You are on page 1of 12

RESUMO DE DIREITO PENAL IV - P1

CRIMES CONTRA O PATRIMNIO FURTO art 155 CP: Subtrair para si ou para outrem, coisa alheia mvel. Pena: recluso de 1 a 4 anos e multa
Crime comum, doloso, material, de dano, de forma livre, comissivo, instantneo, no transeunte (pode ser feito exame pericial) Objeto Material: coisa alheia mvel contra a qual dirigida a conduta praticada pelo agente Bem tutelado: posse e propriedade Sujeito ativo: qualquer pessoa desde que no seja o possuidor ou proprietrio da coisa Sujeito passivo: proprietrio e possuidor da coisa alheia mvel (podendo ser pessoa fsica ou jurdica) Consumao: o Teoria adotada pela doutrina e que j foi adotada pela jurisprudncia/STF: o agente que cometeu o furto tem a posse tranquila da coisa o Teoria adotada atualmente pelo STF: quando a coisa sai da esfera de vigilncia da vtima, mesmo que o agente no possua a posse tranquila do bem. Assim, quando h priso em flagrante, pouco aps o delito, no considerado tentativa, e sim furto consumado. o Ainda que o agente no tenha a posse tranquila da coisa, se a mesma for destruda/danificada/inutilizada/ocultada, o furto estar consumado. Elemento subjetivo: dolo, no h modalidade culposa Causa de aumento de pena: repouso noturno, a pena aumentada em 1/3. Deve haver uma situao de repouso e o crime deve ocorrer a noite (doutrina). A jurisprudncia no considera tal necessidade, e aceita a majorante em casos de roubo a noite em estabelecimento comercial (no havia ningum repousando no local) Se o ru primrio, e a coisa furtada de pequeno valor, o juiz, avaliando os antecedentes, pode: o Substituir a pena de recluso por deteno o Diminu-la de 1 a 2 teros o Aplicar somente a pena de multa A energia eltrica ou qualquer outra (mecnica, solar, sonora) se equipara coisa e pode ser furtada. (no se aplica em casos de sinal de TV a cabo)

Qualificadoras: destruio ou rompimento de obstculo, abuso de confiana, fraude, emprego de chave falsa, concurso de 2 ou mais pessoas. Pena de recluso de 2 a 8 anos. E se for furto de automvel para vender para outro estado ou pas, pena de 3 a 8 anos. Furto de uso: no esta em nosso cdigo, se trata de substrair coisa infungvel sem o fim de se apropriar (uso momentneo do agente), devolvendo para o lugar onde foi tirada e no mesmo estado. Subtrao insignificante: absolve o agente (o bem subtrado insignificante). diferente de furto de pequeno valor, em que h puni atenuada. Pode haver subtrao de cadver se ele tiver valor (uso na medicina)

ROUBO art 157 CP: subtrair coisa mvel alheia, para si ou outrem, mediante grave ameaa ou violncia pessoa. Recluso de 4 a 10 anos e multa.
A subtrao deve estar conjugada com a violncia Crime comum, doloso, material, comissivo, de forma livre, instantneo, de dano Objeto material: coisa alheia mvel Bem tutelado: posse, patrimnio, integridade corporal, sade, liberdade individual e vida Sujeito ativo: qualquer pessoa exceto proprietrio Sujeito passivo: proprietrio e possuidor. A pessoa que tem o bem subtrado no precisa ser a mesma que foi vitima da violncia ou grave ameaa. Roubo prprio e improprio: o Prprio: o agente desde o inicio tinha a inteno de praticar a subtrao com violncia o Imprprio: a proporta do agente era realizar uma subtrao no violenta (furto), que se transformou em violenta por alguma razo durante o delito Consumao: o Roubo prprio: quando o bem retirad da esfera de disponibilidade da vitima (STF) o Roubo improprio: quando praticada a violncia aps o a subtrao. admissvel a tentativa Elemento subjetivo: dolo, no admite modalidade culposa Comportamento comissivo, admite omisso se o agente gozar de status de garantidor da coisa roubada. o Violncia com emprego de arma aumento de pena Qualificadoras: o Se da violncia resulta leso grave, pena de recluso de 7 a 15 anos

o Se resulta em morte, dolosa ou culposa (latrocnio), recluso de 20 a 30 anos Latrocnio consumado e tentado: o Subtrao consumada e homicdio tentado: tentativa de homicdio qualificado o Homicdio consumado e subtrao tentada (3 correntes): latrocnio tentado, ou subtrao tentada e homicdio consumado, ou apenas latrocnio (majoritria e STF)

EXTORSO art 158 CP: constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com intuito de obter para si ou outrem vantagem econmica, a fazer(positivo), tolerar que se faa ou deixar de fazer alguma coisa (negativo). Pena de recluso de 4 a 10 anos e multa.
Constranger tem significado de obrigar, coagir algum a fazer. Tolerar que se faa ou deixar de fazer. Esse constrangimento deve ser exercido com violncia ou grave ameaa e com um intuito certo (obter vantagem econmica, que no precisa ser uma coisa mvel alheia) Crime comum, de dano doloso, formal, comissivo, de forma livre, instantneo Bens tutelados: patrimnio, liberdade individual e integridade fsica Objeto material: pessoa contra a qual recai o constrangimento Sujeito ativo: qualquer pessoa Sujeito passivo: qualquer pessoa (podem ser 2 diferentes, um sofre a violncia/coao e o outro a perda patrimonial) Consumao: quando a vitima assume o comportamento (positivo ou negativo) que foi obrigada em razo da violncia ou grave ameaa. O crime consumado mesmo se o agente no conseguir obter a vantagem econmica. possvel tentativa Elemento subjetivo: dolo. No admite modalidade culposa Causa de aumento de pena de 1/3 metade: concurso de 2 ou mais pessoas ( exigida a presena dos agentes durante a prtica do ato) e emprego de arma Qualificadoras: em decorrncia da violncia aplicada, cause leso corporal grave ou morte

EXTORSO MEDIANTE SEQUESTRO art 159 CP: sequestrar pessoa com o fim de obter. Para si ou outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate. Recluso de 8 a 15 anos.
Elementos que compem o delito: privao da liberdade de algum e finalidade especfica do agente obter vantagem como condio ou preo do resgate

A doutrina entende qualquer vantagem como vantagem patrimonial Crime formal, doloso, de forma livre, permanente Bens tutelados: patrimnio, liberdade individual, integridade fsica e psquica Objeto material: pessoa contra a qual recai a privao de liberdade em forma de sequestro Sujeito ativo: qualquer pessoa Sujeito passivo: qualquer pessoa (podem ser 2: uma sequestrada e a outra sofre a leso patrimonial) Consumao: quando o agente realiza o sequestro, independentemente de obter a vantagem do resgate possvel tentativa Elemento subjetivo: dolo, no admite modalidade culposa. Qualificadoras: o Se o sequestro demora mais de 24h, se a vitima menor de 18 ou maior que 60, ou se o crime cometido por quadrilha/bando: reclusao de 12 a 20 anos o Se do crime resulta leso corporal grave: reclusao de 16 a 24 anos o Se do crime resulta morte: recluso de 24 a 30 anos Atenuante: delao premiada a pena pode ser reduzida de 1/3 a 2/3, se o crime for cometido por concurso de pessoas, e um deles denunciar autoridade e ajude a libertar a vitima

DANO art 163 CP: destruir, deteriorar ou inutilizar coisa alheia. Deteno de a 6 meses ou multa
Bem tutelado: patrimnio Objeto material: coisa alheia, mvel ou imvel, que seja corprea Sujeito ativo: qualquer pessoa exceto o proprietrio Sujeito passivo: proprietrio ou possuidor da coisa Consumao: quando o agente efetivamente destri, inutiliza ou deteriora a coisa alheia. Admite tentativa Elemento subjetivo: dolo, no admite forma culposa Qualificadoras: dano cometido com violncia ou grave ameaa, com emprego de substancia inflamvel ou explosiva, contra patrimnio da Uniao, estados, municpios, por motivo egostico ou com prejuzo considervel para a vitima.

APROPRIAO INDBITA art 168 CP: apropriar-se de coisa alheia mvel, de que tem posse ou deteno. Recluso de 1 a 4 anos e multa.
Bem tutelado: direito de propriedade

Objeto material: a coisa mvel alheia que est sob posse ou deteno do agente Sujeito ativo: deve ter a posse da coisa (no podendo ser o proprietrio), pode ser tambm condmino scio ou co-proprietrio. Sujeito passivo: proprietrio da coisa mvel Consumao: quando o agente consome a coisa (impossibilitando sua devoluo), retm a coisa (no quer devolver), passa a coisa a terceiro por venda, oculta a coisa ou por desvio (aplica um fim distinto a coisa trazendo prejuzo patrimonial). Admite tentativa. Elemento subjetivo: dolo, no admite forma culposa Causas de aumento de pena: aumente em 1/3 se o agente recebeu a coisa em deposito necessrio, se estava na qualidade de tutor, curador, testamenteiro, inventariante ou depositrio judicial, ou em razo de oficio, emprego ou profisso Pequeno valor da coisa apropriada: se o ru for primrio e a coisa apropriada de pequeno valor, o juiz pode substituir a pena de recluso pena de deteno, diminui-la de 1/3 a 2/3 ou aplicar somente multa.

APROPRIAO INDEBITA PREVIDENCIRIA art 168-A CP: deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional. Pena de recluso de 2 a 5 anos e multa.
Bem tutelado: patrimnio Objeto material: contribuio que foi recolhida do contribuinte Sujeito ativo: sujeito que tinha a obrigao legal de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes (no pode considerar pessoa jurdica) Sujeito passivo: previdncia social Consumao: no momento em que o agente decide deixar de recolher as contribuies, depois de ultrapassado o prazo legal ou convencional. um crime omissivo prprio. A doutrina diverge se possvel ou no a tentativa Elemento subjetivo: dolo, no se admite culpa. Extino de punibilidade: se o agente espontaneamente confessa, declara e efetua o pagamento das contribuies, antes do inicio da ao fiscal

ESTELIONATO art 171 CP: obter para si ou outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum ao erro, mediante artificio, ardil ou outro meio fraudulento. Pena de recluso de 1 a 5 anos e multa.

A fraude a caracterstica fundamental desse crime, com a conduta finalstica do agente obteno de vantagem ilcita com prejuzo alheio. Tal vantagem pode ser para o agente ou terceiro. A vitima induzida ou mantida ao erro (no condiz com a realidade) atravs de meio fraudulento. A vantagem obtida ilicitamente deve ser econmica, de acordo com a doutrina. Bem tutelado: as relaes sociais Objeto material: patrimnio alheio Sujeito ativo: qualquer pessoa Sujeito passivo: qualquer pessoa, mesmo que no seja proprietrio, que sofra prejuzo com o comportamento do agente. No pode ser incapaz. Consumao: quando o agente consegue obter a vantagem ilcita em prejuzo da vitima. Admite tentativa, quando o agente iniciou os atos da execuo da fraude, mas no obteve a vantagem ilcita. Elemento subjetivo: dolo, no admite culpa Pequeno valor do prejuzo: o ru for primrio e o prejuizo de pequeno valor, o juiz pode substituir a pena de recluso pena de deteno, diminui-la de 1/3 a 2/3 ou aplicar somente multa Causa de aumento de pena: aumenta-se de 1/3 caso o crime seja cometido em detrimento de entidade de direito publico, instituto de economia popular, assistncia social ou beneficncia.

RECEPTAO art 180 CP: Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro de boa-f o faa. Recluso de 1 a 4 anos e multa
Sujeito ativo: qualquer pessoa exceto a que cometeu o crime que produziu o produto do crime Sujeito passivo: qualquer pessoa Consumao: quando o agente pratica algum dos comportamentos previstos no caput. H divergncia na doutrina, entre se s influindo o terceiro j h crime, ou se apenas crime se o terceiro adquire o bem. Admite tentativa Elemento subjetivo: dolo ou culpa Bem tutelado: patrimnio Objeto material: coisa mvel produto de crime Modo qualificado: utilizar de qualquer forma produto que deve saber que de crime no exerccio de atividade comercial ou industrial (tambm vale pra comercio clandestino ou irregular)

CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL

ESTUPRO art 213: Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa a ter conjuno carnal, ou a praticar ou permitir qualquer outro ato libidinoso, pena de recluso de 6 a 10 anos.
Elementos do estupro: constrangimento (com violncia ou grave ameaa), dirigido a qualquer pessoa (homem ou mulher) para que tenha conjuno carnal ou pratique/permita com que ela se pratique ato libidinoso o Constrangimento: no sentido de forar, obrigar. A violncia diz respeito ao uso de fora fsica (vias de fato e leses corporais so absorvidas pelo crime de estupro) e a grave ameaa pode ser direta, indireta, implcita ou explicita (desde que cause temor se fosse cumprida) o Conjuno carnal: penetrao do pnis na vagina (pode ser parcial) o Ato libidinoso: todos os atos de natureza sexual que no seja a conjuno carnal (cpula anal, atos orais) Sujeito ativo: qualquer pessoa (homem ou mulher). O marido pode ser sujeito ativo. Sujeito passivo: qualquer pessoa (maior de 14 anos) Objeto material: pessoa contra qual cometida a conduta do agente Bem tutelado: liberdade sexual Consumao: se a conduta for dirigida a conjuno carnal, se consome com a penetrao. Se for para praticar ato libidinoso, ocorre quando o agente obriga a vitima a realiza-lo. Deve considerar que para esse tipo penal, observado o consentimento da vitima. Pode haver erro quanto a isso (autor achando que era jogo de seduo da vitima) O STF entende que conjuno carnal junto com ato libidinoso se configura crime continuado Atos ofensivos ao pudor so contravenes penais. Para este crime, o ato deve ser realmente lascivo, satisfazendo a nsia sexual do autor, mediante violncia ou grave ameaa.

VIOLNCIA SEXUAL MEDIANTE FRAUDE art 215 CP: ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com algum, mediante fraude ou outro meio que impea/dificulte a livre manifestao de vontade da vitima. Pena de recluso de 2 a 6 anos.
A fraude faz com que o consentimento da vitima esteja viciado, pois se tivesse conhecimento, no cederia aos apelos do agente. O agente pode induzir a vitima ou erro ou mant-la no erro (se aproveitando de uma situao que j existe) Bem tutelado: liberdade sexual Sujeito ativo: qualquer pessoa Sujeito passivo: sujeito que deve ter uma capacidade de compreenso (no pode ser menor de 14, ou pessoa com deficincia mental, seno seria estupro) Consumao: com a efetiva pratica da conjuno carnal ou do ato libidinoso. Admite tentativa (a vitima no foi enganada)

o Caso durante o ato sexual a vitima perceba o erro e tenta interromp-lo e impedida pelo agente, se configura o estupro. Ex: mulher tem relao sexual com o irmo gmeo de seu namorado

ASSDIO SEXUAL art 216-A: constranger algum com intuito de obter favorecimento ou vantagem sexual, fazendo uso de sua posio de superioridade em cargo, emprego ou funo (deteno de 1 a 2 anos) Atos, insinuaes, convites insistentes pra sair, que influem em uma promoo,
de intimidar, de ameaar a demisso. Constranger com sentido de perseguir, incomodar. A ameaa pode ser explicita ou implcita Sujeito ativo: O delito s se configura se o agente for superior hierrquico ou ascendente Sujeito passivo: configura o outro plo da relao hierrquica, pode ser homem ou mulher. Bem tutelado: liberdade sexual Objeto material: pessoa contra qual dirigida a conduta do agente Consumao: no momento em que h os atos de constrangimento da vitima, sem a necessidade de que sejam praticados. Admite-se tentativa Elemento subjetivo: dolo, no admite forma culposa.

ESTUPRO DE VULNERAVEL art 217-A: ter conjuno carnal ou ato libidinoso com menor de 14 anos. Pena de recluso de 8 a 15 anos.
Elementos do delito: ter conjuno carnal ou ato libidinoso com menor de 14 anos. No necessrio que haja constrangimento, o ato pode ter sido consentido ou no pela vitima. O artigo tambm tipifica as hipteses em que a vitima no possua capacidade para consentir validamente o ato ou oferecer resistncia. Tambm vale se a vitima tem deficincia ou enfermidade mental Sujeito ativo: pessoa que saiba da condio da vitima (sabe que menor de 14 anos, ou que tem enfermidade mental, ou no pode oferecer resistncia) Sujeito passivo: menor de 14 anos, ou que tenha enfermidade mental ou no possa oferecer resistncia Bem tutelado: liberdade e dignidade sexual Consumao: com a efetiva prtica da conjuno carnal (pode ser parcial) ou do ato libidinoso. Admite-se tentativa Se houver leso leve resultante do estupro de vulnervel, o agente responde em concurso de crimes (diferente do estupro simples)

CORRUPO DE MENORES art 218: induzir algum menor de 14 anos a satisfazer lascvia de outrem. Recluso de 2 a 5 anos.
Induzir significa persuadir, aliciar, para atender desejo ertico de terceiro Lascvia: sensualidade, luxria, libidinagem Sujeito ativo: qualquer pessoa maior de 18 anos Sujeito passivo: menor de 14 anos Em tutelado: moral sexual do menor Consumao: necessita que o menor tenha praticado ao menos algum ato libidinoso com o terceiro Elemento subjetivo: dolo, no admite culpa Satisfacao de lascivia mediante presenca de crianca ou adolescente (art 218A): praticar conjuno carnal ou ato libidinoso na presena de menor de 14 anos ou induzi-lo a presenciar, para satisfazer lascvia prpria ou de outrem. Recluso de 2 a 4 anos. o O agente pratica o ato sabendo que o menor presencia (e permite que ele ali permanea, pois tambm uma forma de satisfazer sua prpria libido) ou induz o menor a presenciar. o Consumao: quando o menor presencia a conjuno ou ato libidinoso ou quando ele efetivamente convencido a presenciar. Admite tentativa.

FAVORECIMENTO DA PROSTIUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL DE VULNERVEL art 218-B: submeter, induzir ou atrair prostituio ou outra forma de explorao sexual algum menor de 18 anos ou que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a pratica do ato, facilit-la, impedir ou dificultar que a abandona.
O agente pode ter como finalidade: prostituio, turismo sexual, pornografia e trfico para fins sexuais Submeter significa sujeitar, entregar. Induzir persuadir, convencer. Atrair seduzir, fascinar. Facilitar prestar qualquer forma de auxilio para o ato (como fornecer clientes). Impedir obstar, proibir, no consentir. Dificultar atrapalhar, tornar difcil. O tipo penal diz que deve ser menor de 18, mas na pratica o sujeito passivo deve ter mais de 14 anos, seno estar configurado no crime de estupro de vulnervel.

LENOCINIO art 227 CP: induzir algum a satisfazer a lascvia de outrem. Pena de recluso de 1 a 3 anos.

Lenocnio o fato de prestar assistncia a libidinagem de outrem ou dela tirar proveito. Bem tutelado: moral sexual Objeto material: pessoa induzida a satisfazer a lascvia Proxeneta: pessoa que faz a intermediao. Rufio o cafeto, lucra com o ato. A vitima no obtm nenhuma contraprestao por parte do agente ou do terceiro. Consumao: momento em que a pessoa foi induzida. Cabe tentativa.

FAVORECIMENTO DA PROSTITUIO art 228 CP: induzir ou atrair algum a prostituio ou outra forma de explorao sexual, facilita-la, impedi-la ou dificultar que algum abandone. Pena de recluso de 2 a 5 anos e multa.
A pessoa que pratica a prostituio no responsabilizada, mas pune as pessoas perifricas que de alguma forma contribuem para o seu exercicio. Prostituio: atividade na qual os atos sexuais so negociados em troca de pagamento (no s monetrio). Tambm pode haver outra forma de explorao, como pornografia ou turismo sexual, sem que vitima explorada sexualmente receba algo por isso. Bem tutelado: moralidade sexual Consumao: quando a vitima d inicio ao comercio carnal (se inseriu no contexto de se prostituir), como colocar seu corpo venda (mesmo sem ter praticado algum ato sexual com clientes), ou impedindo a vitima de deixar a prostituio. Sujeito passivo: qualquer pessoa exceto menor de 14 anos

CASA DE PROSTITUIO art 229 CP: Manter por conta prpria ou de terceiro, estabelecimento que ocorra explorao sexual, com inteno ou no de obter lucro ou mediao direta do proprietrio ou gerente. Recluso de 2 a 5 anos e multa.
Manter d a ideia de habitualidade e permanncia, pois requer um comportamento prolongado. Caso o terceiro que mantenha o local no saiba da ilicitude, o fato atpico, pois no h dolo. Sujeito passivo: pessoa prostituda Esse crime no vale para no caso de duas amigas que moram juntas e se prostituem. No vale para motel.

RUFIANISMO art 230 CP: tirar proveito da prostituio alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no

todo ou em parte, por quem a exera. Pena de recluso de 1 a 4 anos e multa.


A expresso tirar proveito tem natureza econmica. O agente pode participar diretamente dos lucros auferidos com a prostituio alheia (rufio) ou apenas sendo sustentado por quem se prostitui. Deve haver habitualidade. Consumao: quando o agente j possui um estilo de vida no qual participa dos lucros da prostituio ou se mantm por ela. No admite tentativa. Bem tutelado: moralidade publica Objeto material: pessoa explorada pelo rufio

TRFICO INTERNACIONAL COM FIM DE EXPLORAO SEXUAL art 231 CP: Promover ou facilitar a entrada em territrio internacional de pessoa que ir exercer a prostituio ou facilitar a sada de algum que ir exerc-la no estrangeiro. Pena recluso de 3 a 8 anos.
A pessoa que esta sendo traficada no precisa necessariamente estar sendo enganada (a fraude aumenta a pena) O agente que promove a entrada, organiza tudo aquilo que for necessrio para que o trfico seja bem sucedido, a vtima se encontra passiva. O agente que facilita, est com a vtima ativa, que j tem vontade de entrar no territrio nacional ou sair dele para exercer a prostituio Bem tutelado: moral pblica sexual Sujeito passivo: pessoa que deve entrar ou sair do territrio nacional ou intuito que exercer prostituio Consumao: quando a pessoa entra ou sai do pas com esse intuito Art 232 tem o mesmo objetivo mas para trafico interno (dentro do pas) para fins de explorao sexual

DOS CRIMES CONTRA A PAZ PBLICA INCITAO AO CRIME art 286 CP: incitar publicamente a pratica de algum crime. Deteno de 3 a 6 meses ou multa.
A incitao em questo deve ser pblica, se dirigindo a um numero indeterminado de pessoas, e para um crime determinado e futuro. Bem tutelado: paz pblica Sujeito passivo: coletividade Crime de forma livre: verbal, escrita, online Marcha da maconha no constitui incitao ao crime

Se tiver conotao poltica, julgado pela lei de segurana nacional. Se dizer respeito discriminao ou preconceito de raa, cor, religio, aplicado o art 20 da lei 7716/89

QUADRILHA OU BANDO art 288: associarem-se mais de 3 pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes. Recluso de 1 a 3 anos.
O tipo penal pune a conduta que antecipa a pratica dos crimes Bem tutelado: paz pblica Deve ser ao menos 4 pessoas, e no vale para um crime eventual (concurso de pessoas) e sim haver alguma habitualidade Consumao: a quadrilha ou bando no precisa ter cometido algum crime (apenas ter se associado), e sim com o intuito de cometer, mas eh quase impossvel de acontecer sem algum crime j cometido. No admite tentativa Doutrina diz que quadrilha urbana e bando rural Sujeito passivo: coletividade Se algum da quadrilha for inimputvel (menos de 18 anos), ele eh contado como integrante da quadrilha mas no vai ser responsabilizado com a mesma pena que os maiores de idade, apenas ter uma medida scio-educativa Membros da quadrilha que j morreram tambm contam como ex integrantes Qualificadora: se a quadrilha armada

CONSTITUIO DE MILCIA PRIVADA art 288-A: constituir, organizar, integrar, manter, ou custear organizao paramilitar, milcia particular, grupo ou esquadro com finalidade de praticar qualquer dos crimes do Cdigo Penal. Recluso de 4 a 8 anos.
Milcias privadas surgem pelos grupos que tem como finalidade prestar servios de segurana em comunidades carentes uma organizao que substitui a ao do Estado, pode ser um grupo de justiceiros, substitui onde o Estado deveria prestar assistncia ou segurana. Pluralidade de ncleos de tipo (constituir, integralizar, manter, financiar) No define o numero de integrantes, eh apenas integrar, financiar milcia particular ou grupo paramilitar Estabilidade e permanncia com a inteno de praticar crimes

You might also like