You are on page 1of 3

Histria de Vida Metodolgico aproximao da abordagem biogrfica e os relatos de vida em sociologia; Investigao atravs da observao de grupos de implicao e de investigao

igao centrados na explorao baseada na histria de vida familiar e social dos participantes; Interrogao sobre a questo do sujeito frente ao seu desejo e frente a sua histria e a questo da historicidade.

Em que medida os indivduos contribuem para produzir sua histria? Em que medida os sujeitos contribuem para produzir a histria das sociedades em que se encontram inseridas? Gnese social dos conflitos psquicos e dos conflitos de identidade. As contradies sociais produzem seus efeitos na coero da psique. Teoria que permite as influncias recprocas entre o mundo dos fenmenos sociais e o mundo dos processos psquicos.

Captulo I Destinos individuais e coletivos; Articulao entre o funcionamento social e a outra cena que organiza o funcionamento psquico inconsciente; Complementariedade entre o social e o psquico; Histria de vida aproximao entre histria, antropologia e psicologia social; Analisar de forma clnica as autobiografias; Trajetria Social e representaes individuais da histria social familiar.

1 MTODO BIOGRFICO - objetivo: compreender a dialtica do social, as regras e as relaes entre os conceitos de existncia e o vivido. Permite sair da oposio entre indivduo e sociedade. 2 o Mtodo biogrfico permite captar o que escapa da norma estatstica, regularidades dominantes e determinismo macro sociolgico. 3 Permite compreender as circularidades dialticas entre o universal e o singular, entre o objetivo e o subjetivo, entre o geral e o particular. Produz material que expressa o peso das determinaes sociais dentro das trajetrias individuais e a relao dos atores nestas determinaes. Quando o sujeito narra sua histria narra tambm a histria social. 4 o Mtodo biogrfico permite compreender as mediaes entre o funcionamento individual e o funcionamento social. Conceito de espao transicional. Permite reconhecer no saber individual um relato sociolgico.

S possvel compreender o sentido e a funo de um fato social atravs de uma experincia vivida de as incidncia sobre sua conscincia individual e em ltimo lugar, atravs da palavra que permite dar conta. Toda interpretao deve fazer coincidir a objetividade da anlise histrica ou compartilhar com a subjetividade da experincia vivida. Relao entre a histria do sujeito e sua historicidade. 1 Anlise dos diferentes determinismos que contribuem para produzir o sujeito. 2 Anlise da relao do sujeito com estas determinaes e o trabalho que ele realiza para contribuir para produzir sua prpria existncia. Bertaux prope resignificar o pensamento do estrutural? e do simblico. Para Gaulejac o nvel simblico est alm das ideologias das representaes coletivas tambm se refere questo do sujeito e da subjetividade. preciso estudar as dimenses scio-psiquca e scio-simblica. Relato de vida expresso das trs dimenses da identidade: expresso dos desejos e angustias inconscientes, da sociedade a qual pertence e da dinmica existencial que lhe caracteriza. Histria de Vida: tempo recomposto pela memria. Toda relao afetiva se situa sobre uma srie de relaes socialmente determinadas. No vlido separar a anlise sociolgica da anlise psicolgica de uma histria que da conta de um fenmeno total da personalidade em todas as suas dimenses.

Em que aspectos a histria individual est socialmente determinada? O saber est impregnado pela relao que mantm cada indivduo nas suas condies concretas de existncia. As condies so indispensveis para compreender o vivido. No se pode ter acesso a realidade fora experincia concreta de um indivduo concreto Interao constanteentre o objetivo, subjetivo, coletivo e individual, coletivos e individuais, social e psquico. P. 54 metodologia de aproximao ao sujeito prximo ao psicodrama.

Nosso Trabalho Cap. III Gaulejac Ver historia da comunidade - como as famlias chegaram? Qual o projeto parental para estes adolescentes? Como estes adolescentes foram produzidos pelos conflitos das usas histrias familiares e sociais? Quais so seus modos de insero social?

Como foram estabelecidos os laos afetivos com sus pais? Pois isto importante para o desenvolvimento da identidade. Qual era o contexto social neste momento? A experincia biogrfica psico-socio-histrico.

You might also like