You are on page 1of 2

Histria da Publicidade em Portugal

Em termos de actividade publicitria em Portugal, possvel distinguir 5 grandes fases. 1 Fase os primeiros passos Em Portugal, a exemplo do que aconteceu nos outros pases, a publicidade teve, durante sculos, um pendor marcadamente oral. Na fase correspondente aos anos 20 e 30, antes do aparecimento da rdio, os suportes da publicidade eram maioritariamente a imprensa escrita. A publicidade, tal como a entendemos hoje, d os seus primeiros passos em Portugal em 1927, com o aparecimento da agncia Hora. 2 Fase O apogeu da rdio Os anos 40 e 50, at ao aparecimento da televiso, caracterizam-se pela ascendncia das empresas APA (especialistas em publicidade na rdio e forte em criatividade). Na publicidade grfica, o cartaz publicitrio e os jornais foram os principais meios de publicidade at dcada de 50, altura em que a publicidade radiofnica ganha grande protagonismo. Nos anos 40 surgiram os primeiros jingles publicitrios. Nos seus anos de ouro, a publicidade radiofnica promoveu produtos como o p de arroz, dentfricos, batons, chocolates ou produtos para o cabelo, numa poca em que as pessoas ouviam programas de rdio como actualmente assistem aos programas de televiso: sentados no sof, a ouvir atentamente. At aos anos 50, a actividade publicitria em Portugal ressentiu-se com a falta de dinamismo dos grupos econmicos que, beneficiados com a poltica de proteccionismo estatal de Salazar pouco ou nada faziam no sentido de desenvolver polticas comercias agressivas. a partir da dcada de 50 que se d a entrada de grandes multinacionais como a Colgate e Nestl dotadas de savoir-faire e de estruturas em tudo superiores aos das empresas nacionais. Estas multinacionais estrangeiras viriam transformar por completo o mercado publicitrio portugus, no somente por um acrscimo significativo no investimento na publicidade, mas tambm pelo carcter pedaggico e informativo do consumidor. 3 Fase. O advento da publicidade Com o aparecimento da televiso, em 1957, a publicidade ganhou um novo impulso. As primeiras campanhas televisivas tinham o objectivo claro de modificar os hbitos de consumo dos portugueses.O aparecimento das multinacionais e o aumento da competitividade do mercado acompanhado por um aumento de estudos do mercado como forma de melhor diagnosticar as necessidades dos consumidores. O grande trunfo de marketing das grandes empresas eram, ainda, as campanhas promocionais e as informaes recolhidas baseavam-se em resultados de degustao. As alteraes do mercado publicitrio passam por uma mudana na filosofia de gesto das empresas, nomeadamente em termos de marketing. Assim as actividades promocionais deixaram de ser o suporte de vendas dos produtos, passando a existir a preocupao de atribuir s marcas um valor e uma garantia de qualidade que pudesse garantir a preferncia junto dos consumidores.

4 Fase Os anos de travessia do deserto Este desenvolvimento do mercado publicitrio seria, no entanto, posto em causa quando, no perodo ps revoluo de 1974 as empresas passaram a no ter oramento para actividades publicitrias, deixando praticamente de existir a publicidade porque os grandes anunciantes deixaram de investir. Uma parte significativa das empresas foi nacionalizada, ao mesmo tempo que assistimos a uma desvalorizao da publicidade enquanto actividade profissional.

5 Fase Os anos de ouro da publicidade Nos anos 80 (sc. XX) com a entrada de Portugal na CEE e o consequente desaparecimento das barreiras alfandegrias, permitiu a livre circulao de pessoas e bens. As empresas tiveram conscincia de que era necessrio introduzir no mercado novos produtos capazes de satisfazer um consumidor cada vez mais exigente (tal como acontece nos dias que correm). Por outro lado, com a crescente globalizao dos mercados, as empresas nacionais sentiram necessidade de se expandirem para outros mercados. Os anos de ouro da publicidade caracterizam-se pelo crescimento dos investimentos pblicos. A evoluo fez-se tambm sentir ao nvel do contedo das mensagens publicitrias e da qualidade da produo. A publicidade j no tinha uma funo meramente informativa e pedaggica, procurava antes uma componente lcida e novas abordagens mais criativas e inovadoras. No final dos anos 90, os novos canais televisivos e o aparecimento da TV por cabo e satlite revolucionaram por completo o mercado da publicidade. Na realidade, perante o bombardeamento constante de mensagens publicitrias tenta-se, por todos os meios, prender a ateno dos seus pblicos, cada vez mais exigentes, esclarecidos e infiis, atravs da inovao das tcnicas e contedos publicitrios.

You might also like