You are on page 1of 5

RESPOSTA TCNICA

Ttulo Velas artesanais Resumo Tcnicas para fabricar velas artesanais. Palavras-chave Artesanato; fabricao; produo artesanal; trabalho manual; vela Assunto Fabricao de velas decorativas Demanda Gostaria de saber tcnicas para fabricar velas artesanais. Soluo apresentada Tcnicas artesanais para confeccionar velas A chama das velas contemporneas apresenta mais brilho e no balana tanto quanto a das velas antigas. Pesquisas e testes adaptam tanto as vrias texturas de massa quanto o tipo de pavio a ser utilizado para cada tipo de vela. Velas artesanais ou muito sofisticadas fazem parte da decorao de qualquer ambiente. A adio de essncias na mistura de parafina faz das velas um importante difusor de aromas. A utilizao de citronela repele insetos. A andiroba repele o aedes aegypti. Existem tipos de essncias que neutralizam o mau cheiro de tabaco (ANDR, 2001). Existem diversas tcnicas de fabricao de velas artesanais, seguem algumas: Vela com castial de areia Molhar a areia e colocar numa forma refratria. Fazer uma cova no centro com a ajuda de um copo. Ferver a parafina at 160oC. Verter a parafina quente dentro da cova utilizando uma colher como amparo para no perfurar a areia. Quando a parafina estiver resfriada (opaca), espetar o pavio empurrando-o com a ajuda de um palito. Deixar a parafina resfriar completamente. Desenformar com muito cuidado e dar leves batidas para a retirada da areia que esteja grudada na parafina (ESTEVES, [200-?]). Vela em casca de ovo Lavar e enxugar os ovos. Quebrar a parte superior da casca do ovo com uma faca, retirando os pedaos de casca quebrada com cuidado (da parte de cima do ovo). Retirar a gema e a clara. Lavar cuidadosamente as cascas por dentro e deixar secar. Derreter a parafina em banho-maria, adicionar o corante desejado e mexer bem at dissolv-lo completamente. Quando atingir 75oC adicionar a essncia (medir com termmetro). Despejar um pouco de parafina dentro da casca de ovo, em seguida colocar o pavio centralizado e deixar secar para fix-lo. Despejar o restante da parafina at 1 cm antes da borda da casca e esperar esfriar. medida que a vela esfria e contrai dentro da casa, adicionar mais parafina. Esperar secar (FIG. 1) (DICAS DE ARTESANATO, 2007).

Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br

Figura 1 Vela em casca de ovo Fonte: (DICAS DE ARTESANATO, 2007)

Vela de andiroba Derreter meio quilo de parafina. Adicionar o corante de seu gosto. Adicionar 100 gramas de andiroba sob leve agitao. Agitar a mistura por 15 a 20 minutos (at total dissoluo do p). Filtrar a mistura em coador de caf de tecido e despejar a mistura filtrada num vidro. Colocar o pavio no momento em que ocorrer a formao de uma nata flutuante. Quando a vela secar a nata ir afundar no vidro. Para que a vela fique com aspecto de oca, completar com um pouco mais de parafina (ESTEVES, [200-?]). Flores flutuantes Derreter a parafina. Acrescentar corante e essncia conforme o gosto. Mexer e despejar a parafina em forminhas com o pavio centralizado. Deixar esfriar e desenformar. Quando utilizar a vela, coloc-la em um recipiente com gua (FIG. 2) (ESTEVES, [200-?]).

Figura 2 Flores flutuantes Fonte: (ACESSA, [200-?])

Vela queijo Utilizar uma lata de leite condensado como molde. Untar a lata por dentro com vaselina lquida ou leo de cozinha. Inserir na lata dois dedos de parafina tingida na cor amarelo-ouro temperatura de 80oC. Colocar uma vela comum (pode ser branca), centralizada que servir como pavio. Colocar o gelo triturado at a metade da lata. Preencher com parafina at cobrir o gelo. Acrescentar mais gelo triturado e adicionar novamente mais parafina. Aguardar o tempo necessrio at que a parafina endurea. Desenformar, bater levemente no fundo da lata. Os locais onde estava o gelo picado se transforma em buracos aparentando um queijo suo (ESTEVES, [200-?]).
Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br 2

Vela arco-ris Derreter a parafina. Se desejar, pode ser acrescentada uma essncia. Separar a parafina em sete partes, cada parte tingir com uma cor (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e roxo). Preparar um molde cilndrico e posicionar o pavio. Derramar a parafina vermelha, assim que a mesma ficar opaca, acrescentar a parafina de colorao laranja devagar. No deixar a camada vermelha endurecer totalmente, porque a nova camada no grudar na primeira se esta estiver completamente dura. Repetir esse procedimento com as demais cores na sequncia do arco-ris listado acima. Deixar esfriar completamente, aparar o pavio e desenformar (ESTEVES, [200-?]). Vela de canela Colocar a parafina em banho-maria at derreter. Untar uma frma com bastante vaselina para a vela piloto sair fcil. Quando a parafina estiver derretida, acrescentar essncia de canela e corantes a base de leo (vermelho e marrom). Colocar o pavio na forma e despejar a parafina. Deixar endurecer por aproximadamente 1 hora e meia. Untar uma frma maior com vaselina. Dispor as canelas em pau em volta da forma. Colocar a vela piloto no centro da frma. Despejar a parafina at 1 cm do fundo da frma e esperar esfriar, fixando as canelas. Esperar endurecer por aproximadamente 15 minutos. Preencher toda a frma at a borda. Esperar 2 horas e retirar da frma. Para dar acabamento, raspar a vela utilizando faca ou esptula (FIG. 3) (ACESSA, [200-?]).

Figura 3 Vela de canela Fonte: (ACESSA, [200-?])

Vela decorada com guardanapos Utilizar velas quadradas j prontas. Recortar os guardanapos na medida da vela, deixando uma margem de segurana de 1 cm. Posicionar o guardanapo na vela e fixar usando o ferro de passar roupa. O ferro deve estar quente para que o guardanapo absorva a parafina. Depois de fixar, corte as sobras do papel. Aplicar uma camada de goma laca em toda a pea, usando o pincel sempre na mesma direo. Aguardar 20 minutos para a secagem. Cobrir toda a pea com uma camada de verniz craquel (usar o pincel sempre na mesma direo) (FIG. 4) (MOMENTO DA ARTE, 2004).

Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br

Figura 4 Vela decorada com guardanapo Fonte: (MOMENTO DA ARTE, 2004).

Vela com partes coloridas Derreter a parafina em banho-maria e colocar o corante na cor desejada. Recomenda-se no colocar essncia nessa fase. Passar o desmoldante em uma assadeira e derramar a parafina derretida. A altura de preenchimento deve ser de 1 a 2 cm. Deixar esfriar um pouco at ficar firme e cortar. Com estilete ou faca fazer vrios cortes paralelos ou variar utilizando cortadores para biscoito. Deixar esfriar totalmente. Fazer esse processo com vrias cores. Preparar uma frma com desmoldante, posicionar o pavio e colocar os pedaos cortados. Colocar parafina derretida na frma (levemente colorida ou transparente). Deixar esfriar completamente e desenformar (FIG. 5) (MOMENTO DA ARTE, 2004).

Figura 5 Velas com pedaos coloridos Fonte: (MOMENTO DA ARTE, 2004).

Concluses e recomendaes Recomenda-se acessar as fontes consultadas para obter mais detalhes das tcnicas descritas e outras tcnicas para confeccionar velas artesanais. Ressalta-se que existem no banco de dados do SBRT, Respostas Tcnicas que podem complementar as informaes aqui apresentadas. Sugere-se acessar o site <www.respostatecnica.org.br> e realizar a busca no Banco de Respostas, utilizando a palavra-chave vela ou o Cdigo da Resposta para encontrar os arquivos disponveis:
Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br 4

SERVIO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TCNICAS. Fabricao de velas decorativas. Resposta elaborada por: Lisiane Pancotti Fontana. Curitiba: Tecpar, 2009. (Cdigo da Resposta: 14031). SERVIO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TCNICAS. Gostaria de receber informaes sobre o processo de fabricao de velas de parafina para montar uma pequena empresa. Resposta elaborada por: Maria Helena Lopes. Rio de Janeiro: Redetec, 2005. (Cdigo da Resposta: 947). SERVIO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TCNICAS. Processo de fabricao de vela artesanal. Resposta elaborada por: Marcos Ferreira de Couto. Porto Alegre: Senai-RS, 2007. (Cdigo da Resposta: 111). Fontes Consultadas ACESSA. Velas flutuantes. [S.l., 200-?]. Disponvel em: <http://www.acessa.com/mulher/arquivo/artesanato/2003/08/05-velas/>. Acesso em: 08 fev. 2010. ANDR, Eliane. Velas artesanais. [S.l.] 2001. Disponvel em: <http://www.elianeandre.com.br/historia.htm>. Acesso em: 09 fev. 2010. DICAS DE ARTESANATO. Velas. [S.l.], 2007. Disponvel em: <http://www.dicasdeartesanato.com.br/>. Acesso em: 08 fev. 2010. ESTEVES, Bibiana. Curso de velas decorativas. [S.l., 200-?]. Disponvel em: <http://luserv.homedns.org:8080/CursoseApotilas/Apostila_Velas_Decorativas.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2010. MOMENTO DA ARTE. Velas variadas. [S.l.], 2004. Disponvel em: <http://www.momentodaarte.com.br/cursos/velas-artesanais/>. Acesso em: 08 fev. 2010. Elaborado por Ana Victoria Dominguez Aveiro Nome da Instituio respondente Instituto de Tecnologia do Paran - TECPAR Data de finalizao 10 fev. 2010

Copyright Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br

You might also like