You are on page 1of 7

CONDIES E REQUISITOS DO DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR PROGRAMA DOUTORADOS CIFRE-BRASIL

1. Quem pode Participar As bolsas oferecidas destinam-se a candidatos de nacionalidade brasileira, de desempenho e potencial acadmico comprovados e ter obtido seu diploma de Mestrado h menos de trs anos da data de submisso de sua candidatura nas seguintes reas de pesquisa: Engenharias e demais reas tecnolgicas; Cincias Exatas e da Terra; Biologia, Cincias Biomdicas e da Sade; Computao e Tecnologias da Informao; Tecnologia Aeroespacial; Frmacos; Produo Agrcola Sustentvel; Petrleo, Gs e Carvo Mineral; Energias Renovveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Preveno e Mitigao de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospeco; Cincias do Mar; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;

O Programa destina-se a formar doutores no exterior em instituies francesas de reconhecido nvel de excelncia, em reas do conhecimento consideradas de vanguarda cientfico-tecnolgica. Os candidatos submetero sua candidatura exclusivamente ao CNPq por meio de formulrio eletrnico disponvel em sua pgina na internet.

2. Requisitos do candidato e critrios de seleo a) Ser brasileiro nato ou naturalizado; b) vedada a concesso de bolsa de doutorado pleno no exterior a candidato que seja aluno regular de curso de doutorado no Brasil ou que j possua o ttulo de doutor. d) Possuir comprovante de idioma das Alianas Francesas, com o resultado mnimo desejado A2, ou documentao comprobatria de que j morou ou estudou na Frana, ou a comprovao de apresentao de trabalho em francs no exterior, que possam comprovar a proficincia formal no idioma requerido para execuo das atividades no exterior; e) No acumular a presente bolsa com outras bolsas concedidas com recursos do Tesouro Nacional. g) Ter sido aprovado, aps anlise de mrito, em avaliao por Comisses de Assessoramento compostas por especialistas em inovao e tecnologia e, se necessrio, em entrevista por comit especfico; h) Justificar a opo pela realizao do doutorado pleno no exterior pelo Programa Cifre-Brasil, a relevncia do tema de pesquisa para o desenvolvimento da rea no mbito do Programa Cincia sem Fronteiras. 3. Documentos Indispensveis para inscrio: a) Formulrio de inscrio online; b) curriculum atualizado na Plataforma Lattes; c) rea e temas cientficos nos quais o candidato deseja fazer seu doutorado; d) carta de apresentao do candidato com informaes sobre sua competncia profissional, aptido para a pesquisa, bem como sobre a escolha da rea de interesse (escrita en francs ou ingls); e) uma pequena apresentao do projeto cientfico pretendido;

f) nomes, endereos eletrnicos e qualificaes de duas referncias que podero ser contatados pela ANRT para parecer ou recomendao; g) cpia autenticada do diploma de Mestrado ou uma declarao oficial da obteno do Mestrado; h) exame de proficincia do idioma ou documentao comprobatria de conhecimento do idioma (vide Nota 1); i) histrico escolar do Mestrado. NOTA 1: Comprovante vlido de idioma no nvel de proficincia mnimo desejado A2 ou documentao comprobatria de que j morou ou estudou na Frana, ou a comprovao de apresentao de trabalho em francs no exterior, que possam comprovar a proficincia formal no idioma requerido para o doutorado no mbito do Acordo CifreBrasil, ser solicitado na inscrio do candidato bolsa para o Programa Cincia sem Fronteiras. 4. Benefcios a) Auxlio deslocamento para aquisio de passagens; b) Bolsa de estudos (a ser paga pela ANRT); c) Auxlio instalao; e d) Auxlio para aquisio de seguro sade. NOTA 1 - Os benefcios oferecidos constam na Tabela de Valores de Bolsas. NOTA 2 Os benefcios do seguro sade sero pagos por dois meses antecipadamente no Brasil. Os meses subsequentes sero pagos na Frana, no mbito do Acordo Cifre-Brasil. NOTA 3 - Em relao ao Auxlio Deslocamento: a) Ser efetivado depsito na conta corrente do bolsista no Brasil referente a recursos para aquisio de passagem area para o seu deslocamento ao exterior e para um dependente, se for o caso.

b) No haver ressarcimento ao bolsista de valores superiores aos depositados. As despesas provenientes da alterao de trechos, no itinerrio inicialmente previsto ou nas datas da viagem, correro por conta do bolsista. c) O bolsista de Doutorado Pleno Cifre-Brasil que vier a se casar durante a vigncia da bolsa no ter direito passagem de ida do dependente, mas apenas de volta, por ocasio de seu retorno ao Brasil. d) Ser depositada na conta corrente do bolsista no exterior, mediante solicitao, com no mnimo 30 (trinta) dias de antecedncia data de retorno, os recursos para aquisio de auxlio deslocamento para o regresso ao Brasil e para um dependente, se for o caso. e) Decorridos 60 (sessenta) dias da data de encerramento da bolsa e constatada a no solicitao dos recursos para aquisio da passagem de volta, o bolsista perder o direito a tal benefcio. f) No caso excepcional em que o bolsista no retorne no prazo previsto, para manter o benefcio de recursos para aquisio de passagem de volta ao Brasil, o bolsista necessitar, antes de decorrido tal prazo por um perodo mnimo de um ms, solicitar autorizao justificando a permanncia adicional no exterior. g) Ser garantido ao bolsista o direito aos recursos para aquisio de passagem de volta quando ocorrer interrupo do curso por iniciativa da instituio de destino ou por outros motivos, por exemplo: cancelamento da bolsa ou problema de sade devidamente comprovado, no prazo mximo de 90 (noventa) dias da ocorrncia da interrupo e sempre a critrio do Programa Cincia sem Fronteiras. h) No haver cobertura para deslocamentos terrestres. i) So de responsabilidade exclusiva do bolsista as providncias quanto aquisio das passagens, considerando ainda a possibilidade de mudana de itinerrio e outras eventualidades. Fica cancelado o auxlio de ida caso o bolsista viaje mais de 30 dias antes da data de implementao da bolsa ou j se encontre no exterior.

6. Durao da bolsa

At 36 meses.

7. Documentos a serem obtidos pelo bolsista e mantidos sob sua guarda at o encerramento do processo (no necessrio envilos no formulrio de inscrio) Anuncia formal do empregador para o perodo do curso. Caso seja Servidor Pblico Federal, observar o disposto na Lei n 8.112/90 e o disposto no Decreto 5.707/06, Art. 9 ; Visto para o pas de destino na categoria adequada s atividades que ir realizar no exterior. 8. Acompanhamento e Avaliao 8.1. O bolsista dever encaminhar relatrio tcnico referente s atividades desenvolvidas anualmente, no prazo mnimo de 30 (trinta) dias antes do trmino de cada ano de bolsa, bem como plano de trabalho para o perodo subsequente. 8.2. A ANRT fica responsvel por encaminhar ao CNPq anualmente, no prazo mnimo de 30 dias antes do trmino de cada ano de bolsa, relatrio de avaliao do bolsista onde constem os seguintes documentos: - Concordncia do orientador estrangeiro com o plano de trabalho proposto para o perodo subsequente; - Parecer sigiloso do orientador estrangeiro sobre o desempenho do bolsista, mediante preenchimento de formulrio especfico. 8.2. Durante a realizao do doutorado, o bolsista dever seguir as orientaes que sero fornecidas pela Coordenao do Programa Cincia sem Fronteiras CNPq e pela ANRT, observando a documentao e os prazos necessrios para as providncias referentes aos efeitos financeiros da bolsa e ao acompanhamento dos estudos, at o retorno ao Brasil e encerramento do processo.

8.3. A interrupo do estudo acarretar a obrigao de restituir os valores despendidos com a bolsa, salvo se motivada por caso fortuito, fora maior, circunstncia alheia a sua vontade ou doena grave devidamente comprovada. A avaliao dessas situaes fica condicionada aprovao pela Coordenao do Programa Cincia sem Fronteiras. 8.4. Ao final da bolsa, o Programa Cincia sem Fronteiras espera que o bolsista tenha cumprido integralmente o programa de doutorado no exterior e retorne para o Brasil com o ttulo obtido, dentro dos prazos estabelecidos na concesso. 8.5. O bolsista dever retornar ao Brasil no prazo de at trinta dias aps o trmino do perodo concedido para a bolsa ou aps a defesa da tese, caso esta seja antecipada; e aqui permanecer, no mnimo, por perodo igual ao da bolsa e exercer atividades ligadas aos estudos realizados. A inobservncia desta obrigao implicar no dever de ressarcir todas as despesas havidas, atualizadas na data do pagamento, exceto se, a juzo do Programa Cincia sem Fronteiras, for desenvolver atividade de grande relevncia e de interesse do Brasil. O prazo de retorno poder se estender a 60 dias aps a defesa da tese, por meio de autorizao formal da Coordenao do Programa Cincia sem Fronteiras. 8.6. Para o encerramento do processo so obrigatrios a prestao de contas e o atendimento a eventuais cobranas, sejam financeiras ou documentais, que se faam necessrias. 9. Formas de participao Ser lanada chamada pblica nacional, em sistema de fluxo contnuo, para concesso dessas bolsas. 10. Reconsiderao Pedidos de reconsiderao no sero acatados uma vez que o candidato pode submeter proposta a qualquer momento.

11. Meta para doutorado pleno Meta: concesso de at 30 bolsas/ano, at 2014. 12. Chamadas Abertas Chamada para bolsas de Doutorado Pleno no Exterior Programa Cifre-Brasil. 13. Disposio Final Os casos omissos sero resolvidos pelo CNPq e a ANRT.

You might also like