You are on page 1of 26

Exerccios com Gabarito de Geografia Cartografia

1) (ENEM-2002) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores esto articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horrios, como ocorre com as bolsas de Nova Iorque, Londres, Pequim e So Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, esto envolvidas com exportaes e importaes de mercadorias precisam conhecer os fusos horrios para fazer melhor uso dessas informaes.

a )

d )

b )

e )

c )

Considerando que as bolsas de valores comeam a funcionar s 09:00 horas da manh e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horrios em que ele deve consultar as bolsas e a seqncia em que as informaes so obtidas esto corretos na alternativa: a) Pequim (20:00 horas), Nova Iorque (07:00 horas) e Londres (12:00 horas). b) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas). c) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova Iorque (07:00 horas). d) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas). e) Nova Iorque (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas). 2) (ENEM-2001) Existem diferentes formas de representao plana da superfcie da Terra (planisfrio). Os planisfrios de Mercator e de Peters so atualmente os mais utilizados.

3) (ENEM-2000) Em certa cidade, algumas de suas principais vias tm a designao radial ou perimetral, acrescentando-se ao nome da via uma referncia ao ponto cardeal correspondente. As ruas 1 e 2 esto indicadas no esquema abaixo, em que no esto explicitados os pontos cardeais.

Os nomes corretos das vias 1 e 2 podem, respectivamente, ser: a) perimetral sul, radial leste. b) perimetral sul, radial oeste. c) perimetral norte, radial oeste. d) radial sul, perimetral norte. e) radial sul, perimetral oeste.

Apesar de usarem projees, respectivamente, conforme e equivalente, ambas utilizam como base da projeo o modelo:

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

4) (ENEM-2000) Um determinado municpio, representado na planta abaixo, dividido em regies de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nvel, precisa decidir pela localizao das seguintes obras: 1. instalao de um parque industrial. 2. instalao de uma torre de transmisso e recepo.

mais abundantes nas maiores latitudes prximas do Equador, porque A) as grandes extenses de terra fria das latitudes extremas impedem precipitaes mais abundantes. B) a gua superficial mais quente nos trpicos do que nas regies temperadas, causando maior precipitao. C) o ar mais quente tropical retm mais vapor de gua na atmosfera, aumentando as precipitaes. D) o ar mais frio das regies temperadas retm mais vapor de gua, impedindo as precipitaes. E) a gua superficial fria e menos abundante nas latitudes extremas, causando menor precipitao.

6) (ENEM-2005) A gua um dos fatores determinantes para todos os seres vivos, mas a precipitao varia muito nos continentes, como podemos observar no mapa abaixo:

Considerando impacto ambiental e adequao, as regies onde deveriam ser, de preferncia, instaladas indstrias e torre, so, respectivamente: a) E e G. b) H e A. c) I e E. d) B e I. e) E e F. 5) (ENEM-2005) A gua um dos fatores determinantes para todos os seres vivos, mas a precipitao varia muito nos continentes, como podemos observar no mapa abaixo:

(Robert E. Ricklefs. A Economia da Natureza, 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. p. 55) LATITUDE HEMISFRIO 60 / Norte 30 / Norte 10 / Norte 10 / Sul 30 / Sul 60 / Sul () / TEMPERATURA MDIA (C) 0 10 24 28 14 9

(Robert E. Ricklefs. A Economia da Natureza, 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. p. 55)

Ao examinar a tabela da temperatura mdia anual em algumas latitudes, podemos concluir que as chuvas so

Ao examinar a tabela da temperatura mdia anual em algumas latitudes, podemos concluir que as chuvas so mais abundantes nas maiores latitudes prximas do Equador, porque a) as grandes extenses de terra fria das latitudes extremas impedem precipitaes mais abundantes. b) a gua superficial mais quente nos trpicos do que nas regies temperadas, causando maior precipitao. c) o ar mais quente tropical retm mais vapor de gua na atmosfera, aumentando as precipitaes. d) o ar mais frio das regies temperadas retm mais vapor de gua, impedindo as precipitaes.

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

e) a gua superficial fria e menos abundante nas latitudes extremas, causando menor precipitao.

7) (ENEM-2009)

b) nenhum dado est correto, pois, com a Projeo de Peters, a Europa aparece proporcionalmente menor do que realmente em relao aos demais continentes. c) a forma do traado dos continentes est mantida, mas o erro est no fato do mapa ser apresentado de modo invertido, resultado da Projeo de Peters. d) a proporo entre as reas dos continentes corresponde da realidade, apesar de comprometer as suas formas, resultado da Projeo de Peters. e) todos os dados so fiis realidade: a proporo entre as reas, as formas dos continentes e as distncias entre todos os pontos da superfcie terrestre. 9) (FATEC-2006) Considere um mapa a ser usado em sala de aula para representar diferentes temas geogrficos. Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, a escala, a rea mapeada e o exemplo. Escala a) 1:5.000 b) 1:500.000 rea Mapeada Grande Pequena Grande Pequena Grande Exemplo Brasil Parque do Ibirapuera, em So Paulo Planisfrio Praa da S, em So Paulo Regio Sudeste

As terras brasileiras foram divididas por meio de tratados entre Portugal e Espanha. De acordo com esses tratados, identificados no mapa, conclui-se que a) Portugal, pelo Tratado de Tordesilhas, detinha o controle da foz do rio Amazonas. b) o Tratado de Tordesilhas utilizava os rios como limite fsico da Amrica portuguesa. c) o Tratado de Madri reconheceu a expanso portuguesa alm da linha de Tordesilhas. d) Portugal, pelo Tratado de San Ildefonso, perdia territrios na Amrica em relao ao de Tordesilhas. e) o Tratado de Madri criou a diviso administrativa da Amrica Portuguesa em Vice-Reinos Oriental e Ocidental. 8) (Fatec-1996)

c) 1:150.000.000 d) 1:250.000 e) 1:100.000

10) (FGV-2001) A partir da interpretao do esquema correto afirmar que:

Escala 1:50.000 Com relao ao mapa a seguir: a) o erro est no fato dele ser apresentado de modo invertido, pois a Antrtida est colocada ao norte, e a Europa e sia, ao sul da Terra, fato que invalida a Projeo de Peters. A. As maiores altitudes encontram-se ao centro do esquema. B. A distncia real entre os pontos X e Y de 300 km. C. O rio principal R segue em direo Sudoeste.

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

D. As maiores declividades localizam-se na direo Oeste. E. A margem esquerda do rio R a mais favorvel pratica agrcola mecanizada. 11) (FGV-2004) Tentativas de criar novos sistemas de projeo ainda no conseguiram imporse, a exemplo desta que aumenta visivelmente as zonas localizadas nas proximidades do Equador, tirando assim das zonas temperadas a pecha da arrogncia. Nessa projeo, o comprimento original da frica passa de 8.013,6 km para 10.622,3 e a imagem tradicional do continente fica quase irreconhecvel. Adaptado de Dreyer-Eimbcke, Oswald. O descobrimento da Terra. So Paulo : Melhoramentos, Edusp, 1992, p.3839. Assinale a alternativa que contm a projeo mencionada no texto:

c)

d) a)

b)

e)

12) (FGV-2004) Os mapas constituem importante instrumento de auxlio gesto ambiental. Mapas na escala 1:250.000 e 1:25.000.000 seriam mais adequados para a representao dos seguintes problemas ambientais: a) destruio das florestas tropicais e ocorrncia das ilhas de calor. b) previso do fenmeno EI Nio e rea de abrangncia das chuvas cidas. c) ocorrncia de chuva cida e enchentes em reas urbanas. d) destruio da camada de oznio e abrangncia do fenmeno EI Nio. e) ocorrncia das ilhas de calor e elevao da temperatura global (efeito estufa).

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

13) (FMTM-2005) Esse sistema foi projetado para fornecer o posicionamento instantneo e a velocidade de um ponto na superfcie terrestre ou prximo dela, atravs das coordenadas geogrficas. O apoio tcnico ao sistema dado por uma constelao de 24 satlites distribudos por 6 rbitas em torno da Terra. Pode ser aplicado em vrios ramos de atividade, em que a localizao geogrfica uma informao necessria. Foi originalmente concebido para ser utilizado na navegao area, martima e terrestre. Tornou-se importante instrumento para a realizao de levantamentos topogrficos e geodsicos, demarcao de fronteiras, unidades de conservao e de terras indgenas e implantao de eixos rodovirios, alm do monitoramento de caminhes de carga, carros ou qualquer tipo de transporte. O texto refere-se ao processo de localizao por (A) Aerofotogrametria. (B) ENSO. (C) Projeo de Mercator. (D) Representao Cartogrfica Tridimensional. (E) Sistema de Posicionamento Global GPS.

d) Projeo Equivalente (com base em Mollweide)

e) Projeo Cilndrica Equivalente (Peters)

15) (Fuvest-2002)

14) (Fuvest-2001) Analise os mapas abaixo e assinale a alternativa que indique a resoluo cartogrfica mais adequada para representar, com preciso, as distncias da cidade de So Paulo em relao s vrias localidades do mundo. a) Projeo Azimutal Eqidistante (Soukup)

b) Projeo Cilndrica Conforme (Mercator)

A Terra gira sobre ela mesma de Oeste para Leste. Assim, teoricamente, todos os pontos, no mesmo fuso horrio, tm a mesma hora. Com base nessas informaes e no mapa, podemos afirmar que a) h trs horrios diferentes, aumentando para leste; sendo o primeiro fuso horrio at 5E, o segundo de 5 a 30E e o terceiro depois de 30E. b) as horas sero exatamente as mesmas em todas essas cidades, porque elas se situam na linha imaginria de 50N. c) as horas se apresentam com acrscimo, de Berlim para Astana, devido ao sentido de rotao da Terra e incidncia dos raios solares. d) as horas se apresentam em decrscimo, de Londres para Kiev, devido ao sentido de rotao da Terra e incidncia dos raios solares. e) h dois horrios diferentes, diminuindo para leste; sendo o primeiro at Kiev e o segundo at Novosibirsk.

c) Projeo Equivalente Interrompid a (Good)

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

16) (Fuvest-1995)

18) (Fuvest-1997)

Analisando a representao das diferentes altitudes e da hidrografia da rea mapeada, podemos inferir que, no local assinalado pela letra A, temos: a) um lago. b) altitudes acima de 800m. c) altitudes abaixo de 500m. d) rebaixamento do relevo e desaguadouro de rios. e) maiores altitudes e nascentes dos rios. A partir de seus conhecimentos sobre projees cartogrficas e analisando a que foi utilizada no mapa a seguir, voc pode inferir que se trata da projeo a) de Mercator, adequada para estabelecer a direo das rotas comerciais martimas. b) polar, adequada para representaes geoestratgicas e geopolticas. c) de Peters, adequada para representar a rea dos continentes, sem deformaes. d) cilndrica, adequada para a representao centrada nas regies polares. e) cnica, adequada para representar as regies de latitudes mdias.

17) (Fuvest-1995)

19) (Fuvest-1997)

No mapa a seguir a distncia, em linha reta, entre as cidades de Araatuba e Campinas de 1,5cm. Na realidade, esta distncia de aproximadamente: a) 150 km. b) 167 km. c) 188 km. d) 250 km. e) 375 km.

Observe as figuras acima. De modo geral, seguindo o percurso do rio de jusante para montante, a seqncia correta das figuras a) X, Z e Y b) X, Y e Z c) Y, X e Z d) Z, Y e X e) Z, X e Y.

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

20) (Fuvest-1999)

imediatamente que Blackthorne tinha informaes interessantes a ele. Inspirando-se na passagem relatada, a) explique como a localizao geogrfica continua sendo conhecimento estratgico para a geopoltica contempornea. b) associe o texto e a explicao situao atual da Palestina.

Toda representao da superfcie terrestre sobre o plano mapa - contm distores. , pois, necessrio escolher adequadamente a projeo cartogrfica em funo do tema a ser representado. Assim, indique a relao correta entre os temas e as projees que se seguem: I - Navegao martima. II - reas de ocorrncia da floresta tropical e da taiga. III - Regies agricultveis e desrticas. Projeo de Peters I II I e II I e III II e III Projeo de Mercator II e III I e III III II I

23) (FUVEST-2009) Considere os exemplos das figuras e analise as frases abaixo, relativas s imagens de satlite e s fotografias areas.

a) b) c) d) e)

21) (Fuvest-2004) O Campus da USP Butant dista, aproximadamente, 23km do Campus da USP Zona Leste e 290km do Campus da USP Ribeiro Preto, em linha reta. Para representar essas distncias em mapas, com dimenses das pginas desta prova, as escalas que mostraro mais detalhes sero, respectivamente,

I. Um dos usos das imagens de satlites refere-se confeco de mapas temticos de escala pequena, enquanto as fotografias areas servem de base confeco de cartas topogrficas de escala grande. II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles so disponibilizados para uso civil. III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras caractersticas, as imagens de satlite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopoltico valioso. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III. 24) (FUVEST-2010)

22) (Fuvest-2004) No livro Xogun (James Clavel, 1986), fico ambientada no sculo XVI, existe uma passagem na qual o navegador ingls Blackthorne, recm-chegado ao Japo, fez um mapa-mundi na areia, tentando explicar ao lder Toranaga o lugar de onde veio, o caminho que percorreu, cruzando o Oceano Atlntico, passando pelo extremo sul do continente americano, cruzando o Oceano Pacfico, at chegar ilha do Japo. Blackthorne conta a Toranaga que conseguiu um portulano portugus, uma espcie de mapa secreto, para poder passar pelo estreito de Magalhes.Toranaga quis continuar a conversa, pois ficou impressionado com a importncia dos portulanos e com o tamanho diminuto do Japo. Percebeu

A personagem Mafalda, que est em Buenos Aires, olha o globo em que o Norte est para cima e afirma: a gente est de cabea pra baixo. Quem olha para o cu noturno dessa posio geogrfica no v a estrela Polar, referncia

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

do polo astronmico Norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referncia do polo astronmico Sul. Se os polos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os polos astronmicos, ou seja, o plo geogrfico Sul apontando para o polo astronmico Sul, seria correto afirmar que a) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo e Mafalda estaria realmente de cabea para baixo. b) o Norte do globo estaria para cima e o Sul para baixo, mas Mafalda no estaria de cabea para baixo por causa da gravidade. c) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo, e quem estaria de cabea para baixo seriam os habitantes do hemisfrio norte. d) o Sul do globo estaria para cima e o Norte para baixo, mas Mafalda estaria de cabea para baixo por causa da gravidade. e) o Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda no teria razo em afirmar que est de cabea para baixo. 25) (FUVEST-2010) Sempre deixamos marcas no meio ambiente. Para medir essas marcas, William Rees props um(a) indicador/estimativa chamado(a) de Pegada Ecolgica. Segundo a Organizao WWF, esse ndice calcula a superfcie exigida para sustentar um gnero de vida especfico. Mostra at que ponto a nossa forma de viver est de acordo com a capacidade do planeta de oferecer e renovar seus recursos naturais e tambm de absorver os resduos que geramos. Assim, por exemplo, pases de alto consumo e grande produo de lixo, bem como pases mais industrializados e com alta emisso de CO2, apresentam maior Pegada Ecolgica. www.wwf.org.br. Acessado em 17/08/09. Adaptado. Assinale a anamorfose que melhor representa a atual Pegada Ecolgica dos diferentes pases. Nota Considere apenas os tamanhos e as deformaes dos pases, que so proporcionais informao representada. Fontes: www.worldmapper.org. Acessado em 17/08/2009. Le Monde Diplomatique, 2009. a)

c)

d)

e)

b)

26) (Mack-2005) A ltima prova da Olimpada de Atenas, em agosto de 2004, a Maratona, iniciou-se s 12 horas (horrio de Braslia). Sabendo que a diferena entre o horrio oficial brasileiro e o de Atenas, considerando o seu horrio de vero, de 6 horas, assinale a alternativa correta. a) Atenas encontra-se a leste de Braslia e possui 6 horas atrasadas em relao capital brasileira. b) Por estar no hemisfrio ocidental, toda a Grcia possui horas atrasadas com relao ao meridiano principal. c) A diferena entre Braslia e Atenas inferior a 60. d) As duas cidades encontram-se no mesmo hemisfrio ocidental e, portanto, a maratona ocorreu no mesmo dia em ambas. e) Em relao ao meridiano de Greenwich, Braslia encontra-se 3 horas atrasadas, enquanto Atenas est com 3 horas adiantadas.

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

27) (Mack-2005) Uma estrada possui, em linha reta, 13 quilmetros. Ao ser representada em um mapa de escala 1:500.000, qual o tamanho da representao em centmetros? a) 65 b) 20,6 c) 26 d) 0,26 e) 2,6

31) (Mack-2004) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades,A e B, encontram-se, respectivamente, a 105 e 45. Numa quarta-feira, um avio saiu de A s 14h30min e chegou a B depois de 5 horas de viagem. O horrio de chegada em B foi: a) 18h30min da quarta-feira. b) 19h30min da quarta-feira. c) 23h30min da quarta-feira. d) 0h30min da quinta-feira. e) 2h30min da quinta-feira.

28) (Mack-2005) A primavera comea hoje s 13h30min no hemisfrio sul. quando ocorre o equincio, momento astronmico em que o Sol cruza a linha do Equador. A expectativa do meteorologista da empresa Climatempo, Alexandre Nascimento, para a nova estao, de comportamento climtico normal, porque no ocorreu e nem devem ocorrer, neste ano, os efeitos do El Nio e do fenmeno La Nia. Adaptado de O Estado de So Paulo 22.09.2004 A partir do momento da ocorrncia do equincio: a) as noites ficam cada vez mais curtas e os dias mais longos. b) as noites e os dias passam a ter a mesma durao. c) os dias ficam cada vez mais curtos e as noites mais longas. d) as mdias trmicas tendem a diminuir, pois evidenciada uma maior inclinao dos raios solares. e) as mdias trmicas tendem a aumentar, pois os raios solares incidem perpendicularmente quando se dirigem em direo ao Trpico de Cncer.

32) (Mack-2004) Considerando que a distncia real entre duas cidades de 120km e que a sua distncia grfica, num mapa, de 6cm, podemos afirmar que esse mapa foi projetado na escala: a) 1 : 1.200.000 b) 1 : 2.000.000 c) 1 : 12.000.000 d) 1 : 20.000.000 e) 1 : 48.000.000

29) (Mack-2004) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades,A e B, encontram-se, respectivamente, a 105 e 45. Numa quarta-feira, um avio saiu de A s 14h30min e chegou a B depois de 5 horas de viagem. O horrio de chegada em B foi: a) 18h30min da quarta-feira. b) 19h30min da quarta-feira. c) 23h30min da quarta-feira. d) 0h30min da quinta-feira. e) 2h30min da quinta-feira.

33) (Mack-2006) Um jatinho particular levanta vo de uma cidade localizada a 15 oriental do Meridiano de Greenwich s 22h do dia 10 de janeiro, em direo cidade de So Paulo. Depois de nove horas do incio da viagem, o avio pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do territrio brasileiro estava participando do horrio de vero, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e hora em que o avio pousou em So Paulo (horrio local): a) 3h do dia 11 de janeiro. b) 5h do dia 11 de janeiro. c) 3h do dia 10 de janeiro. d) 4h do dia 10 de janeiro. e) 4h do dia 11 de janeiro. 34) (Mack-2006) Sobre um mapa, com escala 1:750.000, um gegrafo demarca uma reserva florestal com formato de um quadrado, apresentando 8cm de lado. A rea da reserva florestal medir, na realidade, a) 3,6km2. b) 36 km2. c) 360 km2. 2 d) 3.600 km . e) 36.000 km2. 35) (PUC-MG-2002) Quanto ao Sensoriamento Remoto, ERRADO afirmar que: a) tem cada vez mais contribudo para o avano de diversas reas do conhecimento. b) o sensor um equipamento capaz de captar e registrar, na forma de imagens,

30) (Mack-2004) Considerando que a distncia real entre duas cidades de 120km e que a sua distncia grfica, num mapa, de 6cm, podemos afirmar que esse mapa foi projetado na escala: a) 1 : 1.200.000 b) 1 : 2.000.000 c) 1 : 12.000.000 d) 1 : 20.000.000 e) 1 : 48.000.000

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a energia emitida e refletida pela superfcie da Terra. c) os sensores ativos so aqueles que no necessitam de fonte externa, pois possuem sua prpria fonte de energia. d) as cmaras fotogrficas no se incluem entre os equipamentos usados nessa tcnica. 36) (Simulado Enem-2009) A figura apresenta diferentes limites para a Europa, o que significa que existem divergncias com relao ao que se considera como territrio europeu.

37) (Simulado Enem-2009)

BOURGEAT, S.; BRS, C. (Coord.). Histoire et Gographie. Travaux diriges. Paris: Hatier, 200B (adaptado). De acordo com a figura, a) a viso geopoltica recente a mais restritiva, com um nmero diminuto de pases integrando a Unio Europia. b) a delimitao da Europa na viso clssica, separando-a da sia, tem como referncia critrios naturais, ou seja, os Montes Urais. c) a viso geopoltica dos tempos da Guerra Fria sobre os limites territoriais da Europa supe o limite entre civilizaes desenvolvidas e subdesenvolvidas. d) a viso geopoltica recente incorpora elementos da religio dos pases indicados. e) a representao mais ampla a respeito das fronteiras da Europa, que engloba a Rssia chegando ao oceano Pacfico, descaracteriza a uniformidade cultural, econmica e ambiental encontrada na viso clssica.

O desenho do artista uruguaio Joaqun Torres-Garca trabalha com uma representao diferente da usual da Amrica Latina. Em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaqun afirma: Quem e com que interesse dita o que o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul por que na realidade, nosso norte o Sul. No deve haver norte, seno em oposio ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revs, desde j, e ento teremos a justa ideia de nossa posio, e no como querem no resto do mundo. A ponta da Amrica assinala insistentemente o sul, nosso norte. TORRES-GARCA, J. Universalismo constructivo. Buenos Aires: Poseidn, 1941. (com adaptaes). O referido autor, no texto e imagem acima, a) privilegiou a viso dos colonizadores da Amrica. b) questionou as noes eurocntricas sobre o mundo. c) resgatou a imagem da Amrica como centro do mundo. d) defendeu a Doutrina Monroe expressa no lema Amrica para os americanos. e) props que o sul fosse chamado de norte e vice-versa. 38) (UECE-2000) Considere dois mapas que representam a Regio Metropolitana de Fortaleza (RMF) com as seguintes escalas: Mapa 01 (1:50.000); Mapa 02 (1:500.000) Pode-se afirmar verdadeiramente que: a) em ambos os mapas h uma representao cartogrfica com grande riqueza de detalhes; b) os dois mapas possuem o mesmo tamanho; c) o mapa 02 apresenta riqueza de detalhes por ter escala grande

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

d) o mapa 01 tem maior tamanho e representa com maior riqueza de detalhes a rea da RMF

39) (UECE-2000) Tratando-se do mapeamento e da avaliao dos recursos naturais de um territrio, verdadeiro afirmar que: a) mapas como o geomorfolgico, pedolgico e hidrolgico representam, em ordem respectiva: solos, relevo e recursos hdricos b) a vegetao, os recursos minerais e a fauna so representados na seguinte ordem respectiva dos mapas: fitoecolgicos, geomorfolgicos e biogeogrficos c) a moderna concepo do mapeamento dos recursos naturais presume o uso das imagens de sensoriamento remoto e do geoprocessamento d) a avaliao dos recursos naturais depende, exclusivamente, dos trabalhos de campo e das anlises de laboratrio

43) (UEL-2006) Considere que um avio supersnico sai da cidade de Tquio 1 h da manh de um domingo com direo cidade de Manaus - AM. A durao do vo de nove horas e a diferena de fuso horrio de uma cidade a outra de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avio na cidade de Manaus. a) 22 h do sbado. b) 23 h do sbado. c) 01 h do domingo. d) 10 h do domingo. e) 12 h do domingo.

44) (UEL-2010) Este mapa de fundamental significao na histria da cartografia. Ele ampliou a imagem contempornea do mundo, proporcionando uma viso essencialmente nova deste. conhecido indubitavelmente a partir da sua publicao em 1507. Nele o Novo Mundo recebe o nome de Amrica pela primeira vez.

40) (UECE-2006) Com referncia Cartografia Geogrfica, assinale a alternativa verdadeira: a) Em um mapa com escala de 1:250.000 a distncia entre duas cidades de 5cm. Assim, a distncia real entre elas de 125km b) Na escala de 1:2.000.000 o mapeamento a ser produzido apresenta grande detalhamento c) Vegetao, solos e rios so representados, respectivamente, em mapas biogeogrficos, geolgicos e geomorfolgicos d) As imagens orbitais ou de satlites so indispensveis para a produo atual do mapeamento de recursos naturais.

41) (UECE-2006) Marque a opo que contm o mapa de importncia fundamental para o planejamento agrcola e do uso/ocupao da terra. a) Geolgico b) Fitoecolgico c) Geomorfolgico d) Pedolgico

42) (UECE-2006) Dentre as escalas de mapa abaixo relacionadas, a que melhor se adequa para representar, cartograficamente, a rea urbana de Fortaleza : a) 1: 1.000.000 b) 1: 100.000 c) 1: 50.000 d) 1: 2.000

(Adaptado de: WHITFIELD, P. The image of the world: 20 centuries of World Maps. MARTIN WALDSEEMLLER, 1507. San Francisco: Pomegranate Artbooks & British Library, 1994, p. 48-9. Traduo livre.) O mapa de Waldseemller produzido no incio do sculo XVI inovador, pois antecipa informaes corretas sobre a configurao e o posicionamento relativo de continentes e oceanos. As informaes corretas que o mapa de Waldseemller antecipa so: a) O contorno da frica e a passagem para o oceano ndico. b) O contorno do Mediterrneo e a ligao terrestre entre Europa, frica e sia. c) A existncia da Austrlia e sua posio em relao Antrtida. d) A posio da pennsula Indostnica e o contorno da frica. e) A existncia do oceano Pacfico e sua localizao entre Amrica e sia. 45) (UEL-2010) Este mapa de fundamental significao na histria da cartografia. Ele ampliou a imagem contempornea do mundo, proporcionando uma viso essencialmente nova deste. conhecido indubitavelmente

11 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a partir da sua publicao em 1507. Nele o Novo Mundo recebe o nome de Amrica pela primeira vez.

(Adaptado de: WHITFIELD, P. The image of the world: 20 centuries of World Maps. MARTIN WALDSEEMLLER, 1507. San Francisco: Pomegranate Artbooks & British Library, 1994, p. 48-9. Traduo livre.) De acordo com o texto, o mapa e os conhecimentos sobre o tema, correto afirmar que a cartografia do sculo XVI a) abandonou a perspectiva medieval de representao, adotando modelos renascentistas devido necessidade da incorporao da sia, descoberta por Colombo e pelos navegadores que o sucederam. b) constituiu outro tipo de narrativa da expanso martima europeia, ao incorporar os relatos dos navegantes nas representaes pictogrficas, expressando uma nova conscincia sobre o mundo. c) significou um aperfeioamento natural das formas anteriores de representao de mundo, como as iluminuras, das quais descende, tendo se tornado possvel graas inveno da imprensa. d) descreveu os locais onde se estabeleceriam as colnias, bem como os dados antropolgicos, sociais e econmicos, antecipando a revoluo cientfica do sculo XIX. e) representou o pice do desenvolvimento cientfico do sculo XVI, na medida em que serviu de modelo para o desenvolvimento tecnolgico e artstico do Renascimento.

I. A distribuio das rotas conhecidas de lixo eletrnico indica que Amrica do Sul e frica so os destinos preferenciais do lixo eletrnico gerado pela Trade. II. A velocidade do consumo e do descarte de aparelhos eletrnicos tornam o acmulo desse tipo de resduo duplamente grave nos pases do Terceiro Mundo. III. A distribuio das fontes e destinos do lixo eletrnico refora o carter desigual das relaes polticas e econmicas entre a Trade e os pases do Sul. IV. A localizao dos destinos conhecidos do lixo eletrnico indica o risco de que grande parte da humanidade sofra os efeitos nocivos desses resduos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II so corretas. b) Somente as afirmativas I e III so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas.

47) (UEPG-2002) No que se refere Terra no espao, seu quadro natural e sua representao, assinale o que for correto. 01) Terceiro planeta em distncia do Sol, a Terra se situa a uma distncia mdia de 150.000.000 km do astro central. 02) A Terra pode ser representada por meio de mapas, que so projees cartogrficas de sua superfcie esfrica num plano, e tambm por meio de globos. Estes constituem a mais perfeita representao porque, sendo igualmente esfricos, proporcionam uma idia bastante aproximada da realidade. 04) Devido aos diferentes ngulos de incidncia dos raios solares, a Terra apresenta uma regio quente, duas regies temperadas e duas regies frias. 08) Sial a poro interna da crosta terrestre, onde predominam rochas bsicas e minerais de silcio e magnsio. 16) As guas ocenicas nunca esto paradas: movimentam-se constantemente atravs de ondas, mars e correntes martimas. 32) De formao gasosa, a hidrosfera a mais externa das camadas da Terra. 48) (UFC-2007) As disputas entre naes pelo poder definem setores estratgicos no desenvolvimento da cincia e da tecnologia. Este o caso de instrumentos e tcnicas utilizados pelas potncias mundiais durante a Guerra Fria. Como decorrncia, parte dessa tecnologia cria, hoje, novas possibilidades para a Cartografia. Acerca desse tema, correto afirmar que: a) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o rgo responsvel pelos satlites brasileiros, que captam e transmitem dados climticos e ambientais. b) o sistema de aerofotografias permite observar a evoluo de frentes frias e quentes, bem como a temperatura da Terra e a formao de tufes e furaces.

46) (UEL-2010) Analise o mapa a seguir:

(Adaptado. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/utl124u 500301.shtml>. Acesso em: 24 abr. 2009.) Com base no mapa e nos conhecimentos sobre regionalizao mundial, analise as afirmativas a seguir:

12 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

c) o sofisticado Sistema de Posicionamento Global, que foi concebido para estudos ambientais, emite, por meio do aparelho GPS, sinais de alta preciso recebidos pelos satlites. d) a Cartografia automtica alimentada pelas tcnicas de sensoriamento remoto utilizadas hoje dispensa a gerao de dados estatsticos e os levantamentos de campo. e) o fundamento do Sistema de Informaes Geogrficas (SIG) simples: um avio percorre uma faixa em linha reta e fotografa sucessivamente uma rea, gerando imagens estereoscpicas.

tailandeses jantam (7 da noite) e os australianos de Sidney se preparam para dormir (10 da noite)". Marcelo Duarte Marque a alternativa INCORRETA: a) somente os lugares localizados sobre um mesmo meridiano tm a mesma hora solar; b) a Terra est dividida em 24 faixas longitudinais que equivalem a quinze graus (15 ) cada. Essas faixas constituem os fusos horrios; c) como a Terra gira de leste para oeste, o Sol "nasce" primeiro nos lugares a oeste em relao aos lugares a leste; d) fuso e meridiano no so a mesma coisa: meridiano uma linha; fuso uma faixa. Cada fuso contm 15 meridianos com 1 de afastamento um do outro. 53) (UFJF-1998) O objetivo do horrio de vero reduzir os riscos de blecautes, embora a economia no consumo de energia aparea como um benefcio adicional. A reduo do risco se d com o adiamento do horrio de pico (entre 18 e 20 horas) na carga - produo e fornecimento de luz para o consumo - do sistema eltrico, por causa do artifcio provocado pelo ato de adiantar o relgio em uma hora. Hoje em dia, 28/9/97 Marque a alternativa INCORRETA: a) o sistema eltrico brasileiro interligado em todo Sudeste, Sul e Centro-Oeste; se acontece uma demanda de carga muito elevada - acima da produo (gerao) de energia - a luz cai em cadeia, no chamado "efeito domin", por todos os Estados; b) o horrio de vero vem sendo usado de forma ininterrupta desde 1985, coincidindo com a queda de investimentos no setor eltrico; c) Estados que adotaram o horrio de vero: RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, MT, MS, GO, BA, TO e o Distrito Federal; d) os Estados que no adotaram o horrio de vero, localizam-se prximos linha do Equador, onde os benefcios seriam menores. e) com o horrio de vero, os Estados brasileiros passaram a ter a mesma hora local de Braslia, porque as diferenas dos fusos horrios foram anuladas com o adiantamento dos relgios em uma hora. 54) (UFJF-1998) Se viajarmos em direo ao Ocidente, estamos correndo contra o tempo. Samos tarde e chegamos mais cedo. Por isso, adotou-se a Linha Internacional de Mudana de Data. Se ela cruzada de Leste para Oeste, o momento o dia seguinte. Marque a alternativa que apresenta onde se situa a Linha Internacional de Mudana de Data: a) a 90 de Longitude Oeste; b) a 180 de Longitude; c) a 90 de Longitude Leste; d) a 360 de Longitude;

49) (UFCE-1999) Sobre o sistema de fusos horrios, verdadeiro afirmar que eles so 24, cada um deles: A) equivalendo a 15 de longitude. B) equivalendo a 10 de longitude. C) correspondendo a 10 de latitude. D) correspondendo a 15 de latitude. E) estabelecido segundo a linha do Equador.

50) (UFF-2003) Analise as afirmativas abaixo, que se referem a aspectos de natureza cartogrfica. I - As fotografias areas e as imagens de satlite constituem recursos tcnicos de sensoriamento remoto, utilizados no mapeamento do espao geogrfico. II - As isoietas so linhas que unem pontos altimetricamente iguais e servem para representar as variaes existentes no relevo submarino. III - As representaes cartogrficas de rochas, relevo e solos resultam, respectivamente, em mapas geolgicos, geomorfolgicos e pedolgicos. De acordo com as afirmativas acima, assinale a opo correta. a) Apenas II verdadeira. b) Apenas III verdadeira. c) Apenas I e II so verdadeiras. d) Apenas I e III so verdadeiras. e) I, II e III so verdadeiras. 51) (UFJF-2001) A distncia entre dois pontos em um mapa mede 20 milmetros. Utilizando a escala desse mapa encontramos a distncia real de 100 km. A escala desse mapa : a) 1 : 5 000 000. b) 1 : 200 000. c) 1 : 100 000. d) 1 : 50 000. 52) (UFJF-1999) "Enquanto os paulistanos esto tomando caf da manh (9 horas), os franceses almoam (1 da tarde), os indianos tomam o ch da tarde (5 horas), os

13 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

e) no Meridiano de Greenwich. 55) (UFJF-2001) O horrio de vero foi sugerido por Benjamin Franklin, em 1784. Atualmente adotado por vrios pases, inclusive o Brasil. Com relao adoo do horrio de vero no Brasil, marque a alternativa INCORRETA: a) Para a maior parte dos estados das regies Norte e Nordeste a adoo do horrio de vero ineficiente devido proximidade da linha do equador. b) A adoo do horrio de vero promove economia no consumo de combustveis. c) O horrio de vero proporciona a redistribuio dos horrios em que a energia mais consumida, evitando os blackouts. d) Para evitar transtornos populao, ele fixado somente no perodo e nas regies em que o Sol nasce antes das 6h30min. 56) (UFJF-2001) O sistema de fusos horrios foi estabelecido no Brasil pelo Decreto n 2784, de 18 de junho de 1913. J a hora local depende da hora referida do meridiano local comparada com a hora do: a) fuso horrio que compreende o local. b) fuso de referncia adotado pelo governo. c) meridiano de Greenwich. d) relgio atmico do Observatrio Nacional. 57) (UFPB-2006) Os atentados ocorridos desde 2001, atribudos rede Al Qaeda, atingiram diversas metrpoles mundiais, entre elas Nova York (setembro de 2001), Madri (maro de 2003) e Londres (julho de 2005). Esses ataques tm priorizado alvos civis, provocando exploses em srie, com poucos minutos de intervalo. O impacto desses atentados tem sido imediato em todo o mundo devido cobertura das redes de TV e da Internet. Porm, a notcia foi recebida pelas populaes dos diversos pases em diferentes horrios. Observando o cartograma a seguir, considere que o atentado ao sistema de Transporte Pblico da capital inglesa ocorreu s 7h50min, no horrio de Greenwich.

Utilizando somente esse cartograma, verifica-se que o atentado ocorrido em Londres foi noticiado, nas cidades de Pequim, Los Angeles e Braslia, respectivamente, nos horrios: a) 14h50min, 22h50min e 5h50min (do dia anterior). b) 15h50min, 23h50min (do dia seguinte) e 2h50min. c) 14h50min (do dia seguinte), 1h50min e 5h50min. d) 15h50min, 23h50min (do dia anterior) e 4h50min. e) 12h50min (do dia anterior), 0h50min e 4h50min.

58) (UFPB-2006) O cartograma, ao lado, uma representao do Projeto de Integrao das Bacias Setentrionais do Nordeste, mais conhecido como Transposio do Rio So Francisco, que prev, entre outros objetivos, atender a cidade de Campina Grande.

14 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

60) (UFRJ-2006) As coordenadas geogrficas Para localizar um ponto em um sistema de coordenadas geogrficas no suficiente indicar os graus em latitude e longitude. preciso ainda acrescentar as letras N, S, L e O. Por qu?

61) (UFSC-2005) Em razo de sua grande extenso LesteOeste, o territrio brasileiro abrangido por quatro fusos horrios. Com base na figura abaixo, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S): FUSOS HORRIOS DO TERRITRIO BRASILEIRO o 4 1o 3o 2o

Com base no cartograma e usando o recurso da escala grfica, a extenso do EIXO LESTE at Campina Grande estimada em: a) 100 km b) 200 km c) 300 km d) 400 km e) 500 km

59) (UFPR-2001) "A cartografia pode ser entendida como uma disciplina que abrange o desenvolvimento cientfico e a melhoria de tcnicas usadas na comunicao dos dados relacionados espacialmente." (SMALL, J.; WITHERICK, M. Dicionrio de geografia. Lisboa : Dom Quixote, 1992.) Sobre o tema, correto afirmar: ( ) O bom uso da linguagem cartogrfica compreende a capacidade de entendimento dos smbolos utilizados na representao dos fenmenos geogrficos. ( ) A indicao da escala utilizada indispensvel para a leitura adequada de produtos cartogrficos. ( ) O traado de curvas de nvel, ou isopsas, um dos recursos cartogrficos utilizados para representar o relevo terrestre. ( ) Na projeo cartogrfica de Mercator, a superfcie terrestre representada sobre um cone imaginrio. ( ) Quanto menor a escala de uma representao cartogrfica, maiores e mais visveis sero os detalhes de cada fenmeno representado.

01. O primeiro fuso horrio brasileiro o segundo fuso a Oeste do Meridiano de Greenwich, abrangendo apenas a parte ocenica do territrio brasileiro. 02. O segundo fuso brasileiro, que o segundo fuso a Oeste do Meridiano de Greenwich, abrange grande parte do pas, inclusive o Distrito Federal, sendo aquele que define a hora oficial do Brasil, adiantada 3 horas. 04. O terceiro fuso brasileiro compreende os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondnia, Roraima, parte do Amazonas e parte do Par. 08. O quarto fuso brasileiro tem uma defasagem de 5 horas em relao ao Meridiano de Greenwich, compreendendo o estado do Acre e parte do oeste do Amazonas. 16. A hora oficial do Brasil corresponde hora legal do pas, tambm chamada de hora de Braslia, defasada 3 horas em relao ao Meridiano de Greenwich.

Fonte: DUARTE, Paulo Arajo. Cartografia Bsica. Florianpolis: Ed. da UFSC, 1986, p. 42. (adaptado)

63) (UFSC-2006) Com relao localizao do Brasil e de Santa Catarina, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).

15 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Legenda: Prioridade A Escala 1:20.000

= 500 ps plantados. Prioridade B Escala 1:50.000

Baseado nesse esquema, pode-se afirmar que A) as duas propriedade tm, na realidade, a mesma 2 dimenso em m . B) o clculo da escala de A foi feito em m2 e da escala de B em hectare. C) a propriedade B tem menor nmero de ps plantados por hectare. D) as duas propriedades tm o mesmo nmero de ps plantados. E) as duas propriedades tm o mesmo nmero de ps plantados por hectare.

65) (UFSCar-2005) Observe alguns critrios tcnicos para instalao de aterro sanitrio para destinao final de resduos slidos domiciliares em reas urbanas e o croqui de uma rea hipottica. CRITRIOS TCNICOS 1 01. O territrio brasileiro localiza-se totalmente em reas de baixas latitudes. 02. Santa Catarina encontra-se com 2/3 de suas terras na poro setentrional do trpico de Capricrnio. 04. Em relao ao meridiano de Greenwich, o territrio de Santa Catarina est totalmente inserido no hemisfrio oriental. 08. Na Amrica do Sul, o Brasil o nico pas que cortado pelos paralelos de 0 e 2327S. 16. Santa Catarina possui fronteira com um dos pases membros do Mercosul. 32. O Brasil possui fronteiras com todos os pases da Amrica Andina. 64. Devido sua localizao, Santa Catarina encontra-se no segundo fuso horrio brasileiro. 2 3 4 5 A rea do aterro deve estar fora de qualquer Unidade de Conservao Ambiental. Deve se situar a mais de 200 metros de corpos dgua relevantes como rios, lagos, lagoas e oceanos. No pode estar a menos de 1000 metros de ncleos residenciais com 200 habitantes ou mais. No pode se localizar prximo a reas de decolagem e aterrissagem de aeronaves. O solo deve apresentar certo grau de impermeabilidade, dificultando a contaminao do aqfero.

(Adaptado de Norma NBR 10.157 da ABNT, www.resol.com.br)

64) (UFSCar-2004) O esquema representa a rea total de duas propriedades rurais, A e B, nas quais se pratica o cultivo do mesmo tipo de produto.

16 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) Para representao de extensas reas como a da figura, utiliza-se escala pequena, que permite melhor nvel de detalhamento. c) O ponto B encontra-se em mdia latitude, zona em que h maior variao do fotoperodo ao longo das estaes do ano, que a rea onde se encontra o ponto A. d) H uma diferena de 15 horas entre o ponto A e o B, sendo que as horas em A esto atrasadas em relao a B. e) O ponto A encontra-se nos hemisfrios boreal e ocidental e o ponto B nos setentrional e oriental. Ambos situam-se sobre pases de grande populao relativa.

67) (UFSCar-2009) A figura uma proposta de representao cartogrfica, defendida pelo administrador de empresas Stephen Kanitz.

Considerando as informaes apresentadas, o local mais adequado para a instalao de um aterro sanitrio nessa cidade o ponto A) A, localizado a nordeste da rede de drenagem, ao norte do horto municipal e na poro oriental do aeroclube. B) B, localizado a oeste do aeroclube, a nordeste do horto e na poro setentrional do bairro residencial. C) C, localizado ao norte da rodovia, a nordeste do horto e a leste da rea de solo argiloso. D) A, localizado na poro setentrional do horto, a oeste do aeroclube e a noroeste do bairro residencial. E) C, localizado a noroeste do bairro residencial, a nordeste do horto e na poro meridional do solo argiloso. Pode-se afirmar que ela se fundamenta numa projeo cartogrfica: a) vivel, pois embora invertida, no incorre em deformaes na representao da superfcie da Terra. b) impossvel, pois omite as naes mais ricas do globo, que detm o poder poltico, econmico e militar. c) correta, pois se utiliza da projeo cilndrica de Peters para dar nfase ao hemisfrio meridional. d) possvel, mostrando que a escolha dos referenciais cartogrficos tem componentes poltico-ideolgicos. e) incorreta, pois no respeita as normas bsicas da projeo de Mercator, a mais correta das projees. 68) (UFU-2006) O mapa topogrfico contm informaes de relevo, codificadas em curvas de nvel, dispostas de forma mais ou menos concntricas, conforme a representao cartogrfica abaixo.

66) (UFSCar-2007) A partir da observao do mapa, assinale a opo correta.

a) A projeo cartogrfica utilizada para elaborao do planisfrio a cilndrica e nela buscou-se preservar a forma das superfcies, em detrimento das distncias e das reas.

17 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Fonte: http://www.async.com.br/ - acesso em abril de 2006.(Adaptado) A partir das informaes contidas na figura, possvel afirmar que no local assinalado pela letra A temos a) uma depresso. b) as maiores altitudes. c) uma depresso e um lago. d) um rio.

N Adaptado de IBGE. Carta Topogrfica Folha SF. 22-Z-C-II-4, Folha Santo Antonio da Platina/PR, escala 1: 50.000. a) Considerando que a distncia entre dois pontos hipotticos (A e B) na carta de 3,8cm, qual a distncia real em quilmetros entre esses dois pontos? b) Utilizando os pontos cardeais, indique o sentido do escoamento das guas do rio. c) Qual margem do rio a mais indicada para culturas temporrias? Justifique.

69) (UFU/ Paies 1 Etapa-2005) Para a Geografia, a cartografia um instrumento fundamental, tendo em vista que, por meio dela, conseguimos comunicar, representar dados e informaes de dimenso espacial. Um de seus principais elementos a escala. Acerca da escala cartogrfica, assinale para as afirmativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opo. 1( ) A escala determina o nvel de anlise e de detalhes que so representados pelo mapa. 2( ) A escala nos indica quantas vezes a carta geogrfica menor em relao rea representada. 3( ) Se um centmetro no mapa equivale a 20 metros no terreno, a escala respectiva do mapa 1:20 000. 4( ) A escala 1:25 000 menor que a escala 1:250 000.

70) (UNICAMP-2004) A representao a baixo corresponde a uma poro de uma carta topogrfica de escala 1: 50.000 e a distncia entre as curvas de nvel de 20 metros. Baseado na carta, faa o que se pede:

71) (UNICAMP-2005) Se a Terra emprega vinte e quatro horas para girar em torno de seu eixo, comea a ocidente do centsimo octogsimo meridiano um novo dia, e a oriente temos ainda o dia anterior. Meia noite de sextafeira, aqui no navio, meia-noite de quinta-feira na Ilha. Se da Amrica para a sia viajas, perdes um dia; se, no sentido contrrio viajas, ganhas um dia: eis o motivo por que o [navio] Daphne percorreu o caminho da sia, e vs, estpidos, o caminho da Amrica. Tu s agora um dia mais velho do que eu! No engraado? (Adaptado de Umberto Eco, A Ilha do Dia Anterior. Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 260). a) Por que os marinheiros que viajavam da Amrica para a sia ficaram um dia mais velhos do que aqueles que viajaram no navio Daphne? b) Por que no navio Daphne meia-noite de sexta-feira e na Ilha meia noite de quinta-feira? c) Um avio cargueiro decola da cidade de Rio Branco (AC) s 21h00 (horrio local) do dia 21 de novembro de 2004, com destino ao aeroporto internacional de Viracopos, Campinas (SP). Sabe-se que o vo ter durao de cinco horas e que a cidade de Rio Branco (AC) est a dois fusos a oeste do fuso da hora oficial do Brasil. Qual ser o horrio

18 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

e o dia da aterrissagem do avio no aeroporto internacional de Viracopos?

72) (UNICAMP-2005) O sistema de projeo do mapa abaixo foi criado por Mercator em 1569 com o objetivo de facilitar as navegaes martimas. Observe o mapa e faa o que se pede:

abelha do Brasil tem grande facilidade de enxamear, alta produtividade e tolerncia a doenas. (Embrapa Meio-Norte, http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTM L/Mel/SPMel/racas.htm, acessado em 05/09/2008.) a) Calcule a distncia, em quilmetros, de propagao da abelha africana entre o ponto de origem e a cidade de Fortaleza. Por que a propagao da abelha africana no avanou para a Patagnia Argentina e a Cordilheira dos Andes? b) A apicultura uma atividade capaz de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econmicos, alm de contribuir para a manuteno e preservao de ecossistemas existentes. Aponte dois aspectos econmicos positivos trazidos pela apicultura, em especial para a agricultura familiar.

Adaptado de Igor Moreira, O Espao Geogrfico: Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Editora tica, 2002, p. 446. a) Segundo a projeo de Mercator, em quais pores da Terra representadas no mapa no ocorre distoro e onde a distoro mais acentuada? b) A projeo de Mercator um exemplo do grande desenvolvimento da cartografia no sculo XVI. A que contexto histrico e econmico est associado esse desenvolvimento da cartografia? c) O mapa indica trs possibilidades de rotas martimas entre as cidades de Montevidu (Uruguai) e Cidade do Cabo (frica do Sul). Identifique qual das trs rotas a menor. Justifique sua resposta.

Goudie, A. The Human Impact on the Natural Environment. 6ed., Malden: Blackwell Publishing, 2006, p. 69. 75) (UNICAMP-2008) A prxima Olimpada ocorrer em 2008 e ser realizada na China, tendo como sede a cidade de Pequim.

73) (UNICAMP-2006) Projeo cartogrfica a transferncia de um ponto da superfcie terrestre para uma posio correspondente na superfcie de um mapa ou correlato. (Adaptado de Paulo Roberto Moraes, Geografia: Geral e do Brasil, So Paulo: Harbra, 2003, p. 6.) a) Indique as principais diferenas entre as projees cilndrica, cnica e plana. b) Caracterize a projeo de Peters e a de Mercator.

74) (Unicamp-2009) A abelha, no Brasil, um hbrido das abelhas europias (Apis mellifera mellifera, Apis mellifera ligustica, Apis mellifera caucasica e Apis mellifera carnica) com a abelha africana (Apis mellifera scutellata). Essa abelha, africanizada, possui um comportamento muito semelhante ao da Apis mellifera scutellata, em razo da maior adaptabilidade desta raa s condies climticas do Pas. Muito agressiva, porm menos que a africana, a

a) Tomando por base o mapa acima apresentado, qual ser a diferena horria total entre a realizao das competies e seu acompanhamento televisivo ao vivo no

19 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Brasil? Supondo que a cerimnia de abertura seja realizada a partir das dezoito horas (18h00min), no dia 8 de agosto de 2008, qual a data e o horrio correspondentes no horrio oficial do Brasil? b) Sabendo-se que a diferena de horrio entre as cidades de Braslia e Pequim decorre da existncia de diferentes fusos horrios, explique como so delimitados os fusos horrios e indique qual a sua extenso padro em graus de longitude. 76) (UNICAMP-2009) A ilustrao abaixo representa a constelao de satlites do Sistema de Posicionamento Global (GPS) que orbitam em volta da Terra.

Adaptado de Luis Antonio Bittar Venturi et al., Praticando Geografia tcnicas de campo e laboratrio. So Paulo: Editora Oficina de Textos, 2005, p. 25 a) Qual a finalidade do GPS? Como esses satlites em rbita transmitem os dados para os aparelhos receptores localizados na superfcie terrestre? b) O que so latitude e longitude? 77) (UNICAMP-2009) As cartas e as fotografias tomadas de avio ou de satlites (...) representam pores muito desiguais da superfcie terrestre. Algumas cartas topogrficas representam, mediante deformaes calculadas e escolhidas, toda a superfcie do globo, outras a extenso de um continente, outras ainda a de um Estado, de uma aglomerao urbana; algumas cartas representam espaos de bem menor envergadura; uma pequena cidade, uma aldeia. H planos de bairros e mesmo de habitao. [grifo nosso] (Yves Lacoste, Os objetos Geogrficos, em Seleo de Textos, n - 18, So Paulo: AGB, 1988, p. 9). a) Quais os principais elementos cartogrficos que ocasionam as deformaes calculadas e escolhidas mencionadas pelo autor? b) Seguindo a seqncia de raciocnio do autor na delimitao geogrfica, que vai da superfcie do globo habitao, indique quais as escalas cartogrficas mais apropriadas aos estudos geogrficos nesses dois casos. 78) (UNICAMP-2009) Observe o mapa, leia o trecho que segue e responda s questes:

Adaptado de http://www.libreria.com.br/imagens/mapas/OceanoArtico .jpg Um sculo depois das expedies dos americanos Frederick Cook (1865-1940) e Robert Perry (1856-1920) que visavam a conquistar o Plo Norte, uma nova corrida est sendo disputada, desta vez no Oceano Glacial rtico. Os seus protagonistas so os cinco pases que fazem fronteira com essa terra de ningum congelada. (Adaptado de Pierre Le Hir, A corrida em busca dos recursos do rtico se intensifica. Le Monde. www.noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2008/08/2 2.ult.580u.3272.jhtm) a) O territrio identificado com o nmero 4 corresponde Groenlndia, pertencente Dinamarca. Identifique os demais pases assinalados, respectivamente, com os nmeros 1, 2, 3 e 5. b) Mesmo divergindo sobre as causas, a comunidade cientfica unnime: o Oceano rtico est derretendo. Em caso de derretimento de sua superfcie, esperado que os pases banhados por esse oceano tenham maior interesse nesta rea do globo. Aponte duas razes que justifiquem esse maior interesse. 79) (UNIFESP-2002) Mapas representam fenmenos que ocorrem na superfcie terrestre, por meio de diferentes sistemas de representao grfica. Observe o mapa seguinte.

20 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Anglo-Americana e o Iraque. Fonte: ARAJO, R. et al. Construindo a Geografia. V. 2. So Paulo: Moderna, 1999, p. 153. Pode-se afirmar que o mapa apresentado A) qualitativo. B) de base. C) orogrfico. D) topogrfico. E) de fluxo. 80) (UNIFESP-2003) Observe o mapa, centrado num ponto do Brasil, que pode ser empregado para uma avaliao estratgica do pas no mundo.

Esse mapa foi desenhado segundo a projeo (A) de Mercator. (B) cnica eqidistante. (C) de Peters. (D) azimutal. (E) de Mollweide. 81) (Uniube-2001) Analise a figura abaixo (recortada de uma folha topogrfica).

Usando as referncias contidas na figura e considerando que a distncia entre o centro de Bagd e o limite do ltimo crculo fosse de 5 cm, a escala do mapa seria (A) 1: 160 000 000. (B) 1: 53 000 000. (C) 1: 20 000 000. (D) 1: 15 000 000. (E) 1: 3 200 000.

83) (Vunesp-2003) Que horas devem marcar os relgios em Nova York, que fica no quinto fuso a oeste de Greenwich, quando em So Paulo, que fica no terceiro fuso, tambm a oeste, so doze horas, no horrio de vero? (A) Duas horas. (B) Nove horas. (C) Treze horas. (D) Quinze horas. (E) Dezenove horas. 84) (VUNESP-2010) Observe os mapas.

De acordo com a figura, podemos afirmar que as reas de menor declividade e de maior e menor altitudes correspondem, respectivamente, a A) I, III e V B) II, IV e V C) III, II e I D) IV, III e II 82) (Vunesp-2003) A figura representa o palco da guerra entre a coaliso

21 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) os EUA, o Reino Unido e a ndia lideram os ndices de usurios da internet. b) o Brasil e o Canad apresentam nmero semelhante de internautas. c) a frica Subsaariana tem o nmero total de internautas superior ao da Amrica Latina. d) a China, a Coreia do Sul e o Japo tm o mesmo nmero de internautas. e) o nmero de usurios da internet da Austrlia supera o do Mercosul. (Regina Vasconcelos, Ailton P. Alves Filho. Novo Atlas Geogrfico. So Paulo: FTD, 1999. Adaptado.) A respeito destas projees cartogrficas correto afirmar que a) na projeo de Mercator, os meridianos e os paralelos so linhas retas, que se cortam em ngulos retos, provocando distores mais acentuadas nas reas continentais de baixas latitudes. b) a de Peters frequentemente apontada como uma projeo que expressa o poderio do Norte sobre o Sul, visto que superdimensiona as terras do Norte. c) a de Peters muito til na navegao, pois respeita as distncias e os ngulos, embora no faa o mesmo com o tamanho das superfcies. d) a projeo de Mercator , comumente, utilizada em cartas topogrficas e, no Brasil, adotada como base do sistema cartogrfico nacional. e) a projeo de Peters utiliza a tcnica de anamorfose, o que explica o alongamento dos continentes no sentido Norte-Sul, mantendo a fidelidade proporo de reas. 85) (VUNESP-2010) Espao, territrio e rede geogrfica so palavras-chaves na Geografia. A rede geogrfica tem o poder de ultrapassar as fronteiras nacionais atravs da internet. Analise o mapa com os usurios da internet no mundo. 86) (VUNESP-2010) Compare o mapa que representa os maiores pases do mundo em rea com o mapa anamrfico da populao absoluta de cada pas.

A partir da comparao, pode-se afirmar que os principais pases que possuem as menores densidades demogrficas so: a) Rssia, Canad e Austrlia. b) China, ndia e Canad. c) Estados Unidos, China e Austrlia. d) Argentina, Brasil e ndia. e) Estados Unidos, ndia e Brasil.

A partir dessa anlise, pode-se afirmar que

22 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

GABARITO
1) Alternativa: C 2) Alternativa: C 3) Alternativa: B 4) Alternativa: C 5) Alternativa: C 6) Alternativa: C 7) Alternativa: C 8) Alternativa: D 9) Alternativa: C 10) Alternativa: C 11) Alternativa: A 12) Alternativa: E 13) Alternativa: E 14) Alternativa: A 15) Alternativa: C 16) Alternativa: E 17) Alternativa: E 18) Alternativa: C 19) Alternativa: C 20) Alternativa: E 21) Alternativa: A 22) a) O conhecimento da localizao geogrfica das diferentes reas de um territrio funciona como instrumento de planejamento para a sua defesa ou ocupao. Entre essas reas, podem-se citar alguns estreitos com intensos fluxos comerciais, rios, locais ricos em recursos minerais e energticos, cidades, estradas, pontes, hidroeltricas, etc. b) O texto retrata a importncia do conhecimento do espao geogrfico estratgico e de seu mapeamento preciso. No caso da Palestina, h uma desigual capacidade de reconhecimento do espao geogrfico e de seu mapeamento, j que Israel tem acesso a tecnologia

cartogrfica de qualidade superior de que dispem os palestinos. A falta de limites precisos para a Palestina um dos fatores que alimenta a discrdia entre israelenses e palestinos. Na atualidade a Palestina uma regio com delimitaes determinadas de diferentes formas, segundo os grupos que a cartografam, o que contribui para o agravamento dos conflitos na regio.

23) Alternativa: E 24) Alternativa: E 25) Alternativa: C 26) Alternativa: E 27) Alternativa: E 28) Alternativa: A 29) Alternativa: C 30) Alternativa: B 31) Alternativa: C 32) Alternativa: B 33) Alternativa: E 34) Alternativa: D 35) Alternativa: D 36) Alternativa: B 37) Alternativa: B 38) Alternativa: D 39) Alternativa: C 40) Alternativa: B 41) Alternativa: D 42) Alternativa: D 43) Alternativa: B 44) Alternativa: E 45) Alternativa: B 46) Alternativa: E

23 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

47) V-V-V-F-V-F 48) Alternativa: A 49) Alternativa: A 50) Alternativa: D 51) Alternativa: A 52) Alternativa: C 53) Alternativa: E 54) Alternativa: B 55) Alternativa: B 56) Alternativa: C 57) Alternativa: D 58) Alternativa: C 59) V V V F V 60) As letras N e S indicam se o ponto est localizado ao norte ou ao sul do Equador; as letras L e O indicam a localizao a leste ou a oeste do meridiano de 0o, ou de Greenwich.

67) Alternativa: D 68) Alternativa: B 69) Resposta: 1V 2V 3F 4F 70) a) Numa escala 1:50.000, cada centmetro vale 0,5km. Assim, multiplicando-se 3,8cm por 0,5km, obtm-se 1,9 km. b) Pela observao das curvas de nvel, que decrescem no sentido inferior da carta, ou seja, o sul, verificamos que a linha em negrito, que representa o rio, tem a direo nordeste-sudoeste. c) A margem prpria a da direita, pois culturas temporrias exigem terrenos mais firmes e planos. A cobertura do solo propiciada por esse tipo de cultura evita o processo erosivo associado ao das chuvas. A margem esquerda, de terrenos muito inclinados, est mais sujeita eroso e exige cultivos permanentes. 71) a) O movimento de rotao da Terra ocorre no sentido Oeste-Leste, o que significa dizer que as horas esto atrasadas a Oeste e adiantadas a Leste, tomando-se por referncia o fuso inicial (GMT). No meio desse fuso,encontra-se o meridiano de Greenwich, que por conveno o marco zero grau de longitude. O meridiano oposto ao de Greenwich, que est a 180, tornou-se, tambm por conveno, a Linha Internacional de Data (LID). Ao atravessar a LID, no sentido Oeste, o viajante volta para o dia anterior. No sentido contrrio, ele entra no dia seguinte. Assim, os marinheiros que viajavam da Amrica para a sia, atravessando a LID, estavam se deslocando no sentido contrrio ao da rotao terrestre, e conseqentemente eles voltavam ao dia anterior, tendo j vivido um dia a mais do que os viajantes do Daphne. b) Pressupe-se que o navio est ancorado na ilha, mas separado dela pela LID. Dessa forma, na ilha meia-noite da quinta-feira (24h00), e no navio, situado a Leste dela, aps a LID, j zero hora da sexta-feira (na verdade, dizer que meia-noite da sexta-feira, como no enunciado, est errado). c) O avio chegara no aeroporto internacional de Viracopos s 4h00 do dia 22 de novembro de 2004. O clculo a ser feito o seguinte: quando o avio sai de Rio Branco (AC), em Viracopos (SP) j so 23h00, j que esse aeroporto est dois fusos a Leste do Acre. Contando-se 5 horas a partir desse instante, chega-se ao resultado.Vale destacar que se a banca considerar o horrio de vero haver uma hora a mais no horrio de Viracopos, ou seja, o avio aterrizaria s 5h00.

61) 01 V

02 F

04 V

08 V

16 V

TOTAL = 29 62) 01 V

02 F

04 V

08 V

16 V

TOTAL = 29 63) Resposta: 80 Alternativas Corretas: 16 e 64 64) Alternativa: C 65) Alternativa: D 66) Alternativa: C

24 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

72) a) Na projeo de Mercator, no h distoro na faixa prxima ao equador. medida que aumenta a latitude, a distoro crescente, portanto as reas prximas aos plos so as que tm distoro mais acentuada. b) O surgimento da projeo de Mercator pode ser associado ao contexto histrico da Expanso Ultramarina Europia. c) A menor rota martima a B. Considerando-se que as duas cidades (Montevidu e Cidade do Cabo) esto praticamente na mesma latitude (aproximadamente 34 Sul), o menor arco de circunferncia o que se mantm sobre o paralelo 34, representado no mapa pela rota B.

detalhar de forma mais precisa as costas por onde navegavam.

73) a) Dentre as projees mais utilizadas para representar a superfcie terrestre esto as trs citadas no texto. Suas principais caractersticas e diferenas so: Projeo cilndrica - Ideal para representar o globo terrestre. As reas prximas ao Equador mantm a dimenso original dos fatos representados, mas, medida que as reas se afastam em direo ao plo, suas dimenses so aumentadas. Os paralelos e meridianos se cruzam formando ngulos retos (90). Projeo cnica - Ideal para representar partes do globo terrestre, com extenso mxima de um hemisfrio. As reas prximas base do cone so representadas com alta preciso, mas, medida que se afastam desse local, as imagens se distorcem bastante. Somente o paralelo que tangencia a base do cone mantm dimenses sem distoro. Os meridianos desenhados no mapa so divergentes do vrtice do cone. Paralelos e meridianos no formam ngulos retos. Projeo plana - Tambm chamada de tangencial ou azimutal, ideal para representar partes do mundo. O plano toca a superfcie terrestre em um nico ponto. Crculos concntricos so traados em torno desse ponto, representando os paralelos. Os meridianos so linhas divergentes que saem desse ponto central. b) As projees de Peters e de Mercator so cilndricas. A projeo de Peters mais recente, da poca da Guerra Fria. Ela preserva as dimenses relativas dos pases e continentes, mas distorce as suas formas, alongando os pases no sentido norte-sul. Em sua projeo, as zonas temperadas (onde se concentravam as grandes potncias da poca) surgem em uma dimenso menor do que a que os observadores estavam acostumados a ver na projeo de Mercator (que amplia as reas temperadas). Intitulado de Mapa para um mundo solidrio, o mapa de Peters teve grande importncia no desenvolvimento de um olhar crtico sobre o mundo, contribuindo para a conscientizao da verdadeira extenso do mundo subdesenvolvido, que se encontrava predominantemente nas reas tropicais. A projeo de Mercator, criada na poca das Grandes Navegaes, exata nas formas, mas imprecisa na reproduo das reas (dimenso dos continentes), o que foi til para os navegadores da poca, que precisavam

74) a) A escala 1:150.000.000 significa que cada centmetro do mapa representa 1.500km da realidade. Se no mapa a distncia entre o ponto de origem e a cidade de Fortaleza est indicada como sendo de 16 mm ou 1,6 centmetros, conclui-se que a distancia real seria 2.400km (1,6 x 1.500). A abelha africana no avanou pela Patagnia e nem pela Cordilheira dos Andes porque nessas regies o clima apresenta invernos frios e baixa precipitao anual, condies ambientais desfavorveis para essa espcie animal. b) Dentre os aspectos econmicos positivos trazidos pela apicultura para a economia destacam-se: - produo de alimentos e de uma possvel fonte de renda para o agricultor familiar, com baixo custo de implantao: - contribuio para a polinizao, essencial ao ciclo de reproduo de muitos vegetais, o que pode elevar a produtividade agrcola. 75) Resposta: a) A diferena horria total de onze (11) horas. Data: 08/08/2008 (mesmo dia) s 07h00min. b) A Terra, que tem 360, subdividida em vinte e quatro (24) fusos horrios com 15 de longitude padro em cada fuso. 76) a) O Sistema de Posicionamento Global (do acrnimo do ingls Global Positioning System GPS) funciona por meio de satlite, cuja finalidade indicar a posio de receptores localizados na superfcie terrestre. Os 24 satlites em rbita transmitem sinais, que podem ser captados e decodificados pelo receptor, e calculam a sua posio (triangulao) com base na hora e nas distncias encontradas o que permite definir a latitude, a longitude e a altitude em que ele se encontra. b) Latitude de um ponto da superfcie terrestre a medida angular do arco de meridiano entre o Equador e o ponto que indica o lugar. Pode ser medida para norte e para sul do Equador, entre 0 e 90. Longitude de um ponto da superfcie terrestre o ngulo medido ao longo do Equador entre o meridiano de Greenwich (por conveno) e o meridiano que passa por esse lugar. Pode ser medida para leste e para oeste do meridiano de Greenwich, entre 0 e 180. 77) a) Os principais elementos cartogrficos que ocasionam as deformaes calculadas e escolhidas so as projees e a escala cartogrficas. b) A escala cartogrfica mais apropriada para representar o globo terrestre a escala pequena, que representa uma grande rea com pouco detalhamento.

25 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Para representar uma habitao, deve ser utilizada a escala grande, pois esse tamanho de escala representa pequenas reas, reduzindo pouco a realidade. 78) a) Os pases assinalados no mapa so os seguintes: 1 Federao Russa 2 EUA (Estado do Alasca) 3 Canad 5 Noruega b) A esses pases interessa o derretimento do Oceano rtico porque: com isso h a possibilidade de explorao dos recursos do subsolo ocenico, principalmente petrleo; facilita a navegao martima, na medida em que os pases do hemisfrio norte podero contar com rotas mais curtas, cruzando o Oceano rtico. 79) Alternativa: A 80) Alternativa: D 81) Alternativa: D 82) Alternativa: E 83) Alternativa: B 84) Alternativa: D 85) Alternativa: B 86) Alternativa: A

26 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

You might also like