You are on page 1of 2

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI BARTOLOMEU DOS MRTIRES

Hereditariedade - CINCIAS NATURAIS (9 ANO)


Ano lectivo 2011/2012

1 A figura 1 esquematiza os cruzamentos efectuados entre ratos brancos e ratos cinzentos de sucessivas geraes, com incio num casal de linhas puras. A gerao F2 obtida por cruzamentos de indivduos da F1; a gerao F3 obtida por cruzamentos dos indivduos B da gerao F2. 1.1 Indique o gentipo dos indivduos representados. 1.2 Sendo ambos cinzentos, qual a diferena entre os ratinhos B e C da F2? 1.3 Justifique as percentagens obtidas em F1, F2 e F3 (recorrendo ao xadrez mendeliano). 1.4 Se cruzasse os indivduos A e B da F3, de que cor seriam os ratinhos que nascessem? 2 A aptido para determinar o gosto de certos sabores transmite-se hereditariamente. Exemplo disto o caso da feniltiocarbamida, substncia que detectada por algumas pessoas e que outras no conseguem distinguir. Numa famlia em que os pais eram capazes de detectar a referida substncia, nasceram 4 filhos, em que um deles no capaz de detectar este gosto. 2.1 Faa a rvore genealgica desta famlia. No se esquea de indicar a legenda de todos os smbolos que utilizar. 2.2 Indique se o gene que determina a incapacidade de detectar a substncia dominante ou recessivo. Justifique. 2.3 Indique o gentipo de todos os indivduos. 2.4 Imagine que um dos filhos do casal capaz de detectar o gosto se casa com outra pessoa incapaz de detectar a substncia qumica. Determine a probabilidade de terem filhos incapazes de detectar a substncia. 3 Um gene dominante R determina a textura plo de arame nos cachorros. O seu alelo recessivo r produz plo liso e macio. O cruzamento entre uma fmea de plo liso e macio e um macho plo de arame produziu a seguinte descendncia: dois cachorros plo de arame e seis cachorros de plo liso e macio. 3.1 Quais os gentipos dos progenitores em causa? 3.2 Calcule a proporo esperada para cada um dos fentipos dos descendentes.
Cincias Naturais 9 ano Professora Joana Dias

3.3 Dos oito cachorros que nasceram, em termos tericos, quantos esperaria de plo de arame? 3.4 Os descendentes da F1 com plo de arame foram cruzados entre si. Obteve-se quanto ao gentipo: A 25% de cachorros homozigticos1 e 75% de cachorros heterozigticos B 50% de cachorros homozigticos e 50% de cachorros heterozigticos C 25% de cachorros homozigticos dominantes e 75% de cachorros heterozigticos D 75% de cachorros homozigticos e 25% de cachorros heterozigticos 3.5 Justifique a sua resposta recorrendo ao xadrez mendeliano. 4 Numa certa raa de carneiros, o gene que determina a caracterstica patas curtas dominante sobre o gene que determina patas longas. Observe atentamente a figura 2, que determina os resultados obtidos em duas geraes (F1 e F2) aps o cruzamento parental (P). 4.1 Indique o gentipo dos carneiros representados na figura. 4.2 Compare as propores genotpicas (constituio gentica) e fenotpicas (aspecto dos animais) obtidas em F2. 4.3 Refira qual a condio para que se manifeste o gene para patas longas. 4.4 Imagine que cruzava o indivduo 6 com outro carneiro de patas curtas, mas heterozigtico. Qual o tipo de descendncia que esperava? 5 Na espcie humana, verifica-se muitas vezes que de um casal com olhos castanhos nascem crianas de olhos azuis, mas o contrrio (de um casal de olhos azuis nascer filhos de olhos castanhos) no possvel. 5.1 Indique qual o gene dominante e qual o gene recessivo que determina a cor dos olhos na espcie humana. 5.2 Justifique a afirmao feita no enunciado da questo. Se necessrio recorra ao xadrez mendeliano, indicando todo o raciocnio que efectuar.
Para recordar: Homozigtico indivduo com dois genes iguais para a mesma caracterstica Heterozigtico indivduo com dois genes diferentes para a mesma caracterstica Homozigtico dominante Indivduo com dois genes dominantes Homozigtico recessivo Indivduo com dois genes recessivos

Cincias Naturais 9 ano

Professora Joana Dias

You might also like