You are on page 1of 16

RELATORIO DE ESTGIO REALIZADO NA EMPRESA: CERMICA UNIO

Relatrio de estagio supervisionado Apresentando a Eqtei, como requisito. Obrigatrio para obteno do titulo de Tcnico de segurana do trabalho TST.

IMPERATRIZ-MA 2012

SUMRIO

Identificao............................................................................................................................04 Responsabilidades e Termos de Compromisso....................................................................05 1.Introduo............................................................................................................................06 1.1.Descrio da Empresa......................................................................................................07 1.2.Acompanhamento tcnico...............................................................................................08 1.3.Objetivo do estgio...........................................................................................................09 1.4.reas de estagio................................................................................................................09 2.Atividades desenvolvidas....................................................................................................10 3.Escritrio..............................................................................................................................11 4.Concluso.............................................................................................................................12 Ficha de avaliao de estagio................................................................................................13 Anexos fotos............................................................................................................................14 Agradecimentos......................................................................................................................15 Referencia Bibliogrfica........................................................................................................16

Imperatriz-Ma 2012.

IDENTIFICAO:

DOLORES DA SILVA PEREIRA, BRASILEIRA.

Portador da clula de identidade n000035691495-0 ssp|ma, telefone (99)81396424, email: dolores_linda3@hotmail.com, estudante do curso tcnico de segurana do trabalho, turma A1 sala 11 noturno e turma B1 sala 11 finais de semana, desse estabelecimento. Requer a vsa. A anlise e aprovao do relatrio de estagio, cujo estagio foi realizado na empresa Cermica unio LTDA, situada na Rua Luis Domingues, 44 beira rio, municpio de Imperatriz-ma, telefone (99)3524-6937, no perodo de agosto de 2012 a outubro de 2012 com carga horria de 300horas, tendo como supervisor do estagio o tcnico de segurana do trabalho Allan Alves da Silva.

_______________________________________ Dolores da Silva Pereira

Imperatriz-MA 2012.

RESPONSABILIDADES E TERMOS DE COMPROMISSO:

Eu Dolores da Silva Pereira, RG: 000035691495-0 venho por meio deste, assumir o compromisso de relatar todas as atividades desenvolvidas, e garanto que todas as informaes contidas neste relatrio so de minha sincera responsabilidade, estando completamente ciente. Declaro ainda que o conhecimento adquirido no decorrer de todo meu trajeto do curso serviu para aprimorar ainda mais o meu anseio pela concluso do mesmo, pelo meu desempenho como estagirio. Por ser verdade declaro que as informaes contidas neste relatrio so supramente verdadeiras.

_______________________________________ Dolores da Silva Pereira

Imperatriz-MA 2012.

1. INTRODUO

O estagio torna-se fundamental e indispensvel tanto para o aluno quanto para a instituio, pois nessa etapa que so agregados diversos valores tcnicos, pessoais e profissionais, devido convivncia com situaes que exigem conhecimentos no apenas relacionados com o trabalho em si,mas tambm nas relaes interpessoais,haja vista o fato de no estar lidando apenas com mquinas e equipamentos, mas sim diretamente com as pessoas que fazem esses mecanismos funcionarem. Aps a concluso do curso Tcnico em Segurana do Trabalho TST, inicia-se a etapa do estagio, que pode ser considerado como a segunda etapa da formao do estudante de curso tcnico desta rea, sendo que atravs do estagio que dado por concludo o curso, por ser uma fase indispensvel que requer ateno, disposio e disponibilidade; durante esse perodo que o estagirio tem a oportunidade de demonstrar na pratica o que assimilou na escola. atravs da vivencia na pratica direta no canteiro de obra que muitos tcnicos recm-formados tornam se grandes profissionais e posteriormente uma carreira de sucesso. no perodo de estagio que surge a oportunidade de desenvolver as habilidades tcnicas e aplicar os conhecimentos ate ento resumidos as aulas tericas, alem de mostrar tambm sua capacidade de aprender mais a cada dia, e como lidar com situaes das mais diversas propores, evidenciando-se desta forma o seu perfil profissional.

1.1.

DESCRIO DA EMPRESA

A Cermica Unio LTDA, situada na Rua Luis Domingues, 44 beira rio, na cidade de Imperatriz-Ma, com ramo de atividade na fabricao de artefatos de cermica em geral, barro cozido de piso, com grau de risco 3.Tendo funcionamento somente na cidade de Imperatriz Ma.A mesma atua com seriedade em base dos cumprimentos das normas regulamentadoras Nrs, a qual exigidas pelo ministrio do trabalho. A empresa tem como tcnico de segurana do trabalho Allan Alves da Silva, no qual tem um compromisso de manter o controle nos servios prestados pela empresa, zelando pela segurana e integridade fsica dos colaboradores.

_______________________________ Allan Alves da Silva

Imperatriz-MA 2012.

1.2. ACOMPANHAMENTO TCNICO


O estagio de tcnico de segurana do trabalho deve ser acompanhado por profissionais da rea que atuem direto nas prestaes de servio da empresa; orientando lhe quanto s informaes de trabalho a serem desenvolvidas juntamente com seus conhecimentos terico adquiridos na instituio de ensino durante o perodo de estudos. de grande importncia o estagio para o profissionalismo do recm-formado, pois atravs do estagio que descoberto seu perfil, levando a exercer seu papel como profissional. Ao inicio das atividades amos para a entrega dos Epis, logo aps fazamos a vistoria dos equipamentos, extintores e demais localidades. Sempre acompanhada pelo tcnico de segurana do trabalho Allan Alves, o mesmo sempre que possvel fazia o acompanhamento para aprimorar conhecimentos.

______________ Allan Alves Tcnico Seg.Trabalho.

________________________ Dolores da Silva Pereira Estagiaria.

Imperatriz-MA 2012.

1.2.

Objetivo do estgio

O estagio de tcnico de segurana do trabalho TST, tem como objetivo complementar a formao do futuro tcnico, a fim de requerer o registro de profissional no rgo competente; no estagio onde h o desenvolvimento de atividades que iro necessitar de aplicao dos conhecimentos obtidos no perodo escolar, o estagirio ir adquirir experincias na pratica das suas atividades e absoro de conhecimentos que serviro posteriormente para o profissional no mercado de trabalho, haja vista que no atual cenrio scio econmico em que nosso pais esta vivenciando uma das reas que esta em evidencia e a construo civil de norte a sul do nosso Brasil. O perodo de estagio traz inmeras experincias, que vai desde a simples maneira de se relacionar com pessoas de diversas personalidades, ate o acompanhamento e conduo de processos complexos na vida profissional, mas tudo isso s torna se possvel com a troca de informaes com os demais profissionais na qual ir conviver no dia-a-dia durante a permanncia no estagio, com o auxilio (na medida do possvel),dos profissionais mais experientes com conhecimentos sobre as formas de realizar determinada atividade.

1.4.reas de estagio

O estagio foi realizado na fabrica da cermica unio iniciou se dia 05 de julho de 2012, e terminou no dia 30 de setembro de 2012 com carga horria de 300 horas; As atividades realizadas dentro da fabrica foram de suma importncia, uma das principais atribuies de um tcnico a verificao das condies de trabalho descritas nas normas regulamentadoras dando se nfase a NR-06-Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; Condies mnimas que a empresa deve oferecer aos trabalhadores para que possam desenvolver suas respectivas atividades de maneira segura e com qualidade.

Fig.1-Atuao dos funcionrios

Fig. 2-Funcionrio transitando os tijolos para o forno.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O tcnico de segurana responsvel pelo acompanhamento dos trabalhos realizado nas frentes de servio, a fim de verificar se os mesmos esto sendo executados de acordo com as NRs-(Normas Regulamentadoras),na qual rege os trabalhos nas mais diversas atividades,visando a preservao da integridade fsica do pessoal que,por sua vez quase sempre esto expostos aos riscos oferecidos no ambiente de trabalho,onde atributos como preenchimento e gerenciamento de documentao dos colaboradores ,tais como:fichas de OS(ordem de servio),fichas de EPIs,controle de entrega e trocas de EPIs,adequao de procedimentos e acompanhamentos em inspees fotogrficas realizadas semanalmente na empresa. A presena de um tcnico de segurana do trabalho na empresa considerada indispensvel, pois ele o profissional habilitado a desempenhar a funo de conscientizao pelo fato de ser conhecedor dos procedimentos operacionais e totalmente ciente de todos os riscos eminentes que os colaboradores se expem atuando nas frentes de servios, porem tem um papel de grande importncia que de conscientizao sobre o ambiente de trabalho e higiene e condies seguras com o intuito de evitar que incidentes ou at mesmo acidentes possam vir a acontecer.

3. ESCRITORIO

As atividades realizadas no escritrio tornam se de suma importncia para a coordenao e organizao das partes burocrticas de segurana da empresa, pois tendo em vista que a equipe do SESMET responsvel pela documentao geral dos colaboradores e da empresa, pois tendo em vista que a equipe do SESMET responsvel pela documentao geral dos colaboradores e da empresa tais como: fichas de OS (ordem de servio), fichas de treinamento admissional, ficha de EPIs (equipamento de proteo individual), ASO (atestado de sade ocupacional), ficha de inspees de extintores, relatrio de segurana, relatrio de investigao de acidentes, documentos de advertncia, copias de documentos pessoais dos colaboradores, PPRA, PCMO. Alem das atividades de campo eram exercidas as atividades no escritrio com atendimento de colaboradores recm-chegados a cermica auxiliando em treinamentos de ambientao onde eram realizadas palestras de segurana de acordo com a funo a exercerem, conscientizando e alertando quanto aos riscos quer estariam expostos, uso adequado dos EPIs, medidas preventivas de segurana, normas internas da empresa e promovendo melhoria um rendimento maior em suas atividades desenvolvidas sem comprometerem a integridade fsica, com intuito de promover uma melhor qualidade de vida tanto dentro e fora da empresa.

4. CONCLUSO

Ao longo dos trs meses de estagio, pude ter como aperfeioamento profissional, o complemento fundamental e necessrio para concluso do curso, de tal forma a participao direta nas atividades veio abrir minha viso profissional de como importante e indispensvel o profissional dessa rea, me sentindo responsvel e ao mesmo tempo orgulhosa de saber que tenho em minhas mos o papel de zelar e preservar a integridade fsica de colaboradores em atividades, atravs do meu desempenho profissional satisfazendo a todos os desenvolvidos, como funcionrios e familiares, empresa em geral e principalmente a mim por sentir-me realizada por estar exercendo uma funo de grandes responsabilidades. O estagio essencial entre a formao e a capacitao profissional para o mercado de trabalho, preparando o profissional com soma de experincias adquiridas e tcnicas pessoais.

CERAMICA UNIO

FICHA DE AVALIAO DE ESTAGIARIO

Nome da Empresa: Cermica Unio. Ramo da Atividade: Fabricao de Artefatos de Cermica e Barro Cozido de Piso. Endereo: Rua Luis Domingues, 44, Beira Rio. Cidade: Imperatriz-MA. Nome do Estagirio: Dolores da Silva Pereira. Setor de Atuao na Empresa: Todos. Curso: Tcnico de Segurana do Trabalho. Perodo de Estagio:05 de Julho 2012 a 30 de Setembro de 2012.

INTENS AVALIADOS
1. Conhecimentos especficos
demonstrados nas atividades. Tericos Prticos Cumpre as tarefas ou prazos Realiza as tarefas com qualidade Iniciativa e empenho Criatividade e engenhosidade Disciplina e assiduidade Sociabilidade e cooperao Informtica Conhecimento em EPI.

FRACO

REGULAR

BOM

TIMO

X X X X X X X X X X

2. Qualidade de trabalho. 3. Pontecial 4. Comportamento 5. Outros conhecimentos. Comentrios:

Nome do Avaliador: Cargo na Empresa: Avaliao aps: Carimbo da Empresa: Assinatura do Avaliador:

Allan Alves Tec. Em Segurana do Trabalho. 300 horas de estgio

AGRADECIMENTOS
Agradeo Deus, por ter me dado vida,quando temos f,olhamos e vemos o invisvel!E nem nos importamos com o que os outros vo falar e pensar, pois quem tem f tem sempre a certeza de tudo pode naquele que me fortalece. A meu filho venho dedicar todo meu esforo, perseverana, otimismo, carter e respeito, para que se espelhe nessa minha luta, saiba que mesmo com muito esforo possvel chegarmos onde queremos quando lutamos com as ferramentas certas, e que acima de tudo devemos fazer valer a caminhada para que o futuro seja satisfatrio. A instituio de ensino Eqtei, agradeo pelos conhecimentos tericos adquiridos durante o decorrer das aulas me levando com segurana aos caminhos que tenho que percorrer. Foi no meu local de estagio que devo uma grande parcela de gratido,ao querido professor Allan Alves por ter me oferecido a oportunidade de mostrar meus conhecimentos tericos adquiridos anteriormente e me aperfeioando na pratica do estagio,descobrindo o meu verdadeiro perfil profissional.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

Portaria 3.214/78 Normas Regulamentadoras do Ministrio do Trabalho e Emprego. Segurana e Medicina do TrabalhoManuais de Legislao Atlas. NR-01. As Normas Regulamentadoras - NR, relativas segurana e medicina do trabalho, so de observncia obrigatria pelas empresas privadas e pblicas e pelos rgos pblicos da administrao direta e indireta, bem como pelos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT. Nr-05. A Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. NR-09. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA, visando preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. NR-15. Entende-se por "Limite de Tolerncia", para os fins desta Norma, a concentrao ou intensidade mxima ou mnima, relacionada com a natureza e o tempo de exposio ao agente, que no causar dano sade do trabalhador, durante a sua vida laboral. NR-17. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho. s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. Normas Regulamentadoras, 62Edio,

NR-23. Os locais de trabalho devero dispor de sadas, em nmero suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandon-los com rapidez e segurana, em caso de emergncia.

You might also like