You are on page 1of 3

Preterdolo Bruno Santiago da Silva

Matria doutrinada: Direito Penal

Registro (2012)

Preterdolo
Sabemos que no estudo analtico de crime, a conduta (somente existe conduta humana) o nico elemento subjetivo do fato tpico, sendo composta por dolo e culpa. Por isso, quando valorado o fato (acontecimento), leva-se em conta a conduta do agente, que poder ser considerado (o fato) atpico ou ainda reduzir a aplicao de pena, caso o fato amolde-se na modalidade culposa, conforme regras do Cdigo Penal. Ocorre que, na maioria dos crimes, ou o agente pratica dolosamente ou o faz culposamente. Entretanto, h crimes que podemos encontrar o dolo inicial na conduta do agente, e culpa no resultado, em outras palavras, dolo no antecedente e culpa no consequente. Quando forem encontradas as duas modalidades da conduta (dolo e culpa) numa ao estamos diante de um crime preterdoloso, pois h um misto de dolo na conduta inicial e a culpa no resultado advindo. Dessarte, podemos conceituar como crime preterdoloso aquele que h dolo na conduta inicial do agente e o resultado desta diverso do almejado por este. Exemplificando, o agente age dolosamente, mas o resultado lesivo diferente do almejado, mais gravoso - o que ocorre quando o agente quer o mnimo de dano vtima, causando-lhe, contudo, dano desastroso, como por exemplo, uma leso corporal seguida de morte. No se admite tentativa nos crimes preterdolosos, haja vista que, o resultado lesivo gravoso est fora do campo de vontade do agente, sendo produzido de forma culposa. Segundo o Cdigo Penal, em geral no se admite tentativa nos crimes culposos por lhe faltar livre vontade e conscincia de querer praticar um Crime e obter um resulto diferente do almejado. Vontade livre e conscincia so elementos da conduta dolosa. Assim ficaria afastada a possibilidade de ocorrncia da tipicidade, que o amoldamento perfeito da conduta praticada pelo autor com o tipo penal; e o agente no responderia por dolo nesta ltima modalidade. O crime qualificado pelo resultado pode ser:

Conduta dolosa no antecedente e consequente: Ex. Crime de roubo agravado pela morte, latrocnio; (art. 157, 3) Conduta Culposa no antecedente e dolosa no consequente: EX: Crime de leso corporal culposa, cuja pena aumentada de 1/3, se o agente, dolosamente, deixa de prestar imediato socorro vtima; (art. 129, 7) Conduta dolosa e resultado agravador culposo: Apenas essa espcie de crime qualificado pelo resultado que considerado Crime preterdoloso. Ex: Crime de leso corporal seguida de morte, no caso em que o agente no queria produzir o resultado morte; Conduta culposa e resultado agravador Culposo: Crime de incndio culposo agravado pela morte culposa. (art. 250, 2, c/c art. 258, 2 parte)

O art. 19 do Cdigo Penal Brasileiro define os crimes preterdolosos, como sendo aqueles que so qualificados pelo resultado. Crime Preterdoloso, a modalidade de crime quando o agente, ao realizar a conduta criminosa, produz mais do que pretende, ou seja, tem a inteno de praticar a conduta antecedente, mas acaba alcanando um resultado mais grave que o pretendido. Conduta dolosa e resultado culposo. Ex: Leso corporal seguida de morte

You might also like