You are on page 1of 4

Introduo As Constituies nem sempre se apresentam de maneira idntica, seja no domnio do mesmo Estado, seja entre Estados distintos.

Vem da a importncia em classificar as Constituies, visando identificar os seus vrios tipos ou espcies. importante frisar, contudo, que no h uniformidade de entendimento acerca do tema, pois vrios autores classificam as constituies de diversas formas. Quanto ao conteudo : material e Formal a) Material: o conjunto de normas, escritas ou no escritas (costumeiras), que regulam a estrutura do Estado, a organizao do poder e os direitos e garantias fundamentais, inseridas ou no no texto escrito. Matria essencialmente constitucional. b) Formal: o conjunto de normas escritas reunidas num documento solenemente elaborado pelo poder constituinte, tenham ou no valor constitucional material, ou seja, digam ou no respeito s matrias tipicamente constitucionais. Quanto forma: escrita e no-escrita a) Constituio escrita: aquela cujas normas so codificadas e sistematizadas em texto nico e solene, elaborado racionalmente por um rgo constituinte. produto das revolues liberais do sculo XVIII (Constituio Americana de 1787 e Francesa de 1791); b) Constituio No escrita ou costumeira: aquela cujas normas no esto plasmadas em texto nico, mas que se revelam atravs dos costumes, da jurisprudncia e at mesmo em textos no escritos, porm esparsos, como o caso da Constituio da Inglaterra. Quanto origem: Democrtica ou Outorgada a) Constituio democrtica (ou promulgada ou popular ou votada): aquela elaborada por representantes legtimos do povo, que compem, por eleio, um rgo constituinte (. a constituio fruto da soberana manifestao de vontade de um povo. Exs.: Constituies de 1891, 1934 1946 e 1988; b) Constituio outorgada: aquela cuja elaborao se processa sem qualquer participao do povo. fruto do autoritarismo, do abuso, da usurpao do poder constituinte do povo. Exs.: Cartas de 1824, 1937, 1967/69. Existem, ainda, as constituies cesaristas (Ex.: plebiscitos napolenicos, e plebiscito de Pinochet, no Chile. c) Constituio pactuada: aquela que oficializa um compromisso poltico instvel de duas foras polticas opostas: a realeza absoluta debilitada, de um lado, e a nobreza e a burguesia, em ascenso, de outro, surgindo, assim, a monarquia limitada. Ex.: Maga Carta de 1215, a Constituio francesa de 1791. Quanto estabilidade ou consistncia ou mutabilidade: a) Constituio imutvel: aquela que no prev nenhum processo de alterao de suas normas, sob o fundamento de que a vontade do poder constituinte exaure-se com a manifestao da vontade originria. A Constituio do Imprio foi provisoriamente imutvel. b) Constituio fixa: aquela que s pode ser alterada pelo prprio poder constituinte originrio, circunstncia que implica, no em alterao, mas em elaborao, propriamente, de uma nova constituio. So conhecidas como constituies silenciosas; c) Constituio rgida: aquela que no pode ser alterada com a mesma simplicidade com que se modifica uma lei. Caracteriza-se por estabelecer e exigir procedimentos especiais, solenes e formais, necessrios para a reforma de suas normas, distintos e mais difceis,

portanto, do que aqueles previstos para a elaborao ou alterao das leis. o caso da CF/88. d) Constituio flexvel: aquela que, em sentido oposto, pode ser alterada pelo mesmo procedimento observado para as normas legais. A prpria lei contrria Constituio muda o seu texto. Ex.: Constituio Inglesa. e) Constituio semirrgida ou semiflexvel: cuida-se de uma Constituio parcialmente rgida e parcialmente flexvel, ou seja, uma parte rgida e outra flexvel. Ex.: Constituio do Imprio de 1824. Michel Temer fala, ainda, da existncia de uma Constituio super-rgida. No aceita pela doutrina. Quanto extenso: sinttica e analtica a) Constituio sinttica (concisas, breves, sumrias, sucintas, bsicas): so constituies breves que regulam sucintamente os aspectos bsico da organizao estatal. Limitam-se a prever os princpios gerais de organizao e funcionamento do Estado, cuidando exatamente da matria essencialmente constitucional. Ex.: Constituio dos EUA de 1787 e a Constituio de 1891. b) Constituio analtica (amplas, extensas, longas): so constituies extensas que disciplinam longa e minuciosamente todas as particularidades ocorrente e consideradas relevantes no momento para o Estado e para a sociedade, definindo largamente os fins atribudos ao Estado. Quanto finalidade: garantia e dirigente a) Constituio garantia (ou liberal ou defensiva ou negativa): fruto das revolues do sculo XVIII, servindo de instrumento de garantia das liberdades pblicas individuais. b) Constituio dirigente (ou social): uma consequncia do constitucionalismo social do sculo XX, que provocou a evoluo do modelo de Estado, de Estado liberal (passivo) para o Estado social (intervencionista), preservando o presente com uma linha voltada para o futuro. Quanto ao modo de elaborao: dogmtica e histrica a) Constituio dogmtica (ou sistemtica) : consiste num documento escrito e sistematizado, elaborado por um rgo constituinte em determinado momento da histria politico-constitucional de um Pas, a partir de dogmas ou idias fundamentais da cincia polticas e do direito dominantes na ocasio. Coincide com as Constituies escritas. sempre escrita; b) Constituio dogmtica (ou sistemtica) : sempre no escrita, cuja elaborao lenta e ocorre sob o influxo dos costumes e das transformaes sociais. A sua formao resulta da demorada e contnua evoluo histrica das tradies de um determinado povo, que se protrai no tempo. Ex.: Constituies Inglesa. Quanto sistemticas (critrio sistemtico) Valendo-se do critrio sistemtico, as Constituies podem ser reduzidas (ou unitrias) e variadas. a) reduzidas: seriam aquelas que se materializam em um s cdigo bsico e sistemtico, com as brasileiras. b) Variadas: seriam aquelas que se distribuem em vrios textos e documentos esparsos, sendo formadas de vrias leis constitucionais, destacando-se a belga de 1830 e a francesa de 1875. Seguindo esse critrio, Paulo Bonavides distingue as constituies codificadas das legais.

a) codificadas: seriam aquelas que se acham inteiramente num s texto; b) legais: seriam aquelas escritas que se apresentam esparsas ou fragmentadas em vrios textos. Quanto ideologia: ortodoxa e ecltica a) Constituio ortodoxa: aquela que resulta da consagrao de uma s ideologia. So exemplos dela as Constituies da Unio Sovitica de 1923, 1936, 1977. b) Constituio ecltica ou pluralista: aquela que logra contemplar, plural e democraticamente, vrias ideologias aparentemente contrapostas, conciliando as idias que permearam as discusses na Assemblia Constituinte. Ex.: CF/1988 Quanto correspondncia com a realidade (critrio ontolgico essncia Esta classificao ontolgica foi apresentada pelo autor alemo Karl Loewenstein levando em considerao a eficcia das Constituies em face da realidade; a) Constituio normativa: (com valor jurdico); b) Constituio nominal (sem valor jurdico, uma Constituio de Fachada) c) Constituio semntica: utilizada apenas para justificar juridicamente o exerccio autoritrio do poder, como a Constituio Brasileira de 1937; Quanto unidade documental a) Constituio Orgnica: aquela que elaborada em um documento nico, num corpo nico de uma s vez por um poder competente para tal e que contm uma articulao (interconexo entre suas normas (ttulo, captulos, sees). b) Constituio Inorgnica: aquela que no dotada de uma unidade documental. elaborada por textos escritos no dotados de uma interconexo que podem ser reunidos posteriormente (e solenemente) em um documento especfico e ser intitulado de texto constitucional. A doutrina cita como exemplos as atuais Constituies de Israel e da Nova Zelndia. Quanto ao sistema Constituio Principiolgica aquela em que predominam os princpios (embora nela possam existir regras) considerados normas (constitucionais) de alto grau de abstrao e generalidade para boa parte dos doutrinadores ptrios, como o exemplo da Constituio de 1988.

Constituio preceitual: aquela em que, embora possa conter princpios, predominam-se as regras que, para boa doutrina nacional, possuem um baixo grau de abstrao e um alto grau de determinabilidade. Esse tipo de Constituio que enfatiza as regras em detrimento dos princpios tende a ser essencialmente detalhista, como a Constituio do Mxico de 1917 Outras classificaes 1) Constituies plsticas: Constituies plsticas so aquelas dotadas de uma maleabilidade, ou seja, so maleveis aos influxos da realidade social (poltica, econmica, educacional, jurisprudncia e etc). So Constituies que possibilitam releituras, (re)interpretaes de seu texto, luz de novas realidades sociais. importante deixarmos consignados que alguns autores classificam as Constituies plsticas como flexveis.

2) Constituies Nominalistas: Para alguns doutrinadores so as Constituies que trazem normas dotadas de alta clareza e preciso, nas quais sua interpretao de seu texto somente realizada por meio de um mtodo literal ou gramatical. 3) Constituies semnticas: Para alguns doutrinadores so as constituies nas quais o texto NO dotado de uma clareza e especificidade e que, portanto, no vo trabalhar apenas o mtodo gramatical, elas vo exigir outros mtodos de interpretao. 4) Constituies em Branco: So aquelas que no trazem limitaes explcitas ao poder de alterao ou reforma constitucional. Nesse sentido, o poder de reforma se vincula discricionariedade dos rgos revisores, que, sem qualquer dispositivo de delimitao revisional, ficam encarregados de estabelecer regras para a propositura de emendas constitucionais. Exemplos: Constituies francesas de 1799 e 1814. 5) Constituies Compromissrias: So aquelas que resultam de acordos entre as diversas foras polticas e sociais, nas quais no h uma identidade ideolgica (ecletismo), sendo a Constituio resultado da fragmentao de acordos tpicos que explicitam uma diversidade de projetos, caracterizando a textura aberta da Constituio, que possibilita a consagrao de valores e princpios contraditrios a serem equacionados e concretizados pelos operadores e aplicadores do direito. 6) Heteroconstituies: So constituies decretadas de fora do Estado que iro reger. So incomuns. Um exemplo a Constituio da Albnia desenvolvida e produzida partir de uma conferncia internacional em 1913. 7) Autoconstituies: So aquelas elaboradas e decretadas dentro do prprio Estado que iro reger. 6. Estrutura da Constituio 6.1 Prembulo: a parte precedente da Constituio, podendo ser conceituado como um documento de intenes, uma proclamao de princpios. No faz parte do texto constitucionalmente propriamente dito, no possuindo valor normativo. Apesar disso, no juridicamente irrelevante 6.2 Parte dogmtica: o texto articulado da Constituio, ou seja, todas as normas que contm os direitos polticos, civis, econmicos e sociais por ela vinculados, compreendendo do art. 1 ao 250. 6.3 Disposies transitrias: Fazem a integrao entre a nova ordem constitucional e a que foi substituda, estabelecendo as regras de transio entre as duas constituies. Fazem parte do texto constitucional e tm natureza de norma constitucional, e podem trazer exceo s regras contidas na parte dogmtica; podem, ainda, ser objeto de emendas constitucionais, como foram nas emendas constitucionais 02/02; 06/94, 21/99, 38/00, 40 e 42/03

You might also like