You are on page 1of 2

Coronelismo

Seg, 12 de Janeiro de 2009 11:22

Introduo
Tratar do fenmeno do coronelismo em sala de aula pode revelar uma srie de aspectos importantes da histria nacional. Entre eles, o reconhecimento de permanncias e mudanas no processo histrico e a percepo da ao de seus diversos agentes. Apesar desses agentes no terem sido objeto de muitas anlises historiogrficas, atuaram de maneira a reorientar as vivncias de parcela significativa da populao brasileira. A abordagem do coronelismo pode ser introduzida com um debate sobre a histria da participao popular no Brasil por meio do voto. Nos trabalhos com este tema importante considerar a histria do sufrgio universal brasileiro e incentivar o questionamento da prpria construo da cidadania no pas.

Objetivos
1) Reconhecimento da histria do coronelismo e suas relaes com o cangao. 2) Reconhecimento das razes histricas do coronelismo: reflexo sobre a figura dos donatrios e dos proprietrios das sesmarias. 3) Reconhecimento das permanncias e mudanas no papel poltico dos grandes proprietrios no Brasil. 4) Debate referente construo da participao popular no Brasil: o voto como arma poltica.

Estratgias
1) Inicie a aula com o questionamento do que o nome "coronelismo" pode significar. Deixe que os alunos exponham suas idias e as registrem na lousa. Faa perguntas: De que palavra deriva? Vocs conhecem algum perodo na histria que tenha sido definido por este conceito? Vocs acreditam que ter terras possibilita uma posio privilegiada na sociedade brasileira? Como? 2) Depois de reconhecer os dados que seus alunos j dominam, apresente uma linha do tempo em que sejam evidenciadas as razes histricas do poder dos grandes proprietrios no pas. importante que os alunos percebam tambm a concentrao de terras nas mos de poucos proprietrios (donatrios, donos de sesmarias, coronis etc.) e compreendam o quanto essa posio possibilita benefcios e uma participao poltica (interferncia) constante na vida da populao brasileira. A linha do tempo auxiliar na percepo das permanncias e mudanas no processo. 3) No momento em que os alunos j reconhecem a figura do coronel e efetuam a localizao temporal, realize uma exposio que complemente as descobertas realizadas. fundamental a participao dos alunos. Crie uma situao hipottica em que cada aluno represente a figura de agentes histricos envolvidos no processo. D a cada um deles uma determinada funo: coronel, jaguno, cangaceiro, trabalhador rural etc. E "amarre" a temtica dando "vida" aos sujeitos

histricos. Nessa representao fundamental que o "voto de cabresto" seja explicado e que os alunos reconheam a continuidade de aes como essas na atualidade. 4) Por fim, desenvolva um debate sobre a importncia do voto. Divida a sala em duas grandes equipes. Uma dever defender o voto como principal arma poltica da populao e a outra mostrar que ele apenas uma das maneiras de participao popular. Cada grupo dever formular questes para o outro grupo. Por fim, termine o debate deixando que registrem suas concluses coletivamente.

Atividades
1) Leve sala de aula diferentes textos referentes ao coronelismo e os entregue s equipes. Pea que cada uma delas, aps a leitura do material complementar, desenvolva uma parbola na qual a temtica seja o coronelismo. Visite cada equipe constantemente e auxilie na formulao, enfatizando aspectos diferentes para cada um dos grupos. Dessa maneira, a turma ter a produo de um material bastante diversificado. 2) Reserve tempo para que os alunos possam ensaiar suas parbolas e tambm para que possam marcar o ritmo da msica com sons produzidos com o prprio corpo (batendo palmas, emitindo sons ao tocar diferentes partes do corpo). Assim, alm do conhecimento histrico, estaro desenvolvendo habilidades motoras importantes para seu desenvolvimento. 3) Como concluso do trabalho, pea que cada equipe apresente sua parbola e entregue a letra a cada um dos alunos, que podero analisar o contedo abordado. Fonte:http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u164.jhtm

You might also like