You are on page 1of 17

IOS Instituto de Oportunidade Social

Curso de Programao ADVPL

O que ADVPL?
uma linguagem de programao desenvolvida em 1994 para desenvolvimento de sistemas de gesto empresarial ERP Enterprise Resource Planning, do grupo TOTVS S/A. uma linguagem utilizada no desenvolvimento padro e customizvel com comandos, funes, operadores, estruturas de controle de fluxo e palavras reservadas que permite o desenvolvimento de programas seguidos do paradigma de orientao a objetos ou procedural. Os programas desenvolvidos na linguagem AdvPL, podem conter comandos ou funes de interface com o usurio com as seguintes caractersticas: Programao com interface prpria com o usurio; Programao por processos; Programao Web.
2

Como funciona?

O que posso fazer com isso?


Interfaces para usurio Cadastros Processos de negcio

Projetos que j foram feitos


Gesto de Despesas Gesto de Peas Automotivas Etc.

Como anda o Mercado de Trabalho?


Em todas os segmentos do mercado, se faz necessrio o apoio e utilizao de sistemas desenvolvidos em alguma linguagem de programao para otimizar e melhor gerenciais seus processos.

Oportunidades
Tcnico de Sistemas Programador de Sistemas Analista de Projetos de Sistemas Analista de Sistemas
Entre outros...

Oportunidades IOS Lei da Aprendizagem


A Lei 10.097/2000 estabelece que todas as empresas de mdio e grande porte so obrigadas a contratar jovens entre 14 e 24 anos. Se pessoa com deficincia no h limite mximo de idade. A cota de aprendizes est fixada entre no mnimo 5% e no mximo 15% do quadro de funcionrios. A durao mxima do contrato de aprendizagem de at 2 anos.

Oportunidades IOS Vantagens Aprendizagem


Oportunidade de ingressar no mercado de trabalho (para muitos jovens o primeiro emprego).
nica forma de contratao para jovens de 14 17 anos. Carteira assinada com todos os direitos garantidos. Aprender e ajudar na escolha de uma profisso (O que quero ser quando crescer?)

Oportunidades IOS Aprendizes IOS


Jovens de 15 24 anos Ex aluno do IOS (Empregabilidade) Jovem indicado pela empresa dentro do perfil da vaga Registro em carteira diretamente pela empresa Durao do contrato de 1 ano e 2 meses Aprendizagem terica no IOS Aprendizagem prtica na empresa

10

Oportunidades IOS Clientes e Parceiros TOTVS

11

Depoimentos de Ex-Alunos
. . . H um ano completei 18 anos e posso dizer que se no tivesse dado este grande passo de cursar AdvPL e encarar muitos esforos, eu no teria conseguido realizar o meu sonho de conseguir um bom emprego na rea que eu gosto. Aps o trmino do curso, muitas oportunidades foram aparecendo e a que mais me interessou eu agarrei com vontade. Hoje estou trabalhando na TOTVS uma das maiores empresas de Software de Gesto Empresarial do mundo e o mais legal, perto de quem compartilhou muitos de seus conhecimentos que utilizarei pro resto da minha vida e mais me deu foras durante o curso. . . Meus professores, a quem sou eternamente grato.

Leonardo Castro da Silva

12

Depoimentos de Ex-Alunos
. . . Quando tranquei um semestre da faculdade em Gesto de TI, surgiu a oportunidade de iniciar o curso de AdvPL e desde o primeiro dia de aula vi que havia muita coisa a se aprender. Muitos de ns nunca tinha visto programao na vida e eu que j tinha um certo conhecimento em outra linguagem, fiquei impressionado com alguns alunos que absorvero o contedo com facilidade, graas tambm ao desempenho dos professores. Para quem quer exercer uma profisso relacionada a rea, eu digo por experincia prpria que este o caminho certo, pois no mercado de trabalho est sobrando vagas, s est faltando mo de obra qualificada. Durante o curso surgiram muitas ofertas de emprego e graas a Deus tive a oportunidade de escolher, passando por todo um processo de avaliao que no foi terico no, foi na prtica. Hoje atuo na rea como Analista de Suporte Microsiga, onde tambm participo de customizaes junto a equipe de desenvolvimento, colocando em pratica tudo que aprendi.

Roger Willian

13

Depoimentos de Ex-Alunos
. . . Cursar AdvPL no fcil, no comeo eu at me assustei j que no como o curso de ERP que voc aprende a mexer no Protheus, no curso de AdvPL aprendemos a montar e configurar o sistema. Para cursar AdvPL tem que gostar, praticar e cada vez mais querer aprender sobre o assunto. muito gratificante quando voc consegue montar um cdigo fonte e v que ele funciona, vira um vicio e voc no consegue mais parar (bom, foi assim comigo). Eu no era a melhor da sala e tinha muitas dificuldades, errei muito e passei muito tempo estudando, mas nunca desisti de tentar e os professores me deram todo o apoio. Posso dizer que esse curso testa a nossa capacidade e principalmente a nossa fora de vontade. . . Foi assim que consegui chegar at a TOTVS!

Glaucia Rodrigues
14

Depoimentos de Ex-Alunos
O curso de programao AdvPL possibilitou aprimorar meu conhecimento e melhorar significativamente meu currculo, surgiram muitas oportunidades para emprego durante e aps o curso. Por meio do curso, participei de um processo seletivo na TOTVS e conquistei uma vaga de emprego na rea de Suporte Tcnico AdvPL, do qual estou gostando muito de trabalhar. O curso foi uma excelente oportunidade na minha vida profissional, pois foi o primeiro passo para uma longa caminhada de sucesso e sou muito grata a todos os envolvidos na trajetria desse curso. Aos que tiverem a oportunidade de realizar os cursos fornecidos pelo IOS, faro um timo negcio para a carreira profissional, pois sero abertas muitas oportunidades. Basta acreditar em si prprio e ter perseverana, pois haver muitas oportunidades queles que esto preparados e motivados!

Renata Pereira da Silva


15

Dvidas?

16

Agradecimentos
IOS Instituto de Oportunidade Social Priscilla Ferareti Arajo Alecsandra Neri de Almeida Kelly Christine B. do Valle Lopes Rosane Chene Ernesto Haberkorn Daniel Tavares de Castro Filho Juliane Venteu Rafael Duram Santos Manuela Prazeres de Miranda
17

You might also like