You are on page 1of 11

ESTRUTURA FONOLGICA DA LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DA LNGUA PORTUGUESA: QUESTES SOBRE A (IN)DEPENDNCIA NA ESTRUTURA LINGUSTICA Robevaldo Correia dos

Santos (UFRB) bem_fsa@hotmail.com Geisa Borges da Costa (UFRB) geicosta@ufrb.edu.br

1.

Introduo

Desde o sculo XX, mais especificamente na dcada de 60, as lnguas de sinais receberam status lingustico a partir dos estudos pioneiro do linguista americano Stokoe (FERREIRA, 2010). Em 24 de abril de 2002, foi promulgada a Lei 10.436, que tornou a lngua brasileira de sinais (doravante libras), como lngua oficial da comunidade surda brasileira. Em 22 de dezembro de 2005, foi publicado o Decreto 5.626, que regulamentava a referida lei. Apesar da regulamentao, existe a ideia, socialmente construda, de que a libras no lngua natural e que h uma correlao de dependncia com a lngua portuguesa. Diante disso, este trabalho pretende investigar o seguinte problema: haver uma relao de dependncia da libras com a lngua portuguesa (doravante LP), ao menos no que tange ao sistema fonolgico? Algumas hipteses levantadas aqui so: a) no h essa dependncia, uma vez que os sistemas fonolgicos das duas lnguas so distintos; b) a estrutura fonolgica da libras tem propriedades que esto presentes em qualquer lngua natural. O objetivo deste trabalho reafirmar que a libras possui estrutura fonolgica prpria e independe da LP, desmistificando a ideia de que a libras uma verso sinalizada da mesma. Da, a importncia deste trabalho: divulgar a autonomia da libras enquanto lngua, favorecendo o processo de incluso social da pessoa surda. O trabalho estrutura-se da seguinte forma: o primeiro tpico discute o status lingustico das lnguas de sinais e da libras; o segundo, os aspectos fonolgicos da libras; o terceiro, alguns aspectos fonolgicos da LP. Por fim, realizar-se- uma anlise dos aspectos fonolgicos das lnCadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 2, pg. 1897.

guas em questo. Este trabalho baseia-se nas consideraes tericas de autores como Ferreira (2010); Gesser (2009); Silva (2009) e Quadros (2004).

2.

Status lingustico das lnguas de sinais e da libras

As lnguas naturais e artificiais fazem parte da linguagem. No entanto, as lnguas artificiais se diferem das lnguas naturais, pois, consideram-se artificiais as lnguas construdas e estabelecidas por um grupo de indivduos com algum propsito (GESSER, 2009, p. 12), como por exemplo: o esperanto. As lnguas naturais surgem naturalmente em meio a uma comunidade, pelo prprio contato dos falantes com a lngua de sua cultura, como cita Lopes, referindo-se s lnguas naturais e cultura.
Assim, as lnguas naturais no so um decalque nem uma rotulao da realidade; elas delimitam aspectos de experincias vividas por cada povo, e estas experincias, como as lnguas, no coincidem, necessariamente, de uma regio para outra (LOPES, 2001, p. 22).

Sendo assim, percebe-se que as lnguas naturais tm amplas ligaes com a cultura do povo que a produz, o que diferente com as lnguas artificiais, as quais so apenas um sistema de comunicao restrito para atender necessidades especficas de um povo. E o aspecto diferencial mais relevante entre elas a estrutura existente nas lnguas naturais, que formada por sistemas lingusticos, como: fontico e fonolgico, morfolgico, sinttico e semntico. Considerando as diferenas entre lnguas naturais e artificiais, podemos dizer que as lnguas de sinais so consideradas lnguas naturais e, consequentemente, compartilham uma serie de caracterstica que lhes atribuem carter especfico e as distingue dos demais sistemas de comunicao (QUADROS, 2004, p. 30). Assim, as lnguas de sinais se situam entre as lnguas naturais, com estruturas prprias, permitindo ao falante se expressar de acordo as necessidades.

3.

Aspectos fonolgicos da libras

As lnguas naturais humanas se diferenciam da linguagem dos animais. Elas, as lnguas naturais, se deixam decompor em unidades menores que as constitui. A libras, enquanto lngua natural, possui as mesmas peculiaridades que as demais lnguas naturais. Assim, possvel depg. 1898 Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

compor a estrutura da libras em unidades menores que a compe, possibilitando uma anlise mais detalhada da lngua. A estrutura da libras deixa-se decompor tanto em nvel textual/frasal como nos aspectos lexicais, morfolgicos e fonolgicos. Para esta anlise, teremos como base as investigaes clssicas dos estudos lingusticos da libras atravs de trabalhos realizados por pesquisadores brasileiros como Ferreira (2010) e Quadros (2004) que, por sua vez, basearam-se em estudos de outras lnguas de sinais. Segundo Ferreira (2010), fazendo referncia aos trabalhos de Klima e Bellugi (1979), assim como as lnguas orais, as lnguas de sinais exibem a dupla articulao, isto , unidades significativas ou morfemas, constitudas a partir de unidades arbitrrias e sem significados ou fonemas. Segundo essa autora, a estrutura fonolgica das lnguas de sinais se organiza a partir de parmetros visuais. Para Klima e Bellugi (1989 apud FERREIRA, 2010, p. 35-36), as principais diferenas entre as lnguas de sinais e as lnguas orais esto em certas caractersticas da organizao fonolgica das duas modalidades: a linearidade, mais explorada nas lnguas orais, e a simultaneidade, que caracterstica bsica das lnguas de sinais. Segundo esses autores referidos por Ferreira (2010), a estrutura fonolgica da libras constitui-se a partir de parmetros que se combinam com base na simultaneidade. A configurao da(s) mo(s) (CM), o ponto de articulao (PA) e o movimento (M) so parmetros primrios, e a regio de contato, a orientao da(s) mo(s) e a disposio da(s) mo(s) so parmetros secundrios. No entanto, em seus trabalhos, Ferreira considera o parmetro orientao das mos como parmetro primrio na libras, salientando tambm a importncia da expresso facial e o movimento do corpo, que so componentes no manuais. Seguindo princpios universais das lnguas naturais, as unidades dos parmetros principais da libras equivalem aos fonemas nas lnguas orais. Cada parmetro dispe de unidades mnimas distintivas para juntos formarem os sinais. Sendo assim, realizando-se a troca de uma unidade mnima que compe o sinal, ter-se- como consequncia a mudana do sinal e de significado. Observa-se essa mudana em cada um dos pares de sinais apresentados a seguir, mudando apenas um par mnimo na composio de cada sinal. Vejamos os sinais pedra/queijo, aprender/sbado, trabalhar/vdeo e justia/marionete:

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 2,

pg. 1899.

(QUADROS, 2004. p.52)

A configurao da(s) mo(s) so as diversas formas que a(s) mo(s) toma(m) na realizao dos sinais. A autora apresenta 46 configuraes de mos para libras e cada uma delas um elemento distintivo. Os sinais referentes pedra e queijo diferem quanto ao significado apenas no que tange a (CM), enquanto que as unidades dos outros parmetros se mantem inalterveis.

(QUADROS, 2004. p.52)

O ponto de articulao o espao onde os sinais so articulados, e que podem ser dois. Um no espao em frente ao corpo, e o outro em uma regio de contato do prprio corpo. Segundo Ferreira: pg. 1900 Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

Os sinais realizados em contato ou prximos a determinadas partes do corpo pertencem, muitas vezes, a um campo semntico especfico, organizados a partir de caractersticas icnicas. O que se refere viso realizado perto dos olhos; o que se refere alimentao, perto da boca; o que se refere a sentimentos, perto do corao; o que se refere a raciocnio, perto da cabea (FERREIRA, 2010, p. 38).

Os sinais saber, entender, difcil e esquecer, por exemplo, so realizados no ponto de articulao prximo cabea. Os sinais referentes a sbado e aprender demonstram o contraste do ponto de articulao, caracterizando que cada (PA) tem um valor tambm distinto e relevante nas atribuies de significados.

(QUADROS, 2004, p. 52)

O movimento, segundo Ferreira (2010), um parmetro complexo. Sendo assim, para nossa finalidade aqui, limitar-nos-emos, apenas, a um exemplo que comprove contraste desse parmetro em um sinal, dando-lhe significado diferente. Os sinais para trabalho e vdeo se diferem no contraste de uma unidade mnima do parmetro de movimento e so diferentes para cada um dos sinais apresentados.

JUSTIA (p. 791) MARIONETE (p. 872) Capovilla & Raphael (2001)

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 2,

pg. 1901.

A orientao da(s) mo(s), considerada por Ferreira como parmetro primrio, diz respeito direo que a palma da mo aponta na realizao do sinal. No entanto, segundo a autora, ainda muito polmica, entre os pesquisadores da rea, a questo de considerar ou no este parmetro como primrio. Os sinais justia e marionete se diferenciam quanto ao parmetro de orientao da(s) mo(s). No sinal de justia, as palmas das mos se direcionam para os lados (contralateral), e no sinal marionete, a direo das palmas das mos para baixo. Segundo Ferreira (2010):
importante notar que tanto os parmetros primrios, como os secundrios e os componentes no manuais podem estar presentes simultaneamente na organizao do sinal. O sinal se realiza multidimensionalmente e no linearmente, como acontece, em geral, com as palavras orais, e sua realizao necessita da presena simultnea de seus parmetros (FERREIRA, 2010, p. 41).

Na anlise dos parmetros primrios que constituem os sinais, observamos que a troca de pares mnimos contribui para a mudana de sinais e de significados. Para a autora, imprescindvel que, na estrutura e formao dos sinais, seja considerado no apenas os parmetros primrios, mas tambm, todos os aspectos, secundrios e no-manuais, que contribuem para a composio semntica dos sinais. Segundo Ferreira (2010):
Dessa forma, os estudos lingusticos estaro mostrando tambm as especificidades prprias de uma lngua de sinais, o que impossibilita o seu uso concomitantemente ao de uma lngua oral, apesar de se processarem atravs de modalidades distintas e exclusivas. A estrutura conceitual e subjacente a cada uma das lnguas (oral e de sinais) prpria de distintas vises de mundo e constitui-se em distintos veculos do pensamento. Isto torna dificultoso o ato de concatenar e pensar ideias atravs de dois sistemas diferentes ao mesmo tempo (FERREIRA, 2010, p. 15-16).

Percebe-se que extremamente complexo e talvez impossvel ao ser humano processar em seu crebro a estrutura conceitual de duas lnguas de modalidades diferentes (lngua oral e lngua de sinais) simultaneamente. A tentativa de se expressar em ambas as lnguas ao mesmo tempo, provavelmente, faria com que a estrutura de uma dessas lnguas prevalecesse sobre a outra.

4.

Aspectos fonolgicos da LP

Esta seo tratar de alguns aspectos fonolgicos da lngua portuguesa para mostrar como funcionam alguns constituintes fontico e fonopg. 1902 Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

lgicos e contrastar com os aspectos fonolgicos da libras, apresentando as distines entre elas. Para isso, vejamos alguns conceitos de fontica e fonologia:
Cabe a fonologia explicar o porqu de os falantes de alguns dialetos do portugus brasileiro considerarem como sendo o mesmo som as consoantes da palavra carta [karta] e [kaRta], muito embora elas tenham pronncias diferentes, sendo articulatria, acstica e perceptualmente distintas (SILVA, 2009, p. 18).

A fonologia responsvel pela interpretao dos resultados apresentados pela fontica (cf. CAGLIARI, 2002, p. 18). Assim, a fontica responsvel por estudar a parte fsica e articulatria da produo dos sons da fala humana. A fontica a cincia que apresenta os mtodos para descrio, classificao e transcrio dos sons da fala (SILVA, 2009, p. 23). Recorreremos fontica, que estuda a parte fsica e articulatria dos sons da fala, apenas, quando se fizer necessrio para uma descrio fonolgica. Assim, enquanto a fontica descritiva, a fonologia explicativa, interpretativa e sua anlise baseia-se no valor dos sons dentro de uma lngua, ou seja, na funo lingustica que eles desempenham nos sistemas de sons das lnguas naturais. A unidade mnima fonolgica o fonema que, por sua vez, constitudo de traos distintivos. O fonema por si s desprovido de significado, no entanto por possuir traos distintivos exerce a funo de distinguir palavras, como por exemplo, as palavras gola/cola e mala/bala que se diferenciam apenas em uma unidade mnima fonolgica em cada palavra, /gla/ e /kla/, /mala/ e /bala/. Esses traos distintivos so as propriedades fsicas da articulao do som da fala. Por exemplo, os fonemas /g/ e /k/ se distinguem na propriedade de vozeamento, em que foneticamente [g] uma oclusiva velar vozeada e [k] oclusiva velar desvozeada. Os traos distintivos so: o modo de articulao, o lugar de articulao, o vozeamento e a nasalidade. Assim, o fonema, composto por essas propriedades que se opem, pois, sem a oposio desses traos no h fonema. Segundo Lopes,
a diferena fontica entre /t/ e /d/ analisvel em unidades fonticas mnimas, discriminveis sobre um mesmo eixo; no nosso exemplo /t/ e /d/ se opem a partir das unidades fonticas mnimas polares, surda vs sonora, discriminadas sobre o eixo da sonoridade (LOPES,2001, p. 127).

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 2,

pg. 1903.

Percebe-se que a diferena entre /t/ e /d/ se d, apenas, em uma unidade mnima. Nas palavras tia e dia a cadeia sonora idntica, apresentando, tambm, fonemas distintos pelo contraste em ambiente idntico. Quando se tem um par de palavras em que h similaridade sonora e que no seja possvel fazer o contraste em ambiente idntico, ou seja, exista mais de uma diferena nos seguimentos das palavras, faz-se uma anlise por contraste em ambiente anlogo. H contraste em ambiente anlogo quando duas palavras de cadeia sonora similar e de significado diferente distinguem-se em mais de um fonema.
Portanto, o par de palavras sumir / zunir demostra o contraste em ambiente anlogo entre [s] e [z] em posio inicial. Outros exemplos seriam sapato / zapata; sambar / zombar. Eventualmente encontraramos o par de palavras cinco / zinco que demonstra o contraste em ambiente idntico entre [s] e [z] em posio inicial. Portanto, os indcios do status de fonema dos seguimentos [s] e [z] foram apontados pelo contraste em ambiente anlogo sumir / zunir e confirmados por um par mnimo cinco / zinco que demonstra o contraste em ambiente idntico (SILVA, 2009, p. 126-127).

Isso ocorre em palavras com significados diferentes. Todavia, existem casos em que ocorrem variaes dos fonemas, mas essas variaes no significam mudanas nas palavras, temos ento, um alofone. Alofones so variaes diferentes para um mesmo fonema, por exemplo: na palavra tia ocorre variaes no fonema /t/ que pode ser pronunciado como [t] ou [t] dependendo do contexto, por isso so chamados variantes posicionais. Quando no dependem do contexto temos, ento, variantes livres como nas palavras ch[]colate e ch[o]colate, que depende de fatores extralingusticos. Na LP, segundo Cagliari (2002, p. 38), o fonema /t/ realiza-se com o alofone [t], diante de /i/ e com [t], nos demais casos. Para representar a perda do contraste fonmico na transcrio fonolgica, utiliza-se o arquifonema. A neutralizao fonmica ocorre quando h variao de um seguimento da palavra sem que esta mude seu significado. As palavras ms, paz e gordo, por influncias extralingusticas e do contexto, podem variar. Para essas palavras, a depender do dialeto, h possibilidades de diferentes realizaes sem mudana de significado, podendo ser pronunciada como [`mes] ou [`me], cuja representao fonolgica /`meS/, [`pas] ou [`pa], /`paS/ e [godu] ou [godu], /goRdo/. Isso

pg. 1904

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

no contexto de final de silaba, no se aplicando, por exemplo, no incio de palavras. Assim, percebe-se, nessa breve anlise, que a LP em seus aspectos fonolgicos uma lngua que se deixa analisar em unidades mnimas, mostrando, com isso, que inquestionavelmente uma lngua natural e independente no que tange os seus aspectos estruturais. perceptvel, tambm, que, apesar do aspecto predominantemente linear da LP no nvel fonolgico, para realizao de um fonema, apresenta-se uma simultaneidade na produo dos feixes distintivos em nveis fonticos, ou seja, ocorrem ao mesmo tempo articulao do modo, lugar, vozeamento e a nasalidade. Sendo assim, pode-se afirmar que uma caracterstica importante das lnguas naturais o fato de estas poderem ser analisadas em unidades menores, conforme visto, tanto a libras quanto a LP, na estrutura fontico-fonolgica.

5.

Consideraes finais

As anlises realizadas sobre ambas as lnguas, no que tange aos aspectos fonolgicos, indicam que no h dependncia da libras em relao lngua portuguesa (LP), uma vez que os sistemas fonolgicos das duas lnguas so distintos, principalmente quanto caracterstica bsica de simultaneidade na realizao dos fonemas para a formao de sinais da libras, e a linearidade na realizao dos fonemas para a produo das palavras na LP. A estrutura fonolgica da libras possui propriedades que esto presentes em qualquer lngua natural, como por exemplo, a propriedade de distino entre os fonemas que se contrastam para formarem diferentes sinais, afirmando, assim, a sua condio de lngua natural. Este trabalho reafirma que a libras tem estrutura fonolgica prpria que se organiza a partir de parmetros visuais, com o sistema lingustico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical prpria, constituem um sistema lingustico de transmisso de ideias e fatos (Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002), no sendo aceitvel a ideia de que a libras uma verso sinalizada da LP. A insistncia de alguns ouvintes em no aceitar a libras como uma lngua natural e um instrumento de intera-

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 2,

pg. 1905.

o social entre seus usurios, , sem dvida, devido ao fato de a comunidade surda ser minoria em relao aos ouvintes. Segundo Barthes (2007, p. 11),o poder est presente nos mais finos mecanismos do intercmbio social e a lngua, que o cdigo dessa legislao denominada linguagem, veicula o poder no somente no Estado, nas classes sociais, nas opinies correntes, nos espetculos, nos jogos, nos esportes, nas informaes, nas relaes familiares e privadas (BARTHES, 2007, p. 11). Da, aqueles que veem a libras apenas como um instrumento para atingir o objetivo de continuar submetendo a pessoa surda a LP oral, utilizando-se de um suposto discurso de incluso. A libras no um simples instrumento para aquisio da LP nas modalidades escrita ou oral. Ela , prioritariamente, uma lngua natural, atravs da qual a pessoa surda interage com o mundo, manifestando sua cultura por meio de experincias visuais. A oficializao da libras garante o seu reconhecimento como meio legal de comunicao e expresso; no entanto, antes de ser oficializada, a libras j era a lngua das comunidades surdas. Com a oficializao, a libras, na verdade, tornou-se a lngua de todos os brasileiros que no pretendem reproduzir as velhas prticas de imposio da lngua portuguesa s pessoas surdas. Apesar de a libras ser, no Brasil, a lngua natural da pessoa surda, e instituda oficialmente em Lei, ainda existe a ideia de que os surdos devam ser submetidos utilizao da lngua majoritria dos ouvintes, no caso, a LP, para sua incluso na sociedade. Reafirmar a autonomia lingustica da libras favorece o processo de incluso social da pessoa surda, historicamente desfavorecida no contexto histrico-social. A emancipao desses sujeitos se materializa dentro dessa relao social de saber e poder medida que a libras - enquanto lngua ocupa esses espaos na conscincia social, nas relaes entre surdos e ouvintes, funcionando como forma materializada do discurso. No se pretendeu, com este trabalho, esgotar o assunto ou considerar uma lngua em vantagem ou desvantagem sobre a outra, e muito menos, advogar em prol de uma delas, mas sim, atravs de anlises bibliogrficas, desmistificar as ideias preconceituosas que se tem sobre a libras e oferecer algumas contribuies aos estudos lingusticos da libras, e consequentemente, comunidade surda.

pg. 1906

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literria do colgio de Frana. Traduo e posfcio de Leyla Perrone Moiss. 14. ed. So Paulo: Cultrix, 2007. BRASIL, Decreto n. 5626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispe sobre a lngua brasileira de sinais libras, e o artigo 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Braslia: Fernando Haddad, 2005. BRASIL, Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispe sobre a lngua brasileira de sinais libras e d outras providncias. Braslia: Paulo Renato Souza, 2002. CAGLIARI, Luiz Carlos. Noes bsicas: fontica e fonologia. In: ______. Anlise fonolgica: Introduo teoria e prtica, com especial destaque para o modelo fonmico. Campinas: Mercado de Letras, 2002, p. 17-50. CAPOVILLA, F. C.; W. D. RAPHAEL. Dicionrio enciclopdico ilustrado trilngue da lngua de sinais brasileira. So Paulo: Edusp, 2008, 2 vols. FERREIRA, Lucinda. Por uma gramtica da lngua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010. GESSER, Audrei. Libras? Que lngua essa?: crenas e preconceitos em torno da lngua de sinais e da realidade surda. So Paulo: Parbola, 2009. LOPES, Edward. Fundamentos da lingustica contempornea. So Paulo: Cultrix, 2001. QUADROS, Ronice Muller de. Lngua de sinais brasileira: estudos lingusticos. In: QUADORS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Porto Alegre: Artmed, 2004. SILVA, Thais Cristfaro. Fontica e fonologia do portugus. So Paulo: Contexto, 2009.

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 2,

pg. 1907.

You might also like