da federao que apresentam as maiores taxas de urbanizao do pas, com 85,4%. A populao urbana do estado, a partir dos anos 1980, apresenta um acentuado crescimento. Apesar das atividades rurais exercerem forte influncia, o crescimento urbano cresce em harmonia com a agropecuria, que proporcionalmente muito forte, pois se modernizou nos ltimos anos e favoreceu a migrao do campo para as cidades. Os domiclios compostos por quatro pessoas constituem o maior nmero de domiclios no estado, sendo esta tendncia quase homognea no Pas e reflete, na mdia, o predomnio da chamada famlia nuclear, ou seja, casal e dois filhos. Pelas informaes dos censos de 1991 e 1996, entre 1970 e 1990 houve reduo nas migraes interestaduais nas ltimas dcadas e tambm queda do saldo migratrio em Mato Grosso do Sul. Segundo os dados, em 1991 houve a entrada de 124.045 pessoas de outros estados e a sada de 105.009, resultando no saldo migratrio de 19.036. J em 1996, 87.374 pessoas imigraram para o estado e 73.748 emigraram desse para outros estados, resultando num saldo migratrio de 13.626 habitantes. No geral o cenrio demogrfico e social apresentado em Mato Grosso do Sul se baseia na tomada de decises das diversas instncias de atuao da sociedade civil, da academia e dos diversos nveis de governos, possibilitando e adequando o planejamento e aes dentro de uma viso panormica real nos nveis desejados de qualidade de vida e com o devido padro de desenvolvimento sustentvel. Transporte Rodovias de Mato Grosso do Sul Seu sistema virio contribui em boa medida para o escoamento da produo agropecuria. Os principais eixos rodovirios so: BR-163: liga Sonora a Mundo Novo BR-267: liga Porto Murtinho a Bataguass (Porto XV de Novembro), no rio Paran, e a

Ourinhos, em So Paulo. BR-060: liga Chapado do Sul a Bela Vista BR-262: liga Corumb Vitria (Esprito Santo) A navegao fluvial, que j teve importncia decisiva, vem perdendo a preeminncia. O principal porto os da regio de Corumb (Corumb, Ladrio e Porto Esperana) e Porto Murtinho, todos no rio Paraguai. Mato Grosso do Sul um estado muito bem servido no que diz respeito a aeroportos, possuindo cinco em operao: Internacionais: Campo Grande, Corumb e Ponta Por Regionais: Dourados e Bonito Ferrovias O estado servido por duas linhas ferrovirias. Estrada de Ferro Noroeste do Brasil A ferrovia foi construda h mais de meio sculo e o eixo virio corta o Mato Grosso do Sul da divisa com So Paulo, em Trs Lagoas, permitindo tambm o acesso Bolvia, Peru e Chile. Entretanto, foi extinta com a privatizao da Rede Ferroviria Federal (RFFSA) em 1995, quando o grupo americano Noel Group, que na poca era scio majoritrio da Empresa Novoeste S/A (empresa adquirida em 2006 pela ALL), assumiu a concesso do trecho Bauru (So Paulo) Corumb, mas acabou abandonando a mesma, a ponto de a falta de manuteno da ferrovia ter prejudicado o transporte da produo agrcola de Mato Grosso do Sul e tambm da Bolvia, funcionando de forma precria e restringindo-se quase exclusivamente ao transporte de carga. A abertura de frentes pioneiras com a construo de ferrovias formam conquistas e avanos nas terras indgenas, mas tambm acaba causando graves problemas sociais, como a desterritorializao, marginalizao e empobrecimento dos nativos, que se deslocam para as periferias das cidades. Este meio de transporte j funcionou conduzindo passageiros com a funo de turismo ou de comrcio de exportao, partindo de So Paulo a Bauru, de Bauru a Corumb e de Corumb Bolvia, percorrendo 1.618 km em territrio brasileiro. Atualmente a ALL administra a ferrovia atravs da Novoeste (antigo Trem do Pantanal), transportando anualmente mais de 2 milhes de toneladas de mercadorias tais como: minrio de ferro, minrio de mangans, soja, cimento, derivados de petrleo, combustveis, produtos siderrgicos dentre outros. Este elemento articula os vetores scioeconmicos, e atravs dela ocorre a integrao de novos pases ao bloco regional Mercosul. Faz parte das metas do governo estadual e federal reativar o agora chamado Trem do Pantanal para passageiros lentamente at 2009. Ferronorte Mais recente (construda entre as dcadas de 1980 e 1990), sai de Santa F do Sul (passando pela Ponte Rodoferroviria sobre o Rio Paran) no estado de So Paulo e cruza o rio Paran at Aparecida do Taboado. Da segue para o norte do estado, passando por cidades como Inocncia e Chapado do Sul at atingir Alto Taquari, no sul do estado de Mato Grosso. Tem como principais produtos para transporte os gros para exportaes.

A taxa de analfabetismo em Mato Grosso do Sul decresceu no final do sculo XX, com redues nos nveis de analfabetismo classe etria de 10 anos e mais, passando de 23,37%, em 1980, para 9,5% em 2004. E apesar das redues serem significativas, os dados da rea urbana e rural foram bem distintos. Universidades UEMS UFGD UFMS UCDB ANHANGUERA UNIGRAN Estcio de S ULBRA CTEI-MS Em novembro de 2009, foi implantado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul o Centro Tecnolgico de Eletrnica e Informtica de Mato Grosso do Sul (CTEI-MS), uma plo tecnolgico criado pela parceria entre a UFMS, a UCDB e a UNIDERP. Foi montada no CTEI uma das redes de informtica mais rpidas do pas, que opera a 10 Gb/s.

Cultura Cultura de Mato Grosso do Sul A cultura inclui a linguagem, as crenas, os costumes, as cerimnias, a conduta, a arte, a culinria, a moda, o folclore, os gestos e o modo de vida de determinado nmero de pessoas em um perodo. O local onde se situa, o meio ambiente, a economia e o que cerca um povo influncia o seu modo de vida. A cultura local uma mistura de vrias contribuies das migraes ocorridas em seu territrio: Pratos tpicos: Arroz boliviano, Caribeu, Chipa, Farofa de banana, Farofa de carne, Furrundu, Pacu assado, Puchero, Quibebe de mamo, Sopa paraguaia, Saltenha, Quebra-torto, Arroz carreteiro.Macarro boiadeiro Bebidas tpicas: Caldo de piranha, Licor de pequi, Sorvete de bocaiuva e Terer geladinho ou gelinho,picol- MS. Smbolos: Viola-de-cocho, Trem do Pantanal Msica: Guarnia, Chamam, Cururu, Siriri, Vanero, Sertanejo Grias: mulher bonita, pessoa terrvel. Pontos tursticos Turismo em Mato Grosso do Sul Trecho do rio da Prata em Jardim. Tenda de artesanato em Bonito.

Pr do sol no Pantanal.Possui atrativos naturais e culturais que podem ser vistos ao participar de passeios tursticos. Os cenrios so distintos e com belezas peculiares, sendo rico em flora, fauna e exuberncia da natureza. A dedicao de seus habitantes o tornaram uma das mais produtivas reas agrcolas e seus visitantes devem provar sua comida tpica. Principais pontos tursticos: Complexo do Pantanal: a mais extensa rea mida contnua do Planeta e um santurio ecolgico que abriga a maior diversidade mundial de fauna e flora. Nele vivem aproximadamente 650 espcies de aves (cabeas-secas, garas e jaburus, o martim-pescador, os bigus, o pato-do-mato, o colhereiro, o jaan, o anu-branco, o pica-pau, entre outras), 240 espcies de peixes (piranha, o pintado, o pacu, o curimbat e o dourado), 50 de rpteis, 80 do mamferos, alm de uma imensa diversidade na flora que abriga pastagens nativas, plantas apcolas, comestveis, tanferas e medicinais. Comrcio fronteirio: para quem busca a opo de compra pelo livre comrcio, h as opes das cidades que fazem fronteira com zonas francas como Ponta Por, Bela Vista, Corumb e Porto Murtinho. Serra da Bodoquena: onde se localiza Bonito, uma cidade pequena que possui solo calcrio responsvel pela cristalinidade dos rios. Regio conhecida pelas grutas, cachoeiras e corredeiras. Lagoa do Sapo: Localizada na rea central de Bataypor.

You might also like