You are on page 1of 9

Teoria e Prtica na Engenharia Civil, n.13, p.

37-45, Maio, 2009

Desenvolvimento de aplicativo em planilha eletrnica como ferramenta de auxlio na determinao da dosagem experimental do concreto Development of electronic spreadsheet as auxiliary tool in the determination of experimental concrete mixture proportioning
Joo Batista Lamari Palma e Silva
Faculdades Integradas do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa IPEP, Campinas, SP e-mail: lamaripalma@hotmail.com

Joaquim Marins Neto


Faculdades Integradas do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa IPEP, Campinas, SP e-mail: jmarins@fec.unicamp.br

RESUMO: Este estudo aborda o desenvolvimento e a utilizao de planilhas eletrnicas, como aplicativo, para determinao da dosagem experimental do concreto convencional, comum ou estrutural, bem como a anlise dos resultados dos traos obtidos. A determinao da dosagem no aplicativo efetuada atravs da utilizao dos seguintes mtodos de dosagem de concretos: Instituto Nacional de Tecnologia (I.N.T.), Associao Brasileira do Cimento Portland (A.B.C.P.) e Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo (I.P.T.), complementados por procedimentos normalizados e consagrados. O aplicativo elaborado em planilha eletrnica permite a apresentao de resultados atravs de grficos e tabelas, facilitando o manuseio e a anlise dos resultados. A determinao da dosagem pode ser obtida, visualizada, comparada e aferida em poucos segundos, contrrio ao clculo manual que levaria muito mais tempo. ABSTRACT: This subject is an approach of the development and the use of electronic spreadsheet, as an applicative, about to experimental concrete mixture proportioning, common and structural, as well as the one analyses from the results of the mixture proportioning obtained. The assignation from the mixture proportioning at the applicative is make the application of the following method experimental concrete mixture proportioning: Instituto Nacional de Tecnologia (I.N.T.), Associao Brasileira do Cimento Portland (A.B.C.P.) e Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo (I.P.T.), complemented by procedures standardized and renowned. The applicative is elaborated in electronic spreadsheet that allows the introduction as effects through graphics and tables facilitate the using of the analysis from the results. The assignation from the mixture proportioning can be obtained, viewed, compared and checked in seconds, contrary to the calculation handbook that would take more time. 1. INTRODUO Basicamente o concreto convencional uma mistura de alguns componentes: os agregados, midos e grados, a pasta, que consiste na mistura do cimento Portland e gua e, eventualmente, aditivos e adies. De acordo com Tutikian [9], o concreto o material de construo mais utilizado no mundo, sendo assim, o constante estudo de seus componentes, processos de fabricao e utilizao devem ser promovidos e valorizados. Conforme Campos [2], outro fator importante para uma utilizao racional do concreto a dosagem do mesmo, a qual pode ser definida como o conjunto de procedimentos que levam a obteno do melhor proporcionamento entre os materiais constituintes, promovendo a quantificao de cimento, agregados, gua, adies, aditivos e outras substncias. O presente trabalho aborda os diferentes mtodos de dosagem de concretos, para o desenvolvimento e a utilizao de um aplicativo

38

Teoria e Prtica na Engenharia Civil, n.13, p.37-45, Maio, 2009

para a determinao do trao terico e experimental de concreto convencional, comum ou estrutural, bem como para o ajuste do trao no momento da confeco do concreto em obra, de acordo com as caractersticas dos materiais a serem utilizados. 1.1. Objetivos A utilizao de um aplicativo, elaborado em planilha eletrnica, permite a apresentao de resultados atravs de grficos e tabelas, facilitando o manuseio e a anlise dos resultados. Muitos recursos disponveis em planilhas eletrnicas possibilitam a execuo de diversas operaes matemticas, bem como a utilizao de comandos como procura, condio, ndice, entre outros, os quais facilitam e simplificam a elaborao, programao e a utilizao da planilha. A finalidade do presente estudo desenvolver e apresentar um aplicativo, elaborado em planilha eletrnica, para a determinao da dosagem experimental do concreto, comparando os resultados dos traos obtidos atravs de diferentes mtodos de dosagem, executando os clculos de maneira rpida e eficaz. O aplicativo desenvolvido no ambiente Microsoft Excel possibilita a determinao da dosagem do concreto, atravs do emprego de inmeros recursos disponveis em planilhas eletrnicas associadas s funes registradas em linguagem Visual Basic for Applications - VBA. A relevncia do tema do presente trabalho se refora ao considerar que o clculo, a verificao e a aferio da dosagem do concreto, feitos atravs da utilizao de planilhas eletrnicas, se do em poucos segundos, contrrio ao clculo manual que levaria muito mais tempo. 1.2. Metodologia Foi realizada a reviso bibliogrfica dos mtodos de dosagem de concretos mais utilizados no Brasil e dos recursos e comandos disponveis nas planilhas eletrnicas da Microsoft Excel, associados aos cdigos e funes registrados em linguagem Visual Basic for Applications VBA, para viabilizar a elaborao do aplicativo, bem como o uso do mesmo das nas aulas de laboratrio nas disciplinas de materiais de construo, para determinao da dosagem, bem como para anlise dos resultados.

2. MTODOS DE DOSAGEM Conforme Campos [2], a trabalhabilidade, resistncia mecnica, durabilidade e deformabilidade do concreto, bem como a forma geomtrica das estruturas e a disposio da armadura nas mesmas, so requisitos que devem ser considerados em um estudo de dosagem. Por isso, a determinao correta do trao, atravs de um mtodo apropriado, um elemento vital para garantir o resultado desejado, seja no concreto fresco ou endurecido. Segundo Helene [4], fica claro que desde os primeiros usos do concreto, o proporcionamento dos materiais constituintes no poderia ser arbitrrio e que era necessrio obter um conglomerado compacto e slido. Assim, o fato dos materiais constituintes apresentarem heterogeneidade, bem como complexidade de seu comportamento, representa sempre um desafio aos tcnicos responsveis pela fabricao e emprego dos concretos. O histrico da evoluo dos mtodos de dosagem, no exterior e no Brasil, mostrou que at o incio do sculo XIX pouco se sabia sobre as qualidades a serem exigidas dos materiais constituintes dos concretos e argamassas. Porm, a partir dessa poca, em funo da descoberta do cimento Portland e sua fabricao em escala comercial, a postura com relao ao proporcionamento dos materiais foi se alterando, conforme explicitado por Helene [4]. O proporcionamento adequado dos materiais constituintes do concreto, dever ser realizado com vistas ao atendimento das seguintes condies: Exigncias de projeto; Condies de exposio e operao; Tipo de agregado disponvel economicamente; Tcnicas de execuo; e Custo. Contudo, a dosagem experimental deve garantir a resistncia e a trabalhabilidade do concreto atravs dos mtodos de dosagem selecionados. Porm, todos os mtodos, sem exceo, do condies para que um primeiro trao terico e analtico possa ser obtido, o qual geralmente ajustado em laboratrio.

Teoria e Prtica na Engenharia Civil, n.13, p.37-45, Maio, 2009 Segundo Petrucci [6], chama-se trao a maneira de expressar a composio do concreto, podendo esta ser em peso ou em volume. Porm, seja qual for forma adotada, toma-se sempre o cimento como unidade, relacionando-se as demais quantidades quantidade de cimento. 2.1. Mtodos de dosagem selecionados Inicialmente foi feita uma extensa reviso bibliogrfica, buscando alguns dos mtodos de dosagem de concretos mais utilizados no Brasil, verificando-se e analisando-se cada um. Assim, foram escolhidos os seguintes mtodos: Instituto Nacional de Tecnologia (I.N.T.); Associao Brasileira do Cimento Portland (A.B.C.P.); e Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo (I.P.T.), os quais foram adaptados e complementados por procedimentos normalizados, como a determinao do desvio padro da resistncia do concreto proposto pela A.B.N.T. atravs da NBR 12.655 [1], a determinao da relao gua/cimento atravs da Lei de Abrams e da caracterizao das condies de exposio e dos diferentes tipos de elementos a serem concretados, conforme os estudos apresentados no Manual de Inspeo de Concreto do American Concrete Institute, a fim de determinar o trao terico, a partir de dados reais da obra e auxiliar na confeco e aferio deste trao, em laboratrio, para se obter o trao experimental corrigido. 2.1.1. Resistncia de dosagem Segundo a NBR 12.655 [1], a resistncia de dosagem deve atender s condies de variabilidade prevalecentes durante a construo. Esta variabilidade, medida pelo desvio-padro Sd, levada em conta no clculo da resistncia de dosagem (1), em funo das condies de preparo.

39

Tabela 01 - Desvio-padro a ser adotado em funo da condio de preparo do concreto


Condio de preparo Desvio-Padro (MPa) A 4,0 B 5,5 C 7,0 Para condio de preparo C, e enquanto no se conhece o desvio-padro, exige-se para os concretos de classe C15 o consumo mnimo de 350 kg de cimento por metro cbico.

2.1.2. Determinao da relao gua/cimento

Para determinao da relao gua/cimento em funo da resistncia foi utilizada a Lei de Abrams (2) que, segundo Helene [4], uma das maiores contribuies para o estudo da dosagem dos concretos, que ocorreu em 1918, por Duff A. Abrams, pela Structural Matirials Research Laboratory, no Lewis Institute em Chicago, sob o titulo de Design of concrete mixtures, onde inmeros traos e anlise de mais de 50.000 corpos-de-prova foram realizados, enunciando a seguinte lei: Dentro do campo dos concretos plsticos, a resistncia aos esforos mecnicos, bem como as demais propriedades do concreto endurecido variam na relao inversa da relao gua/cimento.

a/c =

1 k1 . log log k 2 fd 28

(2)

a/c - relao gua/cimento em massa (kg/kg); fd28 - resistncia compresso axial aos 28 dias, em MPa; k1 e k2 - constantes que dependem exclusivamente dos materiais (Tabela 02). Tabela 02 - Valores mdios de "k" aos 28 dias
Tipo de Cimento CP 32 CP AF 32 CP POZ 32 CP 40 OU ARI k2 k1 7,90 92,80 10,20 121,20 11,40 99,70 Aumentar em 20% os resultados do fd28 do CP 32

fcj = fck + 1,65.Sd

(1)

fcj - resistncia mdia do concreto compresso, prevista para a idade de j dias, em MPa; fck - resistncia caracterstica do concreto compresso, em MPa; Sd - desvio-padro da dosagem, em MPa (Tabela 01).

J a relao gua/cimento em funo das condies de exposio e do tipo de estrutura, segundo Petrucci [6], do ponto de vista da durabilidade, emprega-se hoje, em muitos casos, as informaes e dados obtidos pelo A.C.I. American Concrete Institute, atravs do Comit de Durabilidade, que fixam os limites mximos da relao gua/cimento a utilizar, em funo do tipo

40

Teoria e Prtica na Engenharia Civil, n.13, p.37-45, Maio, 2009

de estrutura e condies de exposio a que est sujeito o concreto. Tais informaes so apresentadas no Manual of Concrete Inspection 4 edio, c. 1957 do A.C.I..
2.1.3. Dosagem experimental pelo mtodo do I.N.T. Instituto Nacional de Tecnologia

Para o mtodo do I.N.T. inicialmente feita a fixao da porcentagem de gua em relao mistura de materiais secos (cimento + agregados), bem como em funo do dimetro mximo do agregado e do processo de adensamento adotado para o concreto, conforme dados obtidos atravs de experimentos do Prof. Lobo Carneiro, apresentados por Cardoso [3]. Conhecidos os valores da relao gua/cimento e da porcentagem de gua, o valor da relao agregados secos/cimento obtido atravs da Lei de Inge Lyse. Segundo Petrucci [6], a chamada Lei de Lyse (equao 3) ou da constncia da quantidade de gua total a ser empregada com determinados materiais, para obter um concreto de determinada trabalhabilidade, independente do trao empregado para as propores usuais.
m= 100.x 1 H (3)

Figura 01 Dimetro mximo do agregado grado 9,5mm - Cardoso [3]


2.1.4. Dosagem experimental pelo mtodo da A.B.C.P. Associao Brasileira do Cimento Portland

x - relao gua/cimento em massa (kg/kg); m relao agregados secos/cimento (kg/kg); H porcentagem de gua/materiais secos. J o desdobramento da mistura seca dos agregados em agregado grado feito atravs das curvas experimentais propostas pelo Prof. Lobo Carneiro, as quais consideram o dimetro do agregado grado de dimetros: 9,5 (figura 01); 19,0; 25,0; 38,0; 50,0 e 75,0mm e o tipo de adensamento. Destaca-se que a curva II dos grficos do prof. Lobo Carneiro, corresponde a uma das curvas de estudos propostos por Bolomey, conforme apresentado por Cardoso [3].

Segundo Cardoso [3], o mtodo da A.B.C.P. admite, inicialmente, a fixao do trao 1:m, onde m relao agregados secos/cimento, com valores pr-estabelecidos em funo da relao gua/cimento, do dimetro mximo do agregado grado e do tipo de adensamento. Para o desdobramento de m em areia e brita, so empregadas as equaes (4 e 5) abaixo, mediante a utilizao dos valores aproximados de p para mistura inicial, conforme prescreve yg Petrucci [6]. p pi = yg . yg (4) (5)

ai = m pi
p yg

- valor aproximado para a mistura inicial;

ai - valor da areia (proporo em relao ao cimento); pi - valor da brita (proporo em relao ao cimento); yg - valor da peso unitrio compactado da brita.

Teoria e Prtica na Engenharia Civil, n.13, p.37-45, Maio, 2009


2.1.5. Dosagem experimental pelo mtodo do I.P.T. Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo

41

Para o mtodo do I.P.T. feita a caracterizao dos agregados por seu mdulo de finura, adotandose as seguintes consideraes: dois agregados so equivalentes quando tm o mesmo mdulo de finura, isto , para um mesmo trao exigem a mesma quantidade de gua para que seja atingida determinada consistncia; se dois agregados so equivalentes, isto , se tm o mesmo mdulo de finura, para um mesmo trao e mesma consistncia, devero produzir concretos de resistncias tambm equivalentes. Com isso, possvel traar curvas experimentais para cada tipo de agregado que forneam, para um dimetro mximo do agregado grado e consistncia determinada, o trao de cimento (1:m) e o mdulo de finura do agregado total (Mm), segundo Cardoso [3]. A determinao dos valores da relao agregados secos/cimento e do mdulo de finura total do agregado se d principalmente em funo da relao gua/cimento conforme grfico apresentado na figura 02. O desdobramento de m, em areia e brita, ocorre em funo dos valores do mdulo de finura do agregado grado e mido, bem como do mdulo de finura total do agregado (Mm), conforme as equaes apresentadas a seguir. a% = Mp Mm .100 Mp Ma a= a% .m 100 (6)

Figura 02 Valores da mistura seca (m) e do mdulo de finura total do agregado (Mm) Petrucci [6]
3. DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO 3.1. Planilhas eletrnicas

(7) (8)

p =ma

Segundo Rolim [7], as planilhas eletrnicas tm sido largamente utilizadas para tratamento de dados e apresentao de grficos, a exemplo das rotinas para planilhas eletrnicas, do Microsoft Excel, as quais facilitam as anlises e confeces de grficos e tabelas, possibilitando a criao de bancos de dados e a comunicao com outros programas. As planilhas eletrnicas possibilitam a execues de inmeras operaes matemticas, desde as mais simples, at trigonomtricas, financeiras, lgicas, estatsticas, de armazenamento de dados, de formulrios, de tabelas dinmicas e de sistemas de busca e procura. Assim, atravs destes e de outros recursos, possvel a elaborao de um aplicativo destinado a determinar a dosagem de concretos no ambiente de planilhas eletrnicas.
3.2. Elaborao do aplicativo de determinao da dosagem de concreto em planilha eletrnica

a% - porcentagem de areia da mistura seca; Mp - mdulo de finura do agregado grado; Ma - mdulo de finura do agregado mido; m - relao agregados secos/cimento; Mm - mdulo de finura do agregado total; a% - porcentagem de areia da mistura; a - proporo de areia na mistura em relao ao cimento; p - proporo de brita na mistura em relao ao cimento.

O aplicativo, do presente estudo, foi elaborado no ambiente Excel, utilizando recursos das operaes de matemtica, bem como propriedades logartmicas, atravs do comando denominado LOG. Outros recursos como os comandos de procura, condies, concatenar e ndices,

42

Teoria e Prtica na Engenharia Civil, n.13, p.37-45, Maio, 2009 Visual Basic for programao Applications; Formulrio (Combinao caixa de edio-drop-down) Esse controle fornecido para permitir que voc trabalhe com as folhas de dilogo do Excel; Boto Executa um macro quando acionado; Grficos tm apelo visual e facilitam, para os usurios, a visualizao de comparaes, padres e tendncias nos dados. Para criar um grfico, primeiro devem-se inserir os dados do grfico na planilha.

foram necessrios para elaborao do aplicativo, descritos a seguir:

Procura Localiza um valor na primeira coluna esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada na tabela. Sintaxe: PROCV(valor_procurado;matriz_tabela ;nm_ndice_coluna;procurar_intervalo ); Condio Retorna um valor se uma condio que voc especificou avaliar como VERDADEIRO e outro valor se for avaliado como FALSO. Sintaxe: SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;va lor_se_falso); Concatenar Agrupa vrias seqncias de caracteres de texto em uma nica sequncia de caracteres de texto. Sintaxe: CONCATENAR(texto1;texto2; ...); Menor Retorna o menor valor k-simo do conjunto de dados. Use esta funo para retornar valores com uma posio especfica relativa em um conjunto de dados. Sintaxe: MENOR(matriz;k); ndice Retorna um valor ou a referncia a um valor dentro de uma tabela ou intervalo. H duas formas da funo NDICE(): matriz e referncia. A forma de matriz sempre retorna um valor ou uma matriz de valores; a forma de referncia sempre retorna uma referncia. Sintaxe: NDICE(matriz;nm_linha;nm_coluna ) retorna o valor de uma clula ou matriz de clulas especificada na matriz.

Para automatizar e facilitar ainda mais a entrada de informaes, foi necessrio utilizar os recursos de Macro e Formulrios, bem como grficos para visualizao de parte dos resultados. Novamente apresentam-se alguns dos recursos utilizados, a saber:

Macro uma ao ou um conjunto de aes que voc pode usar para automatizar tarefas. As macros so registradas na linguagem de

A partir dos inmeros recursos oferecidos nas planilhas eletrnicas, foi elaborado o aplicativo, para execuo dos clculos que seriam efetuados manualmente. Como exemplo, o comando de procura que foi utilizado para retornar textos, quantidades e valores, a partir de tabelas. J o comando condio foi utilizado para realizar testes lgicos aplicados as condies de escolha dos valores tabulados, que dependiam de mais de uma varivel para sua escolha. O comando concatenar foi utilizado junto ao sistema de retorno de textos combinados, que retornavam com o comando procura. Quando se tinha que optar pelo menor valor de x (relao gua/cimento), o comando menor foi empregado, o qual retornava com o primeiro menor valor entre os dois. Tanto para a tabela de determinao da relao gua/cimento (x), da porcentagem de gua/materiais secos (H), como a consulta a tabulao das curvas de anlise granulomtrica dos agregados grados, foi necessrio empregar o comando ndice, o qual consulta uma base (tabela) e retorna um valor obtido de uma matriz dada por uma coluna e uma linha. Dentre os diversos formulrios utilizados e botes de seleo (figura 03), a caixa de combinao de edio, figura 04 e figura 05, possibilitou auxiliar a escolha das variveis procuradas pelo comando ndice, ou seja, quando da escolha de um determinado DesvioPadro Sd; tipo de estrutura; condies de exposio; tipo de vibrao e dimetro dos agregados; a caixa de combinao retornava um nmero sequencial inteiro a partir de 1 (um) at 4

Teoria e Prtica na Engenharia Civil, n.13, p.37-45, Maio, 2009


(quatro) que representava o tipo de cimento Portland utilizado.

43

Figura 03 Escolha da resistncia do cimento atravs de macro acionada pelo boto de seleo.

Figura 04 Escolha do desvio padro aplicado a resistncia.

Na figura 09 consta o ambiente de trabalho do aplicativo de dosagem de concreto com os campos de entrada e de resultado das informaes desejadas. Esta planilha contm o nome de Clculo, sendo que existe uma segunda planilha denominada Base, onde contm todas as tabelas e tabulaes necessrias ao funcionamento do aplicativo, no podendo esta ser editada ou excluda.
4. RESULTADOS E CONCLUSES

Figura 05 A caixa de combinao retornava um nmero sequencial inteiro a partir de 1 (um). Para explorar maiores recursos do Microsoft Excel, foram utilizadas funes e telas registradas na linguagem de programao Visual Basic for Applications VBA, atravs de codificao especfica. Entre as principais vantagens obtidas com o uso da linguagem VBA, tem-se a possibilidade de utilizar telas grficas, o que colabora para o visual e a funcionalidade do aplicativo. Porm, a contribuio relevante da linguagem VBA, no aplicativo, foi a possibilidade de gerar tabulao (figura 07) e seleo (figura 06) de diversas sequncias de resultados obtidos em segundos, criando, assim, uma tabela composta por inmeras hipteses de resultados que podem ser analisados com maior facilidade e rapidez.
3.3. Utilizao do aplicativo de determinao da dosagem

A utilizao do aplicativo de determinao da dosagem de concretos no requer os mesmos conhecimentos em informtica necessrios para elaborao do mesmo, basta ter em mos as informaes necessrias para dosagem do concreto, exigidos em cada mtodo. O aplicativo iniciado atravs de uma tela (figura 08) com as principais instrues para uso. Os campos do aplicativo com fundo branco (exceto o grfico) so para entrada das informaes, como exemplo: fck desejado em MPa; Sd em MPa; resistncia do cimento; tipo da estrutura; condies de exposio; tipos de vibrao; e dimetro mximo dos agregados.

Pelo fato de que no requerer do usurio conhecimento em linguagens de programao, exceto para os recursos em VBA utilizados para analise dos resultados, a utilizao da planilha eletrnica torna-se vantajosa, pelo pouco tempo necessrio para sua elaborao e edio. O aplicativo desenvolvido possibilita a racionalizao de todo processo de dosagem do concreto, desde a definio do trao at a confeco em obra, no necessitando que o usurio tenha conhecimento avanado em computao, permitindo a apresentao dos resultados atravs de grficos e tabelas, facilitando o manuseio e a anlise dos dados de entrada e de resultado. A baixa complexidade na elaborao e na utilizao do aplicativo permite que este seja executado em palm tops e celulares, que disponham de planilhas eletrnicas compatveis com o formato utilizado, possibilitando maior mobilidade no uso, onde os clculos e as aferies so feitos em segundos, contrrio ao clculo manual que levaria muito mais tempo. J os recursos registrados na linguagem Visual Basic for Applications VBA possibilitam a tabulao das inmeras hipteses de resultados dos traos determinados atravs dos trs mtodos de dosagem, para anlise e comparao. A determinao da dosagem do concreto feita em poucos segundos, sendo emitido o resultado em forma de tabelas e de relatrios. Possibilitando com isso analisar os diferentes resultados obtidos com a utilizao de mtodos de dosagem distintos. O desenvolvimento e a utilizao do aplicativo, atravs de uma planilha eletrnica, algo acessvel a vrios profissionais da construo civil que sejam usurios de planilhas eletrnicas, pois possibilita ao usurio a criao, edio e utilizao de aplicativos. Sendo a planilha eletrnica um software encontrado na maioria dos computadores de uso pessoal ou profissional, ou seja, no requer

44

Teoria e Prtica na Engenharia Civil, n.13, p.37-45, Maio, 2009


8. Silva, Gildaso Rodrigues da. Manual de Traos de Concreto. Editora Nobel. So Paulo, 1975, 3 Ed. Pginas 02 a 25 9. Tutikian, Bernardo Fonseca. Proposio de um mtodo de dosagem experimental para concretos auto-adensveis. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tese. Porto Alegra - setembro de 2007.

mais despesas para aquisio de um novo software. Com a utilizao do presente aplicativo, foi possvel verificar algumas restries contidas nos mtodos de dosagem utilizados, tais como as limitaes dos valores da relao gua/cimento nos mtodos da A.B.C.P. (a/c entre 0,40 a 0,90) e I.P.T. (a/c entre 0,38 a 0,57). J o mtodo do I.N.T., apresenta vantagens na determinao da relao agregados secos/cimento, pois a mesma se d atravs da Lei de Lyse (equao 3), no ficando tal relao restrita a valores pr-estabelecidos, como nos demais mtodos. A validao do aplicativo foi feita comparando quantitativamente, entre os mtodos adotados, a proporo de cada material atravs de dados reais obtidos em projetos estruturais de concreto armado, verificando-os com diretrizes obtidas na literatura.
REFERNCIAS

1. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Concreto preparo, controle e recebimento. NBR 12.655. Rio de Janeiro, 1996. 2. Campos, Viviane de. Avaliao da aplicabilidade do mtodo I.N.T. de dosagem de concreto. Dissertao de Mestrado. UNICAMP. Campinas, SP, 2007. 3. Cardoso, Maximo Francisco Silva. Dosagem de Concretos. Instituto de Pesquisas Rodovirias. Rio de Janeiro, 1976 51 Pginas 4. Helene, Paulo. Terzian, Paulo. Manual de Dosagem e Controle do Concreto. Editora Pini, 1992 Pginas 54 a 98; 224 a 299 5. Neville, Adom M. Propriedades do Concreto. Editora Pini. So Paulo, 1982 1 Ed. Pginas 611 a 681 6. Petrucci, Eladio G. R. Concreto de Cimento Portland. Editora Globo, 1998 Pginas 112 a 166 7. Rolim, Glauco de Souza, et al.. Planilhas no ambiente Excel para os clculos de balanos hdricos: normal, sequencial, de cultura e de produtividade real e potencial. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 133-137, 1998.

Teoria e Prtica na Engenharia Civil, n.13, p.37-45, Maio, 2009

45

Figura 06 Tela de seleo dos resultados

Figura 07 Ambiente de armazenamento dos resultados selecionados e gravados

Figura 08 Tela inicial do aplicativo de dosagem de concreto.

Figura 09 Ambiente de trabalho do aplicativo de dosagem de concreto.

You might also like