You are on page 1of 485

Universidade de Braslia - UnB Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

AEROPORTOS
Profa. Yaeko Yamashita, Ph.D.

Braslia, 2012

Transportes

o deslocamento de bens ou produtos

Transportes

Estrutura Semntica do Transporte Ceftru/MT-2007

Transporte s Finalidade do Transporte: o


atendimento das necessidades do sujeito (sejam elas de carter pessoal, social ou econmico, necessidades essas que no sero tratadas aqui).

Meio de Transporte: aquilo que realiza, executa o transporte, mediando o sujeito de transporte com o objeto de transporte. Compe-se de um conjunto de elementos fsicos e lgicos, que perfazem um sistema designado de sistema de transporte

Objeto do Transporte: aquilo cujo deslocamento demandado pelo sujeito e movimentado no processo de transporte. Pode constituir-se de pessoas ede cargas. Sujeito do Transporte: quem possui a inteno de deslocar o objeto e aciona o meio de transporte para que o transporte seja realizado.

Transporte
Altera

Planejamento de Transporte
Tem composto por

Mobilidade

Objetivos do Planejamento

composto por

Eficincia do Transporte

composto por

Eficcia do Transporte

Mobilidade: a propriedade do objeto que pode ser transportado; Mobilidade, do radical mobili, quer dizer caracterstica daquilo que mvel, portanto uma caracterstica do objeto que sofre a ao , e no do sujeito, que age. Nesse sentido, a mobilidade traduz a idia da possibilidade do objeto ser transportado. Essa possibilidade depende, essencialmente, da acessibilidade.

Eficcia do Transporte: a propriedade do transporte quando este atende aos requisitos de integridade do objeto, tempestividade e assertividade.

Eficincia do Transporte: a propriedade do transporte quando eficaz e produzido com o mnimo de insumos e externalidades negativas. So condies para a eficincia do transporte: a eficincia de mercado e a eficincia de produo.

Planejamento de Transporte
Eficincia de Mercado: a propriedade do mercado de transporte quando este oferece: competitividade de preos, opes de servios de transporte, equilbrio entre oferta e demanda, grau de competio na estrutura de mercado.

EFICIENCIA

Eficincia na Produo: a propriedade do sistema de transporte quando este apresenta, para os mesmos resultados, custos mnimos de produo do transporte. Estes custos se decompem em: custos dos servios de transporte, custos de infra-estrutura e externalidades negativas.

Planejamento de Transporte

EFICCIA

Assertividade: a propriedade do transporte que indica que o objeto de transporte chegou ao destino estabelecido. Tempestividade: a propriedade do transporte que iniciado e finalizado no momento pactuado, contratado. Integridade do Objeto: a propriedade do transporte que no acarreta em danos ou perdas.

A REDE SEMNTICA - Mobilidade Objetivos do Planejamento


composto por

Mobilidade
determinado por

Acessibilidade
composto por composto por

Acessibilidade do Meio pelo Objeto


determinado por

Acessibilidade do Meio pelo Sujeito


ndice de Cobertura

Disponibilidade espacial Compatibilidade do meio com o objeto Capacidade fsica do meio

Capacidade da Via Capacidade do Terminal

Fluxo atual mximo de veculos Capacidade do Terminal

MOBILIDADE

Acessibilidade: a propriedade do meio de transporte que pode: (i) ser acionado pelo sujeito, e (ii) pode transportar o objeto. Acessibilidade do Meio pelo Objeto: a propriedade do meio que pode transportar o objeto. So condicionantes desta acessibilidade: a capacidade fsica do meio, a compatibilidade do meio com o objeto e a disponibilidade espacial do meio. Acessibilidade do Meio pelo Sujeito: a propriedade do meio que pode ser acionado pelo sujeito. So condicionantes desta acessibilidade: a capacidade financeira do sujeito e a disponibilidade temporal do meio.

A REDE SEMNTICA Mobilidade


Objetivos do Planejamento
composto por

Mobilidade
determinado por

Acessibilidade
composto por composto por

Peso mdio do preo do transporte na renda do sujeito Peso mdio do preo do transporte no preo do produto Continuidade do servio de transporte Taxa de utilizao efetiva da infraestrutura Freqncia do servio

Acessibilidade do Meio pelo Sujeito


determinado por

Capacidade financeira Disponibilidade temporal


determinado por

Continuidade Recorrncia

A REDE SEMNTICA - Estrutura Base Rede Semntica

Transporte
Altera

Planejamento de Transporte
Tem composto por

Mobilidade

Objetivos do Planejamento

composto por

Eficincia do Transporte

composto por

Eficcia do Transporte

A REDE SEMNTICA Eficcia


Objetivos do Planejamento
composto por

Eficcia do Transporte
determinado por

Tempestividade Pontualidade

Integridade do objeto
determinado por

Dano ao objeto Total de pessoas vitimadas durante o transporte

Perda da carga

Assertividade

Taxa mdia de carga danificada

A REDE SEMNTICA - Estrutura Base


Transporte
Altera

Planejamento de Transporte
Tem composto por

Mobilidade

Objetivos do Planejamento

composto por

Eficincia do Transporte

composto por

Eficcia do Transporte

A REDE SEMNTICA Eficincia Objetivos do Planejamento


composto por

Eficincia
composto por

Eficincia de mercado

Eficincia de produo

Eficincia de mercado Competitividade do preo do servio


determinado por

Tarifa unitria Frete unitrio Preo unitrio de utilizao da infraestrutura Total de opes de servio de transporte Oferta existentes entre um par O/D existente para passageiros no par O/D Oferta

Competitividade do preo do uso da infra-estrutura Opes de servio de transporte

Equilbrio oferta / demanda

Demanda Atendida Demanda Potencial Diversidade de prestadores

Demanda atendida de carga Demanda atendida de Quantidade de passageiros prestadores de servio de transporte Participao do prestador de servio de transporte no mercado

Grau de competio do mercado

Grau de concentrao de mercado

A REDE SEMNTICA Eficincia


Eficincia de produo

determinado por

Custo do servio

Custo da infraestrutura

Externalidades ao meio ambiente

Eficincia de produo Custo com Equipamento Custo de Insumos Custo do servio Custo de Servio de Suporte Consumo energtico Tributos

Participao mdia dos custos com aquisio de equipamentos na receita bruta De Aquisio mdia dos prestadores de servio de transporte Preo unitrio mdio do insumo i Participao mdia dos De Manuteno custos com manuteno Variao mdia de preo de cada insumo para de equipamentos produo de transporte na receita bruta Tempo mdio de mdia dos prestadores de Tempo mdio parado carregamento e Participao mdia dos custos com servio servio de transporte Participao mdia do custo com insumos na De Degradao esperando descarregamento por de suporte na receita bruta dos prestadores receita bruta mdia dos prestadores de carregamento e unidade de carga de servio de transporte servio de transporte descarregamento Taxa de consumo energtico Tempo de Tempo mdio parado de percurso embarque esperando e embarque Participao dos tributos na receita bruta unitrio mdio desembarque e desembarque por mdia dos prestadores de servio de transporte passageiros

Tempo

Tempo de Percurso Tempo de Transferncia

Tempo de E/D ou C/D Tempo de Espera para E/D ou C/D

Planejamento de Transporte
Capacidade Financeira do Sujeito: a posse, por parte do sujeito, de recursos financeiros suficientes para acionar o sistema de transporte. Capacidade Fsica do Meio: a quantidade mxima de objetos de transporte que o sistema comporta. Compatibilidade do meio com o objeto: a conformidade das propriedades do meio com as do objeto (tipo de carga ou passageiro). Competitividade do Preo do Servio de Transporte: a propriedade do preo que atrativo e vantajoso para a competio comercial dos servios de transporte. Competitividade do Preo de Uso da Infra-Estrutura de Transporte: a propriedade do preo de uso da infra-estrutura que atrativo e vantajoso para a competio comercial da infraestrutura.

Planejamento de Transporte
Consumo Energtico: a quantidade de energia utilizada para a produo do transporte. Continuidade do Servio: a no interrupo na oferta do servio de transporte. Custos com Equipamentos: So os custos de aquisio, manuteno e degradao de equipamentos. Custos de Aquisio de Equipamentos: So os custos de compra de equipamentos necessrios produo do servio. Custos de Construo da Infra-Estrutura: So os custos envolvidos no processo de produo de infra-estruturas antes no existentes. Incluem-se os tributos, e custos de insumos, equipamentos e servios. Custos de Degradao da Infra-Estrutura: So os custos pela perda da aptido da infra-estrutura para a produo do transporte dentro das condies de eficcia.

Planejamento de Transporte
Custos de Degradao de Equipamentos: So os custos decorrentes do processo de perda da aptido dos equipamentos para desempenho de suas funes de produo de transporte. Custos de Explorao da Infra-Estrutura: So os custos envolvidos no processo de explorao econmica da InfraEstrutura. Incluem-se os tributos, e custos de insumos, equipamentos e servios. Custo da Infra-Estrutura: So custos de construo, manuteno, explorao e aqueles decorrentes da degradao da InfraEstrutura. Custos de Insumos: So os custos dos recursos essenciais para a realizao do transporte. Custos de Manuteno da Infra-Estrutura: So os custos envolvidos no processo de manter a aptido das infra-estruturas para a produo do transporte dentro das condies de eficcia. Incluem-se os tributos, e custos de insumos, equipamentos e servios.

Custos de Manuteno de Equipamentos: So os custos de manter a aptido de veculos, balanas, radares etc. para o desempenho de suas funes no processo de produo do transporte. Capta os custos decorrentes da Degradao de Equipamentos. Custo do Servio: So custos da produo do servio de transporte. Incluem se: o consumo energtico; custos de insumos, de servios de suporte e equipamentos; tributos e tempo. Custos de Servios de Suporte: So os custos de servios auxiliares na realizao do transporte (ex. servio de rastreamento, seguros, escolta). Dano ao Objeto: qualquer alterao indesejada em propriedades do objeto, ocorrida durante o transporte. Demanda Atendida: a totalidade de transporte efetivamente realizada pelos servios de transporte. Demanda Potencial: a totalidade de transporte necessria para atender s necessidades dos mais diversos sujeitos. Demanda Potencial para carga ser desconsiderada devido ao fato de no ter sido encontrado nenhuma demanda no atendida para o transporte de carga devido a falta de transporte.

Planejamento de Transporte

Transporte: o deslocamento intencional de pessoas ou cargas.

Sistema de Transporte
Conjunto de partes (veculos, vias, terminais) que interagem entre si de modo promover o deslocamento de pessoas e mercadorias, segundo a vontade dos usurios e regras de controle prestabelecidas Entradas Pessoas Mercadorias Combustvel Materiais Mo-de-obra etc... Sistema de Transporte Vias Terminais Veculos Fluxos de: Veculos Passageiros Cargas Sadas Pessoas e mercadorias transportadas Rudo Poluio do ar etc...

Sistema de Transporte
Um conjunto de facilidades e instituies organizado para distribuir seletivamente uma qualidade de acesso em uma rea urbana (Wingo e Perloff apud Bruton); Relao entre o sistema de demanda (desejos e necessidades dos usurios) e o de suporte (infra-estrutura, ou produo do servio de transporte: da infra-estrutura fsica ao plano operacional) (Febbraro e Sacone); Uma cadeia de transporte concebida de forma a que as diferentes operaes envolvidas se liguem num conjunto to eficiente quanto possvel (Stopford); e Um conjunto de elementos que determinam aes para o transporte ocorrer (Costa).

Sistema de Transporte
Objetivo do Sistema de Transporte: a proviso das condies necessrias ao deslocamento.

A existncia de um sistema de transporte no implica a existncia de movimento, pois a deciso da realizao do transporte, portanto de acionar o meio de transporte, cabe exclusivamente ao sujeito de transporte. Sistema de Transporte: so componentes coordenados e organizados que permitem e realizam o transporte.

Sistema de Transporte
Sistema de Transporte Rodovirio Semi-Urbano de Sistema de Transporte Passageiros
composto por

Elementos Fsicos

Elementos Lgicos

composto por

composto por

Infra-estrutura

Estrutura Normativa Estrutura de Produo Estrutura Funcional Estrutura de Gesto Estrutura PolticoInstitucional

Equipamentos Insumos de Equipamentos

Sistema de Transporte
Componentes Fsicos do Sistema de Transporte: So as infra-estruturas e equipamentos. Componentes Lgicos do Sistema de Transporte: So as estruturas normativa, funcional, de gesto, de produo e institucional, essenciais para a consecuo do deslocamento. Componentes do Sistema de Transporte: So os elementos que compem o sistema de transporte. Os componentes do sistema de transportes so de natureza fsica e lgica (Morlok, 1978; Manheim, 1979; Meyer e Miller, 1984; Setti e Widmer, 1997; Khisty e Lall, 1998). Os elementos fsicos referem se aos elementos construdos, materiais. J os componentes lgicos dizem respeito s estruturas essenciais para a realizao do transporte.

Sistema de Transporte
Equipamentos: So os veculos, a sinalizao e os equipamentos de controle (velocidade, peso etc.). Estrutura de Controle: a forma de organizao dos elementos do sistema de transporte para a manuteno de conformidade do sistema de transporte com os parmetros definidos. Estrutura Funcional: a forma de organizao dos elementos fsicos segundo as finalidades do sistema de transportes (a movimentao). Estrutura Institucional/Poltica: a forma de organizao dos diversos atores de forma a repartir as responsabilidades e competncias acerca do funcionamento, produo e manuteno do sistema de transporte. Estrutura Normativa: o conjunto de legislao, normas tcnicas, contratos, convenes e regimentos que versam sobre o sistema de transporte. Estrutura de Produo (Cadeia Produtiva): a forma de organizao dos servios e dos processos de produo de bens necessrios para o transporte. Infra-estrutura: So as vias e demais construes (terminais, galpes, centros de distribuio etc.).

Planejamento de Transporte
Carta dos Andes apud Ferrari: o processo de ordenao e previso para conseguir, mediante a fixao de objetivos e por meio de uma ao racional a utilizao tima dos recursos de uma sociedade em uma determinada poca; Nilson apud Correia: a aplicao sistemtica do conhecimento humano para prever e avaliar cursos de ao alternativos, com foco na tomada de decises adequadas e racionais para serem usadas em aes futuras; Megginson et al: o desenvolvimento de um programa para a realizao de objetivos e metas organizacionais, com a escolha de um curso de ao e a deciso do que, quando e como fazer; Ahuja: estipular objetivos e, ento, determinar programas e procedimentos para o alcance desses objetivos. tomar decises para o futuro, olhar mais adiante; Vasconcellos: um processo essencialmente poltico, em que as partes interessadas negociam solues para os problemas, dentro de uma arena de conflitos em que diferentes modelos de planejamento so usados como ferramentas. Fonte:Tedesco (2007)

- Processo de Planejamento
imagemobjetivo objeto diagnstico princpios e valores problema objetivos metas avaliao

Estratgico

instrumentos de financiamentos

Ttico

diretrizes

estratgias

instrumentos de atuao

programa

avaliao

instrumentos de publicizao

Operacional

veiculao meios de comunicao

implementao

avaliao

monitoramento

Planejamento de Transporte
Nvel estratgico Objeto: O objeto o foco de atuao do planejamento. A partir da determinao do objeto se identificam os atores, os limites de interveno sobre o objeto e os conhecimentos necessrios abordagem adequada. Imagem-Objetivo A imagem-objetivo a sntese do estado desejado do objeto (conjunto das diferentes expectativas dos atores) para onde devem ser dirigidos os esforos do planejamento. No se inclui juzo de valor sobre as expectativas dos atores, nem qualquer considerao sobre viabilidade.

Planejamento de Transporte
Diagnstico O diagnstico deve apresentar uma viso completa e detalhada de forma suficiente do estado do objeto do planejamento, para que seja possvel comparar o estado atual com a imagem-objetivo, permitindo o levantamento dos problemas e causas na etapa seguinte. Problema O Problema a existncia de uma diferena entre um estado atual e uma expectativa ou referencial acerca de um objeto. Princpios e valores Os princpios e valores buscam garantir a aceitabilidade das aes e a integridade de variveis que no devem ou no podem ser afetadas pelas aes previstas no Plano. Os princpios so elementos primeiros e inviolveis. Todo desenvolvimento de diretrizes, estratgias e aes deve levar em considerao estes elementos.

Planejamento de Transporte
Objetivos A partir do conjunto de causas de cada problema so definidos os objetivos, ou resultados para solucionar o problema. Os objetivos podem ser entendidos como a negao da problemtica (Matus apud MCidades, 2006). O nvel de detalhamento dos objetivos deve corresponder maturidade e conhecimento do grupo de atores. Metas As metas so resultados com prazo definido, em que so especificados o que, onde e quando fazer. Elas refletem o compromisso poltico, o horizonte de realizao (curto, mdio e longo-prazo) e as prioridades polticas e tcnicas, colocadas no espao e no tempo, de forma conjunta, garantindo sua viabilidade como projeto poltico e sua exeqibilidade.

Planejamento de Transporte
Nvel ttico Diretrizes As diretrizes so as linhas gerais condutoras do desenvolvimento das estratgias, sendo, portanto, o primeiro passo na definio do plano de ao. Podem indicar a dimenso de atuao do objeto e o problema sobre o qual deve ser construdo. Estratgias As estratgias so opes para o alcance dos objetivos que os tomadores de deciso possuem na forma de conjuntos de projetos e aes. So desenvolvidas num contexto de limitao de recursos, capacidade de controle e de poder de presso, e so delimitadas pelas diretrizes. Sua implementao depende da capacidade de sua base poltica. Programas So tradues de estratgias em conjuntos de aes complementares para objetivo.

Planejamento de Transporte
Instrumentos de atuao Esses instrumentos se referem definio/aceitao das atribuies dos atores, da estrutura institucional de gesto. A inteno a assuno das responsabilidades das instituies. Instrumentos de financiamento Os instrumentos de financiamento so definidos como alternativas de proviso de recursos financeiros necessrios para o desenvolvimento do projeto/ao, j que a disponibilidade desses recursos est relacionada viabilidade de uma estratgia ou de um programa. Instrumentos de Publicizao Esses instrumentos so definidos para a difuso de dados e informaes importantes para diversos atores, servindo na etapa de desenvolvimento do plano e na sua implementao.

Planejamento de Transporte
Nvel operacional Veiculao /meios de comunicao
Atuao relacionada com o instrumento de publicizao.

Implementao
Ficam sob a responsabilidade do nvel operacional a execuo dos programas,projetos e aes. aqui que procedimentos e normas de execuo so definidos e postos em prtica.

Monitoramento
O monitoramento sistematiza as necessidades de informao de cada ator, os referenciais de interpretao e os dados necessrios para as avaliaes. obteno dos dados bsicos para as avaliaes nos trs nveis (operacional, ttico ou estratgico) e pode servir tanto para auditoria e controle, quanto para planejamento, acompanhamento e avaliao.

Avaliao (nvel transversal) A avaliao, com base no monitoramento, permite que se faa o feedback.

Universidade de Braslia - UnB Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

PROJETO DE AEROPORTOS
Profa. Yaeko Yamashita, Ph.D.

UnB / 2012

COMANDO DA AERONUTICO
SEGURANA DE VO

ESTABELECIMENTO DE PADRES

PREVENO

REGULAMENTAO

INVESTIGAO DE ACIDENTES

CERTIFICAO

FISCALIZAO UnB / 2012

COMANDO DA AERONUTICO
A OPERAO SEGURA O PRODUTO FINAL DO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS DIVERSAS REAS

SERVIOS

CURSOS

PESSOAL

OPERADOR

PRODUTO

INDSTRIA

APOIO

UnB / 2012

COMANDO DA AERONUTICA

Tem como uma de suas finalidades apoiar, controlar e desenvolver o transporte areo no Brasil

UnB / 2012

REGULAMENTAO INTERNACIONAL ICAO Organizao da Aviao Civil Internacional


Discutem os direitos e deveres de seus pases membros homogeneizando o transporte areo internacional

IATA- Associao Internacional do Transporte Areo Atravs das companhias areas definem tarifas e condies homogneas para o transporte areo internacional. AACI- Conselho Internacional de Operadores de Aeroportos Rene as principais companhias de operao e administrao de aeroportos; a Infraero a representante do Brasil FAA Administrao Federal da Aviao rgo regulamentador norte-americano, seus padres so reconhecidos internacionalmente UnB / 2012

ICAO Organizao da Aviao Civil Internacional


1- Licenciamento de pessoal 2- Regras do ar 3- Meteorologia 4- Cartas aeronuticas 5- Unidades de medida a serem usadas na comunicao terra ar

Anexos da ICAO

6- Operaes de aeronaves 7- Nacionalidade de aeronaves e marcas de registro 8- Navegabilidade area de aeronaves 9- Facilidades 10 Telecomunicaes aeronuticas 11- Servio de trfego areo 12- Busca e salvamento 13- Investigao de acidentes aeronuticos 14- Aerdromos 15- Servio de informao aeronutica 16- Rudo de aeronaves

UnB / 2012

TRANSPORTE AREO Realizado quase que em sua totalidade pela aviao civil Aviao geral: transporte comercial no regular, privado e especializados Aviao regular: sistema formado por empresas; concessionrias de explorao de servios areos ou cargas

AVIAO CIVIL
UnB / 2012

Sistema de Transporte Rodovirio Semi-Urbano Sistema de Transportede Passageiros


composto por

Elementos Fsicos

Elementos Lgicos

composto por

composto por

Infra-estrutura

Estrutura Normativa Estrutura de Produo Estrutura Funcional Estrutura de Gesto Estrutura PolticoUnB / Institucional

Equipamentos Insumos de Equipamentos

2012

Componentes Fsicos do Sistema de Transporte: So as infra-estruturas e equipamentos. Componentes Lgicos do Sistema de Transporte: So as estruturas normativa, funcional, de gesto, de produo e institucional, essenciais para a consecuo do deslocamento. Componentes do Sistema de Transporte: So os elementos que compem o sistema de transporte. Os componentes do sistema de transportes so de natureza fsica e lgica (Morlok, 1978; Manheim, 1979; Meyer e Miller, 1984; Setti e Widmer, 1997; Khisty e Lall, 1998). Os elementos fsicos referem se aos elementos construdos, materiais. J os componentes lgicos dizem respeito s estruturas essenciais para a realizao do transporte. UnB / 2012

Equipamentos: So os veculos, a sinalizao e os equipamentos de controle (velocidade, peso etc.). Estrutura de Controle: a forma de organizao dos elementos do sistema de transporte para a manuteno de conformidade do sistema de transporte com os parmetros definidos. Estrutura Funcional: a forma de organizao dos elementos fsicos segundo as finalidades do sistema de transportes (a movimentao). Estrutura Institucional/Poltica: a forma de organizao dos diversos atores de forma a repartir as responsabilidades e competncias acerca do funcionamento, produo e manuteno do sistema de transporte. Estrutura Normativa: o conjunto de legislao, normas tcnicas, contratos, convenes e regimentos que versam sobre o sistema de transporte. Estrutura de Produo (Cadeia Produtiva): a forma de organizao dos servios e dos processos de produo de bens necessrios para o transporte. Infra-estrutura: So as vias e demais construes (terminais, galpes, centros de distribuio etc.).

UnB / 2012

Sistema de Transporte Rodovirio Semi-Urbano de Passageiros


composto por

Elementos Fsicos
So compostos por

Elementos Lgicos

Infra-estruturas
composta por

Equipamentos
So compostos por

Insumos de Equipamentos
So compostos por

Vias
So caracterizadas por

Apoio ao TRISUP
composto por

Combustvel GPS Computadores Sensores Equipamento de Comunicao leo Lubrificante Pneus Peas e Acessrios

Estado de Conservao Tipo de Pavimento Situao da Via

Terminal Rodovirio
So caracterizadas por

Estado de Conservao Tipo Acessibilidade nibus


So caracterizados por

Equipamento de Manuteno Veculos de Apoio

Ponto de Parada
So caracterizadas por

Modelo do Veculo Estado de Conservao Tipo Acessibilidade Desempenho do Motor Tipo de Combustvel Capacidade Equipamentos
So compostos por

Garagem
So caracterizadas por

Mobilirio Estado de Conservao Capaciade Localizao Adaptao Acessrios Itens de Segurana Itens de Controle
LEGENDA Elementos usados na caracterizao

Elemento no usados na caracterizao

UnB / 2012

Sistema de Transporte Rodovirio Semi-Urbano de Passageiros


composto por

Elementos Fsicos

Elementos Lgicos

Estrutura Normativa composta por Tarifa Tributao Entidades Representativas Normas dos Veculos Normas Externa ao Sistema Organizao dos Transportes Licitao

Estrutura de Produo composta por Servio


caracterizada por

Estrutura Funcional
composta por

Estrutura de Gesto
composto por

Estrutura PolticoInstitucional
composta por

Itinerrio
So caracterizados por

Gesto operacional

Planejadores

Bsico Complementar

Distribuio Espacial

Controle Fiscalizao

Gestores

Poder Executivo

rea de Cobertura Frota


caracterizada por

Gesto econmica

Poder Legislativo

ONGs Idade Mdia Quilometragem Percorrida Quantidade Pontos de Embarque e Desembarque


So caracterizados por

Acompanhamento do custo de produo dos servios e dos insumos Controle da venda de bilhetes Controle da demanda Operadores

Operadores

caracterizada por

Tipo de nibus Operante

Pontos de Parada

So caracterizados por

Reserva Quantidade Adaptao

Controle das tarifas Usurios Auditoria e Controladoria Convnios rgo gestor Integrao Tempo de acesso Empresas operadoras Transbordo Sociedade Terminais

Linhas
So caracterizadas por

Localizao

Modo de acesso

Gesto das relaes institucionais

Acessibilidade Itinerrio Turnos Frequncia Horios Dias Extenso Tempos de percurso

Gesto administrativa
So caracterizados por

caracterizado por

Tempo de Viagem

Velocidade de percurso Intervalo entre paradas

Quantidade

Licitao Contratos
caracterizado por

Localizao Modo de acesso

Quantidade de viagens Acessibilidade Quantidade de passageiros Usurios em geral

Registros das empresas e frota Tempo de acesso Transferncia do direito de explorao e do controle acionrio

caracterizado por

Tipo de Atendimento Preferencial Custo de Produo Servios

Obrigatrios

Complementares

LEGENDA Elementos usados na caracterizao

Forma de Pagamento Tarifa Bilhetagem

UnB / 2012

Elemento no usados na caracterizao

ANAC- Agncia reguladora e fiscalizadora do SAC; sucedeu o DAC INFRAERO - administrao e operao dos aeroportos de interesse federal SAC SECRETARIA DA AVIAO CIVIL DEPARTAMENTOS AEROVIRIOS ESTADUAIS- rgos da estrutura executiva dos Estados, responsveis pela operao dos aeroportos de interesse ESTADUAL E REGIONAL PREFEITURAS MUNICIPAIS conveniadas com o Comando da Aeronutica (aerdromos ou aeroportos de interesse LOCAL E COMPLEMENTAR UnB / 2012

ANAC
uma autarquia especial, com independncia administrativa, personalidade jurdica prpria, patrimnio e receitas prprias para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requerem, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada).

Funes
a) manter a continuidade na prestao de um servio pblico de mbito nacional; b) zelar pelo interesse dos usurios; c) cumprir a legislao pertinente ao sistema por ela regulado, considerados, em especial, o Cdigo Brasileiro de Aeronutica, a Lei das Concesses, a Lei Geral das Agencias Reguladoras e a Lei de Criao da ANAC.

UnB / 2012

Atribuies e Competncias
1) outorgar concesses de servios areos e de infraestrutura aeronutica e aeroporturia; 2) regular essas concesses; 3) representar o Brasil em convenes, acordos, tratados e atos de transporte areo internacional com outros pases ou organizaes internacionais de aviao civil; 4) aprovar os planos diretores dos aeroportos; 5) compor, administrativamente, conflitos de interesse entre prestadores de servios areos e de infraestrutura aeronutica e aeroporturia (arbitragem administrativa); 6) estabelecer o regime tarifrio da explorao da infraestrutura aeroporturia; 7)contribuir para a preservao do patrimnio histrico e da memria da aviao civil e da infraestrutura aeronutica e aeroporturia; 8) regular as atividades de administrao e explorao de aerdromos, inclusive as exercidas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia (Infraero).

UnB / 2012

UnB / 2012

DECEA
O Departamento de Controle do Espao Areo (DECEA) tem por misso planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas ao controle do espao areo, proteo ao voo, ao servio de busca e salvamento e s telecomunicaes do Comando da Aeronutica.

UnB / 2012

COMAR
Constitucional: defender a Ptria; garantir os poderes constitucionais; e garantir a lei e a ordem, por iniciativa de qualquer dos poderes constitucionais. Atribuies Subsidirias: cabe Aeronutica, como atribuio subsidiria geral, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, na forma determinada pelo Presidente da Repblica. Misso Sntese:MANTER A SOBERANIA DO ESPAO AREO NACIONAL COM VISTAS DEFESA DA PTRIA

UnB / 2012

SAC
A Secretaria de Aviao Civil - SAC uma secretaria ligada Presidncia da Repblica. Elabora estudos e projees relativos aos assuntos de aviao civil e de infraestruturas aeroporturia e aeronutica civil. Cabe Secretaria formular e implementar o planejamento estratgico do setor; elaborar e aprovar os planos de outorgas para explorao da infraestrutura aeroporturia; administrar recursos, fundos e programas de desenvolvimento da infraestrutura de aviao civil; e coordenar os rgos e entidades do sistema de aviao civil.
UnB / 2012

Universidade de Braslia - UnB Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

AEROPORTOS
Profa. Yaeko Yamashita, Ph.D.

AEROPORTOS 1. INTRODUO PBLICO


HOM OLOGADO
AERDROMO: toda rea destinada a pouso, decolagem e movimentao de aeronaves

PRIVADO
R EGI STR ADO

AEROPORTOS
So aerdromos pblicos dotados de instalaes e facilidades para apoio de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.

AEROPORTOS
SISTEMA AEROPORTURIO
ESPAO AREO EM ROTA ESPAO AREO DA TMATraffic Management Advisor

Sistema da Superfcie Area REA DE ESPERA

Lado ar

PISTA DE POUSO PISTA DE SADA SISTEMA DE PISTA DE TXI REA DO PTIO/GATE (POSIO)
TERMINAIS DE PASSAGEIROS E/OU CARGA AREA

Lado terra

CIRCULAO E ESTACIONAMENTO Fluxo de aeronaves Fluxo de passageiros SISTEMA DE ACESSO TERRESTRE AO AEROPORTO

AEROPORTOS SISTEMA AEROPORTURIO


BAA DE GUANABARA

LEGENDA 1 - Pista principal 2 - Pista secundria 3 - Pista de txi 4 - Ptio de aeronaves 5 - Terminal de passageiros 6 - Edifcio garagem

7 - Hangaragem e manuteno 12 - rea Militar 8 - Servio de apoio s companhias 13 - Servios de apoio 9 - Posto de abastecimento da INFRAERO das aeronaves 10 - Edifcio comercial 11 - Equipamento de rampa

AEROPORTOS 2. CLASSIFICAES DE AEROPORTOS

Congonhas Santarm Galeo-Santos Tancredo Neves Dumont Guarulhos


A - PORTARIA B - OPERACO C - FUNCIONALIDADE D - FSICA E - COMERCIAL

AEROPORTOS 2. CLASSIFICAES DE AEROPORTOS


A - Classificao quanto a Portaria Segundo a Portaria 1019 - Artigo 28 para efeito de projeto e construo de aerdromos.

PISTA PRINCIPAL
Comprimento Mnimo (m) Largura Mnima (m)

D 750 23

E 600 18

2100 1500 900 45 45 30

AEROPORTOS 2. CLASSIFICAES DE AEROPORTOS


B - Classificao quanto a Operao B.1 - Pista de Pouso por Instrumento

Pista destinada a operao de aeronaves utilizando auxlios no visuais.

B. 2 - Pista de pouso sem Instrumento

Pista destinada a operao de aeronaves usando procedimentos para aproximao visual.

AEROPORTOS 2. CLASSIFICAES DE AEROPORTOS


B - Classificao quanto a Operao
B.1- Pista de Pouso por Instrumento por Instrumento: servida por um auxlio no visual e possuindo pelo menos orientao direcional adequada a uma aproximao reta.

Aproximao

I FR - Instrumental Flight Rules - Regras de Vo por R VR VFR I LS GCA

instrumento - Runway Visual Range - Alcance Visual Horizontal de pista, mede a visibilidade da pista. - Visual Flight Rules - Regra de Vo Visual. - Instrumental Landing System - Sistema de Pouso por Instrumento. - Ground Control Approach - um radar mais utilizado pelos aerdromos militares.

AEROPORTOS
B - Classificao quanto a Operao
B.1- Pista de Pouso por Instrumento

Aproximao de Preciso
CAT1
Servida por auxlio de aproximao ILS ou GCA e auxlios visuais destinadas a operaes at uma altura de deciso de 60m e um RVR de at 800m. Servida por ILS e auxlios visuais, destinada a operaes at uma altura de deciso de 30m e um RVR de at 400m Servida por ILS, no sendo aplicvel altura de deciso e: CAT3a - servida por auxlios visuais, destinada a operaes com RVR de at 200m; CAT3b - servida por auxlios visuais, destinada a operaes com RVR de at 50m; CAT3c - destinada a operaes sem ajuda de referncia visual externa, com auxlio de radares

CAT2

CAT3

AEROPORTOS 2. CLASSIFICAES DE AEROPORTOS


B - Classificao quanto a Operao
B.2 - Pista de Pouso sem Instrumentos

Pista destinada a operao de aeronaves usando procedimentos para aproximao visual.

AEROPORTOS 2. CLASSIFICAES DE AEROPORTOS


C - Classificao quanto a Funcionalidade
O DAC apresentou uma classificao funcional para indicao de melhorias necessrias a infraestrutura aeroporturia em funo da demanda anual de passageiros - dap, e do movimento anual de aeronaves - maa.
Demanda anual de Acima de 2 Mov. Passag.-dap milhes Anual aeronaves-maa Maa> de 150.000 A1 50.000>maa<150.000 maa<50.000 A2 A3 Entre 20mil e 2milhes B1 B2 B3 Abaixo de 20 mil

C1 C2 C3

AEROPORTOS 2. CLASSIFICAES DE AEROPORTOS


D - Classificao Fsica Aeronave de referncia
Seria aquela para a qual est sendo planejado o uso da pista e que requeira as maiores dimenses para sua operao regular.

Comprimento bsico de uma aeronave


a distncia mnima necessria para operao numa pista sem declividade, sem efeito de ventos, sob as condies da atmosfera padro com 15C ao nvel do mar.

AEROPORTOS
D - Classificao Fsica
A classificao adotada pela ICAO tem uma composio alfanumrica com um cdigo de referncia do aerdromo, em que se baseia quase todos os requisitos geomtricos .

O cdigo depende de:


Do comprimento bsico da pista da aeronave de referncia (cdigo numrico). Da condio crtica entre envergadura dessa aeronave. Da distncia entre as bordas mais extremas dos pneus que compreendem o conjunto dos trens principais de pouso, trata-se de uma distncia pouco superior a bitola da aeronave.

AEROPORTOS 2. CLASSIFICAES DE AEROPORTOS


D - Classificao Fsica CDIGO DE REFERNCIA DO AERDROMO

Nmero Comprimento Letra Enverga- Bitola(m) Cdigo (m) Cdigo dura (m)
1 2 3 At 799 800 - 1199 1200-1799 A B C At 14,9 15-23,9 24-35,9 At 4,4 4,5-5,9 6,0-8,9

>1800

D E F

36-51.9 9,0-13,9 52-64.9 9,0-13,9 65,0-79,9 14,0-15,9

AEROPORTOS 2. CLASSIFICAES DE AEROPORTOS


E - Classificao Comercial
As instrues para concesso e autorizao de construo, homologao, registro, operao,manuteno e explorao de aeroportos civis brasileiros apresenta classificao baseada em:

Tipo de uso: Pblico e Privado Cdigo de Referncia

COMPRIMENTO DE PISTA - L 1 < 800 2 800 < L > 1200 3 1200 < L > 1800 4 > 1800

AEROPORTOS 2. CLASSIFICAES DE AEROPORTOS


E - Classificao Comercial Cdigo de Referncia
LARGURA DE PISTA L(m) A/B 30 C 45 D/E > 45

Tipo de Operao: visual ou instrumental

Distribuio de Peso de Aeronaves

Universidade de Braslia - UnB Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

PROJETO DE AEROPORTOS

AERONAVES
Profa. Yaeko Yamashita, Ph.D.

Braslia, 2005

AERONAVES
1. INTRODUO
O conhecimento de suas caractersticas, suas exigncias e suas tendncias so fundamentais no desenvolvimento de um projeto ou mesmo no planejamento de um aeroporto

AERONAVES

performance - exigncias de pista gerao de rudo capacidade de passageiros e ou cargas capacidade de combustvel caractersticas de peso tipos de trens de aterrissagem poltica operacional freqncia de operao

AVIO

Componentes: Asas: geram as foras de sustentao para o voo

AERONAVES
1. INTRODUO
Envergadura comprimento * Distncia entre os eixos dos trens principais * Base Peso mximo de decolagem Peso mximo de aterrissagem Peso operacional vazio Peso zero combustvel Motores Carga paga Define a geometria do lado areo do aeroporto Dimenso da pista e seus cruzamentos e curvaturas Definem as condies de operao em termos de comprimento da pista

AERONAVES
DIMENSES DE UMA AERONAVE

bitola envergadura

cauda

AERONAVES
ASA

Reta

trapezoidal

elptica

flexa

AERONAVES
ASA

Enflechamento negativo

Flecha dobrada

De geometria varivel

Em Delta

AERONAVES
ASA

Delta com canard

Delta com times

Delta dobrada

Ogival

AERONAVES
TIPOS DE FUSELAGEM

1 - para vo subsnico ( abaixo vel. Som) 2 - para vo supersnico (acima vel. Som) 3 - para vo subsnico e grande capacidade de carga 4 - para vo supersnico e alta capacidade de manobra 5 - Hidroavio 6 - para vo hipersnico

AERONAVES
2. COMPATIBILIDADE ENTRE AERONAVES E AEROPORTOS
Compatibilidade entre os que atuam no planejamento, projeto e operao de aeroportos, como tambm os que projetam e operam as aeronaves.

Comprimento da pista - peso Largura da pista - bitola e envergadura Pavimento - peso e trem de pouso Pontes de embarque - altura da porta Balizamento - posio do piloto e altura do motor Hidrantes de combustvel - ponto de alimentao na aeronave Veculos de combate a incndio - comprimento e largura da fuselagem

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE

A. B. C. D. E. F. G.

Tipos de Motor Desempenho Custo de operao Rudo Raio de giro Distribuio do peso esttico Vrtices de ponta de asa

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE A. TIPOS DE MOTOR
Os motores a jato das aeronaves de transporte podem ser classificados em :

Turbojato: consiste do compressor,


cmara de combusto e turbina na parte posterior do motor.

Turbofan:

essencialmente um turbojato ao qual foi acrescentado um disco de lminas (hlices) de grande dimetro. Esse disco de lminas denominado de "fan" (ventilador).

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE A. TIPOS DE MOTOR
Turbojato:).

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE A. TIPOS DE MOTOR
Turbojato:).

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE A. TIPOS DE MOTOR
Turbofan:).

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE A. TIPOS DE MOTOR
Turbofan:).

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE A. TIPOS DE MOTOR
Turbofan:

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE B. DESEMPENHO
Motor de melhor rendimento expressa atravs de unidade de massa de combustvel consumida por unidade de tempo e por unidade de empuxo funo do peso da aeronave, altitude e velocidade de vo.

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE C. CUSTO DE OPERAO

A composio do custo operacional de uma aeronave fator decisivo na anlise de sua adequabilidade no atendimento de determinado tipo de mercado.

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE D. RUDO

MOTORES parte mveis: fan, compressor e a turbina jato: mistura do ar quente que sai do motor em alta velocidade com o ar frio do ambiente (decolagem) pouso

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE E. RAIO DE GIRO

Define a geometria dos movimentos realizados no solo pelas aeronaves definida pela ponta de asa, nariz e cauda.

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE F. DISTRIBUIO DO PESO ESTTICO

A distribuio do peso da aeronave entre o trem de nariz e os principais funo do tipo da aeronave e da localizao do seu centro de gravidade.

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE G. VRTICES DE PONTA DE ASA

O deslocamento do ar nas asas, gerando a sustentao para a aeronave, provoca durante o vo, uma esteira de turbulncia no ar, que so os vrtices, criando um redemoinho no ar. Exigindo assim, um separao em termo de distncia, de tal forma que garanta a disperso da turbulncia.

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE G. VRTICES DE PONTA DE ASA

AERONAVES
3. CARACTERSTICAS DE AERONAVES DE TRANSPORTE G. VRTICES DE PONTA DE ASA

Universidade de Braslia - UnB Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

CONTROLE DE TRFEGO AREO


Profa. Yaeko Yamashita, Ph.D.

CONTROLE DE TRFEGO AREO


CONCEITO

um conjunto de atividades para garantir a mxima segurana navegao area, atuando na rea de aproximao e de aerdromo. Objetivo

preveno acelerar e manter ordenado o fluxo de trfego

CONTROLE DE TRFEGO AREO AEROVIAS


um corredor no espao areo navegvel iniciando-se a partir de certa altura, como 210m acima do solo, ou conforme determinado pela FAA, e no qual existam auxlios navegao area. Apresenta largura determinada.

As aerovias apresentam

- auxlio a navegao area - controle de trfego areo,

CONTROLE DE TRFEGO AREO


Diretoria de Eletrnica e Proteo ao Vo (DEPV)

o rgo encarregado do planejamento e controle do trfego areo, que adota as normas e mtodos recomendados pela O.A.C.I., ressalvando as restries ou modificaes apresentadas pelo Governo Brasileiro.

CONTROLE DE TRFEGO AREO


ESPAO AREO SOB JURISDIO DO BRASIL Compreende:

ESPAO AREO INFERIOR ESPAO AREO SUPERIOR

limite vertical inferior : solo ou gua limite vertical superior : nvel de vo FL245 fligh level-(7.500 m) limites laterais: indicados nas cartas de
radionavegao

limite vertical inferior: FL245 inclusive limite vertical superior: ilimitado limite laterais: indicados nas cartas de radionavegao.

AWY INFERIORES

FL 245

FL145

TMA

AWY SUPERIORES
FL 245

FL145

TMA

FL 245

TMA

SEM UMA AEROVIA INFERIOR ASSOCIADA

FL 245 FL 145

TMA

FL 245

CTA
FL 145

TMA

CONTROLE DE TRFEGO AREO


ESPAO AREO SOB JURISDIO DO BRASIL Compreende:

Espao Areo Controlado Regio de Informao de Vo Espao Areo Condicionado

CONTROLE DE TRFEGO AREO


ESPAO AREO CONTROLADO SOB JURISDIO DO BRASIL Constitui-se de:

ATZ Zonas de trfego de Aerdromo CTR Zona de Controle de Trfego TMA - reas de Controle Terminal CTA rea de controle UTA rea de Controle Superior

CONTROLE DE TRFEGO AREO


ESPAO AREO CONTROLADO Zona de Trfego de Aerdromo ATZ

Espao estabelecido em torno de um aerdromo para proteo do trfego. Envolve o circuito de trfego e as reas de manobras de um aerdromo Estabelece um espao controlado para o trfego VFR Configurao varivel, limite lateral 2-5NM e limite inferior o solo ou gua

CONTROLE DE TRFEGO AREO


ESPAO AREO CONTROLADO Zona de Controle - CTR

Espao areo envolvendo um ou mais aerdromos prximos e; Capaz de conter as trajetrias dos procedimentos de aproximao e sada por instrumentos; Possui configurao varivel- limite lateral entre 8-15NM e limite inferior o solo ou gua

CONTROLE DE TRFEGO AREO


ESPAO AREO CONTROLADO rea de Controle Terminal - TMA

rea de controle situada na confluncia de rotas ATS e envolve os procedimentos de chegada e sada de um ou mais aerdromos. Contm uma ou mais CTR e estabelece um espao areo controlado adicional para as aproximaes e sadas de um mesmo aerdromo Configurao Varivel- limite lateral entre 40-50 NM

CONTROLE DE TRFEGO AREO


ESPAO AREO CONTROLADO rea de Controle - CTA

Compreende as aerovias, as reas de controle terminal e outras partes do espao areo inferior.

CONTROLE DE TRFEGO AREO

ESPAO AREO CONTROLADO rea Superior de Controle - UTA

Compreende as aerovias superiores e outras partes do espao superior

CONTROLE DE TRFEGO AREO


ESPAO AREO SOB JURISDIO DO BRASIL
REGIES DE INFORMAES DE VO - FIR

um espao areo de dimenses horizontais e verticais definidas pela DEPV, dentro do qual so proporcionados ser inferiores o ou servio de informao de vo e o servio de alerta. Podero areo. superiores, obedecendo os mesmos limites do espao

CONTROLE DE TRFEGO AREO


ESPAO AREO SOB JURISDIO DO BRASIL
REGIES DE INFORMAES DE VO - FIR

FIR Amaznica FIR Recife FIR Curitiba FIR Atlntico

CONTROLE DE TRFEGO AREO


ESPAO AREO SOB JURISDIO DO BRASIL
ESPAOS AREOS CONDICIONADOS

Podem ser : rea restrita R: vos permitidos sob condies prestabelecidas ex:treinamento de aeronaves militares rea proibida P: vo no permitido ex:sobrevo de segurana nacional rea perigosa D : espaos com riscos potenciais ex:lanamentos de foguetes

CONTROLE DE TRFEGO AREO


SERVIO DE TRFEGO AREO

Prevenir colises entre aeronaves em vo, entre aeronaves e veculos ou obstculos na rea de manobras e ainda acelerar e manter ordenado o fluxo de trfego areo; Manter as separaes mnimas estabelecidas entre as aeronaves Dar orientao e informaes teis para a conduo segura e eficiente dos vos; Orientar e instruir as aeronaves na execuo dos procedimentos de espera, chegada e sada Notificar aos rgos apropriados a respeito de aeronaves que necessitam de ajuda de busca e salvamento

CONTROLE DE TRFEGO AREO


SERVIO DE TRFEGO AREO

Controle de Trfego Areo Informao de Vo Alerta

CONTROLE DE TRFEGO AREO

SERVIO DE CONTROLE DE TRFEGO AREO

Servio de Controle de rea Servio de Controle de Aproximao Servio de Controle de Aerdromo

CONTROLE DE TRFEGO AREO


SERVIO DE CONTROLE DE REA - ACC

Tem por finalidade manter a separao entre as aeronaves voando dentro da rea de controle inferior ou superior, refazendo o controle do fluxo de aeronaves coordenadamente.

CONTROLE DE TRFEGO AREO


SERVIO DE CONTROLE DE REA - ACC SEPARAES ENTRE AERONAVES Separao mnima a distncia mnima vertical, lateral e longitudinal, pela qual as aeronaves so separadas por meio da aplicao dos procedimentos de controle de trfego areo. Vertical at FL 290 300m 290 - 450 600m alm de FL 450 1200m lateral de 110km longitudinal de 15 min.

Horizontal

CONTROLE DE TRFEGO AREO SERVIO DE CONTROLE DE TRFEGO AREO CONTROLE DE APROXIMAO


Tem por finalidade separar e ordenar as aeronaves que esto dentro de uma rea terminal de controle para pouso.

A velocidade mxima de 460km/h

CONTROLE DE TRFEGO AREO SERVIO DE CONTROLE DE TRFEGO AREO SERVIO DE CONTROLE DE AERODROMO
Aberto: permitido vo visual e vo por instrumento ou em casos menos favorveis apenas o vo instrumental Fechado: no permitido o vo visual ou em casos bastante crticos no permitindo qualquer tipo de operao Impraticvel: num determinado momento (alagamento por chuvas) Interditado: por acidentes na pista

CONTROLE DE TRFEGO AREO

SERVIO DE INFORMAO DE VO

prestado com a finalidade de proporcionar avisos e informaes teis para a realizao segura e eficiente dos vos

CONTROLE DE TRFEGO AREO

SERVIO DE ALERTA

prestado para notificar os rgos apropriados a respeito das aeronaves que necessitam de ajuda de busca e salvamento e para auxiliar no que for necessrio.

CONTROLE DE TRFEGO AREO AUXLIOS NAVEGAO AREA


1 - Visuais

diurno - compreendem as marcas de


pistas e ptios e balizamento noturno

noturno - compreendem os sistemas


de iluminao 2 - Radionavegacional

podem ser de auxlio em rota, pouso, aproximao e rolamento podem ser de uso nas pistas e ptios, terminais de passageiros e cargas

3 - Outros equipamentos

CONTROLE DE TRFEGO AREO


1 Auxlios Visuais A - Auxlios Visuais Diurno As marcas de pista so essenciais para o uso eficiente e seguro do aeroporto. Variam segundo a classificao da pista:
1 - pista para pouso sem instrumentos - visual 2 - pistas de aproximao por instrumentos: a - marcas de eixo de pista b - marcas de designao de pista c - marcas de cabeceira d - marcas de distancias fixas e - marcas de ponto de espera 3 - pista de aproximao de preciso: - (a) a (e) f - marcas da zona de toque g - faixas laterais

CONTROLE DE TRFEGO AREO


1 Auxlios Visuais B - Auxlios Visuais Noturnos Dar condies aos pilotos de efetuarem a aproximao, o pouso a circulao e a decolagem noite em condies visuais.
1 - pista para pouso : - luzes de obstculos - sistema de luzes de aproximao - luzes de bordo de pista - luzes de fim de pista - luzes de eixo de pista - luzes de zona de toque 2 - pista de taxi: - luzes de bordo de pista - luzes de eixo de pista - luzes de sada de pista - luzes de parada de pista

CONTROLE DE TRFEGO AREO


1 Auxlios Visuais B - Auxlios Visuais Noturnos

VASIS - sistema visual de indicao de trajetria

um auxlio luminoso empregado mesmo ao dia, que fornece ao piloto uma informao quanto ao seu posicionamento (acima abaixo) relativo a uma trajetria de aproximao especfica.

CONTROLE DE TRFEGO AREO


2 Auxlios Radionavegacionais Abrangem todos os equipamentos que em solo ou em vo fornecem algum tipo de auxlio s aeronaves, ou a controladores de trfego areo no solo.
NDB VOR DME ILS MLS Radar Torre de Controle

CONTROLE DE TRFEGO AREO


2 Auxlios Radionavegacionais

NDB

Non Diretional Beacon ou rdio farol, consiste de um transmissor no solo emitindo ondas eletromagnticas no direcionais que, ao serem captadas por receptores de bordos dotados de antenas direcionais, propiciam a informao de direo do sinal recebido- seu alcance pode ser de at 270 km quando o transmissor tem potncia de 1 KW As marcaes so poucas precisas (noturno) e em vo prximo a formaes meteorolgicas

CONTROLE DE TRFEGO AREO


2 Auxlios Radionavegacionais

VOR
Very High Frequency Om ni R adio - emite um sinal
que fornece ao piloto informaes de azimute e pode ser usado no desenvolvimento do procedimento de aproximao instrumental de no preciso. O local ideal para a sua implantao no ponto mais alto nas vizinhanas do aerdromo, ter o terreno nivelado, livre de qualquer obstculos num raio de pelo menos 900 metros Oferece marcaes seguras e precisas

CONTROLE DE TRFEGO AREO


2 Auxlios Radionavegacionais

DME

Distance M easure Equipm ent - emite sinais que fornece


ao piloto a sua distncia do aparelho transmissor associado ao VOR no mesmo abrigo, formando um sistema que permite a total orientao do piloto DME pode responder ate 100 aeronaves simultaneamente

CONTROLE DE TRFEGO AREO


2 Auxlios Radionavegacionais

ILS
I nstrum ent Landing System um equipamento de
preciso. um sistema de pouso por instrumento com orientao segura de alinhamento e ngulo de descida quando na aproximao final para uma pista de pouso. Em funo do grau de preciso dos equipamentos de solo, o ILS classificado em 5 categorias:

CONTROLE DE TRFEGO AREO

Sistema ILS

CONTROLE DE TRFEGO AREO


2 Auxlios Radionavegacionais

MLS

M icrow ave Landing system : um avano do ILS,


este exige que a aeronave entre em aproximao reta a mais de 10 km da cabeceira, limitando a partir da, numa fila , a capacidade da pista. - permite aproximaes em direes distintas,com velocidade diferentes, conduzidas em trajetrias de aproximao curvas, para a entrada; - permite procedimentos especiais, devido ao seu largo feixe de controle

CONTROLE DE TRFEGO AREO

Sistema MLS

CONTROLE DE TRFEGO AREO


2 Auxlios Radionavegacionais

RADAR
R adio Detection and R anging so agrupados em:
- primrio: quando a onda emitida se reflete no alvo e retorna e podem ser: radar de rota (400milhas), radar de vigilncia (60), radar de preciso (10) e radar de superfcie com alcance de 5 milhas. - secundrio: quando a onda emitida recebida por um aparelho de bordo e retransmitida em outra freqncia de volta ao transmissor inicial que capta ( receptor).

CONTROLE DE TRFEGO AREO

Radar primrio e radar secundrio

CONTROLE DE TRFEGO AREO


2 Auxlios Radionavegacionais

TORRE DE CONTROLE
Constitui se numa edificao onde so operados um conjunto de equipamentos que possibilitam o controle do espao do aerdromo e de sua operao segura e eficiente; Deve possibilitar aos seus operadores total viso do aerdromo e espao correspondente. Sua altura e localizao, os materiais e a disposio dos equipamentos em seu interior devem satisfazer os princpios objetivos operacionais.

CONTROLE DE TRFEGO AREO


Exemplo de Locao de Alguns Equipamentos

CONTROLE DE TRFEGO AREO

Exemplo de diferena de aproximaes

Universidade de Braslia - UnB

AERONAVES
Profa. Yaeko Yamashita, Ph.D.

Braslia, 2012

COMPONENTES DO PESO DE UMA AERONAVE O peso de uma aeronave um dos fatores determinantes na anlise do comprimento necessrio de pista para as operaes de pouso e decolagem. Para isso preciso definir:
Peso vazio de operao Carga paga Peso zero combustvel Carga paga mxima estrutural Peso mximo de rampa Peso mximo estrutural de decolagem Peso mximo estrutural de aterrissagem

COMPONENTES DO PESO DE UMA AERONAVE A. PESO OPERACIONAL VAZIO POV

o peso prprio da aeronave, com todos os itens e equipamentos necessrios ao vo, excludos a carga e o combustvel. No necessariamente constante, pois varia com a configurao de assentos e quantidade de tripulantes.

COMPONENTES DO PESO DE UMA AERONAVE B. CARGA PAGA - CP

o peso composto pela soma dos pesos dos itens que produzem renda para transportar, tais como: passageiros bagagens carga correio

COMPONENTES DO PESO DE UMA AERONAVE C. PESO ZERO COMBUSTVEL - PZC o peso da aeronave carregada sem o combustvel. definido de forma a garantir a integridade estrutural da raiz das asas junto a fuselagem (excessivo momento nas junes das asas).

PZC = POV + CP

COMPONENTES DO PESO DE UMA AERONAVE D. CARGA PAGA MXIMA ESTRUTURAL - CPM

o mximo peso que a carga paga pode alcanar.

CPM = PZC - POV

COMPONENTES DO PESO DE UMA AERONAVE E. PESO MXIMO DE RAMPA - CPR

o peso mximo autorizado para a aeronave manobrar no solo, inclusive do txi cabeceira da pista. pouco superior ao peso mximo estrutural de decolagem (PMED).

COMPONENTES DO PESO DE UMA AERONAVE F. PESO MXIMO ESTRUTURAL DE DECOLAGEM - PMED

o peso mximo autorizado para decolagem por razes de integridade estrutural. composto do POV mais CP mais peso do combustvel para a etapa e reservas regulamentares.

COMPONENTES DO PESO DE UMA AERONAVE G. PESO MXIMO ESTRUTURAL DE ATERRISSAGEM PMEA o peso mximo autorizado de modo a garantir a integridade do conjunto dos trens de pouso. Aeronaves para longos percursos tem os trens de pouso projetados para PMEAs bem inferiores aos PMEDs; Aeronaves destinados para curtos trechos de vo, apresentam PMEAs prximos a PMEDs

QUANTIDADE DE COMBUSTVEL No incio da decolagem, parte do peso de uma aeronave consiste do combustvel. Quantidade necessria:
o indispensvel para a viagem reservas exigidas pelos regulamentos governamentais

A quantidade depende da distncia a percorrer, velocidade. Condies meteorolgicas na rota, altitude do vo e da carga paga. As reservas so fixados por regulamentos federais, que dependem da etapa a cumprir,das condies de trfego areo da distncia at um aeroporto alternativo.

DETERMINAO DO PESO DA AERONAVE


Peso vazio de operao POV + Carga Paga - CP + Combustvel

NO POUSO:

Peso Op.Vazio POV + Carga Paga CP + Reservas de Combustvel NO DEVE EXCEDER O MXIMO ESTRUTURAL DE POUSO PERMITIDO!!!

PESO DE DECOLAGEM

Peso de Pouso + Peso de Combustvel

NO DEVE EXCEDER O MXIMO ESTRUTURAL DE DECOLAGEM PERMITIDO!!!

COMPOSIO DO PESO DA AERONAVE


Peso Vazio de Operao 45% Carga Res. CombusPaga Comb tvel 14% 6% para Viagem 35%

Transporte a jato de grande raio de ao

Peso de Pouso

Peso Mximo de Decolagem

COMPOSIO DO PESO DA AERONAVE


Peso Vazio de Operao 62% Carga Paga 18% Res. CombusComb tvel 5% para Viagem 15%

Transporte a pisto de mdio raio de ao

Peso de Pouso Peso Mximo de Decolagem

DESEMPENHO DA AERONAVE E COMPRIMENTO DA PISTA O comportamento da aeronave durante a operao de pouso e decolagem influenciado por alguns parmetros do local onde se situa o aeroporto e da prpria aeronave. AEROPORTO Altitude Temperatura Declividade da pista Direo do vento Velocidade do vento AERONAVE Peso de decolagem e de pouso Caractersticas aerodinmicas Caracterstica dos motores

REQUISITO PARA HOMOLOGAO DE AERONAVES A homologao das aeronaves nos USA segue a regulamentao conhecidas como FAR Federal Aviation Regulations. a. b. c. d. e. f. g. h. Velocidade de deciso (V1) Velocidade de rotao (VR) Velocidade de decolagem (Vlof) Velocidade de incio de subida (V2) Distncia de decolagem (TOD) Distncia de rolamento para decolagem (TOR) Distncia de acelerao e parada (ASD) Distncia de aterrissagem (LD)

REQUISITO PARA HOMOLOGAO DE AERONAVES a. VELOCIDADE DE DECISO (V1) Essa velocidade determina o procedimento a ser adotado pelo piloto no caso de falha de um motor. Se a falha ocorrer antes de ser alcanada a V1 o piloto deve interromper a decolagem. Velocidade escolhida pelo operador da aeronave, considerando suas caractersticas operacionais, como a velocidade crtica de decolagem. O valor de V1 para cada aeronave limitado inferior e superiormente, podendo assumir qualquer valor entre estes limites.

REQUISITO PARA HOMOLOGAO DE AERONAVES b. VELOCIDADE DE ROTAO - VR a velocidade na qual o piloto inicia a rotao da aeronave retirando o trem de nariz do solo.
c. VELOCIDADE DE DECOLAGEM - VLOF

a velocidade que aeronave adquire sustentao e abandona o solo, pouco superior a velocidade de rotao.
d. VELOCIDADE DE INCIO DE SUBIDA - V2

a mnima velocidade de incio de subida alcanada quando a aeronave se encontra a 10,7m de altura em relao a pista.

FALHA DE MOTOR POUSO (I)

DECOLAGEM NORMAL

PROCEDIMENTO DE DECOLAGEM

Stopway -

Clearway -

REQUISITO PARA HOMOLOGAO DE AERONAVES e. DISTNCIA DE DECOLAGEM - TODA

a distncia definida analisando a operao de decolagem com e sem falha de um motor.


Observa-se na operao com ocorrncia de falha, a distncia percorrida pela aeronave desde o incio da corrida at o ponto em que atinge velocidade de subidaV2. Observa-se essa mesma distncia, no caso de operao sem falha, majorando encontrado por 15%. A maior dentre essas duas distncias definida como TODA.

REQUISITO PARA HOMOLOGAO DE AERONAVES f. DISTNCIA DE ROLAMENTO PARA DECOLAGEM - TORA Observa-se na operao com ocorrncia de falha, a distncia percorrida pela aeronave, para, partindo da mobilidade atingir o ponto mdio entre o ponto em que velocidade de decolagem - Vlof alcanada e o ponto em que o incio de subida - V2 alcanada. Observa-se essa mesma distncia, no caso de operao sem falha (normal), majorando-a de 15%. A maior dentre essas a TORA.

REQUISITO PARA HOMOLOGAO DE AERONAVES g. DISTNCIA DE ACELERAO E PARADA - ASDA a distncia necessria para acelerar a aeronave de imobilidade at, aps a ocorrncia de falha de um motor, sua completa parada. h. DISTNCIA DE ATERRISSAGEM - LDA Distncia necessria para a aeronave, tendo sobrevoado a cabeceira da pista a 15m de altura desacelerar at a imobilidade, majorada de 67%. Isto , a distncia de aterrissagem real prevista para se realizar em 60% do que lhe reservado.

Distncia Declarada

Distncia Declarada

< bordercolor="blue">

Exemplo 1 Dadas as caractersticas de um aeroporto, e considerando a aeronave B-737-300, com motores CFM 56-3B1, determine:
a) o peso mximo de decolagem admissvel pela pista; b) as etapas para 100% e 80% de carga paga, considerando-se o peso de decolagem admissvel; c) a carga para para cumprir uma etapa de 400NM.

Caractersticas do aeroporto: - Pista de pouso e decolagem = 1500m x 45m - Elevao: nvel do mar (SL) - Vento: nulo - Gradiente de pista: zero - Temperatura: 30C

A) BACO 3.3.2 (TAKE OFF RUNWAY LENGTH REQ - STD + 15C) Comprimento de pista: 1500m Nvel do mar (SL) Peso de decolagem admissvel - PDADM

PDADM = 50.500kg
B) BACO 3.2.3 (PAYLOAD/RANGE) 100% CP = 15.400kg - POV + 100% CP = 48.300kg 80% CP = 12.320kg - POV + 80% CP = 45.220kg 100%CP - NO HA ALCANCE 80%CP - 450NM DE ALCANCE 43.680 - 32.900 = 10.780kg C) ETAPA = 750NM POV + CP = 43.680kg CP = 10.780kg 70% CP

1NM = 1.852km

Universidade de Braslia - UnB Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

PROJETO DE AEROPORTOS

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO

Profa. Yaeko Yamashita, Ph.D.

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO DOCUMENTOS UTILIZADOS:


Aerovirio Nacional Rede de Aeroportos Plano Aerovirio Estadual De Aeroportos Metropolitanos

Diretor Aeroporturio Aeroportos Plano Bsico ou Especfico de Zona de Proteo de Aerdromo Bsico ou Especfico de Zoneamento de Rudo

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO PLANO AEROVIRIO NACIONAL


DEFINIO
o principal documento de planejamento da infraestrutura do sistema de aviao civil que inventaria, classifica e define o desenvolvimento dos principais aeroportos integrantes da rede aeroporturia nacional. Definir a rede aeroporturia nacional. Inventariar e avaliar o conjunto de aeroportos mais importantes em operao no Brasil.

OBJETIVOS

Planejar o desenvolvimento da infra-estrutura aeroporturia de acordo com a poltica do Ministrio da Aeronutica. Quantificar e priorizar a aplicao de recursos a serem investidos na expanso e no desenvolvimento da infraestrutura aeroporturia.

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO PLANO AEROVIRIO ESTADUAL

DEFINIO

Instrumento macrodiretor da poltica desenvolvimento do sistema estadual aeroportos, aprovado pelo Ministrio Aeronutica.

de de da

OBJETIVOS

Determinar as diretrizes e metas fundamentais que devem ser seguidas e alcanadas at cada horizonte de planejamento estabelecido. Determinar os recursos essenciais para o pleno desenvolvimento da infra-estrutura aeronutica no interior dos estados.

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO PLANO AEROVIRIO METROPOLITANO


DEFINIO
Documento que estabelece os requisitos da infraestrutura aeronutica para atender s necessidades imediatas e futuras do transporte areo de uma rea metropolitana. Recomendar a localizao e as caractersticas de novos aeroportos, bem como a natureza do desenvolvimento dos existentes. Definir a poca e os desenvolvimento proposto. OBJETIVOS custos estimados do

Relacionar o planejamento do sistema com a poltica e os planejamentos co-relacionados para a rea, com nfase para o transporte de superfcie, uso do solo e meio ambiente. Fornecer a base para o planejamento individual de cada aeroporto do sistema.

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO PLANO DIRETOR

Conjunto de diretrizes que orienta a implantao e desenvolvimento do aeroporto de maneira ordenada e ajustada evoluo do transporte areo, objetivando uma melhor aplicao de investimentos. DEFINIO fundamental para a construo ou ampliao do aeroporto, garantindo a harmonizao pelas diversas fases de crescimento, sem desperdcios e em compatibilidade com: o meio ambiente, o progresso da comunidade e os outros fatores intervenientes.
.

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO ASPECTOS LEGAIS DO PLANEJAMENTO A Constituio Federal estabelece em seu Art. 21 e 22: de competncia privada da Unio legislar sobre o Direito Aeronutico, bem explorar diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso, a navegao area, aeroespacial e a infra-estrutura aeroporturia.

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO CDIGO BRASILEIRO DE AERONUTICA Art. 43 - As propriedades vizinhas aerdromos e das instalaes de auxlios navegao esto sujeitas a restries especiais.

Restries ao uso das propriedades quanto a


edificaes, instalaes, culturas agrcolas e objetos de natureza permanente ou temporria, e tudo que possa embaraar as operaes de aeronave ou causar interferncia nos sinais dos auxlios navegao ou dificultar a visibilidade.

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO RESTRIES So especificadas pela autoridade aeronutica, mediante aprovao dos seguintes planos, vlidos respectivamente, para cada tipo de auxlio navegao area:
1- Plano Bsico da Zona de Proteo de Aeronutica; 2- Plano de Zoneamento de Rudo; 3- Plano Bsico de Zona de Proteo 4- Planos de Proteo e Auxlio Navegao Area

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMOS

O Plano de Proteo contempla as seguintes reas: Faixa de pista reas de aproximao reas de decolagem reas de transio reas horizontal interna e externa

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO

Diretriz adotada com o intuito de prevenir o


surgimento ou evitar o agravamento do processo de urbanizao em direo aos aeroportos.

Tem por objetivo compatibilizar o uso do solo no


entorno dos aeroportos com os efeitos de rudo aeronutico, de forma a possibilitar no s o desenvolvimento das unidades aeroporturias, como tambm reduzir as interferncias da poluio sonora nas comunidades prximas.
Fonte:Marilda

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO

Estes Planos so formados pelas curvas de nvel


de rudo e de restries ao uso do solo.

IPR- ndice ponderado de rudo, que corresponde


ao nvel mdio de rudo gerado pelas aeronaves, sendo que no perodo noturno (22:00 -7:00) sofre um acrscimo de 10 dB - Mtodo utilizado no Brasil para a criao das curvas.
Fonte:Marilda

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO VALORES DE IPR E REAES COMUNITRIAS


Valor do IPR < 65 ambiente pouco ruidoso 65-75 ambiente medianamente ruidoso > 75 ambiente extremamente ruidoso Reao da Comunidade Exposta Nenhuma reclamao esperada Esperado grande volume de reclamaes Esperado reclamaes generalizadas Possibilidade de ao comunitria em prol da reduo do rudo
Fonte:Marilda

PLANEJAMENTO AEROPORTURIO
PLANO BSICO DE ZONEAMENTO DE RUDO - PBZR

Criado

para

atender

aeroportos

cujo

nmero de movimentos anuais previstos , para at vinte anos seja inferior a seis mil.

Fonte:Marilda

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO PLANO DIRETOR um conjunto de documentos que apresenta a orientao para a implantao e desenvolvimento de um aeroporto ou aerdromo.

Importncia:

Implantao de novos aeroportos Modernizao e expanso dos existentes

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO

DIRETRIZES

Tais diretrizes e critrios contm os dados fundamentais que devero ser considerados na elaborao, atualizao ou reviso dos Planos Diretores Aeroporturios.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO PLANO DIRETOR A elaborao/reviso obedecer a uma seqncia de etapas que visa a facilitar os trabalhos de avaliao, previso, diagnstico e proposta para o desenvolvimento da infra-estrutura aeroporturia. Estas etapas so denominadas:
1 - Informaes Bsicas 2 - Estudos Preliminares 3 - Estudo de Alternativas 4 - Planejamento Geral do Aeroporto

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


1 fase faseInformaes Bsicas: Consiste no levantamento dos - Informaes Bsicas: dados necessrios e suficientes para a realizao dos estudos preliminares do aeroporto. 2 fase faseEstudo Preliminares: a avaliao dos dados - Estudos Preliminares: coletados para a determinao dos requisitos do aeroporto. 3 Escolha do Local: a escolha do local, por 3 -faseEstudo de Alternativas: comparao dos vrios locais indicados nas fases anteriores para implantao de um novo aeroporto.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


4 - Planejamento Geral do Aeroporto

Consiste no estabelecimento da configurao do aeroporto, com indicao de seus elementos mais importantes, proposio para uso da terra e zona de proteo do aeroporto, planejamento da rea terminal e das vias de acesso e plano de viabilidade econmica e financeira.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


1 FASE - INFORMACES BSICAS

1- Nome da regio, localizao geogrfica, representada em mapas e plantas com indicao do Norte Verdadeiro e do Norte Magntico; 2- Dados histricos que permitam visualizar o desenvolvimento, a necessidade da existncia do aeroporto e a possibilidade de sua ampliao futura; 3- Plantas topogrficas dos terrenos e reas adjacentes, com indicaes de obstculos naturais e artificiais, e da altitude aproximada, com escala compatvel;

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


1 FASE - INFORMACES BSICAS - cont.

4Natureza do solo, tipos de vegetao e sondagens existentes; 5- No caso de ampliao ou melhoramento de um aeroporto, levantamento e anlise das atuais instalaes, indicando as deficincias observadas; 6- Situao atual e projetos existentes com relao ao fornecimento de energia eltrica, as comunicaes, ao abastecimento dgua, ao servio de esgotos e outros;

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


1 FASE - INFORMACES BSICAS- cont.

7Legislao relativa ao uso do solo e execuo de obras na regio; 8- Estudos de planejamento existentes para a regio; 9- Caractersticas gerais e situao das rodovias, ferrovias e portos existentes ou planejados, na regio ou em suas vizinhanas; 10- Jazidas construo. e indstrias de materiais de

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


1 FASE - INFORMACES BSICAS - cont.

11Mo-de-obra especializada ou no, na regio; 12- Dados de carter ambiental, como ecologia da rea e possvel impacto do rudo dos avies na comunidade; 13- Dados scio- econmicos relativos populao, aos meios de transportes e outros que possam interessar no estudo da demanda do aeroporto; 14- Dados referentes poltica de transporte aplicao regio.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


1 FASE - INFORMACES BSICAS- cont.

15 - Dados meteorolgicos relativos temperatura, vento, chuva e ocorrncia de nevoeiro; 16 - Aeroportos prximos, que podero servir como alternativa; 17-Particularidade que possam afetar as operaes de vos por instrumento (IFR) e visual (VFR); 18 - Condies sanitrias locais; 19 - Potencial turstico da regio;

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


1 FASE - INFORMACES BSICAS- cont.

20- Nos casos de implantao ou ampliao de um aeroporto, estatsticas relativas ao movimento do prprio aeroporto e outro existentes na cidade e na regio indicando:
i - Passageiros, carga e correio ( totais anuais e por hora de pico em trfego domstico e internacional, separadamente); Ii - Movimento de aeronaves- pousos e partidas anuais e por hora de pico, dividindo em operaes locais, as que no saem do controle da torre do aeroporto; operao intinerante, s demais, separados os vos domsticos dos internacionais; Iii - Tipos de aeronaves que operam ao aeroporto.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


2 FASE - ESTUDOS PRELIMINARES

Os

estudos

preliminares

constam

da

anlise

avaliao das informaes bsicas coletadas, tendo em vista a determinao dos requisitos essenciais ao empreendimento a ser desenvolvido (ampliao ou implantao de aeroporto) com base nos estudos da demanda e da capacidade diante das diretrizes e critrios estabelecidos.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


2 FASE - ESTUDOS PRELIMINARES

1- Estudo da demanda do Transporte Areo: Esse estudo deve ser desenvolvido com base na anlise dos elementos coletados, estabelecendo as projees da demanda no horizonte de tempo pr-definido nas diretrizes.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


2 FASE - ESTUDOS PRELIMINARES

2- Estudo da Capacidade da Infra- Estrutura Aeroporturia

a. rea de movimento de aeronaves estimativas do nmero mximo de operaes de aeronaves que o conjunto de pista deve acomodar, durante um determinado perodo e fluxo contnuo.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


2 FASE - ESTUDOS PRELIMINARES

2- Estudo da Capacidade da Infra- Estrutura Aeroporturia

b. rea terminal - estimativa da capacidade individual de um dos elementos da rea terminal, ou seja posies de estacionamento de aeronaves, ptios, estao de passageiros, estao de carga, hangares, estacionamento de veculos terrestres e outros servio;

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


2 FASE - ESTUDOS PRELIMINARES

2- Estudo da Capacidade da Infra- Estrutura Aeroporturia

c. Espao areo - estimativa da capacidade do espao areo em funo da natureza das operaes (IFR e VFR), da proximidade de outros aeroportos e da presena de obstculos;

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


2 FASE - ESTUDOS PRELIMINARES

2- Estudo da Capacidade da Infra- Estrutura Aeroporturia

d. Vias de acesso de superfcie - estimativa da capacidade das vias de acesso em termos de veculos por unidade de tempo, decorrente do transporte de carga e de pessoas, considerando-se passageiros, funcionrios. acompanhantes, visitantes e

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR


3 FASE ESCOLHA DO STIO

a escolha do local onde vai ser implantado o aerdromo. A tarefa consiste em selecionar a opo que gere menos inconvenientes para o aeroporto e a comunidade.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


1. CRITRIOS DE ESCOLHA DE STIO

Aspectos relativos a comunidade envolvendo


questes ecolgicas e de preservao de riquezas ambientais ou histricas.

Deve se constituir em um n da malha viria. Deve harmonizar com a comunidade a ser servida. Distar prximo suficiente garantindo boa
acessibilidade.

Distar longe o bastante para evitar que os


inconvenientes gerados pelo servio perturbem a comunidade.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


1. CRITRIOS DE ESCOLHA DE STIO - REQUISITOS

Boa proximidade do centro gerador de demanda. Vizinhana despovoada mas com chance de se tornar
rentvel. Servios pblicos disponveis (gua, energia, telefone etc). Facilidade para obteno de materiais para construo e mo de obra. rea plana, altitude baixa e temperatura no elevada. Solo com suporte e condies de drenagem adequada. Meteorologia e ventos compatveis. Espao areo desobstrudo e possibilidades de expanso.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


1. CRITRIOS DE ESCOLHA DE STIO - REQUISITOS

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


1. CRITRIOS DE ESCOLHA DE STIO - REQUISITOS

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Tipo de desenvolvimento das reas vizinha (rudo e


plano da zona de proteo); Condies meteorolgicas (vento e visibilidade); Acessibilidade; Disponibilidade para expanso; Presena de outros aeroportos; Obstculos; Economia de construo (topografia e tipo de sub-leito); Disponibilidade de necessidades (gua e energia); Proximidade da demanda.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


2. PROCEDIMENTOS DE ESCOLHA DE STIO

Modelos matemticos Ponderao de critrios


operacionais (horizonte livre e meteorologia adequada). Caractersticas tcnicas e econmicas (economia de construo, servios pblicos disponveis e fcil ampliao). Distncia-tempo (acessibilidade e distncia ao centro gerador (AIRJ - 40/35/20 Regio Amaznia 15/60/25).

Facilidades

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


3. DOCUMENTOS PRELIMINARES

Cartas de configurao geogrfica relevo. Cartas geolgicas - natureza do solo e custo de


terraplenagem. Planos de urbanizao existente - infra-estrutura existente e projetada. Cadastro para avaliao de desapropriaes. Documentaes sobre zonas interditadas, perigosas ou reservadas. Relatrios sobre as condies meteorolgicas regionais -vento, nevoeiros, chuvas, neves etc.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES

Impactos Ambientais

Efeitos da qualidade do ar nas vizinhanas dos


aeroportos; Efeitos ambientais globais; Poluio das guas e dos solos nas reas vizinhas; Gerenciamento dos resduos slidos dos aeroportos; Efeitos causados por acidentes aeronuticos, incidentes ou procedimentos de emergncia; Vias de acesso e sistema de transporte; Rudo aeronutico; Fonte:Marilda Econmico

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES A- Efeitos da Qualidade do Ar nas Vizinhanas dos Aeroportos

avaliado em funo das emisses dos


motores das aeronaves, dos veculos e equipamentos do aeroporto, do trfego de acesso e de outras fontes em terra, como incineradores, centrais de fornecimento de energia e aquecimento.

Os principais efeitos esto relacionados com


emisso dos motores das aeronaves e emisso dos veculos - equipamentos dos aeroportos do Fonte:Marilda trfego de acesso e demais fontes.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES A1- Emisso dos Motores das Aeronaves

A OACI apresenta padres para o controle da


emisso dos gases atravs da homologao dos motores (a verso 2 do Anexo estabelece em 93 uma reduo de 20% de NOx - xido de nitrognio).

No Brasil considera-se que os aeroportos com


menos de 1,3 milhes de passageiros por ano, ou com menos de 180 mil movimentos, nos horizontes planejados, no necessitam de anlise especfica Fonte:Marilda quanto a qualidade do ar.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES A2- Emisso dos Veculos e Equipamentos dos Aeroportos

Os veculos so a principal fonte de poluio do ar.


Os veculos dos aeroportos compreendem os: das administraes, das empresas areas e outras concessionrias (push-back, geradores de energia, geradores de presso)

Trfego de acesso - passageiros e empregados. Caminhes de carga. Incineradores de lixo. Fonte:Marilda Geradores de energia eltrica.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES B- Efeitos Ambientais Globais

Destruio da camada de oznio. Contribuio para o aumento do efeito estufa - CO2,


gs metano e os xidos de nitrognio. O impacto causado ainda muito pequeno 2-3% do total mundial.
Fonte:Marilda

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES C- Poluio das guas e dos Solos

Impacto causado por tratamento inadequado de


materiais provenientes do aeroporto como produtos qumicos usados para a limpeza de aeronaves e dos ptios e pistas, vazamento de combustveis e leos e graxas das reas industriais. Os Termos de Referncia para a elaborao de Estudos de Impacto Ambiental detalham os estudos que devem ser realizados para a Fonte:Marilda avaliao deste impacto.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES D- Gerenciamento dos Resduos Slidos dos Aeroportos

Este impacto deve-se disposio de materiais


usados nos servios das aeronaves e na manuteno, alm do lixo proveniente dos terminais, da administrao aeroporturia e dos demais componentes dos aeroportos. No Brasil segundo Resoluo CONAMA 005/93 regulamenta a destinao final do lixo proveniente do dos portos, aeroportos e equipamentos de sade, estabelecendo planos de gerenciamento de resduos slidos.

Fonte:Marilda

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES E- Problemas causados por Acidentes/Incidentes/Emergncia

Este impacto refere-se a acidentes ou incidentes envolvendo o transporte de cargas perigosas e procedimentos de emergncia que resultam em alijamento de combustvel. No Brasil so estabelecidas condies para efetuar o alijamento de combustvel, que incluem a delimitao de reas especficas para tal fim que so normalmente localizadas sobre o mar ou regies no habitadas e menos sensveis aos efeitos danosos dos combustveis. Fonte:Marilda

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES F- Vias de Acesso e Sistema de Transporte

A implantao de, principalmente em reas


desocupadas, pode reas de preservao de conservao da recursos histricos, naturais. provocar interferncia em permanente ou em unidades natureza, bem como nos arquitetnicos, culturais e

Fonte:Marilda

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES G- Rudo Aeronutico

considerado o principal problema ambiental


gerado na operao dos aeroportos, porque afeta diretamente a qualidade de vida de um grande nmero de pessoas que residem nas proximidades dos aeroportos e que, em geral, no so beneficiadas, de forma direta, pelas atividades aeroporturias.
Fonte:Marilda

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO SELEO DE STIO AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES G1- Rudo Aeronutico - Legislao

A reduo produzida por aeronaves foi devido ao


aperfeioamento da tecnologia dos motores.

As aeronaves em operao hoje so 20 dB mais


silenciosas que as produzidas h 30 anos atrs, correspondendo uma reduo em torno de 99% da presso sonora.
Fonte:Marilda

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO


4. INCONVENIENTES G2- Rudo Aeronutico - Legislao

As aeronaves fabricadas nas dcadas de 50 e 60,


equipadas com a primeira gerao de motores a reao, so consideradas ruidosas. Esto proibidas de operar no Brasil desde 31 de dezembro de 2000 -B707, DC08, Caravelle.

As aeronaves fabricadas at outubro de 1977, sendo


consideradas medianamente ruidosas - B727-200, B737-200, DC-09, B747-100 - retirada de 20% ao ano a partir de 31/12/2004 com data limite de matrcula de 31/12/2002 F. FROTA BRASILEIRA - 264 75% pouco ruidosas 25% ruidosas

Fonte:Marilda

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO ELABORAO DO PLANO DIRETOR

Incio do Processo

Consulta Prvia a SAC

Informaes Bsicas

Estudos Preliminares

Estudo das Alternativas

O NO Processo de escolha de Aeroporto stio e destino das comporta o atuais instalaes desenvolvimento a ser SIM Planejamento geral do Proposto ? aeroporto

PLANEJAMENTO PLANO DIRETOR AEROPORTURIO AEROPORTURIO REVISO DO PLANO DIRETOR


No necessita de novos estudos RECUSADA Incorporada automaticamente ao Plano Diretor aprovado

NECESSIDA DE DE REVISO DO PLANO DIRETOR

Consulta prvia A SAC

Necessita de reviso parcial

Estudos para alterar a parte do plano afetada

Necessita de reviso global

Revisar com base em novos estudos preliminares e diretrizes

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO RESPONSABILIDADE NSMA 58-146

Gerar os dados de demanda balizadores do planejamento do transporte areo civil. Manter atualizados e disponveis os critrios de planejamento aeroporturio a serem adotados no Pas. Supervisionar a implementao dos PDIR para fins de avaliao da adeqabilidade e atualizao das diretrizes nele contidas.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO RESPONSABILIDADE NSMA 58-146 ADMINISTRADORES DE AEROPORTOS Elaborar, implementar e revisar os PDIR de acordo com a presente Norma e as demais legislao pertinentes. Manter disponvel para apresentao, quando solicitado no processo de aprovao, dados e estudos. Estabelecer ligao com rgos, civil ou militares, e instituies locais para solucionar questes tcnicas e legais.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO RESPONSABILIDADE NSMA 58-146

Exigir dos administradores de aeroporto o cumprimento do planejamento aeroporturio contido nos PDIR aprovados. Acompanhar a implementao dos PDIR, para efeito de consecuo da responsabilidade contida na alnea anterior.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO COMPETNCIA NSMA 58-146 SAC Elaborar e revisar Planos Diretores Aeroporturios PDIR, quando determinado pela autoridade aeronutica. Analisar, quando executado por terceiros, a elaborao e a reviso de Plano Diretores Aeroporturios. Emitir parecer tcnico sobre as questes relativas ao planejamento aeroporturio contido nos PDIR e suas revises, bem como nas questes relativas implementao destes.

PLANO DIRETOR AEROPORTURIO COMPETNCIA NSMA 58-146 SAC

Fixar critrios e diretrizes especficos de desenvolvimento


a serem aplicados no planejamento dos aeroportos, no que se refere Aviao Civil.

Definir os aeroportos que devero ter Planos Diretores. Propor a implantao de novos aeroportos . Aprovar
Planos Diretores de compartilhados, bem como suas revises. aeroportos no

Encaminhamento para aprovao, os Planos Diretores dos


Aeroportos compartilhados e suas revises.

Geometria lado Ar
Universidade de Braslia - UnB

GEOMETRIA LADO AR

Profa. Yaeko Yamashita, Ph.D.

Geometria lado Ar Geometria do Lado Ar

1 - Pista de Pouso e decolagem 2- Faixas de Pista 3- Pista de txi ou rolamento 4- Ptio de estacionamento das aeronaves Referncia: Anexo XIV da OACI

Geometria lado Ar 1- Orientao da Pista e Nmero de Pistas Depende

a- Regime dos ventos b- Topografia/Obstculos c- Mix de aeronaves d- Rotas areas / localizao de pistas prximas e - Demanda de Trfego

Geometria lado Ar a - Regime dos Ventos

O nmero e a orientao das pistas tal que o coeficiente de utilizao do aerdromo no seja inferior a 95% caso contrrio, dever possuir pistas em diferentes direes e alinhadas na direo dos ventos predominantes no haver pouso decolagem se o valor da componente (0,514 m/s), transversal do vento for superior a: 20 ns para aeronaves cuja pista for a 1500m. 13 ns para aeronaves cuja pista seja entre 1200 e 1500m. 10 ns para comprimentos de pista inferiores a 1200m 1 n = 0,514m/s

Geometria lado Ar b- Topografia / Obstculos

Convm a realizao de uma anlise prvia da declividade do terreno evitando se grandes movimentaes de terra (corte/aterro) e necessrio atentar-se para a existncia de possveis obstculos (morros e edificaes) s rampas de aproximao do aerdromo.

Geometria lado Ar c- Mix de Aeronaves

Dever ser verificado o mix de aeronaves(tipo / freqncia) para analisar a influncia do vento na imposio da direo da pista

Geometria lado Ar d- Rotas areas / localizao de pistas prximas

No havendo influncia do vento e nem significativos movimentos de terra, deve se procurar orientar as pistas de maneira mais compatvel com as rotas areas e tambm de forma a restringir o mnimo possvel as operaes de pouso e decolagem de outros aerdromos prximos

Geometria lado Ar e- Demanda de Trfego

Dever ser verificado se o nmero de pistas compatvel com o movimento previsto de aeronaves. Quando a demanda oscilar entre 50 a 100 operaes por hora, recomenda se a utilizao de pista simples sob condies VFR; em condies IFR a pista simples recomendada entre 50 a 70 operaes por hora

Geometria lado Ar 2- DEFINIO DO COMPRIMENTO DA PISTA

a - mix de aeronaves b - aeronave de projeto c - altitude/ temperatura de referncia / declividade

Geometria lado Ar a- Mix de Aeronaves Utilizado para definir a aeronave de projeto

b- Aeronave de Projeto Pesquisar quais os tipos de aeronaves que utilizaro o aeroporto a ser projetado
aeronaves Comprimento da No. De pouso e pista (m) decolagens previstos 3.900 700 3.100 2.600 3.300 2.200 3.200 2.400

Boeing 707 Boeing 727 Boeing 747 DC-10

Geometria lado Ar C- Altitude / Temperatura / Declividade

1- a temperatura padro ao nvel do mar de 15C e devero ser realizadas as seguintes correes no comprimento da pista de decolagem: 7% para cada 300 metros acima do nvel do mar 1% para cada C de temperatura de referncia acima da temperatura padro.
Obs:se o comprimento de pista de decolagem for mais de 35% um estudo especial deve ser realizado

Geometria lado Ar C- Altitude / Temperatura / Declividade

A temperatura referncia obtida atravs da mdia mensal das temperaturas mximas dirias do ms mais quente do ano. O ms mais quente do ano a que possui a maior temperatura mdia mensal.

Geometria lado Ar C- Altitude / Temperatura / Declividade

Adoo de um fator de acrscimo do comprimento de pista de decolagem de 10% para cada 1% de declividade longitudinal efetiva da pista, obtida pela razo entre a diferena da cota mxima e a cota mnima da pista pelo seu comprimento A correo global (Fg) dada pela expresso: Fg = (1 + fa).(1 + ft).(1 + fd)

Geometria lado Ar Clculo do Comprimento da Pista

Este clculo tem vrias finalidades, entre elas: - dimensionamento de pistas - determinao das condies ( peso, temperatura, etc.) que uma aeronave pode operar numa pista j existente

Geometria lado Ar Clculo do Comprimento da Pista - Limitao na determinao dos pesos

- Fatores Estruturais - Fatores Operacionais: restries da pista: comprimento e obstculos restries quanto a sustentao etapa de vo limitaes do pouso

Geometria lado Ar Caractersticas Estruturais das Aeronaves

Tabela 1 - pag-6.5

Geometria lado Ar Exemplo de clculo de peso de decolagem e aterrissagem

peso de decolagem peso de aterrissagem : peso de decolagem da aeronave no aeroporto de origem menos o peso do combustvel consumido na viagem -( inferior ao valor limitante superior do peso de decolagem)

Geometria lado Ar Exemplo de clculo de peso de decolagem e aterrissagem

Aeronave tipo DC-10-30 com turbinas tipo CF6-50C para aeroporto situado a 661m de altitude e com a temperatura de referncia de 32C. Admitir a necessidade da aeronave cumprir a etapa maior possvel com o mximo de carga paga.

Valor limitante superior do peso de decolagem: 233.604 kg

Geometria lado Ar Exemplo de clculo de peso de decolagem e aterrissagem


Valor limitante superior do peso de decolagem devido a fatores de sustentao para condies locais: 231.300kg

Geometria lado Ar Exemplo de clculo de peso de decolagem e aterrissagem


Valor limitante superior do peso de decolagem devido a imposio de etapa:

Geometria lado Ar Exemplo de clculo de comprimento da pista para decolagem

Os bacos das companhias fornecem como resposta um parmetro chamado distncia de decolagem - TODA. Essa distncia o comprimento de pista necessrio para que a aeronave, na sua operao de decolagem, atinja uma altura de 10,7 m.

Geometria lado Ar Exemplo de clculo de comprimento da pista para decolagem

Geometria lado Ar Exemplo de clculo de comprimento da pista para decolagem

Geometria lado Ar

Exemplo de clculo de comprimento da pista para aterrissagem

a distncia necessria para a aeronave,tendo sobrevoado a cabeceira da pista de 15m de altura e desacelerar at a imobilidade

Geometria lado Ar Exemplo de clculo de comprimento da pista para aterrissagem

Geometria lado Ar Determinar o comprimento de


pista para o operao de decolagem e de pouso da aeronave B-727-200, equipada com turbinas JT8D-17, em uma localidade situada a 661m de altitude com temperatura de referncia de 32 C e declividade longitudinal, efetiva de 0,2%. Admitir a inexistncia de obstculos ao longo da trajetria de decolagem e que se deseja operar a aeronave com o mximo de carga paga e de modo a cumprir a maior a etapa possvel.

EXERCCIO

Geometria lado Ar Exemplo de clculo de comprimento da pista para aterrissagem

Manual-Airplane Characteristics valor limitante superior de peso de decolagem : 94.200kg valor limitante superior de peso de aterrissagem : 72.600kg

Devido fatores estruturais

Geometria lado Ar Comprimento de Pista de decolagem - 3690m

Geometria lado Ar Fator de correo de declividade

Comprimento de decolagem: 3690.( 1+ 0,02) = 3764m

Geometria lado Ar Comprimento de Pista de Aterrissagem -1900m

Geometria lado Ar Geometria da Pista de Pouso e Decolagem

1 - largura da pista 2- acostamento 3- declividade da pista 4- mudana de declividade 5- comprimento e largura da faixa de pouso 6- declividade da faixa de pouso 7- rea de parada e rea desimpedida 8- separao entre pistas Referncia: Anexo XIV da OACI

Geometria lado Ar Caracterstica da Pista

Geometria lado Ar

Geometria lado Ar Distncia Mnima entre Eixos de Pista de pouso e Rolamento

Geometria lado Ar

Geometria lado Ar Distncia Mnima entre eixo de Pista Baia de Espera

Geometria lado Ar Determinao da localizao das sadas de pista

importante para o aumento da capacidade nos grandes aeroportos aumenta o tempo de ocupao por aeronave e conseqentemente reduz a capacidade

Geometria lado Ar Mtodo da FAA para localizao de sada de pista

O mtodo se prende a determinao da distncia percorrida pela aeronave no pouso at alcanar a velocidade de sada

D = Vt - Vs 2a

D = distancia de desacelerao da aeronave no solo Vt = velocidade de toque da aeronave Vs = velocidade de sada da aeronave a = desacelerao da aeronave no solo

Geometria lado Ar Mtodo da FAA para localizao de sada de pista ainda adicionado um comprimento extra que retrata a parte do sobrevo da aeronave sobre a pista antes de efetuar o toque Distncia extra Aeronave do tipo comercial = 450 metros outras aeronaves = 300 metros Velocidade de toque
Tipos de aeronaves B-707, DC-10, L-1011,B-747, etc B-737, B-727, etc Bimotores leves Monomotores Velocidade de toque (m/s) 72 67 49 31

Geometria lado Ar Velocidade de Sada

A velocidade de sada determinada em funo do tipo de sada que se deseja implantar.

sada de alta velocidade a = 30 , Vs = 93km/h sada de baixa velocidade a = 90 , Vs = 0 km/h


Velocidade de desacelerao no solo = 1,52 m/s2

Geometria lado Ar Correo : Altitude / Temperatura

ca- altitude: efetuada a razo de 3% para cada 300 m. de altitude ct - temperatura: efetuada a razo de 1,5% para cada 5,5C que a temperatura de referncia local exceder 15C.

Correo global = (1 + ca), ( 1+ ct)

Geometria lado Ar Exerccio:

Determinar a localizao das sadas de pista de alta e de baixa velocidade, para a aeronave tipo B-707 admitindo que a operao de pouso se efetua numa localidade situada a 661m de altitude e com temperatura referncia de 32 C .

Geometria lado Ar Clculo da localizao das sadas D = 450 + 72 - 0 2.1,52


2

Sada alta velocidade = 1936 Sada baixa velocidade = 2155 Ca = (661/300) . 3% Ct = (32 - 15)/5,5 . 1,5%

Sada alta velocidade = 2168 Sada baixa velocidade = 2413

Geometria lado Ar Caractersticas geomtricas de sadas de pista

Fig19 pag 6.37

Geometria lado Ar Caractersticas geomtricas de sadas de pista

Fig20 pag 6.37

Geometria lado Ar Caractersticas geomtricas de baas de espera

So reas de espera constitudas por uma duplicao da via de circulao de acesso cabeceira ou por um alargamento desta mesma via. Essa baa deve em geral comportar posies para :

2 avies - cerca de 15 operaes na hora pico 3 avies - cerca de 20 operaes na hora pico 5 avies - cerca de 30 operaes na hora pico

Geometria lado Ar Caractersticas geomtricas das baas de espera

Fig21 pag 6.39

Geometria lado Ar Caractersticas geomtricas das baas de espera

Fig22 pag 6.39

Geometria lado Ar Estacionamento de Aeronaves

As dimenses finais do ptio de estacionamento de aeronaves so, segundo o Airport Terminal Reference Manual - IATA

Geometria lado Ar Estacionamento de Aeronaves

Geometria lado Ar Estacionamento de Aeronaves

Geometria lado Ar Estacionamento de Aeronaves

Geometria lado Ar Estacionamento de Aeronaves

Geometria lado Ar PISTAS DE ROLAMENTO

Tem a funo de permitir o trnsito rpido e seguro entre a pista de pouso e o ptio.

Geometria lado Ar PISTAS DE ROLAMENTO

Em baixas velocidades as aeronaves no sofrem de efeitos de sustentao, o que permite que a largura das pistas de rolamento seja menor que as pistas de pouso e de decolagem

A declividade longitudinal mxima recomendada pela FAA: 1,5% para aeroportos de pista at 1000m. 1,0% para outras pistas maiores

Geometria lado Ar PISTAS DE ROLAMENTO

Geometria lado Ar Pistas de Rolamento

Acostamento gramado ou revestido

7,5m

22,5m pavimento 37,5m

7,5m

Geometria lado Ar Pista de Rolamento Segundo a OACI - Anexo 14

Quando as pistas de rolamento forem utilizadas por aeronaves a turbina, a superfcie do terreno de ambos os lados das pistas de rolamento sobre a qual podem pender os motores, devero ser preparadas e mantidas de modo tal que evite a ingesto pelos motores de pedras soltas ou outros materiais

Geometria lado Ar Pista de Rolamento

Quando os acostamentos forem pavimentados, a sua espessura dever ser suficiente para suportar o trfego de veculos de socorro. A superfcie dever ser regular, impermevel e no sujeita a desintegrao por efeito do ar deslocado pelos motores

Geometria lado Ar Sinalizao Luminosa

So sistemas de luzes destinados a auxiliar visualmente os pilotos em vo nas proximidades da pista, antes, durante, na decolagem e no rolamento

Geometria lado Ar

Luzes de um aeroporto: faris iluminao de indicadores da direo de vento projetores para medida do teto de nuvens sinais de orientao iluminao de ptio

Sinalizao Luminosa

Geometria lado Ar Sistema Indicador de Trajetria de Aproximao

Geometria lado Ar MARCAS DE PISTAS

Para facilitar ao piloto a direo de sua aeronave nas pistas de pouso e de rolamento, os pavimentos so marcados por linhas e nmero.

A quantidade de marcas necessrias numa pista varia conforme as condies de operao da pista - IFR ou VFR e de acordo com os auxlios eletrnicos a navegao de que se dispuser

Geometria lado Ar

Auxlios a Navegao equipamentos

NDB

NDB: rdio farol- precisa de rea nivelada com raio mnimo de 45m, para instalar antena com altura de 42m.

Geometria lado Ar

Auxlios a Navegao equipamentos

VOR: rdio farol em alta freqncia - precisa de uma rea horizontal nivelada com raio mnimo de 250m e cone desobstrudo com raio de 12.250m, com rampa de 1/50

Geometria lado Ar Auxlios a Navegao - AUXLIOS VISUAIS -VFR

so referencias no solo para a aproximao aos aeroportos os elementos vistos pelo piloto os mais importantes para a sua orientao so o horizonte e os bordos, a entrada e o eixo da pista

Geometria lado Ar MARCAS DE PISTAS Operao Visual Diurno Marcas de eixo de pista Marcas de numerao de cabeceira Marcas de espera

Geometria lado Ar MARCAS DE PISTAS Pista Instrumentadas - Diurno Marcas de eixo de pista Marcas de numerao de cabeceira Marcas de espera Marcas de cabeceira Marcas de distncia fixa

Geometria lado Ar MARCAS DE PISTAS Pista Instrumentadas de Preciso - Diurno Marcas de eixo de pista Marcas de numerao de cabeceira Marcas de espera Marcas de cabeceira Marcas de distncia fixa Marcas de zona de toque Marcas de bordo de pista

Geometria lado Ar MARCAS DE PISTAS Operao Visual Noturno - Pista de Pouso Luzes de Obstculo Luzes de Aproximao Luzes Laterais de Pista branca ou ambar Luzes de Cabeceira de Pista verde Luzes de Fim de Pista - vermelha Luzes de Eixo de Pista branca ou ambar Luzes de Zona de Toque

Geometria lado Ar MARCAS DE PISTAS Operao Visual Noturno Pista de Txi Luzes Laterais de Pista azuis Luzes de Eixo de Pista verde Luzes de Sada de Pista Luzes de Parada - verde

Geometria lado Ar Marcas de Pista Classificao de pistas de acordo com a navegao:

pistas bsicas pistas por instrumentos

diferem quanto ao nmero e tipo de auxlios disponveis

pistas para qualquer condio de tempo

Equipada com todos os instrumentos para permitir pousos nas mais desfavorveis condies de visibilidade

Geometria lado Ar LUZES DE APROXIMAO

As luzes de aproximao tm que atender requisitos fotomtricos diferente daqueles das luzes da pista devem ser de intensidade muito mais alta Em condies de nevoeiro, para um alcance visual de 600 a 750 metros conveniente que as luzes mais afastadas disponham de intensidade de 200.000 velas e as mais prximas de 100 a 500 velas

Geometria lado Ar LUZES DE APROXIMAO

seqncia da lmpada comea na unidade mais


afastada da pista e o ciclo se repete a cada 2 segundos Em condies de baixa visibilidade, so instaladas luzes de alta intensidade de lampejo em seqncia. Essa luzes funcionam pela energia armazenada em condensadores, que descarregam em 5 milsimo de segundo, por lmpadas que podem atingir a intensidade luminosa de 30 milhes de velas

Geometria lado Ar LUZ DE ENTRADA DA PISTA


O fim das luzes de aproximao e a eminncia da entrada indicada por barras luminosas de 4.20m colocadas a 60m da entrada da pista, que consiste de luzes vermelhas em ambos os lados do prolongamento da pista A entrada da pista identificada por uma linha de luzes verde em toda a largura da pista durante a aproximao final que o piloto deve ter a deciso de pousar ou de interromper o pouso, e a identificao da entrada da pista o principal influenciador da deciso.

Geometria lado Ar LUZES DE PISTA O auxlio visual na pista tem o objetivo de proporcionar ao piloto informao quanto ao alinhamento, deslocamento lateral, rotao, altura e distancia As luzes devem ser dispostas de modo a formar um contorno visual de fcil interpretao pelo piloto, de cor branca, exceto nas pistas de pouso por instrumento, as quais as luzes dos ltimos 600m so de cor amarela, para indicar ao piloto que se aproxima o final da pista

Geometria lado Ar LUZES DE PISTA

Geometria lado Ar LUZES DE PISTA DE ROLAMENTO Condies que devem satisfazer os auxlios visuais para a pista de rolamento as pistas de rolamento devero ser identificadas de modo inequvoco, para no confundirem com as pistas as sadas das pistas devero ser rapidamente identificveis, particularmente para as de alta velocidade, as quais o piloto dever estar em condies de localizar entre 350 e 450m antes do ponto de mudana

Geometria lado Ar LUZES DE PISTA DE ROLAMENTO

dever ter orientao adequada ao longo da pista de rolamento a interseo das pistas de rolamento e a juno destas com as pistas devero ser marcadas com clareza

Geometria lado Ar ILUMINAO DOS PTIOS

objetivo da iluminao dos ptios o de clarear grandes reas descobertas a fim de permitir que: -as aeronaves entrem nas suas posies de estacionamento e delas saiam com segurana -o pessoal de servio possa trabalhar em volta da aeronave -passageiros embarque e desembarque com segurana

Geometria lado Ar ILUMINAO DOS PTIOS

Recomenda-se a iluminao da rea dos ptios seja de 5 luxes a 60m do edifcio mais prximo e de 20 luxes na parte central da rea de estacionamento

Geometria lado Ar Marcas na Pista

cada extremidade marcada com um nmero que indica o azimute magntico da pista, no sentido do pouso. A orientao arredondada para os 10 mais prximo, omitindo-se o ultimo zero

Geometria lado Ar Marcas na Pista


X = 1/4 da largura da pista ou 11,25m, o que for menor

3 m min
X/2

Pista Bsica x x x
30 m
1,5 m Marcas de entrada da pista

X/2

36 m 24 m 36 m 24 m 36 m

Pista por instrumento e para qualquer condio de tempo

6m

Entrada deslocada

Geometria lado Ar Marcas da Pista Detalhes da Seta 13,5 m


1,5 m 0,45m

4,5 m 24 m

Geometria lado Ar Marcas na Pista

Nos casos de pistas paralelas, as marcas so as seguintes: 1- duas pistas paralelas: L, R 2- trs pistas paralelas: L, C, R 3- quatro pistas paralelas: L, LC, RC, R

Geometria lado Ar Marcas de Pista

As marcas para as pistas dos 3 grupos devero incluir:

pistas bsicas: designao da pista e eixo pistas para instrumentos: designao da pista, eixo e entrada pistas para qualquer condio de tempo: designao da pista, eixo, entrada, marcas de zona de pouso e laterais

Geometria lado Ar Marcas de Pista de Rolamento

eixo: faixa nica de 15 cm de largura As marcas para as pistas de rolamento juno com um pista: marcado um pontoso: de espera na pista de rolamento a pelo menos 30m do bordo mais prximo da pista nas interseo das pistas de rolamento, as marcas dos eixos continuam pela interseo as marcas dos eixo terminam no bordo das pistas, exceto nas sadas quando continuam em curva nas pistas at o eixo da sada
Todas as marcas de pista so brancas e as de rolamento amarelas

Geometria lado Ar Marcas de Pista de Rolamento

Quando os acostamentos tm revestimento no destinado ao trfego de aeronaves, faz se necessrio distingui-los claramente do pavimento, com uma faixa interrompida de 15cm de largura pintado de amarelo no bordo do pavimento. Alm disso, pode ser aconselhvel marcar os acostamentos das pistas e dos ptios de espera em linhas perpendiculares direo do deslocamento, a intervalos de 30m, exceto nas curvas que devero ter 90 cm.

Geometria lado Ar Marcas de Pista de Rolamento

Geometria lado Ar Sinalizao de Rolamento

O principal objetivo da sinalizao do rolamento o de orientar o deslocamento das aeronaves nos aeroportos.

Sinais de destino: indicam a direo sob a forma simblica e o sentido do rolamento por setas Sinais de interseo: identificam as intersees das pistas de rolamento,

As pistas de rolamento so identificadas por meio de letras maisculas

Geometria lado Ar Smbolos de Identificao:

RAMP: rea de estacionamento em geral, de servio e de desembarque PARK: rea designada para estacionamento FUEL: rea de abastecimento e servio GATE: pontos de embarque e desembarque VSTR: reas reservadas para aeronaves visitantes em trnsito MIL: reas reservadas para aeronaves militares CRGO: reas reservadas para carga e descarga INTL: reas reservadas para vos internacionais HGR: hangares

Universidade de Braslia - UnB

ZONAS DE PROTEO
Profa. Yaeko Yamashita, Ph.D.
Braslia

PROJETO DE AEROPORTOS

ZONAS DE PROTEO
So um conjunto de reas nas quais o aproveitamento e o uso do solo sofrem restries definidas pelos seguintes Planos:

1. Plano Bsico de Zona de Proteo de Aerdromos 2. Plano Especfico de Zona de Proteo de Aerdromos 3. Planos de Zona de Proteo de Auxlio a Navegao Area 4. Plano Bsico de Zona de Proteo de Helipontos 5. Plano Bsico de Zoneamento de Rudo 6. Plano Especfico de Zoneamento de Rudo

ZONAS DE PROTEO

1. PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMOS

Documento de aplicao genrica que estabelece as restries impostas ao aproveitamento das propriedades dentro da rea de Proteo de um determinado aerdromo, heliponto ou equipamentos de auxlio navegao Area.

ZONAS DE PROTEO

2. PLANO ESPECFICO DE ZONA DE PROTEO DE ARODROMOS

Documento de aplicao especfica que estabelece as restries impostas ao aproveitamento das propriedades dentro de Zona de Proteo de um determinado aerdromo.

ZONAS DE PROTEO

4. PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO


Diretriz adotada com o intuito de prevenir o surgimento ou evitar o agravamento do processo de urbanizao em direo aos aeroportos. OBJETIVO

Compatibilizar o uso do solo no entorno dos aeroportos com os efeitos de rudo aeronutico, de forma a possibilitar no s o desenvolvimento das unidades aeroporturias, como tambm reduzir as interferncias da poluio sonora nas comunidades prximas.
Fonte: Marilda

ZONAS DE PROTEO

2. PLANO ESPECFICO DE ZONA DE PROTEO DE ARODROMOS

INDICAO DE ATIVIDADES PARA REA SITUADA ENTRE OS LIMITES DO AEROPORTO E AS CURVAS DE NVEIS DE RUDO, COMPATIBILIZADAS COM OS NVEIS DE RUDO A QUE ESTO SUJEITAS.

ZONAS DE PROTEO

4. PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO

BSICOS

ESPECFICOS

PORTARIA 1.141/GM5 (08 DEZ. 87)


A PROVA O PLANO BSICO DE PROTEO E DE ZONEAMENTO DE RUDO DE AERODROMO E HELIPONTO.

PORTARIA 0629/GM5 (02 MAI. 84)


APROVA OS PLANOS ESPECFICOS DE ZONEAMENTO DE RUDO.

PORTARIAS DGAC
APROVA NOVOS PEZR.

ZONAS DE PROTEO

4. PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO


Plano Bsico
- Avaliao preliminar com o objetivo de proteger a rea de entorno, qualquer que seja o desenvolvimento do aeroporto. - rea de entorno sujeita s restries de uso do solo apresentadas na Portaria n 1.141.

Plano Especfico
Avaliao criteriosa, considerando particulares de cada aeroporto. as caractersticas

Restries especiais em relao ao uso do solo, definidas durante estudo detalhado da regio de entorno do aeroporto.

ZONAS DE PROTEO

4. PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO

DEFINIDO PELO CONJUNTO DE:


1. CURVAS DE RUDO 2. RESTRIES AO USO DO SOLO

ZONAS DE PROTEO

4. PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO


CURVAS DE NVEL DE RUDO
LINHA TRAADA A PARTIR DOS PONTOS DE IGUAL NVEL DE INCMODO SONORO, CUJO VALOR PREDETERMINADO PELO DEPARTAMENTO DE AVIAO CIVIL.

RESTRIES
SO DEFINIDOS OS USOS ADEQUADOS AOS NVEIS DE RUDO PARA AS REAS ABRANGIDAS PELAS CURVAS DE NVEL DE RUDO .

ZONAS DE PROTEO

4. PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO


ELABORAO DAS CURVAS DE NVEL DE RUDO

CATEGORIA DO AERDROMO

TIPO AVALIAO

N MOVIMENTOS

ZONAS DE PROTEO
USO DO SOLO PARA PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO Categoria da Pista
CATEGORIA DA PISTA Cat I DESCRIO Pista de Aviao Regular de Grande Porte de Alta Densidade: 6mil movimentos anuais ou > 2 operaes noturnas Grande Porte: peso mximo de decolagem superior a 40 ton. Pista de Aviao Regular de Grande Porte de Mdia Densidade: 6mil movimentos anuais ou 2 operaes noturnas Pista de Aviao Regular de Grande Porte de Baixa Densidade: 3600 movimentos anuais e nenhuma operao noturna Pista de Aviao Regular de Mdio Porte de Alta Densidade: 2mil movimentos anuais ou 4 operaes noturnas Mdio porte: peso mximo de decolagem inferior a 40ton. Pista de Aviao Regular de Mdio Porte de Baixa Densidade: 2000 movimentos anuais e no mais do que 4 operao noturna Pista de Aviao de Pequeno Porte : operao de aviao regular de pequeno porte, significando aeronaves de at 9 ton.

Cat II

Cat III

Cat IV

Cat V

Cat VI

ZONAS DE PROTEO
USO DO SOLO PARA PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO

Categoria da Pista

Curva I Comprimen to - C(m) 1500 500 300 Largura L-(m) 480 360 200

Curva II Comprimen to -C (m) 2500 1200 500 Largura L-(m) 1200 800 400

II III e IV V e VI

ZONAS DE PROTEO
CURVA DE NVEL DE RUDO 1
PISTA CATEGORIA AVIAO REGULAR DE MDIO PORTE DE BAIXA DENSIDADE E/OU AVIAO DE PEQUENO PORTE
R

300m

PISTA CATEGORIA AVIAO REGULAR DE DE GRANDE PORTE DE BAIXA DENSIDADE E/OU AVIAO REGULAR DE MDIO PORTE DE ALTA DENSIDADE
R

500m

PISTA CATEGORIA AVIAO REGULAR DE DE GRANDE PORTE DE MDIA DENSIDADE


R

1.500m

ZONAS DE PROTEO
CURVA DE NVEL DE RUDO 2
PISTA CATEGORIA AVIAO REGULAR DE MDIO PORTE DE BAIXA DENSIDADE E/OU AVIAO DE PEQUENO PORTE
R

500m

PISTA CATEGORIA AVIAO REGULAR DE DE GRANDE PORTE DE BAIXA DENSIDADE E/OU AVIAO REGULAR DE MDIO PORTE DE ALTA DENSIDADE
R

1.200m

PISTA CATEGORIA AVIAO REGULAR DE DE GRANDE PORTE DE MDIA DENSIDADE


R

2.500m

ZONAS DE PROTEO
CURVAS PARA PLANO BSICO DE ZONEAMENTO DE RUDO , . .

ZONAS DE PROTEO
CURVAS PARA PLANO BSICO DE ZONEAMENTO DE RUDO HELIPONTOS
CURVA DE NVEL DE RUDO 1 CURVA DE NVEL DE RUDO 2

100m

300m

ZONAS DE PROTEO
USO DO SOLO PARA PLANO DE ZONEAMENTO DE RUDO
rea I Permitido:
Produo e extrao de recursos naturais: agricultura, piscicultura, minerao e similares servios pblicos: reservatrio de gua, cemitrio, eta comercial: depsito, armazm, estacionamento recreao: praas, parques, campos de esporte transporte: rodovia, ferrovia, terminais de carga

rea II

No Permitido:

usos residenciais sade cultura hotis

rea III Eventuais restries devero ser registradas em plano especfico

ZONAS DE PROTEO VALORES DE IPR E REAES COMUNITRIAS


Valor do IPR < 65 ambiente pouco ruidoso 65-75 ambiente medianamente ruidoso > 75 ambiente extremamente ruidoso Reao da Comunidade Exposta Nenhuma reclamao esperada Esperado grande volume de reclamaes Esperado reclamaes generalizadas Possibilidade de ao comunitria em prol da reduo do rudo
Fonte:Marilda

ZONAS DE PROTEO

5. PLANO BSICO DE ZONEAMENTO DE RUDO - PBZR


Plano de Zoneamento de Rudo de aplicao genrica em aerdromos.

Criado para atender a aeroportos cujo nmero de movimentos anuais previstos, para at vinte anos seja inferior a seis mil. Em geral aplicado maioria dos aeroportos de pequeno porte e a alguns de mdio porte.

As curvas de nvel de rudo so definidas obedecendo as faixas pr-fixadas de movimentos anuais previstos e dos tipos de aeronaves que operam no aeroporto, configurando as categorias da pista.
Fonte: Marilda

ZONAS DE PROTEO

6. PLANO ESPECFICO DE ZONEAMENTO DE RUDO - PEZR


Plano de Zoneamento de rudo de aplicao especfica a um determinado aerdromo. Normalmente aplicado aos aeroportos de grande porte e, em alguns casos, de mdio porte, que apresentem ou iro apresentar num horizonte de 20 anos, mais de 6 mil movimentos anuais. No PEZR, as curvas de rudo so geradas levando-se em conta o nmero de movimentos anuais, os tipos de aeronaves que operam, rotas e procedimentos operacionais utilizados. A partir destas curvas so definidas as reas que sofrero restries denominadas como reas Especiais Aeroporturias.
Fonte: Marilda

ZONAS DE PROTEO

6. PLANO ESPECFICO DE ZONEAMENTO DE RUDO - PEZR


Instrumento capaz de prevenir e minimizar os efeitos do rudo aeronutico. Os PZR so atribuio do Governo Federal, por intermdio do IAC.

Fonte: Marilda

ZONAS DE PROTEO

AERDROMO DE SO GABRIEL DO OESTE

ZONAS DE PROTEO

AERDROMO DE RIO BRILHANTE

ZONAS DE PROTEO

AERDROMO DE BATAGUASSU

ZONAS DE PROTEO
AERDROMO DE ANGLICA

Plantas das Zonas Aeroporturias - ZA


Plano Especfico de Zoneamento de Rudo do Aeroporto Internacional de So Paulo - Guarulhos

Plano Especfico de Zoneamento de Rudo do Aeroporto Herclio Luz


Florianpolis - SC

LEGENDA:
AEA - 01 - I AEA - 01 - II AEA - 01 - III AEA - 02 - I AEA - 02 - II AEA - 03 - II AEA - 04 - II

Planta das reas Especiais Aeroporturias

Plano Especfico de Zoneamento de Rudo do Aeroporto Herclio Luz


Florianpolis - SC

Demarcao das reas Especiais Aeroporturias

Plano Especfico de Zoneamento de Rudo Recife

LEGENDA:
AEA - 01 - I AEA - 02 - II AEA - 03 - II AEA - 04 - II AEA - 05 - II
ESCALA
500 400 300 200 100 0 100 200 300 400 500

AEA - 06 - II AEA - 07 - II AEA - 08 - II AEA - 09 - II AEA - 10 - II

AEA - 11 - II AEA - 12 - II AEA - 13 - II AEA - 14 - II AEA - 15 - II

AEA - 16 - I AEA - 17 - II AEA - 18 - II AEA - 19 - II AEA - 19 - II

AEA - 19 - III

ZONAS DE PROTEO

PLANOS BSICOS DE PROTEO


No Brasil tem se os planos bsicos de Zona de Proteo com restrio altimtricas constante na Portaria n1141/GM5 de 8/12/87. Segundo a Portaria,os aerdromos so enquadrados por tipo de operao. VFR - regras de vo visual IFR-NO PRECISO - regra de vo por instrumento IFR-PRECISO - regra de vo por instrumento de preciso

ZONAS DE PROTEO

PLANOS BSICOS DE PROTEO


Segundo a Portaria, os aerdromos so enquadrados conforme os cdigos de acordo com o comprimento da pista.

Cdigo 1 - menor que 800m Cdigo 2 - 800 at 1199m Cdigo 3 - 1200 at 1800m Cdigo 4 - maior que 1800m

ZONAS DE PROTEO

PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO Contm:


Faixas de Pista rea de Aproximao rea de Decolagem reas de Transio rea Horizontal Interna rea Cnica rea Horizontal Externa

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

ZONA DE PROTEO - CLASSE VFR


rea horizontal externa rea de aproximao
rea horizontal interna

rea de decolagem

rea de decolagem

rea de transio

rea cnica

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

1. FAIXA DE PISTA
O gabarito da Faixa de Pista envolve a pista de pouso e tem em cada ponto, a altitude do ponto mais prximo situado no eixo da pista ou em seu prolongamento.

Finalidade: Proteger as aeronaves no solo em caso de sarem da pista durante a corrida realizada aps o pouso e para a decolagem

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

1. FAIXA DE PISTA
Zona de Parada Pista de Pouso

A/2 B
Parm etros
CLASSE DO AERODROMO

A B
VFR
Cdigo da Pista

IFR-NP
Cdigo da Pista

IFR-P
Cdigo da Pista

A(m) B(m)

1 60 30

2 80 60

3e4 150 60

1e2 150 60

3e4 300 60

1e2 3e4 150 300 60 60

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

2. REA DE APROXIMAO

Definio: superfcie que se estende em rampa, no sentido do prolongamento da cabeceira da pista de pouso e decolagem, a partir da faixa de pista. Finalidade: definir a poro do espao areo que deve se manter livre de obstculos a fim de proteger as aeronaves durante a fase final de aproximao para pouso.

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

2. REA DE APROXIMAO

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

2. REA DE APROXIMAO
1/R2 1/R1 1/R1 1/R2

D3
PAR ME TRO S 1 6 20

D2

D1

D1

D2

D3

CLASSE DO AERDROMO VFR IFR NO IFR


PRECISO PRECISO

Cdigo da Pista 2 6 25 3 6 30 4 6 40

() R1 R2

Cdigo da Cdigo da Pista Pista 1 e 2 3 e 4 TODOS 9 9 9 40 50 40 60 3000 3600 8400

(m)

D1(m) D2(m) D3(m)

60 60 1600 2500

50 40 60 60 60 60 3000 3000 2500 3000 3600 8400

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

3. REA DE DECOLAGEM

Definio: superfcie que se estende em rampa, no sentido do prolongamento da cabeceira da pista de pouso e decolagem, a partir da Faixa de Pista ou da Zona Livre de Obstculos (Clearway), caso exista. Finalidade: proporcionar proteo s aeronaves durante a decolagem, indicando a altitude mxima permitida para os obstculos situados em sua rea de abrangncia.

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

3. REA DE DECOLAGEM
rea de decolagem

a
L1

rea de decolagem L2

a D c D

1/R

1/R

H D

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

3. REA DE DECOLAGEM
PARME TROS

C(m) L1(m) L2(m) a() D(m) R H(m)

CLASSES IFR, IFR-NP,IFR-P Cdigo de Pista 1 3e4 2 60 * 60 60 180 60 80 380 580 1800 6 6 6 1600 2500 15000 20 25 50 80 100 300

(*) para aerdromos classe VFR cdigo de pista 1 C= 30m

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

4. REA DE TRANSIO

Definio: superfcie que se estende em rampa, a partir dos limites laterais da Faixa de Pista e da interseo com a rea de aproximao, onde houver, at o ponto onde sua altitude atinge o desnvel de 45m em relao elevao do aerdromo. Finalidade: estabelecer um espao areo adicional que deve ser mantido livre de obstculos, a fim de proteger a fase final de aproximao e pouso, em caso de desvio do eixo da pista e/ou arremetidas.

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

4. REA DE TRANSIO

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

RESTRIES

Nas reas de Aproximao, Decolagem e Transio no so permitidas implantaes de qualquer natureza que ultrapassem seus gabaritos, salvo os auxlios navegao area que, a critrio da DEPV, podero ser instalados nas reas de Transio.

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

REA HORIZONTAL INTERNA


Definio: Plano horizontal formado por semicrculos centrados nas cabeceiras da pista, que se estende para fora dos limites das reas de Aproximao e Transio, com desnvel de 45 m em relao elevao do aerdromo. Finalidade: Proteger o circuito de trfego visual do aerdromo e as manobras que antecedem a aproximao e o pouso.

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

REA HORIZONTAL INTERNA

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

REA CNICA
Definio: Superfcie que se estende em rampa de 20:1 para fora dos limites externos da rea Horizontal Interna. Finalidade: a exemplo da rea horizontal interna, tem a finalidade de proteger o circuito de trfego visual do aerdromo e as manobras que antecedem a aproximao e o pouso.

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

REA CNICA

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

REA HORIZONTAL EXTERNA Definio: Plano horizontal de forma circular (operao VFR) e irregular (operao IFR) paralelo e acima da pista, que se estende para fora dos limites da rea Cnica. Finalidade: evitar as interferncias com as rotas de chegada VFR e com os procedimentos IFR de aproximao, sada e espera.

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

REA HORIZONTAL EXTERNA VFR

ZONAS DE PROTEO
PLANO BSICO DE ZONA DE PROTEO DE AERDROMO

REA HORIZONTAL EXTERNA IFR

ZONAS DE PROTEO

VISTA GERAL DO PBZPA Classe VFR

ZONAS DE PROTEO

VISTA GERAL DO PBZPA Classe IFR

ZONAS DE PROTEO

Universidade de Braslia - UnB

TERMINAL DE PASSAGEIROS-1
Profa. Yaeko Yamashita, Ph.D.

Terminal de Passageiros (TPS)

03/2002

Componentes Operacionais e no Operacionais do TPS Embarque Operacionais Meio fio Saguo de embarque check in Vistoria anti-sequestro Controle de passaportes Sala de pr embarque Porto de embarque free shops Sanitrios Livraria Cinemas Etc. Desembarque Porto de desembarque Sade dos portos Inspeo fito sanitria Controle de passaportes Alfndega Saguo de desembarque Meio fio free shops Cmbio rent a car Reservas de hteis Etc

No Operacionais

Fluxo de Passageiros em um TPS

Outras Instalaes de um TPS

reas de apoio destinadas a suprir as necessidades associadas ao Transporte areo. Hangares, parque de combustveis, instalaes Para grupo contra incndios, comissria, torre de controle, sala de Trfego (AIS).

Infra-estrutura bsica destinada a garantir os servios de abastecimento De gua, esgoto, energia eltrica, gs e coleta de lixo.

Seo Contra incndio

- Influi na categorizao do aeroporto; - Viaturas de ataque rpido (AR); - Viaturas de ataque principal(AP); - Viaturas de ataque complementar(AC); - Brigada da Infraero ou no; - Deve estar localizada de modo que o combate ao problema possa se iniciar em 120 segundos

VIATURA DE ATAQUE PRINCIPAL

AP-4

AP-4

AP-2

AC-4

AC-4 e Metz AR-2

Terminais de carga area (TECAs)

O Terminal de carga area a instalao responsvel pelo preparo da carga para o seu despacho, ou para o recebimento pelo seu Consignatrio.

Suas funes so, recebimento converso, classificao, armazenamento, despacho e documentao da carga

Terminais de carga area (TECAs)

Natureza da carga area: - Malas Postais; - Encomendas courier; - Carga propriamente dita.

Classificao da carga area: - Carga normal ou comum; - Carga perecvel; - Carga de grande urgncia; - Carga de alto valor; - Cargas vivas; - Cargas restritas (armas e explosivos); - Cargas de risco

Fluxos Fsicos da Carga

Fluxo de Importao

Fluxos Fsicos da Carga

Fluxo de Exportao

Fluxos Fsicos da Carga

Fluxo de Trnsito

Fatores que influenciam no Dimensionamento do TECA - Tipo e quantidade de carga a ser processada na hora Pico; - Tipo e quantidade de carga que requer tratamento especial; - Tipos de aeronaves e freqncia dos vos; - Nvel da tecnologia empregada no terminal; - Quantidade de carga unitizada; - Tempo de permanncia da carga no terminal. Mtodos de dimensionamento - Mtodo SBTA; - Mtodo FAA; - Mtodo IATA; - Mtodo IAC; - Etc.

Fatores que influenciam no Dimensionamento do TECA

- Tipo e quantidade de carga a ser processada na hora Pico; - Tipo e quantidade de carga que requer tratamento especial; - Tipos de aeronaves e freqncia dos vos; - Nvel da tecnologia empregada no terminal; - Quantidade de carga unitizada; - Tempo de permanncia da carga no terminal.

Metodologia para classificao administrativa dos Aeroportos

Os aeroporto da rede INFRAERO so classificados, administrativamente de acordo com esta escala decrescente de importncia organizacional: -Grupo especial; -Grupo I; -Grupo II; -Grupo III; -Grupo IV. A classificao resultante de uma metodologia de apurao, baseada Na infra-estrutura fsica, operacional e nos indicadores gerenciais da Unidade aeroporturia, bem como classificao operacional do DAC.

TERMINAL DE PASSAGEIROS

TERMINAL DE PASSAGEIROS TPS-2

TERMINAL DE PASSAGEIROS
Dimensionamento dos Componentes
Planejam ento e projeto do TPS

Depende de: esquem a de processam ento de passageiros e bagagens

O processam ento pode ser div idido em 2 alas estanques ou com pequenas interferncias (alas de em barque e desem barque)

Para v olum es iguais ou superiores a 2 m ilhes, m ais v antajoso processar o em barque no nv el superior e o desem barque em nv el inferior

Dim ensionam ento

No h critrios consagrados

Dificuldades: abrangncia de cada com ponente, hora pico utilizada, nv el de serv io, conforto, etc

Por exem plo: term inais com v alores de hora pico idntico podem requerer instalaes e/ou reas diferentes

Tendncia: obteno atrav s dos m ov im entos dos v os, da solicitao que realm ente existe em cada setor

TERMINAL DE PASSAGEIROS
Mtodo Utilizado para Dimensionamento
Modelo de Alves

Objetivo: quantificar solicitaes, em determinados perodos de tempo

Passos 1) montagem de uma matriz de acumulao das solicitaes por perodo de tempo 2) A partir da matriz, obteno de movimentao real por setor

3) Identificao do perodo crtico para o projeto, o movimento de maior solicitao (MMS)

Nomenclatura adotada

ASE Saguo de embarque

ASD Saguo de desembarque

ARE rea de segurana (revista)

APE rea de embarque domstico

API rea de embarque internacional

ABAG rea de tratamento de bagagens

ADI rea de desembarque internacional

ARB rea de restituio de bagagens

ABA rea de "check-in"

TERMINAL DE PASSAGEIROS
Exemplo
Dimensionar uma rea de embarque (APE)

Mtodo: Modelo de Alves

Vos (no momento de maior solicitao)

Vo A: 100 pax, partida s 8:00 Vo B : 150 pax, partida s 7:20 Vo C: 200 pax, partida s 7:40

Tabela 11.1 - Diagrama de influncia

Vo A B C Total

7:00 15 15

7:15 135 20 155

7:30 10 150 180 340 90 200 290

8:00 100 100

TERMINAL DE PASSAGEIROS
Segundo a Tabela com o nvel de servio desejado (A,B,C ou D) e com o momento de maior solicitao, obtm-se a rea de embarque domstica recomendada.

Indices recomendados pag 7.12

TERMINAL DE PASSAGEIROS

Diagrama de influencia

TERMINAL DE PASSAGEIROS

Dimensionar uma rea de embarque (APE) que no momento de maior solicitao operam os vos A, B e C

Vo A : 100 pax, partida s 8:00h Vo B : 150 pax, partida s 7:20 Vo C : 200 pax, partida s 7:40h

Exemplo

TERMINAL DE PASSAGEIROS

vo A B C Total

7:00 15 15

7:15 135 20 155

7:30 10 150 180 340

7:45 90 200 290

8:00 100 100

Momento de maior solicitao

TERMINAL DE PASSAGEIROS

Considerando o nvel de servio B, teremos ento: 340 x 1.30 = 442 m2

rea de embarque domstico

TERMINAL DE PASSAGEIROS INFRA-ESTRUTURA DE APOIO 1- Terminal de Cargas

Compreende edificaes e ptios que se destinam ao recebimento, tratamento, armazenamento e transferncia de cargas. Normalmente necessita de instalaes para depsito ,embalagens, circulao, atendimento pblico e escritrios.

TERMINAL DE PASSAGEIROS 1- Terminal de Cargas Utiliza, em nvel de planejamento para dimensionamento do terminal de cargas, o seguinte critrio: A = T.F t.d.h.f
Onde: A- rea em m T- tonelagem anual prevista em ton. F- fator de flutuao (1.1 a 1.5: maior quanto menor for T) t- relao do tempo de operao por mdia do perodo de armazenagem (para mdia de 5 dias, temos t= 73) d- densidade mdia da carga varia de 0.0875 a 0.158 ton./m h- altura mxima de empilhamento, depende do equipamento disponvel. Varia de 1.4 a 4.0m f - fator que depende da configurao levando em conta os espaos no previstos para armazenagem da carga. Varia de 0.4 a 0.7.

TERMINAL DE PASSAGEIROS

1 Combustvel Consiste numa rea potencialmente perigosa e extremamente necessria para dar melhores condies para a operao no aerdromo. O combustvel armazenado pode ser do tipo AVTUR- querosene de aviao (avies turbina) e AVGAS- gasolina de aviao (avies a pisto). O abastecimento pode ser vias carros- tanque ou via hidrantes.

TERMINAL DE PASSAGEIROS Combustvel

Para avaliao do porte da rea necessria precisa-se estabelecer o tempo de reserva (de 3 a 20 dias- maior quanto mais difcil for acesso do combustvel ao stio), o tipo de armazenamento : enterrado e semi- enterrado (para pequenos volumes) e de superfcie (para grandes volumes- horizontais ou verticais).

TERMINAL DE PASSAGEIROS Combustvel Normalmente para menos de 100.000 litros so indicados tanques subterrneos ou horizontais de superfcie e para mais de 1.000.000 1itros so indicados tanques verticais de superfcie. Assim sendo para o dimensionamento da rea segue-se o seguinte roteiro: clculo do consumo dirio (AVTUR e AVGAS) estabelecimento do tempo de reserva: 5- 10 dias volume de tancagem definio do tipo de tanque formao das bacias de conteno separaes

TERMINAL DE PASSAGEIROS

Hangares

So destinados a: permanncia, proteo, manuteno e concerto de aeronaves. Englobam-se ptios, edificaes para aeronaves, oficinas, escritrios, etc. Normalmente o dimensionamento dessas reas varia conforme as suas finalidades.

TERMINAL DE PASSAGEIROS

Administrao As instalaes necessrias para a administrao variam conforme o porte do aeroporto, observando-se a prtica desde pequenos balces, salas, andares e at prdios completos para o desenvolvimento de suas atividades. Conforme tambm o porte do aeroporto, o superintendente (Administrador) pode dispor de vrios auxiliares (Gerncias: Operaes, Manuteno, Administrativa, Finanas, Comercial).

TERMINAL DE PASSAGEIROS

Servio de Proteo
Em algumas localidades chamado de servio contra incndio dispe de duas esferas de atuao. As edificaes (TPS, etc) aonde so necessrios hidrantes, em alguns casos sprinklers- chuveiros automticos,onde os agentes extintores (H2O, espuma CO2, p qumico seco) servem especialmente a classes de incndios ( A- deixam resduos, B- inflamveis, C- eltricos, D- piroforicos).

TERMINAL DE PASSAGEIROS Servio de Proteo

As pistas, funo da classe de aeronave e da freqncia de operao, dispem-se dos requisitos mnimos em termos de quantidade de extintores e carros de combate. A localizao desse servio de fundamental importncia sempre no mximo a 2 min. de qualquer ponto sob cobertura. Na impossibilidade de tal atendimento so recomendados postos avanados que disponham de viaturas para o primeiro ataque ao sinistro dentro dos prazos exigidos.

TERMINAL DE PASSAGEIROS

Comissaria

Compreende as edificaes necessrias para o atendimento do servio de comissaria. Depende da demanda local e de uma srie de outros requisitos. Por exemplo, a comissaria pode se prestar apenas para montagem das bandeja, ou mesmo para o preparo dos alimentos dependendo das estratgias e necessidades.

TERMINAL DE PASSAGEIROS

Comissaria

THEMAG utilizou-se da frmula 4,25 m/ ref./ hora at uma demanda de 500 ref./ h e de 4,00 m/ref./ hora nos demais casos, quando realizou seu estudo para Cumbica, 1979.

TERMINAL DE PASSAGEIROS

Comissaria

Normalmente esta instalao construda pela prpria empresa fornecedora do servio, assim no planejamento do aeroporto a preocupao deve se constituir na reserva da rea com localizao conveniente para o lado terrestre e areo

CONFIGURAO AEROPORTURIA

CONFIGURAO AEROPORTURIA

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Um sistema aeroporturio compreende de: rea de pouso - pista de pouso e de rolamento rea terminal - ptios, estaes, hangares, estacionamentos controle do trfego areo

CONFIGURAO AEROPORTURIA

O Plano geral de um aeroporto dever objetivar: maior eficincia, reduo ao mnimo possvel das distancias de rolamento entre a rea terminal e as extremidades de decolagem das pistas, bem como o encurtamento dos percursos de rolamento para as aeronaves que pousam

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Configurao do aeroporto funo do nmero e

disposio de pistas e da localizao da rea terminal em relao s pistas.

CONFIGURAO AEROPORTURIA

DISPOSIO DAS PISTA

1 - Pista Singela - a capacidade mxima de um aeroporto com uma nica pista estimada entre 45 a 60 operaes por hora, em condies VFR. Essa capacidade reduz-se para 20 a 45 operaes por hora em condies IFR, dependendo dos auxlios navegao disponveis.

CONFIGURAO AEROPORTURIA

2- Pistas Paralelas - As capacidades dos sistemas de pistas paralelas dependem muito da separao entre as pistas. As pistas paralelas relativamente prximas (210 m de separao lateral) aumentam consideravelmente a capacidade VFR do aeroporto e, at certo ponto, se houver radar para acompanhar a decolagem, tambm a capacidade IFR. Estima-se que a capacidade de um sistema paralelo, de aproximadamente 75 a 95 operaes por hora em condies VFR, dependendo de como as pistas so utilizadas, em comparao com 40 a 45 operaes por hora em condies IFR.

DISPOSIO DAS PISTA

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Em condies IFR, forem utilizadas para operaes simultneos pista paralelas, uma para pousos e outra para decolagens, a separao entre elas dever estar compreendida entre 900 m e 1500 m

DISPOSIO DAS PISTA

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Se a rea terminal estiver localizada entre as pistas, essa disposio reduz as distancias de rolamento quando uma das pistas for utilizada exclusivamente para pouso e a outra s para decolagem

Pistas paralelas decaladas

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Pouso

Decolagem

duas ou mais pistas em diferentes direes, ou cruzando se ou com pequena separao nas suas extremidades

Pistas Divergentes Pouso Decolagem

CONFIGURAO AEROPORTURIA

uma pista dever ser reservada para pouso e a outra para decolagem

Pistas paralelas no interceptantes


Pouso Decolagem

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Tab. 7.1 pag 86

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Tab.7.1 pag 87

CONFIGURAO AEROPORTURIA

A configurao geomtrica de um aeroporto dever objetivar, para maior eficincia, a reduo ao mnimo possvel das distncias de rolamento entre a rea terminal e as extremidades de decolagem das pistas, bem como o encurtamento dos percursos de rolamento para as aeronaves que pousam

REA TERMINAL

CONFIGURAO AEROPORTURIA

conveniente situar a rea terminal entre as pistas paralelas, pois do contrrio, alm de alongar as distncias de rolamento, obrigaria as aeronaves no rolamento a cruzar pistas em uso

REA TERMINAL

CONFIGURAO AEROPORTURIA

As reas terminais devem ficar situadas de tal forma que as aeronaves na decolagem ou no pouso no tenham que sobrevoar essas reas a pouca altura evitando riscos

REA TERMINAL

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Disposio das pistas


Terminal e pista simples

REA TERMINAL

Terminal entre pistas paralelas

Terminal e uma pista exclusiva para pouso e decolagem


Terminal localizado em posio central devido ao regime dos ventos

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Disposio das pistas REA TERMINAL

Terminal e 3 pistas- quando os ventos sopram com muita regularidade na mesma direo geral durante todo o ano

Terminal e sistema duplo de pistas paralelas - aeroporto de trfego intenso, com grandes aeronaves

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Inserir fig pag 92,93 e 94

CONFIGURAO AEROPORTURIA

CONFIGURAO AEROPORTURIA

CONFIGURAO AEROPORTURIA
Terminal de Passageiros
Projeto

TERMINAL DE PASSAGEIROS

Depende da natureza do trfego areo a ser processado

Fatores Tamanho e natureza da demanda de trfego areo Nmero de linhas areas participantes

Diviso do trfego (internacional, domstico, vos charter) Principais modos de acesso ao aeroporto

Disponibilidade fsica de local

Tipo de financiamento

Escolha fundamental do projeto de terminais de passageiros

Tipo de processamento

Centralizado

Descentralizado

Todos os elementos envolvidos no processamento dos passageiros so realizados em uma rea vivel

As funes so espalhadas atravs de diversos centros dentro do complexo do terminal

Por exemplo: bilhetagem, chegadas e registros (check-in) alfndega e servio de imigrao, bagagem, segurana e reclamaes

Por exemplo: utilizao de terminais independentes para vrias linhas areas (Unit terminal)

Todas as concesses e facilidades so agrupadas na rea central do terminal

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Conceito Simplista de ligao terminal- aeronave

O terminal composto de uma sala de espera e rea de compra de passagens com sada para o ptio onde se encontram as aeronaves

Aeroportos de pequeno movimento estacionamento de 3 a 6 aeronaves comerciais acesso realizado a p pelo ptio

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Conceito de Finger de ligao terminal- aeronave

A interface se processa atravs de corredores (fingers) projetados do prdio terminal principal.

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Conceito de Fingers

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Conceito de Satlites

Consiste de um prdio, onde se processa o embarque de passageiros, conectado ao prdio principal do terminal ou por meio de acesso subterrneo, sobre o solo ou elevado Normalmente estacionam radial ou paralelamente ao prdio interface, onde normalmente encontra-se sala de embarque e desembarque e demais facilidades aeroporturias.

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Conceito de satlites

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Conceito Linear

As aeronaves estacionam ao longo do prdio terminal. Permite acesso fcil e pequenas distancias de caminhada

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Conceito Linear

Fig 3 pag 7.4

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Conceito por Transporte


O ponto de estacionamento e os servios de terra das aeronaves neste caso esto localizados em pontos afastados do terminal e o acesso a estes se faz atravs de um veculo de superfcies.

Caractersticas: flexibilidade de expanso da rea de estacionamento grande capacidade de manobra das aeronaves separao das atividades do servio do terminal de passageiros reduo nas distancias percorridas reduo nas interferncias como rudo

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Conceito por Transporte

Fig 4 pag. 7.5

CONFIGURAO AEROPORTURIA

Universidade de Braslia - UnB Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Acesso Aeroporturio
Profa. Yaeko Yamashita, Ph.D.

Aeroporto de Orly - Paris


Segmento Final do Acesso

Aeroporto de Orly - Paris


Meio-Fio/ Estacionamento/Metr

Aeroporto Charles de Gaulle - Paris


Esquema de Integrao Ferroviria

Aeroporto Charles de Gaulle - Paris


Plano Geral

Aeroporto de Frankfurt
Esquema de Integrao de Transportes

Aeroporto de Frankfurt
Estao de Integrao

Aeroporto de Haneda - Tkio


Esquema de Acesso

Aeroporto de Haneda - Tkio


Lado Terra

Aeroporto de Kansai - Osaka - Japo


Plano Geral

Aeroporto de Kansai - Osaka - Japo


Rede de Acessos

Aeroporto de Narita - Tkio


Plano Geral

Aeroporto de Narita - Tkio


Vista do Ptio/Estacionamento

Aeroporto Chek Lap kok Hong Kong


Plano Geral

Plano de Vias de Acesso


Fase 1:
Fornece as diretrizes para promover a acessibilidade, incluindo as ligaes do aeroporto com o sistema virio e de transportes.

Objetivos:
Integrar o Transporte Areo (T.A.) aos transportes de superfcies. Compatibilizar a oferta do sistema virio e transportes, com as demandas previstas. Atender aos principais plos geradores do aeroporto com nvel de servio (N.S.) compatvel.

Fase 2:

Elaborao do Plano de Vias de acesso (PVA)

Objetivos:
O PVA um documento complementar ao Plano Diretor. Desenvolve e detalha as diretrizes que promovam as facilidades de acesso ao aeroporto. Deve estar em acordo com os Planos Diretores Urbanos, de Transporte e Regional.

DPT.PLANURB.PPT

Detalhamento do Plano de Vias de Acesso


1 - DIAGNSTICO - DADOS DE ENTRADA
1.1. Perfil do Passageiro
Local de origem na viagem ao aeroporto Modalidade usada no acesso Tempo da viagem de acesso Nmero de pessoas viajando juntas Utilizao de meio-fio, estacionamento e outros Nmero de acompanhantes Companhia e horrio da viagem Motivo da viagem e destino Frequncia nas viagens areas Faixa de renda Quem pagou a viagem

DPT.PLANURB.PPT

Detalhamento do Plano de Vias de Acesso


1 - DIAGNSTICO - DADOS DE ENTRADA
1.2. Cadastro do Sistema Virio
Caracterizao dos principais corredores Localizao dos plos geradores Localizao de outros terminais de transporte Condies operacionais das rotas de interesse Oferta de modalidade de transporte Nmero de vias, faixas, canteiro central, etc Existncia de pontos negros/conflito no acesso Projetos existentes para o sistema Anlise de capacidade (HCM)
DPT.PLANURB.PPT

Detalhamento do Plano de Vias de Acesso


1 - DIAGNSTICO - DADOS DE ENTRADA
1.3. Demandas pelas vias de acesso
Dados do aeroporto por horizontes de planejamento Passageiros USA - (33 a 56%) Acompanhantes + visitantes (31 a 42%) Funcionrios (11 a 16%) Pessoas a servio (3 a 7%) Carga e correio Dados do sistema virio - fluxos, diviso modal Contagem classificada
DPT.PLANURB.PPT

Detalhamento do Plano de Vias de Acesso


2 - ANLISE DO PLANO DE VIAS DE ACESSO 2.1. Estudo de Capacidade
Volumes mximos na hora pico Capacidade e nvel de servio Diviso modal nas vias de acesso Estudo de rotas alternativas Facilidades de integrao com outros modos sistema virio perifrico

2.2. Compatibilizao
Demanda area e urbana com sistema virio Anlise de capacidade por horizonte Outros sistemas alternativos de transporte Vagas de estacionamento Circulao no terminal
DPT.PLANURB.PPT

Detalhamento do Plano de Vias de Acesso


2 - ANLISE DO PLANO DE VIAS DE ACESSO 2.3. Proposta Segmento final do acesso (at o meio-fio) Conexes com o sistema virio Adoo de medidas por horizonte de planejamento Vias expressas Faixas exclusivas Link para transporte de massa Faixas adicionais Recomendaes operacionais

Transportes urbanos - Regulamentao Txi nibus


2.4. Implementao

Interaes com rgo de transporte (DNER / DER / CEIPOT / Secretarias de Transporte e Planejamento, Prefeituras Municipais e outros) Reviso e adequao

DPT.PLANURB.PPT

Detalhamento do Plano de Vias de Acesso


3 - ANLISE DOS MODOS DE ACESSO VANTAGENS E DESVANTAGENS
MODO PRIVADO

3.1. Automvel e txi


Vantagens Flexibilidade na escolha de destinos Conveniente na escolha de horrios Conforto e facilidade no manuseio de bagagens Custos compatveis Desvantagens Problemas com estacionamento Sujeito a congestionamentos Problemas no meio-fio Necessidade de grandes reas para estacionamento e/ou estoque

DPT.PLANURB.PPT

Detalhamento do Plano de Vias de Acesso


3 - ANLISE DOS MODOS DE ACESSO VANTAGENS E DESVANTAGENS
MODO PRIVADO
3.2. nibus especial/urbano Vantagens Baixos custos de viagem Reduo no nmero de paradas (esp.) Reduo no nmero de veculos no acesso Certas facilidades nos nibus especiais no manuseio de bagagens nibus urbanos so convenientes para funcionrios do aeroporto Desvantagens Sujeito a congestionamento da rota Limitao no nmero de destinos Frequncia - limitao de horrios Tempo de viagem maior que o desejvel Dificuldade no manuseio de bagagens nos nibus urbanos 3.3. Outros modos (Sist. Ferrov.)

DPT.PLANURB.PPT

Detalhamento do Plano de Vias de Acesso


4 - PRINCIPAIS PROBLEMAS NOS ACESSOS A AEROPORTOS 4.1. Segmentos do acesso
A) Rede viria urbana e regional B) Trecho entre a rede (A) e o aeroporto C) Segmento final - circulao na rea terminal OBS.: Limitaes de capacidade no sistema virio implicam no desenvolvimento do aeroporto.

4.2. Tempos de viagem


A reduo nos tempos de vo nas ltimas dcadas no foi acompanhada na mesma escala pelos transportes de superfcie O baixo nvel de servio (em geral) oferecido nos transportes de superfcie Coincidncia da hora-pico do aeroporto com a hora de pico urbana - questes econmicas

4.3. Questes ambientais


Poluio provocada pelo trfego de acesso rudo/trepidaes/emisso de gases Questes de segurana acidentes/atrasos

DPT.PLANURB.PPT

AEROPORTO DE CONGONHAS
SISTEMA VIRIO PERIFRICO

AEROPORTO DE CONGONHAS
PROPOSTA DE SEGMENTO FINAL DE ACESSO

AEROPORTO DE CONGONHAS
- SO PAULO PRINCIPAIS ACESSOS

COMPARAO DE TEMPO GASTO DE CENTRO A CENTRO DE CIDADES UTILIZANDO PONTE AREA

CADASTRO DO SISTEMA DE ACESSOS AO AEROPORTO DE: 1. DO CENTRO URBANO AO TERMINAL DE PASSAGEIRO - DISTNCIA:
NOME DA VIA

km

NMERO DE CAPACIDADE SENTIDO DE NMERO DE LARGURA DE TIPO DE ESTADO DE VOLUME NA FAIXAS POR ESTIMADA HORA-PICO TRFEGO PISTA CADA PISTA PAVIMENTAO CONSERVAO HORA-PICO* SENTIDO DA VIA**
TARDE

2. MODALIDADES DISPONVEIS
2.1. Veculo particular 2.2. Txi 2.3. nibus

3. TEMPOS DE PERCURSO HORA-PICO FORA DO PICO

TARIFA

TARIFA DO ESTACIONAMENTO OBSERVAES ESTACIONAMENTO N DE VAGAS

MANH

3. RODOVIAS PRXIMAS AO AEROPORTO

Obs.: Localizar em mapas * - quando existirem contagens ** - a ser preenchida pela PIM/DRU DATA:

PRINCIPAIS AEROPORTOS MUNDIAIS ( 1996 )


AEROPORTO PAX/TOTAL (1.000.000) (1) (3) 84.1 85.4 78.9 Chicago 72.0 Tkio Los angeles Paris Dallas Atlanta S. Francisco Frankfurt Amsterdan Barcelona 13.4 64.2 59.0 65.0 58.0 39.2 38.7 27.7 PES./DIA (1.000) (2) *** 109. (Heatrow) 162. (OHare) 100. (Haneda) *** 86. (Orly) *** 131. (Hartsfield) *** 71. (Main) 40. (Schiphol) 22. DIST/CBD (km) 30 23 36 13 30 14 *** 16 *** 09 15 10 TEMPO (min.) *** 47 35 15 *** 35 *** 16 *** 13 06 15 TRANSP.MASS. Ano sist.ferr. *** 1977 *** 1964 *** 1972 *** 1988 *** 1972 1978 1976

New york Londres

PRINCIPAIS AEROPORTOS BRASILEIROS


AEROPORTO Guarulhos SBGR Gongonhas SBSP Galeo SBGL PAX/ANO(1) 14.289.167 DIST.CENTRO (km) 25 DIV. MODAL(%) (2) Auto Txi Bus Outros Auto Txi Bus Outros Auto Txi Bus Outros Auto Txi Bus Outros Auto Txi Bus Outros Auto Txi Bus Outros Auto Txi Bus Outros Auto Txi Bus Outros - 59 - 22 - 11 - 08 - 49 - 45 - 01 - 05 - 48 - 32 - 08 -12 - 57 - 28 - 10 - 05 - 45 - 45 - 03 - 07 - 50 - 37 - 10 - 03 - 45 - 40 - 10 - 05 - 59 - 25 - 13 - 03 TEMPOS MIN. 20/40

6.139.002

10

15/30

5.519.316

15

15/30

Braslia SBBR

3.788.691

11

13/17

St Dumont SBRJ Salvador SBSV Porto Alegre SBPA

2.624.381

< 1Km

05/10

2.306.972

28

25/40

1.998.000

10

15/20

Recife SBRF

1.968.648

11

20/30

TEMPO PARA REALIZAR A VIAGEM - RIO DE JANEIRO - SO PAULO


ATIVIDADE / PROCESSAMENTO DISTNCIA (km) TEMPO (min)

1- Rio de Janeiro (Zona Sul) - Caminhada at o ponto de txi - Espera pelo txi - Viagem de txi - Total 2- Terminal (Santos Dumont) - Compra de passagem - Check-in - Espera na sala de embarque - Embarque na aronave - Total 3- Aeronave (Santos Dumont) - Espera dentro da aeronave - Taxiamento / Liberao - Total 4- Vo - Rio / So Paulo - Total 5- Pouso / Taxiamento - At o terminal (Congonhas) - Total 6- Terminal (Congonhas) - Desembarque / Caminhada - Restituio Bagagem - Total 7- So Paulo - Espera pelo txi/viagem at destino final - Total 8- Totais

0.25 ** 13.00 13.25 ** ** ** ** ** ** ** ** 360.00 360.00 ** ** ** ** ** 15.00 15.00 388.25

3,5 4,5 25,00 33,00 5,00 2,00 10,00 2,00 19,00 10,00 10,00 20,00 50,00 50,00 5,00 5,00 10,00 10,00 20,00 50,00 50,00 197,00

TEMPO PARA REALIZAR A VIAGEM - PARIS - LONDRES (Orly - Heathrow)


ATIVIDADE / PROCESSAMENTO 1- Paris - Caminhada at o ponto de txi - Espera pelo txi - Viagem de txi - Total 2- Terminal (Orly) - Compra de passagem - Check-in - Controle de Passaporte - Espera na sala de embarque - Embarque na aeronave - Total 3- Aeronave - Espera dentro da aeronave - Taxiamento / Liberao - Total 4- Vo - Paris / Londres - Total 5- Pouso / Taxiamento - At o terminal - Total 2- Terminal (Heathrow) - Desembarque / Caminhada - Controle de Passaporte (espera) - Processamento - Restituio Bagagem - Alfndega - Total 7- Londres - Espera pelo txi/at destino - Total DISTNCIA (km) 0.25 ** 20.00 20.25 ** ** ** ** ** ** ** ** ** 350.00 350.00 ** ** ** ** ** ** ** ** 17,00 17,00 TEMPO (min.) 3,5 4,5 30,00 38,00 3,00 ** 7,00 5,00 3,00 18,00 15,00 10,00 25,00 50,00 50,00 5,00 5,00 5,00 25,00 5,00 4,00 6,00 45,00 45,00 45,00

8- Totais

387.25

226,00

Motivos de Viagem no Aeroporto de Congonhas


Motivo
Trabalho Turismo Visita Outros

Percentual
80 9 4 7

Diviso Modal no Acesso a Congonhas


Modo
Trabalho Txi NIBUS Outros

Percentual
49 43 01 05

Taxa de ocupao
1.2 1.2 35

Projees para o Aeroporto de Congonhas (Dados Hora-pico 1998-IAC)


Ano
1999 2002 2007 2017

Pax Total
3.711 4.171 4.528 6.356

Total Geral
4.453 5.005 5.434 7.627

Nmero de veculos (ucp)


3.405 3.828 4.324 5.834

ESTUDO DE ACESSIBILIDADE A AEROPORTOS COLETAS DE DADOS


Plos geradores Dados de O/D Contagens de trfego Cadastros virios Modalidades disponveis Taxas de ocupao p/veculo

MODELO DOS ESTUDOS DE ACESSIBILIDADE PARA AEROPORTOS (IAC)


CARACTERIZAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE ELABORAO DE PROPOSTAS (ACESSIBILIDADE) SELEO ALTERNATIVAS PLANO DE VIAS DE ACESSO IMPLEMENTAO

ESTIMATIVAS DE DEMANDA (Por horizontes de planejamento)


Passageiros Acompanhantes/visitantes Funcionrios Pessoas a servio Carga/correio

ANLISE DE CAPACIDADE DO SISTEMA VIRIO


Capacidade viria Nvel de servio Saturao

PLANO DO AEROPORTO LAY-OUT

You might also like