You are on page 1of 30

OS RGOS DOS SENTIDOS

Os sentidos fundamentais do corpo humano - viso, audio, tato,

gustao ou paladar e olfato - constituem as funes que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia; contribuindo para a nossa sobrevivncia e integrao com o ambiente em que vivemos.

Existem

determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estmulos diversos. Tais receptores, chamados receptores sensoriais, so formados por clulas nervosas capazes de traduzir ou converter esses estmulos em impulsos eltricos ou nervosos que sero processados e analisados em centros especficos do sistema nervoso central (SNC), onde ser produzida uma resposta (voluntria ou involuntria). A estrutura e o modo de funcionamento destes receptores nervosos especializados diversa.

Os cinco sentidos fundamentais do corpo

humano: O Olfato sentimos odor ou cheiro; O Paladar identificamos os sabores; O Tato sentimos o frio, o calor, a presso atmosfrica, etc; A Audio captamos os sons; A Viso observamos as cores, as formas, os contornos, etc;

A VISO

O olho o rgo responsvel pelo sentido da viso. Encontrado em todos os animais vertebrados, ele localizado em cavidades sseas no crnio chamadas rbitas. Sua tarefa converter as ondas de luz emitidas ou refletidas por objetos em impulsos eltricos, que sero enviados ao crebro. Todas as informaes fornecidas por este rgo fotorreceptor tm um papel dominante para a interpretao do mundo pelo ser humano.

O poder de usar a informao visual no depende apenas de ver, mas tambm de compreender o que foi visto. A compreenso das informaes visuais reconhecimento de contornos, cores e da relao com outros objetos depende da forma como as clulas sensveis luz da retina esto conectadas com o sistema nervoso. Portanto, a funo dos olhos no ser humano vai alm da forma como a imagem visual convertida em mensagem, ou seja, ela abrange tambm o campo de interpretao desta mensagem.
O olho um rgo fotorreceptor e um conversor de energia luminosa em impulsos nervosos, alm de ser um eficiente transportador destes impulsos para o crebro. Para desempenhar todas essas funes, ele conta com um complexo mecanismo constitudo por vrias camadas de tecidos especializados. So msculos, nervos, veias sanguneas e lente que se ligam para permitir a rotao do globo ocular e a focalizao das imagens. O nervo ptico, por sua vez, faz a conexo entre o globo ocular e o sistema nervoso central.

O interior do olho preenchido por um fluido que, juntamente com a camada

de tecido externa, mantm a forma arredondada, protegendo o olho contra foras mecnicas exteriores. Da mesma forma, uma membrana mais externa ainda, denominada de conjuntiva, recobre a superfcie interior das plpebras e a superfcie anterior do globo ocular. Ela produz muco para lubrificao do olho, evitando o ressecamento. fibrosa (externa), vascular (intermdia) e nervosa (interna). A primeira composta pela esclera e a crnea. A esclera d forma e proteo ao olho, alm de sustentao para os msculos que o movimentam. Ela a membrana branca e opaca encontrada na maior parte de sua superfcie. A parte restante e frontal do globo recoberta pela crnea, membrana transparente que atua como uma lente convergente.

As trs camadas de tecido que constituem o globo ocular, ou tnicas, so:

Coroide, corpo ciliar, ris e cristalino (lente) so encontrados na tnica

vascular. Estes elementos esto relacionados, respectivamente, com a nutrio e proteo do olho, sustentao e mudana da espessura do cristalino e bloqueio do excesso de luz que poderia queimar a retina. A retina a tnica nervosa, propriamente dita. Est repleta de fotorreceptores cones e bastonetes para a percepo visual, alm de clulas bipolares e ganglionares para a transmisso dos impulsos visuais para o nervo ptico.

A crnea permite a passagem de ondas de luz para o interior do

globo ocular. Mas, nem toda a luz atinge a rea posterior do olho, revestida pela retina. Isto porque, a ris um msculo contrtil opaco e pigmentado em sua superfcie regula a quantidade de luz adequada que poder penetrar no olho. Este msculo, que d a cor aos nossos olhos, opera como um diafragma ao aumentar ou diminuir uma abertura em seu centro, a pupila. O recurso evita que uma quantidade excessiva de luz possa queimar a retina.

Imediatamente atrs da ris, o cristalino toma a espessura adequada

para focar o feixe de luz na retina, conforme constrio ou relaxamento do corpo ciliar ligado a ele. O feixe de luz chega retina invertido, como a imagem de um espelho, e de ponta-cabea devido refrao da luz pelo cristalino.

Algumas doenas
Miopia: indivduos que portam a miopia possuem dificuldade de enxergar

longe.

Hipermetropia:

indivduos portadores dificuldade de enxergar perto.

de

hipermetropia

possuem

Presbiopia:

tambm conhecido como vista cansada, esse distrbio geralmente aparece aps os 40 anos de idade e seus portadores possuem dificuldade para enxergar de perto. curvaturas corneanas, levando dificuldade de enxergar uma reta em determinada posio e no em outra.

Astigmatismo: geralmente ocorre quando h uma diferena entre as

Estrabismo: um defeito visual no qual os olhos esto desalinhados; isto ,

apontam para direes diferentes. uma condio que afeta cerca de 4% da populao. Ocorre em adulto e, principalmente, em crianas.

O SISTEMA AUDITIVO
O sistema auditivo constitudo por orelha externa, orelha

mdia, orelha interna. A orelha externa compreende o pavilho, o meato acstico externo e a face externa da membrana do tmpano. Amplifica a presso sonora e favorece a localizao dos sons.

A orelha mdia inclui o tmpano (membrana timpnica) e

uma pequena cavidade de espao areo que contm os trs menores ossos do corpo: o martelo, a bigorna e o estribo.

Orelha interna localizada na poro petrosa do osso temporal

contm os rgos sensoriais da audio, que estimulam os impulsos para o crebro, e do equilbrio temporal.

O som transmitido por conduo area, atravs da qual as ondas sonoras

entram na orelha e no meato acstico externo causando a vibrao da membrana timpnica que so transmitidas para a orelha interna por trs ossculos localizados na orelha mdia, no qual fazem vibrar a platina do terceiro ossculo, criando movimento de lquidos dentro da orelha interna. Essa vibrao dos lquidos cria alteraes nas clulas sensoriais que por sua vez estimulam os impulsos neurais que so conduzidos ao crebro produzindo a sensao de audio. do ar. As ondas sonoras propagam-se atravs do ar exatamente da mesma forma que as ondas propagam-se na superfcie da gua. Assim, a compresso do ar adjacente de uma corda de violino cria uma presso extra nessa regio, e isso, por sua vez, faz com que o ar um pouco mais afastado se torne pressionado tambm. A presso nessa segunda regio comprime o ar ainda mais distante, e esse processo repete-se continuamente at que a onda finalmente alcana a orelha. A orelha humana um rgo altamente sensvel que nos capacita a perceber e interpretar ondas sonoras em uma gama muito ampla de frequncias (16 a 20.000 Hz - Hertz ou ondas por segundo).

O som produzido por ondas de compresso e descompresso alternadas

Sons dentro da faixa de 0 a 90 dBA apresentam principalmente efeitos psicolgicos

no homem.

O som de uma msica pode nos acalmar, alegrar, entristecer. O som intermitente de uma gota d'gua pingando de uma torneira pode nos impedir de dormir, e so apenas 30 ou 40 decibis. S. Joo, produzem uma reao de sobressalto e a complexa resposta do organismo a uma ocasio de emergncia: a presso arterial e a pulsao disparam; os msculos se contraem.
pessoas. Podem ocorrer numerosas sensaes orgnicas desagradveis: vibraes dentro da cabea, dor aguda no ouvido mdio, perda de equilbrio, nuseas. A prpria viso pode ser afetada pelo som muito intenso, devido vibrao, por ressonncia, do globo ocular. como a exploso de partida de um foguete de veculos espaciais que pode chegar at 175 dB podem danificar o mecanismo do ouvido interno, causar convulses e at a morte imediata.

Sons repentinos (mesmo de nveis reduzidos), como o estouro de uma bombinha de

Acima de 120 dBA o som j pode comear a causar algum efeito fsico sobre as

Prximo aos 140 dBA pode ocorrer a ruptura do tmpano. Sons ainda mais elevados,

PERDAS AUDITIVAS
Um indivduo tem perda auditiva quando ele apresenta limiares auditivos acima de

25dB (via area).

As perdas auditivas so classificadas de acordo com o local da leso:


Condutivas: so aquelas cujas patologias s comprometem o ouvido externo e/ou

mdio;

Perdas mistas: so aquelas cujas patologias comprometem o ouvido mdio e/ou

interno; interno;

Perdas sensrio neurais: so aquelas cujas patologias comprometem o ouvido

Perdas centrais: so aquelas cuja leso pode atingir as vias centrais que so

encontradas entre o ncleo coclear e o crtex do lobo temporal;

Perdas funcionais: so aquelas cujo comportamento auditivo do paciente no est

de acordo com os limiares tonais obtidos, suspeitando-se de simulao.

O OLFATO
Em nosso nariz, o ar entra pelas fossas nasais e vai em direo cavidade

nasal, onde ele umedecido, aquecido e purificado. No teto da cavidade nasal encontramos a mucosa olfativa, tambm chamada de mucosa amarela, composta de clulas olfativas, cujos prolongamentos ficam mergulhados na camada de muco que cobre as cavidades nasais.

As molculas de cheiro que ficam dissolvidas no ar entram pelas fossas

nasais, chegando at a cavidade nasal, onde se dissolvem no muco e atingem os prolongamentos das clulas olfativas. As clulas olfativas mandam impulsos para o sistema nervoso, onde as sensaes olfativas sero interpretadas e produzidas.

Na regio inferior da cavidade nasal encontramos outra mucosa, chamada

de mucosa vermelha. Essa mucosa rica em vasos sanguneos e possui glndulas secretoras de muco que umedecem a regio. Quando estamos resfriados, a produo de muco atravs dessas glndulas aumenta, deixando o nariz obstrudo.

Poucas molculas dispersas no ar j so suficientes para estimular a

mucosa olfativa, causando-nos a sensao de odor. Quanto maior for a concentrao de molculas odorferas no ar, mais os receptores olfativos sero estimulados e maior ser a nossa sensao de cheiro.
do paladar, mas tambm pela estimulao das clulas olfativas. Os sentidos do olfato e do paladar agem juntos para identificar melhor o gosto dos alimentos. Ao ingerirmos os alimentos, eles liberam molculas olfativas que so detectadas pela mucosa olfativa, e nos do a combinao de sabores e aromas. Por isso, quando estamos com o nariz entupido, por causa de um resfriado, no sentimos muito bem o sabor dos alimentos.

Ns no sentimos os sabores dos alimentos apenas com o sentido

O nosso olfato possui uma grande capacidade adaptativa, pois

quando somos expostos a um forte odor temos uma sensao olfativa bem intensa, mas depois de um minuto, a sensao j se tornou praticamente imperceptvel.

Anosmia a perda total do olfato e hiposmia a

diminuio do olfato, ocorrida por leso no nervo olfativo, obstruo das fossas nasais ou outras doenas.

Paladar
O paladar ou gustao um dos cinco sentidos. por meio

do paladar que o homem, assim como os demais animais, percebe o sabor, o gosto dos alimentos.

O rgo responsvel pelo paladar a lngua. Na parte de cima

da lngua, existem pequenas elevaes, que podem ser vistas ao espelho, chamadas de papilas linguais. Cada papila lingual formada por um conjunto de microscpicas clulas sensoriais. As papilas linguais esto ligadas a terminaes nervosas que captam os estmulos de sabor e enviam impulsos nervosos ao crebro, que os transforma em sensaes gustatrias. Outras regies como o palato, a epiglote e a faringe apresentam alguma sensibilidade aos sabores, nada comparado capacidade da lngua.

As dezenas de papilas linguais presentes na superfcie da lngua

captam os quatro sabores primrios, ou as quatro sensaes gustatrias: doce, salgado, azedo ou cido e amargo. Das combinaes das quatro sensaes gustatrias, surgem centenas de outros sabores.

As papilas linguais s captam o sabor de alimentos em estado

liquido. Por esse motivo, a saliva tem um papel importante em relao aos alimentos slidos, pois a ela cabe dissolver os alimentos de modo que as papilas linguais captem os sabores.

Por muito tempo acreditou-se que existiam papilas linguais

diferentes para cada sabor primrio, porm, estudos recentes descobriram que cada papila lingual capaz de perceber os quatro sabores primrios, embora em cada parte da lngua, as papilas linguais sejam mais sensveis a um tipo de sabor.

No fundo da lngua, as papilas so mais sensveis a estmulos

amargos, nas laterais do meio da lngua, a sensibilidade maior para os sabores azedos. Um pouco mais a frente so sentidos, com maior intensidade, os sabores salgados, enquanto na ponta da lngua maior a sensibilidade aos doces. so chamadas de inspidas. o caso da gua, por exemplo.

Substncias que no provocam reao alguma nas papilas linguais

Alm disso, muitas vezes confundimos gostos e cheiros, isso porque

as sensaes olfativas e gustativas trabalham em parceria. Quando sentimos o cheiro de algum alimento que apreciamos, por exemplo, liberamos saliva como se estivssemos degustando tal alimento. Outro exemplo clssico da co-relao entre o olfato e o paladar o que ocorre ao nos alimentarmos quando estamos resfriados e a comida parece no ter gosto. Na verdade, o que no sentimos so os odores que os alimentos liberam assim que os colocamos na boca.

Pirmide Alimentar

Pirmide alimentar
Pirmide Alimentar um instrumento, sob a forma grfica, que

tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudvel. um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentao diria para uma populao saudvel, acima de 2 anos de idade.

Cada parte da pirmide representa um grupo de alimentos e o

nmero de pores recomendadas diariamente. Na alimentao diria devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior esto na base da pirmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade esto no topo da pirmide.
ingeridas de cada grupo de alimentos, necessrio observar as calorias dirias que cada indivduo necessita.

Para sabermos o nmero correto de pores dirias a serem

gua e lquidos: Pelo menos 2 litros ( 6 a 8 copos).

Grupo 1: Na base da pirmide, esto os alimentos Energticos ricos em carboidratos, que so responsveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos. So os Cereais e seus derivados, como: pes, macarres, massas em geral, razes e tubrculos; So indicadas 8 pores. Grupo 2: No segundo degrau da pirmide esto os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e gua. So as Hortalias, as verduras. So indicadas 3 pores. Grupo 3: As Frutas e os sucos de frutas naturais, tambm so alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e gua. So indicadas 3 pores.

Grupo 4: No terceiro degrau esto os alimentos construtores, ricos em protenas e clcio, ferro e zinco. Esse grupo tambm possu acar e gorduras. protena, clcio, ferro, e zinco. So eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lcteas etc, So indicadas 3 pores.

Grupo 5:

Alimentos construtores ricos em protenas e clcio, tambm possuem gorduras e colesterol, alm de ferro e zinco. So as Carnes em geral e ovos; So indicadas 2 pores. Grupo 6: Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que so ricos em protenas e fibras, alm de clcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo que possuem alimentos que oferecem calorias, atravs do colesterol bom(HDL), sem prejudicar a sade. Alm de protenas especficas, como a Isoflavona que encontrada na Soja e que ajuda a combater vrias doenas. So as leguminosas: Feijo, soja, ervilha, etc. So indicadas 1 poro.

Grupo 7: leos e gorduras; 120 kcal; No ltimo degrau da pirmide esto os alimentos energticos extras, ricos em calorias e colesterol. So importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades. So os leos e a gorduras. So indicadas 2 pores.
Grupo 8: Acares, balas, chocolates, salgadinhos; 80 kcal; So alimentos energticos extras tambm, de onde provm muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderao. So eles: Acares, balas, chocolates, salgadinhos. So indicadas 2 pores.

Para uma dieta recomendada de 2.500 kcal/dia

teremos:

You might also like