You are on page 1of 8

HANDEBOL

Histria do Handebol
6srie Fundamental II
Atribui-se a inveno do Handebol ao professor Karl Schellenz, da Escola Normal de Educao Fsica de Berlim, durante a primeira guerra mundial. No inco, o Handebol era praticado apenas por moas e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40x20m. Pouco depois em campos de dimenses maiores, o esporte passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa. Em 1927 foi criada a Federao Internacional de Handebol Amador, F.I.H.A. Mas, em 1946, durante o congreso de Copenhague (10 a 13 de julho), os suecos oficializaram seu Handebol de Salo para apenas 7 jogadores por equipe, passando a F.I.H.A. a denominar-se Federao Internacional de Handebol, F.I.H., e o jogo de 11 jogadores em segundo plano. Em 1933 foi criada a federao alem que, trs anos depois, introduzia o Handebol nos Jogos Olmpicos de Berlim. Em 1954, a F.I.H. contava com 25 naes. No dia 26 de Fevereiro de 1940 foi fundada, em So Paulo, a Federao Paulista de Handebol, mas o esporte j era praticado no Brasil desde 1930. At 1950, a sede da F.I.H. era na Sucia. Transferiu-se no ano seguinte para a Sua. A primeira vez que o Handebol foi disputado em uma olimpada foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, j na sua nova verso (de 7 jogadores) e em 1976 o Handebol feminino tambm passou a fazer parte dos Jogos Olmpicos.

A Origem do Handebol
O Handebol um dos esportes mais antigos de que se tem notcia. Ele j apresentou uma grande variedade de formas at a praticada atualmente. Um jogo com bola foi descrito por Homero em "A Odissia", onde a bola era jogada com as mos e o objetivo era ultrapassar o oponente, atravs de passes, isto est gravado em uma pedra na cidade de Atenas e data de 600 A.C.. De acordo com as escritas do mdico Romano, Claudius Galenus (130-200 D.C.), os Romanos possuam um jogo de Handebol chamado "Harpaston". Na Idade Mdia, as legies de cavaleiros jogavam um jogo de bola, o qual era fundamentado em passes e metas, isto foi descrito por Walther von der Vogelwide (1170-1230), que o chamou de "Jogo de Pegar Bola", que precursor do atual jogo de Handebol. Na Frana, Rabelais(1494-1533), fala sobre um jogo de Handebol em que "Eles jogam bola, usando a palma da mo". O Supervisor de Educao Fsica Alemo, Holger Nielsen, adaptou o "Haanbold-Spiel" (Jogo de Handebol) para ser jogado em quadras, na cidade de Ortrup em 1848, remodelando as regras e mtodo como o jogo deveria ser praticado. Eventualmente os alemes desenvolveram o esporte e finalizaram as regras em 1897, onde atualmente baseado o Handebol de Quadra (Indoor) e o Handebol Olmpico. Era uma forma de 7 jogadores por time, em uma quadra pouco maior do que a de Basquete, com gols de Futebol de 2m de altura por 2,5m de comprimento. Na Sucia, em 1910, G. Wallstrom foi quem introduziu o Handebol. Na Alemanha, em 1912, Hirschmann (O Secretrio Geral Alemo da Associao Internaciona de Futebol) tentou introduzir o Handebol em um jogo de "campo", seguindo as regras do Futebol. Durante 19151917, o Supervisor de Educao Fsica Max Heiser (1879-1921), introduziu o Handebol de Campo para as mulheres, sendo considerado o real criador do esporte, assim como Karl Schelenz (1890-1956), um professor de esportes da Escola Superior de Educao Fsica considerado o fundador do Handebol. Karl Schelenz foi o responsvel pelo desenvolvimento do Handebol na Alemanha, ustria e Sua, onde ele foi treinador. Em 13 de Setembro de 1920, Carl Diem, o Diretor da Escola Superior de Educao Fsica Alem, completou o estabelecimento do esporte no cenrio mundial, reconhecendo-o oficialmente como esporte. O jogo era praticado em campos de Futebol com traves do mesmo tamanho. O primeiro jogo internacional foi disputado em 3 de Setembro de 1925, com vitria da Alemanha sobre a ustria por 6 a 3.

A Era Profissional do Handebol


Com o trmino da Guerra Fria, e o colapso dos pases do Leste Europeu, muitas dessas naes sofreram um temporrio problema econmico, com efeito, e reflexo em alguns times nacionais que perderam o topo da liderana e um grande nmero de bons tcnicos migraram para outras naes. Pases como Frana, Espanha e Alemanha comearam a dominar o cenrio mundial. Juntamente, alguns pases Africanos (Arglia e Egito) e Asiticos (Coria do Sul e Japo) comearam a se destacar nas competies internacionais (especialmente nos Jogos Olmpicos) durante os ltimos anos da dcada de 80 e durante os anos 90. A condio amadora do Handebol no cenrio internacional foi transformada por jogadores sob contrato com clubes ou organizaes. O Handebol de Quadra hoje o mais popular tipo de Handebol. A variedade de Campo raramente praticada atualmente, apenas em algumas ocasies por antigos adimiradores. Portanto hoje no se usa mais o termo "Handebol de Quadra" e apenas "Handebol" para designar o esporte. Durante os ltimos anos da dcada de 90, est se popularizando uma verso de "Handebol de Areia"(ou de praia) conhecida como "Hand Beach", com torneios e pequenos campeonatos espalhados por diversos pases.

No Brasil
O Handebol no Brasil Aps a I Grande Guerra Mundial, um grande nmero de imigrantes alemes vieram para o Brasil estabelecendo-se na regio sul por conta das semelhanas climticas. Dessa forma os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, tradio folclrica e por extenso as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre os quais o ento Handebol de Campo. Foi em So Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federao Paulista de Handebol, tendo como seu 1 Presidente Otto Schemelling. O Handebol de Salo somente foi oficializado em 1954 quando a Federao Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m). Este Handebol praticado com 7 jogadores e em um espao menor agradou de tal maneira que a Confederao Brasileira de Desportos - CBD rgo que congregava os Desportos Amadores a nvel nacional, criou um departamento de Handebol possibilitando assim a organizao de torneios e campeonatos brasileiros nas vrias categorias masculina e feminina. Contudo, a grande difuso do Handebol em todos os Estados adveio com a sua incluso nos III Jogos Estudantis Brasileiros realizado em Belo Horizonte-MG em julho de 1971 como tambm nos Jogos Universitrios Brasileiros realizado em Fortaleza-CE em julho de 1972. Como ilustrao, nos JEB's/72 o Handebol teve a participao de aproximadamente 10 equipes femininas e 12 masculinas, j em 1973 nos IV JEB's em Macei-AL tivemos cerca de 16 equipes femininas e 20 masculinas. A atual Confederao Brasileira de Handebol - CBHb foi fundada em 1 de junho de 1979, tendo como primeira sede So Paulo e o primeiro Presidente foi o professor Jamil Andr.

7 srie Fundamental II

Consideraes e caractersticas do Handebol

DIMENSES E EQUIPAMENTOS

Quadra
A quadra deve ser retangular, com um comprimento de 38 a 44m e uma largura de 18 a 22m (mas por conveno fala-se que as quadras de Handebol possuem comprimento de 40m e largura de 20m). A rea privativa do goleiro ser determinada por um semi-crculo cujo raio medir 6m, desde o centro do gol. Nesta rea somente o goleiro pode ficar, atacantes e defensores devem ficar fora dela (no permitido nem pisar na linha, entretanto pode-se pulala de fora para dentro, desde que se solte a bola enquanto estiver no ar). O outro semi-crculo ser colocado a 9m, este sendo tracejado e determinando a linha do tiro livre (de onde geralmente so cobradas as faltas realizadas pela defesa). A baliza possui largura interior de 3m e altura de 2m. Em frente e ao meio de cada baliza, e a uma distncia de 7m, traa-se uma linha paralela do gol, de 1m de comprimento e chamada de marca dos 7m (penalidade mxima), este lance apenas ordenado com a execuo de uma falta grave sobre o adversrio enquanto este atacava a meta da defesa.

A quadra de Handebol e suas medidas

O Jogo
Em cada jogo confrontam-se duas equipes. Estas devem estar devidamente uniformizadas, a numerao dos jogadores deve ser visvel e obrigatria. Cada equipe composta por 12 jogadores, dos quais 6 de quadra, 1 goleiro e o restante na reserva. A durao de cada tempo de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos (Nas olimpadas de Atlanta foi permitido a utilizao de tempo, como no Voleibol). O nmero de substituies ilimitado, mas deve ser feito em um espao de 4,45m, partindo da linha central da quadra (no nescessrio parar o jogo para realizar as substituies, e estas apenas podem se realizar aps que o jogador a ser substitudo saia completamente da quadra). Seu objetivo bsico ultrapassar o adversrio atravs de toques de bola at atingir a meta adversria, marcando um ponto caso a bola ultrapasse a linha de gol. Para realizar tal coisa nescessita-se de muita habilidade e agilidade, pois o jogo muito rpido e exige que os

reflexos estejam bem apurados. Com o auxlio de jogadas "ensaiadas" (previamente treinadas) possvel confundir a defesa adversria e encantar o pblico.

Bola de Handebol
Existem trs tamanhos de bolas de Handebol, cada uma possui certo peso pr-determinado e representa uma categoria especfica. So denominados por H3, H2 e H1. Elas tm que ser de couro e no escorregadias. (Para uma melhor aderncia e maior liberdade nas jogadas usa-se uma cola especial para Handebol, aplicando-a nas pontas dos dedos); H3 Esta usada para a categoria Adulto Masculino (sendo a maior bola de Handebol), deve medir no incio da partida, 58,4cm de circunferncia e pesar 453,6 gramas. H2 Esta bola usada nas categorias Adulto Feminio e Juvenil Masculino (possuindo um tamanho intermedirio), deve medir no incio da partida 56,4cm de circunferncia e pesar 368,5 gramas. H1 Esta bola usada nas categorias Infantis Masculino e Feminino e Juvenil Feminino.

8 ano 7serie Fundamental II

Tticas e tcnicas Ataque


Este desenho mostra as posies bsicas do ataque.

No ataque, o time dividido em: Pontas, Meias, Armador (conhecido tambm como Central), Piv e Goleiro. Armador: a "locomotiva" do time no ataque. Este jogador esta no centro do ataque e comanda o curso e o tempo do mesmo. Este geralmente o mais experiente jogador do time, deve saber arremesar com fora e ter um grande repertrio de passes. Deve possuir grande viso de jogo para se adaptar as mudanas na defesa adversria. Fora, concentrao, tempo de jogo e passes certos so o que destacam um bom armador. Meia: O "combustvel" do time no ataque. Os meias geralmente possuem os mais fortes arremessos e so, geralmente, os mais altos jogadores do time. (No masculino variam de

180cm a 210cm e no feminino variam de 175cm a 190cm). Entratanto existem excepcionais jogadores que so menores que a mdia, mas possuem arremessos poderosos e tcnica muito apurada. Estes so geralmente os jogadores mais perigosos durante o ataque, pois os arremessos costumam partir deles ou de outro jogador o qual tenha recebido um passe dele. Ponta: Geralmente so eles que comeam as jogadas de ataque. Os pontas so velozes e ageis; e devem possuir a capacidade de arremessar em ngulos fechados. O destaque no arremesso no a fora, mas a habilidade e mira, podendo mudar o destino da bola apenas momentos antes de solt-la em direo ao gol. Estes jogadores tambm so muito importantes nos contra-ataques, apoiados em sua velocidade e posicionamento.

Piv: O "coringa" do time no ataque. Posicionam-se entre as linhas de 6m e a de 9m. Seu objetivo abrir espao na defesa adversria para que seus companheiros possam arremesar de uma distncia menor, ou se posicionar estrategicamente para que ele mesmo possa receber a bola e arremessar em direo ao gol. O piv possui o maior repertrio de arremessos do time, pois ele deve passar pelo goleiro e marcar o gol geralmente sem muita fora, impulso ou velocidade, e em jogadas geralmente rpidas. Goleiro: Se o goleiro defender um arremesso ou conseguir um tiro livre, ele deve ter a habilidade e o raciocnio rpido para observar se algum jogador se encontra em uma posio de contra-ataque, fazendo assim o lanamento que deve ser rpido e certeiro. O goleiro no apenas um jogador de defesa, mas um importante armador de contra-ataques.

Defesa
Este desenho mostra as posies bscias da defesa.

Os jogadores na defesa precisam trabalhar em equipe. Comunicao absolutamente vital. Onde est o piv? Quem est marcando quem? Aonde est o foco do ataque? No nvel de elite do Handebol, existem times que possuem jogadores especializados na defesa, que so fsicamente grandes, muito fortes, rpidos e com muita concentrao. Esses jogadores ainda possuem a habilidade de detectar o foco do ataque e se adaptar as mudanas nas jogadas. Defensores situados no meio precisam ser muito fortes e altos para impedir os ataques dos meias e conter os pivs. O goleiro vital na defesa. Um bom goleiro pode representar mais de 50% da performance de um time. Quando a defesa penetrada, o goleiro a ultima barreira ao atacante. Ele precisa ter um reflexo rpido, boa antecipao de onde o atacante pretende arremessar e habilidade de ajustar fora, reflexos e total concentrao (eliminado qualquer coisa que no seja referente ao jogo) foando seu objetivo final, a defesa. O goleiro tambm deve se comunicar com seu time, (pois possui maior viso de jogo por estar fora dos lances de ataque) incentivando e alertando a defesa; e auxiliando e orientando seus companheiros no ataque

9 ano 8 srie Fundamental II

Regras do Handebol

A Quadra
A quadra , em geral, feita de madeira envernizada e mede 40 m de comprimento por 20 m de largura, sendo que as regras internacionais propem que o jogo seja praticado em uma quadra com dimenses fixas de 40 x 20 m sobre um piso de madeira corrida ou emborrachado (tipo taraflex). A trave tem 3 m de largura por 2 m de altura. A linha mais importante a que define a rea do gol, um semicrculo que se estende por 6 m a partir da linha divisria do gol. A rea demarcada por essa linha chamada de rea do goleiro e somente o goleiro pode ficar nela. Atacantes e defensores no podem sequer pisar na linha, mas podem saltar para dentro dela, desde que soltem a bola enquanto estiverem no ar. Outra demarcao importante da quadra a marca dos 7 metros, onde so cobradas as faltas mximas. H tambm uma linha pontilhada, a 9 metros do gol, que cruza a quadra de lado a lado e onde so cobrados os tiros livres, que so faltas menores.

A Bola
Pode ser de couro ou material sinttico e deve ser redonda, no pode ser brilhante nem lisa, deve apresentar 58 a 60 cm de circunferncia e 425 a 475 g de massa no handebol masculino e 54 a 56 cm de circunferncia com 325 a 400 g para o feminino. A bola para homens chamada de H3 e a para mulheres, de H2. Categorias inferiores usam uma bola menor.

As Equipes
Cada time tem seis integrantes e um goleiro, que pode atuar como um jogador comum, alm de ser o nico que tem permisso de tocar a bola com os ps (dentro da rea). Cada time tem direito a cinco reservas e no h restries quanto ao nmero de substituies.

O Jogo
constitudo por dois tempos de 30 minutos e 10 minutos de intervalo entre eles, tanto para jogos adultos como juvenis. De acordo com a Confederao Brasileira de Handebol, nas categorias infanto-juvenil masculina e feminina, o jogo tem a durao de dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos. Nas categorias infantil masculina e feminina, h dois tempos de 20 minutos e 10 minutos de

descanso. A partir das Olimpadas de Atlanta (1996), foi permitida a utilizao do tempo tcnico, como no voleibol. O nmero de substituies ilimitado, mas elas tm de ser feitas no espao de 4,45 m que cada time possui especialmente para isso e sem interromper o jogo. preciso ainda que um jogador saia completamente da quadra antes que outro entre em seu lugar. Caso ocorra uma substituio incorreta, esta deve ser avisada ao rbitro da partida pela mesa do jogo, que constituda por um cronometrista e um marcador de gols. O jogador que cometeu a infrao punido com dois minutos no banco.

A Numerao
Os jogadores so numerados de 1 a 20, com nmeros que medem, no mnimo, 20 cm nas costas e 10 cm no peito.

O Goleiro
As cores do uniforme dos goleiros devem contrastar com as do uniforme dos outros jogadores. Ao goleiro permitido tocar na bola com qualquer parte do corpo quando estiver em uma ao defensiva. Ele tambm pode deixar sua rea, sem a posse da bola, e atuar como os demais jogadores. Nesse caso, estar submetido s mesmas regras aplicadas a eles. No permitido ao goleiro retornar rea de gol se ele estiver com a posse da bola.

O Tiro de lateral
marcado quando a bola ultrapassa completamente uma linha lateral. A cobrana feita pela equipe adversria do jogador que tocou por ltimo na bola. No necessrio aguardar o sinal de apito do rbitro. O jogador que cobra o tiro de lateral deve manter pelo menos um p sobre a linha at que a bola tenha sado de sua mo.

O Manejo de bola
permitido lanar, pegar, empurrar, atirar com as mos, segurar a bola por at trs segundos e dar trs passos consecutivos com a bola na mo. proibido tocar com os ps ou pernas (exceto o goleiro), atirar-se sobre a bola, realizar duplo drible e conduo de bola.

A Conduta com o adversrio


permitido tirar a bola com a mo aberta e barrar com o tronco. proibido barrar o adversrio com as mos, braos e pernas, empurr-lo, arrancar a bola de suas mos, lanar a bola contra ele, segur-lo ou abra-lo.

O Gol
Um gol ser valido se a bola ultrapassar totalmente a linha de gol. Se houver a interferncia de um corpo estranho em uma situao clara de gol, o gol poder ser validado.

O Tiro de sada
executado no incio do jogo, aps o intervalo e aps cada gol; deve ser efetuado no meio ou prximo ao meio da quadra.

O Tiro de meta
executado quando a bola ultrapassa a linha de fundo aps ser lanada ao gol, mesmo que o ltimo toque tenha sido realizado pelo goleiro. A bola deve ser reposta pelo goleiro, de dentro para fora da rea.

O Tiro livre
Ser executado quando houver substituio irregular, faltas do goleiro, faltas dos jogadores, manejo irregular da bola, jogo passivo, conduta irregular para com o adversrio e conduta irregular na execuo dos tiros.

O Tiro de sete metros


Penalidade mxima no handebol ser executada quando ocorrer uma falta frustrando uma situao clara de gol: o goleiro retorna com a bola para sua rea de gol, o jogador de defesa intercepta uma bola arremessada ao gol estando este dentro da rea ou quando o jogador de campo recua a bola para o goleiro que est dentro da rea.

O Tiro do rbitro
Ocorre quando jogadores de equipes diferentes cometem infraes ao mesmo tempo; quando a bola toca o teto ou qualquer objeto fixo da quadra ou toda vez que o jogo interrompido sem que haja irregularidade. O rbitro central deve lanar a bola entre dois jogadores (um de cada equipe) que disputam a bola. Os demais jogadores devem estar a 3 m de distncia. O tiro deve sempre ser executado no centro da quadra.

Os rbitros
O jogo dirigido por dois rbitros e controlado por um secretrio (smula) e um cronometrista. Os rbitros revezam no jogo as funes de rbitro central e rbitro de gol. Esse jogo tem uma caracterstica particular nas sanes aplicadas: conforme a infrao sobre o corpo do adversrio ou sua repetio, o rbitro pode aplicar a excluso: o infrator sai do jogo e a equipe fica com menos um jogador durante o perodo de dois minutos. Aps esse tempo, ele pode voltar a jogar. Se o mesmo jogador for excludo trs vezes, fica proibido de jogar o restante da partida, mas a equipe pode ser completada aps dois minutos. Qualquer jogador pode ser advertido (com carto amarelo). Contudo, a equipe no pode receber mais de trs advertncias. Ao jogador na quadra pode ser aplicada uma desqualificao quando ocorrer uma ao mais contundente em relao ao adversrio. Nesse caso, o jogador fica proibido de jogar o restante da partida. Todavia, a equipe pode ser completada aps dois minutos. No caso de expulso (por agresso fsica), o jogador no joga mais e a equipe fica com um jogador a menos at o final da partida.

You might also like