You are on page 1of 9

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

ANLISE COMPARATIVA DE RESISTNCIA COMPRESSO DE CONCRETO COM CURA POR IMERSO EM GUA E COM CURA AO AR LIVRE

RESUMO
A produo de concreto, seja estrutural ou no, possui diversas etapas importantes, dentre as quais se destaca a cura, que se apresenta como um fator essencial para a obteno de uma resistncia satisfatria do material. Esta etapa tem como objetivos evitar a evaporao prematura da gua, a qual necessria para a hidratao do cimento, e para reduzir ao mximo a retrao do concreto, evitando-se assim fissuras e, consequentemente, melhorando a sua durabilidade. Este artigo visa discutir, por meio de uma pesquisa experimental, o quanto o processo de cura por imerso interfere positivamente para a resistncia compresso do concreto. Para a obteno dos dados necessrios, foram realizados ensaios de resistncia compresso em corpos de prova cilndricos, comparando-se os resultados entre os que passaram pela cura por imerso e os que no tiveram estes cuidados. Palavras-chave: concreto, cura, resistncia compresso, durabilidade

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

1. INTRODUO
A resistncia e a durabilidade do concreto so propriedades de suma importncia, sendo necessrio seu conhecimento para correta utilizao como material portante em estruturas de concreto armado. A cura, elemento essencial no processo do controle tecnolgico do concreto, deve ser bem executada de modo a garantir seu desempenho mximo, cuja resistncia compresso a propriedade mais fcil de ser mensurada. Partindo desse pressuposto, analisou-se a resistncia compresso, de forma comparativa, de corposde-prova de concreto em duas situaes distintas de cura: corpos-de-prova imersos em tanque de gua e corpos-de-prova expostos ao ar livre. Este ltimo processo foi adotado de modo a simular, freqentemente, o encontrado em obras. A cura do concreto de fundamental importncia para que as reaes qumicas de hidratao dos compostos presentes na pasta de cimento ocorram. Estas reaes so importantes para o ganho de resistncia mecnica por parte do concreto e para a garantia da sua vida til. Alm disso, a manuteno da umidade do concreto por este mtodo evita a formao de fissuras na superfcie do material provocadas pelos efeitos de dilatao e contrao trmica, o que ajuda a garantir sua durabilidade. Este trabalho foi embasado na pesquisa realizada nos laboratrios de materiais de construo no departamento de construo civil do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O objetivo do presente estudo analisar, de forma comparativa, duas situaes distintas de um mesmo trao de concreto: um grupo de corpos de prova imersos em tanque de cura e outro grupo exposto ao ar livre e s intempries naturais, este ltimo simulando o que ocorre usualmente com peas de concreto usadas em obras. Sendo assim, este material poder ser um meio de consulta e de anlise de conceitos relativos produo de concreto em obras diversas.

2. O CONCRETO
O concreto um dos materiais mais utilizados no mundo, s sendo menos consumido que a gua. composto basicamente por aglomerante, agregados grado e mido e gua, podendo tambm serem adicionados outros materiais que conferem melhorias ou acrescentam caractersticas. Para se obter resultados satisfatrios na produo do concreto, so necessrios alguns cuidados tanto durante quanto aps o procedimento. Existem normas que prescrevem como devem ser feitos estes procedimentos.

3. A CURA DO CONCRETO
A cura uma das etapas mais importantes para realizao do controle tecnolgico de concreto, porque o responsvel por assegurar a manuteno da gua no interior do concreto, possibilitando a completa reao de hidratao dos compostos presentes no aglomerante e no agregado, se reativo. Este fato garante uma resistncia mecnica maior possvel e a vida til do concreto evitando fissuras provocadas por dilataes trmicas. Existem diversos tipos de cura do concreto, dentre as quais destacam-se a cura qumica, a vapor, ao ar livre, por alagamento em solo saturado e por imerso em tanque de gua. Os mtodos empregados na pesquisa de base deste trabalho foram as curas por imerso em tanque de gua e ao ar livre. No caso do concreto convencional, a cura por imerso se apresenta como a melhor forma de se garantir as reaes de hidratao do cimento. Este mtodo mantm o concreto submetido a pouca variao de temperatura, evitando-se dilataes provocadas por variaes trmicas. O processo de cura ao ar livre atua como um simulador do que ocorre em obras de construo civil. O material permanece exposto a intempries naturais e a grandes variaes de temperatura. Esta exposio torna o material mais vulnervel a efeitos problemticos do que quando o concreto est imerso em gua. Segundo a NBR 19431 (ABNT, 2004), elementos estruturais de superfcie devem ser curados at que atinjam resistncia caracterstica igual ou maior que 15 MPa, de modo que durante a fase de hidratao a cura seja realizada o mais breve possvel, para que haja gua suficiente para a mxima reao das partculas na pasta endurecida. 2

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

4.

METODOLOGIA

Para a realizao da pesquisa, foi calculado o trao mais apropriado, para um concreto convencional, para se atingir uma resistncia caracterstica compresso ( ) de 32 MPa, conforme o mtodo de dosagem de concreto da ABCP (Associao Brasileira de Cimento Portland), adaptado do mtodo da ACI (American Concrete Institute) para agregados brasileiros.A preparao dos materiais e a fabricao do concreto se deram no laboratrio de materiais de construo do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para a separao dos materiais, os mesmos foram todos medidos em massa, por meio de uso de uma balana com preciso de 0,001 Kg.

4.1. Caracterizao dos materiais 4.1.1. Cimento Portland


Na fabricao do concreto, foi utilizado cimento pozolnico CP IV - 32 RS RRAA, resistente a sulfatos e reao lcali-agregado, cuja massa especfica de 2940,00 kg/m e cuja resistncia a ser atingida aos 28 dias de 32 MPa.

4.1.2. Agregado mido


O agregado mido empregado constitui-se de areia mdia retirada de leito de rio proveniente da regio metropolitana de Natal. Os dados necessrios ao clculo do trao esto mostrados a seguir:
Tabela 1 caractersticas fsicas do agregado mido

Mdulo de finura Tipo de areia Massa especfica Massa unitria compactada ( )

2,231 Mdia 2604,17 kg/m 1594,7 kg/m

4.1.3. Agregado Grado


Foi utilizada brita de material grantico proveniente de uma pedreira encontrada no Estado do Rio Grande do Norte. O material foi dividido em dois tipos com diferentes dimenses mximas ( ): 6,3 mm e 19 mm. Foi verificado que a proporo que apresenta a melhor massa unitria compactada e, em consequncia disso, menor volume de vazios, a seguinte:

Tabela 2 porcentagem de cada tipo de brita no agregado grado

Brita com dimetro mximo de 6,3 mm

40%

Brita com dimetro mximo de 19,0 mm 60%

Os dados seguintes apresentam as caractersticas fsicas dos dois tipos de agregado grado e da mistura:

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

Tabela 3 caractersticas fsicas dos dois tipos de agregado grado e da mistura

Brita com D de 6,3 mm Massa especfica MU MU da mistura 2513 kg/m 1464 Kg/m

Brita com D de 19,0 mm 2513 kg/m 1535 kg/m

1595 kg/m

4.1.4. gua
A gua empregada, em temperatura ambiente, foi medida em massa, utilizando-se uma balana com preciso de 0,001 Kg, a fim de se obter uma preciso suficiente para a confiabilidade do trabalho.

4.2. Caracterizao do concreto 4.2.1. Abatimento do concreto


O trao foi calculado para atingir um abatimento de 70 10 mm.

4.2.2. Desvio padro (sd)


O mtodo de preparao dos materiais empregado est de acordo com a seguinte situao, descrita na NBR 12655 (ABNT, 2006): O cimento e os agregados so medidos em massa, a gua de amassamento medida em massa ou volume com dispositivo dosador e corrigida em funo da umidade dos agregados. Portanto, esta situao indica uma desvio padro de 4,0 MPa.

4.2.3. Resistncia do concreto compresso aos 28 dias ( )


= + 1,65 = 32 + 1,65 4,0 = 38,6

[Equao 1]

4.2.4.

Fator gua-cimento (a/c)


O a/c foi obtido na da curva de Abrams do cimento. O resultado obtido foi 0,428.

Grfico 1 Curva de Abrams do cimento

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

4.3. Clculo do trao do concreto O trao encontrado que satisfaz a necessidade do concreto de atingir o calculado anteriormente est apresentado a seguir. 1 : 0,991 : 0,996: 1,495: 0,428

4.4.

Volume total de concreto

Foram moldados 60 corpos de prova com o concreto produzido, tendo cada um volume de 1,6 dm. Portanto, foi necessrio um total de 96 litros de concreto, conforme a equao a seguir: V = 60 x 1,6 dm = 96,0 dm = 96,0 L

[Equao 2]

4.5. Massa de cada componente utilizado no trao


A massa de cada componente do trao de concreto foi calculada tendo como base o clculo da proporo do trao. Para cada quantidade calculada, foram acrescentados 10%, devido s possveis perdas de materiais na execuo do concreto. Os dados esto apresentados a seguir:
Tabela 4 Massa dos componentes do concreto

Material Cimento Areia Brita 6,3 mm Brita 19,0 mm gua

Massa (kg) 49,348 48,904 49,151 73,776 21,121

4.6.

Produo do concreto e moldagem dos corpos de prova

Para a produo do concreto, foi utilizada uma betoneira com capacidade de 120 litros. Aps a parte interna da mesma ter sido umedecida, foi adicionado o agregado grado, para depois ser adicionada parte do volume de gua. Quando as pedras estavam suficientemente umedecidas, foi lanado o cimento, para assim todas as pedras serem envolvidas por uma pasta de cimento. Quando isto foi verificado, o agregado mido foi acrescentado e, em seguida, o restante da gua. O concreto foi mantido em movimento at ter sido verificada homogeneidade. Assim que o material estava pronto, foi executado o ensaio de abatimento (Slump Test), conforme a NBR NM 67 (ABNT, 1998), chegando-se ao resultado de 72,5 mm. Aps isto, foram moldados 60 corpos de prova em moldes cilndricos metlicos, os quais foram feitos em duas camadas, tendo cada uma recebido 25 golpes, de acordo com a NBR 5738 (ABNT, 1994). Os moldes foram mantidos no laboratrio, cobertos com placas de vidro, para evitar perda de umidade, e 24 horas aps foram desmoldados. A metade, ou seja, 30 corpos de prova, foi colocada em um tanque com gua, encontrado no interior do laboratrio, e a outra metade foi posicionada em local aberto, exposto s intempries naturais.

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

Figura 1 corpos de prova imersos

Figura 2 corpos de prova ao ar livre

4.7. Ensaios de rompimento


Foi utilizada uma mquina computadorizada de medio da resistncia compresso, conforme prescrito na NBR 5739 (ABNT, 1994). Os corpos de prova foram capeados devidamente, para que a prensa pudesse agir uniformemente na superfcie do cilindro. Em cada data de rompimento, foram rompidos trs corpos de prova imersos em gua e trs expostos ao ar livre.

Figura 3 Prensa hidrulica para compresso axial

5.

ANLISE E INTERPRETAO DOS RESULTADOS

Visando-se alcanar o mximo de preciso, caracterstica necessria no controle tecnolgico de concreto, em todos os clculos foram utilizadas trs casas decimais. A anlise foi feita por meio de comparaes de resultados de resistncia. A tabela abaixo mostra os dias e as datas de rompimento da pesquisa.

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

Tabela 5 - idades de rompimento dos corpos de prova

Moldagem dos corpos de prova: 05/09/11 Idades 3 dias 7 dias 14 dias 28 dias 40 dias 50 dias 70 dias 90 dias 100 dias Datas de rompimento 08/09/11 12/09/11 19/09/11 29/09/11 08/10/11 18/10/11 07/10/11 27/11/11 07/12/11

importante ressaltar que a pesquisa est em andamento. De acordo com a NBR 5739 (ABNT, 2007), cada data de rompimento de corpos de prova cilndricos de concreto apresenta uma tolerncia de desvio de horrio de rompimento, as quais esto apresentadas na tabela a seguir.
Tabela 6 tolerncia de desvio de horrio de rompimento de acordo com a idade do concreto

Rompimento Tolerncia 24 horas 3 dias 7 dias 28 dias 60 dias 90 dias 0,5 hora 2 horas 6 horas 24 horas 36 horas 48 horas

Os grficos a seguir expem os dados obtidos atravs das mdias dos rompimentos dos corpos de prova na mquina de compresso axial:

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

RESISTNCIA (MPa)

25 24 23 22 21 20 cura ao ar imerso

Grfico 2 - Resistncia aos 3 dias

Analisando-se os rompimentos no 3 dia, observa-se que a variao de resistncia mnima entre os resultados dos corpos nas duas situaes. Portanto, a influncia da cura por imerso, embora ligeiramente percebida, ainda no suficientemente clara.
29 RESISTNCIA (MPa) 28 27 26 25 24 23 22 cura ao ar imerso

Grafico 3 - Resistncia aos 7 dias

A partir da anlise comparativa entre as duas situaes, j possvel perceber uma diferena mdia de 3,355 MPa entre o dois grupos. Ou seja, o grupo imerso apresentou resistncia mdia 13,56 % maior do que o grupo ao ar livre.
33 RESISTNCIA (MPa) 32 31 30 29 28 27 26 cura ao ar imerso

Grfico 4 - Resistncia aos 14 dias

Avaliando-se o rompimento aos catorze dias, pode ser observada novamente uma discrepncia entre as duas situaes. A diferena entre as resistncias dos dois grupos manteve-se em 3,355 MPa, o que equivale a uma resistncia mdia 11,52% superior por parte do concreto imerso, em relao ao exposto.

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

6.

CONCLUSO

Para todos os fins, os objetivos almejados foram satisfatrios, apresentando resultados confiveis desde o incio do processo de experimento. Pde ser verificado que nas idades de 7 dias e de 14 dias o concreto apresentou um acrscimo de resistncia de mais de 10% em relao ao curado ao ar livre, dado que comprova a eficincia do processo de cura e a importncia do uso desse procedimento na construo civil. Esto previstos, para o perodo posterior criao deste artigo, mais seis ensaios de compresso dos corpos de prova. Nestes ensaios, esperado um progresso das resistncias dos dois grupos de corpo de prova, assim como um aumento da diferena entre as resistncias compresso, sendo sempre maiores as resistncias do grupo imerso em gua. Esta pesquisa poder apresentar dados importantes para o conhecimento sobre o uso do mtodo de cura por imerso em materiais de concreto convencional produzidos em obras diversas da construo civil.

7.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 5738: Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 5739: Ensaio de compresso de corpos de Prova cilndricos de concreto. Rio de Janeiro, 2007. ______. NBR 12655: Concreto de cimento Portland Preparo, controle e recebimento procedimento. Rio de Janeiro, 2006. SANTANA, L.; COSTA, F. Anlise da resistncia compresso de concretos com cura mida e sem cura. Salvador.

You might also like