You are on page 1of 45

MS-DOS

Enviado por:
Jardeson Melo da silva

==============================================================

Instituto Denver - Cursos Distncia


Caixa Postal 37.791 Cep 22.642-970 Rio de Janeiro RJ

Home-Page: www.institutodenver.com.br
E-mail: idenver@institutodenver.com.br Central de Atendimento: 0xx21 2447-1705
IMPORTANTE! O formulrio de matrcula encontra-se na ltima pgina deste catlogo.

==============================================================
Prezado(a) amigo(a), Este catlogo de cursos apresentado pensando em voc que deseja preparar-se para o futuro, necessita uma profisso, um emprego e/ou um meio de ganhar dinheiro. Ter uma profisso ter conhecimentos e saber realizar tarefas e servios que a sociedade e o mercado de trabalho necessitam e valorizam. Aps ter uma profisso voc ter orgulho de si mesmo, ser reconhecido como um profissional que merece confiana e respeito, ter realizao profissional e segurana em seu futuro. Ser um profissional o ajudar a ganhar dinheiro por toda sua vida e alcanar sua independncia financeira. Lembre-se, entretanto, que um bom emprego no conseguido por sorte. A competio para um bom emprego existe e as empresas somente selecionam os melhores, isto , aqueles que possuem conhecimentos, dominam tcnicas e tm habilidades. Isto somente pode ser conseguido atravs de um treinamento srio e profissional. Defina sua carreira profissional e garanta j o seu futuro. Lembre-se que ter uma profisso a maior garantia do seu futuro. Tome agora esta deciso que ir mudar sua vida. No deixe a indeciso lhe roubar a chance do sucesso. A deciso de investir tempo, energia e dinheiro na sua carreira profissional no uma deciso fcil. Entretanto, ela pode ser A MAIS IMPORTANTE DECISO QUE VOC J TOMOU NA SUA VIDA. Invista em sua carreira profissional. Aprenda uma profisso e seja um vencedor. Com este catlogo voc poder escolher uma profisso para assegurar seu futuro. Atenciosamente Instituto Denver

P.S.: Invista no seu futuro e torne-se um profissional bem sucedido. Preencha ainda hoje o seu pedido de matrcula. No espere outro dia.

================================================

VANTAGENS DOS CURSOS DO INSTITUTO DENVER


1-Individualidade. Os cursos foram desenvolvidos para permitir que o aluno possa estudar de modo independente e autnomo. Esta autonomia no processo de aprendizagem significa respeitar o ritmo do aluno possibilitando o tempo necessrio para que ele possa aprender o contedo. Em resumo, o ensino distncia respeita sua individualidade. 2-Liberdade. Os cursos do Instituto Denver possibilitam liberdade de conduzir seus estudos. Voc estuda onde e quando quiser; no escritrio, no nibus, nos finais de semana, em qualquer dia, hora ou lugar. Voc dirige seu progresso e define seu futuro. 3-Excelente organizao dos cursos. Os cursos so apresentados em unidades de modo a proporcionar uma exposio clara do programa de treinamento. Cada unidade apresenta:

Exposio da matria atravs de textos prticos e objetivos, sistematicamente ordenados e apoiados por muitos exemplos. Folha de auto-avaliao que o aluno deve responder com a finalidade de detectar e sanar eventuais dvidas ou para obter maior aprimoramento dos seus conhecimentos. Gabarito de Respostas das Folhas de auto-avaliao.

4-Excelente exposio da matria. Todo o material de ensino graduado do simples ao complexo, passo a passo, em linguagem clara e simples de entender. Vrios exemplos de problemas reais e, tambm, auto-avaliaes lhe ajudaro em seu aprendizado. Aulas claras e fceis de acompanhar. As explicaes so elaboradas de modo que tudo fcil de entender e aprender rapidamente. 5-Respostas s dvidas sobre a matria. Equipe de professores altamente gabaritados para esclarecer suas dvidas. Envie uma carta ou e-mail para o Instituto Denver e lhe enviaremos a(s) resposta(s). 6- Certificado de concluso do curso Ser conferido um Certificado de concluso do Curso ao aluno com bom aproveitamento na avaliao final. 7-Economia muito econmico pois oferece um custo muito inferior ao das escolas regulares. Compare e ter a comprovao de que estudar por correspondncia muito mais econmico. Planos parcelados possibilitam mensalidades ao alcance de todos.

8-Qualidade dos cursos. Cursos de alta qualidade elaborados por professores com ampla experincia e capacidade tcnica/didtica. Esta qualidade comprovada pelas vrias cartas de elogio que recebemos dos nossos alunos. 9-Orientao. O Instituto Denver uma empresa sria que deseja ser mais que uma simples escola. Desejamos orientar nossos alunos para que alcancem o sucesso em seus objetivos. Sempre estaremos ao lado deles fornecendo orientaes, avaliando alternativas, eliminando dvidas etc. O sucesso de nossos alunos o nosso sucesso e realizao. Nada mais recompensador do que receber uma carta de um aluno relatando que alcanou seus objetivos.

================================================

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1-Em que pases existe o "ensino por correspondncia" ou " distncia"?; Este sistema de ensino internacional nasceu na Alemanha em 1890. Hoje, praticamente todos os pases utilizam este sistema de ensino. Exemplos: Estados Unidos, Frana, Itlia, Canad, Blgica, Inglaterra, Rssia, Japo etc. 2-Que tipos de cursos so ministrados mundialmente?; Cursos profissionalizantes, tcnicos, secundrios e universitrios. Nos Estados Unidos possvel estudar por correspondncia e formar-se contador, engenheiro, advogado, economista etc. 3-Existem empresas que utilizam este tipo de treinamento para os funcionrios?; Sim. Nos Estados Unidos empresas como IBM, Avon, Pepsi Cola, Ford, Mobil Oil, Procter & Gamble utilizam o ensino distncia para o treinamento de seus funcionrios. 4-Quando poderei iniciar meus estudos?; Voc poder matricular-se e iniciar seus estudos em qualquer poca do ano. pois o Instituto Denver funciona durante os 12 meses do ano. 5-Qual a idade limite para estudar?; No h idade limite para ingressar em nossos cursos pois eles so acessveis a pessoas jovens e idosas. 6-Qual a condio para comear a estudar?; No feita nenhuma exigncia para o aluno comear em nossa escola. 7-Para fazer o curso, ser necessrio abandonar minhas ocupaes atuais, minha escola ou modificar minha rotina diria?; No. Voc pode estudar em suas horas de folga, domingos e feriados sem interromper suas atividades. Voc escolhe o seu prprio horrio.

8- necessrio deslocar-me para uma Escola?; No. Voc estuda no conforto de sua casa e economiza tempo e dinheiro em conduo de ida e volta escola. 9-Como so feitas as provas?; As provas so feitas com livre consulta, isto , voc responde as perguntas com os livros abertos para ajuda-lo a entender bem os pontos importantes. Nenhum professor lhe estar cobrando ou apressando seus estudos. 10-Os cursos tm prazo fixo para terminar?; No. Voc estuda calmamente e o prazo de trmino somente depender de voc e sua disponibilidade de tempo. 11-O certificado do curso indica que um curso distncia?; No. Entretanto, para receber o certificado voc dever acertar, no mnimo, 50% das questes propostas na Avaliao Final do curso. 12-Qual a garantia que eu tenho ao adquirir o curso?; E se eu no gostar do curso?; O Instituto Denver garante a devoluo do seu dinheiro caso no fique inteiramente satisfeito com nossos cursos. No necessria nenhuma explicao. Somente enviar as apostilas e enviaremos seu dinheiro de volta. Somente quem oferece cursos de alta qualidade pode oferecer uma Garantia Total deste tipo. Esta garantia vlida at 10 dias aps o recebimento do curso. 13-Como o Sistema de Reembolso Postal?; um sistema de envio de encomendas dos Correios que proporciona ao aluno total segurana. Assim, somente quando receber o curso na Agncia dos Correios mais perto de sua residncia/escritrio, voc efetuar o pagamento da valor do curso acrescida de uma pequena despesa postal que varia de R$ 2,40 a R$ 3,50 dependendo do curso e da localidade onde reside. 14-Como vou saber que a encomenda chegou na agencia dos Correios?; Os Correios enviaro um aviso para sua casa informando da chegada do curso na agencia. Alm disto, o Instituto Denver tambm enviar e-mail informando a chegada.

Curso: Recarga de Cartuchos


O Instituto Denver desenvolveu este curso com o objetivo de fornecer conhecimentos e tcnicas para:

Capacitar pessoas que queiram iniciar um negcio de recarga de cartucho como fonte de renda. Capacitar o usurio que imprime muitas pginas por ms a fazer sua prpria recarga de cartucho e ter uma grande reduo de custos de aquisio de cartuchos. Capacitar pessoas em tcnicas de recarga de cartucho e tcnicas de vendas modernas (tcnicas de abordagem, tcnicas de sondagem de interesse, tcnicas de argumentao, tcnicas de superao de objees, tcnicas para fechamento de vendas, tcnicas de apresentao etc.).

Chegou o momento de mudar sua vida. Decida-se agora. No perca tempo. A deciso sobre seu futuro depende exclusivamente de voc. Pr-Requisitos:

O nico pr-requisito que possua o primeiro grau ou equivalente. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Sete apostilas com um total de 308 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. Resumo do programa:
UNIDADE 1 - O NEGCIO DE CARTUCHOS REMANUFATURADOS Porque o negcio de cartuchos remanufaturados uma excelente oportunidade?; Quais os principais indicadores financeiros de um negcio de recarga de cartuchos?; O mercado de cartuchos Quais as estimativas para o futuro deste mercado no Brasil?; Quais os tipos de clientes (pblico alvo) de uma operao de recarga de cartuchos?; Introduo aos cartuchos; Tipos e caractersticas dos cartuchos; O cliente perde a garantia da impressora quando usa um cartucho reciclado?; Qual a vantagem de utilizar o recondicionado?; Quantas vezes eu posso recarregar o meu cartucho?; Os usurios de cartuchos; Consumo de um usurio mdio; Um pequeno usurio deve fazer recarga de cartucho?; Como saber se eu devo fazer a recarga de meus cartuchos?; Quais os benefcios de fazer a recarga dos cartuchos? UNIDADE 2 - A TECNOLOGIA DAS IMPRESSORAS JATO DE TINTAS Quais as principais vantagens da impressora jato de tinta em relao s matriciais?; O que a impresso a jato de tinta?; O que um picolitro?; Quais as caractersticas da impressora de jato de tinta?; Como medir a qualidade de uma impressora?; Qual a diferena entre dpi e ppi?; Quais os componentes da impressora jato de tinta?; Quais os componentes do mdulo de impresso?; Como se divide o mdulo de controle do papel?; Quais as outras peas da impressora necessrias para o seu funcionamento?; Classificao das impressoras; Como se classificam as impressoras do tipo dod (as de maior nmero no mercado): Tecnologia trmica, Tecnologia piezoeltrica; Como comparar uma impressora jato de tinta com uma laser?; Cores; Como criar cores?; Papel. UNIDADE 3 - OS CARTUCHOS Diferena entre um papel tratado e um papel sem tratamento; O desafio das impressoras jato de tinta; Classificao dos cartuchos pela tecnologia usada; Cartuchos de esponja; Cartuchos de bolsa em sobrepresso (vacuum retained); Classificao dos cartuchos pela cor; Cartuchos de uma cor; Cartuchos de vrias cores; Classificao dos cartuchos pela localizao do cabeote; Cartuchos reservatrios; Cartuchos integrados; Recomendaes para o usurio final: Sinais de problemas com o cartucho; Quando um cartucho no pode ser mais recarregado?; Porque o meu cartucho apresenta a marca de outro fabricante?; Como identificar cartuchos falsificados?

UNIDADE 4 - OS INSUMOS As tintas; As tintas usadas no processo de recarga so inferiores s usadas nos cartuchos originais?; Qual a composio das tintas?; O que significa cmy?; Quais so os diferentes tipos de tintas?; Posso usar qualquer tinta na minha impressora?; Insumos usados na reciclagem; Fornecedores de material - kits e mquinas. UNIDADE 5 - MQUINAS E EQUIPAMENTOS DE RECARGA Tipos de equipamentos e mquinas. UNIDADE 6 - OPERAES BSICAS Quais as operaes de um processo de reciclagem de cartuchos?; Preparao do local; Testar cartuchos; Quais os testes visuais que devo fazer para verificar o estado do cartucho?; Devo fazer o teste eletrnico em todos os cartuchos?; Como saber se os circuitos internos dos cartuchos esto em bom estado?; Como testar as resistncias de cartuchos hp 51626, 51629, 51649 usando multmetro?; Outras inspees necessrias: Desentupir / lavar o cartucho; Quais as caractersticas importantes de uma soluo para desentupir?; Qual o melhor processo de desentupimento?; Como lavar o cartucho internamente?; Recarregar cartucho; Problemas tcnicos muito comuns: Como retirar o ar da parte interna do cartucho?; Mtodo 1: recarga manual; O que o "snap & fill"?; Como funciona o snap & fill?; Exemplos de snap & fill; Como construir um aparelho caseiro para recargas; Quais as vantagens deste aparelho?; Qual o material necessrio?; Como montar a estao de recarga?; Como funciona o processo?; Como esvaziar o cartucho?; Como lavar um cartucho?; Testar a impresso; Colocar lacre de cabea de impresso; Embalagem. UNIDADE 7 - CAUSAS E SOLUES DE PROBLEMAS COM CARTUCHOS Porque os cartuchos coloridos queimam mais que os pretos? UNIDADE 8- OPERAES DE RECARGA - CARTUCHOS HP Qual a diferena entre os cartuchos hp c1823a, d e g?; Hp 51625a, hp 51649a, c1816a coloridos; Como determinar; se existe um problema de bolha de ar?; Como resolver o problema da bolha de ar?; Quando limpar o cabeote de impresso?; Hp 51641a, c1823a; Como determinar se existe um problema de bolha de ar?; Como resolver o problema da bolha de ar?; Hp 51626a, 51629a, 51633m Hp 51626a - hp srie 300/ 400 / 500; Quais as causas de vazamento neste cartucho?; Como resolver o problema da bolha de ar?; Hp 51629 a - cartucho preto para srie deskjet hp 600 A tinta da 29a diferente da 26a?; Porque os cartuchos 29a so to problemticos?; Quais as causas de vazamento neste cartucho?; Como resolver o problema da bolha de ar?; Como limpar internamente o cartucho: Por que pode-se recarregar com tanto sucesso o hp51645A e no o 29 a?; Por que s vezes nos deparamos com cartuchos com o invlucro rachado?; Vale pena gastar tempo com o cartucho 29 a, com todos estes problemas?; Por que alguns cartuchos vazam depois de recarregados e testados corretamente?; Hp 51640a, hp 51645a, hp 51645g, and hp 51650a cartridges; Problemas com o cartucho. UNIDADE 9 - OPERAES DE RECARGA - CARTUCHOS CANON Bc-01, bc-02 Bc-03 Bc-05/bc-06 Bci-10 Bci-11 Bc-20 / bc-23 Bci-21 preto e colorido; Bc-22 (similar na aparncia ao bc20 preto); Bc-30 / bc-31 Bji-201. UNIDADE 10 - OPERAES DE RECARGA - CARTUCHOS EPSON So20025; So20034 preto; so20036 colorido; S020047, s020049, s020097 S020089, s020093, s020108; T001, t003, t005, t013, t014; S020187, s020189, s020191. UNIDADE 11- OPERAES DE RECARGA - CARTUCHOS LEXMARK 12a1970, 12a1975, 17g0050, 13400hc, 1361400, 1380620, 1382060, 16g0055, 17g0050; 12a1980/12a1985/17g0060/13619hc/1380619/16g0065 coloridos 10n0016 4076/2070/1020,1000/2030; 3000/7000/7200/5000/5700. UNIDADE 12 - COMO INICIAR NO NEGCIO DE RECARGA DE CARTUCHOS Treinamento; Pesquisar o mercado; Definir o tipo de empresa e os produtos; Exemplos de tipos de empresas, seus produtos e suas caractersticas: Quais tipos de cartucho devo comear a reciclar?; Equipamentos; Implantao econmica; Implantao com investimento; Procedimento profissional para adquirir equipamentos ou mquinas: Instalaes fsicas / espao fsico; Qual espao fsico necessrio para iniciar?; Funcionrios; Comprar cartuchos vazios; Onde existe a maior concentrao de cartuchos vazios?; Como conseguir cartuchos vazios?; Como ter sucesso nesta rea?; Lucro, custos e preos de venda; Como calcular o custo da reciclagem?; Como calcular o preo de venda?; Como calcular o lucro por cartucho? UNIDADE 13 - MARKETING O que o mercado?; O que o marketing?; O que um plano de marketing?; Quais os indicadores de sucesso de uma empresa; Quais as principais atividades de marketing: Pesquisa de mercado; O que pesquisa de mercado?; Tipos de pesquisas de mercado: Como executada?; A pesquisa de mercado deve responder as seguintes perguntas: Merchandising; Propaganda; O que a propaganda?; O que a mdia?; Tipos de mdias - vantagens e desvantagens; Etapas do planejamento da propaganda: Como avaliar se uma propaganda est bem feita?; Promoo de vendas; O que a promoo de vendas; Promoo de vendas dirigida ao revendedor; Promoo de vendas dirigida ao consumidor Promoo de venda dirigida ao vendedor; Promoo institucional de uma empresa; O que um calendrio promocional. UNIDADE 14 - A ARTE DE VENDER O que vender?; O que um vendedor?; Requisitos de um bom vendedor; O que um bom cliente; Fatores que facilitam ou dificultam a venda; O que necessrio para ser um bom vendedor?; Conhecimentos que o vendedor deve ter; Atitude adequada do vendedor; Avaliao do vendedor .

UNIDADE 15 - TCNICAS DE VENDAS Tcnicas para convencer; Tcnicas para identificao dos motivos de compras; O que so os motivos de compras; Tipos de clientes; Tcnicas de motivao de venda; Motivadores de vendas; Tcnicas de localizao do interesse do cliente; Na venda interna, como avaliar ou despertar o interesse do cliente?; A tcnica de utilizao de perguntas; Tipos de perguntas; Perguntas de localizao; Perguntas de sondagem; Perguntas de deciso; Pergunta de sugesto; Tcnicas de apresentao de benefcios; Tabela de converso de caractersticas em benefcios; Tcnica para cultivar clientes entusiasmados; Qual a importncia de um cliente entusiasmado; Como conseguir um cliente entusiasmado. UNIDADE 16 - ETAPAS DA VENDA O que o processo de venda; Etapas do processo de vendas; Abordagem do cliente; Objetivos desta etapa; Tipos de abordagem para quebrar o gelo inicial; Como ultrapassar a barreira da secretria ou recepcionista; Recomendaes para abordagem em venda interna; Abertura da entrevista; Objetivos desta etapa; Tcnicas para abertura de entrevista: A argumentao; Quando utilizar a argumentao; O que so as tcnicas de argumentao?; Apresentao do produto; O que a apresentao; Como fazer a apresentao; O manual de apresentao; O que o manual; Contedo do manual; Recomendaes para a elaborao do manual; Superar as objees; O que a objeo: Como so apresentadas as objees; Por que os clientes fazem objees; Como evitar objees; Qual a atitude do vendedor em relao objeo; Porque o cliente compra um cartucho remanufaturado?; Quais as maiores objees dos clientes para comprar o cartucho remanufaturado?; Como identificar o motivo pelo qual o cliente no compra Objees tpicas e suas causas; A objeo ao preo; Fechamento; Como perder o medo da etapa de fechamento Quando iniciar a etapa de fechamento?; Fique alerta para sinais de fechamento; Tcnicas de fechamento UNIDADE 17 - COMUNICAES Princpios bsicos; O que a comunicao?; Qual a importncia da comunicao para o vendedor?; Quais os objetivos da comunicao?; Quais os elementos bsicos da comunicao?; Quais os obstculos comunicao?; Quais as formas de comunicao?; Exemplos de linguagem corporal; Comunicao oral; Recomendaes para melhorar a capacidade de escutar; Comunicao escrita; O que ; Vantagens e desvantagens. UNIDADE 18 - TELEFONE Qual sua importncia?; Principais utilizaes do telefone; Vantagens da utilizao do telefone; Regras bsicas ao telefone; Cdigo telefnico para soletrar. UNIDADE 19 - PESQUISA DE NOVOS CLIENTES O que ; Etapas da pesquisa; Como conseguir referencias (indicaes de outros clientes)?; Como pedir indicaes ou referencias?; Depoimentos de clientes; Como obter depoimentos?; Formulrio de controle de clientes em potencial; Pesquisa de novos clientes pelo telefone; A visita fria; Benefcios da visita fria; Como conquistar clientes dos concorrentes: Como reconquistar o cliente perdido. UNIDADE 20 - PLANEJAMENTO DE VENDAS O que planejamento de vendas; Etapas do planejamento: Organizao da equipe de vendas; Classificao dos clientes; Por que classificar?; Como classificar clientes: Clculo da freqncia de visitas; Planejamento de visitas de vendas; Caractersticas e benefcios do produto; Planejamento do itinerrio; Qual a importncia Planejamento da atividade diria. UNIDADE 21 - VENDA PARA O DEPARTAMENTO DE COMPRAS Quais os pontos positivos e negativos ao atuar com uma grande empresa?; O que as grandes empresas desejam de seus fornecedores?; Quais as caractersticas deste tipo de venda?; Como cadastrar-se como fornecedor de uma empresa; Objetivos do comprador; Limitaes do comprador; Quais os desejos / necessidades do comprador em uma negociao?; Atividades crticas; Anlise do processo de compra do cliente; Fases do processo de compras; Identificao das influencias decisivas; Definio dos auxlios venda; Utilize um ou mais dos seguintes auxlios de venda: Identificao de riscos; Negociaes; O que necessrio saber antes de negociar?; Caractersticas pessoais do bom negociador; O que alcanar ao trmino da negociao; Planejamento da negociao; Recomendaes: O que pode ser negociado; Argumentos desempatadores; A procura da melhor soluo. UNIDADE 22 - COMO RETER CLIENTES Porque as empresas perdem clientes?; O que fazer para manter o cliente satisfeito?; Porque treinar os clientes?; Como efetuar o treinamento?; Qual deve ser o contedo do treinamento? UNIDADE 23 - TABELAS DE CARTUCHOS E IMPRESSORAS Relaciona os cdigos de cartuchos e as impressoras onde so usados.

Preo do curso de Recarga de Cartuchos: 1 x 69,00 ou 2 x 36,00 ou 4 x 19,00

Curso: Auxiliar de Escritrio


Hoje existe uma grande procura de profissionais para o cargo de auxiliar de escritrio (algumas empresas denominam este cargo como auxiliar administrativo ou escriturrio). Esta afirmao pode ser comprovada nos anncios de emprego nos jornais. Pblico-Alvo:

Quem deseja iniciar em uma carreira com grande procura de profissionais e onde poder atingir cargos de chefe de seo, assistente administrativo etc. e atuar em escritrios de vrios tipos de empresas (indstria, escritrios, comrcio, bancos, lojas etc). Aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos de modo a aspirar promoes em sua empresa.

Pr-Requisitos: O nico pr-requisito que possua o primeiro grau ou equivalente. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Treze apostilas divididas em 15 Unidades com um total de 376 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm que explicam a matria passo a passo, do simples ao complexo, para facilitar seu aprendizado. Resumo do programa:
UNIDADE 1 ORGANIZAO DE EMPRESAS Auxiliar de escritrio - qualidades e responsabilidades; O que faz um auxiliar de escritrio?;; Quais as qualidades de um bom auxiliar de escritrio?;; Para que serve o escritrio?;; O que uma empresa?;; Elementos de uma empresa; Categorias de empresas; O que pessoa fsica e pessoa jurdica; Classificao em funo do porte; Classificao em funo da nacionalidade e de propriedade das empresas; Classificao por ramo de atividade; Qual o objetivo das relaes humanas?; O que uma equipe?;; Dez mandamentos do participante de uma equipe; O que um organograma; Cuidados na elaborao de um organograma; O que um fluxograma?;; Para que serve um fluxograma?;; Como construir um fluxograma?;; Smbolos de um fluxograma; Exemplo de um formulrio de fluxograma; O que um cronograma?;; Para que serve um cronograma?;; Como construdo um cronograma?;; Cronograma de lanamento de um produto. UNIDADE 2 - EQUIPAMENTOS DE UM ESCRITRIO Telefone; Regras bsicas ao telefone; Cdigo telefnico para soletrar; Xerox; Telex; O que o fax; Como funciona Mquinas de calcular; Mquina de escrever; Tipos de mquinas de escrever; O que um microcomputador; Componentes de um microcomputador. UNIDADE 3 - DOCUMENTOS COMERCIAIS Tipos de cheques; Como preencher corretamente um cheque; Perda, extravio ou furto; Falta de fundos; Depsito em cheque; Ordem de pagamento; Nota promissria; Como preencher corretamente uma nota promissria; Recibo Nota fiscal; Tipos de nf's; Fatura; Rotina administrativa da fatura / duplicata; Modelos de duplicatas; Como emitir um border ; Como preencher o darf. UNIDADE 4 - O ARQUIVO E AS TCNICAS DE ARQUIVAMENTO O que um arquivo; O que arquivar; Porque arquivar?; Qual a importncia do arquivo?;; Para que serve um arquivo?;; Classificao de arquivo segundo a localizao; Classificao de arquivos quanto ao prazo de arquivamento; Qualidades de um bom arquivo; Conservao de arquivos; Recomendaes teis sobre arquivamento; Sistemas fsicos de arquivamento Sistema vertical; ; Vantagens e Desvantagens do Sistema Vertical; Sistema horizontal; Sistema rotativo; Classificao alfabtica; Regras de classificao alfabtica para Nomes de Pessoas; Regras de Classificao alfabtica para nomes de

empresas; Mtodos de arquivamento; 1-Mtodo de arquivamento por nome; 2-Mtodo de arquivamento por assunto; 3-Mtodo geogrfico; 4-Mtodo cronolgico; 5-Mtodo numrico; Microfilmagem. UNIDADE 5 - PORTUGUS PRTICO O que abreviar?;; Tipos de abreviaes; Recomendaes para abreviao; Abreviao de estados, territrios e distrito federal; Abreviaes de endereo; Abreviaes de profisso; Abreviaes de tratamento; Abreviaes de meses Outras abreviaturas; Emprego dos pronomes de tratamento e concordncia; Diviso silbica. UNIDADE 6 CORRESPONDNCIAS Quais os elementos bsicos da comunicao?;; Quais os obstculos comunicao?;; Quais os cuidados que o emissor deve ter?;; Quais as formas de comunicao?;; Classificaes da correspondncia; Tipos de correspondncias; Memorando Carta; Circular; Requerimento; Declarao; Ofcio; Procurao; Atestado; Telex; Relatrio; Aviso; Edital; Certido; Instruo Telegrama; Ata. UNIDADE 7 - SERVIO POSTAL Os envelopes; Introduo s recomendaes da ECT; Tipos de servios postais; Registrada; Aviso de Recebimento (A.R.); Malotes diretos; Expressa; Entrega rpida; Seed; Serca; Franqueamento mecanizado; Telegrama. UNIDADE 8 - MATEMTICA COMERCIAL Percentagem; Regra de trs; Regra de trs direta; Regra de trs indireta; Lucros ou prejuzos calculados sobre o preo de custo; Lucros ou prejuzos calculados sobre o preo de venda; Descontos ou abatimentos sucessivos; Juros simples; Frmula Juros simples - tempo expresso em meses; Juros simples - tempo expresso em dias; Juros simples ordinrio; Converso de moedas. UNIDADE 9 - CONTABILIDADE - PARTE 1 Quem utiliza as informaes contbeis?;; O que o patrimnio?;; O que so os bens da empresa?;; O que so os direitos da empresa?;; O que so as obrigaes?;; O que o lucro?;; O que receita?;; O que custo?;; O que a escriturao?;; O que so as demonstraes contbeis?;; O que o ativo?;; O que o passivo?;; O que uma conta?;; Quais os elementos essenciais de uma conta?;; Quais so os tipos de contas?;; O que so contas analticas e sintticas?;; O que so atos administrativos?;; O que so fatos administrativos?;; Para que serve o plano de contas?;; Anlise do patrimnio; Anlise de situaes; Livros de escriturao; Dirio; Requisitos do livro dirio; Termo de abertura e encerramento; Razo Livro razo - conta caixa; Porque necessitamos do razo?;; O que um balancete de verificao?;; Livro caixa; Contas correntes; Balancete do "contas correntes"; Lanamentos contbeis; Regras gerais; Elementos essenciais dos lanamentos; Lanamentos contbeis; Mtodo das partidas dobradas; Lanamentos contbeis; Fatos administrativos ou contbeis. UNIDADE 10 - CONTABILIDADE - PARTE 2 Erros na escriturao; Retificao no livro dirio; Retificao do livro razo, caixa ou contas-correntes. UNIDADE 11 - DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Rotinas da seo de correspondncia e arquivo; Rotinas da seo de recrutamento e seleo; Rotina da seo de correspondncia e arquivo; Servio de arquivo; Exemplo de entrada de correspondncia; Rotina de recrutamento e seleo; Recrutamento; Seleo. UNIDADE 12 - DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Seo de pessoal - rotina de admisso; Responsabilidades da seo de pessoal; Exame mdico; Controle de estrangeiros; Carteira de trabalho e previdncia social CTPS; Registro no livro ou ficha de registro de empregados; Contrato de trabalho Contrato de trabalho por prazo determinado; Contrato de experincia; Contrato de trabalho por prazo indeterminado; FGTS - fundo de garantia de tempo de servio; Contribuio sindical; Salrio famlia; Termo de responsabilidade; Imposto de renda Cadastro geral de empregados e desempregados; Quadro de horrio de trabalho; Cadastro no pis (programa de integrao social); Outros documentos necessrios para a admisso. UNIDADE 13 - DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Clculo da folha de pagamento; Apurao de atrasos e faltas; Clculo de horas extras; Repouso semanal remunerado; Clculo de frias; Clculo de salrio; Clculo de gratificaes, comisses e adicionais; Clculo do salrio de contribuio Clculo da contribuio ao INSS; Clculo do imposto de renda retido na fonte; Clculo da deduo de adiantamentos e descontos legais; Contribuio sindical; Clculo do liquido a pagar; Lanamento na ficha de controle individual; INSS guia de recolhimento; Guias de recolhimento; Seguro; FGTS; Imposto de renda na fonte - guia de recolhimento; Contribuio sindical - guia de recolhimento; Outros descontos autorizados; Lanamento na ficha de controle. UNIDADE 14 - DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Rotina de demisso; Exemplo de aviso prvio; Atrasos e faltas; Horas extras, comisses, etc; Frias; 13 salrio FGTS - fundo de garantia por tempo de servio; Indenizao; Quitao ou homologao; Baixa no livro ou ficha de registro do empregado; Baixa na carteira de trabalho e previdncia social; IR - Declarao de rendimentos pagos ou

creditados ao empregado; Autorizao para movimentao da conta vinculada (FGTS); Outras atividades; Seguro desemprego; Exemplo de demisso; Termo de resciso de contrato de trabalho. UNIIDADE 15 - DEPARTAMENTOS DIVERSOS Seo de Almoxarifado; Seo de expedio; Seo de compras; Seo de vendas; Seo de faturamento; Seo de crdito e cobrana; Seo de assuntos fiscais; Seo de caixa; Entrada de caixa; Sada de caixa; Depsito bancrio; Seo de tesouraria.

Os conhecimentos que ir adquirir sero muito importantes para sua valorizao profissional e, conseqentemente, para conseguir melhores salrios, promoes ou melhores cargos. Matricule-se ainda hoje. Invista em seu futuro. No deixe a indeciso roubar o seu futuro. Preo do curso de Auxiliar de Escritrio: 1 x 69,00 ou 2 x 36,00 ou 4 x 19,00

Curso: Tcnicas de Secretariado


A profisso de secretria est crescendo em importncia no mercado de trabalho e oferece grandes oportunidades e excelente remunerao. O Instituto Denver desenvolveu este curso com o objetivo de fornecer conhecimentos e tcnicas para quem deseja exercer a profisso. Pblico-Alvo: Quem desejar aprender esta profisso administrativa e altamente solicitada pelo mercado de trabalho. Secretrias que j atuem nesta profisso porm que desejam aperfeioamento de modo a aspirar promoes em suas empresas. Recepcionistas e atendentes que desejam aprender as tcnicas de secretariado

Pr-Requisitos: recomendvel que o(a) aluno(a) esteja cursando o 2 Grau ou equivalente. Este curso um curso livre e como tal no possibilita registro no DRT. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Seis apostilas divididas em 10 Unidades com um total de 228 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado Resumo do programa:
UNIDADE 1 ORGANIZAO DE EMPRESAS O que uma secretria?;; Requisitos profissionais; A funo da secretria; Atribuies e responsabilidades da secretria; Caractersticas pessoais de uma boa secretria; Recomendaes para uma secretria; O que uma empresa?;; Elementos de uma empresa; Categorias de empresas; O que pessoa fsica e pessoa jurdica; Classificao das empresas; Relaes humanas na empresa; Qual o objetivo das relaes humanas?;; O que uma equipe?;; Dez mandamentos do participante de uma equipe; O que um organograma; Cuidados na elaborao de um organograma; O que um fluxograma?;; Para que serve um fluxograma?;; Como construir um fluxograma?;; Smbolos de um fluxograma; O que um cronograma?;; Para que serve um cronograma?;; Como construdo um cronograma?; UNIDADE 2 - EQUIPAMENTOS DE UM ESCRITRIO Telefone; Xerox; Telex; O que o fax; Como funciona; Mquinas de calcular; Tipos de mquinas de escrever; O que um microcomputador; Componentes de um microcomputador UNIDADE 3 - DOCUMENTOS COMERCIAIS O cheque; Tipos de cheques; Cheque ao portador; Cheque nominal; Cheque cruzado; Cheque visado; Cheque especial; Cheque comprado; Cheque administrativo; Como preencher corretamente um cheque; Depsito em cheque; Ordem de pagamento; Nota promissria; Recibo; Nota fiscal; Tipos de nf's; Fatura; Duplicata; Border; Como emitir um border; Como preencher o darf. UNIDADE 4 - O ARQUIVO E AS TCNICAS DE ARQUIVAMENTO O que um arquivo?;; O que arquivar; Porque arquivar?;; Qual a importncia do arquivo?;; Para que serve um arquivo?; Classificao de arquivo segundo a localizao; Classificao de arquivos quanto ao prazo de arquivamento; Qualidades de um bom arquivo; Conservao de arquivos; Recomendaes teis sobre arquivamento; Sistemas fsicos de arquivamento; Sistema vertical; Sistema horizontal; Sistema rotativo; Classificao alfabtica; Regras de classificao alfabtica para nomes de pessoas; Regras de classificao alfabtica para nomes de empresas; Mtodos de arquivamento; Microfilmagem.

UNIDADE 5 - PORTUGUS PRTICO O que abreviar?;; Tipos de abreviaes; Recomendaes para abreviao; Abreviao de estados, territrios e distrito federal; Abreviaes de endereo; Abreviaes de profisso; Abreviaes de tratamento; Abreviaes de meses; Outras abreviaturas; Emprego dos pronomes de tratamento e concordncia; Diviso silbica. UNIDADE 6 CORRESPONDNCIAS Quais os elementos bsicos da comunicao?;; Quais os obstculos comunicao?;; Quais os cuidados que o emissor deve ter?;; Quais as formas de comunicao?;; Classificaes da correspondncia; Tipos de correspondncias; Memorando Carta; Circular; Requerimento; Declarao; Ofcio; Procurao; Atestado; Telex; Relatrio; Aviso; Edital; Certido; Instruo; Telegrama; Ata. UNIDADE 7 - SERVIO POSTAL Os envelopes; Introduo s recomendaes da ECT; Tipos de servios postais; Registrada; Aviso de Recebimento (A.R.); Malotes diretos; Expressa; Entrega rpida; Seed; Serca; Franqueamento mecanizado; Telegrama; Limites de dimenses e pesos. UNIDADE 8 CONTABILIDADE Principais atividades; O que o patrimnio?;; O que so os bens da empresa?;; O que so os direitos da empresa?;; O que so as obrigaes?;; O que o lucro?;; O que receita?;; O que custo?;; O que a escriturao?;; O que so as demonstraes contbeis?;; O que o ativo?;; O que o passivo?;; O que uma conta?;; Quais os elementos essenciais de uma conta?;; Caixa; Livros de escriturao; Dirio; Razo; Porque necessitamos do razo?;; O que um balancete de verificao?;; Livro caixa; Contas correntes; Lanamentos contbeis; Mtodo das partidas dobradas. UNIDADE 9 ROTINAS DA SEO DE CORRESPONDNCIA E ARQUIVO Rotina da seo de correspondncia e arquivo; Servio de arquivo; Exemplo de entrada de correspondncia. UNIDADE 10 - ATIVIDADES DE UMA SECRETRIA Organizar o local de trabalho; Estabelecer um plano de trabalho e obter aprovao; Preparar e atualizar a agenda de compromissos; Organizar e manter o sistema "follow-up"; O que o sistema de follow-up?;; Elaborar cartas, memorandos, relatrios etc para o chefe; Preparar viagens; Recomendaes para a secretria durante a ausncia do chefe; Recomendaes para preparar viagem inesperadas; Preparar reunies; Recebimento de cheques e dinheiro; Controle do fundo fixo de caixa ou caixa pequena; Pagamento de contas e faturas; Recepcionar, planejar e controlar visitas Recomendaes para planejar e controlar visitas; Recomendaes para preparativos antes de uma visita; Controle de estoque - material de consumo de escritrio; Recomendaes para a organizao fsica do estoque; Superviso de funcionrios; Atender telefone; Regras bsicas ao telefone; Cdigo telefnico para soletrar; Recepo e expedio de correspondncia; Registro da correspondncia expedida.

Chegou o momento de mudar sua vida. Decida-se agora. No perca tempo. A deciso sobre seu futuro depende exclusivamente de voc. Preo do curso de Tcnicas de Secretariado: 1 x 60,00 ou 2 x 31,00 ou 4 x 17,00

Curso: Operador de Telemarketing


No Brasil praticamente dobra de tamanho a cada ano a quantidade de empresas que aderem aos sistemas de Telemarketing. Este grande crescimento de vendas de produtos por telefone gerou uma grande procura destes profissionais pelo mercado de trabalho. Este curso tem como objetivo formar operadores de telemarketing (homens ou mulheres) para trabalhar em empresas de pequeno, mdio e grande porte e nos mais diferentes ramos empresariais, alm de fornecer Tcnicas de Vendas modernas (tcnicas de abordagem, tcnicas de sondagem de interesse, tcnicas de argumentao, tcnicas de superao de objees, tcnicas para fechamento de vendas, tcnicas de apresentao etc.). Pblico-Alvo:

Aqueles que desejam aprender a profisso de Operador de Telemarketing (homem ou mulher). Profissionais que desejam aperfeioamento de modo a aspirar promoes em suas empresas e que utilizam o telefone como ferramenta de comunicao com clientes, isto , operadores de telemarketing, telefonistas, atendentes, recepcionistas Aqueles que desejam abrir um negcio, trabalhar por conta prpria abrindo uma Central de Telemarketing pois o mercado de tele-servios est em pleno crescimento e oferece uma forte opo comercial para novas e pequenas empresas.

Pr-Requisitos: recomendvel que o(a) aluno(a) esteja cursando o 2 Grau ou equivalente. Este curso um curso livre e como tal no possibilita registro no DRT. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Quatro apostilas divididas em 13 Unidades com um total de 228 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado Resumo do programa:
UNIDADE 1 - O COMRCIO O que o comrcio?;; Quais as categorias de comerciantes?;; Quais os tipos de comrcio?;; O que so os canais de distribuio?;; Quais as formas de pagamento existentes?;; O que venda interna e externa?;; Quais os tipos de vendas?;; O que o comrcio atacadista?;; Quais os tipos de empresas atacadistas?;; O que o comrcio varejista?;; Quais as categorias de comrcio varejistas?;; Quais os tipos de comrcio varejistas?;. UNIDADE 2 ORGANIZAO DE UMA DIVISO COMERCIAL Departamento de Vendas; Quais as principais atividades de Vendas?;; Tipos de vendas; Formas de pagamento; Departamento de Marketing; O que o mercado?;; O que o marketing?;; O que um Plano de Marketing?;; Quais as principais atividades de Marketing; Departamento de Pesquisa de Mercado; O que Pesquisa de Mercado?;; Tipos de pesquisas de mercado; Como executada a pesquisa de mercado.?;; Departamento de Merchandising; Departamento de Propaganda; O que a propaganda?;; O que a mdia?;; Departamento de Promoo de Vendas; O que a promoo de vendas; Promoo de vendas dirigida ao revendedor. UNIDADE 3 TCNICAS DE COMUNICAO O que a comunicao?;; Qual a importncia da comunicao para o vendedor?;; Quais os objetivos da Comunicao?;; Quais os elementos bsicos da comunicao?;; Quais os obstculos comunicao?;; Quais os

cuidados que o emissor deve ter?;; Quais as formas de comunicao?;; Como realizada a comunicao face a face?;; Como realizada a comunicao telefnica?;; Tcnicas para saber ouvir; O que o Rapport?;; Como fazer o rapport?;; Como espelhar a qualidade da voz do cliente?;; Qual a importncia do rapport?;; Como alimentar o "ego" do seu cliente?;; Como pensamos?;; Qual o poder das palavras?;; Como o vendedor deve utilizar o poder das palavras?;; Quais os fatores que sempre existem em toda venda?;; Tcnicas sobre o uso da linguagem; Recomendaes para melhorar a comunicao oral; Qual a importncia do telefone?;; Como avaliar sua voz ao telefone?;; Regras gerais ao telefone (vlidas para telemarketing ativo e receptivo); Cdigo telefnico para soletrar. UNIDADE 4 A ARTE DE VENDER O que vender?;; O que um vendedor?;; O que faz uma venda se realizar?;; Como construir um relacionamento?;; O que um bom cliente?;; Quais os fatores que facilitam ou dificultam a venda?;; Quais as tcnicas para convencer?;; Tipos de clientes Quais os motivadores de vendas?;; Como ampliar o valor do produto?;; O que os clientes desejam?;; O que as empresas desejam?; UNIDADE 5 TCNICAS ESPECIAIS DE VENDAS Tcnica de localizao do interesse do cliente; A tcnica de utilizao de perguntas; Tipos de perguntas; Recomendaes; Tcnica de apresentao de benefcios; Qual a diferena entre caractersticas de um produto e seus benefcios?;; Tabela de converso de caractersticas em benefcios; Tcnica para cultivar clientes entusiasmados; Qual a importncia de um cliente entusiasmado; Como conseguir um cliente entusiasmado; Tcnica para pesquisa de novos clientes; O que pesquisa de novos clientes?;; Quais os principais benefcios desta atividade?;; Qual o objetivo da ligao telefnica?;; Como ultrapassar a barreira da secretria?;; Planeje o roteiro; Quais as etapas da pesquisa?;; Tcnica para conquistar clientes dos concorrentes: Tcnica para reconquistar o cliente perdido. UNIDADE 6 ETAPAS DO PROCESSO DE VENDAS O que o processo de venda?;; Quais as etapas do processo de vendas?;; Abordagem do cliente; Quais os objetivos da etapa Abordagem do cliente?;; Tipos de abordagem para quebrar o gelo inicial; Como ultrapassar a barreira da secretria ou recepcionista; Abertura da entrevista; Tcnicas para abertura de entrevista; A argumentao; Qual o objetivo da etapa de Argumentao?;; Quando utilizar a argumentao; O que so as tcnicas de argumentao?;; Exemplos de argumentaes; Apresentao do produto; Importncia da apresentao; O que a apresentao; Como fazer a apresentao; Etapas da apresentao do produto; Superar as objees; O que a objeo; Como so apresentadas as objees:; Por que os clientes fazem objees; Como evitar objees; Qual a atitude do vendedor em relao objeo; Como identificar o motivo pelo qual o cliente no compra; Objees tpicas e suas causas; Quais as categorias de objees?;; Mtodo para tratar objees; Fechamento; Como perder o medo da etapa de fechamento; Quando iniciar a etapa de fechamento?;; Fique alerta para sinais de fechamento; Tcnicas de fechamento; Como vencer as objees. UNIDADE 7 O OPERADOR DE TELEMARKETING O que faz um operador de telemarketing?;; Quais os outros nomes pelos quais esta funo conhecida?;; Quais as tarefas e deveres de um operador?;; Quais as habilidades necessrias para um operador?;; Quais os conhecimentos necessrios?; Quais as qualidades pessoais de um operador?;; Quais as caractersticas pessoais de um operador?;; Quais os requisitos fsicos para um operador?;; Qual a escolaridade necessria para ser um operador de telemarketing?;; Quais os cursos relacionados profisso de operador de telemarketing?;; Que treinamento os operadores recebem?;; Quais as condies de trabalho?;; Quais os equipamentos que utilizam?; ; Qual o salrio de um operador?; ; Quais os servios relacionados com operador de telemarketing?;; A importncia do operador; Como est o mercado de trabalho?;; Quais os requisitos de um bom operador de telemarketing?;; Quais os conhecimentos que um operador deve ter?;; Recomendaes para operadores de Telemarketing. UNIDADE 8 PRINCPIOS DE CONDUTA TICA PARA TELEMARKETING UNIDADE 9 CONCEITOS BSICOS DE TELEMARKETING O que o Marketing Direto?;; O que a mala direta?;; O que o Telemarketing?;; Quais as principais vantagens do telemarketing?;; Quais as desvantagens do Telemarketing?;; Quais as principais aplicaes ou servios executados atravs do Telemarketing?;; O telefone como uma excelente forma de testar; Quais so as melhores listas?;; Quais os fatores que contriburam para o crescimento do Telemarketing?;; O que o Telemarketing ativo?;; O que o Telemarketing receptivo?; O que um Call Center?;; Quais as partes Integrantes de um Call Center?;; Como a organizado um Call Center?; UNIDADE 10 TCNICAS GERAIS PARA ELABORAO DE SCRIPT OU ROTEIRO O que um script ou roteiro?;; Recomendaes para elaborao do script ou roteiro. UNIDADE 11 O TELEMARKETING RECEPTIVO O que o Telemarketing receptivo?;; Caractersticas; Como elaborar scripts ou roteiros para o Telemarketing Receptivo; Recomendaes para o Telemarketing Receptivo; Recomendaes para atendimento em central de reclamaes. UNIDADE 12 O TELEMARKETING ATIVO O que o Telemarketing ativo?;; Caractersticas; Vantagens; Recomendaes para elaborao de um roteiro para Telemarketing Ativo; Erros ao elaborar Roteiros para telemarketing ativo; Como fazer com que os operadores sigam o roteiro?;; Etapas bsicas do Telemarketing Ativo; Objees; Recomendaes para operadores de telemarketing ativo Dicas para ultrapassar as barreiras; Roteiro 1 - Prospeco de novos clientes; Roteiro 2 - Primeiro contato - (chamada fria)

Roteiro 3: Prospeco de novos clientes; Roteiro 4: Para empresas; Roteiro 5: Cliente residencial; Roteiro 6: Roteiro em duas chamadas; Roteiro 7: Diversos; Roteiro 8: Diversos; Roteiro 9: Exemplo parcial de um roteiro para aquisio de carto de crdito. UNIDADE 13 MONITORIA E AVALIAO Qual o objetivo da monitoria?;; Qual a diferena entre monitoria e avaliao de desempenho?;; Como avaliar o operador?;; Apresentao pessoal; Qualidade do servio; Produtividade; Capacidade de administrao / planejamento; Conhecimento do produto; Habilidades de vendas; Atitude.

Preo do curso de Operador de Telemarketing: 1 x 51,00 ou 2 x 27,00 ou 4 x 15,00

Curso: Tcnicas de Vendas


Esta uma profisso em que nunca existe desemprego. Entretanto, requer conhecimentos, treinamento e tcnicas para que seja efetivamente um vendedor de sucesso. Muitos profissionais de vendas iniciaram suas carreiras como vendedores de uma empresa e, posteriormente, abriram empresas de representao comercial com amplo sucesso profissional, financeiro e econmico. Pblico-Alvo: Aqueles que desejam aprender a profisso de Vendedor que altamente solicitada pelo mercado de trabalho. Profissionais de venda que desejam aperfeioamento de modo a aspirar promoes em suas empresas e obter o mximo rendimento em suas atividades. Empresas que necessitam treinar sua equipe de vendedores

Pr-Requisitos: recomendvel que o(a) aluno(a) esteja cursando o 2 Grau ou equivalente. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Cinco apostilas divididas em 12 Unidades com um total de 164 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. Resumo do Programa:
UNIDADE 1 - ORGANIZAO DE EMPRESAS O que uma empresa?;; Elementos de uma empresa; Categorias de empresas - As firmas individuais - As sociedades ou firmas coletivas; O que pessoa fsica e jurdica; Classificao das empresas; Classificao em funo do porte; Classificao em funo da nacionalidade e de propriedade das empresas; Classificao por ramo de atividade; O que um Organograma Cuidados na elaborao de um organograma. UNIDADE 2 - O COMRCIO O que o comrcio; Categorias de comerciantes; Tipos de comrcio; O que so canais de distribuio; Formas de pagamento; Venda interna e externa; Tipos de venda; O que o comrcio atacadista?;; Tipos de empresas atacadistas O que o comrcio varejista?;; Categorias de comrcio varejistas; Tipos de comrcio varejistas. UNIDADE 3 MARKETING O que o mercado?;; O que o marketing?;; O que um Plano de Marketing?;; Quais os indicadores de sucesso de uma empresa; Quais as principais atividades de Marketing; O que Pesquisa de Mercado?;; Tipos de pesquisas de mercado: Como executada?;; Merchandising; O que a propaganda?;; O que a mdia?;; Tipos de Mdias - vantagens e desvantagens; Etapas do Planejamento da Propaganda; Como avaliar se uma propaganda est bem feita?;; O que a promoo de vendas; Promoo de vendas dirigida ao revendedor; Promoo de vendas dirigida ao consumidor Promoo de venda dirigida ao vendedor; Promoo institucional de uma empresa; O que um calendrio promocional. UNIDADE 4 - A ARTE DE VENDER O que vender?;; O que um vendedor?;; Requisitos de um vendedor; O que um bom cliente; Fatores que facilitam ou dificultam a venda; O que necessrio para ser um bom vendedor?;; Conhecimentos que o vendedor deve ter Atitude adequada do vendedor; Avaliao do vendedor. UNIDADE 5 - TCNICAS DE VENDAS

Tcnicas para convencer; Tcnicas para identificao dos motivos de compras; O que so os motivos de compras; Tipos de clientes; Tcnicas de localizao do interesse do cliente; A tcnica de utilizao de perguntas; Tipos de perguntas Tcnicas de apresentao de benefcios; Tabela de converso de caractersticas em benefcios.; Tcnica para cultivar clientes entusiasmados; Qual a importncia de um cliente entusiasmado; Como conseguir um cliente entusiasmado UNIDADE 6 - ETAPAS DA VENDA O que o processo de venda; Etapas do processo de vendas; Tipos de abordagem para quebrar o gelo inicial; Como ultrapassar a barreira da secretria ou recepcionista; Recomendaes para abordagem em venda interna; Tcnicas para abertura de entrevista; Quando utilizar a argumentao; O que so as tcnicas de argumentao?;; Exemplos de argumentaes; Importncia da apresentao; O que a apresentao; Como fazer a apresentao; Etapas da apresentao do produto; O manual de apresentao; O que o manual; Contedo do manual; Recomendaes para a elaborao do manual; Superar as objees; O que a objeo; Como so apresentadas as objees; Por que os clientes fazem objees; Como evitar objees; Qual a atitude do vendedor em relao objeo; Como identificar o motivo pelo qual o cliente no compra; Objees tpicas e suas causas; A objeo ao preo; Fechamento; Como perder o medo da etapa de fechamento; Quando iniciar a etapa de fechamento?;; Fique alerta para sinais de fechamento; Tcnicas de fechamento. UNIDADE 7 COMUNICAES Princpios bsicos; O que a comunicao?;; Qual a importncia da comunicao para o vendedor?;; Quais os objetivos da comunicao?;; Quais os elementos bsicos da comunicao?;; Quais os obstculos comunicao?;; Quais as formas de comunicao?;; Exemplos de linguagem corporal; Comunicao oral; Recomendaes para melhorar a comunicao oral; Recomendaes para melhorar a capacidade de escutar; Comunicao escrita; Vantagens e desvantagens; Recomendaes gerais. UNIDADE 8 - TELEFONE Qual sua importncia?;; Principais utilizaes do telefone; Vantagens da utilizao do telefone; Regras bsicas ao telefone; Cdigo telefnico para soletrar. UNIDADE 9 - PESQUISA DE NOVOS CLIENTES O que ; Etapas da pesquisa; Formulrio de controle de clientes em potencial; Pesquisa de novos clientes pelo telefone; A visita fria; Benefcios da visita fria; Como conquistar clientes dos concorrentes; Como reconquistar o cliente perdido. UNIDADE 10 - PLANEJAMENTO DE VENDAS O que planejamento de vendas; Etapas do planejamento; Organizao da equipe de vendas; Classificao dos clientes; Por que classificar?;; Como classificar clientes; Clculo da freqncia de visitas; Planejamento de visitas de vendas; Caractersticas e benefcios do produto; Planejamento do itinerrio; Qual a importncia; Planejamento da atividade diria; Planejamento dirio UNIDADE 11 - ADMINISTRAO DE TEMPO Introduo; Por que necessrio administrar nosso tempo?;; O que administrao de tempo; Benefcios gerais da administrao de tempo; Recomendaes gerais para uma boa administrao de tempo; Recomendaes especficas para o vendedor; Benefcios do bom planejamento de tempo para o vendedor; Desperdiadores de tempo; Frases erradas que so ditas sobre o tempo; Avaliao da utilizao do tempo; Folha de anlise do tempo; Anlise da eficcia do vendedor. UNIDADE 12 - VENDA PARA O DEPARTAMENTO DE COMPRAS Quais as caractersticas deste tipo de venda?;; Como cadastrar-se como fornecedor de uma empresa; Objetivos do comprador; Limitaes do comprador; Quais os desejos / necessidades do comprador em uma negociao?;; Atividades crticas; Anlise do processo de compra do cliente; Fases do processo de compras; Identificao das influencias decisivas Definio dos auxlios venda; Utilize um ou mais dos seguintes auxlios de venda; Identificao de riscos; Negociaes; O que necessrio saber antes de negociar?;; Caractersticas pessoais do bom negociador; O que alcanar ao trmino da negociao; Planejamento da negociao; O que pode ser negociado; Argumentos desempatadores; A procura da melhor soluo.

Com este curso voc conhecer os segredos desta rendosa profisso e poder ganhar muito dinheiro por toda sua vida. Ingresse nesta profisso e conquiste sua independncia financeira. Preo do curso de Tcnicas de Vendas: 1 x 44,00 ou 2 x 23,00 ou 3 x 16,00

Curso: Representante Comercial


A profisso de representante comercial altamente solicitadas pelo mercado e no apresenta desemprego. Se voc no deseja ter patro, deseja ter uma profisso atraente, altamente promissora e com excelentes ganhos esta a sua oportunidade de mudar substancialmente sua vida. A grande vantagem de ser um representante comercial poder aumentar seu faturamento sem limites dependendo exclusivamente de seu prprio esforo e desempenho. Este aumento pode ser conseguido crescendo seu cadastro de clientes ou aumentando o nmero de empresas representadas. Muitos representantes iniciam como autnomo com um produto, conseguem sua clientela e, posteriormente, acrescentam outros produtos para vender para os mesmos clientes. Nesta ocasio muitos representantes abrem sua prpria empresa de representao. Objetivos do Curso: Fornecer orientao e conhecimentos para que o aluno inicie suas atividades como representante comercial autnomo ou como empresa de representao comercial. Fornecer informaes importantes para seja bem sucedido na profisso de representante comercial. Fornecer Tcnicas de Vendas modernas (tcnicas de abordagem, tcnicas de sondagem de interesse, tcnicas de argumentao, tcnicas de superao de objees, tcnicas para fechamento de vendas, tcnicas de apresentao etc.) possibilitando a formao de um representante comercial. Identificar e interpretar as normas legais referentes rea de vendas e representao comercial. Apresentar tcnicas de Telemarketing como ferramenta importante no processo de vendas. Apresentar conceitos bsicos de organizao de empresas, atividades comerciais, administrao de tempo, tcnicas comerciais, matemtica comercial, etc.

Pblico-Alvo: Aqueles que desejam aprender a profisso de Representante Comercial que altamente solicitada pelo mercado e que no apresenta desemprego. Profissionais que desejam ser empresrios, no ter patro, ter uma profisso atraente, altamente promissora e com excelentes ganhos. A maioria das pessoas j pensou em trabalhar por conta prpria, coordenar seu prprio tempo e viver com maior qualidade de vida. Esta a chance de alcanar tudo isto. Profissionais de venda que desejam aperfeioamento de modo a aspirar maior volume de vendas. Quem deseja iniciar em uma carreira com grande procura de profissionais e onde poder alcanar excelentes rendimentos.

Pr-Requisitos: Primeiro grau ou equivalente. Segundo grau desejvel. Metodologia:

As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Seis apostilas divididas em 20 Unidades com um total de 300 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades.

Resumo do programa:
UNIDADE 1 - O REPRESENTANTE COMERCIAL O que um representante comercial?;; Como o trabalho dirio de um representante comercial?;; O que um representante tcnico de vendas?;; Qual a grande vantagem de ser um representante comercial?;; Quais as vantagens de um representante comercial autnomo?;; Quais as caractersticas da representao comercial?;; O que as empresas que procuram representantes preferem (representante autnomo ou empresa de representao)?;; Qual o futuro da profisso de representante comercial?;; Qual a diferena entre um representante comercial e o distribuidor?;; Porque o representante comercial to requisitado pelas empresas modernas?;; Como o representante comercial relaciona-se com a empresa contratada?;; Quais as principais responsabilidades de um representante comercial?;; Quais os conhecimentos que um representante deve ter?;; Como iniciar uma atividade de representao comercial?;; Quais as responsabilidades da empresa contratada?;; Como o representante remunerado?;; Quais as vantagens para a empresa contratada ao usar a representao comercial?;; Recomendaes para a empresa que deseja usar representao comercial; Quais as condies de trabalho de um representante comercial?;; Como o representante paga o Imposto de Renda?;; O Profissional autnomo que paga a outros profissionais por servios realizados considerado empresa individual?;; O Profissional autnomo poder deduzir as despesas com aquisio de livros, jornais, revistas, roupas especiais, etc?;; Podem ser deduzidas despesas com aluguel, energia, gua, gs, taxas, impostos, telefone, telefone celular, condomnio, quando o imvel utilizado para a atividade profissional tambm residncia?;; Podem ser deduzidos os gastos com arrendamento mercantil (Leasing)?;; A contribuio devida ao INSS sobre a remunerao paga ao trabalhador autnomo pode ser descontada do RPA?;; UNIDADE 2 - CORE - CONSELHO REGIONAL DE REPRESENTANTES COMERCIAIS O que o CORE?;; Porque devo fazer minha inscrio no CORE do meu estado?;; Como se filiar ao CORE do seu estado como pessoa fsica?;; Como se filiar ao CORE do seu estado como pessoa jurdica?;; Como fazer a alterao de representante comercial Pessoa Fsica Para Pessoa Jurdica?;; Como fazer a alterao de pessoa jurdica (individual) para pessoa jurdica (limitada)?;; Como fazer o cancelamento e/ou baixa junto ao core - Pessoa Jurdica?;; Como fazer o cancelamento e/ou baixa de Pessoa fsica?;; Quais os endereos dos CORE e Associaes de representantes em cada estado?; UNIDADE 3 - LEGISLAO APLICADA REPRESENTAO COMERCIAL A lei n 4886 - 09/12/1965; Lei n 8.420 de 08 de maio de 1.992; Cdigo de tica. UNIDADE 4 - CONTRATOS DE REPRESENTAO Modelo de contrato de representao comercial; Modelo de contrato de representao comercial autnoma entre representantes comerciais (preposto). UNIDADE 5 - COMO CONSEGUIR EMPRESAS PARA REPRESENTAR Segmentos de negcios; Como descobrir o produto que ir representar; Onde encontrar empresas para representar; O currculo. UNIDADE 6 - COMO ELABORAR UM CURRCULO. O que um Curriculum Vitae ou currculo?;; Quais os objetivos de um Currculo?;; Qual a importncia do currculo ao procurar uma empresa para representar?;; Quais os pontos que devo enfatizar ao elaborar meu currculo de representante comercial?;; Quais as informaes que um currculo deve ter?;; Currculo cronolgico; Currculo funcional; Perguntas e respostas; Recomendaes para elaborar currculo. UNIDADE 7 - ORGANIZAO DE EMPRESAS O que uma empresa?;; Quais os elementos que constituem uma empresa?;; Quais as categorias de empresas?;; O que pessoa fsica e pessoa jurdica?;; Como as empresas so classificadas em funo do porte?;; Como as empresas so classificadas em funo da nacionalidade e de propriedade das empresas?;; Como as empresas so classificadas por ramo de atividade?; UNIDADE 8 - O COMRCIO O que o comrcio?;; Quais as categorias de comerciantes?;; Quais os tipos de comrcio?;; O que so os canais de distribuio?;; Quais as formas de pagamento existentes?;; O que venda interna e externa?;; Quais os tipos de vendas?;; O que o comrcio atacadista?;; Quais os tipos de empresas atacadistas?;; O que o comrcio varejista?;; Quais as categorias de comrcio varejistas?;; Quais os tipos de comrcio varejistas?;

UNIDADE 9 - ORGANIZAO DE UMA DIVISO COMERCIAL Departamento de vendas; Quais as principais atividades de vendas?;; Tipos de vendas; Formas de pagamento; Departamento de marketing; O que o mercado?;; O que o marketing?;; O que um plano de marketing?;; Quais as principais atividades de marketing; Departamento de pesquisa de mercado; O que pesquisa de mercado?;; Tipos de pesquisas de mercado; Como executada?;; A pesquisa de mercado deve responder as seguintes perguntas; Relacionadas ao cliente; Relacionadas empresa; Relacionadas aos concorrentes; Relacionadas aos produtos; Departamento de merchandising; Departamento de propaganda; O que a propaganda?;; O que a mdia?;; Departamento de promoo de vendas; O que a promoo de vendas; Promoo de vendas dirigida ao revendedor. UNIDADE 10 - TCNICAS DE COMUNICAO O que a comunicao?;; Qual a importncia da comunicao para o vendedor?;; Quais os objetivos da Comunicao?;; Quais os elementos bsicos da comunicao?;; Quais os obstculos comunicao?;; Quais os cuidados que o emissor deve ter?;; Quais as formas de comunicao?;; Como realizada a comunicao face a face?;; Como realizada a comunicao telefnica?;; Quais as tcnicas para saber ouvir?;; O que o rapport?;; Como fazer o rapport?;; Como espelhar a qualidade da voz do cliente?;; Qual a importncia do rapport?;; Como alimentar o "ego" do seu cliente?;; O que o poder das palavras?;; Como pensamos?;; Qual o poder das palavras?;; Como o vendedor deve utilizar o poder das palavras?;; Quais os fatores que sempre existem em toda venda?;; Como usar corretamente a linguagem?;; Recomendaes para melhorar a comunicao oral; Qual a importncia do telefone?;; Como avaliar sua voz ao telefone?;; Regras gerais ao telefone; Cdigo telefnico para soletrar. UNIDADE 11 - A ARTE DE VENDER O que vender?;; O que um vendedor?;; O que faz uma venda se realizar?;; Como construir um relacionamento?;; O que um bom cliente?;; Quais as qualidades que devo ter para ser um bom vendedor?;; Quais os fatores que facilitam ou dificultam a venda?;; O que necessrio para ser um bom vendedor?;; Quais as tcnicas para convencer?;; Quais os tipos de clientes existentes?;; Quais os motivadores de vendas?;; Como ampliar o valor do produto?;; O que os clientes desejam?;; O que as empresas desejam?;; Quais as recomendaes para que o vendedor tenha atitudes adequadas?;; Como fazer avaliao do vendedor?; UNIDADE 12 - TCNICAS ESPECIAIS DE VENDAS Tcnica de localizao do interesse do cliente; A tcnica de utilizao de perguntas; Tipos de perguntas; Recomendaes; Tcnica de apresentao de benefcios; Qual a diferena entre caractersticas de um produto e seus benefcios?;; Tabela de converso de caractersticas em benefcios; Tcnica para cultivar clientes entusiasmados; Qual a importncia de um cliente entusiasmado; Como conseguir um cliente entusiasmado; Tcnica para pesquisa de novos clientes; O que pesquisa de novos clientes?;; A visita fria; O que ; Benefcios da visita fria; Planeje o roteiro; Quais as etapas da pesquisa?;; Formulrio de controle de clientes em potencial; Tcnica para conquistar clientes dos concorrentes; Tcnica para reconquistar o cliente perdido. UNIDADE 13 - ETAPAS DO PROCESSO DE VENDA O que o processo de venda?;; Quais as etapas do processo de vendas?;; Abordagem do cliente; Quais os objetivos da etapa abordagem do cliente?;; Tipos de abordagem para quebrar o gelo inicial; Como ultrapassar a barreira da secretria ou recepcionista; Abertura da entrevista; Objetivos desta etapa; Tcnicas para abertura de entrevista; A argumentao Qual o objetivo da etapa de argumentao?;; Quando utilizar a argumentao; O que so as tcnicas de argumentao?;; Apresentao do produto; Objetivo; Importncia da Apresentao; O que a apresentao; Como fazer a apresentao; Etapas da apresentao do produto; Superar as objees; O que a objeo; Como so apresentadas as objees; Por que os clientes fazem objees; Como evitar objees; Qual a atitude do vendedor em relao objeo; Como identificar o motivo pelo qual o cliente no compra; Objees tpicas e suas causas; Quais as categorias de objees?; Mtodo para tratar objees; Fechamento; Objetivo desta etapa; Como perder o medo da etapa de fechamento; Quando iniciar a etapa de fechamento?;; Fique alerta para sinais de fechamento; Tcnicas de fechamento; Como vencer as objees. UNIDADE 14 - PLANEJAMENTO DE VENDAS O que planejamento de vendas?;; Quais as etapas do planejamento de vendas?;; Como organizar a equipe de vendas?;; Por que classificar os clientes?;; Como classificar clientes; Clculo da freqncia de visitas; Planejamento de visitas de vendas; Dados do contato; Objetivo da visita; Produto; Instrumentos de venda; Tipo de visita; Tempo; Medio de resultados; Defina como medir o resultado da visita; Caractersticas e benefcios do produto; Planejamento do itinerrio; Qual a importncia; Planejamento da atividade diria.

UNIDADE 15 - VENDA PARA O DEPARTAMENTO DE COMPRAS Introduo; Quais as caractersticas deste tipo de venda?;; Como cadastrar-se como fornecedor de uma empresa; Objetivos do comprador; Limitaes do comprador; Quais os desejos / necessidades do comprador em uma negociao?;; Atividades crticas; Anlise do processo de compra do cliente; Fases do processo de compras; Identificao das influencias decisivas Definio dos auxlios venda; Identificao de riscos; Negociaes; O que necessrio saber antes de negociar?;; Caractersticas pessoais do bom negociador; O que alcanar ao trmino da negociao; Planejamento da negociao; O que pode ser negociado; Argumentos desempatadores; A procura da melhor soluo.

UNIDADE 16 - CONCEITOS BSICOS DE TELEMARKETING O que o Marketing Direto?;; O que a mala direta?;; O que o Telemarketing?;; Quais as principais vantagens do telemarketing?;; Quais as desvantagens do Telemarketing?;; Quais as principais aplicaes ou servios executados atravs do Telemarketing?;; O telefone como uma excelente forma de testar; Quais so as melhores listas?;; Quais os fatores que contriburam para o crescimento do Telemarketing?;; O que o Telemarketing ativo?;; O que o Telemarketing receptivo?;; O que um Call Center?;; Quais as partes Integrantes de um Call Center?;; Como a organizado um Call Center?; UNIDADE 17 - TELEMARKETING ATIVO O que o telemarketing ativo?;; Recomendaes para elaborao de um roteiro para telemarketing ativo; Erros ao elaborar roteiros para telemarketing ativo; Como fazer com que os operadores sigam o roteiro?;; Etapas bsicas do telemarketing ativo; Abordagem e frases iniciais; Argumentao; Fechamento; Objees; Sua atitude a auto-motivao; Recomendaes para operadores de telemarketing ativo; Dicas para ultrapassar as barreiras; Roteiro 1 - prospeco de novos clientes; Roteiro 2 - primeiro contato - (chamada fria); Roteiro 3: prospeco de novos clientes; Roteiro 4: para empresas; Roteiro 5: cliente residencial. UNIDADE 18 - ADMINISTRAO DE TEMPO Por que necessrio administrar nosso tempo?;; O que administrao de tempo; Benefcios gerais da administrao de tempo; Recomendaes gerais para uma boa administrao de tempo; Recomendaes especficas para o vendedor; Benefcios do bom planejamento de tempo para o vendedor; Desperdiadores de tempo; Frases erradas que so ditas sobre o tempo; Avaliao da utilizao do tempo; Folha de anlise do tempo; Anlise da eficcia do vendedor. UNIDADE 19 - DOCUMENTOS COMERCIAIS O cheque; Tipos de cheques; Como preencher corretamente um cheque; Perda, extravio ou furto; Falta de fundos; Depsito em cheque; Ordem de pagamento; Nota promissria; Como preencher corretamente uma nota promissria; Recibo; Nota fiscal; Tipos de nf's; Fatura; Duplicata; A duplicata deve conter; Rotina administrativa da fatura / duplicata; Modelos de duplicatas; Border; Como emitir um border; Darf - documento de arrecadao de receitas federais; Como preencher o darf. UNIDADE 20 - MATEMTICA COMERCIAL Percentagem; Regra de trs; Converso de moedas.

NOTA IMPORTANTE: O curso de Tcnicas de Vendas est totalmente contido neste curso. Assim, no solicite os dois em conjunto. Preo do curso de Representante Comercial: 1 x 69,00 ou 2 x 36,00 ou 4 x 19,00

Curso: Introduo ao Microcomputador ***NOVO***


Em praticamente todos os anncios de emprego exigido o conhecimento da informtica. Isto pode ser verificado nos anncios dos jornais. Pblico-Alvo:

Aqueles que desejam aumentar suas oportunidades de conseguir um bom emprego atravs do conhecimento da informtica. Aqueles que j esto trabalhando porm desejam aumentar suas chances de promoes.

Pr-Requisitos: Este curso no possui nenhum pr-requisito. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Cinco apostilas com um total de 236 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies que explicam a matria passo a passo, do simples ao complexo, para facilitar seu aprendizado. Nota: Alm do material didtico receber tambm um glossrio de termos tcnicos e um disquete com vrios programas utilitrios em verso shareware. Resumo do programa:
UNIDADE 1 - INTRODUO AO MICROCOMPUTADOR Histrico; O microcomputador e seus componentes; O que um microcomputador?;; Quais os componentes de um microcomputador?; ; Quais os tipos de hardware existentes em um microcomputador?;; Quais so os perifricos de entrada?;; Quais so os perifricos de sada?;; Unidades de memria; O que um bit?;; O que um byte?;; O que um kilobyte?;; O que um megabyte?;; O que um gigabyte?;; O que um megabit?;;Tabela ascii; O que a tabela ascii?;; Arquivos; O que um arquivo?;; Software ou programas; O que um programa ou software?;; Quais os tipos de software existentes?;; Quais as funes principais de um sistema operacional?;; Linguagens de programao; O que uma linguagem de programao?; Quais as caractersticas das principais linguagens?;; Quais os tipos de linguagens existentes?;; O que so compiladores?;; Tipos de microcomputadores; Quais os tipos de computadores existentes?;; Classes de computadores; Quais as classes de computadores?;; Mainframe Servidores Notebook Palmtop. UNIDADE 2 - O GABINETE Tipos de gabinetes; Componentes do gabinete; O que apresentado na parte traseira do gabinete?; O que apresentado na parte da frente do gabinete?;; Para que serve o ventilador interno?;; Fonte de alimentao; Como escolher a potncia da fonte de alimentao? UNIDADE 3 - PLACA ME O que a placa-me ou motherboard (pronuncia-se maderbord)?;; Componentes de uma placa-me; Quais os componentes de uma placa-me?;; Exemplos de componentes normalmente presentes nas placas de cpu ou placasme; Tipos de placas-me; Quais os tipos de placas-me?;; Qual a principal diferena das placas-me atuais com as antigas?;; Conectores e chaves na placa-me; O que uma "dip switch"?;; O que um jumper?;; O que uma porta de comunicao?;; O que uma porta ou sada serial?;; O que uma porta paralela?;; Clock da placa-me; O que o system clock da placa-me?;; Chipset; O que o chipset?;; Como identificar o chipset na placa-me?

UNIDADE 4 - MICROPROCESSADOR Introduo; O que so chips ou circuitos integrados?;; O que a c.p.u.; Ou microprocessador ou processador?;; O que a velocidade de relgio (clock) de um microprocessador?;; O que determina se um microprocessador possui mais performance que outro?;; Existe diferena entre velocidade do clock da cpu e a dos barramentos de expanso?;; O que um "conjunto de instrues" do processador?;; Componentes de um microprocessador; Quais os elementos que compem uma cpu ou microprocessador?;; Principais fabricantes; Quais os principais fabricantes de

microprocessadores?;; Histrico dos processadores; Interrupo; O que uma interrupo?;; O que um irq (interrupt request)?;; Irq's normalmente usados; Controladora de dma; O que a controladora de dma? UNIDADE 5 - SLOTS DE EXPANSO, BUS, BARRAMENTOS Placa controladora; Slots de expanso (ou barramento ou bus); Quais os barramentos existentes em uma placa-me?; Tipos de slots Isa (industry standard architecture); Eisa (extended isa); Mca - micro channel architecture; Vlbus - vesa local bus - video electronics standard association (vesa): Pci (peripheral component interconnect); Pcmcia - personal computer memory card international association. Agp - (accelerated graphics port); Barramento de perifrico de armazenamento; O que o barramento de perifricos de armazenamento?;; Quais so os barramentos de perifricos de armazenamento?;; O que o plug and play (pnp)? UNIDADE 6 - MEMRIA Introduo; O que a memria?;; Para que serve a memria?;; O que endereo de memria?;; Tipos de memria; O que a memria ram?;; O que a memria rom?;; Tipos de ram; Evoluo da memria principal; Tipos de memria rom Prom - programmable read only memory; Eprom - erasable prom Eeprom - electronically erased prom; Flash memory; Chips de memria; Quais os tipos de chips de memria existentes?;; Quais as caractersticas da memria dimm?;; Quais as diferenas entre dimm de 168 pinos e simm de 72 pinos?;; Banco de memria; O que um banco de memria?;; Porque seguir as regras e convenes sobre os bancos de memria?;; Exemplo de regras (depende de cada micro. Verifique o manual): Verificao de erro de memria; Como funciona a verificao de paridade?;; O que um erro de paridade?;; Como saber se meu computador tem verificao de paridade?;; O que o mtodo ecc de verificao de erro?;; Medidas da memria ram Como medimos a ram?;; O que velocidade de memria?;; O que o tempo de acesso?;; Como identificar qual o tempo de acesso de um mdulo de memria?;; Porque medir a velocidade da memria em megahertz?;; Como converter de mhz para nanosegundos por ciclo?;; Como calcular a capacidade do modulo de memria?;; Performance do microcomputador; Como funciona a cpu (central processing unit) e a memria?;; O que velocidade do bus?;; Dica ao comprar seu micro: O que a bios (basic input output system); O que o cmos ram?;; O que armazenado no cmos (complementary metal-oxide semicondutor)?;; Quais as vantagens do bios residir em memria eprom?;; Quais as funes da bios?;; Quais os testes efetuados pelo post?;; Tabela de cdigos de erro. UNIDADE 7 - DISCO RGIDO O que um disco rgido ou winchester ou hd (hard disc)?;; Quais as principais caractersticas do hd?;; O que pode ser armazenado nos discos?;; O que so diretrios ou pastas (folders em ingls)?;; O que um arquivo?;; Como a estrutura fsica de um hd?;; Qual a velocidade de rotao dos hds?;; Quais os cuidados com os discos?;; Como organizado o hd?; O que o particionamento do hd?;; Para que serve os programas desfragmentadores?;; O que a fat16 (16 bits)?;; Indicadores de desempenho dos discos rgidos; Velocidade de rotao; Tempo mdio de acesso; Velocidade de transferncia de dados; O tipo de interface; Interleave de setores; Buffer de trilhas; Quais as unidades usadas para identificar a capacidade de armazenamento?;; Quais os tipos de interface de hd?;; O que uma placa controladora de hd? UNIDADE 8 - DISQUETES O que um disquete?;; Quais as principais vantagens dos disquetes?;; Quais as principais desvantagens?;; O que a unidade de disquete ou disk drive?; Como so referenciadas as unidades de disquete?; Quais os tamanhos dos disquetes?; Quais os cuidados com os disquetes?; Como proteger um disquete de 3,5" para evitar gravao acidental?; O que a densidade?; Como constituda fisicamente uma unidade de disquete (drive)?; Quais as caractersticas mais comuns de um drive de disquete?; Quais os cuidados com o drive de disquete?; Como organizado internamente o disquete de 3" hd (ou disquete de 1,44mb)?; Quando substituir o disquete?; O que um zip drive?; Quais as principais caractersticas de um zip drive?; Quais os modelos existentes?; Quais as principais caractersticas dos discos do zip drive?; O que um jaz drive?; Quais as principais caractersticas do jaz drive?; Quais as principais utilizaes?; Qual a capacidade dos discos jaz?; Quanto tempo demora para formatar um disco? UNIDADE 9 - CD E DVD O que um cd (compact disk)?; Quais as vantagens do cd?; Quais os tipos de cd's existentes no mercado?; O que um drive de cd?; Quais as velocidades de drives de cd existentes no mercado?; Qual o tempo de acesso de um drive de cdroms?; Como o formato de gravao nos cd-roms?; Dvd - digital video disc ou digital versatile disc; Qual a principal vantagem do dvd?; Quais os formatos do dvd?; Quais os tamanhos do dvd? UNIDADE 10 - MONITOR Introduo; O que o monitor ou vdeo?; Qual a diferena entre monitor e vdeo?; Quais os cuidados que devemos ter com os monitores?; Como o monitor se liga ao microcomputador?; Como funciona um monitor?; Quais as diferenas entre uma tv e um monitor?; Quais os tamanhos dos monitores?; Quais as vantagens de um monitor maior?; Quais os modos de operao do vdeo?; Conceitos bsicos; O que o pixel (picture elements)?; O que o dot pitch?; O que a resoluo?; O que varredura?; O que o "refresh rate" ou freqncia de varredura vertical ou freqncia de regravao da memria?; Tipos de monitores; Quais os tipos de monitores existentes?; Quais as caractersticas mais importantes que devem ser verificadas ao adquirir um monitor?; Placa de vdeo; O que uma controladora (ou placa) de vdeo?; Como funciona uma placa controladora de vdeo?; Quais os tipos de placas de vdeo?; Quais as outras funes da placa de vdeo?; Quando necessrio usar uma placa de vdeo com mais memria?; Agp - (accelerated graphics port); O que agp?; Porque o agp necessrio?; Quais as principais caractersticas do canal agp?; Quais os requisitos de um micro para utilizar o agp?;

Tecnicamente, qual o principal benefcio do agp?; Tecnologia dos monitores; Que tecnologias os monitores usam?; Monitor de tecnologia crt; Quais as principais caractersticas de um tubo de raios catdicos?; Como funciona a tecnologia de tubo de raios catdicos (crt)?; Como funciona a tcnica de mapeamento de bit?; Monitores de tecnologia lcd; Quais as principais caractersticas de um monitor com tecnologia lcd (liquid crystal display)?; Quais as tcnicas para produzir cores em monitores lcd?; Quais os tamanhos dos monitores lcd?; Monitor de tecnologia plasma gasoso; O que um monitor de plasma gasoso?; Como funciona o monitor de plasma gasoso?

UNIDADE 11 - TECLADO, JOYSTICK, MOUSE, TOUCHSCREEN Teclado; O que o teclado?; Em quantas partes dividido o teclado?; Quais os tipos de teclados existentes?; Quais os cuidados que devemos ter com o teclado?; Como funciona um teclado?; Mouse; O que um mouse?; Para que serve o mouse?; Quais as principais caractersticas de um mouse?; Quais as principais operaes executadas com um mouse?; Como funciona o mouse?; Quais as causas de no operao de um mouse?; Quais as diferentes formas do cursor?; Quais os cuidados que devemos ter com o mouse?; O que um joystick?; O que um track ball?; O que um touchscreen?; Quais as vantagens de um touchscreen?; Quais os componentes de um sistema de touchscreen?; Como funciona um touchscreen do tipo resistivo?; Quais as caractersticas principais do touchscreen resistivo?; Como funciona um touchscreen do tipo infravermelho?; Quais as caractersticas principais do touchscreen infravermelho?; Como funciona um touchscreen do tipo saw (surface acoustic wave)?; Quais as caractersticas principais do touchscreen do tipo saw ("onda acstica")?; Como funciona um touchscreen do tipo capacitivo?; Quais as caractersticas principais do touchscreen do tipo capacitivo? UNIDADE 12 - IMPRESSORAS Introduo; O que uma impressora?; Quais os tipos de impressoras?; O que a interface?; O que um buffer de impresso?; Impressora matricial de pontos; O que uma impressora matricial de pontos?; Quais as caractersticas de uma impressora de impacto?; O que nlq (near letter quality)?; O que uma impressora trmica?; O que um formulrio contnuo?; Quais os modos de funcionamento de uma impressora?; Quais os principais controles da operao de uma impressora matricial?; Quais as principais luzes indicadoras de uma impressora matricial?; Quais as densidades de impresso existentes em uma impressora matricial?; Impressora de margarida; O que uma impressora de margarida (daisy wheel)?; Quais as caractersticas da impressora de margarida?; Impressora de jato de tinta - ink jet; O que uma impressora de jato de tinta?; Quais as caractersticas da impressora de jato de tinta?; Com medir a qualidade de uma impressora?; Quais os componentes da impressora ink jet?; Quais os componentes do mdulo de impresso?; Como se divide o mdulo de controle do papel?; Quais as outras peas da impressora necessrias para o seu funcionamento?; Quais os diferentes tipos de tecnologia para formar as gotculas de tinta?; Como criar cores?; Impressoras de linha; Quais as caractersticas de impressora de linha?; Impressoras laser; O que uma impressora laser?; Quais as caractersticas de uma impressora laser?; Como funciona uma impressora laser?; Como feita a comunicao entre a impressora e o micro?; Quais as formas de envio de pgina para a impressora?; Como o funcionamento na impressora ao receber uma pgina para imprimir?; Quais as linguagens de descrio de pginas?; Como funciona uma impressora laser colorida?; Ploter o que uma ploter?; Quais as caractersticas de uma ploter? UNIDADE 13 MODEM Introduo; O que um modem?; O que so os fax modems?; Para que serve um modem?; Porque necessitamos de um modem para comunicar dois computadores distantes?; Qual a origem da palavra "modem"?; Quais os tipos de modem existentes hoje?; O que o bps (bits por segundo)?; O que significa o termo cps?; O que baud?; Como funciona um modem?; Como funcionam os modems mais modernos?; O que modulao?; Quais os tipos de modulao?; O que a velocidade do modem?; O que o handshaking?; O que a velocidade dte (data terminal equipment)?; O que a velocidade dce (data communication equipment)?; Porta serial; O que porta serial?; Como funciona uma porta serial?; Como efetuada a transmisso pela porta serial?; Instalao do modem; Como escolher a porta serial?; O que um irq (interrupt request)?; Em que irq devo colocar o modem?; Recomendao para coms; Configurao de um modem O que 8n1 e 7e1?; O que o bit de paridade even (traduo = par)?; O que um bit de paridade odd (traduo = impar)?; O que o flow control (controle de fluxo de dados entre micro e modem)?; Quais os mtodos existentes de flow control?; Qual mtodo devo usar?; Sncrono e assncrono; Quais as caractersticas dos modems assncronos?; Quais as caractersticas dos modems sncronos?; Quais os padres de modem existentes?; Comandos padro hayes O que padro hayes?; O que so comandos at?; Como os comandos so enviados do micro ao modem?; Quais so os comandos hayes mais comuns?

UNIDADE 14 - REDE LOCAL Introduo; O que uma rede local de computadores?; Quais os principais benefcios de uma rede local?; Quais os tipos de redes?; O que uma placa de rede?; O que um protocolo de comunicaes?; Topologia de rede; O que topologia de rede?; Quais as topologias de rede?; Cabos de rede; Quais os tipos de cabos de rede?; Arquitetura de rede; Quais as arquiteturas de rede existentes?; Quais as caractersticas de uma rede cliente-servidor?; O que uma rede ponto a ponto?; Dimensionamento de rede; Quais os fatores que devem ser considerados ao dimensionar uma rede?; O que necessrio para instalar uma rede local?; O que ethernet?; Porque a tecnologia ethernet?; Rede wan; Para que serve uma rede wan (wide area network)?; O que um ambiente local?; O que um ambiente remoto?; Quais os elementos bsicos na comunicao de dados?; O que um sinal analgico?; O que um sinal digital?; O que uma transmisso assncrona?;

O que uma transmisso sncrona?; Quais as vantagens / desvantagens da transmisso assncrona?; Quais as vantagens / desvantagens da transmisso sncrona?; Quais os tipos de transmisses existentes? UNIDADE 15 DIVERSOS Fitas para backup; Fita streamer ou cartucho Dat (digital audio tape); Placas de som; Para que servem as placas de som?; Como funciona a placa de som?; Como o som sai de um cd e vai para os alto-falantes?; Quais os conectores existentes em uma placa de som? UNIDADE 16 -VRUS ELETRNICO DE COMPUTADOR O que um vrus eletrnico?; De onde surgem os vrus?; Como acontece o contgio?; Recomendaes para sua defesa: Classificao dos vrus (segundo o objeto infectado); Classificao dos vrus (segundo a agressividade do ataque); Tipos de vrus; Como saber se meu micro est infectado?; Mitos sobre virus: Os anti-vrus. UNIDADE 17 - PROCESSAMENTO DE TEXTOS E PLANILHAS ELETRNICAS Conceitos bsicos de processamento de textos; Introduo; O que um processador de textos?; Quais as principais funes de um processador de texto?; Quais os benefcios de um processador de textos?; Qual o software mais usado?; Exemplos de utilizao; Conceitos bsicos de planilhas eletrnicas; Introduo; Benefcios da planilha eletrnica; Conceitos bsicos.

Preo do curso Introduo ao Microcomputador: 16,00

1 x 44,00 ou 2 x 23,00 ou 3 x

Curso: Windows 2000 Pro ***NOVO***


O conhecimento do sistema operacional dos microcomputadores essencial para a correta operao do mesmo. O conhecimento dos recursos do Windows Pro ir aumentar consideravelmente a eficincia e segurana na utilizao do micro e dos seus softwares aplicativos. Pblico-Alvo: Aqueles que desejam aumentar suas oportunidades de conseguir um bom emprego atravs do conhecimento da informtica. Aqueles que j esto trabalhando porm desejam aumentar suas chances de promoes atravs do aumento de sua eficincia e produtividade.

Pr-Requisitos: Este curso no possui nenhum pr-requisito. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Quatro apostilas com um total de 116 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies que explicam a matria passo a passo, do simples ao complexo, para facilitar seu aprendizado. Nota: Alm do material didtico receber tambm um glossrio de termos tcnicos e um disquete com vrios programas utilitrios em verso shareware. Resumo do programa:
UNIDADE 1 INTRODUO AO WINDOWS Introduo; O que o windows?; Quais as diferentes verses deste sistema?; Porque importante conhecer o sistema operacional windows?; Porque um curso de windows 2000 profissional? Porque o mouse mportante para a operao do windows?; Quais os formatos do ponteiro ou cursor?; Como usar o mouse?; A tela inicial Qual o formato da tela inicial?; Quais os componentes principais da tela inicial?; Quais os componentes da barra de tarefas?; Como mudar o tamanho da barra de tarefas?; Como mudar o local da barra de tarefas?; Como saber a data e o dia da semana?; Como acertar a hora do relgio?; O boto iniciar; Como executar um programa partindo do boto iniciar? UNIDADE 2 - CONCEITOS BSICOS DO WINDOWS Como os discos so identificados no windows?; Para que servem os cones ou atalhos?; O que significa selecionar?; Janelas; O que so janelas?; Quais os elementos bsicos de uma janela?; Quais so os tipos de janelas?; O que a janela ativa?; Como executar um aplicativo?; Como mover uma janela?; Como alterar o tamanho de uma janela?; Como reduzir uma janela a um cone?; Como restaurar um cone ou uma janela?; O que significa maximizar uma janela?; Como ampliar uma janela?; Como rolar o contedo das janelas ou caixas de dilogo?; Como finalizar um aplicativo ou fechar sua janela?; Caixas de dilogo; O que uma caixa de dilogo?; Quais os tipos de opes existentes nas caixas de dilogos?; Como fechar uma caixa de dilogo?; Menus; O que um menu?; O que so itens de menu?; Como escolher itens de um menu?; Quais as convenes de menu?; A ajuda do windows; O que a ajuda on-line?; Como solicitar ajuda?; Como localizar informaes em ajuda? UNIDADE 3 - OPERAES BSICAS cones; Como copiar um cone?; Como mover um cone?; Como excluir um cone?; Como organizar cones em uma janela?; Como executar um aplicativo a partir do cone do ms-dos?; Como executar um aplicativo com o comando executar?; Como finalizar um aplicativo?; Como alternar entre aplicativos?; Como alternar entre aplicativos usando a barra de tarefas?; Como transferir informaes entre aplicativos?; Como copiar informaes; Como mover informaes?; Como copiar a rea de trabalho para a rea de transferncia?; Como abrir e salvar arquivos?; Abrir arquivos; Como salvar um documento?; Como sair de um aplicativo?; Como usar textos?; Como visualizar a fila de impresso?; Como finalizar o windows? UNIDADE 4 EXPLORAR

Como navegar no windows?; O que o explorar?; Quais as funes do explorar?; Como executar o programa explorar?; O que um arquivo?; O que um diretrio (ou pasta)?; A janela do explorar (windows explorer). Como aparecem os elementos na janela direita no programa explorar?; Barra de ferramentas; Menus do explorar Arquivo Editar Exibir; Como selecionar arquivos ou pastas?; Como classificar a janela da direita do explorar?; Como alterar a forma de visualizao do explorar?; Como abrir um arquivo?; Como copiar um arquivo?; Como mover um arquivo?; Como excluir um arquivo?; Como renomear um arquivo ou diretrios?; Como imprimir um arquivo?; Como localizar um arquivo ou diretrio?; Como criar um sub-diretrio?; Como mudar de diretrio?; Para selecionar outro diretrio na rvore de diretrio?; Como formatar um disco flexvel?; Como mudar de unidade de disco? UNIDADE 5: PAINEL DE CONTROLE O que o Painel de Controle?; Para que serve o painel de controle?; Quais as funes do painel de controle?; Adicionar ou remover Hardware; Adicionar ou remover programas; Windows update; Usurios e senhas; Sistema Fontes Mouse Vdeo Impressoras Opes regionais Data e hora. UNIDADE 6 - ACESSRIOS Bloco de notas; Ms paint; Menu arquivo Novo Abrir Salvar e salvar como; Visualizar impresso; Imprimir Definir como papel de parede; Arquivos; Sair; Wordpad; catlogo de endereos; O que um catlogo de endereos?; Quais as principais funes?; Crie grupos de contatos para listas de correspondncia; Envie e receba cartes de visita; Imprima todo ou parte de seu catlogo de endereos e leve-o com voc; Para adicionar um contato ao seu catlogo de endereos; Calculadora simples; Calculadora cientfica.

Preo do curso Windows 2000 Pro: 1 x 44,00 ou 2 x 23,00 ou 3 x 16,00

Curso: Word 6.0 for Windows


Uma das aplicaes mais importantes em uma empresa que utiliza computadores o "Processador de textos". Esta aplicao permite que secretrias; gerentes; auxiliares de escritrio; vendedores; supervisores; analistas etc elaborem eficientemente cartas; memorandos; circulares; contratos etc. Dentre os vrios programas de processadores de textos existentes no mercado; o Ms-Word efetivamente o mais utilizado. Pblico-Alvo:

Aprender uma das aplicaes mais importantes e mais utilizadas nas empresas. como secretrias; auxiliares de escritrio;

Aperfeioamento na microinformtica vendedores; supervisores; gerentes etc. Pr-Requisitos:

recomendvel que tenha feito o Curso Bsico de Informtica antes deste curso. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Quatro apostilas com um total de 176 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. Resumo do programa:
Conceitos bsicos. Requisitos bsicos de hardware e software; Instalao; Iniciando o Word; Novos Recursos; A janela do Word; Etapas na criao de um documento; Tcnicas bsicas; Menu arquivo e seus comandos; Menu editar; Menu exibir; Menu inserir; menu formatar; Menu utilitrios; Menu tabela; Menu janela.

Preo do curso Word 6.0 for Windows: 1 x 44,00 ou 2 x 23,00 ou 3 x 16,00

Curso: Excel ***NOVO***


A planilha eletrnica um dos aplicativos mais utilizados nas empresas seja em escritrios de contabilidade, no Departamento de Vendas, no Departamento de Finanas, Recursos Humanos etc. Podemos dizer, com certeza, que no existe exceo a esta regra. Seu conhecimento bsico para todos os profissionais de todas as reas. Nos anncios de emprego o conhecimento de planilhas eletrnicas fundamental. Ao trmino do curso o aluno estar capacitado a desenvolver aplicaes em MS EXCEL 2000, utilizando comandos / funes e usar grficos e bancos de dados. Pblico-Alvo: Aqueles que desejam iniciar em qualquer profisso, porm necessitam dominar esta tcnica para aumentar suas possibilidades de conseguir um bom emprego. Profissionais interessados em complementar sua formao, atualizando seus conhecimentos de modo a aspirar promoes em suas empresas.

Pr-Requisitos: recomendvel que tenha feito o Curso Bsico de Informtica antes deste curso. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Quatro apostilas com um total de 168 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. Nota: Este curso acompanhado de um disquete com vrios exemplos de planilhas em vrias reas como finanas, logstica, vendas, RH etc. Resumo do programa:
UNIDADE 1 - CONCEITOS BSICOS Introduo; Origens; O que uma Planilha?; O que uma Planilha eletrnica?; Onde utilizar a planilha eletrnica?; A quem se destina a planilha eletrnica?; O que necessrio conhecer para utilizar a planilha eletrnica?; Por que usar planilhas eletrnicas?; O que o Microsoft Excel?; Como funciona o Excel?; Como a tela do Excel?; O que uma clula?; O que endereo da clula ou referencia?; O que cursor?; Exemplo prtico de uma planilha eletrnica; O que so as pastas de trabalho (ou workbook em ingls)?; O que podemos fazer com uma pasta de trabalho?; Quais so as operaes que podem ser efetuadas com uma pasta de trabalho?; Como se movimentar pela planilha?; Como iniciar o Excel?; Como encerrar ou fechar o Excel?; Quais os tipos de dados existentes em Excel?; Como entrar com textos?; Como entrar com nmeros?; Como a frmula identificada?; Como entrar com frmulas?; Como alterar (editar) frmulas?; O que no devemos esquecer ao editar clulas?; Como alterar diretamente na clula?; Como alterar na barra de frmulas? UNIDADE 2 - OPERAES COM PASTAS E PLANILHAS Como salvar uma planilha?; Como carregar uma planilha?; Como criar uma nova planilha?; Como apagar uma planilha?; Como inserir uma nova planilha?; Como movimentar planilhas dentro da pasta?; Como mudar o nome de planilhas?; Como desfazer a ltima ao?; Como criar uma nova planilha?

UNIDADE 3 - FORMATAO DE CLULAS Como formatar clulas?; Como selecionar faixas de clulas?; Como deletar ou limpar uma regio da planilha?; Como desmarcar (retirar a seleo feita) de uma faixa de clulas?; O que existe na barra de formatao?; Qual a importncia

da caixa de dilogo formatar clulas?; O que pode ser formatado?; Como formatar nmeros?; Como alterar a largura das colunas?; Como apagar o contedo de uma ou mais clulas?; Como alterar a altura de uma linha?; Como alterar fontes e alinhamento de texto?; Como alterar a cor do texto?; Como alterar a cor de fundo da clula?; Como colocar uma moldura em uma clula?; O que a autoformatao?; Como fazer o ajuste automtico da largura de uma coluna? UNIDADE 4 FRMULAS Como fazer uma frmula?; Quais so os operadores matemticos do Excel?; Quais so os operadores especiais?; Qual a ordem de execuo dos operadores em uma frmula?; Qual o efeito dos parnteses no clculo das frmulas?; Como corrigir erros de frmulas?; O que o erro de referencia circular?; Quais as mensagens de erros mais freqentes?; O que o auto-soma?; Como copiar frmulas entre clulas? UNIDADE 5 - MOVIMENTAO DE CLULAS Como copiar clulas com auxlio de botes?; Como copiar clulas com auxilio do comando copiar do menu Editar?; Como copiar clulas com frmulas?; Referncias fixas e relativas; Como fixar referncias em frmulas?; Como copiar clulas?; Como mover uma clula para vrias clulas (removendo o contedo do local original)?; Como inserir colunas e linhas?; Como excluir linhas e colunas?; Como desfazer a ltima ao?; Como saltar para uma determinada clula?; Como corrigir um texto em uma clula?; Como fazer cpia de clulas com vnculos? UNIDADE 6 FUNES O que uma funo?; Qual o formato genrico de uma funo?; Qual a diferena entre frmula e funo?; Como inserir uma funo?; Como copiar frmulas ou funes?; Quais as funes mais utilizadas?; ARRED CONT.SE CORRESP INT MXIMO MDIA MDIA.GEOMTRICA MNIMO MOD MULT SE SOMA SOMASE PROCV; O que o autoclculo?; Como usar o assistente de funo? UNIDADE 7 - IMPRESSO Como configurar pgina?; Como configurar a pgina de uma maneira mais prtica?; Como imprimir? UNIDADE 8 - BANCO DE DADOS O que um banco de dados?; O que podemos fazer com banco de dados?; Como classificar uma lista de dados?; O que o autofiltro?; Como usar o autofiltro?; Quais as aplicaes tpicas do autofiltro?; Como usar o recurso do formulrio?; Como criar subtotais? UNIDADE 9 - EXERCCIOS DE APLICAES Exerccio 1: Custos departamentais; Exerccio 2: Oramento; Exerccio 3: Agencia de turismo; Exerccio 4: Planejamento de Materiais e Custo de Produo; Exerccio 5: Projeo de Lucros e Perdas; Exerccio 6: Clculo de Folha de Pagamento; Exerccio 7: Controle de conta-corrente bancria; Exerccio 8: Controle de Projetos; Exerccio 9: Contas a pagar / contas a receber. UNIDADE 10 - GRFICOS Como criar grficos?; Como criar grficos numa planilha? UNIDADE 11 - AUTO PREENCHIMENTO Para que serve o auto preenchimento?; O que faz o auto preenchimento?; Qual o segredo do auto preenchimento?; Onde aplicar o Auto Preenchimento?; Como o Excel preenche as listas?; possvel acrescentar listas ou seqncias prprias?; Como acrescentar ou alterar novas listas?; Como importar uma lista da prpria planilha?; Como configurar uma seqncia e auto preenchimento? UNIDADE 12 - FERRAMENTAS ESPECIAIS O que so planilhas tridimensionais?; Para que serve a validao de Dados?; Como fazer validao de dados?; Como inserir comentrios nas clulas?; Quais os tipos de proteo de planilha?; Como proteger toda a planilha?; Como proteger clulas?

Preo do curso Excel 2000 : 1 x 51,00 ou 2 x 27,00 ou 4 x 15,00

Curso: Digitao
A utilizao eficiente dos computadores exige o conhecimento e prtica na utilizao do teclado. Este curso altamente recomendado para secretrias; auxiliares de escritrio e outros profissionais que atuam na administrao das empresas. Pblico-Alvo:

Pessoas interessadas em aprender as tcnicas de digitao em computador possibilitando alcanar; ao trmino do curso; a mdia de 150 TPM (toques por minuto). Profissionais que desejam aperfeioamento na microinformtica para aspirar promoes em suas empresas. Pessoas que desejam prestar concursos que exigem o conhecimento e prtica em digitao. Pessoas que desejam atuar como profissional autnomo atravs de digitao de ofcios; apostilas; teses; trabalhos escolares; relatrios etc.

Pr-Requisitos: Este curso no possui nenhum pr-requisito. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Seis apostilas divididas em 12 Unidades com um total de 192 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies que explicam a matria passo a passo, do simples ao complexo, para facilitar seu aprendizado. Nota: Este curso acompanhado de um disquete com programas do tipo shareware para treinamento em microcomputadores. Resumo do programa:
UNIDADE 1 - OPERAES BSICAS Introduo; Introduo ao teclado; Caracteres no padres; Papel para impresso; Os testes de digitao; Nmero de batidas; A digitao e a posio do corpo; Movimentao das mos e dos dedos; Posio dos dedos no teclado; Recomendaes gerais. UNIDADE 2 - MEMORIZAO DO TECLADO Segunda carreira de teclas - asdfg; lkjh; Introduo; Orientao para digitao das teclas; Exerccios da mo esquerda; Exerccios combinados - mo esquerda e mo direita. UNIDADE 3 - MEMORIZAO DO TECLADO Terceira carreira de teclas - qwert poiuy; Introduo; Posio dos dedos; Orientao para digitao das teclas; Exerccios da mo esquerda; Exerccios da mo direita; Exerccios combinados - mo esquerda e mo direita.

UNIDADE 4 - MEMORIZAO DO TECLADO Primeira carreira de teclas z x c v b / . , m n; Introduo; Posio dos dedos; Orientao para digitao das teclas; Exerccios da mo esquerda; Exerccios da mo direita; Exerccios combinados - mo esquerda e mo direita. UNIDADE 5 - MEMORIZAO DO TECLADO Exerccios combinados; Primeira, segunda e terceira carreira de teclas; Exerccio do alfabeto.

UNIDADE 6 - MEMORIZAO DO TECLADO Quarta carreira de teclas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 - =; Orientao para digitao das teclas; Carro baixo; Exerccios da mo esquerda; Exerccios da mo direita; Exerccios combinados da mo esquerda e direita. UNIDADE 7 - TECLAS DIVERSAS Letras maisculas; Exerccios; Utilizao da tecla maiscula direita; Exerccio; Utilizao da tecla maiscula esquerda; Exerccio; Tecla fixadora da maiscula capslock; Acentos e sinais de pontuao; Orientao para digitao das teclas; Exerccios de acentuao til; Exerccios de acentuao - acento agudo; Exerccios de acentuao - acento circunflexo; Exerccios de acentuao exclamao; Exerccios de smbolos especiais hfen; Exerccios diversos; Exerccio de algarismos romanos; Terminaes especiais; Exerccios das terminaes : ando, endo, indo, ondo, undo; Exerccios das terminaes: anto, ento, into, onto, unto; Exerccios das terminaes : dade, bilidade; Exerccios das terminaes : logia, grafia, nomia; Exerccios das terminaes : avel, evel, ivel, ovel, uvel; Exerccios das terminaes : agem, issimo; Exerccios das terminaes: mente, dade, mento; Exerccio das terminaes (ada, ado, ato); Exerccio das terminaes (al, el, il, alha, elha, alhada, ama, ame); Exerccio das terminaes (eo, esco, eza, ez); Exerccios das terminaes (eiro, eira, engo); Exerccio das terminaes (o, dade, edo); Exerccio das principais terminaes (rio); Exerccio das terminaes (ar, aru); Exerccio das terminaes (or, rio); Exerccio das terminaes (ante, ente, ento, ano, o); Exerccio das terminaes (ana, ena, ncia); Exerccio das terminaes (ouro, rio, udo); Exerccio das terminaes (ico, io); Exerccio das terminaes (vel, vel, vel, vel, vel, az, bundo, cundo); Exerccio das terminaes (agem, aico, tico, al); Exerccio das terminaes (ose, oso); Exerccio das terminaes (ica, ice, cio); Exerccio das terminaes (ense, s, ento); Exerccio das terminaes (ista, ivo); Exerccio das terminaes (ugem, ura); Exerccio das terminaes (mento, nte, nho); Combinaes especiais Exerccios de combinaes especiais - consoantes com vogais. UNIDADE 8 - TCNICAS DE VELOCIDADE Palavras digitadas somente com uma das mos; Exerccios de palavras digitadas unicamente com a mo esquerda; Exerccio de palavras digitadas somente com a mo direita; Combinaes difceis; Exerccios. UNIDADE 9 - TCNICAS ESPECIAIS Tcnicas especiais de esttica; Elaborao de um relatrio. UNIDADE 10 - CORRESPONDNCIAS COMERCIAIS Memorandos; Carta comercial; Modelos de cartas; Circular; Requerimento; Recibos; Os envelopes; Introduo s recomendaes da ect. UNIDADE 11 - EXERCCIOS DE CORRESPONDNCIAS COMERCIAIS UNIDADE 12 - RECOMENDAES FINAIS Como vender servios de datilografia ou digitao; Recomendaes; Exemplos de anncios de servios de datilografia; Exemplo de anncios de servios de digitao; Como fazer um bom currculo.

Preo do curso de Digitao: 1 x 44,00 ou 2 x 23,00 ou 3 x 16,00

Curso: Bsico de Informtica


Este curso um pacote promocional, isto , a reunio dos cursos de Introduo ao Microcomputador e Windows 2000 Pro. Nosso objetivo oferecer um desconto substancial (favor verificar o preo individual daqueles cursos e o deste curso) para aqueles que desejam aumentar suas oportunidades de conseguir um bom emprego atravs do conhecimento da informtica. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Corresponde ao total de apostilas dos cursos de Introduo ao Microcomputador mais as apostilas do curso de Windows 2000 PRO, totalizando 9 apostilas com um total de 352 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies que explicam a matria passo a passo, do simples ao complexo, para facilitar seu aprendizado. Nota: Dois disquete com vrios programas utilitrios em verso shareware e com um glossrio de termos tcnicos.O material didtico ser o mesmo enviado nos dois cursos acima, incluindo um disquete com programas utilitrios em verso shareware. Resumo do programa: Vide o resumo do programa do Curso Introduo ao Microcomputador e o resumo do programa do Windows 2000 Pro. Preo do curso Bsico de Informtica: 1 x 69,00 ou 2 x 36,00 ou 4 x 19,00

Curso: Operador de Computador


A informatizao crescente das empresas est aumentando a procura por operadores de computador e, devido a esta necessidade, o Instituto Denver desenvolveu este Curso de operador de computador. Este curso um pacote promocional, isto , a reunio dos cursos de Introduo ao microcomputador, Windows 2000 Pro e do Curso de Digitao. Nosso objetivo oferecer um desconto substancial (favor verificar o preo individual daqueles cursos e o deste curso) para nossos alunos. Pblico-Alvo:

Iniciar na profisso de operador de computador. Complementar sua formao profissional para aspirar promoes em suas empresas.

Pr-Requisitos: Este curso no possui nenhum pr-requisito. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Quinze (15) apostilas com um total de 548 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies que explicam a matria passo a passo, do simples ao complexo, para facilitar seu aprendizado. Nota: Este curso a reunio dos cursos Bsico de Informtica (Introduo ao Microcomputador + Windows 2000 Pro) e Digitao. O material didtico ser o mesmo enviado nos cursos acima, incluindo trs disquetes com programas do tipo shareware para treinamento em microcomputadores. Resumo do programa: Vide o resumo do programa do Curso Bsico de Informtica e o resumo do programa do Curso de Digitao. Preo do curso de Operador de Computador: 1 x 99,00 ou 2 x 51,00 ou 4 x 27,00

Curso: Programador de Computador Clipper 5.2


A profisso de programador de computador cresce em importncia a cada dia. Os salrios pagos so altos e o nmero de empresas solicitando profissionais tambm cresce a cada dia. Entretanto, nesta profisso, um bom treinamento fundamental. A linguagem Clipper a mais popular do mercado brasileiro. Pblico-Alvo: Iniciar na profisso de programador de computador. Complementar sua formao profissional para aspirar promoes em suas empresas.

Pr-Requisitos: Segundo grau desejvel. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Doze apostilas divididas em 16 Unidades com um total de 340 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies que explicam a matria passo a passo, do simples ao complexo, para facilitar seu aprendizado. Nota: Este curso acompanhado de um disquete com um sistema de Mala Direta com programasfonte totalmente comentados. Resumo do programa:
UNIDADE 1 - INTRODUO AOCLIPPER O que o DBASE III; O que o Clipper; O que um compilador; Vantagens e desvantagens de um compilador; Como desenvolver um programa usando o compilador Clipper; O que um interpretador; Vantagens e desvantagens de um interpretador; Como desenvolver um programa usando um interpretador; Como criar/compilar um programa; Como gravar um programa em disquete; Como apagar um programa; Como exibir um programa; Como corrigir erros em um programa Conceito de programa; Conceito de programa em computador; Como escrever instrues em sequencia; Sintaxe geral dos comandos e funes. UNIDADE 2 VARIVEIS Conceito de varivel; Nomes de variveis; Conceito de domnio de uma varivel; Tipos de variveis; Comando STORE; Comando DECLARE; Expresses Aritmticas; Regras de prioridade entre os operadores; Comandos de configurao; Resumo dos comandos Set; Comando SET DECIMALS; Comando SET ESCAPE; Comando SET DATE; Funes; Resumo das funes; Funo CTOD() - Caracter para Data; Funo: DATE(); Funo: DTOC() - Data para Caracter; Funo: SUBSTR(); Funo: VAL() - Caracter para Numrico. UNIDADE 3 - COMO PRODUZIR TEXTOS Comando?; ou?;?;; Comando Text..Endtext; Comando @...Clear; Comando @ ...To; Comando Clear; Comando @ say...get; Como centralizar textos; Comando Set device; Comando Read; Funo Col() - coluna do vdeo; Funo Row() - linha do vdeo; Comando Eject; Funo Pcol() - coluna da impressora; Funo Prow() - linha da impressora. UNIDADE 4 INTERAO COM O USURIO Comando Accept; Comando Input; Comando Wait; A funo Inkey (); A funo Lastkey (). UNIDADE 5-MTODOS DE PROGRAMAO Fases de elaborao de um programa; Planejamento de programa; Programao estruturada; Tcnicas de edio; Comando &&; Comando Note ou *.

UNIDADE 6 - COMO LIDAR COM DECISES Como estabelecer condies; Operadores relacionais; Operadores lgicos; Operadores de caracteres; Ordem geral de precedncia; Comando If-else-endif; Ninhos de If's; Comando Do-case-endcase. UNIDADE 7 COMO TRATAR REPETIES Comando Do-while; Uso de contadores; Comando For-next. UNIDADE 8-SUB-ROTINAS Instrues de chamada; Conceito de sub-rotina; Comando Do; Comando Return; Comando Cancel. UNIDADE 9 - COMO CRIAR / ALTERAR UM BANCO DE DADOS O que um Banco de dados ou Base de Dados; Definies de Banco dados, arquivos, registros e campos; Sistema Gerenciador de banco de dados SGBD; Estrutura de dados do Clipper; DBU - O utilitrio do Clipper. UNIDADE 10 MANUTENO DE BANCO DE DADOS Pesquisa de Arquivos; Organizao de arquivos; Arquivos do Clipper; reas de trabalho; Comando Select; Alias; Comando Use; Comando Append blank; Comando Replace; Comando Delete; Comando Set deleted(); Funo deleted(); Comando Pack; Comando Zap; Arquivo de ndices (NDX); Comando Index; Comando Set Index; Comando Set order to; Comando Close. UNIDADE 11-CONSULTA / PESQUISA DE ARQUIVOS Comando Go/Goto; Comando Go bottom; Comando Go top; Comando Seek; Leitura direta de um arquivo indexado; Funo EOF(); Funo Found(); Comando skip. UNIDADE 12-EXEMPLOS DE PROGRAMAS PADRES Introduo; Organizao do Programa na memria; Como consertar erros de programas; Recomendaes para programadores; Comandos iniciais de um programa; Processamento Seqencial; Programa de Quebra de Controle Criao/Pesquisa de Tabelas; O que uma Tabela; Programa de impresso de relatrio; Programa para Menus Atualizao de Cadastros. UNIDADE 13 COMPILAO / LINKEDIO Introduo; Diferena de comando; Comandos de compilao; Comandos de linkedio; Configurao de ambiente; Variveis; Comandos do Clipper 5.2; Funes do Clipper 5.2; Programa em Clipper 5.2. UNIDADE 14 VARIVEIS O que uma varivel; Tipos de variveis; Classe de variveis; Variveis pblicas; Variveis privadas; Variveis locais; Variveis estticas; MEMVAR. UNIDADE 15 - COMANDOS DO CLIPPER 5.2 ANNOUNCE; COPY TO; COPY FILE; DELETE TAG; DO; EXIT PROCEDURE; FIELD; FOR...NEXT; FUNCTION; GO/GOTO; INIT PROCEDURE; INDEX; LOCAL; MEMVAR; PRIVATE; PROCEDURE ; PUBLIC; READ REINDEX; REQUEST; SEEK; SET DATE; SET EPOCH; SET FUNCTION; SET INDEX; STATIC; USE. UNIDADE 16 - FUNES DO CLIPPER 5.2 AADD(); ACLONE(); AEVAL()AINS(); ALERT(); ALIAS(); ARRAY(); ATAIL(); BOF(); BREAK(); BROWSE(); COLORSELECT(); DBAPPEND(); DBCLEARFILTER(); DBCLEARINDEX(); DBCLEARRELATION(); DBCLOSEALL(); DBCLOSEAREA(); DBCOMMIT(); DBCREATE(); DBCREATEINDEX(); DBDELETE(); DBEVAL(); DBGOBOTTOM(); DBGOTO(); DBRECALL(); DBREINDEX(); DBRLOCK(); DBRUNLOCK(); DBSEEK(); DBSELECTAREA(); DBSETDRIVER(); DBSETFILTER(); DBSETINDEX(); DBSETORDER(); DBSETRELATION(); DBSKIP(); DBSTRUCT(); DBUNLOCK(); DBUSEAREA(); DVOUT(); DVOUTPIC(); DEVPOS(); DIRECTORY(); DISPBEGIN(); DISPBOX(); DISPCOUNT(); DISPEND(); DISPOUT(); EOF(); ERRORBLOCK(); EVAL(); FERASE(); FIELDBLOCK(); FIELDGET(); FIELDNAME(); FIELDPOS(); FIELDPUT(); FIELDWBLOCK(); FRENAME(); GETACTIVE(); ISDIGIT(); MAXCOL(); MAXROW(); MEMVARBLOCK(); MCLTOPOS(); NOSNOW(); ORDBAGEXT(); ORDBAGNAME(); ORDCREATE(); ORDESTROY(); ORDFOR(); ORDKEY(); ORDLISTADD(); ORDLISTCLEAR(); ORDLISTREBUILD(); ORDNAME(); ORDNUMBER(); ORDSETFOCUS(); OUTERR(); OUTSTD(); PADC(); PADL(); PADR(); QOUT(); QQOUT(); READMODAL(); RDDNAME(); RDDSETDEFAULT(); SET(); SETBLINK(); SETCURSOR(); SETKEY(); SETMODE(); SETPOS(); VALTYPE().

Preo do curso de Programador de Computador Clipper 5.2: 1 x 69,00 ou 2 x 36,00 ou 4 x 19,00

Curso: Serigrafia (Silk Screen)


Este curso foi idealizado para aqueles que desejam aprender uma profisso lucrativa ou interessados em iniciar uma micro-empresa; trabalhar por conta prpria; ter seu prprio negcio; ser seu prprio patro. uma excelente opo para ter excelentes ganhos em pouco tempo. um negcio muito lucrativo e uma forma muito econmica de montar sua prpria firma pois praticamente no necessita de nenhum investimento. Aps as primeiras lies j ter condies de fazer alguns trabalhos como: cartes de visitas; de natal; impresso em camisetas; folhetos de propaganda etc. Ao trmino do curso aprender a trabalhar sobre madeira; papeis; plsticos; vidros; adesivos; tecidos; chaveiros etc. O curso prtico; simples de aprender e apresenta; passo a passo; os segredos do processo da serigrafia (silk-screen) e suas vrias aplicaes. Invista no seu futuro e torne-se um profissional bem sucedido. Preencha ainda hoje o seu pedido de matricula. No espere outro dia. Conquiste sua independncia financeira aprendendo agora uma profisso que ajudara voc a ganhar dinheiro por toda sua vida. Pblico-Alvo: Pessoas Pessoas Pessoas Pessoas que desejam aprender uma profisso lucrativa. interessadas em iniciar uma micro-empresa. interessadas em trabalhar por conta prpria. interessadas em ter seu prprio negcio e ser seu prprio patro.

Pr-Requisitos: Primeiro grau desejvel. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Seis apostilas divididas em 26 Unidades com um total de 228 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies que explicam a matria passo a passo, do simples ao complexo, para facilitar seu aprendizado. O ltimo volume apresenta um Cadastro de fornecedores de todo o Brasil. Alm das apostilas, o curso acompanha: Quadro de madeira; Tela de nylon; Filme de recorte; Rodo e Caixa de Percevejos. Resumo do programa:
UNIDADE 1 - INTRODUO O que Serigrafia ou Silk-Screen?;; Como funciona a serigrafia ou silk-screen?;; Quais as suas principais aplicaes?;; Porque utilizar serigrafia?;; Quais as vantagens do processo serigrfico?;; Quais as desvantagens da serigrafia?;; Quais as fases de um processo de serigrafia?;; Quais os componentes fsicos de um processo de serigrafia?;; Qual o principio bsico da serigrafia?; UNIDADE 2 ELABORAO / CRIAO DE ARTE FINAL O que arte final?;; Quais os tipos de arte-final?;; Que materiais auxiliares so usados na criao da arte final em papel?;; Recomendaes para elaborar a arte final. UNIDADE 3 CONCEITOS BSICOS DE DIAPOSITIVOS O que um diapositivo (ou transparncia ou filme positivo ou fotolito)?;; O que um positivo e um negativo?;; Quais as caractersticas de um bom diapositivo?;; Quais os tipos de diapositivos?;; Quais os tipo de pontos existentes em um diapositivo?;; O que a tonalidade?;; Classificao de arte-final pela tonalidade; Como fazer um degrade de tom continuo em serigrafia?;; O que so as marcas de registro colocadas em um diapositivo?;; O que cada diapositivo deve ter alm da imagem?;; O que lineatura?;; Como saber que lineatura devo usar?;.

UNIDADE 4 CONFECO DE DIAPOSITIVOS COM FILME DE RECORTE Como funciona o processo manual?;; Que materiais so usados neste processo; Como o processo?;; Como funciona o processo de filme de recorte automatizado?; UNIDADE 5 AS CORES O que so cores?;; O que a cor branca?;; O que a cor preta?;; Como se classificam as cores?;; Quais as cores mais utilizadas e como obte-las?;; O que o sistema PMS (Pantone Matching System) de cores?;; O que a separao de cores?; Quais os processos de separao de cores existentes?;; Qual a seqncia de cores na impresso em quadricromia?; UNIDADE 6 CONFECO DE DIAPOSITIVOS POR SEPARAO DE CORES PLANAS Quando utilizar o processo de separao de cores planas?;; Tipos de ajustes de cores; Como funciona o processo de separao de cores planas?; UNIDADE 7 CONFECO DE DIAPOSITIVOS POR QUADRICOMIA Como o processo de quadricromia?;; O que o sistema CMYK?;; Qual a seqncia de cores na impresso com quadricromia?;; Quando devemos usar a quadricromia?;; Quando devemos usar a quadricromia?;; Quais os processos para produo de diapositivos gerados por quadricromia?;; Como imprimir o diapositivo?;; Quais os fatores que devemos considerar ao executar um processo de trama?;; Porque devemos ter ngulos diferentes da trama para cada cor?;; Como determinar o ngulo da trama?;; O que angulao entre a trama e a tela?;; Como verificar se o diapositivo no provocar conflito com a malha da tela?; UNIDADE 8 DIAPOSITIVOS PRODUZIDOS EM IMPRESSORAS Quais as vantagens da impresso digital?;; O que faz o software RIP (Raster Image Processor)?;; Como o processo?;; Quais os softwares grficos mais usados?;; Em que tipo de servio usar as impressoras digitais?;; Qual o tipo de filme mais indicado?;; Quais os tipos de impressoras mais usados?;; Exemplo de impressora; Qual o cuidado principal com o diapositivo (fotolito)?;; Para que usar um Plotter de recorte?;; Para que usar um plotter de impresso?;; Para que usar um plotter de impresso & recorte?; UNIDADE 9 QUADRO OU MOLDURA O que a matriz?;; Onde adquirir a matriz?;; Para que serve um quadro?;; Quais as caractersticas principais de um bom quadro?;; Quais os tipos de quadros existentes?;; Qual deve ser o tamanho do quadro?;; Como fazer um quadro de madeira?;; Modelos de encaixes dos quadros de madeira. UNIDADE 10 A TELA O que a tela?;; Quais as caractersticas de uma boa tela?;; Onde adquirir os tecidos para telas?;; De que material a tela confeccionada?;; Numerao do tecido das telas; Qual a relao entre a lineatura do diapositivo e a lineatura da tela (malha)?;; Qual a relao entre a lineatura da tela e a quantidade de fios do substrato?;; Como se classificam as telas segundo a estrutura interna dos fios?;; Qual a relao entre a abertura entre os fios de uma tela e o fluxo de tinta?;; A espessura dos fios; Que materiais auxiliares so usados na confeco da matriz?; UNIDADE 11 COMO ESTICAR E FIXAR A TELA NO QUADRO Qual a tenso (de esticamento) correta?;; O que o tensometro?;; Quais as vantagens de uma tela adequadamente esticada?;; Quais os problemas de uma tela demasiadamente esticada?;; Quais os processos de esticamento existentes?;; Processo manual de esticamento; Processo mecnico de esticamento; Processo pneumtico de esticamento; Como fixar a tela no quadro?;; Porque reforar a vedao da matriz?;; Como reforar a vedao?; UNIDADE 12 GRAVAO E REVELAO COM FILME DE RECORTE O que o processo de gravao da tela?;; Quais os processos existentes para transferir a imagem do diapositivo para a tela?;; Como transferir a imagem do filme de recorte para a tela?;; Como fazer o retoque final do filme de recorte?;; Como dissolver o filme de recorte?; UNIDADE 13 GRAVAO / REVELAO PELO PROCESSO FOTOGRFICO O que a emulso foto-sensvel?;; Para que serve a emulso foto sensvel?;; Quais os tipos de emulso existentes?;; Quais os componentes da emulso?;; Como fazer a emulso foto-sensvel?;; Como fazer o emulsionamento da tela?;; Quais os equipamentos necessrios para o processo de gravao / revelao; Bandeja de lavagem; Mesa de luz para revisar / retocar detalhes das matrizes; Fontes de luz para gravao; Quanto tempo deve demorar a gravao da tela?;; O que um calculador de tempo de gravao?;; Como fazer uma gravao / revelao usando mesa de gravao com vcuo?;; Como fazer a gravao / revelao usando uma mesa de luz com pesos?;; Como usar uma tela para trs motivos diferentes?;; Qual a importncia da secagem da matriz?;; Porque a tela se rompe da emulso?;; Recomendaes sobre a retirada da umidade do ar; Importncia da qualidade do ar; Problemas e solues na confeco de matrizes. UNIDADE 14 O RODO O que o rodo (ou puxador) e para que serve?;; Caractersticas de um bom rodo; Quais os tipos de rodo?;; Onde adquirir?;; Quais as partes de um rodo?;; Quais os tipos de materiais do perfil?;; Quais as dimenses de um perfil?;; Quais os tipos de perfis existentes?;; Como se mede a dureza dos perfis?;; Qual a importncia de conhecer a dureza dos perfis?;; Como afiar a borracha; Recomendaes gerais.

UNIDADE 15 A TINTA PARA SERIGRAFIA Onde encontrar; Que tipo de tinta usar?;; Caractersticas de uma boa tinta para serigrafia; Qual a caracterstica mais importante da tinta para serigrafia?;; Caractersticas gerais das tintas para serigrafia; Composio das tintas; Classificao geral das tintas segundo a base utilizada; Quais so os tipos de tintas?;; Para que servem os solventes?;; Quais os principais solventes?;; O que um thinner?;; O que o thinner para aderncia?;; O que um retardador?;; O que um endurecedor?;; Resistncia luz; Qual o tipo de tinta para os seguintes materiais?;; Recomendaes para fazer um bom teste de aderncia?;; Recomendaes para misturar tintas; Recomendaes gerais; O que so e para que servem as esptulas?;; Porque a tinta Plastisol a preferida na rea textil?;. UNIDADE 16 MQUINAS OU SISTEMAS DE IMPRESSO O que a Mesa de Impresso e para que serve?;; Quais os componentes principais de uma mesa de impresso?;; Caractersticas da mesa ideal; Como construir uma mesa de impresso simples?;; Sistema simples de elevao da matriz; Classificao dos sistemas de impresso segundo o sistema de levantamento da matriz; Como so classificados os vrios sistemas de impresso segundo o nvel de automao?;; Sistemas de fixao da matriz. UNIDADE 17 CONCEITOS BSICOS IMPORTANTES NA IMPRESSO O que um sistema de registro?;; Qual a importncia do registro?;; Tipos de Sistemas de registros; Recomendaes gerais para evitar problemas de registro; O que o "fora de contato"?; UNIDADE 18 VERIFICAO GERAL ANTES DA IMPRESSO Quais os itens a verificar antes de iniciar a impresso?;; Verificao da Arte final e da matriz; Preparao do substrato; Preparao da tinta; Sistema de secagem; Verificaes finais. UNIDADE 19 IMPRESSO Quais so os tipos de impresso?;; ngulo do rodo e a preciso da impresso; Como imprimir em superfcies planas (papel; plstico; vidro ou metal)?;; Problemas e solues. UNIDADE 20 A SECAGEM Processos de secagem ao ar; Onde efetuar a secagem?;; Como construir uma pequena estufa; Tempo de secagem; Etapas do Processo de secagem; O que a tecnologia UV?;; Quais os benefcios da tecnologia UV?;; O que Cura?; UNIDADE 21 A RECUPERAO DA MATRIZ Qual a importncia da operao de limpar e desengraxar a matriz?;; Cuidados com a matriz; Limpeza com gua; Limpeza com solventes; Porque a emulso no sai da tela?; UNIDADE 22 TRANSFER O que o transfer?;; Porque a tcnica do transfer muito difundida?;; Como so produzidos os Transfers?;; Caractersticas do transfer?;; Como saber a durabilidade do transfer aplicado?;; Quais so os tipos de transfer (termotransferiveis)?;; O que a prensa trmica?; UNIDADE 23 COMO FAZER CAMISA T-SHIRT COM TRANSFER Procedimento; Perguntas e respostas. UNIDADE 24 APLICAES Estamparia em tecidos; Por que serigrafia em tecidos?;; O que o layout?;; O que Rapport?;; Para que serve um Outline?;; Como fazer um Outline?;; Recomendaes para estampar em grandes tecidos; Cartazes; posters; faixas; Quais os tipos de clientes para cartazes; posters e faixas?;; Azulejos decorados; Quais os principais servios na impresso de azulejos?;; Papel de presente; O que posso oferecer de servio?;; Cartes de natal; convites; Impresses em bales (bexigas); Brindes. UNIDADE 25 COMO MONTAR UMA OFICINA DE SERIGRAFIA Equipamentos necessrios; Materiais necessrios; Dicas econmicas para impresso de camisetas; Procedimento para gravao - opo econmica; Programas necessrios; Treinamento necessrio; Recomendaes sobre o local; Recomendaes sobre segurana pessoal; Recomendaes finais. UNIDADE 26 CADASTRO DE FORNECEDORES

Preo do curso de Serigrafia (Silk-Screen): 1 x 69 ,00 ou 2 x 36,00 ou 4 x 19,00

Curso: Como Montar sua Agncia de Telemensagem

A Telemensagem a mais nova forma de emocionar. Atravs do servio de telemensagem seu cliente poder enviar mensagens dos mais variados temas para quem ele desejar. um servio inovador que; com certeza; vai agradar. So textos gravados com voz masculina; feminina ou infantil. Todas as mensagens so gravadas com fundo musical caracterstico. Com certeza o seu cliente ir encontrar alguma que se encaixe perfeitamente com ele. Ter uma agncia de telemensagem significa pouco investimento e retorno rpido. uma atividade fcil e agradvel de se fazer. Voc s precisa ter uma linha telefnica; um aparelho de Cd e o Kit (CDs e aparelho transmissor) para iniciar sua atividade. Sua agncia poder funcionar em qualquer espao; pois no requer mais do que uma mesa para funcionar. Este curso foi desenvolvido por profissionais do ramo com ampla experincia. Nele voc ser apresentado aos grandes segredos deste negcio. Vrias "dicas" e recomendaes deste curso lhe sero extremamente teis na implantao de sua agncia e sero; efetivamente a diferena entre prejuzo e lucro. Chegou o momento de mudar sua vida. Decida-se agora. No perca tempo. A deciso sobre seu futuro depende exclusivamente de voc. Objetivo do curso: Ensinar todas as tcnicas necessrias para o funcionamento adequado de uma agncia de telemensagem. Pblico-Alvo: Pessoas que desejam montar seu prprio negcio em sua prpria casa. Exemplo: Muitas donas de casa que possuem filhos pequenos montam este negcio como forma de complementar sua renda. Pessoas que desejam alcanar sua independncia financeira. Pessoas interessadas em trabalhar por conta prpria; ter seu prprio negcio e ser seu prprio patro. Profissionais que j atuam no ramo porm no tiveram uma formao adequada e necessitam de treinamento especializado para atingir a necessria lucratividade.

Pr-Requisitos: Primeiro grau desejvel. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Trs apostilas com um total de 80 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. Disquete contendo modelos de planilhas eletrnicas

Resumo do Programa:
Introduo; O que Telemensagem; Entenda o seu produto: A Emoo; Por que ter uma agncia de Telemensagem; Vantagens de ter uma agncia. O mercado de Telemensagem. Investimento. Retorno do Investimento. Risco; Como comear Estrutura de uma agncia; Local de Funcionamento; Linha Telefnica; Som; CDs com Mensagens; Aparelho para transmisso; Arquivo; Agenda de Mensagens; Agenda de Aniversrios; Catlogo de Mensagens; Escolha do Nome Horrio de Funcionamento; Como conquistar clientes; Anncios; Controle dos Anncios; Formulrio; Divulgao; Panfletos; Presenteie; Home-Page; Anotar as datas do aniversrio de quem recebe a mensagem na agenda de mensagens; Como atender bem o seu cliente; Cadastro do Cliente Formulrio; Casos Especiais; O Pulo do Gato; Bina ou Identificador de Chamadas; Exemplos de Atendimento; Confirmao de Envio de Mensagens Espera Telefnica; Envio de Mensagens; Cliente em potencial Preparando o aparelho Agradecimento de Mensagem Recebida Mensagens no passadas por qualquer motivo Sempre anote o horrio enviado da mensagem; Pagamento Como formular o preo; Como receber o pagamento; Depsito/Transferncia em Conta Corrente Formulrio; Abrir conta em banco Dica: Conta Universitria; Recebimento Domiclio; Formulrio; Inadimplncia Como Proceder Fluxo de Caixa / Faturamento Formulrio; Rotina da Agncia; Envio de Mensagens; Verificao de Pagamento; Preparao de Mala Direta; Atendimento Colocao de Anncios; Como manter seu cliente fiel; Mala Direta; Panfletos; ms; Envelope; Carta Etiqueta; Mensagens por e-mail; Telemarketing; Datas Especiais; Mensagens de Aniversrio; Venda de Pacotes; Sorteios; Promoes; Datas Especiais Formulrio; Outros Produtos; Fita K7; Mensagem por escrito; Reao; Gravao

Preo do curso Como Montar sua Agncia de Telemensagem: 23,00 ou 3 x 16,00

1 x 44 ,00 ou 2 x

Curso: Telefonista Recepcionista


Chegou o momento de mudar sua vida. Decida-se agora. No perca tempo. A deciso sobre seu futuro depende exclusivamente de voc. Pblico-Alvo: Quem deseja atuar como recepcionista / telefonista em empresas de qualquer porte e rea de atuao tais como: consultrios mdicos ou dentrio, clnicas mdicas, hotis, indstrias, lojas, imobilirias, revendas de veculos, agncias de turismo, bancos, shopping centers, hospitais, eventos etc. Recepcionistas / telefonistas que j atuem na funo porm nunca fizeram um curso formal na rea e que desejam aperfeioamento de modo a aspirar promoes em suas empresas.

Pr-Requisitos: Primeiro grau. Metodologia: As lies so de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades. Material do Curso: Seis apostilas divididas em 14 Unidades com um total de 272 pginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lies de fcil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vrios exemplos para facilitar seu aprendizado. Observao: Este um curso livre (semelhante aos cursos de ingls) cujo principal objetivo preparar e desenvolver recepcionista / telefonistas. Resumo do programa:
UNIDADE 1 - O TRABALHO DA RECEPCIONISTA / TELEFONISTA Introduo; O que faz um (a) Recepcionista / Telefonista?; Quais as habilidades necessrias para um(a) Recepcionista / Telefonista?; Quais os conhecimentos necessrios para um (a) Recepcionista / Telefonista?; Quais os requisitos fsicos para um (a) Recepcionista / Telefonista?; Como deve ser a sala da recepcionista / telefonista?; O que a recepcionista / telefonista deve ter sempre perto?; Quais as qualidades pessoais de um (a) Recepcionista / Telefonista?; O que fazer se a recepcionista fumante?; Procedimentos importantes na recepo; Procedimento para anotar recados; Procedimento tico da telefonista; Procedimento para recepo e encaminhamento de visitantes; Procedimento para controle das ligaes telefnicas; Procedimento para transferir chamadas telefnicas. UNIDADE 2 - TCNICAS DE COMUNICAO O que a comunicao?; Qual a importncia da comunicao para um (a) Recepcionista / Telefonista?; Quais os objetivos da Comunicao?; Quais os elementos bsicos da comunicao?; Quais os obstculos comunicao?; Quais os cuidados que o emissor deve ter?; Quais as formas de comunicao?; Como realizada a comunicao face a face?; Como realizada a comunicao telefnica?; Tcnicas para saber ouvir; Recomendaes para melhorar a comunicao oral; Qual a importncia do telefone?; Como avaliar sua voz ao telefone?; Regras gerais ao telefone; Cdigo telefnico para soletrar; Procedimentos ao telefone; Como atender uma chamada externa?; Como registrar um recado?; Fazendo uma chamada. UNIDADE 3 - O TELEFONE Histrico; Como funciona o telefone?; Como funciona a rede telefnica?; Como criar sua prpria rede telefnica?; Como efetuar uma chamada?; Largura de banda do telefone; Porque o telefone ainda funciona mesmo quando a casa est sem eletricidade?; Telefones sem fio; O que os dgitos de um nmero de telefone significam?; Como funcionavam as centrais telefnicas antigas (comutao manual)?; Como funcionam as centrais telefnicas modernas (Automtica)? UNIDADE 4 - PABX, PBX, KS Introduo; Quais os sistemas telefonicos usados nas empresas?; Sistemas multi-linhas ou key-less (sem teclas); Sistemas ks (key system); Pmbx (private manual branch exchange); Pabx (private automatic branch exchange); O que so os ramais da pabx?; O que uma linha-tronco?; O que o nmero-chave ou piloto?; Quais os tipos de ramais existentes em uma pabx?; O que a manuteno preventiva da pabx?; O que a manuteno corretiva?; O que a telefonista deve fazer aps uma manuteno ter sido efetuada?; Procedimentos operacionais em uma mesa telefnica; Atender uma ligao interna; Fazer uma ligao interna; Atender uma ligao externa; Fazer uma ligao externa; Tansferir uma ligao externa para um ramal; Consoles baseada em microcomputadores; Histrico das consoles ou mesa telefnica da pbx; Consoles baseado em microcomputadores; Quais as principais vantagens deste tipo de mesa?; Cti (computer-telephony integration); Servios de diretrio; Saudaes pr-gravadas; Recados; Bina ou ani (automatic

number identification); Gravao de chamadas; Resumo das facilidades existentes em uma pabx moderna; Manual de facilidades de uma pabx moderna; Manual operacional do usurio; Servios de voz; O que o correio de voz?; Servio voice announcements; Servio thru-dial (solicita o nmero do ramal); Servio agenda diria; Servio menus de voz; Formulrio de voz (voice forms); Linhas tronco; O que uma linha tronco?; O que direcionamento de linha tronco?; Conceitos diversos; O que significa a sigla ddr e o que ela possibilita? O que um bloqueador de interurbanos?; O que o pulso?; Servio noturno; Classes do terminal telefnico. UNIDADE 5 - CALL CENTER Call center; O que um Call Center?; DAC; URAs; Unidade de Discagem antecipada; CTI; PA - Posio de atendimento; Gravadores Digitais; Secretrias eletrnicas; Roteiros ou scripts; Sistema de Estatsticas; Linhas telefnicas; Fone auricular para cabea (headset); Anunciador digital; Como a organizado um Call Center? UNIDADE 6 - SERVIOS DAS COMPANHIAS TELEFONICAS Cdigos das operadoras no Brasil; Relao das operadoras no Brasil; Ligaes locais; O que uma ligao local?; O que so ligaes locais a cobrar?; Quais so as tarifas de ligaes locais - fixo a fixo?; Ligaes de longa distancia; O que so ligaes de longa distancia (ddd)?; Qual o significado da sigla ddd?; Quais os ddd das principais capitais brasileiras?; Quais as tarifas de ligaes interurbanas ddd - fixo a fixo?; Como fazer para consultar listas telefnicas de outros estados ou outros paises e cdigos ddd e ddi?; Ligaes internacionais; O que so ligaes internacionais - ddi?; Qual o significado da sigla ddi?; O que so ligaes internacionais via telefonista?; Como fazer uma ligao internacional a cobrar?; Cdigos no geogrficos; O que so ligaes para cdigos no geogrficos?; Cdigo no geogrfico; Ligaes para servios; O que so ligaes para servios?; Cdigo de acesso a servios de utilidade pblica; Fusos horrios; Fuso horrio em relao cidade do Rio de Janeiro; Listas telefnicas; Telefones celulares; Servios normalmente oferecidos pelas operadoras; Relao dos servios oferecidos pelas operadoras. UNIDADE 7 - ORGANIZAO DE EMPRESAS O que uma empresa?; Elementos de uma empresa; Categorias de empresas; O que pessoa fsica e pessoa jurdica; Classificao das empresas; Classificao em funo do porte; Classificao em funo da nacionalidade e de propriedade das empresas; Classificao por ramo de atividade; Relaes humanas na empresa; Qual o objetivo das relaes humanas?; O que uma equipe?; Dez mandamentos do participante de uma equipe; Representaes grficas; Organograma; O que um organograma?; Cuidados na elaborao de um organograma; Fluxograma; O que um fluxograma?; Para que serve um fluxograma?; Como construir um fluxograma?; Smbolos de um fluxograma; Cronograma; O que um cronograma?; Para que serve um cronograma?; Como construdo um cronograma? UNIDADE 8 - EQUIPAMENTOS DE UM ESCRITRIO Telefone Xerox Telex Fax; O que o fax?; Como funciona o fax?; Que operaes o fax pode executar?; Cuidados com o papel trmico?; Cuidados na recepo; Mquinas de calcular; Mquina de escrever; Tipos de mquinas de escrever; Microcomputador; O que um microcomputador?; Componentes de um microcomputador. UNIDADE 9 - O ARQUIVO E AS TCNICAS DE ARQUIVAMENTO Introduo; O que um arquivo?; O que arquivar?; Porque arquivar?; Qual a importncia do arquivo?; Para que serve um arquivo?; Classificao de arquivo segundo a localizao; Classificao de arquivos quanto ao prazo de arquivamento; Qualidades de um bom arquivo; Conservao de arquivos; Recomendaes teis sobre arquivamento; Sistemas fsicos de arquivamento; Sistema vertical; Vantagens e desvantagens do sistema vertical Mvel para o sistema vertical; Sistema horizontal; Sistema rotativo; Classificao alfabtica; Regras de classificao alfabtica para nomes de pessoas; Regras de classificao alfabtica para nomes de empresas; Mtodos de arquivamento; Mtodo de arquivamento por nome; Mtodo de arquivamento por assunto; Mtodo geogrfico; Mtodo cronolgico; Mtodo numrico; Mtodo numrico comum ou ordinrio; Mtodo numrico duplex; Microfilmagem. UNIDADE 10 - DOCUMENTOS COMERCIAIS O cheque; Tipos de cheques; Como preencher corretamente um cheque; Perda, extravio ou furto. Falta de fundos; Depsito em cheque; Ordem de pagamento; Nota promissria; Como preencher corretamente uma nota promissria; Recibo; Nota fiscal; Tipos de nf's; Fatura; Duplicata; Rotina administrativa da fatura / duplicata; Modelos de duplicatas; Border; Como emitir um border; Darf - documento de arrecadao de receitas federais; Como preencher o darf. UNIDADE 11 - PORTUGUS PRTICO O que abreviar?; Tipos de abreviaes; Recomendaes para abreviao; Abreviao de estados, territrios e distrito federal; Abreviaes de endereo; Abreviaes de profisso; Abreviaes de tratamento; Abreviaes de meses; Outras abreviaturas; Emprego dos pronomes de tratamento e concordncia; Diviso silbica. UNIDADE 12 CORRESPONDNCIAS Classificaes da correspondncia; Classificao pela distribuio: Classificao pelo destinatrio; Classificao pela velocidade; Classificao pelo sigilo; Tipos de correspondncias; Estilo bloco-compacto; Estilo semi-bloco; Estilo ofcio Memorando; Carta; Circular; Requerimento; Declarao; Ofcio; Procurao; Atestado; Telex; Relatrio; Aviso; Edital; Certido; Instruo; Telegrama; Ata. UNIDADE 13 - SERVIO POSTAL Os envelopes; Introduo s recomendaes da ECT; Tipos de servios postais; Limites de dimenses e pesos. UNIDADE 14 - ROTINA DA SEO DE CORRESPONDNCIA E ARQUIVO Servio de correspondncia; Recebimento de correspondncia; Expedio de correspondncia; Redao e datilografia; Servio de arquivo.

Preo do curso Telefonista-Recepcionista: 1 x 60 ,00 ou 2 x 31,00 ou 4 x 17,00

Instituto Denver - Cursos Distncia


Caixa Postal 37.791 Cep 22.642-970 Rio de Janeiro RJ idenver@institutodenver.com.br http://www.institutodenver.com.br

Central Telefnica: (0xx21) 2447-1705

PEDIDO DE MATRCULA
DECIDA-SE PROFISSIONALMENTE E ASSEGURE SEU FUTURO.
Preencha ainda hoje o seu pedido de matrcula e envie para o Instituto Denver.

Nome: Endereo: Cep: Tel. (1): ( ) Cidade: Tel. (2): ( ) Estado:

Email Principal: E-mail Adicional: (Indique com um "X" o curso desejado e a condio de pagamento) Monte seu negcio:
( ) Recarga de Cartuchos ( ) Serigrafia (silk-screen) ( ) Agncia de Telemensagem ( ) 1 x 69,00 ( ) 1 x 69,00 ( ) 1 x 44,00 ( ) 1 x 60,00 ( ) 1 x 44,00 ( ) 1 x 69,00 ( ) 1 x 69,00 ( ) 1 x 51,00 ( ) 1 x 60,00 ( ) 1 x 69,00 ( ) 1 x 44,00 ( ) 1 x 44,00 ( ) 1 x 44,00 ( ) 1 x 44,00 ( ) 1 x 51,00 ( ) 2 x 36,00 ( ) 2 x 36,00 ( ) 2 x 23,00 ( ) 2 x 31,00 ( ) 2 x 23,00 ( ) 2 x 36,00 ( ) 2 x 36,00 ( ) 2 x 27,00 ( ) 2 x 31,00 ( ) 2 x 36,00 ( ) 2 x 23,00 ( ) 2 x 23,00 ( ) 2 x 23,00 ( ) 2 x 23,00 ( ) 2 x 27,00 ( ) 2 x 36,00 ( ) 2 x 51,00 ( ) 4 x 19,00 ( ) 4 x 19,00 ( ) 3 x 16,00 ( ) 4 x 17,00 ( ) 3 x 16,00 ( ) 4 x 19,00 ( ) 4 x 19,00 ( ) 4 x 15,00 ( ) 4 x 17,00 ( ) 4 x 19,00 ( ) 3 x 16,00 ( ) 3 x 16,00 ( ) 3 x 16,00 ( ) 3 x 16,00 ( ) 4 x 15,00 ( ) 4 x 19,00 ( ) 4 x 27,00

Administrativos:
( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) Tcnicas de Secretariado ) Tcnicas de Vendas ) Representante Comercial ) Auxiliar de Escritrio ) Operador de Telemarketing ) Recepcionista-Telefonista ) Programador de Computador ) Introduo ao Microcomputador ) Windows 2000 Pro ) Digitador de Computador ) Word for Windows ) Excel 2000

Informtica:

Pacotes Promocionais:
( ) Bsico de Informtica (Introduo + Windows 2000) ( ) 1 x 69,00 ( ) Operador de Computador (Introd.+Windows2000 + Dig) ( ) 1 x 99,00

(Indique com um "X" a forma de pagamento desejada) ( ) Reembolso Postal. No envie dinheiro agora! Compre com total segurana pelo sistema de
Reembolso Postal dos Correios. Pague apenas ao retirar a remessa na Agncia dos Correios mais prxima do seu endereo. Nesta forma de pagamento, sero acrescidas pequenas despesas postais que variam de R$ 2,40 a R$ 3,80, de acordo com o curso escolhido e da localidade onde mora. Voc receber um aviso dos Correios e/ou e-mail do Instituto Denver informando a chegada do Curso na Agncia. A expedio das remessas seguintes, em caso de pagamento parcelado, dever ser confirmada por e-mail ou telefone.

( ) Boleto Bancrio. No envie dinheiro agora!

Vencimento Desejado (dia): ________

O Instituto Denver enviar o(s) Boleto(s) Bancrio(s) para seu e-mail ou impresso (caso no tenha e-mail). Nesta forma de pagamento, no so acrescidas Despesas de Envio, apenas o valor de R$ 2,80 por boleto (taxa bancria). Aps o pagamento do boleto, enviaremos o curso diretamente para o endereo cadastrado. Voc poder escolher a data de vencimento mensal.

Expedio. Os cursos solicitados em uma nica parcela sero expedidos integralmente. Os cursos com forma de pagamento parcelada sero enviados de acordo com o nmero de parcelas. Nos pagamentos parcelados, os materiais didticos de apoio (disquetes e materiais do curso de Serigrafia) sero enviados na ltima remessa. O Instituto Denver faz a expedio do material em, no mximo, cinco (5) dias teis a contar da data do recebimento do Pedido de Matrcula e/ou confirmao de pagamento. Enviaremos um e-mail informando a data de expedio do(s) seu(s) curso(s). Aps a expedio da remessa, os Correios do um prazo mximo de 10 dias teis para chegada ao destino. O nmero de dias varia conforme a localidade onde reside. Data:.../.../...Assinatura............................................

You might also like